sexta-feira, 14 de maio de 2021

Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais apresentado em Proença-a-Nova


O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova acolheu, no dia 13 de maio, a apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais – DECIR 2021, numa cerimónia que contou com a presença dos Secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e de representantes das diversas instituições que estão envolvidas no dispositivo. De acordo com o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, em 2021 há um reforço do número de efetivos no terreno durante o nível IV, que decorre de 1 de julho a 30 de setembro, “com a disponibilidade de 2.795 equipas, num total de 12.058 operacionais” e 2.656 viaturas, mais 231 elementos do que no ano passado, provenientes essencialmente dos corpos de bombeiros e do ICNF.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, apresentou o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos. “Hoje deixo aqui o nosso firme compromisso de que tudo faremos para podermos juntos superar os desafios que vamos ter nos próximos meses. Todos os serviços responsáveis do Estado e todos os portugueses terão um papel crítico e fundamental para garantir a continuidade do trabalho que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos. Os cerca de 12 mil operacionais empenhados do dispositivo deste ano não são uma mera lista de nomes num papel ou numa apresentação, sobretudo não são números. São mulheres e homens, com diferentes fardas ou mesmo sem farda, que assumem um compromisso incontabilizável para o país e a eles devemos o maior profundo respeito”, referiu na sua intervenção. “Portugal livre de incêndios depende de todos nós”.

Na qualidade de anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou a centralidade do concelho e o seu posicionamento estratégico na resposta a dar no combate aos incêndios, assente numa infraestrutura como o Aeródromo Municipal, que recebeu há 41 anos a primeira aeronave de combate a incêndios, local que também acolhe a Força Especial de Proteção Civil e a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR. “Estamos, pois, no sítio certo para continuar a crescer com uma infraestrutura que traduz importância relevante para o todo nacional e é também por isso mesmo que decidimos avançar com o estudo de extensão da pista deste aeródromo para atingir os 1200 metros possibilitando, assim, a operação de aeronaves com envergadura até aos 25 metros”. João Lobo salientou ainda o reforço das ações de sensibilização que têm sido feitas desde 2017 para envolver os proprietários na defesa dos seus terrenos, “porque proteção civil somos todos”.

A cerimónia contou ainda com a homenagem a seis elementos que perderam a vida no cumprimento das missões de combate a incêndios rurais, com a entrega da Medalha de Mérito de Proteção Civil, Grau Ouro e Distintivo Azul, a título póstumo, incluindo à família de Diogo Dias, bombeiro da Associação Humanitária de Proença-a-Nova. Patrícia Gaspar deixou uma palavra de gratidão aos familiares das vítimas. “Da minha parte espero que possamos todos juntos continuar a trabalhar para que situações como estas não se repitam e esta é a melhor homenagem que lhes podemos prestar”, referiu a Secretária de Estado da Administração Interna. A apresentação terminou com uma visita à exposição de veículos e equipamentos das diferentes forças e serviços que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2021.

Proença-a-Nova | Sete empresas distinguidas com o galardão PME Líder no concelho


O concelho de Proença-a-Nova viu novamente sete empresas reconhecidas como PME Líder, quatro das quais acumulam a distinção de PME Excelência, referente ao ano de 2020, mantendo a dinâmica de anos anteriores, uma distinção que surge como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia portuguesa. Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, “este reconhecimento traduz o esforço, gestão e capacidade dos nossos empresários num ano particularmente difícil e aqui presto o meu reconhecimento a todos quantos nas empresas do concelho trabalham todos os dias para criar valor e riqueza”.

A Ambienti D'Interni, Unipessoal Lda, a Farmácia Daniel de Matos, Lda, a Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Lda e a Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos, Lda foram distinguidas com o galardão de PME Líder e PME Excelência, às quais se junta a José Lourenço – Pneus e Combustíveis, Lda, a José Lourenço & Filhos, Lda e a Pinhalnova – Madeiras Tratadas, Lda com a distinção PME Líder.

Este estatuto é atribuído anualmente pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), em parceria com 10 bancos a operar em Portugal e as Sociedades de Garantia Mútua.

De acordo com o IPAMEI, a maioria das PME Excelência 2020 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 2865 empresas distinguidas, 72,7% (2084) são pequenas, 21% (601) são médias e os restantes 6,3% (180) representam as microempresas. No caso das PME Líder, a distribuição setorial seguiu a mesma tendência de 2019, liderada pelo Comércio (34,4%), seguindo-se a Indústria Transformadora (24,4%), o Alojamento, Restauração e Similares (10,8%) e a Construção (10,8%).

Livro | "O Menino, o burro e a couve" apresentado em Proença-a-Nova


João Gabriel Batista estreou-se na literatura infantil com o livro “O menino, o burro e a couve”, apresentado a 8 de maio no Auditório Municipal, a primeira iniciativa cultural com público, após o fim de Estado de Emergência, e que contou com a apresentação de João Manso, vice-presidente do Município de Proença-a-Nova, que realçou “o apoio do Município aos autores do concelho que procuram divulgar a sua localidade, os seus costumes, a sua arte de escrever e transmitir sonhos e imagens das suas melhores histórias”.

"O Menino, o burro e a couve" retrata uma história de amizade pura entre uma criança e um burro, um dos valores mais importantes do livro, como explicou João Gabriel Batista: “além da importância da proteção da natureza e dos animais, o mais importante a retirar do livro é o conceito da amizade, devemos respeitar e ouvir toda a gente. Podemos não concordar ou, por vezes, não aceitar, mas devemos ouvir o outro porque só assim evoluímos. A grande lição que o livro transmite é que não devemos só estar à espera de receber, não podemos usar as pessoas sem cuidar delas”, acrescenta.

