quinta-feira, 23 de junho de 2022

Festas do S. João de Castelo de Paiva. Milhares de pessoas são esperadas nesta noite festiva

Hoje Marchas Populares e ZÉ AMARO
*Infantis desfilaram no Pavilhão Municipal de Desportos
As grandiosas Festas de S. João 2022 de Castelo de Paiva continuaram hoje com a realização das Marchas Infantis das escolas e jardins de infância de todo o concelho, numa iniciativa que, em virtude das condições climatéricas, teve de ser transferida para o espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, retomando uma tradição que esteve interrompida durante dois anos com a situação de pandemia.
Depois das Marchas Séniores, realizadas no âmbito do Projecto “ Micas “, que este ano envolveram menos participantes das IPSS, ainda em virtude de regras impostas na situação pandémica que ainda se vive, as grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva continuaram hoje de manhã, com as Marchas Infantis, uma iniciativa emblemática dos festejos, totalizando a participação de mais de 1500 crianças, pertencendo às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, com milhares de pessoas a lotar o Pavilhão Municipal para presenciar o desfile dos mais pequenos, onde se destacou o empenhamento e esmero de cada escola para se apresentar ao melhor nível neste desfile.
O presidente da edilidade, José Rocha, que esteve acompanhado do Vice-Presidente José António Vilela, da Vereadora Liliana Vieira, do Vereador Victor Quintas, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, do Reverendo Padre Sérgio Fernando, e de outros autarcas, GNR, dirigentes associativos e escolares, e entidades locais, presenciou o desfile e evidenciou palavras elogiosas para enaltecer o esforço e forte empenhamento dos Agrupamentos Escolares, que deram o seu melhor para participar neste evento, que já ganhou raízes em jeito de abertura das festas são joaninas em Castelo de Paiva.
O edil paivense, José Rocha, mostrou-se triste pelas condições climatéricas não ter permitido o desfile das crianças no Largo do Conde, mas registou com agrado a grande adesão popular desta iniciativa, retomando uma tradição festiva, deixando palavras de carinho e de incentivo a todos os participantes, ao mesmo tempo um agradecimento a todas as entidades envolvidas neste grande evento de S. João, destacando o notável trabalho realizado ao nível escolar, com realce para o empenhamento dos professores, auxiliares e encarregados de educação, numa acção que, para além de prestigiar a comunidade escolar, continua a engrandecer e a valorizar muito os festejos de S. João deste concelho, que logo à noite, vai ter como ponto alto o desfile das Marchas Populares do Vale da Rua, Fonte, Gração e Frutuária, para além do espectacular concerto do grande artista Zé Amaro.
Por Terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal no dia de amanhã, com concerto nocturno de bandas de musica e sardinhada gratuita para a população no espaço da Quinta do Pinheiro e animado bailarico popular durante a tarde.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Carlos Oliveira

Estarreja | Ribeira da Aldeia tem novo cais


O longo cais do Esteiro da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó, habitualmente com várias embarcações de pesca atracadas, a maioria de madeira e com cores fortes, tem agora uma nova vida, com condições melhoradas para a pesca artesanal e para as atividades desportivas, como a canoagem, de recreio e lazer. A Câmara Municipal de Estarreja inaugura no próximo sábado, dia 25, às 15h, a obra de “Reabilitação do Cais da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó”, cujo investimento totaliza os 844.917,94€.
Para além de potenciar as atividades desportivas, recreio e lazer, que este local histórico da “Vila da Ria” possibilita, a empreitada veio estabilizar e consolidar as margens, com a execução de muros na frente cais e motas de proteção para prevenção da subida do nível das águas.

A Ribeira da Aldeia tem agora uma nova frente-cais, uma rampa de varadouro na extremidade do cais, um passadiço flutuante com sistema de acostagem das embarcações e o arranjo das margens envolventes incluiu enrocamento de proteção.

A iluminação, mobiliário urbano (papeleiras e bancos) e um circuito de manutenção para apoio à atividade desportiva completam o rol de melhorias.

Com muros cuja origem remonta a 1910, o Cais da Ribeira da Aldeia é o maior cais do Concelho de Estarreja.

Câmara Municipal prevê uma 2.ª fase de intervenção

Perspetivam-se já os passos seguintes que consistirão na ligação pedonal, junto à Ria, através de passadiço e trilho marginal, com a execução de dois percursos, um a norte a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira do Mourão (Avanca) e a Ovar e outro a sul, a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira das Teixugueiras e à Murtosa. A 2.ª fase de intervenção prevê ainda a criação de uma área de apoio ao visitante na Ribeira da Aldeia com espaço de restauração.

A Ribeira da Aldeia é um local de eleição para as atividades náuticas, ligado à dinamização da Estação Náutica de Estarreja e envolvendo os seus diversos parceiros como a Associação Saavedra Guedes.

É neste local que se situa o Centro de Interpretação de Construção Naval, no antigo barracão de construção de embarcações artesanais de recreio, e hoje um dos polos da Estação Náutica de Estarreja. A inauguração da obra de reabilitação da Ribeira da Aldeia está inserida no programa “Descobrir e Experienciar a Ria”, que decorre nos dias 24 (dia dedicado ao desporto náutico adaptado), 25 e 26 de junho, com várias atividades náuticas e não só.

A sessão de inauguração contará com momentos musicais do Ensemble de Sopros da Banda Club Pardilhoense e do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”, bem como com uma demonstração de Canoagem da Secção de Canoagem da Associação Saavedra Guedes.

Carla Miranda

Velório de criança morta em Setúbal marcado por confrontos e presença das autoridades

 

Aprovado estatuto de país candidato à UE para a Ucrânia

O primeiro passo de um processo longo.

Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram esta quinta-feira, em Conselho Europeu, o estatuto de país candidato à UE para a Ucrânia e para a Moldávia.

