domingo, 12 de junho de 2022

Cantanhede | Plano de ação já está a ser elaborado. Município adere à Carta Europeia para a Igualdade na Vida Local

O Executivo Municipal aprovou a proposta de adesão da Câmara de Cantanhede à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local.

Ao subscrever o documento, elaborado e promovido pelo Conselho de Municípios e Regiões da Europa, a autarquia cantanhedense assume formalmente o compromisso público no sentido da implementação de ações para a eliminação das desigualdades políticas, económicas, sociais e culturais ao nível da participação de mulheres e de homens na vida local, garantindo que, na prática, mulheres e homens beneficiam dos mesmos direitos e que todas as formas de discriminação são eliminadas.

São já mais de uma centena e meia os municípios portugueses que aderiram à Carta, que não sendo vinculativa, estabelece metas e define as principais áreas de intervenção. “É, acima de tudo, um compromisso público, formal e político para a concretização da igualdade entre mulheres e homens ao nível local. Ambiciosa na sua abrangência, a implementação desta Carta implica a definição de prioridades e de medidas bem como o estabelecimento de parcerias locais”, refere a proposta, aprovada por unanimidade.

O Município de Cantanhede está já a elaborar o seu plano de ação para a igualdade, comprometendo-se a adotá-lo e, posteriormente, a implementá-lo, num prazo máximo de dois anos.

Segundo a vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, Célia Simões, esta Carta Europeia “é um instrumento importante na implementação de políticas públicas que valorizem e promovam a igualdade entre mulheres e homens”.

A igualdade de género constitui um direito fundamental e a participação equilibrada das mulheres e dos homens na tomada de decisões é um pressuposto da sociedade democrática”, acrescenta.



Revisores em greve: CP alerta para perturbações significativas no serviço

 Sindicato diz que os trabalhadores têm os salários congelados há mais de dez anos.

Os revisores e os trabalhadores das bilheteiras da CP – Comboios de Portugal cumprem este domingo um dia de greve por aumentos salariais, que deverá causar fortes perturbações no serviço.
“Vai ser uma greve muito forte, possivelmente não haverá quase comboios. Sabemos que é um dia de festa [de Santo António], mas [a greve] perturba menos os utentes. Aqueles que nós transportamos, sabemos que são da mesma condição social que nós e tentamos procurar não prejudicar quem vem trabalhar”, afirmou o dirigente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), Luís Bravo, em declarações à Lusa.A CP também já alertou para perturbações significativas no serviço devido à greve. De acordo com o sindicalista, em causa está o facto de os trabalhadores continuarem com os ordenados congelados há mais de 10 anos.
Luís Bravo lamentou que o setor ainda não tenha recebido a atualização de 0,9%, aprovada para a função pública, que classificou como “miserável”, representando entre cerca de cinco e nove euros, consoante o escalão.
De acordo com o sindicato, para isso, a Administração da CP “impõe” a subscrição de um novo acordo de empresa, “com piores condições de trabalho”.
O dirigente do SFRCI lamentou que os trabalhadores estejam “completamente desprotegidos” face ao aumento inflação e dos custos energéticos.
“Os trabalhadores dos transportes, afetos aos comboios e às bilheteiras, que começam o seu turno às cinco, seis ou sete da manhã e que se retiram depois da meia noite, têm que se deslocar em viaturas próprias e, com o aumento dos combustíveis, neste momento, cerca de 20% do seu salário já vai só para se fazerem deslocar para o trabalho”, apontou.A isto somam-se os turnos de trabalho e as folgas rotativas e um “aumento brutal do custo de vida”, fatores que têm levado até os trabalhadores mais novos a pedir rescisão da empresa.
Por outro lado, os concursos de adesão de novos colaboradores têm ficado vagos, porque “não há ninguém que se candidate com estes salários e em laboração contínua”, neste sentido, conforme apontou, existem comboios esgotados, que estão a ser suprimidos por falta de trabalhadores, lamentou, defendendo que a administração da CP e a tutela parecem estar “confortáveis” com esta situação.
“É um dia que gostaríamos que tivesse impacto e que houvesse reação do Governo e da Administração da CP, mas possivelmente foram todos de férias prolongadas”, concluiu.