O escritor, natural do Estevês, confessou ainda que nunca pensou escrever para crianças, mas aceitou o desafio lançado pela sua editora, a Rota do Livro, responsável pela edição do seu primeiro romance “Por do Sol ao luar”. Com ilustrações de Júlia Deslandes, o livro está à venda nas principais livrarias e está também disponível para requisitar na Biblioteca Municipal.

IPCA abre inscrições para Prova de Avaliação para os titulares do ensino profissional concorrerem aos cursos de licenciatura

 Já estão abertas as candidaturas para os titulares do ensino profissional poderem realizar a prova de avaliação para concorrerem aos cursos de licenciatura do IPCA.

O prazo para a inscrição está aberto até ao dia 10 de julho e a prova realiza-se no dia 19 de julho, às 10 horas.

Os candidatos podem realizar a prova de avaliação em qualquer umas das instituições da REDE Norte constituída pelo IPCA, pelos politécnicos de Bragança, do Porto e de Viana do Castelo, e pela UTAD, que conjuntamente organizaram a prova de avaliação de conhecimentos que dão acesso aos seus cursos de licenciatura.

Os titulares de cursos profissionais e os estudantes que frequentam o último ano dos cursos profissionais de nível secundário devem efetuar a inscrição para a realização da prova no link: www.apnor.pt/profissionais

Toda a informação relativa a esta prova de avaliação e ao concurso especial pode ser consultada em www.ipca.pt e no site www.apnor.pt, bem como no link: www.ipca.pt/sa/divisao-academica/

Perguntas & Respostas 

1. O que são os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados?

O Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, criou os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.

Podem candidatar-se a licenciaturas ou mestrados integrados os titulares de:

  • cursos profissionais;
  • cursos de aprendizagem;
  • cursos de educação e formação para jovens;
  • cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
  • cursos artísticos especializados;
  • cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
  • cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
  • cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
  • outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional.

2. A que licenciaturas dão acesso os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados?

Os titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados podem candidatar-se a licenciaturas para os quais as Instituições de Ensino Superior definam vagas para o efeito.

O acesso a uma determinada licenciatura está ainda condicionado à área de formação do candidato. A CNAES publicou a grelha de correspondência entre áreas CNAEF de cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados e áreas CNAEF de licenciaturas ou mestrados integrados.

É ainda requisito, para acesso a uma determinada licenciatura, a aprovação em provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no Ensino Superior.

3. Como se realizam as provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no Ensino Superior?

Cada Instituição de Ensino Superior pode organizar as provas que dão acesso aos seus ciclos de estudo.

Os Institutos Politécnicos do Norte (Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro constituíram a Rede Norte, para organizar as provas teóricas ou práticas que dão acesso aos seus cursos de licenciatura.

Os titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados e os alunos que frequentam o último ano destes cursos devem efetuar a inscrição prévia para a realização de provas.

A inscrição para as provas da Rede Norte é efetuada neste Portal.

4. Como é feita a inscrição para realização das provas?

Para a inscrição nas provas, é obrigatório efetuar o registo na plataforma (carregando em Novo Utilizador?).

Depois de ativar a conta, o acesso à plataforma faz-se mediante a introdução do login/email e respetiva password.

Ao efetuar a inscrição numa prova, é apresentada a lista de licenciaturas para as quais poderá ser formalizada candidatura para ingresso no Ensino Superior.

5. Como se formaliza a candidatura ao Ensino Superior?

Os titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, que tenham obtido aprovação nas provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências, poderão apresentar candidatura para ingresso no Ensino Superior através do sistema online, no sítio da Internet da DGES, em prazo a definir.

Os titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, que tenham obtido aprovação nas provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências, poderão apresentar candidatura para ingresso no Ensino Superior através do sistema online, no sítio da Internet da DGES, em prazo a definir.


Ana Teixeira

PJ impede venda de duas estelas funerárias que remontam à época romana


A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte, após relevante trabalho de recolha de informação e investigação, logrou localizar, identificar e impedir a venda em leilão de duas estelas funerárias, permitindo que o Estado, em tempo útil, pudesse manifestar o direito de preferência e negociar a compra das mesmas para o Museu da Terra de Miranda.

Segundo o parecer da Direção Regional da Cultura do Norte, as peças em causa são estelas funerárias da época romana e procedem do Nordeste Transmontano, região que parcialmente se integra na circunscrição administrativa antiga designada de civitas correspondente aos Zoelas, a qual se enquadrava no Conventus Asturum, da província Hispania Citerior, sendo provenientes do arqueossítio de Fonte d’Amador, localizado na povoação de Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro.

O valor científico, patrimonial e cultural de ambas as peças arqueológicas é muito elevado, permitindo o conhecimento da ocupação romana da região e bem assim do estudo da romanidade em geral, uma vez que este tipo de monumentos epigráficos indicia a presença de necrópoles que é possível localizar (quando conhecido o contexto original do achado) e revelam dados científicos imprescindíveis ao estudo do mundo funerário, das mentalidades e estrutura da sociedade romana, motivo pelo qual lhes é aplicável regime legal especial de proteção e valorização de bens culturais.

Fonte: Notícias de Coimbra

Viagens não essenciais para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Aos viajantes bastará apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores.

As viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir das 00h00 de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores, anunciou fonte governamental.

A decisão governamental será tomada esta sexta-feira, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Segundo essa decisão, que entrará em vigor a partir das 00h00 do dia 17 de maio, o Reino Unido será incluído na "lista de países cuja situação epidemiológica permite que se realizem quaisquer viagens, sob reserva da apresentação de teste PCR negativo, realizado nas 72 horas anteriores à data do voo".

Entretanto, um comunicado em inglês do Turismo de Portugal refere-se à decisão que vai ser tomada hoje pelo Governo, acrescentando que com capacidade aérea de, “pelo menos”, 21 aeroportos “reforçada pela elevada procura deste mercado, as opções são amplas para os turistas britânicos visitarem Portugal, a partir de qualquer ponto”.

