segunda-feira, 24 de maio de 2021

Proença-a-Nova | Tecnologia, ciência e inovação fundamentais para um futuro mais verde


“O respeito pelos ecossistemas, a necessidade de preservarmos os territórios e os seus recursos para as gerações futuras e a construção de soluções cada vez mais modernas e verdes têm de ser valores que acompanham todo o nosso trabalho e acompanham o trabalho de todos”: foi desta forma que a Ministra da Coesão Territorial iniciou a III Edição do BiodivSummit, evento que decorreu online, com transmissão em direto a partir do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, a 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade. Para Ana Abrunhosa, os próximos fundos europeus que vão chegar a Portugal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030, reforçam os valores assentes na “criação de dinâmicas sustentáveis de crescimento, de valorização do território, de desenvolvimento económico e social e de inclusão social”.
Também o Pacto Ecológico Europeu tem um plano de ação com vista a atingir neutralidade carbónica até 2050, indicando medidas a tomar em vários sectores, que passam por investir em tecnologias não prejudiciais para o meio ambiente ou apoiar a inovação industrial, entre outras. “São passos fundamentais para a nossa economia cada vez mais servir as pessoas e servir a natureza e proteger a natureza: não pode ser de outra maneira”, reforçou a Ministra.

João Paulo Catarino, Secretário de Estado Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, durante o encerramento da sessão, alertou para a redução substancial da biodiversidade que temos no contexto mundial e nacional e as implicações graves na nossa saúde ambiental. “Esta pandemia veio-nos mostrar como a saúde ambiental está intimamente relacionada com a saúde animal e, por consequência, com a saúde humana”. Nesse sentido, o Governo tem em curso programas para restauro de ecossistemas que perderam a diversidade biológica. “É tão importante festejarmos este dia internacional da biodiversidade e que este dia seja lembrado todos os dias”, referiu.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destacou o equipamento onde se realiza o BiodivSummit: o Centro Ciência Viva da Floresta – o único dentro da rede de Ciências Viva que está relacionado com a biodiversidade. “Nesta economia viva que queremos para territórios de baixa densidade, que denominamos de interior, traduzimos também o que está alinhado no próximo Quadro Comunitário de Apoio e com o acordo verde que foi definido pela União Europeia. Proença-a-Nova está também alinhada com estes objetivos e a realização deste evento é um contributo que damos para a sensibilização e transmissão de conhecimento para a nossa sociedade”, referiu nas boas vindas, onde agradeceu a presença de todos os palestrantes e moderadores. A introdução ficou a cargo de Fausto Freire, coordenador do Centro de Ecologia Industrial da Universidade de Coimbra, que abordou o tema do evento a partir da “economia circular e ecologia industrial”.

No primeiro painel, dedicado à proteção e valorização do território, participaram Adriano Fidalgo, administrador executivo da Astrolábio e moderador, Fernanda do Carmo, diretora-geral do Território, Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, e André Dias, investigador no SERQ. O segundo painel, dedicado à temática da produção biológica, contou com as intervenções de Augusto Nogueira, Coordenador da Pinhal Maior, António Moitinho Rodrigues, professor coordenador da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Pedro Morais, da Associação Portuguesa de Ecoturismo, tendo a moderação de Duarte Magalhães, gestor e professor universitário.

A finalizar, no painel sobre reengenharia de processos, intervieram António Tadeu, presidente da direção do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, António Taveira Gomes, presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local de Matosinhos, e Nelson Ferreira Pires, CEO da Jaba Recordati, num debate moderado por Carlos Coelho, diretor executivo de Novos Projetos de Energia do Grupo Altri.

Este evento contou ainda com a participação especial do projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova: os principais momentos do dia 20 de maio foram recordados durante a emissão que pode ser revista a qualquer momento em www.biodivsummit.pt.

Município entrega diploma de louvor ao comandante de cessante dos Bombeiros da Maceira


O Município de Leiria procedeu este segunda-feira à entrega de um voto de louvor a Luís Ferreira, comandante cessante dos Bombeiros Voluntários da Maceira.
O voto foi concedido, por deliberação da reunião de Câmara Municipal de Leiria, em reconhecimento pelo seu desempenho nos últimos 40 anos naquela corporação.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, destacou a capacidade de liderança de Luís Ferreira, sempre assento no espírito colaborativo e na capacidade de construção de pontes, uma sessão que serviu igualmente de mote para agradecer o importante papel social da corporação na freguesia da Maceira.

O homenageado, Luís Ferreira, confessou sentir-se honrado com uma distinção que, disse, reflete o reconhecimento pelo trabalho da instituição.

“Este reconhecimento é para todos”, disse, referindo que continuará disponível, enquanto cidadão, para continuar a zelar pelo bem de todos.

Luís Manuel Gomes Ferreira, de 62 anos, ingressou cedo na Corporação dos Bombeiros Voluntários da Maceira, destacando-se pelo enorme altruísmo, pelo espírito de iniciativa e pela elevada capacidade de organização.

Fruto das suas qualidades técnicas e humanas, o Comandante Luís Ferreira assumiu-se sempre como um elemento fundamental na Corporação, colocando a sua competência e disponibilidade em todas as operações de socorro e proteção, em prol da segurança e bem-estar dos seus concidadãos.

No cumprimento da missão que lhe foi confiada enquanto Comandante dos Bombeiros Voluntários da Maceira, é de enaltecer o seu profissionalismo, a sua elevada responsabilidade e a sua capacidade de liderança, qualidades que aliadas ao seu elevado espírito de missão, permitiram operacionalizar as soluções mais eficazes para maximizar a capacidade de resposta da estrutura que liderou ao longo destes 40 anos, fazendo dos Bombeiros Voluntários da Maceira uma Corporação de referência na Região de Leiria.