Acordo. O Conselho Europeu acabou de aprovar o estatuto de candidato à UE para Ucrânia e Moldávia. Um momento histórico. O dia de hoje marca um passo fundamental no vosso caminho rumo à UE. Parabéns Volodymyr Zelensky e Maia Sandu e ao povo da Ucrânia e da Moldávia. O nosso futuro é unido”, escreveu Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, no Twitter.
Também através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou num “dia bom para a Europa”, saudando a aprovação dos líderes europeus.


Após a luz verde acordada pelos líderes dos 27 no primeiro dia do Conselho Europeu que decorre em Bruxelas, o Presidente ucraniano juntou-se por videoconferência aos trabalhos, indicaram fontes diplomáticas, acrescentando que Volodymyr Zelensky afirmou que os ucranianos “acenaram bandeiras europeias em cada cidade, em cada trincheira” e continuarão a fazê-lo “durante a reconstrução”.
A decisão dos chefes de Estado e de Governo da UE ocorre menos de uma semana depois de a Comissão Europeia ter adotado recomendações no sentido de ser concedido o estatuto de países candidatos à adesão à Ucrânia e Moldóvia e dada “perspetiva europeia” à Geórgia, parecer também adotado pelos 27.
Os três países solicitaram a adesão já depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia.

SIC Notícias


Anadia | Centro de Investigação do Espumante com apoio assegurado

O Centro de Investigação do Espumante, a instalar na Estação Vitivinícola da Bairrada em Anadia, vai ser apoiado, numa primeira fase, pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente a aquisição de equipamento que ficará disponível ao serviço do mesmo. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, na quarta-feira, 22 de junho.
O governante realçou que se trata de “um investimento considerável” que vai ser feito na Região da Bairrada. “Pretendemos que seja um centro de excelência e de influência nacional no que respeita aos espumantes, dando assim uma maior visibilidade a toda a região e a Anadia em concreto”, adiantou.
Rui Martinho salientou ainda que o apoio ao setor não se fica por aqui, anunciando que estão na forja outras ajudas à produção, Inovação e Desenvolvimento.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de congratulação pelo anúncio do Secretário de Estado da Agricultura sobre o apoio financeiro para o Centro de Investigação do Espumante, recordando, no entanto, que “é necessário refletir sobre o apoio para a requalificação e a preservação do património devoluto que é propriedade do Estado”.
Aproveitando a presença do membro do Governo, a presidente da Câmara Municipal de Anadia voltou a manifestar a sua preocupação e desagrado sobre o projeto do traçado da linha de alta velocidade, dando a conhecer as várias posições que o Município já tomou relativamente a este assunto, nomeadamente a Moção de rejeição aprovada, na última sessão da Assembleia Municipal, e entretanto, enviada aos presidentes da República e da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e aos vários grupos parlamentares. A autarca anunciou ainda que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) irá também apresentar, brevemente, esta preocupação ao Governo.
Maria Teresa Cardoso voltou a reiterar o facto de a nova linha, face ao investimento que irá ser realizado, “não traz quaisquer benefícios” para Anadia, em particular, e para a Bairrada, em geral. “O traçado irá sobrepor-se a uma das maiores manchas vitivinícolas do concelho e da região, rasando mesmo projetos enoturísticos existentes”, afirmou, sublinhando que este “corredor ferroviário trará um impacto muito negativo para o setor vitivinícola, mudando radicalmente a paisagem, levando a um atraso económico do concelho”.
Dirigindo-se ao Secretário de Estado, a edil espera que “o grande investimento que tem sido feito no enoturismo, e que tem dado frutos de grande qualidade, não tenha sido feito em vão”.
Quanto a esta preocupação do Município e de todo o setor vitivinícola sobre o futuro traçado da linha de alta velocidade, Rui Martinho deixou a promessa de que irá transmitir a mensagem à respetiva tutela.
A FVV, que decorre até domingo, começou em grande, atraindo mais de oito mil pessoas ao recinto. O certame abriu com a atuação dos Xutos & Pontapés, no palco 1, e a Tuna da Universidade Sénior da Curia, no palco 1. Esta quinta-feira, a animação prossegue com António Zambujo, no palco principal, e a Orquestra Desigual da Bairrada, no palco “Sentir Anadia”. Diogo Piçarra e Tony Carreira, são os senhores que se seguem, na sexta-feira e sábado, respetivamente.
No domingo, último dia da FVV, a tarde é para os mais novos, com os espetáculos de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com as Marchas Populares, designadamente a Marcha da Paróquia de Óis do Bairro, As Adegas de São Lourenço, Marcha de São João de Samel, Marcha Avelãs no Coração e a Marcha convidada: Marcha de Santa Clara (Coimbra). As atuações têm início às 21h30.
O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50 por cento.

“De cadeira de rodas, maca ou padiola”, bispo auxiliar de Lisboa garante que Papa vem a Portugal em 2023