O PSD tinha pedido hoje esclarecimentos ao Governo sobre as atuais limitações às viagens não essenciais para a União Europeia, a poucos dias do levantamento de restrições de viagens do Reino Unido para Portugal, alertando para um “cenário de incerteza”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado do PSD Cristóvão Norte lembrou que, “a 07 de maio, o Reino Unido levantou as restrições a viagens não essenciais para Portugal”, colocando o país, “por razões epidemiológicas, na ‘lista verde’ e, desse modo, “permitindo a retoma da atividade turística”.

No passado dia 07 de maio, o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, anunciou que Portugal ia estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio.

Portugal é uma das exceções dentro da Europa, juntamente com Israel e Gibraltar, já que a maioria vai ficar na lista “amarela”, sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia, referia o Governo britânico.

“Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia da covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos”, disse Shapps.

Porém, acrescentou, no mesmo dia, que é necessário não colocar este sucesso em risco e que “a única via de saída da pandemia é cuidado e prudência”.

Fonte: Lusa

Foto: TSF

Apresentação dos “cadernos de cultura: história & património de Aveiro”

Lançada Open Call para a segunda edição; Candidaturas até 18 de julho 

A Câmara Municipal de Aveiro apresentou na manhã desta sexta-feira, 14 de maio, a primeira edição dos “Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro”, um importante contributo para a perceção e interpretação da história de Aveiro e dos seus bens culturais.

Apresentado no ATLAS Aveiro – Edifício Fernando Távora o momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, que realçou “esta nova aposta da Câmara de Aveiro em aprofundar o estudo, promover o conhecimento e desenvolver o papel da Cultura como fator distintivo da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, registando o trabalho da equipa que concebeu e concretizou o projeto dos Cadernos de Cultura, sob a coordenação do Vereador Miguel Capão Filipe”, disse, referindo também que “lançamos hoje o novo mapa / roteiro do centro da Cidade de Aveiro que assenta no assinalamento dos principais valores patrimoniais que marcam Aveiro”.

Esta publicação, de periodicidade anual, tem como objetivo basilar a partilha de trabalhos científicos junto do público em geral e, em particular, dos munícipes aveirenses. São considerados prioritários, em termos de publicação, os estudos científicos que dizem respeito ao Município de Aveiro.

Contudo, esta revista está aberta a colaborações científicas com o propósito de fomentar a comunicação entre investigadores e profissionais das áreas da Cultura, da História e do Património, contribuindo, desta forma, para a compreensão e divulgação da História Local e Regional.

Além da versão impressa, a edição é também disponibilizada em suporte digital na página web da Rede de Bibliotecas do Município de Aveiro, em: http://rbma.cm-aveiro.pt/Catalog/

Open Call 2.ª edição

É neste contexto de apresentação da sua primeira edição, que a CMA lança a Open Call para a submissão de artigos para o segundo número da revista “Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro”, desta vez dedicado a um tema: a Cerâmica.

O prazo para a referida submissão decorre até ao dia 18 de julho de 2021 e todos os interessados deverão consultar as Normas de Publicação anexas e enviar o artigo através do email arquivo.historico@cm-aveiro.pt.

Em 2021, realiza-se a 15ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, um evento estratégico na programação cultural do Município, cuja relevância e a vasta cadeia de parcerias estabelecidas (a nível local, nacional e internacional), conjugadas com a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, leva a que a Câmara de Aveiro entenda dedicar o segundo número da Revista à Cerâmica, procurando, desta forma, contribuir para o enriquecimento da historiografia da Região de Aveiro, concorrendo para uma maior diversidade de estudos sobre a cerâmica e a criação artística, reveladora da importância que esta temática tem no território.


“Falta de filhos é uma gangrena para a sociedade”, alerta o Papa


A pensar na educação e no futuro dos jovens, Francisco também considerou “triste ver modelos que só se preocupam em aparecer, sempre belos, jovens e em forma”.
A Itália é o país com os níveis mais baixos de natalidade na Europa. Preocupado com o inverno demográfico do velho continente, o Papa Francisco inaugurou esta sexta-feira de manhã, em Roma, os trabalhos dos “Estados Gerais da Natalidade” promovidos pelo Fórum das Associações Familiares italianas e lembrou que ”todos os anos é como se uma cidade com mais de duzentos mil habitantes desaparecesse em Itália”.

Neste encontro, em que participou também o presidente do conselho de ministros Mario Draghi, o Papa alertou que, "para o futuro ser bom, é necessário cuidar das famílias, particularmente das famílias jovens, atormentadas por preocupações que correm o risco de paralisar seus projetos de vida”. E, perante tanta instabilidade, “é triste ver mulheres obrigadas a esconderem a barriga no local de trabalho, com medo de que uma gravidez possa resultar em demissão”.

Francisco lançou várias provocações: “Onde está nosso tesouro, o tesouro de nossa sociedade? Nos filhos ou nas finanças? O que nos atrai, a família ou rendimento dos negócios? Tem de haver coragem para escolher o que vem primeiro, porque aí está amarrado o coração”, disse o Papa. “A coragem de escolher a vida é criativa, porque não acumula nem multiplica o que já existe, mas abre-se à novidade” E se “cada vida humana é a verdadeira novidade, que não conhece antes e um depois na história”, então, “os talentos que possuímos servem para transmitir, de geração em geração, o primeiro dom de Deus, o dom da vida”, afirmou.

A pensar na educação e no futuro dos jovens, Francisco também considerou “triste ver modelos que só se preocupam em aparecer, sempre belos, jovens e em forma”, sublinhado que “os jovens não crescem graças aos fogos de artifício das aparências, amadurecem se atraídos por quem tem a coragem de seguir grandes sonhos, de se sacrificar pelos outros, de fazer o bem ao mundo em que vivemos”.