Reconhece-se a abnegação, o sentido de lealdade, o empenho e a dedicação em prol do concelho de Leiria e da causa humanitária.

PS questiona Governo sobre condições em que portugueses foram impedidos de entrar no Reino Unido

O PS questionou hoje o Governo sobre quais as condições em que cidadãos portugueses foram impedidos de entrar no Reino Unido, e se tem estado em contacto com as autoridades britânicas. 

Numa pergunta dirigida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, diz ser "importante saber se as autoridades inglesas estão a informar devidamente as autoridades consulares portuguesas sobre as devidas expulsões e detenções e se os cidadãos a quem isso acontece são informados sobre os seus direitos".

Fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse na semana passada à agência Lusa que pelo menos dois cidadãos portugueses foram impedidos recentemente de entrar no Reino Unido devido à falta de visto de trabalho, tendo um deles sido detido temporariamente.

"Os dois cidadãos nacionais foram acompanhados pelos serviços consulares, tendo os dois casos constituído objeto de interlocução com as autoridades britânicas. Estes cidadãos nacionais foram informados de que teriam de regressar a Portugal, como veio a suceder", indicou ainda.

De acordo com outras notícias, dezenas de outros europeus foram detidos temporariamente em centros de detenção ou em condições desconfortáveis, potencialmente violando os direitos e as regras da boa cooperação e União Europeia UE).

Os deputados socialistas subscritores da interpelação consideram que esta situação é preocupante porque a comunidade portuguesa de cerca mais de 300 mil pessoas pode "vir a ter problemas nas suas deslocações, sobretudo num contexto de férias em que a pandemia tem causado constrangimentos nos serviços públicos para emissão de documentos".

Perguntam ainda o que podem fazer a UE e Portugal "para evitar rejeições abusivas de cidadãos comunitários por parte do Reino Unido e eventuais violações dos direitos fundamentais".

Numa visita ao Reino Unido na semana passada, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, garantiu que os cidadãos podem entrar no Reino Unido e ficar até 90 dias sem visto se vierem em turismo ou para visitar amigos e família.

"Só é preciso visto para quem vem de Portugal trabalhar. Se vier trabalhar, é preciso trazer um visto de residência e um contrato", lembrou, a propósito das novas regras de imigração em vigor desde a saída do Reino Unido da UE (Brexit).

MUNICÍPIO DA COVILHÃ COMEMORA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


O contexto de pandemia alterou drasticamente e de forma inesperada as nossas rotinas, afetando instituições, sistemas e estruturas sociais, de que salientamos os ambientes educativos e as relações pessoais e familiares. As crianças foram particularmente afetadas, com alterações dos seus quotidianos e práticas, manifestando-se também na forma como brincam e na interação com os seus pares, circunstâncias fundamentais no seu desenvolvimento.
A proximidade temporal de três efemérides marcantes na vida das nossas crianças motivou o Município da Covilhã, através da Biblioteca Municipal da Covilhã e do Projeto EU SOU +, no âmbito da área de intervenção socioeducativa, a promover um conjunto de iniciativas que permitam centrar as atenções e preocupações dos agentes educativos em dois pressupostos: as experiências de brincar e, em particular, os jogos físicos e mentais, como parte fundamental da vida e do desenvolvimento físico, cognitivo e sociocultural das crianças; o envolvimento ativo das crianças em processos criativos de utilização de resíduos e reutilização de materiais, como forma de sensibilização e predisposição para a melhoria da sustentabilidade do planeta.
Assim, a Câmara Municipal da Covilhã vai assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho) de uma forma muito especial, levando a cabo um conjunto de iniciativas subordinadas ao lema “a brincar muito se aprende”. Com esta comemoração, o Município quer envolver as crianças que frequentam os jardins-de-infância e as escolas básicas do 1º ciclo em atividades diversificadas, como forma de celebrar não só o Dia Mundial da Criança, mas também o Dia Internacional do Brincar (28 maio) e o Dia Mundial do Ambiente (5 junho).

O programa oficial das comemorações foi apresentado na Biblioteca Municipal da Covilhã, no dia 21 de maio. A Vereadora com o pelouro da Educação, Regina Gouveia, considerou que estamos perante “um programa educativo, que tem vertente pedagógica e também lúdica”. A Vereadora apontou ainda alguns dos principais objetivos destas iniciativas, tais como “trabalhar o respeito das crianças pelos mais idosos e valorizar a sua sabedoria” ou “ensinar que brincar com recursos básicos, simples, até da própria natureza, é determinante na formação das crianças”.

A iniciativa “A BRINCAR MUITO SE APRENDE” conta com o apoio da Modatex, da ADC, e do McDonalds.

PROGRAMA OFICIAL:

A partir de 24 maio

CADERNOS DE BRINCADEIRAS
Lançamento e entrega dos cadernos de brincadeiras pais e avós nos Jardins-de-Infância e Escolas Básicas dom 1º Ciclo.

De 28 maio a 30 junho [marcação prévia]
OFICINAS SER + CRIANÇAS

Brincadeiras de Pais e Avós; Ciência Divertida; Hora do Conto e Literacia Digital.

Dia 31 maio, 14h30
VIDEOCONFERÊNCIA "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR"

+ info:
Biblioteca Municipal da Covilhã
t. 275330660
biblioteca@cm-covilha.pt

VERMICOMPOSTAGEM É PIONEIRA EM SILVES


A Câmara Municipal de Silves, implementou no dia 22 de maio de 2021, um teste piloto de um Projeto pioneiro de vermicompostagem, complementado por uma formação aos hortelões, que decorreu nas Hortas comunitárias em Silves.
A vermicompostagem é um tipo de compostagem que utiliza minhocas, além dos micro-organismos naturais para degradar a matéria orgânica. O processo ocorre mais rápido que a compostagem sem minhocas e produz como substrato o húmus de minhoca. Este é um adubo mais rico em nutrientes que a compostagem normal e ótimo fertilizante para as plantas.

