terça-feira, 15 de novembro de 2022

Aveiro e Porto: 14 detidos e rede de tráfico de estupefacientes desmantelada

O CT de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal de Oliveira de Azeméis, nos dias 14 e 15 de novembro, deteve 10 homens e quatro mulheres com idades compreendidas entre os 19 e os 56 anos, por tráfico de estupefacientes, nos distritos de Aveiro e Porto.
No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorreu durante 18 meses, foi possível apurar que os suspeitos operavam em rede, dedicando-se à comercialização do estupefaciente na zona de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.
No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a oito mandados de detenção e 24 mandados de busca, 18 domiciliárias e seis em veículo, que culminaram com a detenção dos 14 suspeitos e com a apreensão do seguinte material:

· 600 doses de haxixe;
· 320 doses de cocaína;
· 210 doses de heroína;
· 87 doses de canábis;
· 25 mil euros em numerário;
· 120 ml de metadona;
· Uma estufa;
· Quatro veículos;
· Material de corte e de embalamento de produto estupefaciente;
· Uma arma de “airsoft”;
· Diverso material furtado.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.
A operação conduzida pelo Comando Territorial de Aveiro empenhou duas centenas de operacionais e contou com o reforço da estrutura de investigação criminal, da valência territorial e de intervenção dos Comandos Territoriais de Coimbra, Porto, Viseu e da Unidade de Intervenção, contando ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Mísseis atingem Polónia e matam duas pessoas. Rússia nega ataque

Informação foi avançada pelos serviços secretos norte-americanos, mas ainda não foi confirmada pelo Pentágono. A Polónia faz parte da NATO.
Pelo menos duas pessoas morreram na sequência da queda do que se supõe serem dois mísseis de origem russa, esta terça-feira, em território da Polónia, segundo avança uma fonte dos serviços secretos norte-americanos citada pela AFP. A Rússia já negou o ataque.
As bombas caíram na zona de Przewodów, a cerca de 10 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Terão atingido uma exploração agrícola.
Por agora, o Pentágono não confirma, mas também não desmente a ocorrência de um incidente desta natureza em território da NATO.Em conferência de imprensa, o porta-voz do Pentágono reconheceu que, nesta altura, não há evidências suficientes sobre o terá motivado este incidente.
“Neste momento, não temos informações que permitam corroborar esses relatórios. Mas estamos a levá-los a sério”, disse o general Pat Ryder.
“Não quero especular nem alimentar hipóteses. Mas quando o que está em causa são os compromissos de segurança e o artigo quinto, somos absolutamente cristalinos: vamos defender cada milímetro do território da NATO”, acrescentou.
Rússia nega ataque, Zelensky fala em "escalada significativa"
O Ministério da Defesa da Rússia já negou qualquer ataque contra território da Polónia.
“As declarações dos media e das autoridades polacas sobre a suposta queda de mísseis ‘russos’ na área de Przewoduv são uma provocação deliberada para agravar a situação. Nenhum ataque a alvos perto da fronteira ucraniano-polaca foi feito por rockets russos. Os destroços divulgados pelos media polacos na vila de Przewoduv não têm nada a ver com armas russas”, referem as autoridades de Moscovo.
Ainda do lado de Moscovo, Margarita Simonyan, editora-chefe do canal Russia Today, disse que “antes de acusarem um país capaz de transformar a Polónia em cinzas, deem-se ao trabalho de apresentar evidências”.
Simonyan devolve as acusações de Kiev e fala de erro ucraniano ou provocação da Polónia ou do Reino Unido.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a Polónia foi atingida por mísseis russos.
“O terror não se limita às nossas fronteiras nacionais. Mísseis russos atingiram a Polónia… para disparar mísseis contra o território da NATO. Este é um ataque de míssil russo à segurança coletiva! Esta é uma escalada muito significativa. Devemos agir.”

Ricardo Vieira/André Rodrigues/RR

Cinco anos de prisão para oficial da GNR por “violência absolutamente desnecessária”

João Semedo foi ainda condenado a pagar uma indemnização de dois mil euros a um dos formandos agredidos na prova "Red Man", em Portalegre.
O oficial da GNR João Semedo foi esta terça-feira condenado a uma pena única de cinco anos de prisão, suspensa por igual período, por seis crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física no processo “Red Man”.
O arguido foi ainda condenado a pagar uma indemnização de dois mil euros a um dos formandos agredidos, anunciou o juiz presidente do coletivo que julgou o caso, João Rodrigues, na leitura do acórdão.
O tribunal considerou que João Semedo atuou “com violência absolutamente desnecessária”, causando lesões, ferimentos e fraturas aos formandos na prova “Red Man”, sabendo que essa conduta era proibida.
Considerou ainda que o instrutor da prova “Red Man” atuou de forma culposa e com desprezo pela integridade física dos formandos.
Os factos em causa neste processo remontam a 2018, altura em que no módulo de formação “Red Man”, que pretende simular agressões aos guardas da GNR e avaliar a sua reação a essas ameaças, alguns dos instruendos foram agredidos e atingidos em zonas sensíveis pelo então instrutor da GNR, o que lhes causou lesões, ferimentos e em alguns casos até necessidade de internamento hospitalar.

RR/Lusa

SILVES PASSA A CONTAR COM 6 EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE (EIP). A Proposta foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de 07.11.22.