Para o Papa, "manter-se jovem não vem de tirar selfies e fazer retoques, mas de poder um dia espelhar-se nos olhos de seus filhos”. E denunciou os riscos de passarem “a mensagem de que realizar-se significa ganhar dinheiro e ter sucesso, enquanto os filhos parecem quase uma diversão, que não deve atrapalhar as próprias aspirações pessoais. Essa mentalidade é uma gangrena para a sociedade e torna o futuro insustentável”, concluiu.

Francisco considerou “indispensáveis uma política, uma economia, uma informação e uma cultura que promovam corajosamente a natalidade”, medidas que implicam uma visão ampla, “não apenas baseada na procura de consensos imediatos, mas no crescimento do bem comum a longo prazo”.

 

Fonte: Renascença (Aura Miguel)

Foto: RR

Descubra os melhores percursos de Silves através da prática de atividade física

 A Câmara Municipal de Silves (CMS) prossegue com a sua estratégia de fomento da prática desportiva através da disponibilização de percursos pedestres a todos os interessados na prática da atividade física na natureza nas vertentes de caminhada/corrida, BTT e cicloturismo.

Os percursos pedestres enquadram-se numa atividade acessível a todos e desenvolvem-se por diversas estradas e caminhos, onde poderá disfrutar de toda a riqueza paisagística do nosso território.

 

Serão lançados os seguintes percursos até ao final do ano:

» 17 de maio: Percurso Pedestre Geoparque Algarvensis

» 6 de junho: Percurso de BTT Geoparque Algarvensis

» 4 de julho: Percurso Pedestre Área Marinha Protegida de Armação de Pêra

» 17 de Setembro: Percurso de BTT/Ciclável Geoparque Algarvensis

» 10 de outubro: Percurso Pedestre Geoparque Algarvensis

» 5 de dezembro: Percurso de BTT/Ciclável Rota da Laranja

 

Desenvolvidos de forma autónoma, relembramos que durante os percursos pedestres respeite as normas de segurança e os cuidados ambientais. Na prática do BTT recomenda-se o uso do capacete, assim como não esquecer de levar água.

 

Os mapas serão disponibilizados, próximo da data do evento, nas páginas do Facebook e Instagram da CMS.

 

Qualquer esclarecimento poderá ser obtido junto do Setor de Desporto da CMS através do contato telefónico 282 440 800 ou através do email: desporto@cm-silves.pt

 

Covilhã | Centro de atividades reabriu cumprindo todas as normas de segurança


O Centro de Ativ’Idades (CAI), localizado no Sporting Shopping Center, no centro da cidade da Covilhã, reabriu as suas portas no passado dia 3 de maio. Embora ainda com poucas atividades presenciais, devido às normas de higiene e segurança estabelecidas pelo Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal e pela DGS, os utentes do CAI já contam com aulas de Estimulação Cognitiva, a caminhada semanal Giravolta pela Cidade (quartas-feiras de manhã), Laboratório de Artes Cénicas (pela Quarta Parede), Atelier de Rendas, malhas e bordados, Aulas de Informática, Aulas de Alfabetização e Língua Portuguesa para Estrangeiros. Os utentes podem ainda contar com atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço.

Ainda que a pandemia tenha obrigado ao encerramento das atividades presenciais e, consequentemente, das próprias instalações, este Centro destinado à população sénior e não só, tornou-se para muitos utentes a sua “segunda casa”, mantendo a atividade possível e presença junto dos idosos do concelho. Assim, durante este período, foram regularmente mantidos contactos telefónicos e/ou via videochamadas com os utentes a fim de minimizar os efeitos negativos que a pandemia trouxe à população idosa, nomeadamente solidão, abandono, tristeza, desânimo.

O CAI reinventou atividades com o intuito de ocupar o tempo dos mais idosos, tais como trabalhos manuais (foram feitas máscaras comunitárias e outros adereços), aulas de estimulação cognitiva on-line, incentivo à leitura com a distribuição de livros da Biblioteca Municipal à porta, apoio na compra de bens de primeira necessidade e medicamentos, entre outros. De destacar ainda outras iniciativas que foram colocadas em prática para minimizar os efeitos da pandemia, como o projeto “Palavras de Ternura”, que procurou contribuir para encontrar estratégias eficazes de proteção do idoso/a, em parceria com as Autoridades Locais (PSP e GNR). Têm ocorrido visitas regulares aos idosos em isolamento, sinalizados pelas forças de segurança, levando-lhes afetos, alento e, sobretudo, o sentimento de não estar desamparado. Está também em curso o projeto “Fragmentos de Vida”, que tem por objetivo fazer o relato biográfico da vida dos idosos que queiram participar.

Foi criada a linha de apoio de Psicologia Clínica e de Saúde, que visa constituir uma primeira resposta em termos de acompanhamento e psicoterapia a idosos e pessoas em risco, relativamente a problemáticas de natureza pessoal e interpessoal como perturbações de ansiedade e de humor, num momento de crise tão complexo como o que vivemos presentemente. Esta linha está a cargo da Dra. Juliana Bastos de Oliveira, pós-graduada em intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe, inscrita na ordem dos Psicólogos Portugueses, que se disponibilizou para colaborar de forma voluntária com o Município neste importante instrumento de ajuda.

A Câmara Municipal da Covilhã e o CLDS.4G.Covilhã (Contrato Local de Desenvolvimento Social) criaram uma linha telefónica de apoio social de proximidade, com o intuito de minorar o impacto da crise pandémica provocada pela COVID-19. Esta linha pretende apoiar e proteger idosos e pessoas em situação de isolamento ou maior fragilidade. O objetivo essencial prende-se com atenuar os sentimentos de solidão, abandono e desespero, garantindo também o apoio na aquisição de bens essenciais e/ou na realização de outras tarefas identificadas como fundamentais.