Integrada no projeto Lixo 0, Ambiente 100, este projeto tem como objetivo permitir a existência de uma economia circular assente na sustentabilidade e permite a diminuição da quantidade de lixo orgânico despejado em aterro, diminuindo a emissão de gás metano e contribuindo para a redução da pegada ecológica do Concelho Silves.

 

Leonor  Cavaleiro e Anastácia Protolyuk conquistam pódios no torneio zonal norte infantis


Realizou-se nos dias 22 e 23 de maio, o Torneio Zonal Norte de Infantis. A prova que teve lugar em Penafiel, contou com a presença de 196 atletas, tendo o acesso a essa prova sido concedido aos 48 atletas mais rápidos de cada escalão (Inf A e Inf B) e de cada género.
A seleção foi efetuada de acordo com o ranking elaborado tendo por base todos os atletas inscritos na Associação Distrital do Norte de Portugal, Associação de Natação do Minho, Associação Regional de Natação do Nordeste, Associação de Natação do Centro Norte de Portugal e Associação de Natação de Coimbra.

Em simultâneo tinha lugar o Torneio Zonal Sul que teve lugar na cidade da Guarda e contou com a participação das restantes 7 associações distritais do Pais.

Cada nadador teve de participar em 4 provas, sendo os 400 Livres e 200 Estilos provas obrigatórias e as restantes opcionais, com a premissa de uma delas ser na distância de 200 metros (Mariposa, Costas, Bruços ou Livres) e a outra de 100 metros numa técnica diferente da escolhida para os 200 metros.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense teve 6 atletas que conseguiram o acesso ao Campeonato.

Os maiores destaques da participação da coletividade de Cantanhede vão para o primeiro lugar obtido por Leonor Cavaleiro no escalão de Inf B e pelo segundo lugar obtido pela colega de equipa Anastácia Protolyuk.

Ainda neste escalão Matilde Pires obteve a 23ª posição e Margarida Monteiro a 34ª.

Já no setor masculino, Martim Silva foi 7º em Inf A e o colega Martim Pascoal foi 13º em Inf B.

No próximo fim de semana será a vez do Torneio Zonal Norte de Juvenis juniores e Seniores, que vai ter lugar no Complexo Olímpico de Coimbra.

Para esta competição a ASSSCC tem 7 atletas que obtiveram mínimos de participação (TAC).

Campeonato nacional da 2ª divisão de basquetebol

 Zona Norte C

AD Sanjoanense – 59 x Columbófila - 69

Dia 22 de maio – 21:15H

Pavilhão do AD Sanjoanense

Constituição da equipa da ASSSCC:

0 - Maria João Andrade

3 - Maria Miguel Almeida

4 – Inês Ramos

5 - Catarina Amaro

6 - Maria Miguel Cruz

8 - Mariana Melo

10 - Beatriz Fernandes

11 - Matilde Melo

12 - Marta Lucas

14 - Rita Mendes

Treinador principal: João André Costa

Delegada: Ana Maria Rodrigues

Cantanhede | 25 casos de infeção por Covid-19 detetados no concelho


Nos últimos dias, foram detetados no Município de Cantanhede 25 casos de infeção por Covid-19, situação que atira “o concelho para um rácio de 72 infetados por 100 mil habitantes, quando há pouco mais de uma semana já não havia nenhum caso ativo. Agora a situação começa a ser deveras preocupante” diz a presidente da Câmara Municipal perante os últimos dados que lhe chegaram, alertando para “a necessidade de as pessoas cumprirem rigorosamente as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde”.

Segundo a autarca, “o que por estes dias se está a passar em Cantanhede mostra bem que não pode haver facilitismos, mesmo sabendo que o processo de vacinação no concelho está a avançar muito rapidamente. Tal como os especialistas têm dito e insistido, a toma da vacina não isenta as pessoas do dever de usarem máscara e cumprirem as outras regras instituídas para o combate à pandemia, uma vez que, como infelizmente se tem visto, estão a ressurgir alguns focos infeciosos no país”, sublinha. Helena Teodósio adianta que, “se o que se passou nos últimos dias no concelho de Cantanhede se acentuar, vamos acabar por ter de voltar a confinar, e isso é tudo o que não queremos, até porque a situação já esteve totalmente controlado não há muito tempo. Por isso”, insiste, “tudo depende dos comportamentos individuais e coletivos, da capacidade de resistir à tentação de cair em situações que potenciam o contágio, especialmente os ajuntamentos em eventos sociais ou outros”.

A líder do executivo camarário cantanhedense considera que, “depois de as coisas terem corrido tão bem com uma evolução da crise sanitária extremamente favorável, temos todos de arrepiar caminho e voltarmos aos padrões de comportamento que fizeram com que o concelho não tivesse registado nenhum caso por um longo período, tanto mais que, com o ritmo a que está a decorrer o processo de vacinação, não faltará muito tempo para que a proteção coletiva seja substancialmente melhorada”.

No Município de Cantanhede foram já administradas 18.500 doses de vacina no centro de vacinação criado no Pavilhão Marialvas e, entretanto, a presidente da Câmara Municipal garante que “a autarquia se mantém muito atenta à evolução da situação epidemiológica, prosseguindo com ações para prevenir e combater a propagação do vírus, ao mesmo tempo que continua no terreno com as iniciativas desencadeadas para mitigar o impacto económico e social da pandemia”.