As Jornadas Mundiais da Juventude terão lugar em Lisboa de 1 a 6 de agosto do próximo ano.
O bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023, deixou esta quinta-feira a certeza de que o Papa Francisco, apesar dos problemas de saúde, vai estar em Portugal no próximo ano.
Não se preocupem. O Papa vem, de cadeira de rodas, de maca, de padiola, vem”, disse Américo Aguiar aos participantes nos X Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que estão a decorrer em Fátima.
Também a Cova da Iria está certa no itinerário de Francisco, com Américo Aguiar a ser também perentório: “o Papa vai estar em Fátima. Não sabemos se antes, se durante, se depois [da Jornada Mundial da Juventude]”.
A Jornada decorre entre 01 e 06 de agosto do próximo ano em Lisboa, nos terrenos do chamado Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, sendo esperados centenas de milhares de jovens de todo o mundo.
Considerando-o “o maior evento em Portugal nos últimos 20 anos”, o bispo auxiliar de Lisboa recusou-se a apontar estimativas de participantes, embora a organização esteja a trabalhar em cima de “cenários em baixa, em alta e a meia-haste”.
Não queremos ficar reféns dos números”, disse Américo Aguiar, para quem este evento É dirigido “a todos os jovens e não apenas aos jovens católicos”.
O prelado sublinhou, também, que nos dias anteriores à JMJLisboa2023, muitos milhares de jovens vão andar “à solta pelo país”, sendo um dos destinos “incontornáveis” o Santuário de Fátima, com cujos responsáveis a organização da Jornada já está a trabalhar.
Também com o Governo tem estado a ser vista a necessidade de “potenciar as capacidades aeroportuárias do país, seja através de Beja ou de infraestruturas militares”, disse Américo Aguiar, alertando para os muitos milhares de jovens que chegarão a Portugal de avião.
Na sua intervenção, o bispo auxiliar de Lisboa deixou ainda uma nota de ligação da JMJ a Portugal desde o início do evento.
Dizem as lendas que a inspiração para as Jornadas Mundiais da Juventude teve lugar em Portugal, quando João Paulo II teve um encontro com jovens no Parque Eduardo VII, em Lisboa, em 1982”, afirmou o prelado.
Instituição que também está a orientar a sua programação para a JMJ de 2023 é o Santuário de Fátima, cujo reitor, padre Carlos Cabecinhas, afirmou esta quinta-feira que “Fátima é uma realidade cada vez mais global, como ficará provado com a JMJ”.
Carlos Cabecinhas, na sua intervenção nos X Workshops Internacionais de Turismo Religioso mostrou-se convicto de que “a retoma do turismo religioso será mais lenta”, tendo em conta que ainda se está a recuperar de dois anos de pandemia, a que se juntaram “a guerra na Ucrânia e os problemas económicos relacionados com a inflação crescente”.
Apesar de tudo, até maio deste ano, o número de peregrinos que passaram pelas cerimónias no Santuário de Fátima já suplantou o total verificado nos 12 meses de 2021, que foi de 2,5 milhões.
2022 é um ano de clara recuperação”, disse o reitor.

Bacalhau à Brás nos piqueniques e adoecer em agosto: o que Graça Freitas desaconselha no verão

 

Morreu a atriz brasileira Marilu Bueno

Tinha 82 anos.
Marilu Bueno morreu esta quarta-feira aos 82 anos. A atriz estava internada desde maio numa unidade hospitalar no Rio de Janeiro, mas são ainda desconhecidas as causas da morte.
A direção do Hospital Municipal Miguel Couto lamenta informar que a paciente Maria Luiza Bueno, conhecida como Marilu Bueno, faleceu na tarde desta quarta-feira, 22 de junho”, lê-se no comunicado do hospital que está a ser citado pela imprensa brasileira.
A atriz, acrescenta o hospital, estava internada na unidade “desde o final  de maio e vinha recebendo todos os cuidados indicados para o quadro”.
Marilu Bueno nasceu a 27 de fevereiro de 1940. Desde cedo pisou os palcos e não mais parou. Do teatro ao cinema, mas sobretudo na televisão, Marilu deu cartas tendo participação em várias novelas a Globo como “Estúpido Cupido” (1976), “Guerra dos Sexos” (1983 e 2012), “Quatro por Quatro” (1994), “Da Cor do Pecado” (2004) ou “Êta Mundo Bom” (2016).
A sua última participação numa novela foi em 2020 em “Salve-se Quem Puder”.
Nas redes sociais, vários atores e colegas de Marilu prestam a sua homenagem, partilhando fotos e momentos vividos com a atriz. É o caso de Bruna Lombardi, Murilo Rosa, Claudia Raia, entre outros.

SIC Notícias

Criança e adulto morrem em acidente na EN2 em Abrantes

Acidente envolveu um camião e uma viatura ligeira.
Um adulto e uma criança morreram esta quinta-feira num acidente na Estrada Nacional 2, em Arrifana, Abrantes, que envolveu um pesado de mercadorias e uma viatura ligeira, disse fonte da Proteção Civil.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, do acidente resultaram ainda quatro feridos ligeiros, entre os quais o condutor do camião, que foram transportados para a unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (distrito de Santarém).
A fonte adiantou que a viatura ligeira transportava uma família com três filhos, tendo morrido um adulto, com 36 anos, e uma criança, de 8 anos.
O alerta para o acidente foi dado às 10:02 e o trânsito mantinha-se cortado nos dois sentidos às 12:20, sem previsão de reabertura, estando as viaturas a ser desviadas para Abrantes, no sentido de Ponte de Sor, em direção a Bemposta, disse fonte da GNR.
No local estiveram 16 operacionais das corporações de bombeiros de Abrantes, Constância e Ponte de Sor, quatro elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica, com as viaturas de emergência e reanimação de Abrantes e a de suporte imediato de vida de Ponte de Sor, e dois elementos da GNR, afirmou a fonte do CDOS.

SIC Notícias

RICHARD TOWERS NO CAFÉ LITERÁRIO DA COVILHÃ


Câmara da Covilhã terá como convidado especial no habitual Café Literário o escritor Richard Towers.
A tertúlia mensal terá lugar no dia 27 de junho (segunda-feira), no café/bar do Hotel Pura Lã e será apresentada pelo coordenador interconcelhio de rede de bibliotecas escolares, Pedro Rafael Gomes.
Richard Towers
Richard Towers, pseudónimo de Martinho Fernando Alves Torres, nasce a 14 de janeiro de 1974 em França. Radica-se em Portugal em 1984, no concelho de Guimarães, onde conclui os seus estudos secundários. Licencia-se no ensino de Português e Francês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e realiza uma pós-graduação em Educação Especial no ISCE. Após passagem por várias escolas como docente, 2009 é o último ano em que exerce essa atividade. Dedicado à escrita, cria a sua própria editora para publicar os seus trabalhos. Com o intuito de abanar as fundações do estereótipo, cria produtos que possam fugir a tudo o que é convencional - é neste contexto que nasce o livro-relógio “Tempo”, o livro-espelho “Reflexos” ou o livro-xadrez “O Desafio”. Pensados para serem mais do que um livro, estes trabalhos visam demarcar-se do tradicionalismo obstinado da edição literária para se inscreverem num novo movimento – o do livro-objeto.
A sessão literária terá início pelas 21h00 no Hotel Pura Lã, localizado na Alameda Pêro da Covilhã.