Tratando-se de uma linha de apoio social mais abrangente, terá ainda como intuito a sinalização de casos que necessitem de intervenção específica, a encaminhar para o serviço de ação social da Autarquia ou para a linha de apoio psicológico, ativa desde a 1.ª fase da pandemia.

O atendimento telefónico é prestado por uma equipa multidisciplinar de profissionais do CAI e do CLDS, através dos números 275 330 656 e 275 330 657. A linha é gratuita, estando garantida a confidencialidade da informação relativa a todos os que recorram a este serviço.

Para mais informações e para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades, os utentes podem contactar através do telefone 275 315 137 ou dirigir-se diretamente às instalações.

Porto de Mós | Água, novas condutas para mais eficiência


Esta semana teve início a obra de “Substituição de Condutas de Água de Fibrocimento no Juncal: Rua da Fonte, Rua Casal da Fonte, Rua Casal da Fonte Velha, Rua do Lavadouro e Travessa do Bispo” que visa melhorar o serviço de abastecimento de água a estes lugares, evitar desperdícios e criar melhores condições para os seus utilizadores.

A empreitada consiste na substituição das condutas existentes de fibrocimento (amianto) por novas condutas, feitas num material mais resistente, saudável e eficaz (PEAD90, PN16, PEAD125 e PN16), o que se traduz na remodelação da rede de abastecimento de água destas ruas, na sua totalidade.

Os trabalhos incluem, ainda, a execução de ramais domiciliários de ligação à rede e a mudança dos contadores para os limites das propriedades, assim como a reparação da rede de saneamento.

Também os marcos de incêndio, bocas-de-incêndio e demais acessórios para o seu bom funcionamento, serão substituídos e recolocados. Serão ainda contemplados trabalhos de infraestruturas elétricas e de ITUR (Infraestruturas de telecomunicações em loteamentos, urbanizações e conjuntos de edifícios), estes apenas na Rua da Fonte.

As ruas intervencionadas serão pavimentadas na íntegra, serão feitos melhoramentos no sistema de drenagem pluvial e definidos espaços de circulação pedonal e de estacionamento, de forma a garantir a circulação em segurança de peões. Este é um investimento no valor de € 210.584,39.

Face aos constrangimentos no trânsito, que surgirão no decorrer da obra, apelamos à melhor compreensão de todos.

Patrícia Alves

Castelo de Paiva | Nos dias 18 e 19 de Maio no Largo do Conde

Entrega voluntária de armas pode ser feita em Castelo de Paiva

Nos termos da Lei 5/2021, de 19 de Fevereiro, vai decorrer, até ao dia 23 de Junho, o período de entrega voluntária de armas detidas fora das condições legais, sem consequência para os seus detentores, e para os cidadãos paivenses o Comando Distrital de Aveiro da Policia de Segurança Pública destinou dois dias, já na próxima semana, para concretizar essa entrega.

Assim, actualmente, neste Comando Distrital de Aveiro, existem apenas dois locais de atendimento para assuntos relacionados com Armas e Explosivos: em Aveiro e Espinho, o que, em alguns casos, poderá condicionar as deslocações para efeitos de regularização destes assuntos.

Pretende-se, pois, e no âmbito das acções descentralizadas da PSP, efectuar um serviço de “proximidade”, para uma matéria que constitui atribuição da PSP, com especial relevância para os cidadãos mais idosos e/ou com maiores dificuldades de mobilidade. Complementarmente, pretende-se facultar o acesso à informação e ao processo de licenciamento de armas e ao esclarecimento de dúvidas sobre o Regime Jurídico das Armas e suas Munições (RJAM).


 Nestes termos, o Comando Distrital de Aveiro, através do Núcleo de Armas e Explosivos (NAE), vai levar a cabo uma acção descentralizada no concelho de Castelo de Paiva, através da presença de um Posto Móvel e de elementos policiais que, nos próximos dias 18 e 19 de Maio vão estar no Largo do Conde, em Sobrado, junto ao Posto de Turismo, entre as 10h00 e as 19H00 para realizar este atendimento junto dos interessados, para entrega voluntária de armas de fogo não manifestadas ou registadas, sem qualquer penalização penal ou contra-ordenacional.

 

Carlos Oliveira 

Ansião | Comemorações do Dia do Município


O Feriado Municipal de Ansião celebrou-se ontem, dia 13 de maio, Dia da Espiga, com vários momentos de celebração da identidade e da história coletiva de Ansião e dos Ansianenses.
O primeiro momento decorreu na Praça do Município, às 10 horas, com o hastear das bandeiras e o Hino Nacional, executado pelas bandas das centenárias Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e Sociedade Filarmónica Avelarense.

Seguiu-se, no Centro Cultural, a Sessão Solene comemorativa da data, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, e do Presidente da Assembleia Municipal de Ansião, José Miguel Medeiros, tendo como ponto alto a atribuição de distinções honoríficas, Menções Honrosas e Medalhas de Mérito, com base no Regulamento de Concessão de Medalhas Honoríficas do Concelho de Ansião e por deliberação da Câmara Municipal, em reunião ordinária do passado dia 5 de abril.

A Menção Honrosa do Concelho de Ansião foi concedida à Associação 100 Gás Trail Team, a Américo Rodrigues, à Associação de Recreio e Musical Amigos da Gaita, a Maria Ascenção Ferreira Rodrigues, a Ricardo Filipe Dias Freire e ao Rotary Clube de Ansião.

A Medalha de Mérito do Concelho de Ansião foi atribuída às seguintes personalidades e coletividades: Medalha de Mérito – Grau Bronze, à Academia de Ténis de Avelar, ao NDA - Núcleo de Formação Desportiva do Concelho de Ansião, ao Núcleo de Veteranos do Concelho de Ansião e ao Rancho Folclórico Danças e Cantares de S. Domingos da Lagarteira; Medalha de Mérito – Grau Prata, a Amândio Lopes Godinho, a Emídio Freire da Piedade, a Jaime Tomás, a João Patrício Gomes, a José Louro e ao Rancho Infantil das Serras de Ansião; e Medalha de Mérito – Grau Ouro, a António José das Neves Marques, a Carlos Duarte Faveiro, a Fernando Freire, a Manuel Prates Mendes Miguel, a Maria Alice David Abreu de Figueiredo Medeiros e a Silvério Simões Costa.