Moody’s diz que “Países dependentes do turismo terão de esperar mais dois anos pela recuperação”

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que as economias dependentes do turismo terão de esperar mais dois anos até o setor recuperar para os níveis anteriores à pandemia, ao contrário dos países dependentes do petróleo.

"O turismo só vai recuperar daqui a dois anos, pelo que as economias dependentes deste setor vão continuar a ser pressionadas durante os próximos dois anos", disse um dos responsáveis do departamento de análise do 'rating' na Moody's, David Staples.

Falando num seminário sobre a recuperação económica dos mercados emergentes, o analista vincou que, ao contrário do turismo, a subida do preço do petróleo vai animar as economias dependentes desta matéria-prima, mostrando assim que os lusófonos Cabo Verde, por um lado, e Angola, Brasil e Guiné Equatorial, por outro, poderão ter uma evolução económica diferente nos próximos trimestres.

Apesar de alguns sinais de melhorias, os indicadores de pressão sobre os níveis de crédito continuam elevados nos mercados emergentes e nas empresas que operam nessas mercados, consideraram os analistas que falaram no seminário da Moody's.

"Em 2020, o PIB real dos países emergentes que fazem parte do G20, excluindo a China e a Turquia, caiu quase 6%, em média", salientou o diretor executivo da Moody's Atsi Sheth, vincando que "a produção económica dos mercados emergentes está a recuperar este ano, mas para muitos mercados emergentes, será preciso esperar até 2022 para chegar aos níveis anteriores à pandemia".

Numa análise mais focada para a África subsaariana, a analista Giulia Pellegrini, da seguradora Allianz, vincou que a região "não deverá ter novos incumprimentos financeiros ('defaults') este ano", não só pela recuperação económica em curso nos países, mas também pela ajuda que tem recebido.

"Não esperamos novos 'defaults' este ano, houve várias iniciativas para apoiar os países africanos nestes tempos de dificuldades, reduzindo os pagamentos da dívida, alargando a Iniciativa para a Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) até dezembro e instituindo um Enquadramento Comum para o Tratamento da Dívida para além da DSSI", lembrou a analista, notando, no entanto, que nenhum destas soluções é definitiva.

"Estas iniciativas reduzem temporariamente os pagamentos, mas muitos países não aderiram porque receiam que as agências de notação financeira reduzam o 'rating'", apontou Giulia Pellegrini.

A Moody's mantém a África subsaariana com Perspetiva de Evolução Negativa, colocando Angola, Moçambique e Etiópia, entre outros, em Perspetiva Negativa, o que indica que uma nova redução do 'rating' é provável devido aos efeitos da pandemia nas contas públicas.

*ECO-SAPO

Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” está a chegar

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 25 de maio, a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar” inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.

A decorrer entre os dias 25 a 31 de maio, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução. Na última campanha sobre este tema, efetuada de 23 de fevereiro a 1 de março de 2021, as Forças de Segurança fiscalizaram 73.544 veículos tendo registado 1.164 infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, o que correspondeu a uma taxa de infração de 1,58%, numa média de 166 infrações por dia.

Estudos científicos equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool, com consequências muito parecidas na atenção e na capacidade de reação. Com o intuito de reduzir este comportamento, as alterações ao Código da Estrada, em vigor desde 8 de janeiro deste ano, duplicaram os valores das coimas, tendo passado os seus limites para €250 a €1.250, com subtração de 3 pontos na carta em vez dos 2, anteriormente previstos.

A campanha Ao volante, o telemóvel pode esperar” integrará:

  • Ações de sensibilização da ANSR;
  • Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que tange à utilização de aparelhos eletrónicos.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 25 de maio, às 9h00:  Avenida 24 de Julho – Cais do Sodré, Lisboa;
  • Dia 26 de maio, às 9h00: EN1, Km 387 – Rotunda do Picoto, Porto;
  • Dia 27 de maio, às 10h00: Avenida do Meio, Viana do Castelo;
  • Dia 28 de maio, às 9h00: Rotunda da Força Aérea – Av. General Carrilho da Silva Pinto, Braga;
  • Dia 31 de maio, às 10h00: Avenida 1.º de Maio – Rotunda das Paivas – Amora, Setúbal.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que o uso do telemóvel ao volante é perigoso e apelam a todos que evitem este comportamento:

  • A utilização do telemóvel, durante a condução, aumenta 4 vezes o risco de ocorrência de acidente de viação;
  • A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação.
  • O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

O Plano Nacional de Fiscalização, enquadrado no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020, o qual tem como desígnio “Tornar a Segurança Rodoviária uma prioridade para todos os Portugueses”, prevê a realização de campanhas de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização em locais onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Fonte: ANSR

Canelas recebe Centro Interpretativo do ciclo da água e da floresta


O Centro Interpretativo do Ciclo da Água e da Floresta (CICAF), localizado nas instalações da antiga Escola do 1º Ciclo de Canelas, na Freguesia de Avelãs de Cima, vai ser inaugurado no início do mês de junho.
O projeto, da autoria das jovens Ana Marta Ferreira, Cláudia Martins e Mara Almeida, resulta de uma proposta vencedora, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de Anadia. Sendo a água e a floresta, duas das maiores riquezas do concelho de Anadia, pretende-se com este Centro Interpretativo iniciar uma nova estratégia de consciencialização e de valorização destes recursos endógenos, pela importância que têm, pelo valor que representam e pelas funções que desempenham.

Para que aquele espaço pudesse acolher o CICAF com todas as condições, a autarquia levou a efeito a reabilitação e requalificação do edifício da antiga escola de Canelas, tendo também adquirido e instalado todo o equipamento e mobiliário necessário às atividades a desenvolver pelo Centro Interpretativo.