O Município de Silves assinou, esta terça-feira, 15 de novembro, na Base de Apoio Logístico (BAL) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Quarteira, mais dois protocolos de comparticipação relativo às condições e contratação de duas (2) Equipas de Intervenção Permanente (EIP), uma no Corpo de Bombeiros de Silves e outra no Corpo de Bombeiros de São Bartolomeu de Messines a operacionalizar já a partir de janeiro de 2023. A cerimónia que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, que enquadrou ainda a formalização de mais equipas na região.
O incremento do apoio às corporações do concelho, numa visão de progressivo reconhecimento dos bombeiros, da sua capacitação e profissionalização, tem sido uma forte aposta do executivo camarário, passando de uma (1) equipa em 2013, para seis (6) em 2023, ficando assim constituída uma força permanente assegurada por 30 operacionais nas duas corporações do concelho. Os custos associados à remuneração dos elementos, encargos relativos ao regime de segurança social, seguros e acidentes de trabalho são assegurados de forma bipartida e equitativa entre o Município de Silves e a ANEPC, aliviando assim a pressão sobre as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.
Cada equipa, composta por 5 elementos, constitui um piquete com uma disponibilidade obrigatória de 40 horas semanais, visando a prossecução das atividades e missões que estão acometidas por lei no domínio específico da proteção de pessoas e bens, e na melhoria da eficácia e eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro no Concelho de Silves, sobretudo na prevenção e resposta ao risco de incêndio florestal, incêndios urbanos, acidentes rodoviários e ferroviários, cheias, inundações e.g. 
O investimento do Município na constituição das 6 equipas é significativo, totalizando 240.000,00 € a partir de 2023. O governo central, através da ANEPC, comparticipa com idêntico valor.

 

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTREIA-SE EM COMPETIÇÕES DE NATAÇÃO ADAPTADA

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve pela primeira vez na sua história representada numa competição Natação Adaptada.

Coube a Bogdan Zaporozhets a estreia da coletividade de Cantanhede nas competições de Natação Adaptada.

A prova em causa foi o IV Open de Natação Adaptada e foi coorganizado pela Associação de Natação de Coimbra e pelo Município de Coimbra.

A competição realizou-se no passado domingo, dia 13 de novembro e teve como palco o Complexo Olímpico de Coimbra, estando presentes nesta competição, cerca de 125 atletas em representação de 21 clubes oriundos de várias associações distritais do Pais.

Recorde-se que Bogdan é um dos milhares de refugiados da Ucrânia que chegou em março ao nosso Pais e foi de imediato acolhido e integrado na equipa de natação da SCC.

O esforço e dedicação do atleta ao longo destes mese, foi bem patente nas 4 provas individuais em que competiu, tendo o mesmo assegurado desde já mínimos de participação no Campeonato Nacional de Inverno que terá lugar a 17 de dezembro em Rio Maior.

ONDE ESTÁS BAZUCA?

 

Uma montanha de dinheiro da União Europeia que vai transformar Portugal, a última oportunidade para fazer sair o país da cepa-torta, finalmente! Agora é que vai ser, com um pacote financeiro de dinheiro a fundo perdido da Eurolândia como jamais existiu, a famosa bazuca europeia! A grande oportunidade para equilibrar a balança comercial com o exterior. A oportunidade para investir no nosso futuro, assegurar o futuro, garantir que as gerações vindouras vão herdar um país melhor! Um país com futuro! Finalmente!

Creio que todos ouvimos isto. E muitos ficaram crentes. Com tamanha quantidade de dinheiro dado finalmente vamos ter condições para garantir o futuro!

Na prática, é mais do mesmo. É mais uma oportunidade desperdiçada.

A maior fatia da montanha de dinheiro vai para o estado. Os dez maiores consumidores dessa bazuca são empresas ou instituições do estado. A maior parte delas de Lisboa. Na prática, a bazuca vai pagar as despesas que o estado tem que pagar. ‘Em compensação’, as contas do estado vão ficar ‘certas’! Vai ser um festim! Temos ‘contas certas’ no estado! Vão ser as manchetes, os discursos! ‘Contas certas’ porque está a ser desviado para pagar as contas do estado o montão de dinheiro da Eurolândia. Que devia ser usado para investir no nosso futuro. Futuro? Que é isto? O importante é termos contas certas hoje! O importante é assegurarmos o tacho hoje! Estes discursos enojam!

Pouco parece importar quem nos governa e sempre governou, que os nossos jovens e melhores profissionais abandonem o país! Porque sentem que aqui não tem futuro!

Um país sempre adiado… Triste sina a nossa.


O presidente da Direção da ANIR
Eduardo Costa, Correio de Azeméis

Destaque:

“‘Contas certas’ porque está a ser desviado para pagar as contas do estado o montão de dinheiro da Eurolândia“

Reguengos de Monsaraz recebe prova do campeonato nacional de automóveis elétricos

O concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber pela primeira vez uma prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. O E-Rali Sharish - Alentejo Central decorre nos dias 19 e 20 de novembro com partidas do Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz e é a última prova do campeonato nacional destinado exclusivamente a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os automóveis destinados à condução quotidiana.

Nesta prova são esperados 25 participantes, entre os quais o líder do campeonato nacional, Eduardo Carpinteiro Albino, e o atual campeão, Nuno Serrano, que se encontra em segundo lugar, e será entre estes dois pilotos que se vai disputar o título de campeão de Portugal. As equipas participantes no E-Rali Sharish - Alentejo Central vão percorrer 199,3 quilómetros, dos quais cerca de 89 quilómetros em setores seletivos.

No sábado, entre as 9h e as 11h30, vão decorrer as verificações técnicas das viaturas no Parque da Cidade, local onde os participantes têm também as tomadas elétricas para carregarem os automóveis. A partida para a primeira etapa acontece pelas 13h30, com as viaturas a saírem a cada minuto e a terem de cumprir setores seletivos, entre outros, em São Pedro do Corval, Motrinos, ancoradouro de Monsaraz, Aldeia da Luz, Barragem de Alqueva, Campinho e na chegada, a partir das 16h45, na Destilaria Sharish, em Reguengos de Monsaraz.

No domingo, dia 20 de novembro, a segunda etapa inicia-se às 9h30 no Parque da Cidade e as viaturas vão passar por Santiago Maior, Montoito, Santa Susana e Redondo, localidade onde vai decorrer pelas 11h30 a Power Stage Urbana. Em seguida, as equipas regressam ao Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz para terminarem o E-Rali Sharish - Alentejo Central e a edição de 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, com a cerimónia do pódio marcada para as 14h.