Foi ainda lido um Voto de Louvor aos Profissionais das Linhas de Combate à Pandemia Covid-19, designadamente aos profissionais de saúde; aos Bombeiros Voluntários de Ansião; à Guarda Nacional Republicana; ao Serviço de proteção civil; aos profissionais de educação dos diversos estabelecimentos de educação e de ensino; aos funcionários dos lares e dos serviços de apoio domiciliário; aos profissionais dos projetos de apoio social; aos empresários, comerciantes e trabalhadores dos estabelecimentos fornecedores de bens essenciais; aos trabalhadores e empregadores que se viram forçados a cessar a sua atividade para prevenir o contágio da doença e aos que alteraram e redirecionaram a sua produção para bens essenciais e de combate à pandemia; aos agricultores, transportadores e industriais de produtos, bens essenciais e alimentares; aos autarcas das freguesias e seus colaboradores, pela proximidade e apoio diretos e diários às populações; às empresas e empresários que manifestaram disponibilidade total para o apoio às várias linhas de combate; aos funcionários e colaboradores dos diversos setores do Município de Ansião, que asseguraram os serviços essenciais à população; e a todos os que revelaram disponibilidade, resistência e capacidade de mobilização solidária desde o primeiro instante.




Um momento musical com a cantora Cristiana Carvalho, acompanhada ao piano por Paulo Bernardino, fez o encerramento da sessão, a que se seguiu a inauguração da nova decoração da Praça do Município e da rotunda dos Bombeiros Voluntários, alusiva à marca de promoção turística do concelho, Ansião Coração de Sicó.




As comemorações culminaram num concerto com Mário Mata no Centro Cultural de Ansião, às 21 horas.




A data foi ainda assinalada pelo lançamento do Boletim Municipal 2021, disponível para consulta no portal do município, estando exemplares acessíveis nos diversos edifícios municipais.

Cantanhede | Vilamar e Corticeiro de Cima vão ter um SNS 24 Balcão

A União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima vai ter um SNS 24 Balcão, um espaço destinado a “facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma rápida, mais próxima e segura”. A iniciativa resulta de um protocolo que o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima celebraram com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES), no decurso de uma sessão realizada na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, em 13 de maio. A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e o secretário da Junta de Vilamar e Corticeiro de Cima, Licínio Patarra assinaram o acordo nessa ocasião que contou coma presença do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

Nos termos daquilo que consta no protocolo, o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima comprometem-se a disponibilizar local adequado para a instalação do SNS24 Balcão, adaptando-o para o efeito, assegurando que os espaços destinados ao serviço cumprem todos os requisitos materiais e legais necessários ao seu funcionamento e garantindo o cumprimento dos procedimentos e das regras instituídas para o efeito, bem como providenciar os recursos humanos adequados à prestação dos serviços, entre outros aspetos.

O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, envolvendo, para já, municípios, juntas de freguesia e agrupamentos de centros de saúde (ACES), entidades a quem cabe a disponibilizar o referido serviço nas suas instalações, bem como colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido aos cidadãos.

Trata-se de “uma porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde para aqueles que têm pouca literacia digital, não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios”, nem tampouco “condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, que, em muitos casos, já se encontram disponíveis na Área do Cidadão do Registo de Saúde Eletrónico”.

O SNS 24 Balcão pretende, por um lado, facilitar e melhorar o acesso à prestação de serviços à distância e, por outro, evitar deslocações às unidades de saúde, o que se traduz numa mais-valia para os utentes, sobretudo no atual contexto de pandemia. O balcão permite marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras.



Livro | A Terceira Margem

Romance histórico de Ernesto Rodrigues leva-nos ao

cerne da abolição da escravatura e da pena de morte

Entre as raízes transmontanas e o Brasil, n’A Terceira Margem, o escritor, poeta, dramaturgo e tradutor de húngaro, Ernesto Rodrigues, descreve quase três séculos de história na óptica de uma família ligada, pela coincidência do apelido, ao grande navegador Pedro Álvares Cabral. No cerne deste romance histórico está a abolição da escravatura e da pena de morte, as marcas do colonialismo, as tensões sociais, os momentos altos e as figuras maiores da História. A Terceira Margem estará disponível, a partir do dia 18 de Maio, na rede livreira nacional e no site da Guerra e Paz Editores.

Nas páginas deste livro, o autor convida-nos a acompanhar a história de sete gerações da família luso-brasileira Álvares Cabral, desde o remoto ano de 1756 até ao já tão próximo dia 7 de Setembro de 2022, ano em que se comemorará o bicentenário do Grito do Ipiranga.

Momentos altos e figuras maiores de aquém e além-Atlântico, entre as quais, Machado de Assis, Alexandre Herculano e Almeida Garrett, entrecruzam-se com os protagonistas d'A Terceira Margem, aproximando-nos da História comum com o Brasil que este romance elíptico e singular também celebra.

Ainda que a narrativa atravesse 266 anos, é centrada no avô (1870-1966) do narrador, «que se aventurou na terceira margem», a da dignidade humana, a que recusa a escravatura, a pena de morte, os aljubes do pensamento.

A Terceira Margem chega às livrarias no próximo dia 18 de Maio, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio à edição da Câmara Municipal de Mirandela e da Câmara Municipal de Bragança. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da editora.

Este é o primeiro livro que Ernesto Rodrigues publica com a Guerra e Paz Editores. O autor venceu o Prémio Pen Clube em 2016, com a narrativa Bondade Perfeita.

