quarta-feira, 14 de setembro de 2022

No próximo fim de semana, no âmbito do projeto Surf Spot Região de Coimbra. Município de Cantanhede promove atividades aquáticas na Praia da Tocha

No próximo fim-de-semana, dias 17 e 18 de setembro, a Praia da Tocha vai registar uma forte dinamização com várias ações do “Surf Spot Região de Coimbra”, programa que vai ser implementado no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o apoio da Junta de Freguesia da Tocha.

Dedicada à promoção de desportos aquáticos e outras atividades complementares, algumas com enfoque na sensibilização para a sustentabilidade, a iniciativa envolve entidades locais, designadamente a Associação de Moradores da Praia da Tocha, o Parque de Campismo da Praia da Tocha, a Associação de Bodyboard Palheiros da Tocha, a Ticket2Surf, e os Surf Camps Dream Sea e Sea Natives, bem como o comércio local. 

A abertura é no sábado, dia 17 de setembro, pelas 9h30, com início das atividades programadas para fomentar a prática de desportos de mar, dar visibilidade ao potencial turístico da Praia da Tocha e despertar diferentes públicos para a importância da preservação do ambiente e da sustentabilidade dos recursos, com destaque para as ações dedicadas ao surf, bodyboard e stand up paddle, além de sessões temáticas e animação musical.

Também no sábado, entre as 9h30 e 12h30, o Agrupamento de Escuteiros 1390 - Tocha vai realizar uma ação de limpeza do areal, no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, desafio promovido pela Fundação Oceano Azul, que visa sensibilizar os vários atores da sociedade civil para a limpeza das praias, lagos, jardins, entre outros locais.

A participação nas atividades previstas para o Surf Spot Região de Coimbra nos dias 17 e 18 de setembro é livre e gratuita, bastando aos interessados efetuarem a sua inscrição através de formulário nas redes sociais do Município de Cantanhede e site institucional, por email para turismo@cm-cantanhede.pt ou pelo telefone 231 410 155.

Paralelamente, realiza-se também neste fim-de-semana, o VI Festival da Sardinha Assada na Telha e da Batata Assada na Areia, evento gastronómico organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, que tem como objetivo a divulgação de  pratos típicos da Gândara, em especial os mais confecionados nesta aldeia piscatória.  

 

SURF SPOT REGIÃO DE COIMBRA NA PRAIA DA TOCHA

Programa previsto:

Sábado, 17 de setembro

09h30 - Sessão de Abertura

09h30 - Ação de limpeza do areal pelo Agrupamento de Escuteiros 1390 - Tocha, no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, organizado pela Fundação Oceano Azul

09h45 às 10h45 - Aula de Yoga

11h00 às 13h00 - Batismos de Surf e Bodyboard

14h00 às 15h30 - Batismo de Surf Adaptado

15h45 às 19h30 - Sessões Temáticas

· “Surf Talks” (à conversa com surfistas locais, bem como sessão sobre Surf e Segurança)

· “Aromas e Sabores Gandareses” – Confraria Gastronómica da Gândara

19h30 às 21h30 - Sunset: “DJ Set”

 

Domingo, 18 de setembro

09h00 às 10h00 - Aula de Yoga

10h00 às 12h00 - Competição TAG TEAM: Surf e Bodyboard (competição saudável entre praticantes experientes nas modalidades de surf e bodyboard)

14h00 às 16h00 - Batismos de Surf, Bodyboard, Stand Up Paddle, Aula de Skate e SurfSkate

16h00 às 18h00 - Sessões Temáticas: “Sustentabilidade Ambiental”

· "Monitorização de Detritos Plásticos Marinhos", ação que conta com a participação da Universidade de Aveiro e Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha

18h45 às 21h00 - Sunset: “The Social Distancing Band” e “DJ Set”

Arouca | Polifonia arouquense faz-se ouvir na Feira das Colheitas 2022

 
Bandua e Tiago Pereira juntam em palco cerca de 80 vozes arouquenses provenientes de nove conjuntos etnográficos e grupos informais num espetáculo que pretende enaltecer as raízes tradicionais do território e o vasto património cultural polifónico. O concerto comunitário está agendado para o primeiro dia da Feira das Colheitas, quinta-feira, 22 de setembro, pelas 22h00.
 
Oriundos de diferentes marcos geográficos do concelho de Arouca, o Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais, as Cantadeiras de Adaúfe, o grupo informal de Regoufe, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, as Cantadeiras do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, as Cantadeiras de Cabreiros, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca, as Cantadeiras de Souto Redondo e o grupo informal de Tropeço dividem palco no primeiro grande concerto desta edição do maior evento concelhio.
 

O inusitado encontro de perto de oito dezenas de vozes acontece após a passagem do projeto “A música portuguesa a gostar dela própria” pelo concelho de Arouca, dando seguimento à sua assumida missão de documentar, valorizar e divulgar processos e práticas musicais e manifestações de cultura popular. O diretor artístico Tiago Pereira junta neste espetáculo de raízes assumidamente tradicionais os Bandua – que dão nova roupagem a temas tradicionais da Beira Baixa, aliando-os ao folk eletrónico – e a polifonia arouquense.
 