Sendo o Município proprietário das instalações e considerado o interesse manifestado pelo presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima em colaborar com a Autarquia no apoio a prestar à concretização do projeto, o executivo municipal, na sua última reunião, deliberou celebrar um protocolo com a Freguesia de Avelãs de Cima, para apoio à gestão das instalações da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Canelas.

Imagem: Ecola-Canelas

Sangalhos recebe Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins

O Centro de Alto Rendimento de Anadia, localizado em Sangalhos, vai ser palco da Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins 2021 que vai decorrer, entre 21 e 28 de junho, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal, com o apoio do Município de Anadia.
Trata-se de um evento de âmbito mundial, cuja organização prevê a presença aproximada de 500 pessoas, provenientes de 25 países, dos quatro continentes.

O apoio municipal tem em conta o impacto que o evento representa para o desenvolvimento da economia e promoção turística do concelho, bem como na promoção do Centro de Alto Rendimento de Anadia, atendendo à dimensão do universo de participantes.

O Município reconhece ainda a relevância do evento em questão e o interesse da sua realização no concelho de Anadia, proporcionando, assim aos seus participantes, a possibilidade de visitar e conhecer um pouco do concelho, contribuindo assim para a divulgação e promoção do Município.

O Jogo

Município de Ovar assinala Semana Europeia da Juventude para “promover os valores europeus nos jovens”


Município de Ovar assinala Semana Europeia da Juventude para “promover os valores europeus nos jovens”
O Município de Ovar, enquanto membro da rede internacional Eurodesk, vai participar nas comemorações da Semana Europeia da Juventude, o maior evento europeu para os jovens e para o setor da juventude na Europa, com a realização de várias atividades físicas e digitais que visam assinalar os valores europeus e incentivar a consciencialização cívica dos jovens.

A 26 de maio, quarta-feira, pelas 17 horas, no Zoom, decorrerá um evento interativo dedicado aos Objetivos Europeus de Juventude, numa parceria inter-regional que une o Município de Ovar, o Município de Santa Maria da Feira, o Agrupamento de Escolas Martinho Arias e Associações como a Ambesp, a Geoclube e a Rosto Solidário. Através de dinâmicas colaborativas, os jovens participantes poderão debruçar-se sobre os Objetivos #2 e #3, respetivamente “Igualdade para Todos” e “Sociedades Inclusivas”. As inscrições podem ser efetuadas em AQUI.

A 28 de maio, sexta-feira, pelas 21 horas, presencialmente no Bar do Centro de Arte de Ovar, em parceria com a Rosto Solidário, decorrerá o «Europe Quiz», um jogo pedagógico criado pela Rosto Solidário que, através de perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso ou completar a frase, dá a conhecer a importância da Europa nas vidas da comunidade. A inscrição é gratuita e obrigatória podendo ser efetuada AQUI.

Ruben Ferreira, vereador da Juventude da autarquia, mostra-se “orgulhoso” pela pertença do Município de Ovar à Rede Eurodesk, afirmando que a Rede “dá aos jovens do Município a possibilidade de usufruírem de experiências de mobilidade por toda a Europa”.

Sobre a Semana Europeia da Juventude e as atividades a realizar, o vereador Ruben Ferreira realça a importância de “se dar a conhecer aos jovens os valores e os programas europeus, designadamente o novo programa Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade”.

Sob o mote “O nosso futuro nas nossas mãos” a Semana Europeia de Juventude em 2021 decorre entre 24 a 30 de maio, com eventos a ocorrerem simultaneamente em vários pontos da Europa, a cargo das Agências Nacionais para o Erasmus+, o Corpo Europeu de Solidariedade e a Rede Eurodesk.

Porto de Mós | Desporto - segurança, saúde e prevenção


O Município de Porto de Mós levou a cabo no presente mês duas iniciativas que vieram apoiar diversos clubes do concelho a retomar a prática do desporto federado.
Numa primeira fase, foram realizados testes covid-19 a 250 atletas dos escalões de formação de equipas do concelho (AD Portomosense, CCR Alqueidão da Serra, ARCD Mendiga, UR Mirense e Judo Clube do Juncal) de forma a iniciaram atividade desportiva na presente época.

A segunda iniciativa consistiu em adquirir mais 6 DAE para instalação nos pavilhões da ARCD Mendiga e CCR Dom Fuas, no Campo de Futebol do UR Mirense e CCR Alqueidão da Serra, no Estádio Municipal e no Campo Sintético/Campos de Ténis. Em outubro de 2019 o Município de Porto de Mós adquiriu quatro DAE para instalação nos Pavilhões Gimnodesportivos do Juncal, Mira de Aire, Porto de Mós e nas Piscinas Municipais.

Atualmente, o Concelho de Porto de Mós possui todos os recintos desportivos equipados com este equipamento de socorro, utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tendo como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas. Os DAE atuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário e podem, por isso, ser utilizados pelo público leigo e não especializado, sendo, no entanto, necessário que os seus utilizadores possuam formação em Suporte Básico de vida (SBV) em paragem cardíaca. Num total, existem 60 pessoas ligadas ao município, a clubes e demais utilizadores dos espaços onde os DAE estão instalados com formação certificada para utilizarem estes equipamentos.

Patrícia Alves

Sporting campeão: Identificados cerca de 20 casos associados aos festejos

Na última semana, o Rt na região de Lisboa e Vale do Tejo subiu de 0,95 para os 1,11.

As autoridades identificaram cerca de 20 casos de infeção por SARS-CoV-2 associados aos festejos da vitória do Sporting no campeonato de futebol, mas admitem que possa haver mais e que ainda não tenha sido estabelecida essa ligação.