A Terceira Margem
Ernesto Rodrigues
Ficção / Romance
192 páginas · 15x23 · 15 €
Nas livrarias a 18 de Maio

Comitiva governamental visita Covilhã


Realiza-se hoje, dia 14 de maio, a visita ao concelho da Covilhã de uma comitiva governamental que integra a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, acompanhará os governantes nesta visita.

O programa da visita é o seguinte:

16:15 - Centro de Vacinação Municipal da Covilhã.

17:00 – Quinta dos Lamaçais - centro de produção frutícola (maçã e
pêssego) com infraestrutura integrada de acolhimento dos trabalhadores.


Fábrica integra projeto europeu para promover educação digital inclusiva na área das STEAM e da Educação Ambiental


Compensar as barreiras e limitações causadas pela COVID-19 na educação, promovendo um currículo escolar experimental baseado na aprendizagem digital. Este é o grande objetivo do e-InnoEduCO2, um projeto europeu focado no ensino das STEAM e da Educação Ambiental através de uma educação digital inclusiva. A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva, integra o consórcio responsável por esta iniciativa europeia.

O projeto pretende reforçar a capacidade das escolas para o ensino e formação na área das STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) e da Educação Ambiental, de forma a proporcionar uma educação digital inclusiva através do modelo de e-learning STEAM-TIC. Com este modelo pretende-se compensar as barreiras e limitações causadas pela COVID-19 na educação escolar, adaptando o ensino à distância às necessidades curriculares de experimentação científica.

Através do desenvolvimento e implementação de modelos e-lab, e-maker e e-eco, vinculados à realidade aumentada que possibilita a recolha de dados de geolocalização nos ecossistemas em trabalhos de campo e em laboratório, associados a recursos marinhos de diferentes localizações europeias, pretende-se reforçar a capacidade das escolas para proporcionar uma educação digital inclusiva e de qualidade. As iniciativas a desenvolver incorporam princípios do enquadramento metodológico do projeto Climântica na área da Educação Ambiental.

O projeto e-InnoEduCO2, coordenado pelo Município de Outes, na Galiza, enquadra-se no âmbito do programa Erasmus+. Do consórcio fazem parte a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Iasi (Roménia), o Agrupamento de Escolas de Aveiro, o Liceu XXVI (Polónia) e o Centro de Supercomputação da Galiza.



A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, lidera a tarefa “Intervenção socioeducativa para a transferência para a sociedade”. Neste âmbito a Fábrica é responsável pela produção de recursos didáticos de transferência científica e STEAM a serem implementados na sala de aula virtual. Estes recursos incluem atividades online, um jogo interativo, maquetes 3D de espécies, animações e maquetes de simulação, e um science show cinematográfico. É responsável ainda pela organização do Campus Internacional Juvenil de Ciência e pela realização de seminários e conferências para os alunos das seis escolas envolvidas no projeto.

Sessão “ENEAPAI 2030 - Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais 2030 e a Bacia Do Lis”


Realiza-se dia 17 de Maio, às 10:00, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, uma sessão de reflexão sobre a “ENEAPAI 2030 – Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais 2030 e a Bacia do Lis”, com as participações da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

Esta iniciativa é promovida pelas áreas governativas do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e pela Câmara Municipal de Leiria e terá transmissão em https://twitter.com/ambiente_pt

Ex-chefes de Estado-Maior assinam carta a contestar processo de reforma nas Forças Armadas

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas (FA) em curso e apelaram a um debate alargado à sociedade civil.

De acordo com o semanário Expresso e o Diário de Notícias, a carta é subscrita pelo "Grupo dos 28" ex-chefes militares dos três ramos -- com exceção do general Valença Pinto (Exército) -- e é assinada à cabeça pelos mais antigos, o ex-Presidente da República general Ramalho Eanes (Exército), o almirante Fuzeta da Ponte (Armada) e o general Brochado Miranda (Força Aérea). Entre eles contam-se seis antigos chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

Na carta com seis páginas, o grupo expressa "apreensão" e lança um aviso: a "perturbação provocada no ambiente das FA obriga-nos a isso".

As propostas do Governo que alteram a Lei de Defesa Nacional e a Lei Orgânica das Forças Armadas, aprovadas em Conselho de Ministros no dia 08 de abril, centralizam competências no chefe do CEMGFA.

Na missiva, a que o Expresso e o Diário de Notícias tiveram acesso e que foi enviada na quinta-feira ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministro da Defesa e grupos parlamentares, o grupo contesta a linguagem do ministro Gomes Cravinho e critica o método de decisão e o conteúdo da reforma.

O grupo apela que o diploma em vez de "deliberações apressadas" seja precedido por um "debate alargado à sociedade civil, envolvendo a inteligência nacional, Academia, os institutos públicos, os partidos políticos e o que de melhor existe em conhecimento e saber no país".

Na carta o grupo contesta também a linguagem do ministro Gomes Cravinho, que classificam como uma "novilíngua" que está a "atingir proporções inusitadas" e manifesta críticas ao método de decisão e ao conteúdo da reforma do comando superior das FA, que será votada na Assembleia da República na terça-feira pelo PS, com apoio do PSD.

O ministro da Defesa, que em março classificou as resistências dos militares na reforma como "interesses corporativos", disse no início desta semana estar contra "uma agremiação de antigos chefes militares" que tenta "perpetuar a influência" nas FA.

Na terça-feira, João Gomes Cravinho, afirmou que a reforma nas Forças Armadas "é matéria de debate político", sendo "secundário" o que está à volta, e que os diplomas estão "onde devem estar", no parlamento.

Na carta, os 28 dizem que "não se deve estranhar que, na sociedade civil, se manifeste uma pluralidade de opiniões acerca das decisões numa matéria tão "sensível".