GREVE DOS TRABALHADORES A NORTE NO SÃO JOÃO
Para o dia 23 de junho está também agendada uma greve de 24 horas para os trabalhadores ferroviários operacionais, a norte de Pombal. A CP já alertou que a circulação de comboios da empresa deverá ter perturbações “significativas nos dias 12, 13 e 16 de junho devido a greve.
A CP refere que aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.
Desde o início do mês tem estado a decorrer uma greve dos trabalhadores da CP ao trabalho extraordinário e aos feriados, que se prolonga até ao final do mês, mas não provocou supressões, indicou à Lusa, em 3 de junho, fonte oficial da empresa.
Em 16 de maio, a CP anunciou que chegou a um acordo com 12 sindicatos, para revisão do Acordo de Empresa, ficando de fora três estruturas sindicais.
Do acordo alcançado resultou o aumento salarial de 0,9%, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022, a uniformização do subsídio de refeição para 7,74 euros e a integração dos trabalhadores da ex-EMEF na tabela salarial da CP, com efeitos retroativos a 01 de janeiro.
 
Fonte: Lusa

Calor: seis distritos sob aviso laranja, temperaturas podem chegar aos 41ºC

 Outros cinco distritos estão sob aviso amarelo. Deve ter cuidado com a exposição solar.
Seis distritos de Portugal continental estão este domingo sob aviso laranja devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja até às 18:00 de terça-feira devido à temperatura elevada.
Também por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Viseu, Santarém e Setúbal sob aviso amarelo até às 18:00 de terça-feira e o de Braga até às 18:00 de hoje.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Segundo IPMA, o distrito da Guarda apresenta hoje “risco extremo” de exposição à radiação ultravioleta e os restantes distritos do país risco “muito elevado”.
O IPMA recomenda para as regiões em risco extremo que se evite o mais possível a exposição ao sol. Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, em Portugal continental, tempo quente, com possibilidade de aguaceiros e trovoada durante a tarde no interior Norte e Centro, e vento fraco a moderado.
As temperaturas máximas previstas para hoje variam entre os 26 graus celsius em Aveiro e os 41 em Évora.

Fonte: Sic Notícias

Urgências de obstetrícia encerradas: saiba quais são os hospitais afetado

 Urgências de obstetrícia e ginecologia encerradas em vários hospitais devido à falta de médicos.

As urgências de obstetrícia e ginecologia de seis hospitais, a maioria da região de Lisboa e Vale do Tejo, estão ou estiveram encerradas durante a noite deste sábado.
No hospital Garcia de Orta, em Almada, e no Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo as urgências deste serviço estiveram encerradas até ao início da manhã deste domingo. Ontem, o hospital de Santarém também foi obrigado a desviar doentes, mas prevê-se que o problema seja resolvido ainda esta manhã.
Em Loures, no hospital Beatriz Ângelo, os constrangimentos nas urgências de obstetrícia vão prolongar-se até segunda-feira. O mesmo pode acontecer no hospital São Francisco Xavier que ontem teve que desviar grávidas para o hospital Santa Maria ou para a Maternidade Alfredo da Costa.
A Norte, a situação mais complicada vive-se no hospital de Braga, onde as urgências de obstetrícia vão estar encerradas durante todo o domingo. As grávidas serão desviadas para o hospital de São João, no distrito do Porto.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse no sábado que situações como estas devem servir para introduzir mudanças e adaptar o Serviço Nacional de Saúde às necessidades dos portugueses.

Fonte: Sic Notícias

3 SINAIS NA NATUREZA QUE MOSTRAM QUE ESTAMOS NO FINAL DOS TEMPOS - Lamar...

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Liga MEO Surf – Nova geração agiganta-se a caminho das finais do Allianz Ericeira Pro

- Frederico Morais eleva o nível com melhor onda e score;- Francisco Mittermayer e João Mendonça são as surpresas do dia;- Liderança do ranking em aberto com trio à espreita;- Teresa Bonvalot dá espetáculo na prova feminina;- Halley Batista e Érica Máximo vencem a Go Chill Expression Session;

- Chamada às 7H30 horas de domingo para o dia final;

Quadro de resultados - Clique aqui
Fotografias do dia 2 de competição - Clique aqui

  • Fotos: João Maria Mendonça, Teresa Bonvalot, Halley Batista e Érica Máximo (Jorge Matreno/ANSurfistas)
  • Ericeira (11/06/2022) -  A praia de Ribeira d’Ilhas foi palco, este sábado, de emoções fortes e um nível altíssimo de surf no dia 2 do Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf 2022. Com o mar a continuar a oferecer ondas com tamanho e potencial, os melhores surfistas nacionais souberam elevar o nível, numa jornada marcada por algumas surpresas. Os incontornáveis Frederico Morais e Teresa Bonvalot a dominaram a prova masculina e feminina, respetivamente, mas a nova geração do surf nacional também deu um ar da sua graça rumo às finais na Ericeira, com especial destaque para nomes como Francisco Mittermayer e João Maria Mendonça, ambos de apenas 17 anos.