Torres Vedras | INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL BANG AWARDS DECORREM ATÉ AO FINAL DE JUNHO

 O Bang Awards - Festival Internacional de Cinema de Animação de Torres Vedras realiza-se nos dias 26 e 27 de agosto, no Parque do Choupal, em Torres Vedras. O período de submissão de filmes decorre até ao próximo dia 30 de junho, em www.bang-awards.com.
O festival tem como principal objetivo apoiar a produção de conteúdos e aproximar as várias gerações do cinema de animação.
Na escolha dos vencedores, o festival conta com um painel de júris internacional entre eles, Olga Bobrowska (Polónia), Marcelo Marão (Brasil), Virginia Mori (Itália), Markus Dorninger (Áustria), Bryan Dimas (EUA), Bruno Caetano (Portugal), Andreas Noe (Alemanha), Guilherme Bonini (Brasil), Marta Monteiro (Portugal) e Camila Kater (Brasil).
Os principais prémios estão divididos em três categorias. O festival atribui o prémio de 1.500 € ao melhor filme. Durante as submissões, o público é convidado a votar online nos seus filmes favoritos.
Os vencedores serão revelados numa cerimónia no dia 27 de agosto, que integra uma programação recheada de cinema ao ar livre, workshopstalks, entre outras atividades.
O festival conta com 12 anos de existência e o seu crescimento tem-se destacado ao longo das suas seis edições. Em 2020, apesar da pandemia, contou com mais de 400 filmes nacionais e internacionais em competição. O Bang Awards pretende, ainda, fomentar o interesse pelo cinema de animação junto do público aliando o cinema, à cultura, à inovação e à tecnologia.
O Bang Awards - Festival Internacional de Cinema de Animação de Torres Vedras é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, organizado pela Nau Identidade, produzido pela Slingshot e conta com o apoio da A3 Artes Gráficas.

Município de Cantanhede aprova Estratégia Local de Habitação. Cinco eixos de intervenção para reforçar a coesão territorial

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou esta semana a ELH - Estratégia Local de Habitação (ELH), enunciado que estabelece as políticas municipais de habitação até 2026, perspetivando um investimento que poderá ascender a mais de seis milhões de euros. O documento vai agora ser submetido à apreciação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, seguindo-se depois a sua discussão e votação pela Assembleia Municipal.

Das várias linhas de intervenção estratégicas definidas, uma delas é orientada para a adequação dos instrumentos definidos na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH) à realidade territorial e a sua implementação de forma integrada, visando a promoção de soluções habitacionais com enfoque na resposta às necessidades das comunidades mais vulneráveis.

Uma das medidas estruturantes da ELH passa por priorizar as soluções habitacionais a desenvolver ao abrigo do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, tendo em conta o diagnóstico global atualizado das carências identificadas no concelho a este nível. O estudo refere a existência de 79 casos, mas 20 já se encontrem em resolução no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, pelo que estes não são considerados no âmbito da nova ELH a implementar pela autarquia cantanhedense.

A Estratégia Local de Habitação de Cantanhede é um instrumento de planificação determinante para a concretização dos objetivos que o município persegue neste domínio”, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, adiantando que “o documento propõe um modelo de intervenção realista, transparente, pragmático e mensurável, o que do nosso ponto de vista é a melhor forma de assegurar a articulação das políticas públicas de habitação e a atuação das entidades públicas e privadas nestes processos”.

  1. Segundo o autarca, “além da vertente social do programa, estão definidos vários outros grandes objetivos, nomeadamente a intensificação da política de reabilitação e requalificação do edificado, fomentando a adoção de critérios de eficiência energética, o combate ao despovoamento das zonas rurais, através do reforço da coesão territorial, o estímulo ao mercado de arrendamento no concelho, bem como a criação de condições para que o mercado imobiliário possa dar respostas à grande procura, em virtude do crescimento das zonas industriais e do alargamento das oportunidades de trabalho”.

Com a definição da Estratégia Local de Habitação, o Município de Cantanhede está um passo à frente, não só no desenvolvimento social do concelho, nomeadamente na resolução de algumas situações de carência habitacional, mas também na dinamização de ações que tendentes a acentuar a coesão territorial e a aumentar a atratividade do território”, sublinha Pedro Cardoso.

Na estratégia a desenvolver até 2026 estão subjacentes cinco eixos de intervenção. São eles a reabilitação de tecidos urbanos degradados ou em degradação, promovendo a melhoria das condições habitacionais e, em simultâneo, a proteção e promoção da valorização do património cultural e histórico e arquitetónico; a mobilização dos proprietários de fogos vagos e devolutos para negociar a reabilitação e prática de arrendamento acessível; a reabilitação dos fogos passíveis de recuperação das famílias em carência habitacional que são proprietárias; a aquisição de fogos para habitação social e/ou habitação de emergência para realojar ou a situações de emergência e famílias em risco; e a qualificação de áreas urbanas especialmente vulneráveis e a melhoria da mobilidade interna promovendo a inclusão e a coesão social.