Em resposta a perguntas da agência Lusa, a Direção-Geral de Saúde (DGS) diz que até ao momento "foram reportados perto de duas dezenas de casos associados aos festejos do campeonato de futebol", embora acrescente que as celebrações "não explicam a totalidade do fenómeno" e que a incidência cumulativa a 14 dias por 100.000 habitantes no concelho de Lisboa "tem tido uma tendência crescente desde o início do mês de maio, seguindo o padrão nacional em termos de distribuição etária".

Adianta que se verifica "uma maior incidência na população de adultos jovens".

"Este crescimento, lento e gradual em Lisboa, é multifatorial", considera a DGS, acrescentando: "Desde logo, é uma consequência natural do desconfinamento, que tem sido faseado, e de outros eventos, verificando-se a ocorrência de casos em contexto familiar/social, escolar ou laboral". .

A DGS diz que está a acompanhar e monitorizar a situação, em articulação com as autoridades locais, e insiste no apelo ao cumprimento das medidas de proteção individual, mas também à testagem em caso de sintomas ou existência de comportamentos de risco.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou que Lisboa e Vale do Tejo apresentava um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 de 1,11, sendo a única região de Portugal continental com Rt acima de 1.

De acordo com o relatório semanal do INSA sobre a evolução da curva da epidemia, o aumento do Rt - que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada -- tem sido registado em todo o país desde 01 de maio, mas esta variação tem sido "mais acentuada" em Lisboa e Vale do Tejo.

Na última semana, o Rt na região de Lisboa e Vale do Tejo subiu de 0,95 para os 1,11.

As autoridades consideram que este aumento merece ser acompanhado com "atenção durante a próxima semana" e estimam que Lisboa e Vale do Tejo atinja 120 casos por 100.000 habitantes dentro de 31 a 60 dias.

"O aumento dos valores do índice de transmissibilidade (Rt) deve ser acompanhado com atenção durante a próxima semana, pois pode sinalizar o início de um período de crescimento da epidemia", refere o relatório divulgado na sexta-feira pela DGS e pelo INSA.

Lusa

Auxílio dos Cristãos no combate aos inimigos da Santa Igreja

 
Neste dia 24 de maio, em que comemoramos a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em homenagem à augusta Auxiliadora dos Cristãos transcrevemos um belo trecho do livro do sacerdote jesuíta Pe. José de Oliveira Dias.*

Hoje vamos recordar que o título de Auxilio dos Cristãos com que São Pio V enriqueceu as Ladainhas Lauretanas, são o devido tributo de ação de graças rendido a Maria pela grande vitória de 1571, alcançada sobre os inimigos do nome cristão.

Nada mais bem fundado do que este título de Maria. Maria é a Mãe da Igreja e a Igreja Sua filha predileta. Ela foi a obra-prima do Salvador, que na Sua Inteligência, arquitetou e do Seu Coração fez nascer esse novo mundo de almas associadas na luz e no amor […].

Começa a época das perseguições: a Igreja põe toda a sua confiança no culto que consagra a Maria. Esse culto lê-se ainda hoje vivo e imortal nas paredes das catacumbas, onde o desenho e a pintura o perpetuaram. A imagem de Maria, colocada nas absides principais dessas criptas, onde a fé dos primeiros cristãos ia consolidar-se e defender-se, mostra como desde o berço o cristianismo compreendeu onde estava o seu refúgio contra qualquer perseguição dum inimigo sanguinário.

Auxilio dos Cristãos tem-no sido também sempre que os inimigos da Igreja a assaltam à mão armada para afogarem em sangue os seus defensores. É a imortal epopeia de Maria que no seio da Igreja se ergue como a torre inexpugnável de David, da qual pendem mil escudos de guerra, toda a armadura dos bravos. Temerosa como um exército em ordem de batalha.

Ela foi a fortaleza dos cristãos no século das Cruzadas, Ela desbaratou os inimigos do nome cristão numa série interminável de batalhas, desfez o poder dos Albigenses no Ocidente, foi o terror do Islão no Oriente.

Lepanto, Viena, Malta, Corfú são monumentos imorredouros que perpetuam a memória dos triunfos de Maria […].

Há ainda e haverá sempre heresias no mundo. Mas a Igreja não deixará nunca de cantar aos pés de Maria: Só Tu, ó Virgem, no universo inteiro tens dado morte a todas as heresias. E é matando as heresias que Ela se mostra verdadeiramente o Auxílio dos Cristãos.

No passado a nação brasileira, desde que recebeu o baptismo da ortodoxia católica, foi, por especial protecção da Providência, preservada de adulterações heréticas. Debalde tentou o Calvinismo holandês levar à apostasia o Norte do país. Os nossos antepassados, na sua perseverante resistência à invasão da heresia já então mostravam de que fibra era tecida a nobre e sempre fiel alma brasileira da qual não é fácil desarraigar a verdadeira fé.

As hodiernas heresias, o desacreditado positivismo, o grosseiro e fraudulento espiritismo, o traiçoeiro comunismo e o nefasto protestantismo, já esfacelado nas suas mil seitas, insistem nas suas pérfidas investidas contra a ortodoxia católica do Brasil. Mas a esperança dos brasileiros está posta em Maria, Auxílio dos Cristãos.

ABIM

____________

* Pe. José de Oliveira Dias, S.J., Florilégio Ilustrado da Fátima, Oficias Gráficas PAX, Braga, Portugal, Edição da Sociedade Brasileira de Educação, 3ª. edição, 1952, p. 279-282.