    Uma nova fornada de surfistas começa, assim, a espreitar os lugares mais altos do pódio e a jornada deste sábado foi prova disso mesmo, com a juventude a dar bastante trabalho aos mais graúdos e a provocar, igualmente, a eliminação do licra amarela Guilherme Ribeiro e de Afonso Antunes, também eles jovens, mas já inseridos entres os candidatos ao título e que chegaram à Ericeira no 2.º e 3.º posto do ranking, respetivamente. Algo que baralhou completamente as contas do ranking masculino, cuja liderança fica em aberto para o dia final em Ribeira d’Ilhas, com três surfistas ainda em prova à espreita da oportunidade.

    A ação retomou com os quatro heats que ficaram por disputar da ronda inaugural masculina, com o mar ainda com algum tamanho considerável, mas com algumas abertas que iam permitindo notas altas. Luís Perloiro, Arran Strong, João Kopke, todos com pontuações acima de 13 pontos, e Eduardo Fernandes foram os primeiros vencedores da manhã, dando boas indicações para o que viria a seguir.

    Seguiu-se a ronda 2, com vários jovens em destaque e muitas disputas equilibradas e decididas nas últimas trocas de ondas. Foi o caso do heat 2, em que Frederico Morais chegou aos últimos minutos no 3.º posto. Contudo, Kikas elevou a fasquia e saltou diretamente para a liderança com a última onda, com Tomás Fernandes a segurar a 2.ª posição e Francisco Alves, que esteve praticamente todo o heat em 1.º, a ser eliminado. Antes disso, já os jovens Francisco Ordonhas e Daniel Nóbrega tinham tirado da competição os tops Guilherme Fonseca e Pedro Coelho.

    Depois do triunfo de Francisco Almeida no heat 3, onde José Maria Ribeiro foi segundo, na disputa seguinte houve mais emoção em doses extra, numa bateria vencida pelo mais jovem na água. Francisco Mittermayer esteve em grande plano, somando 13,45 pontos e uma onda de 8,50 pelo meio, com Joaquim Chaves, de 18 anos, a segurar a segunda posição, com menos de 1 ponto de vantagem para dois dos favoritos em prova, Afonso Antunes, vencedor das duas últimas edições do Allianz Ericeira Pro, e Gony Zubizarreta. Mais duas eliminações surpreendentes numa fase precoce em Ribeira d’Ilhas.

    Na metade inferior do quadro de competição a lógica manteve-se, com Guilherme Ribeiro a sair derrotado no heat 5, perante a oposição de Halley Batista e Ian Costa. Detentor da licra amarela Go Chill, Guilherme não aproveitou a eliminação de Afonso Antunes para ganhar vantagem no ranking. Apesar da derrota, o jovem surfista da Costa de Caparica está na liderança provisória do ranking. Contudo, deixou essas contas nas mãos de outros surfistas que continuam em prova.

    No heat 6 foi a vez de João Maria Mendonça carimbar o triunfo com 13,55 pontos, sendo secundado por João Moreira, numa bateria em que a etapa se despediu da experiência de Marlon Lipke. Até final da ronda destaque para os triunfos de Arran Strong e Luca Guichard, com Luís Perloiro e Eduardo Fernandes a seguirem também em frente, enquanto João Kopke foi um dos nomes mais proeminentes a despedir-se de prova.

    De seguida foi a prova feminina a ir para a água, para a realização da ronda 2, onde Teresa Bonvalot abriu com tudo, destacando-se da concorrência. Teresa protagonizou o maior score feminino da etapa até ao momento, com 15,50 pontos. Carolina Mendes, Camilla Kemp e Carina Duarte foram as outras vencedoras da ronda, numa clara tendência para as surfistas mais experientes, ao contrário do que aconteceu do lado masculino.