Além de um coral de perto de uma dezena de vozes a acompanhar em permanência toda a performance dos Bandua, serão apresentadas três canta típicas, num momento que tem vindo a ser ensaiado em específico para esta apresentação pública e onde estarão agrupadas as formações participantes.
 
O concerto é parte integrante da programação da Feira das Colheitas que após um interregno de dois anos volta ao centro da Vila de Arouca, de 22 a 25 de setembro.

Ucrânia, energia e reformas dominam discurso sobre Estado da UE

 A guerra na Ucrânia foi central no discurso sobre o Estado da União Europeia pela Presidente da Comissão Europeia, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.
Ursula von der Leyen chegou acompanhada pela primeira dama da Ucrânia, Olena Zelesnska, que recebeu uma ovação de pé. Von der Leyen deixou claro que a Europa permanecerá unida no apoio a este país, com dinheiro e armas. Também  sublinhou que as sanções contra a Rússia vão continuar.
"Esta é uma guerra contra a nossa energia, a nossa economia, os nossos valores e o nosso futuro. Trata-se aqui de autocracia contra a democracia. E eu estou aqui com a convicção de que, com coragem e solidariedade, Putin falhará e a Europa prevalecerá", disse.
A chefe do executivo europeu descreveu os ucranianos como heróis e reconheceu que a União Europeia deveria ter reagido mais cedo: "Uma lição desta guerra é que devíamos ter ouvido aqueles que conhecem (o presidente russo) Putin".

Reforma do mercado de energia
A crise enerética foi outro ponto importante do discurso, tendo anunciado uma reforma do mercado da energia, incluindo a futura dissociação entre os preços do gás e da eletricidade.
Mas a curto prazo defende contribuições para os Estados por parte das empresas de energia com grandes lucros.
"Na nossa economia social de mercado, os lucros são bons. Mas nos tempos que correm é errado receber receitas recordes e lucros extraordinários, beneficiando da guerra e nas costas dos nossos consumidores. Nos tempos que correm, os lucros devem ser partilhados e canalizados para aqueles que mais deles precisam", acrescentou von der Leyen.

Luta contra a corrupção
A proposta que recebeu mais aplausos dos eurodeputados foi a da luta contra a corrupção e a defesa do Estado de direito: "Se queremos ser credíveis quando pedimos aos países candidatos que fortaleçam as as suas democracias, devemos também erradicar a corrupção na nossa casa", afirmou.
Foram enumeradas uma série de propostas para apoiar as pequenas e médias empresas, assim como fortes investimentos no hidrogénio e na independência na aquisição de matéria-primas
Esses são elementos-chave para reduzir a dependência do estrangeiro e exigem novos parceiros internacionais de confiança, numa alusão velada à China, adversário que atualmente processa mais de 90% das matérias-primas, incluindo metais centrais para produtos tecnológicos.

Euronews

Apreendidos 115 quilos de lula na Gafanha da Nazaré

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 12 de setembro, "apreendeu 115 quilos de lula subdimensionada" na localidade de Gafanha da Nazaré.
Durante uma ação de fiscalização destinada ao "controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco", os elementos da GNR detetaram nas imediações de um armazém, algumas caixas contendo no seu interior os 115 quilos de lula "sem que tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão."
O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.
A GNR relembra que "os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais."


Silves | RUA 5 DE OUTUBRO SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DE DIA 16 DE SETEMBRO

 O Município de Silves informa que a Rua 5 de Outubro, em Silves, estará interrompida à circulação de trânsito no período da manhã do dia 16 de setembro, a partir das 7h00, devido à necessidade de realização de trabalhos de desmontagem do pórtico instalado no local.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

O que é a Ciência Cidadã?

Vários jovens numa escola, sentados ao computador, realizam uma tarefa de identificação do número de células que permanecem intactas, colaborando num estudo para desenvolvimento de fármacos para atacar células cancerígenas, num esforço colectivo de colaboração com uma investigação envolvendo milhares de voluntários em Portugal, Espanha e Brasil. Num subúrbio de Londres, com problemas de poluição, vários cidadãos realizam medições diárias da qualidade do ar, para as utilizarem como evidências nas negociações com a Câmara de Londres, apoiados por investigadores da University College. Uma pessoa, num local de Portugal, encontra uma planta que julga ser invasora; fotografa-a e usa uma aplicação no seu telemóvel para a enviar para os gestores do site, que validarão e assinalarão num mapa esse avistamento. Outros jovens de muitas escolas analisam imagens do Sol, de um longo registo diário do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, para um estudo das manchas solares, num intervalo de tempo de mais de 80 anos. Voluntários de escolas e associações realizam colectas regulares de invertebrados em um pequeno curso de água, numa aldeia no Brasil, para monitorizarem a qualidade da água desse recurso, que é um bem comum. Estes são exemplos de actividades realizadas por cidadãos que voluntariamente colaboram com um projecto científico, tornando possível investigação que seria impossível ou muito difícil de conduzir sem o seu contributo, ou que usam um projecto científico desenhado para responder às suas necessidades. Estas actividades designam-se por ciência cidadã e têm vindo a disseminar-se e a tornar-se cada vez mais frequentes e envolvendo cada vez mais participantes, um pouco por todo o mundo. Embora as primeiras iniciativas de envolvimento de cidadãos voluntários em projectos científicos sejam já bem antigas, só nos últimos anos o movimento adquiriu uma dimensão global, particularmente graças aos recursos da internet.