"Assistimos a episódios de uma nova forma de fazer política", com "avisos intempestivos e ameaças veladas, veiculadas publicamente", que "deixaram profundas marcas", pode ler-se na carta.

No que diz respeito à reforma, os oficiais-generais reformados recomendam uma "adequada prudência e reflexão" e classificam a "ação política" do ministro como "apressada" e "não convencional", através de um "exercício político degradado".

O grupo lamenta que não tivessem sido revelados "quaisquer estudos justificativos" e acusam o Governo de inverter prioridades.

"Deixaram-se por resolver inúmeros problemas, públicos e notórios, que se prendem com a não coincidência dos recursos disponibilizados com os objetivos definidos", referem.

Segundo os signatários, a "situação é hoje muito pior" do que quando avançaram as anteriores reformas.

Na terça-feira, também o Conselho Deontológico da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) emitiu um parecer com fortes críticas à reforma do setor desenhada pelo Governo.

Na opinião dos especialistas da AOFA, as mexidas na Lei de Defesa Nacional e na Lei Orgânica da Organização das Forças Armadas (LOBOFA) defendidas pelo MDN, Gomes Cravinho, estão orientadas para a "redefinição das competências de cada um dos comandos superiores e determina novas relações de comando que enfraquecem a autoridade dos ramos" (Marinha, Exército e Força Aérea).

Lusa

Vagos em festa com o Rali da Bairrada

 Os aficionados dos ralis e público em geral terão muito para ver, tendo sempre por palco a bela região de Vagos, com o ruído dos motores a soar mais alto nos dias 29 e 30 de maio de 2021.

Ao longo de dois dias, o território concelhio de Vagos vai conhecer uma animação diferente daquela que se vive, normalmente, no período de Verão. Nesta altura do ano, os temas de destaque serão pilotos, equipas, viaturas, tempos, enfim, o Rali da Bairrada é o foco central nos dias 29 e 30 de maio.

Sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a prova do Clube Automóvel do Centro, em parceria com a Câmara Municipal de Vagos, é, à semelhança do ano passado, a primeira pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, Campeonato Nacional de Ralis GT, Campeonato Nacional de Ralis Clássicos e Desafio Kumho.

A animação começa no sábado, dia 29, com os habituais reconhecimentos das especiais (das 8h00 às 18h00), verificações administrativas (das 8h00 às 22h00) e verificações técnicas (das 8h30 às 22h30).

No dia seguinte, dia 30, o Rali da Bairrada tem a sua partida às 10h00, junto ao Tribunal Judicial de Vagos, e contempla dupla passagem pelas especiais de Boco (8,24 km) às 10h43 e 14h00, Santo André (11,22 km) às 11h21 e 14h41 e Vagos/ZIV (10,52 km) às 12h04 e 15h24.

Pelo segundo ano consecutivo, o concelho de Vagos é o núcleo das emoções, com o centro nevrálgico do Rali da Bairrada nas proximidades do Museu do Brincar e Tribunal Judicial. Para além disso, o parque de assistência será instalado na zona de estacionamento do Pavilhão Desportivo Municipal Dr. João Rocha Pai.

Esta é, sem margem para dúvidas, uma excelente oportunidade para os adeptos e público em geral tomarem o pulso às incidências do Rali da Bairrada sem sair do local e cumprindo sempre as regras sanitárias no âmbito da pandemia COVID-19 tais como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.. Esta manifestação desportiva vai muito além da simples competição automóvel. É um evento que, a solo ou em família, permite a contemplação de verdadeiras peças de arte.

O Rali da Bairrada herdou a beleza e esplendor das viaturas que competem para o Campeonato Centro de Ralis, Campeonato Nacional de Ralis GT, Campeonato Nacional de Ralis Clássicos e Desafio Kumho, prometendo duelos empolgantes de início ao fim.

E-REDES investe 14,5 milhões de euros na gestão da vegetação

 A E-REDES vai investir, até ao final deste ano, 14,5 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de eletricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das redes elétricas. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa, no âmbito da III Conferência Gestão da Vegetação.

“A E-REDES tem feito uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais. Para tal, temos implementado sistemas avançados de monitorização da vegetação junto à rede de distribuição de eletricidade, dos quais são exemplo a inspeção termográfica das linhas elétricas através de voos de helicóptero e a medição das distâncias de segurança com recurso a drones e imagens de satélite. O tratamento das imagens aéreas e de toda a informação recolhida tem-nos permitido assegurar uma intervenção cada vez mais eficiente no terreno”, garantiu José Ferrari Careto.

“Ao aliarmos o conhecimento técnico à tecnologia e às suas imensas potencialidades, temos conseguido claros benefícios para a sociedade, quer em matéria de segurança, como de qualidade do serviço. A gestão da vegetação é um tema muito desafiante, especialmente num país com as caraterísticas de Portugal, mas acreditamos que, com uma atuação coordenada de todos, estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da E-REDES.

O evento digital, transmitido a partir de Pampilhosa da Serra, foi acompanhado por mais de 600 pessoas de diversas instituições e entidades ligadas a esta temática e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

“A E-REDES é uma das entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais que maior eficácia introduz na execução e manutenção das faixas de gestão de combustível da rede secundária, demonstrando que a tecnologia é um poderoso aliado na gestão eficiente e inteligente de combustível. Cientes da importância cada vez mais relevante da tecnologia na monitorização da superfície terrestre, acompanhamos com muita atenção os processos tecnológicos que podem potenciar o sistema de monitorização de ocupação do solo, partindo de uma premissa fundamental: boa informação é essencial para boas e melhores políticas. Reconhecendo esta evidência e esta necessidade, o Governo, com o apoio do Next Generation EU, irá investir significativamente no levantamento LiDAR, no modelo digital do terreno e na cobertura com imagens de satélite de muito alta resolução de todo o território nacional, entre outros investimentos que serão realizados no âmbito da cartografia de referência”, concluiu João Catarino.