    Ainda assim, houve também algumas representantes da nova geração a conseguirem a passagem à ronda 3. Foi o caso de Maria Chaves, Beatriz Carvalho e Maria Salgado, as duas últimas vindas diretamente de El Salvador, onde representaram Portugal no Mundial Júnior da ISA (Associação Internacional de Surf). A campeã nacional Kika Veselko foi a outra surfista a seguir em frente, após a bateria mais disputada da ronda, onde Mafalda Lopes não conseguiu evitar a eliminação, naquela que foi a maior baixa na prova feminina.

    A prova masculina voltou à água a meio da tarde, com os intervenientes a elevarem ainda mais o nível durante a ronda 3. Com as vagas nos quartos-de-final man-on-man em jogo, o primeiro heat mostrou a melhor versão de Frederico Morais nesta etapa. Depois de minutos de algum equilíbrio e indefinição, Kikas arrancou para uma performance requintada. Frederico fechou a bateria com uma onda de 8,75 pontos, a melhor do campeonato até ao momento, somando, igualmente, o melhor score, com 17,15 pontos. Pelo meio ainda descartou uma onda excelente, de 8 pontos, o que dá para perceber bem o domínio mostrado, numa bateria em que Joaquim Chaves venceu a luta pela segunda posição, frente a José Maria Ribeiro e Francisco Ordonhas.

    Depois do festival chamado Kikas houve lugar a mais demonstração de nível por parte da juventude. Francisco Mittermayer venceu o heat 2, com 12,35 pontos, conseguindo o pleno de triunfos desde o início da prova. O jovem surfista da Linha carimbou a primeira passagem da carreira à fase man-on-man da Liga MEO Surf, deixou Tomás Fernandes no 2.º posto e ainda eliminou Daniel Nóbrega e Francisco Almeida, impedindo este último de sonhar com a chegada à liderança do ranking nesta etapa.

    Um duelo interessante entre a nova geração, com João Maria Mendonça a responder de seguida, também com o terceiro triunfo consecutivo em Ribeira d’Ilhas, desta vez com 13,70 pontos. O jovem surfista algarvio conseguiu vencer numa bateria em que Halley Batista ficou com o 2.º lugar e onde Eduardo Fernandes e Luís Perloiro ficaram pelo caminho, com estes a perderem também a possibilidade do assalto à liderança do ranking.  

    A ronda fechou com mais um heat decidido nos segundos finais. O regressado Luca Guichard carimbou o triunfo graças a uma manobra muito progressiva, com João Moreira a conseguir passar na segunda posição, perante a oposição de Ian Costa e Arran Strong. Um desfecho que permitiu a João Moreira juntar-se a Tomás Fernandes e Halley Batista como o trio que tem possibilidades de chegar à liderança do ranking no dia final deste Allianz Ericeira Pro. Para tal, Moreira tem o requisito de chegar à final para superar os 1990 pontos de Guilherme Ribeiro, enquanto Tomás Fernandes e Halley Batista precisam de vencer o evento.

    É perante este cenário de muita indefinição e um nível de surf muito alto que Ribeira d’Ilhas se prepara para o dia final do Allianz Ericeira Pro. A chamada para domingo está marcada para as 7H30, com expectativas altas para as rondas finais. A prova deverá retomar com a ronda 3 feminina, com o trio da frente do ranking ainda em prova e com Kika Veselko e Carolina Mendes a tentarem tirar a licra amarela de Teresa Bonvalot. Já na prova masculina há grandes duelos em perspetiva nos quartos-de-final, que começam logo com o embate entre Frederico Morais e o herói local Tomás Fernandes.

    Ronda 3 feminina:
    H1: Teresa Bonvalot x Carolina Mendes x Maria Chaves x Beatriz Carvalho
    H2: Camilla Kemp x Carina Duarte x Kika Veselko x Maria Salgado

    Quartos-de-final masculinos:
    H1: Frederico Morais x Tomás Fernandes
    H2: Francisco Mittermayer x Joaquim Chaves
    H3: João Mendonça x João Moreira
    H4: Luca Guichard x Halley Batista

    Este sábado houve ainda lugar às Go Chill Expression Session, com a feminina a ser vencida pela jovem surfista de Carcavelos Érica Máximo. Do lado masculino houve domínio total de Halley Batista, que venceu a disputa graças a um air reverse bem alto, mas que já tinha deslumbrado com outro par de manobras.