O campeonato é organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tem como promotor o Classic Clube de Portugal e integrou seis provas, nomeadamente em Vila Nova de Gaia, Oeiras, Proença-a-Nova, Açores, Lisboa e a última neste fim de semana em Reguengos de Monsaraz.

Link para imagens: https://we.tl/t-3iqnkmzi0u
Toda a informação sobre o Rally pode ser consultada em http://www.cpnovasenergias.pt/cpne-2022/e-rali-sharish-alentejo-central/ ou nas redes sociais do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

Carlos Manuel Barão

Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal regressa ao Pavilhão Municipal dias 17 e 18 de dezembro

 

O Mercado dos Sabores de Natal está de regresso ao Pavilhão Municipal no fim de semana antes do Natal, a 17 e 18 de dezembro, promovendo os produtos gastronómicos associados a esta época, em especial as filhós, e apresentando propostas de artesanato e produtos locais que podem fazer parte da mesa de Natal e dos presentes que se costumam trocar. As inscrições para os expositores, limitadas a empresas e associações do concelho, abriram esta terça-feira, 15 de novembro, e prolongam-se até dia 2 de dezembro. Em função do espaço disponível no Pavilhão Municipal, as inscrições – que são aceites por ordem de chegada – estão limitadas a 12 associações e a 20 artesãos e pequenos produtores. O guia de participação e respetiva ficha de inscrição estão disponíveis na página do Município.

Paralelamente à venda de produtos, o Mercado dos Sabores de Natal conta com o programa de animação, de onde se destaca a presença do Pai Natal no espaço infantil com diversas atividades para os mais pequenos; as cozinhas ao vivo com as associações presentes que assim entenderem dinamizar uma sessão sobre um dos seus pratos típicos; e arruadas com concertinas. Paralelamente, fora do Pavilhão Municipal estão ainda previstas duas outras iniciativas: na manhã de dia 17 de dezembro uma plantação de árvores no âmbito do projeto Fôlego, resultado do projeto “Planta Party”; e na manhã do dia 18 de dezembro o tradicional passeio pedestre “NaTal Rota Gourmet”, este ano a realizar-se em redor da aldeia de Giesteiras. Em breve será divulgado o programa completo do Mercado dos Sabores de Natal, bem como os locais onde se poderão formalizar as inscrições para a plantação de árvores e o passeio pedestre.

Professor de Moral vai a julgamento por 87 crimes de abuso sexual

Arguido é professor de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.
Um juiz de instrução criminal do Tribunal de Guimarães decidiu levar a julgamento um professor de Moral de uma escola de Famalicão por 87 crimes de abuso sexual de menores, sendo as vítimas 15 alunas.
Por despacho de pronúncia datado de 10 de novembro, a que a Lusa hoje teve acesso, o juiz decidiu levar a julgamento o arguido nos exatos termos da acusação deduzida pelo Ministério Público.
O arguido é professor de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.
Segundo a acusação, os crimes terão sido cometidos essencialmente durante os ensaios da companhia de teatro "O Andaime", que o arguido criou naquela escola e de que era encenador.
A acusação diz que os ensaios eram sempre iniciados "com uma fase de aquecimento, durante a qual as portas se mantinham fechadas, as luzes apagadas e os estores da sala corridos, com música a tocar, e compreendiam a realização de exercícios de contracena, durante os quais os alunos fechavam os olhos e seguiam as instruções do arguido, com o objetivo de criar um estado de relaxamento e desinibição psicológica e corporal".
Acrescenta que, aproximadamente a partir de 2014, o arguido, "por razões que se prendem com a própria satisfação sexual e aproveitando o facto de ser o único responsável pela companhia, passou a participar dos exercícios de contracena, criando uma maior intimidade e aproximação corporal com as alunas do sexo feminino, de modo a facilitar a manutenção, com as mesmas, de contactos de natureza sexual".
O arguido, de 53 anos, terá até colocado dois cartões nos vidros das portas de entrada para minimizar a luz no interior da sala de ensaios.
Segundo o MP, o arguido "verbalizava de forma frequente às alunas que o contacto físico exigido nos exercícios de contracena era necessário para a desejada evolução como atrizes e, ainda, que tal método não seria compreendido por membros exteriores à companhia, assim as incentivando a não revelar os acontecimentos que tivessem lugar no decurso dos ensaios".
O MP diz que o arguido se valeu "do seu ascendente enquanto professor" e se aproveitou da "ingenuidade, imaturidade e falta e experiência sexual das suas alunas" para consumar os abusos.
Ainda segundo a acusação, o arguido, no decurso de uma aula de Educação Moral e Religião Católica, mandou os alunos deitarem-se alegadamente para "efetuarem exercícios de respiração" e, com as luzes apagadas, terá acariciado uma aluna.
Licenciado em Ciências Religiosas, o arguido vai responder por 87 crimes de abuso sexual de menores dependentes, que tinham entre 14 e 17 anos.
O docente foi alvo de um processo disciplinar por parte da Inspeção Geral de Educação e Ciência, de que resultou a sua suspensão preventiva entre 4 de fevereiro e 17 de junho de 2019.
Depois disso, retomou a atividade mas, em finais de outubro deste ano, e segundo o Ministério da Educação, "foi afastado da escola, enquanto se aguardam as decisões" dos processos disciplinar e judicial em curso.