Piaget organiza Congresso Internacional em Saúde e Bem-Estar | evento decorre dias 28 e 29 de maio


O 2º Congresso Internacional de Intervenção em Saúde e Bem-Estar realiza-se nos próximos dias 28 e 29 de maio, em Viseu. Dirigido a profissionais, docentes, estudantes e investigadores na área das ciências da saúde e do bem-estar, o evento realizado a partir do Campus Universitário do Instituto Piaget de Viseu ganhou uma forte componente online devido ao atual contexto pandémico.
Subordinado ao tema “Saúde e bem-estar no ciclo vital”, o congresso é organizado pelo centro de investigação RECI (Research in Education and Community Intervention) e pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, contando com o apoio institucional da autarquia viseense.
Com um programa recheado de painéis, mesas-redondas e apresentações, o evento científico pretende contribuir para a discussão das questões atuais e emergentes referentes à saúde e ao bem-estar das populações. Conta para isso com a participação de investigadores e profissionais de diferentes áreas de formação e atuação, incluindo das áreas da educação, desporto, ambiente e comunicação, para além da saúde. Além de Portugal, estarão representados oradores de Espanha, Brasil, Cabo Verde e Angola.

Em simultâneo com o congresso, decorrerá também a 1.ª Conferência Internacional de Cinesiologia Humana, a ciência que estuda os movimentos do corpo humano. A conferência é organizada pela KinesioLab, unidade de investigação portuguesa em movimento humano que se dedica ainda ao ensino, prestação de serviços técnicos especializados e transferência de conhecimento na área do desporto, seja de alto rendimento ou clínico desportivo.

O professor Gustavo Desouzart, presidente da comissão organizadora do Congresso, destaca a inclusão da conferência de cinesiologia humana no congresso, o que irá gerar uma maior dinâmica de intervenções no evento. “O programa é abrangente nas temáticas, intervenientes e âmbitos”, diz o responsável, que acrescenta que foram submetidos mais de 200 trabalhos científicos para apresentação.

Dos vários painéis de discussão e comunicações previstas destacam-se “Saúde e bem-estar infantil – Crescimento e desenvolvimento”; “Saúde e bem-estar do adulto – Do individual à complexidade”; “Saúde e bem-estar do idoso – Perspetivas presentes e futuras”; “O Humor como promotor de saúde”; “A comunicação social: Quando a saúde e o bem-estar se tornam notícia”; e “A saúde e o bem-estar em português – a diversidade das realidades”.

A primeira edição do Congresso Internacional de Intervenção em Saúde e Bem-estar realizou-se na primavera de 2019, tendo o número de participantes superado as expetativas, com mais de 300 presenças da Europa e de várias geografias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O ano passado, a pandemia obrigou ao cancelamento do evento que retoma agora em 2021 o seu ciclo anual.





Luís Fonseca

Vouzela | “Um Sorriso de Liberdade”: Espetáculo de tributo a Maria do Carmo Bica realiza-se a 30 de maio


A Câmara Municipal de Vouzela vai promover um espetáculo de tributo a Maria do Carmo Bica, no Parque da Liberdade, no próximo dia 30 de maio, data em que assinalaria mais um aniversário.

"Um Sorriso de Liberdade" é o nome do concerto no qual vão participar vários grupos de Lafões, região que Carmo Bica tanto amava, defendia e promovia, e que juntos, ao redor da música, pretendem eternizar o sorriso genuíno e tão característico desta filha da terra, que partiu precocemente aos 57 anos de idade.

A iniciativa tem início às 17h e nela irão participar a Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, o Grupo de Cantardes de Carvalhal de Vermilhas, o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra, Grupo Vozes da Terra, Grupo de Cantares “Vozes d'Aldeia”, As Vozes de Manhouce com Isabel Silvestre e Francisco Fanhais.

Vencedor da Eurovisão submetido a despistagem de drogas

Segundo a AFP, em causa estará o comportamento assinalado como suspeito durante o evento em Roterdão, nos Países Baixos.

O vocalista do grupo italiano Måneskin, que no sábado venceu o Festival da Eurovisão da Canção 2021, vai ser submetido a testes de despistagem de drogas, refere hoje um comunicado dos organizadores do evento, citado pela Agencia France-Presse.

Segundo a AFP, em causa estará o comportamento assinalado como suspeito durante o evento em Roterdão, nos Países Baixos.

"O grupo rejeitou veementemente as alegações de uso de drogas e o cantor em questão será submetido a testes voluntariamente quando regressar a casa", disse a União Europeia de Radiodifusão (EBU) num comunicado.

Segundo a nota, "eles próprios pediram [teste] ontem à noite [sábado], mas não pôde ser providenciado imediatamente pela EBU".

Damiano David será sujeito a um teste de despistagem de drogas no regresso a Itália, após a polémica causada por um vídeo viral, onde pode ser visto a baixar-se e a tocar a mesa com o nariz durante o festival, no sábado em Roterdão, imagens que foram vistas ao vivo em todo o mundo, refere a AFP.

Questionado sobre o incidente na conferência de imprensa, o cantor vencedor explicou que se inclinou, porque o guitarrista Thomas Raggi acabara de partir um vidro.

"Não uso drogas, por favor. Não digam isso, a sério. Nada de cocaína. Por favor, não digam isso", respondeu Damiano David, citado pela AFP.

Na sua conta de Instagram, o grupo reafirmou: "Estamos prontos para fazer testes porque não temos nada a esconder. Estamos verdadeiramente chocados que algumas pessoas digam que o Damiano usa drogas. Somos mesmo contra as drogas e nunca usámos cocaína", referiram.

A EBU confirmou que há sinais de que um vidro se terá partido. "Estamos conscientes das especulações à volta de um vídeo dos vencedores italianos do Festival Eurovisão da Canção na Sala Verde, na noite passada", disse a EBU no comunicado.