    Agenda para domingo:
    08h00 – Call terceiro dia de competição
    11h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
    13h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro 
    14h00 – Entrega de prémios do Allianz Ericeira Pro Pro

    A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra, e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Portugal vence Grécia e fecha apuramento para Europeu de sub-21 de 2023 invicto

A seleção portuguesa venceu ontem a Grécia por 2-1, em jogo da última jornada do grupo D da fase de apuramento para o Europeu de futebol de sub-21, o qual concluiu sem qualquer derrota.
Após um nulo ao intervalo, a equipa lusa entrou da melhor maneira na segunda metade e, aos 48 minutos, Paulo Bernardo marcou o primeiro golo, para, volvidos oito minutos (56), Gonçalo Ramos ampliar a vantagem, que foi reduzida pelos gregos aos 901, com um tento de Koutsias.
Com esta vitória, a seleção portuguesa, que já tinha garantido antecipadamente a vitória no grupo e o apuramento direto para o Europeu, conclui a fase de apuramento com nove vitórias e um empate, num total de 28 pontos, enquanto a Grécia falha o segundo lugar e consequente apuramento para o ‘play-off’, depois de a Islândia conquistar o segundo lugar nesta última jornada, ao golear na receção ao Chipre, por 4-0.

Madremedia/Lusa


Benfica volta a sagrar-se campeão nacional de basquetebol

É o 28.º campeonato conquistado pelas águias.
O Benfica sagrou-se este sábado campeão nacional de basquetebol pela 28.ª vez, depois de vencer o FC Porto por 91-63, no quarto jogo da final, que fechou com um triunfo dos encarnados por 3-1.
Depois de vitórias do Benfica na Luz nas duas primeiras partidas, por 79-58 e 56-48, e um triunfo do FC Porto no terceiro jogo em casa, por 65-47, os encarnados, que ao intervalo já estavam na frente por 40-33, conseguiram vencer a quarta partida no reduto dos dragões e asseguraram o título.
O Benfica, que tinha sido campeão pela última vez em 2016/17, soma assim o 28.º título, aumentando a vantagem como recordista de cetros, enquanto o FC Porto continua com 12.

SIC Notícias

Luís Montenegro aponta “sinais graves” da degradação do SNS

O líder eleito do PSD considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde apresenta “sinais graves de degradação e gera desconfiança aos cidadãos”, numa publicação no Twitter, em que responsabiliza os governos socialistas.

“Todos os dias o SNS [Serviço Nacional de Saúde] dá sinais graves de degradação e gera desconfiança aos cidadãos”, afirmou o presidente eleito do PSD, Luís Montenegro, na rede social Twitter, partilhando uma notícia sobre o encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital de Braga por 24 horas.
O novo presidente do PSD, Luís Montenegro, eleito em 28 de maio, considerou que os portugueses estão a pagar “anos de cativações e birras ideológicas”, sendo o encerramento do serviço uma “demonstração objetiva do empobrecimento que os governos socialistas trazem a Portugal”.
O Hospital de Braga confirmou hoje que vai fechar domingo, e durante 24 horas, a urgência de obstetrícia “pela impossibilidade completar escalas”, mas garante que “está a trabalhar” para que “a resposta seja garantida” junto de outras unidades.
Num comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração do Hospital de Braga confirma parte da informação divulgada esta manhã pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), apontando que pela “impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia estará encerrado desde as 08:00 de domingo até às 08:00 de segunda-feira”.
“Por sua vez, o conselho de administração não confirma o encerramento deste serviço no dia 18 de junho”, lê-se no comunicado, no qual a direção deste equipamento hospitalar garante estar envidar “diariamente todos os esforços” pata ultrapassar esta situação.
O SIM divulgou hoje, também em comunicado, que o Hospital de Braga vai fechar a urgência de obstetrícia no domingo por falta de médicos para assegurar a escala.
No texto, o sindicato adiantava que na semana seguinte o cenário poder-se-á repetir, referindo que haverá “vários dias com a escala abaixo do número mínimo de médicos ginecologistas/obstetras necessários para um hospital de apoio perinatal diferenciado com mais de 2.500 partos anuais”.
No dia 18 de junho, salientava o SIM, “haverá novamente apenas dois médicos ginecologistas/obstetras escalados à noite, situação que inevitavelmente levará a novo encerramento da urgência de obstetrícia”.

Madremedia