SIC Notícias

Mau tempo: Infraestruturas de Portugal adia trabalhos na Ponte da Figueira da Foz

A Infraestrutura de Portugal (IP) adiou os trabalhos previstos para quarta e quinta-feira na Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz, devido às previsões de chuva forte e persistentes para os próximos dias, foi hoje anunciado.
Segundo o organismo público, as novas datas para a realização das intervenções previstas no âmbito da empreitada de reabilitação e reforço daquela infraestrutura serão oportunamente divulgadas.
Estava previsto o condicionamento do trânsito, com a supressão parcial das vias da esquerda, sendo que na quarta-feira os trabalhos decorreriam no sentido norte/sul e na quinta-feira no sentido sul/norte, entre as 08:30 e as 17:30.
A requalificação e reforço da Ponte Edgar Cardoso, sobre o Rio Mondego, vai durar cerca de 21 meses, representando um investimento de 16,8 milhões de euros.
A Ponte da Figueira da Foz, como também é conhecida, projetada pelo professor Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro ‘atirantado’ realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.
De acordo com a IP, a partir de fevereiro o trânsito será cortado no período noturno, com exceção para os veículos de emergência, entre as 20:30 e as 06:30, exceto nas noites de sexta-feira para sábado e sábado para domingo.
A circulação pedonal, de bicicleta ou outros meios vai estar também impedida a partir do início dos trabalhos e durante toda a obra.
Está previsto ainda a colocação de semáforos limitadores de velocidade para o trânsito que circular na ponte, de 1,4 quilómetros de extensão, e o corte alternado das duas faixas de rodagem, com circulação condicionada a uma via em cada sentido.
A parte mais importante da obra será a substituição dos tirantes, mas a intervenção inclui também o reforço das vigas do tabuleiro e do sistema de fixação do tabuleiro, reabilitação dos aparelhos de apoio, decapagem e pintura geral do tabuleiro metálico e trabalhos complementares de pavimentação, iluminação, drenagem, juntas de dilatação, reparação e proteção de superfícies de betão.

Madremedia

Micro, pequenas e médias empresas dispensadas de metade do 3.º pagamento por conta

Governo pelo atual enquadramento inflacionista e importância de manter apoios à atividade económica
As cooperativas, micro, pequenas e médias empresas (PME) e as empresas qualificadas como 'small mid cap' podem ser dispensadas de 50% do terceiro pagamento por conta do IRC, segundo um despacho agora publicado.
Em causa está a isenção parcial do pagamento por conta cujo prazo se vence a 15 de dezembro do ano a que respeita o lucro tributável e cuja dispensa é justificada pelo Governo pelo atual enquadramento inflacionista e importância de manter apoios à atividade económica.
Os sujeitos passivos qualificados como cooperativas ou como micro, pequenas, médias empresas ou como empresa de pequena-média capitalização (Small Mid Cap), [...] podem ser dispensados de metade do terceiro pagamento por conta do IRC [...] relativo ao período de tributação que se inicie em ou após 1 de janeiro de 2022," refere o despacho assinado pelo secretário de Estrado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e agora publicado.
O pagamento por conta é uma das formas de as empresas irem adiantando o IRC que têm a pagar, mas cujo valor final apenas é apurado no ano seguinte, com a entrega da declaração anual Modelo 22.
A lei determina que as empresas fazem três pagamentos por conta - em julho, setembro e dezembro - sendo o valor calculado com base no imposto liquidado relativamente ao ano anterior ao destes pagamentos.
fórmula de cálculo dos pagamentos por conta é sensível à faturação anual das empresas, havendo a possibilidade de as empresas suspenderem a terceira prestação, caso verifiquem que o montante que já adiantaram supere o imposto que tenham a pagar.
O diploma assinado por António Mendonça Mendes determina que esta dispensa de metade do terceiro pagamento por conta "apenas é aplicável nas entregas efetuadas pela sociedade dominante, em resultado da aplicação do Regime Especial de Tributação de Grupos de Sociedades [...] , quando todas as sociedades que integram o grupo sejam classificadas como micro, pequenas, médias empresas ou como empresa de pequena-média capitalização (Small Mid Cap)".
De acordo com a lei considera-se como uma empresa de média capitalização (Mid Cap) aquela que, não sendo PME, empregue menos de 3.000 pessoas, sendo que na categoria das empresas de média capitalização, considera-se como uma empresa de pequena-média capitalização (Small Mid Cap) aquela que empregue menos de 500 pessoas.
O despacho determina ainda, tal como a Lusa já tinha noticiado, que em novembro, os sujeitos passivos do IVA, no regime trimestral e mensal, podem pagar o imposto em três ou seis prestações mensais, de valor igual ou superior a 25 euros, sem juros.

SIC Notícias/Lusa

No próximo dia 21 de novembro, na sala C do Biocant Park. Segunda edição do Região de Coimbra Empreende+ apresentado em Cantanhede

 

Estão abertas inscrições para o workshop de apresentação da 2.ª edição do projeto Região de Coimbra Empreende + que vai ter lugar no próximo dia 21 de novembro, às 14h30, na sala C do Biocant Park.

Organizado em conjunto pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN-Incubadora) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), a iniciativa visa estimular e sensibilizar para o empreendedorismo qualificado e criativo na região, através de workshops de sensibilização que vão percorrer os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Com participação gratuita, as sessões de trabalho pretendem assim reunir potenciais empreendedores, bem como mentores, com experiência em empreendedorismo e inovação, para melhorar as ideias de negócio e capacidades de comunicação dos participantes, bastando apenas de uma pré-inscrição através do link https://forms.office.com/r/RmmpcDgpTE para o efeito.

Este programa de aceleração de ideias é co-financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do PT2020 e do CENTRO 2020 e está a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro, com todas as informações disponíveis para consulta no site https://www.regiaodecoimbramais.pt/

Recorde-se que entre abril e maio deste ano, o programa Região de Coimbra Empreende+ fez um périplo por todos os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, onde apresentou o programa a potenciais empreendedores. Desse roteiro pelo território foram submetidas 92 as candidaturas, tendo sido selecionadas 30 ideias de áreas tão diversas como o turismo, design, saúde e bem-estar, comunicação, marketing ou tecnologias de informação.