A ciência cidadã pode caracterizar-se como sendo qualquer iniciativa de carácter científico, envolvendo os cidadãos como participantes activos. Estas iniciativas podem assumir várias formas, ter origem em interesses dos investigadores que procuram colaboradores voluntários, ou nos cidadãos que procuram o uso do conhecimento científico para sustentarem, de uma forma objectiva, os seus argumentos ou terem possibilidade de confirmar ou não as suas preocupações. Muitos projectos de ciência cidadã têm uma preocupação mais didáctica e educativa; outros procuram a promoção e protecção do valor de um bem, em regra um bem natural, como uma floresta, um território, ou uma espécie ameaçada; outros ainda visam responder a questões de investigação fundamental, como a detecção de fenómenos astronómicos, ou aplicada, como estudos para combate de doenças. Mas, em todos os casos, temos a participação activa de cidadãos na recolha de dados, por vezes na análise e até no desenho dos projectos.

Muitos investigadores compreendem a importância da ciência cidadã, embora muitos outros exprimam dúvidas e receiem envolver-se nelas. Embora, o problema da qualidade dos dados para fins científicos seja crítico, na realidade isso é válido para qualquer projecto científico, havendo metodologias para melhorar a qualidade dos dados, reduzir o erro e garantir a validade das observações, mesmo que isso tenha que passar por simplificações de procedimentos. Mas, o maior problema será o da dificuldade em aceitar a invasão pelos cidadãos de domínios que eram exclusivos. Tal como as novas gerações de cientistas estão cada vez mais conscientes, familiarizados e disponíveis para comunicar e divulgar ciência, também a habituação com a ciência cidadã irá acontecer à medida que os projectos se forem diversificando e for sendo compreendido o seu potencial.

Embora em Portugal as iniciativas tenham, em geral, uma participação limitada, com excepções, em outros países, particularmente na Europa e Estados Unidos, há já uma forte planificação, com apoio directo dos governos a estruturas que visam a promoção de iniciativas que claramente aproximam a sociedade da actividade científica e capazes de contribuir para uma maior compreensão de como o conhecimento é produzido, em sociedades cada vez mais tecnológicas e dependentes do conhecimento científico para o seu desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. Além dessas iniciativas nacionais, existem mesmo uma Associação Europeia de Ciência Cidadã e a própria União Europeia está muito interessada no fenómeno. Investigadores da Universidade de Coimbra e do Museu da Ciência estiveram mesmo envolvidos num projecto que produziu o livro branco da ciência cidadã para a União Europeia. O documento procura sintetizar o que é a ciência cidadã e avaliar que oportunidades se colocam com a sua expansão e consolidação.

Ao falarmos de ciência cidadã estamos, desde logo, a falar de maior cidadania, de um maior controlo que os cidadãos podem exercer sobre o espaço onde vivem, ter a possibilidade de contribuir para resolver problemas que se colocam a uma escala que não tem solução possível, excepto se através da acção colaborativa de muitas pessoas, em projectos com objectivos claros, de colectivamente colaborarmos num dos mais belos e fascinantes empreendimentos que a humanidade já desenvolveu.

Paulo Gama Mota (Biólogo)

REALIZA-T: O livro que veio mudar a sua vida para melhor

 Chama-se Realiza-t e tem todas as ferramentas que o ajudarão a desenvolver e alcançar a sua realização espiritual, pessoal, profissional e financeira.

Após seis anos de experiência e dois anos de dedicação e trabalho neste projeto, Joel Silva, formador, coach e especialista em desenvolvimento pessoal, lança o seu primeiro livro onde convida todos os leitores a aprender todas as técnicas e práticas necessárias de Programação Neurolinguística (PNL) para o desenvolvimento e o alcance na realização em vários pontos da vida.
 
Neste manual pode encontrar todos os métodos em conjunto com exercícios práticos que fazem com que qualquer indivíduo alcance a autoconfiança, a realização, o controlo da sua vida e ainda com que descubra o seu potencial e aquilo que dá sentido à sua vida.
 
O lançamento deste livro acontece em primeira mão, no dia 17 de setembro, num evento totalmente gratuito que conta com a apresentação da obra, um workshop, sessão de autógrafos e um ambiente repleto de energia positiva. Existe uma lotação por pessoa, pelo que todos os interessados devem fazer a sua reserva através do site do escritor.
 
Sobre o autor
Ao longo dos últimos anos, Joel Silva, formador e coach, especialista em desenvolvimento pessoal (mais concretamente em Autoconfiança, Realização Pessoal, Profissional e Financeira) tem vindo a guiar centenas de clientes, a desenvolverem a sua autoconfiança, ao crescimento profissional nas suas áreas, a desenvolverem projetos de sucesso em áreas existentes ou em novos projetos, a construírem relacionamentos saudáveis, e a desenvolverem a sua liberdade de tempo e liberdade financeira.
 