Coimbra | Sustentabilidade e energia em debate no PES WIEEEK

Debater a sustentabilidade e energia, bem como promover boas práticas nesta área junto da comunidade académica, é o objetivo da iniciativa PES WIEEEK (Power, Energy, and Sustainability), que vai decorrer no próximo dia 30 de junho, no Pólo II da Universidade de Coimbra (UC).
De acordo com Luiz Felipe Almeida, responsável pelo evento, que é constituído por webinars, painéis, rodas de conversas e mentorias, «o PES WIEEEK pretende conectar a comunidade académica com o universo corporativo e destacar as melhores práticas sustentáveis no mercado da energia, viabilizar o networking entre os participantes e palestrantes, assim como proporcionar a inclusão educacional e discussões sólidas acerca do tema mais importante do século».
O PES WIEEEK, que vai já na 3ª edição, terá lugar no Auditório Central do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), entre as 14h e as 18h15. Promovido pelos alunos da FCTUC que são membros do Chapter PES (Power & Energy Society) e do Student Branch local do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos), o evento contará com a presença de empresas e de especialistas na área da sustentabilidade.
«Entre os pilares basilares para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, é imprescindível impulsionar a consciencialização coletiva para um futuro mais sustentável através da inclusão da informação a todos os níveis sociais. A proposta do PES (Power and Energy Society) baseia-se em difundir informação científica junto da comunidade académica e indivíduos externos, promover boas práticas na área de sistemas de energia, adquirir e compartilhar conhecimento entre os membros», asseveram os estudantes.
Criado em 2020 e aprovado pelo comité internacional do IEEE, o Chapter do PES da Universidade de Coimbra visa integrar os estudantes de engenharia e áreas afins, assim como a própria comunidade, no universo da sustentabilidade e temas relacionados, como mobilidade elétrica, cidades inteligentes, etc., através de webinars, painéis, feiras de emprego e mentorias para os membros internos e público em geral.
As inscrições para o evento podem ser efetuadas em: https://forms.gle/HC3riKu9cqnvzbpw7.
Ao dispor,
 
Cristina Pinto

Agenda de Investigação e Inovação do CeCAFA é apresentada na ESAC, 28 de junho | ESAC - Auditório H1 | 11h15


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe, no dia 28 de junho, a partir das 11h15, no Auditório H1, a apresentação pública da Agenda de Investigação e Inovação do Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia (CeCAFA). A iniciativa conta com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Aprovada em Assembleia Geral do CeCAFA, a Agenda de Investigação e Inovação resulta de um intenso trabalho por parte dos seus membros, na sequência da homologação do Centro em dezembro de 2021.

Os interessados em participar no evento deverão fazer inscrição prévia através do formulário acessível em https://forms.office.com/r/62BFdFKBBh.

Bandeira Azul içada pelo 32.º ano consecutivo na Praia da Tocha. Município investiu na aquisição de uma moto 4x4

 

Foi hasteada esta quarta-feira, 22 de junho, pelo 32.º ano consecutivo, a Bandeira Azul na Praia da Tocha, que vê assim mais uma vez reconhecida a sua excelência balnear, reforçada novamente pela distinção da Quercus com a classificação de “Qualidade de Ouro”.

A qualidade da água é de resto uma das razões que está na base da atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a par de outras exigências imperativas no que diz respeito à segurança e serviços, gestão ambiental e dos equipamentos, bem com à informação e educação ambiental.

Desta forma, o reconhecimento da qualidade balnear da Praia da Tocha assenta no integral cumprimento dessas exigências, como comprovam o elevado nível qualitativo da água do mar, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação.

Ao intervir na sessão, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede reforçou que as distinções que a Praia da Tocha tem somado ao longo dos anos resultam da frutuosa parceria do Município com diversas instituições.

Só com esta conjugação de esforços é possível proporcionar as melhores condições a quem nos visita”, começou por referir Pedro Cardoso, sublinhando que a Praia da Tocha cumpre em toda a linha os exigentes requisitos subjacentes à atribuição da Bandeira Azul.

A qualidade deste ex-libris é uma mais-valia, mas também reflete a aposta estratégica da Câmara Municipal de Cantanhede no reforço da atratividade da Praia da Tocha como destino balnear de qualidade, sendo disso exemplo a construção de novos passadiços, empreitada que ascende a 266.533 euros e que tem como objetivo o reforço e recuperação do cordão dunar, ou a recente e profunda requalificação do Parque Desportivo, cujo investimento do Município de Cantanhede ascendeu a 358.636 euros”, acrescentou.

O autarca destacou ainda o investimento na aquisição de uma moto 4x4, meio complementar de vigilância, socorro e salvamento considerado essencial para uma rápida movimentação de recursos (humanos e materiais), possibilitando aos nadadores-salvadores respostas a situações pontuais de afogamento com tempos muito inferiores aos de uma movimentação apeada.

Este veículo permitirá ainda reforçar as ações de vigilância e patrulhamento nas frentes de praia não vigiadas e diminuir significativamente o desgaste físico aquando dessas movimentações (corrida pelo areal), melhorando claramente o desempenho dos profissionais dentro de água (diminuição do tempo de aproximação e abordagem ao náufrago), aumentando as taxas de sucesso no resgate de vítimas de afogamento.

Presente na cerimónia, o comandante da Capitania do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço, destacou também o facto de a Praia da Tocha “reunir todas as condições de segurança para os banhistas”, apelando à população para que frequente praias vigiadas.

Já o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, manifestou o desejo de “uma excelente época balnear”, reiterando que a atribuição da Bandeira Azul “é um sinal de que estão reunidas todas as condições para receber os veraneantes”.

Juntamente com a Bandeira Azul e a bandeira “Qualidade de Ouro 2022”, foram içadas a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira ColorADD, que promove a inclusão e integração das pessoas com daltonismo nos espaços balneares.

Grandes marcas de calçado desportivo desviam encomendas da Ásia para Portugal

Dificuldades logísticas, subida dos custos de transporte e tendência para cadeias de abastecimento mais curtas fazem disparar procura da indústria portuguesa para a produção de calçado desportivo.