Este projeto visa ainda apoiar o desenvolvimento de ações de capacitação para o estímulo ao espírito empresarial, para a criação de novas empresas, para a inovação, internacionalização, e para a prospeção e acesso a novos mercados, com competências especificas e complementares: conhecimento do território e apoio a empreendedores.

O Região de Coimbra, Empreende+ prevê ainda várias ações num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, DIA 15 DE NOVEMBRO, EM VALE DE LOUSAS, FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

 

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido em Vale de Lousas, Freguesia de Alcantarilha, por um período indeterminado, de dia 15 de novembro.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

...

“Águeda é Natal” transforma a cidade num palco gigante de luz e sonhos

 O Maior e Menor Pai Natal do Mundo, espaços encantados e iluminações natalícias estão de regresso para mais uma edição do “Águeda é Natal”

Um dos eventos mais aguardados do ano está a chegar. O “Águeda é Natal” arranca na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, com a cerimónia simbólica do acender das luzes por toda a cidade, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
“Este evento, que se prolonga até dia 8 de janeiro, é já uma marca de Águeda e uma aposta estratégica na promoção do nosso território, ao mesmo tempo que representa um contributo muito relevante para a dinamização do comércio local”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, avançando que na edição de 2022 a Autarquia pretende continuar a surpreender os visitantes com muitas novidades.
Águeda manterá dois dos seus grandes ícones como atrações deste Natal, o Maior e o Menor Pai Natal do Mundo: o primeiro, com cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s, está colocado, como habitual, no Largo 1.º de Maio, “olhando” a cidade de frente, num convite a todos os que nos visitam a apreciarem as instalações e iluminações que evocam a magia do Natal; o segundo, uma nano-estrutura do artista Willard Wigan, que só poderá ser visualizada através de microscópio (com o “homem das barbas brancas” a caber no buraco de uma agulha), está exposto no Posto de Turismo de Águeda, que neste período terá um horário mais alargado (de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 20 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 20 horas).
As ruas já estão decoradas a rigor, com várias instalações e com os famosos guarda-chuvas que, nesta quadra, fazem brilhar as ruas da cidade. Todos os anos as ruas são iluminadas de forma diferente, sendo que a grande novidade este ano, integrada no projeto RAIL FEST, é a iluminação do Parque de Alta Vila, que será transformado num parque encantado, com luz, cor e magia.
No Mercadinho de Natal, haverá propostas para os mais gulosos e está ainda disponível uma feira de artesanato, sem esquecer os carrósseis e as diversões.
“Sendo de entrada gratuita, pretendemos envolver toda a cidade neste grande evento, que atrai cada vez mais atenções e visitantes de todo o país, que espalham pelas redes sociais as imagens de Águeda, promovendo o nosso território”, continuou Edson Santos, salientando que este investimento que o Município faz na dinamização do “Águeda é Natal”, para além do efeito turístico no concelho, é também “uma boa oportunidade para o comércio local”.
 
Programa de animação
A programação de Natal (disponível em www.cm-agueda.pt) inicia-se, como referido, com a sessão de acender das luzes. No sábado, dia 19 de novembro (16h30), haverá uma Parada de Natal, com mais de 20 figuras do imaginário infantil, como a Branca de Neve e os 7 anões, duendes, soldadinhos de chumbo, Pato Donald, bonecos de neve, esquilos e renas, que serão “liderados” por uma marioneta gigante e acompanhados pela Banda Castanheirense e que percorrerão algumas das principais ruas da cidade até se “encontrarem” com o Maior Pai Natal do Mundo, no Largo 1.º de Maio.
Os Mimo’s Dixie Band vão fazer das suas tropelias no dia 10 dezembro, nas ruas e avenidas da cidade, com duas performances agendadas para as 15 e as 16 horas.
O Parque de Alta Vila “concentrará” algumas das animações de rua, com a atividade “Gnomos no Parque”, que irá acontecer nos dias 17, 22, 23 e 26 de dezembro, bem como com um concerto de Talita Cayolla, no dia 23 (16 horas), na Capela do Parque. Do programa constam algumas iniciativas como uma oficina de criação de decorações de Natal (dia 3 de dezembro, no Salão de Chá); uma cozinha de Natal Multicultural (dia 23, às 15 horas), a projeção do filme “The nightmare before Christmas” (dia 26 de dezembro, às 21 horas) e a leitura de contos tradicionais portugueses (dia 27 de dezembro, às 21 horas) estes últimos no Edifício das Residências Artísticas.
A par de toda a dinâmica de rua, o programa preparado pelo Município de Águeda para este período engloba iniciativas nos vários equipamentos municipais. No Centro de Artes de Águeda, haverá “Sinais de Pausa”, dança (18 de novembro, 21h30); “O meu avô consegue voar”, teatro de marionetas (20 de novembro, 17 horas); Concerto Santa Cecília, pelo Conservatório de Música de Águeda (27 de novembro, 17 horas); Zoo Story, teatro (9 de dezembro, 21h30); Chefe Silva, no âmbito do Ciclo “Quinta às 7” (15 de dezembro, 19 horas); “Diogo”, de Luís Franco-Bastos (17 de dezembro, 21h30); e “Ficar para ver estrelas” (18 de dezembro, 17 horas).
Já na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, no âmbito da rubrica “Porque hoje é sábado”, sempre às 11 horas, está prevista a oficina e conto de Pedro Seromenho, intitulada “Velhos são os trapos”, (19 de novembro); a oficina para famílias “Natal! Natal!” (3 de dezembro); “Uma história de Natal no centro da Terra”, por O Som de Algodão (10 de dezembro); A Mala do Malaquias: o presente perfeito (17 de dezembro).
Está agendado também um recital com João Paulo Moreira (piano), integrado no Ciclos de Lua Nova, série internacional de recitais de piano e música de câmara, no Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro (26 de novembro, 18h). O Coro da Cruz Vermelha de Águeda vai apresentar o espetáculo “Cantando o Natal” em três momentos: no dia 10 de dezembro, às 21h30, na Igreja Matriz de Aguada de Cima; no dia 16 de dezembro, às 21h30, na Igreja Matriz da Borralha; e dia 18 de dezembro, às 16 horas, na Igreja Matriz de Barrô.
Em termos desportivos, destaque para o “Natal com Desporto – Caminhada, Corrida e Cicloturismo”, marcado para dia 18 de dezembro, às 10 horas, na Praça do Município, e uma hora depois, haverá uma aula de zumba, no Largo 1.º de Maio.