Para guiar os seus clientes, conta com o certificado de Programação Neuro Linguística (PNL), Coaching, Linha do Tempo Avançada e Hipnose.
 
Desenvolveu a metodologia Consciousness Mind Training que conjuga de forma inovadora e dinâmica as mais avançadas e poderosas áreas do desenvolvimento pessoal da atualidade: o Coaching, a Programação Neuro Linguística, a Linha do Tempo Avançada, a Neurociência, a Inteligência Emocional e a Literacia Financeira.
 
 

Figueiró dos Vinhos | Taxas de IMI, IRS e Derrama para 2023 mantêm-se iguais a 2022

 
O Município aprovou por unanimidade, na Reunião de Câmara de hoje, as propostas, apresentadas pelo Presidente da Câmara, para os valores do IMI e IRS do próximo ano de 2023.

Deste modo, foi deliberada a fixação do valor do IMI nos 0,30 %, mantendo, assim, o valor aplicado já em 2021 e 2022, o qual constitui o mínimo legal permitido. Desde 2014, o IMI baixou gradualmente, refletindo uma diminuição superior a 25 % face aos valores desse ano e traduzindo-se numa poupança considerável para os contribuintes detentores de imóveis, e numa redução muito significativa da carga fiscal.

Consequentemente foi aprovada, também, a manutenção do valor do IMI Familiar aplicado em 2021 e 2022, isto é, a fixação de deduções de 20 €, 40 € e 70 € para agregados familiares com 1, 2 e 3 ou mais dependentes a cargo, respetivamente).

Ainda, nesta sessão foi aprovada a majoração em 15 % na taxa de IMI, nos termos da legislação em vigor, para prédios urbanos degradados, localizados Área de Reabilitação Urbana da Vila de Figueiró dos Vinhos (ARU), que em face ao seu estado de conservação, não cumpram satisfatoriamente a sua função ou constituam perigo à segurança de pessoas e bens.

Relativamente à taxa de IRS para 2023, a proposta, agora aprovada, mantém o valor deste imposto nos 3%, à semelhança do ano passado.

Nesta mesma reunião, foi deliberado, também e à semelhança de 2021 e 2022, a isenção total de derrama municipal no concelho de Figueiró dos Vinhos, constituindo uma forma de incentivo e apoio ao tecido empresarial e industrial instalado bem como à captação empresarial e industrial de futuros investidores.

Empresários finlandeses visitam indústria de moldes da Marinha Grande

 

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e o presidente da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, João Faustino, receberam esta quarta-feira, 14 de setembro, no Centro Empresarial, uma delegação de empresários finlandeses em visita a empresas de moldes do concelho.

Enaltecendo esta iniciativa organizada pela CEFAMOL, o presidente da Câmara deu as boas-vindas aos empresários, salientando que “a Marinha Grande é uma cidade tecnológica e um dinâmico pólo industrial, com o setor transformador a dominar a sua atividade económica. O dinamismo dos nossos empresários e instituições garante, a este território, a liderança em termos de exportações”.
Aurélio Ferreira referiu que “a indústria de moldes tem um peso determinante na estrutura económica local, pelo elevado grau de qualificações que exige e pela tecnologia de ponta que desenvolve e à qual recorre, respondendo à extrema exigência dos mercados competitivos internacionais, como as indústrias automóvel, aeronáutica ou a biomedicina, para os quais trabalha”.

Os empresários da Technology Industry of Finland Association, estão na Marinha Grande, durante os dias  14 e 15 de setembro, a convite da CEFAMOL, no âmbito do programa “Meet the Industry”, para estabelecimento de contactos de negócios e de concretização de projetos de cooperação com empresas de moldes.

Atleta do Clube de Caçadores de Proença-a-Nova é vice-campeão na modalidade de Trap 5

 

Tiago Gomes, atleta do Clube de Caçadores de Proença-a-Nova, ficou classificado em segundo lugar no Campeonato do Mundo de Trap 5, que decorreu em Mira de 9 a 11 de setembro, tendo terminado com os mesmos 172 pratos que o campeão, o espanhol José García, perdendo o título apenas no desempate por shot-off. “Muitos parabéns ao Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova pelo empenho e dedicação, certamente que estas conquistas são o reflexo do vosso trabalho. O nosso concelho, e em particular o Executivo Municipal, fica feliz quando vê que os seus apoios são bem empregues e produzem resultados positivos. Iremos certamente continuar a trabalhar juntos pelo Clube, pelas suas atividades e por mais conquistas”, referiu João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. José García sucede ao proencense Davide Rodrigues, que se sagrou campeão do mundo em 2020, na altura como atleta do Clube de Caçadores de Mira que, por esse motivo, recebeu a competição este ano.

Após o investimento realizado pelo Município de Proença-a-Nova no Campo de Tiro da Nave à Metade, com a aquisição de novas máquinas que permitem a prática desta modalidade, o Clube de Caçadores cumpre este ano a primeira época desportiva, sendo o resultado de Tiago Gomes o de maior visibilidade. Ainda assim, na perspetiva da coletividade, “os resultados obtidos são deveras formidáveis”: no Campeonato Regional Davide Rodrigues é 3º classificado individual e o Clube 3º classificado por equipas, lugar que é repetido no Campeonato Nacional.