A indústria portuguesa está a ter uma “procura brutal” por parte de grandes clientes americanos, franceses, italianos, alemães ou suecos no segmento do calçado desportivo e que se tem feito sentir sobretudo na zona de Felgueiras, que está especializada neste tipo de produção, com o presidente da associação do setor (APICCAPS) a falar de uma “deslocalização nítida da China e de outros países asiáticos”.
Em declarações ao ECO, Luís Onofre sublinha que este desvio das encomendas é provocado “não só pelas circunstâncias da pandemia” de Covid-19, que estão a levar muitas marcas a optar pelo fornecimento mais próximo (nearshoring) para encurtar a cadeia de abastecimento aos mercados europeus, como pelo aumento do preço e as atuais complicações na área logística e dos transportes.
“Os custos que acarretam são enormíssimos e compensa produzir na Europa. É um segmento [casual] que está a começar a voltar. (…) Há uma procura de Portugal pela qualidade, pela rapidez da entrega, pelas circunstâncias atuais. Porque hoje em dia os prazos para as entregas têm de ser mais curtos e cada vez mais a moda é efémera. E Portugal consegue fazer tanto séries pequenas como grandes produções”, descreve o empresário.
No caso da Darita, que trabalha sobretudo em regime de private label e exporta 90% dos artigos para países como os Países Baixos, a Alemanha, o Reino Unido ou a França, é precisamente essa transferência de produção dos países do Oriente para Portugal que faz com que as vendas estejam já a superar os registos anteriores à pandemia. Filipe Mora conta ao ECO que tem “casos de clientes que faziam cá 10% e 90% no outro lado, e agora estão a passar para cá 50%” devido ao acréscimo de custos nesses mercados mais longínquos.
Até porque, recorda o porta-voz desta empresa de Guimarães, onde emprega cerca de uma centena de pessoas, “o que os faz estar lá é o preço, pois a nível de qualidade gostam mais de cá”. Fundada há 31 anos, a Darita é detida pela família Fernandes – o negócio passou do fundador para os dois filhos, e a terceira geração já está a entrar –, está a desenvolver a marca própria Friendly Fire e faturou perto de cinco milhões de euros no ano passado, com calçado de homem e de senhora.
Temos casos de clientes que faziam cá 10% e 90% no outro lado [Ásia], e agora estão a passar para Portugal 50% da produção."
Filipe Mora, Porta-voz da Darita

O maior problema desta empresa familiar minhota, aliás extensível a outras indústrias, é a “falta de gente para trabalhar”. “Precisávamos de mão-de-obra qualificada, que isso não existe, para trabalhar o calçado no dia-a-dia. E quando aparecem mais encomendas, como é o caso, temos de meter mais gente. Algumas pessoas saem por idade [para a reforma] e temos de contratar novas. Essas pessoas que fomos obrigados a admitir vão aprender, mas demora o seu tempo”, desabafa Filipe Mora. A APICCAPS estima que faltam 2.500 a 3.000 trabalhadores no setor.

Da fábrica da Joseli, que fatura 15 milhões de euros e exporta 99% da produção, chega também a confirmação de que “há muitas marcas grandes, key players, que no último ano procuraram Portugal, movendo as suas produções da China, do Vietname e da Índia”. “Ou tentaram. Uns conseguiram, outros não. É um dos motivos pelo qual a maior parte das empresas está lotada e tem a capacidade produtiva preenchida a 100%, sobretudo aqui na zona de Felgueiras”, corrige João Pinto, responsável do departamento comercial da empresa criada em 2003, fundada e dirigida por José Carlos Teixeira, em declarações ao ECO.

Mas nem tudo são boas notícias. É que “ao virem para Portugal e encherem o mercado de trabalho, isso afetou os fornecedores [das fábricas] que não conseguem entregar os produtos a tempo”. O gestor calcula que, em alguns casos, os prazos de entrega triplicaram, mesmo que cerca de 80% dos materiais utilizados sejam comprados em Portugal. “Até podemos ter mais encomendas, mas só conseguimos produzi-las passados três ou quatro meses devido a estes problemas de escassez e aumentos dos preços das matérias-primas”, como solas, borrachas ou termoplásticos.

Há muitas marcas grandes que no último ano procuraram Portugal, movendo as suas produções da China, do Vietname e da Índia. (…) Encherem o mercado de trabalho e isso afetou os fornecedores, que não conseguem entregar os produtos a tempo."
João Pinto, Comercial da Joseli

João Pinto considera que esta procura pode ser “relevante para empresas que têm necessidades imediatas de preencher produções”, mas é menos interessante para quem tem a produção praticamente completa — como é o caso da Joseli, que também fabrica calçado clássico e botas, mas é mais forte nos sneakers –, uma vez que obrigaria a pôr de parte clientes com quem trabalha há muitos anos. E porque teme que esta seja uma procura “para duas ou três estações e depois, quando as coisas voltarem ao normal, esses clientes voltem para os países onde produziam anteriormente”.

Seja esporádico ou tenha vindo para ficar, este movimento teve outra consequência para a empresa felgueirense, que emprega 240 pessoas, produz 80% a 90% para private label e promove as marcas próprias Pretty Love (senhora) e Jooze (homem). Esse disparo da procura estrangeira tornou a subcontratação no país mais cara e, “para colmatar este problema e reduzir a dependência externa”, a estratégia da Joseli passou pela compra de duas empresas de costura em Felgueiras e em Guimarães, subindo assim o efetivo de 180 para 240 pessoas.

De acordo com o boletim trimestral de conjuntura editado pela APICCAPS, em parceria com o Centro de Estudos da Universidade Católica do Porto, depois de um primeiro trimestre em que foram exportados 21 milhões de pares de sapatos no valor de 493 milhões de euros (+25,2% em termos homólogos), as preocupações dos empresários estão agora “centradas no abastecimento de fatores de produção, em especial no preço e disponibilidade de matérias-primas, e na escassez de mão-de-obra para responder à forte procura”.

Volatilidade deixa fábricas de pé atrás
No caso particular do calçado desportivo, que tem vindo a ganhar adeptos e a trilhar uma tendência de crescimento, no final desta década prevê-se que esta indústria possa valer 165 mil milhões de dólares (153,6 mil milhões de euros), um aumento de 50% em relação aos 109 mil milhões de dólares (101,5 mil milhões de euros) que representava em 2020. A estimativa consta do relatório Athletic Footwear Market, elaborado pela Allied Market Research, sublinhando que esta procura por sneakers irá crescer até 2030 devido à popularização da prática desportiva e à democratização do seu uso em ambientes mais formais.

Especializada neste tipo de calçado desportivo, com uma faturação anual de 18 milhões de euros e quase 200 trabalhadores ao serviço, também a Celita conseguiu clientes novos que “estavam com alguns problemas em termos logísticos e com o custo dos transportes [da Ásia para a Europa] que disparou de forma incrível”. Em declarações ao ECO, o presidente executivo, Paulo Martins, sustenta que, na perspetiva dessas marcas, “financeiramente até pode não ser tão vantajoso quanto isso, mas numa altura difícil correm menos riscos com uma produção mais próxima e muitas delas deslocaram-se” para Portugal.