Ana Sofia Pinheiro

Projeto FÔLEGO apresentado na COP 27

 

O projeto FÔLEGO – que alia artes e ciência para refletir e agir sobre o clima - integrará duas sessões oficiais da 27ª conferência das Nações Unidas para o clima (COP 27), a 10 e 17 de novembro. Baseado em cinco municípios do Centro de Portugal - Mação, Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei – o projeto FÔLEGO leva a realidade deste território até à conferência, decorrente no Egipto, no âmbito da agenda para o combate às alterações climáticas.

As apresentações, dedicadas à problemática dos incêndios florestais – tema central do projeto e um dos maiores desafios climáticos da região e do país - estarão a cargo dos parceiros do FÔLEGO Steve Hartman, diretor executivo da BRIDGES Sustainability Science Coalition e António Louro, vice-presidente do município de Mação. Esta sinergia já resulta do intercâmbio de residências artísticas e académicas “Ice and Fire” – atividade do FÔLEGO que liga Portugal e a Islândia neste esforço conjunto.

A participação na COP - maior e mais importante conferência anual dedicada ao clima – ocorre no mês em que o projeto completa um ano de atividade no território, dezenas de atividades integradas num programa de espetáculos e trabalhos comunitários com a população, visando a sensibilização para o problema por via das artes.

A COP reúne líderes mundiais com o objetivo de firmar compromissos mais fortes entre governos para combater as alterações climáticas à escala global. A adaptação dos territórios às consequências das alterações climáticas (aumento dos riscos de incêndio, seca, inundações e variações de temperatura) será um foco principal, a par da mitigação dos efeitos – com principal destaque para a redução da emissão de gases de efeito estufa – e da avaliação de métodos e compromissos para financiar a transição verde.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto FÔLEGO é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, Heidi Rustgaard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

Em 2023, o FÔLEGO, bem como seu âmbito e território, será de novo apresentado numa conferência internacional de parceiros da rede “Future Earth”.

Coimbra | 17 de novembro | 10h00 | ESAC – Auditório H1 "A experiência australiana para a prevenção e supressão de incêndios em Portugal" em seminário na ESAC


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe, no próximo dia 17 de novembro, pelas 10h00, no seu auditório H1, o seminário subordinado ao tema "A experiência australiana para a prevenção e supressão de incêndios em Portugal", promovido pela AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P., em parceria com o Rotary Club de Ponta Delgada.

O seminário conta com especialistas australianos nas áreas de fogo controlado e fogo de supressão, apoio à decisão, utilização de máquinas de rasto e gestão de sistema de comando e controlo, que se encontram em Portugal a fim de partilharem o seu conhecimento e experiência com as várias entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

São públicos-alvo do evento os dirigentes intermédios e os técnicos das várias entidades públicas e privadas que fazem parte do SGIFR.

Para participar não é necessária inscrição prévia, sendo que o evento será também transmitido on-line, através da plataforma Zoom, no seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95550419821?pwd=M1lTZy96VDh4R1IyeEYrUXB4OE9nUT09 (ID da reunião: 955 5041 9821; Senha de acesso: 984815).

Sábado, dia 19 de novembro: Sabores locais em prova no Mercado de Cantanhede

 

O Mercado Municipal de Cantanhede vai ter na manhã do próximo sábado, 19 de novembro, um ambiente diferente do habitual, com a realização de algumas ações de animação. O objetivo é dinamizar a afluência de visitantes e evidenciar algumas das vantagens de fazer compras numa área comercial vocacionada para a venda dos produtos locais.

Promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a CIM - Região de Coimbra, no âmbito do projeto “Rota dos Mercados”, o evento inclui a participação da Chefe Inês Branco, que num showcooking irá confecionar sabores a partir da utilização de produtos agrícolas cultivados na zona. Vencedora do “Young Chef Award Região de Coimbra/2021, Inês Branco contará com o apoio de alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, que irão oferecer aos visitantes do mercado o resultado da experiência, servindo ainda vinhos de empresas produtoras locais que se associaram à iniciativa. São elas a Adega Cooperativa de Cantanhede, a Quinta de Baixo,a Quinta do Pingão, a Alfora Vinhos, a Avelino Reis dos Santos, a Quinta Vale d’Igreja, a Adega Silva Salgado e Idálio Estanislau, assinalando-se assim o Dia Mundial do Enoturismo.

Outra vertente relevante do programa é a inauguração da exposição de fotografia “Tanoaria — uma arte em extinção?!”, um testemunho que segundo a autora, Ana Cristina Silva, visa dar visibilidade a uma atividade cada vez menos conhecida e promover o reconhecimento da sua importância.

A animação musical do recinto do Mercado Municipal estará a cargo da concertinista Laura Nadine Santos e do guitarrista José Loureiro.

Esta ação no âmbito da “Rota dos Mercados” visa promover também a plataforma digital Da Terra à Mesa, através da qual se faculta o contacto direto dos consumidores com os pequenos agricultores locais, incrementando por essa via a comercialização dos seus produtos.

Criada no âmbito do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA), a plataforma representa uma aposta na dinamização do setor primário da economia, pois assegura um circuito curto de comércio que reduz a intermediação e que não só facilita a todos os consumidores um acesso rápido a produtos saudáveis e de elevada qualidade, como funciona como um canal eficaz para o escoamento da produção local em pequena escala.