Estas classificações, quer individuais quer coletivas, são o espelho de todo o trabalho conjunto entre o Clube de Caçadores e a Câmara Municipal na dinamização do tiro no concelho e consequentemente no nosso País. Agradecemos, portanto, todo o apoio e disponibilidade que nos têm prestado. Foi um ano com algumas adversidades, contudo foi possível que fossem ultrapassadas. Constata-se que formamos uma equipa vencedora e estamos certos que os nossos atletas estarão empenhados em encarar a nova época com uma enorme ambição”.

Festival Viver 2022 Mira de Aire

Viver, sentir, gostar, promover Porto de Mós no seu todo, freguesia a freguesia, de forma autêntica e coesa é o objetivo do Festival Viver, que na edição de 2022 viaja até à outra ponta do concelho.
Mira de Aire será o grande anfitrião desta festa e receberá o Festival Viver em pleno Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, fazendo do Largo da Igreja o seu palco principal, nos dias 16, 17 e 18 de setembro.
Os objetivos mantém-se: mostrar o que de melhor se faz, se produz e se dá em Porto de Mós, desde a natureza e o que dela vem, até ao capital humano, que se traduz, por exemplo, nos serviços sociais disponíveis no concelho, pois neste festival todos têm lugar, desde o cultural, desportivo até ao social!
Assim, as atividades desportivas, os ateliês, as oficinas criativas, os concertos, as exposições, os rastreios e a animação serão, uma vez mais, uma prova viva do que Porto de Mós tem para oferecer e com entradas livres!
 

Porto de Mós | Sessão de Participação no âmbito da elaboração da ARU + ORU do Juncal

 
Na reunião ordinária de 14 de julho de 2022, o órgão executivo municipal, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, na sua redação atual, conjugado com o artigo 89.º do Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio, deliberou aprovar e submeter a Discussão Pública a proposta Área de Reabilitação Urbana de Juncal e respetiva Operação de Reabilitação Urbana, operacionalizada através de Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.
 
O período de Discussão Pública terá a duração de 30 dias (úteis), tal como consta no Aviso n.º 15991/2022, de 11 de agosto de 2022.
 
Deste modo, de 19 de agosto de 2022 a 29 de setembro de 2022, os interessados poderão intervir nesta fase de participação através da formulação de sugestões, observações, reclamações e pedidos de esclarecimento que possam ser consideradas no âmbito em causa. Realizar-se-á uma sessão de esclarecimento, a acontecer no dia 21 de setembro de 2022, pelas 21 horas, no Salão Paroquial do Juncal.
 
 
Patrícia Alves

Especialistas em patos selvagens reúnem-se em Coimbra, na ESAC. PEDS6 | 19 a 23 de setembro| Escola Superior Agrária de Coimbra

 
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) recebe, de 19 a 23 de setembro de 2022, o 6th Pan-European Duck Symposium.
O evento reunirá investigadores, técnicos e gestores de patos selvagens na Europa, e tem por objetivo apresentar e discutir a informação mais recente produzida por projetos de investigação, desde a Gripe das Aves até à correta Gestão Cinegética das Populações Europeias, passando pela Conservação e Fomento das Populações de Espécies Ameaçadas.
No simpósio estão confirmados mais de 50 participantes, oriundos desde o Bangladesh até aos Estados Unidos da América.
Mais informações sobre o evento em: http://www1.esac.pt/peds6/.
 

Mais de 20 esquadras encerradas: adesão à greve dos polícias municipais ronda os 90%.

A adesão à greve de 24 horas dos policias municipais para exigir aumentos salariais rondava às 09:30 os 90%, estando mais de 20 esquadras encerradas, disse à agência Lusa fonte sindical
“A adesão era a que esperávamos, cerca de 90%. Temos também pelo menos 25 esquadras em todo o país encerradas por falta de policias”, afirmou o presidente do Sindicato Nacional das Polícias Municipais (SNPM), Pedro Oliveira.
No âmbito desta greve os polícias municipais concentram-se hoje ao final de manhã, em protesto, junto à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.
Pedro Oliveira disse à Lusa estar a “contar com a participação em Lisboa de cerca de 500 agentes”, adiantando ter “cinco autocarros cheios”.
Atualmente, existem cerca de 900 agentes das polícias municipais, a trabalhar em 37 autarquias do país.
O sindicalista referiu anteriormente à Lusa que os agentes se sentem “desrespeitados e menosprezados”, uma vez que “a sua carreira profissional não está a ser valorizada, lembrando que os profissionais “estão a trabalhar com um salário que dista apenas sete euros do ordenado mínimo nacional”.
“A carreira dos polícias municipais no regime geral está por regulamentar desde 2009. Estamos há 13 anos a aguardar pela regulamentação. Nasceu com salários muito parcos, as progressões são lentas e as alterações de escalão muito baixas”, descreveu Pedro Oliveira.
O presidente do SNPM acusou os diferentes governos de se “esquecerem” destes agentes, ao contrário do que acontece com outros grupos profissionais.
“O nosso salário no início da carreira era o equiparado ao assistente técnico. Eles andaram a negociar a alteração dos índices do início das carreiras da administração pública. Os técnicos superiores foram aumentados e, mais uma vez, se esqueceram dos agentes da polícia municipal”, criticou.
Esta, acrescentou, “é a polícia mais barata que existe” e, na Europa, não há outra “que ganhe menos e que tenha menos respeito por parte da entidade patronal, administração pública”. A situação tornou-se ainda mais difícil com a crise gerada pelo aumento da inflação.
Devido a estas condições, Pedro Oliveira estima que nos últimos tempos abandonaram esta profissão cerca de 400 agentes.
Os agentes concentram-se a partir das 11:30 no Largo de Santos, partindo cerca das 12:00 em marcha de protesto em direção à residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, em São Bento.
No dia 03 de outubro, o SNPM será recebido pelo secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