“Tínhamos espaço para mais um ou outro cliente, mas muito pouco. Não podíamos [aceitar muito mais]. Porque temos uma capacidade de produção instalada, temos a nossa clientela que temos de satisfazer primeiro e só depois os outros. Planos para expandir a produção? Neste momento não. Sempre tivemos alguma prudência nos investimentos. Este aumento da procura em Portugal pode eventualmente ser passageiro, para resolver alguns problemas de momento e, as coisas estabilizando, voltar ao normal”, resume o proprietário da exportadora de Guimarães, que detém a marca Ambitious e que, na sequência da guerra na Ucrânia, viu desaparecer o mercado russo em que estava “a “desenvolver algumas ações para começar a crescer”.

Tínhamos espaço para mais um ou outro cliente, mas muito pouco. (…) Planos para expandir a produção? Neste momento não. Sempre tivemos alguma prudência nos investimentos. Este aumento da procura em Portugal pode eventualmente ser passageiro."
Paulo Martins, CEO da Celita

Calsuave sentiu pouco esse efeito porque quase não produz para outras marcas – a marca própria Suave chega a mais de três dezenas de países em todo o mundo –, mas sabe igualmente que vários grupos internacionais “encharcaram” a indústria portuguesa. “As marcas viraram-se para a Europa, mas isso é volátil, não é por aí que se deve ir. Encheram as fábricas de trabalho porque não têm hipótese de fazer noutro lado, mas quando tiverem hipótese, voltam para lá”, antecipa José Moura, responsável comercial da empresa vimaranense criada em 1993 e especializada em calçado de conforto.

António Largesa/ECO

GNR: Portalegre assistiu a compromisso de honra dos novos guardas

A Guarda Nacional Republicana realizou no dia 22 de junho, a cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do 46.º Curso de Formação de Guardas, no Centro de Formação de Portalegre.
A cerimónia contou com 303 Guardas (270 homens e 33 mulheres) que terminaram com aproveitamento o referido curso, sendo que a mesma marca o final do período de formação e o início do percurso profissional dos novos militares.
O evento foi presidido pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero e de diversas entidades civis, militares e religiosas.

Quase 700 mil estrangeiros vivem em Portugal e 30% são brasileiros

A população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2021 pelo sexto ano consecutivo, totalizando 698.887 cidadãos, mantendo-se a comunidade brasileira como a mais representativa e a que mais cresceu, revelou hoje o SEF.
“Em 2021 verificou-se, assim, pelo sexto ano consecutivo, um acréscimo da população estrangeira residente, com um aumento de 5,6% face a 2020, totalizando 698.887 cidadãos estrangeiros titulares de autorização de residência, valor mais elevado registado pelo SEF, desde o seu surgimento em 1976”, refere o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA), a que agência Lusa teve acesso.
O RIFA ressalva que o contexto de pandemia de covid-19 provocou “uma desaceleração no aumento da população estrangeira residente, em linha com o ocorrido em 2020”, apesar de se manter o crescimento da população estrangeira residente no período compreendido entre 2015 e 2021 (mais 310.156).
Segundo o SEF, os brasileiros mantêm-se como a principal comunidade estrangeira residente no país, representando no ano passado 29,8% do total, o valor mais elevado desde 2012.
O documento avança que, no final do ano passado, viviam em Portugal 204.694 brasileiros, sendo também a comunidade oriunda do Brasil a que mais cresceu em 2021 (11,3%) face a 2020.
O RIFA precisa que o Reino Unido mantém a posição em relação a 2020 apesar do decréscimo de 9,3%, sendo a segunda nacionalidade estrangeira mais representativa em Portugal.
No final de 2020, viviam em Portugal 204.694 brasileiros, seguido dos cidadãos do Reino Unido (41.932), de Cabo Verde (34.093), Itália (30.819), Índia (30.251), Roménia (28.911), Ucrânia (27.195), França (26.719), Angola (25.802) e China (22.782).
O crescimento sustentado dos cidadãos estrangeiros, oriundos dos países da União Europeia, confirmam o particular impacto dos fatores de atratividade já apontados em anos anteriores, como a perceção de Portugal como país seguro, bem como as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual”, realça.
O RIFA destaca também o crescimento dos naturais da Índia que sobe quatro posições, ocupando agora o quinto lugar, ultrapassando a França, China, Ucrânia e Roménia, bem como da Itália que está na quarta posição, “confirmando o crescimento que se tem verificado nos últimos anos”.
Os imigrantes residem sobretudo no litoral, sendo que 68% estão registados nos distritos de Lisboa, Faro e Setúbal, totalizando 466.779 cidadãos residentes, enquanto em 2019 eram 450.074.
O RIFA dá conta que se verificou um aumento de estrangeiros a viver no distrito de Viana do Castelo e, por outro lado, registou-se uma descida em Bragança, frisando que, em termos de áreas de residência, ocorreram subidas em Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo com um aumento de 9,8% em consequência das subidas de Setúbal, Beja e Santarém.
No que diz respeito ao fluxo migratório, o SEF indica que se mantêm a tendência de descida de novos títulos emitidos (111.311), com uma diminuição de 5,8% face a 2020, “confirmando o impacto da pandemia de covid-19, já observável em 2020”.
Também a maior parte dos novos títulos foram atribuídos a brasileiros (39.456), seguindo-se os indianos (7.407) e Itália (5.302).
“Os motivos mais relevantes na concessão de novos títulos de residência foram a atividade profissional (35.886), o reagrupamento familiar (20.718) e o estudo (10.919)”, lê-se no RIFA, salientando “a forte preponderância da atividade profissional nas nacionalidades oriundas da Ásia”.