Águeda | Ecopista do Vouga inaugurada em “mais um dia feliz para a região”

 Obra liga os lugares de Foz (no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga) e Sernada do Vouga (Águeda)
 
“Este é mais um dia feliz para a nossa região”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no sábado, na inauguração da Ecopista do Vouga, que aproveita parte do espaço canal da antiga linha férrea do Vouga, ligando Sernada do Vouga à pista já construída em Sever do Vouga, num total de 4,6 quilómetros.
Esta obra, executada pelo Município de Águeda nos territórios dos concelhos de Águeda e Albergaria-a-Velha, resultou de um investimento de 229 133,50 euros (já com IVA) e foi cofinanciada pelo Turismo de Portugal, I.P., através do Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior em 105 957,83 euros.
A valorização deste território, “desta paisagem maravilhosa, ladeada pela Nacional 16”, é precisamente o grande objetivo desta intervenção, salientou Jorge Almeida, acrescentando que “sendo um profundo defensor e apaixonado pela ferrovia, gostaria de ver a linha ocupada pelos comboios, mas que depois de terem levantado os carris, há já umas décadas, esta é a melhor utilização possível”. Uma obra que permite a fruição, em lazer ou desporto, de parte do espaço canal dedicado à linha férrea, substituído por uma via ciclável que, no sábado, foi percorrida pela primeira vez pelos vários autarcas presentes no ato inaugural.
De destacar a presença do vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, Mauricio Moreira, acompanhado por outros atletas da equipa profissional de ciclismo sediada em Águeda, Glassdrive/Q8/Anicolor, que fizeram este percurso ciclável entre Sernada e Sever do Vouga.
A conclusão da Ecopista do Vouga, com uma extensão de 4628 metros (dos quais 900 metros se situam no concelho de Albergaria-a-Velha) representa ainda, frisa o Edil aguedense, “um ato de justiça e de boa-vizinhança para com Sever do Vouga”, que já havia concluído a sua ciclovia. Permite, assim, ligar os concelhos de Águeda e de Albergaria-a-Velha, desde o Complexo Ferroviário de Sernada ao troço da Ecopista do Vouga já executado em Sever do Vouga, dando aos utilizadores que fazem este percurso boas condições cicláveis.
Integra um projeto mais alargado da Grande Rota da Região de Aveiro, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). A partir da Ecopista do Vouga e depois da obra que se perspetiva executar pelos municípios de Dão-Lafões, “vamos ficar com mais de 100 quilómetros de ininterruptos de ecopista, criando um corredor ciclável de âmbito regional”, frisou o presidente da Câmara de Águeda.
Presentes na inauguração, António Loureiro e Pedro Amadeu Lobo, presidentes das câmaras municipais de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga respetivamente, salientaram precisamente as relações de cooperação e boa-vizinhança entre os municípios, de que a construção da pista ciclável é apenas um exemplo. Uma obra que consideram que “valoriza este nosso território”, respeitando a natureza e dinamizando toda uma região, dos pontos de vista turístico, desportivo e económico.,
A este propósito, os autarcas dos três municípios manifestaram o empenho na valorização e dinamização da Estrada Nacional 16, “uma das mais bonitas do país” e que acompanha a Ecopista agora inaugurada.
Ribau Esteves, presidente da CIRA, salientou, na inauguração da Ecopista do Vouga, que esta obra representa “a capacidade de somar, a união e cooperação” que possibilita “realizar coisas que interessam ao território”. Com estas intervenções “estamos a aumentar a atratividade do nosso território”, dando o “nosso contributo para o presente e futuro”.
A região de Aveiro é, lembra, cada vez mais procurada por turistas “com grande exigência e capacidade financeira”, que valorizam “territórios com valores de natureza” como o da Região de Aveiro, pelo que “esta forma de cooperação torna-nos mais capazes e atrativos”.

 Ana Sofia Pinheiro

Câmara de Águeda apoia Bombeiros Voluntários com mais de 380 mil euros

 Protocolo de Colaboração e Apoio Municipal à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda foi apresentado na sexta-feira ao final do dia
 