Madremedia/Lusa

Benfica castigado por agressão de adepto a segurança

Multa de mais de 3.000 euros para os encarnados, a propósito da receção ao Vizela. FC Porto e Sporting também foram punidos pelo Conselho de Disciplina da Federação.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol multou o Benfica em 3.190 euros, devido a uma agressão de um adepto encarnado a um segurança, no Estádio da Luz.
O incidente remonta à receção do Benfica ao Vizela, no dia 2 de setembro, a contar para a quinta jornada do campeonato. Os encarnados venceram esse jogo por 2-1, com um golo as 11 minutos de descontos.
De acordo com o relatório do Conselho de Disciplina (CD), o adepto em causa, que foi depois detido pela polícia presença no local, agrediu o segurança "com um soco na face".

MULTAS POR ATRASO, USO DE PIROTECNIA E CÂNTICOS
 
Também FC Porto e Sporting foram multados pelo CD.
Os portistas levaram coima de 5.026 euros, pelo atraso no reinício da segunda parte (1.224 euros) da receção ao Desportivo de Chaves, pelo "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos" por parte dos adeptos (3.190) e por cânticos entoados pelos adeptos contra o Benfica (612).
Os leões terão de pagar 4.516 euros por incidentes durante a receção ao Portimonense. A maior fatia (4.516 euros) é pelo "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos". O restante (1.326) deve-se ao atraso no reinício do jogo para a segunda parte.

Fonte: Renascença

Mais de 90 ocorrências registadas devido ao mau tempo

 
Lisboa, Viseu, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém e Porto foram os distritos mais afetados.
A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 07:00 desta quarta-feira 94 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, disse à Lusa o comandante Rodrigo Bertelo.
O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu, cerca das 08:20, que naquele período os distritos de Lisboa, Viseu, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém e Porto foram os mais afetados. "Quanto à ocorrência registada na terça-feira em Sameiro, no concelho de Manteigas, os trabalhos de limpeza, que foram interrompidos às 00:20, serão retomados às 08:30", adiantou.
A chuva que caiu na terça-feira na localidade de Sameiro, distrito da Guarda, arrastou terras e detritos das áreas ardidas da serra da Estrela. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse à Lusa que às 03:48 foi dado o alerta para um movimento de massa (deslizamento de terras) na localidade de Sameiro. A fonte referiu que ocorreu um movimento de terras e os detritos "foram para o leito do rio [Zêzere], que ficou alagado".
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que "os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros".
Por causa das condições adversas que se verificam em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para 14 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas.
De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Coimbra, Viseu, Guarda, Leiria e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, e Portalegre, Évora e Beja até às 12:00 de hoje. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Fonte: Lusa

Carro onde seguiriam mulher e dois filhos de Conceição apedrejado após derrota frente ao Brugge

Se a noite já foi de terror dentro das quatro linhas, as mais recentes notícias apontam para problemas ainda maiores à saída do Estádio do Dragão, envolvendo alguns familiares de Sérgio Conceição.
O carro do técnico portista que alegadamente transportava a sua mulher, Liliana, e os filhos Rodrigo e José terá sido apedrejado à saída do recinto dos Dragões e, de acordo com algumas informações veiculadas pela generalidade da imprensa, do apedrejamento poderão ter resultado dois feridos: um dos filhos de Sérgio Conceição e Liliana, com o registo ainda de vidros partidos na viatura.
O momento também terá sido seguido por insultos.
O SAPO Desporto contactou o Comando Metropolitano da PSP do Porto que apenas confirmou o incidente sem referência ainda a qualquer queixa e registo de feridos.

Sportinforma

5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

 
Foto: Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Cascais (14/09/2022) - A licra amarela Go Chill distingue os surfistas que vão à frente nos rankings e, a uma etapa do final da Liga MEO Surf 2022, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot são os surfistas que têm a honra de a vestir. Ambos em situações bem diferentes, mas identificados pela mesma cor. O amarelo de quem lidera.