Madremedia

Polícia investiga morte de mulher em Leiria

Cadáver foi encontrado num apartamento onde estava também um homem em estado de saúde grave.
As autoridades policiais estão a investigar as circunstâncias da morte de uma mulher cujo cadáver foi encontrado esta quarta-feira num apartamento na zona de Marrazes, Leiria, local onde estava um homem com estado de saúde grave, disse fonte da PSP.
Segundo o comandante distrital da PSP, superintendente José Figueira, esta força de segurança foi chamada a um prédio onde, num apartamento, havia um “forte e intenso mau cheiro”.
Com o apoio dos bombeiros entrámos no apartamento, onde estava uma mulher já cadáver, em avançado estado de decomposição“, explicou José Figueira, adiantando que no mesmo local foi encontrado um homem que “foi transportado para o hospital com um estado de saúde grave”.
O comandante distrital da PSP adiantou, pelas 20:00, que no local estavam inspetores da Polícia Judiciária (PJ).
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro, o alerta foi feito às 18:16, tendo acorrido ao local 10 operacionais, apoiados por cinco viaturas, dos bombeiros Sapadores e Voluntários de Leiria, viatura médica de emergência e reanimação do Instituto Nacional de Emergência Médica, PSP e PJ.
Fonte do Centro Municipal de Operações de Socorro informou que a vítima mortal tem cerca de 50 anos e o ferido grave, transportado para o Hospital de Santo André, em Leiria, na casa dos 60 anos.

SIC Notícias

Autoridade Tributária e Aduaneira faz balanço da Operação “NETWORK”

A  Autoridade Tributária e Aduaneira  e a Guarda Nacional Republicana realizaram no dia 22 de junho, uma Ação Conjunta, denominada Operação “NETWORK”, nas vertentes tributária e aduaneira, através de ações de fiscalização e controlo intensivo de mercadorias em circulação, nos principais eixos da rede viária nacional.
Foram estabelecidos como alvos preferenciais da operação, os veículos de mercadorias em geral e os veículos automóveis ligeiros, visando nomeadamente o controlo dos documentos de transporte e faturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo, designadamente, Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos, Imposto sobre o Tabaco e Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas e IVA, bem como a regular condição dos veículos de matrícula estrangeira em circulação no território nacional.
Na Ação Nacional Conjunta da parte da AT participaram 18 Direções de Finanças, 2 Divisões Operacionais dos Serviços Centrais, 9 Alfândegas e 6 Delegações Aduaneiras, coordenadas pelos serviços centrais da Inspeção Tributária e Aduaneira, num total de 385 inspetores da AT, da parte da GNR participaram 20 Comandos Territoriais de todos os distritos e das regiões autónomas dos Açores e Madeira e a Unidade de Ação Fiscal, num total de 444 militares da Guarda.

  • Como resultados da ação destaca-se:
  • O controlo de 5.723 veículos;
  • O levantamento de 351 autos de notícia por infrações fiscais e aduaneiras pela AT e GNR, 418 autos de notícia por infrações diversa por parte da GNR, designadamente à legislação rodoviária, ambiental e posse de produto estupefaciente e 1 detenção por falta de habilitação legal para condução;
  • Apreensão de 30 veículos automóveis que circulavam de forma irregular, 20 litros de gasóleo colorido e marcado, 500 litros de gasóleo rodoviário, 336 latas de refrigerantes e de 0,754g de liamba.
Cientes do seu efeito dissuasor e preventivo, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Guarda Nacional Republicana, irão prosseguir e intensificar este tipo de ações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de Fraude e Evasão Fiscais.

Fim-de-semana à Luz das Estrelas: Municípios, Entidades e Projetos “debaixo do mesmo céu” em jornada multissensorial abrilhantada pelo maestro Rui Massena

Morte de criança em Setúbal: ama, marido e filha detidos

São suspeitos de rapto, sequestro e homicídio.
A ama da menina de três anos que morreu em Setúbal foi detida, assim como o seu companheiro e a filha. São suspeitos de rapto, extorsão e homicídio qualificado, apurou a SIC.
A mãe de Jéssica saiu em liberdade na noite de quarta-feira, depois de ter estado nas instalações da Polícia Judiciária de Setúbal para ser interrogada.
O diretor da PJ de Setúbal, João Bugia, não quis revelar informações sobre os detidos. Disse apenas que serão presentes a juiz para conhecer as medidas de coação, sem precisar quando tal acontecerá.

SIC Notícias


Saúde Global da União Europeia

 SEAS enaltece a revisão da estratégia europeia de saúde mundial.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, felicitou, hoje, a Comissão Europeia “pelo lançamento do processo de revisão da Estratégia de Saúde Global da União Europeia, do qual deverá resultar o reforço do posicionamento geopolítico da União no quadro da solidariedade internacional e do multilateralismo”.

A intervir no Conselho EPSCO (Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores), no Luxemburgo, onde se encontra em representação da Ministra da Saúde, o governante referiu que “a União Europeia e os Estados-Membros deverão reforçar os seus recursos e mecanismos de coordenação entre Bruxelas, a delegação da União Europeia na Organização Mundial de Saúde em Genebra e em Nova Iorque, e as capitais dos diversos países”.

Paralelamente, prosseguiu, a “A União deve também desenvolver uma verdadeira Diplomacia da Saúde, coerente e robusta, com uma estratégia de comunicação dirigida e integrada, e fortalecer a coordenação política e técnica, fazendo melhor uso das estruturas existentes”.

Lacerda Sales destacou a importância da colaboração técnica entre instituições da União Europeia e outras instituições regionais, como a União Africana, bem como dos programas temáticos de financiamento da EU.

“Também o futuro instrumento internacional de prevenção, preparação e resposta a pandemias, será essencial para que a comunidade internacional esteja mais bem preparada e alinhada para responder a possíveis urgências sanitárias globais”, referiu, no evento que reúne os ministros responsáveis pelo emprego, pelos assuntos sociais, pela saúde e pela defesa do consumidor de todos os Estados-Membros da UE.

Lembrando que é necessário adotar uma abordagem de “One Health”, integrando todos os domínios determinantes da saúde, o Secretário de Estado sublinhou que a “União Europeia deverá, assim, continuar a reforçar o seu papel de liderança no domínio da saúde global”.