A Câmara Municipal de Águeda e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA) apresentaram o protocolo de colaboração e apoio municipal, sexta-feira ao final do dia, no Salão Nobre da instituição, que se traduz num investimento que pode atingir os 380 mil euros (340 mil euros em protocolo e 40 mil euros referentes a regalias sociais).
Estes valores refletem um reconhecimento “pelo excelente trabalho que é realizado todos os dias pelos bombeiros de Águeda” e o compromisso de em equipa, com a proteção civil e órgãos de decisão, como as Juntas e Câmara Municipal, servir a população. “É isto que temos que fazer, todos, mobilizar as nossas melhores vontades para fazer o que é mais genuíno e que deve ser diferenciador no ser humano: o auxílio ao próximo”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O Edil enalteceu ainda o trabalho que está a ser preconizado pela AHBVA na formação de bombeiros, com o centro criado em Belazaima do Chão, que é “referência nacional” e que é procurado por corporações de todo o país.
“Orgulho-me muito dos Bombeiros de Águeda, que estão cada vez mais capacitados”, declarou, acrescentando que a corporação aguedense é “mais apoiada que qualquer outra por câmaras municipais” na região. Nos últimos 10 anos, o quadro de contribuições municipais para a AHBVA demonstra um crescimento acentuado: se, em 2012, o apoio concedido à corporação aguedense foi de 99 738,21 euros, este ano o contributo para o funcionamento, aquisição de equipamentos ou outros apoios é de 380 411,31 euros.
O protocolo apresentado na última sexta-feira, que suporta a sua aplicação nas recomendações do Tribunal de Contas, evidencia um apoio efeito à AHBVA, como já referido, no valor total de 340 411,31 euros, que se traduz em: subsídio à atividade; contribuição para as Equipas de Intervenção Permanente (EIP), que, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, assumem em partes iguais as despesas de operacionalização; investimento para a aquisição de viaturas e/ou equipamento operacional e de proteção civil; encargos com o seguro de acidentes pessoais dos bombeiros profissionais e voluntários; apoios extraordinários e regalias sociais dos bombeiros.
De referir que, atualmente, a AHBVA dispõe de três EIP’s (duas a funcionar no quartel sede e uma na secção de Agadão). Na sexta-feira, foi anunciado que o Município de Águeda e a AHBVA apresentaram junto da ANPC a necessidade de atribuição de uma quarta EIP, no âmbito de um concurso nacional que está a decorrer.
No que se refere ao subsídio à atividade, respeita à colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil, à manutenção da estrutura do dispositivo de combate a incêndios, bem como a cedência de utilização de uma máquina de rastos (no âmbito da prevenção e do combate a incêndios, conforme preconiza o Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios) e apoio para a sua operacionalização, que tem como objetivo a abertura de faixas para evitar propagação de fogos, abertura de novos acessos e beneficiação de existentes e ainda criação de perímetros de segurança, por exemplo.
Os vários apoios destinam-se ainda a contribuir para a manutenção da estrutura de salvamento aquático, assegurar o Serviço de Brigadas de Aeródromo (na íntegra, durante o período crítico de incêndios rurais; e comparticipação, durante o restante do ano), assim como o apoio ao funcionamento da Unidade Local de Formação.
Todas as ações de prevenção e apoio que a associação assegura, a título gracioso, às iniciativas, atividades e eventos desenvolvidas pelo Município, quer sejam desportivas, culturais ou ambientais, incluindo o lançamento de fogo de artifício, são também apoiadas através deste protocolo.
De referir ainda a instalação, pelo Município, de uma Unidade de Produção de Auto Consumo (painéis fotovoltaicos), que permitem uma redução na fatura energética da corporação.
Quanto às regalias sociais, de recordar que a Câmara de Águeda apoia os bombeiros voluntários com isenção de IMI (da primeira habitação, própria e permanente, até um valor máximo de 250 euros); isenção de pagamento de taxa de recolha de lixo sólido e urbano; equiparação a beneficiários de Escalão A dos apoios sociais às crianças que frequentam as escolas e pré-escolas; devolução de 50% das despesas dos serviços de berçário e infantário até um máximo de 150 euros mensais por filho; serviços de pré-escolar e ATL gratuitos; acesso gratuito às piscinas municipais e às iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pelo Município; isenção de pagamento de Programa Ocupacionais Municipais; bem como prioridade na atribuição de bolsas de estudo, no apoio ao arrendamento e na habitação social.
Manuel São Bento, presidente da Direção da AHBVA, enalteceu o empenho e contributo do Município de Águeda nos apoios que concede à corporação. “É indiscutível que sem o apoio da Câmara e das entidades oficiais, como o Estado, não conseguiríamos fazer o que fazemos”, disse, acrescentando que o valor atribuído “é apenas parte do que a associação necessita” para cumprir as suas funções.
Os apoios concedidos “são aqueles que a lei permite”, mas para desempenhar com eficácia e qualidade o seu trabalho “a associação tem que investir” para complementar, contando, para isso, com o apoio de empresas e privados, a quem aproveitou para agradecer.

Ana Sofia Pinheiro

 

Vagos assina protocolo do Programa ‘Formação + Próxima’ com o Turismo de Portugal

Qualificar pessoas e destinos é o tema escolhido para abordar na assinatura do Protocolo do Programa “Formação + Próxima” que se realiza na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, às 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal João Grave. 
Qualificar pessoas é um dos primeiros passos para capacitar destinos. E foi tendo presente esta premissa que o Município de Vagos aceitou o desafio do Turismo de Portugal para implementar o programa ‘Formação + Próxima’.
Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, Adriana Rodrigues, da Turismo do Centro e José Luís Marques, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, juntam-se a Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, na sessão que antecede o ato formal da assinatura do protocolo, para refletir sobre a importância de qualificar pessoas, os desafios da formação para o turismo, a oferta existente/a criar e os novos paradigmas.
De seguida, Sandra Simões, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra fará a apresentação do programa “Formação + Próxima”, objetivos e formações futuras.
O programa “Formação + próxima”, do Turismo de Portugal, visa capacitar os colaboradores do setor do turismo, de forma gratuita, através de formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais em regime presencial e à distância.
O intuito desta formação passa, também, por acrescentar valor ao tecido empresarial da região através de um programa que seja mais próximo das pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios. Pretende-se, desta forma, profissionalizar o turismo do concelho e todos os serviços complementares a este setor, de forma a valorizar os nossos recursos endógenos e integrá-los numa rede de oferta turística abrangente e consolidada.
O plano de formação previsto tem a duração de 2 anos e abrangerá áreas diretamente ligadas ao turismo como o reconhecimento do território para melhor o promover, línguas estrangeiras, gastronomia, gestão de alojamentos, animação turística, assim outras áreas ligadas à gestão de negócios, marketing, vitrinismo, empreendedorismo, entre outros.

Formações 2022:
“Marketing digital: Como promover o seu negócio on-line?” - 12 horas
Presencial: 18 e 25 de novembro | Biblioteca Municipal de Vagos
Online: 22 e 24 de novembro
Horário pós-laboral: 18h30 às 21h30
Público-alvo: Público geral
“Vinhos tranquilos da Região da Bairrada – os Brancos, os Rosés e os Tintos” - 3 horas
23 de novembro |15h30 e as 18h30 | Casa-Museu de Santo António de Vagos
Público-alvo: Setor da restauração, alojamento e outros interessados
“Surf e Salvamento – Vagos, um destino seguro” - 8 horas
2 e 3 de dezembro | Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos
Dia 2: 18h às 22h | Dia 3: 9h às 13h
Público-alvo: Praticantes de surf e outros interessados
Se é agente económico e quer capacitar os seus recursos numa área específica quer na área de turismo como em qualquer outra área, entre em contacto para turismo@cm-vagos.pt .