Teresa Bonvalot sagrou-se campeã nacional pela quarta vez na carreira, de forma antecipada na etapa dos Açores, sendo certo que na presente temporada já ninguém lhe pode tirar a licra amarela Go Chill. Por sua vez, Guilherme Ribeiro chega à etapa final, em Peniche, na liderança de uma luta pelo título nacional que se alarga a 12 surfistas.

Estivemos à conversa com ambos sobre este momento especial que atravessam.

Percurso de Teresa Bonvalot na Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 2º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 1º lugar
Liga#3 Ericeira – 1º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 1º lugar
Resultado Final: Campeã Nacional 2022 (por antecipação)

ANS - Passaste praticamente todo o ano de amarelo. Ainda te consegues imaginar a vestir licras de outra cor na liga MEO Surf?
Teresa Bonvalot - Ter a licra amarela é algo bom, pois significa que estou a liderar o ranking e que tenho estado a ser consistente. Ser consistente é um dos meus maiores objetivos e tudo o resto acaba por ser consequência disso.

ANS - Olhando para o atual momento do surf feminino nacional consideras que nunca houve tanta gente preparada para vestir esta licra Go Chill?
TB – Penso que o nível do surf feminino cresceu imenso nos últimos anos e isso acaba por ter um grande impacto não só no surf como no desporto em Portugal. Cada vez mais temos estado a mostrar a capacidade que temos para mostrar o nosso melhor surf. Acredito que o caminho passa por continuar a evoluir e a crescer, mostrando ainda mais coisas pelo Mundo fora. É um orgulho sentir esta evolução.          

ANS - No próximo ano vais querer voltar a vestir esta licra?
TB – Ainda não consigo prever o meu próximo ano. Nos últimos anos as etapas da Liga MEO Surf têm coincidido com períodos em que estou por casa e tenho conseguido fazer grande parte das etapas. O meu objetivo já há alguns anos que está mais focado a nível internacional, o que faz com que seja difícil saber como vai ser no próximo ano.

ANS - Qual consideras ter sido o momento mais marcante na caminhada para o título nacional?
TB – O momento mais marcante este ano foi o último dia da etapa dos Açores, com as ondas a estarem incríveis. Ter ondas boas é das coisas mais inacreditáveis para os surfistas, pois sabemos que vamos ter oportunidades de demonstrar o nosso surf e todo o trabalho que temos desenvolvendo. Esse dia nos Açores foi, sem dúvida, o momento mais marcante. Ondas perfeitas e com força, que foram a melhor forma de terminar a etapa.

ANS - Os resultados a nível da Liga MEO Surf ajudaram ao bom momento que atravessas a nível internacional?
TB – Tem sido ótimo poder fazer a Liga MEO Surf nos últimos anos, uma vez que competir é das melhores coisas que posso fazer. Alimento-me de competições e sempre que consigo competir é ótimo. Tento dar sempre tudo o que tenho em todos os heats.

Percurso de Guilherme Ribeiro na Liga MEO Surf 2022
Liga#1 Figueira da Foz – 2º lugar
Liga#2 Porto e Matosinhos – 3º lugar
Liga#3 Ericeira – 17º lugar
Liga#4 Ribeira Grande – 5º lugar
Resultado Atual: 2.600 pontos com vantagem de 140 pontos face ao 2º classificado

ANS - Quando a temporada começou esperavas chegar à etapa final vestido de amarelo?
Guilherme Ribeiro - Quando a temporada começou, chegar à última etapa com a licra amarela nem estava dentro dos meus objetivos para este ano de Liga MEO Surf. Sinceramente, todos os candidatos ao título estão muito próximos em termos de pontos, por isso, mesmo sabendo que ao chegar à última etapa em primeiro do ranking dá-me alguma vantagem, acho que o foco vai ter que ser ganhar a etapa e controlar tudo o que consigo controlar.

ANS - Qual consideras ter sido o momento da temporada em que começaste a acreditar ser possível vestir a licra amarela?
GR - Depois do meu segundo lugar na Figueira da Foz e, logo de seguida, o meu terceiro lugar na etapa do Porto, percebi que era muito provável que fosse estar a disputar o título nacional até à última etapa em Peniche. O acreditar em vestir esta licra esteve sempre presente desde o dia um. As coisas acabaram por acontecer e, consequentemente, a licra amarela veio ter até mim na última etapa.

ANS - Estando na liderança do ranking, consideras-te como o principal candidato ao título nacional?
GR - Os candidatos estão todos tão próximos que sinto que não há o candidato principal. Não me sinto com mais ou menos pressão por estar em primeiro do ranking. Ser campeão nacional não estava, nem está dentro dos meus objetivos para este ano de Liga MEO Surf. O que defini como objetivo foi ganhar uma etapa. Vou ter uma última oportunidade em Peniche para o cumprir, por isso, tudo o que vier a seguir a isso é bónus.

ANS - No próximo ano vais querer voltar a vestir esta licra?
GR - Não olho para a licra amarela como se fosse um manto sagrado. Ter a licra amarela é um sinónimo de consistência e é essa consistência que quero alcançar, não só nas competições como também no meu dia-a-dia. Dessa forma, fica mais fácil de chegar ao sucesso.

ANS - Os resultados a nível da liga MEO Surf ajudaram ao bom momento que atravessas a nível internacional?
GR - Muitas das vezes os resultados não transparecem o bom momento de forma que um atleta está a passar. Senti isso quando a nível nacional conseguia mostrar parte do meu potencial e a nível internacional não o conseguia. Felizmente, na etapa do WQS em Lacanau tudo mudou e, finalmente, consegui mostrar o meu nível de surf lá fora [Guilherme venceu o QS de Lacanau, em Agosto]. Olho para a Liga MEO Surf como um ótimo treino para os campeonatos do WQS e não tenho a menor dúvida que esses "treinos" ajudaram-me a alcançar a primeira vitória neste circuito.

A 5ª e ultima etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 28 a 30 de Outubro em Peniche.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios de Figueira da Foz, Porto e Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.


Estudo indica que espaços verdes em zonas carenciadas do Porto são menos diversificados e pouco frequentados

Um estudo realizado na cidade do Porto demonstrou que os espaços verdes localizados em zonas de maior privação socioeconómica e ambiental são menos diversificados e menos frequentados pelos cidadãos. Os resultados podem contribuir para um melhor planeamento urbano, adequado às necessidades dos utilizadores.

Este estudo, designado “Padrões de comportamento humano em espaços verdes urbanos públicos: sobre a influência dos perfis dos utilizadores, ambiente circundante e design do espaço”, e publicado na revista “Urban Forestry & Urban Greening”, foi desenvolvido por Diogo Guedes Vidal, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), centro coordenado pela catedrática Helena Freitas.

Tendo em conta a falta de informação sobre os comportamentos dos utilizadores nos espaços verdes do Porto, o trabalho – desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento em ecologia e saúde ambiental do investigador, realizada na Universidade Fernando Pessoa (Porto) – visou identificar padrões de comportamento humano em quatro espaços verdes da cidade, «considerando o perfil dos utilizadores, a envolvente socioeconómica, o desenho e elementos humanos e não humanos presentes no espaço», procurando perceber se os «usos inscritos nos espaços verdes estão, de alguma forma, associados ao nível de privação socioeconómica da envolvente, se existem variações nos usos identificados ao longo do dia e como as diferentes características dos espaços verdes influenciam os comportamentos dos seus utilizadores».

Para tal, durante quatro meses, de agosto a novembro, foram mapeados os usos de 979 utilizadores e espacializados os seus comportamentos, quer em diferentes lugares dos espaços verdes em estudo, quer em diferentes momentos do dia, em três jardins públicos (Jardim da Corujeira, Jardim de Arca d’Água e Jardim João Chagas, este último vulgarmente conhecido como Jardim da Cordoaria) e uma praça ajardinada (Praça Mouzinho de Albuquerque, comummente conhecida como Rotunda da Boavista).

De uma forma geral, os resultados obtidos no estudo, que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), mostram que espaços verdes de reduzida dimensão e proximidade são entendidos como espaços de socialização, convívio, relaxamento e contacto com a natureza, sendo explorados durante o dia através de diferentes usos.

No entanto, observou-se que nos espaços verdes localizados em zonas de maior privação socioeconómica e ambiental, os usos «são menos diversificados, dada a ausência de elementos que os estimulem, e assiste-se a uma menor frequência de utilizadores», afirma Diogo Guedes Vidal. Foram igualmente identificados outros usos através dos elementos presentes nos espaços verdes estudados, que se associam também a novas funções sociais destes espaços: «a praça Mouzinho de Albuquerque e o jardim de Arca d’Água são utilizados para fins de atividades de ação social voltadas para apoio a sem-abrigo, seja na distribuição de alimentos, no caso do primeiro, seja no abrigo noturno (no coreto), no caso do segundo», acrescenta.

Assim, conclui-se que os espaços verdes conferem novos sentidos e significados, «não se esgotando nas funções para que foram inicialmente idealizados. Por outro lado, é nas zonas mais a sul (mais quentes) e junto de árvores (faça sol ou não) que os utilizadores se tendem a concentrar, procurando nos elementos arbóreos uma sensação de segurança e de identidade, própria de um contacto com a natureza, sugerindo um comportamento biofílico (amor pelos elementos vivos)», salienta o investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC.

Ao contrário de estudos anteriores, que têm destacado o potencial dos serviços dos ecossistemas dos espaços verdes na contribuição de ambientes mais saudáveis e sustentáveis, esta investigação, segundo o autor, pretendeu «desconstruir estes espaços, “olhar além do verde” e entender a ecologia através de um prisma social, uma vez que o objeto em causa e a sua complexidade obrigam a olhar além do imediatamente visível e a considerar os usos dos espaços».

Ao observar a dimensão humana destes espaços, este estudo apresenta um contributo importante para «a sua consideração num planeamento urbano mais sustentável, mas sobretudo mais justo e inclusivo e que considere a pluralidade de usos no desenho dos mesmos, sublinhando a relevância de contemplar a forma como a humanidade se relaciona com os elementos não humanos e com a natureza no seu todo», conclui o investigador.

O artigo científico pode ser consultado em: https://doi.org/10.1016/j.ufug.2022.127668

Cristina Pinto