"O grupo, os seus responsáveis e o chefe da delegação informaram-nos que não havia drogas na Sala Verde e explicaram que um vidro se partiu na mesa e cantor estava a agarrá-lo" nas imagens.

Na mesma nota, a EBU refere que "pode confirmar que um vidro se partiu e foi encontrado no local durante uma inspeção".

"Ainda estamos a analisar as imagens com cuidado e comunicaremos assim que tivermos alguma notícia.".

A Itália, com a canção "Zitti e buoni", interpretada pelos Måneskin, venceu a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, tendo Portugal alcançado o 12.º lugar.

Num ano em que o Reino Unido foi o único país que terminou com zero pontos, Portugal, representado pelos The Black Mamba, com o tema "Love is on my side", conquistou 153 pontos.

Lusa

Imagem: Eurovision

Queda de teleférico faz 14 mortos em Itália. Uma das crianças não resistiu

O acidente ter-se-á devido a um cabo que se partiu, causando a queda da cabina, na qual se encontravam 11 pessoas.

A queda de uma cabina de teleférico causou 14 mortos este domingo em Stresa, estação balnear do Piemonte nas margens do lago Maior, no norte de Itália. Entre as últimas vítimas mortais registadas está uma das duas crianças que ficaram gravemente feridas.

"Dois feridos foram transportados de urgência de helicóptero para o hospital pediátrico Regina Margherita de Turim", indicou, pouco depois do acidente, Walter Milan em declarações à agência France Presse, precisando tratar-se de duas crianças de nove e cinco anos.

O acidente ocorreu cerca das 12h30 locais (11h30 em Lisboa) a 100 metros da estação do cume, segundo nota do Ministério das Infraestruturas, e ter-se-á devido a um cabo que se partiu, causando a queda da cabina, na qual se encontravam 11 pessoas, indicou a agência noticiosa italiana Ansa.

Imagens dos bombeiros e dos serviços de resgate alpinos mostram os destroços da cabina, que caiu numa zona arborizada, cuja forte inclinação dificulta o acesso.

O teleférico liga em 20 minutos a localidade de Stesa ao monte Mottarone, que culmina a quase 1500 metros e oferece vistas espetaculares dos Alpes.

A estrutura esteve encerrada entre 2014 e 2016 para trabalhos de manutenção.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, deu conta num comunicado da sua "dor profunda".

O presidente da região de Piemonte declarou-se "arrasado".

"É uma grande tragédia, que nos deixa sem fôlego", reagiu Alberto Círio.

O ministro das Infraestruturas, Enrico Giovannini, anunciou a criação de uma comissão de inquérito.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou através do Twitter as suas "mais sinceras condolências às famílias e amigos que perderam um ente querido neste trágico acidente".

Lusa / TSF

Imagem: AFP

CR7 torna-se o primeiro “rei” dos golos em 3 dos 5 grandes campeonatos europeus

Ronaldo bateu desta vez toda a concorrência, vencendo com 39 golos, em 33 encontros.

Cristiano Ronaldo tornou-se este domingo o primeiro futebolista a vencer o troféu de melhor marcador em três dos cinco principais campeonatos europeus de futebol, repetindo em Itália o que já conseguira em Inglaterra e Espanha.

Depois de ter sido o quarto em 2018/19, com 21 golos, e o segundo na época passada, com 31, apenas atrás do Bota de Ouro Ciro Immobile (Lazio), Ronaldo bateu desta vez toda a concorrência, vencendo com 39 golos, em 33 encontros.

Assim, o capitão da seleção lusa replica o que tinha conseguido uma vez no campeonato inglês (2007/08), em seis temporadas no Manchester United, e três no espanhol (2010/11, 2013/14 e 2014/15), em nove épocas ao serviço do Real Madrid.

Curioso é o facto de, excetuando o primeiro troféu de melhor marcador, na Premier League, há 13 anos, Cristiano Ronaldo nunca mais ter conseguido acumular esse prémio com a vitória coletiva no respetivo campeonato. Esta época foi apenas quarto.

O primeiro título de melhor marcador conseguiu-o com 31 golos - mais sete do que o espanhol Fernando Torres (Liverpool) e o togolês Emmanuel Adebayor (Arsenal) -, registo que lhe valeu também a sua primeira Bota de Ouro.

Em Espanha, os três pichichis também lhe valeram outros tantos troféus de melhor marcador de todos os campeões europeus, com 41 golos em 2010/11, 31 em 2013/14 e 48 em 2014/15.

Na Liga espanhola de 2010/11, somou mais 10 tentos do que o argentino Lionel Messi, e, em 2013/14, bateu por três o jogador do FC Barcelona e, na Bota de Ouro, ficou empatado com o uruguaio Luis Suárez (Liverpool).

A última vez em que se tinha sagrado melhor marcador de um campeonato, em 2014/15, há seis anos, voltou a ser secundado pelo internacional albi celeste, ao qual não chegaram 43 golos.

Além de Cristiano Ronaldo, mais quatro jogadores conseguiram sagrar-se reis dos marcadores em dois dos cinco principais campeonatos, numa lista em que se destacam Luis Suárez e o holandês Ruud van Nistelrooy.

Suárez (2013/14, pelo Liverpool, e 2015/16, pelo FC Barcelona) e Van Nistelrooy (2002/03, pelo Manchester United, e 2006/07, pelo Real Madrid) 'reinaram' em Inglaterra e Espanha e também no menos mediático campeonato dos Países Baixos, o uruguaio em 2009/10 (Ajax) e o holandês em 1998/99 e 1999/00 (PSV Eindhoven).

Também mandaram em dois grandes Zlatan Ibrahimovic, em Itália (Inter em 2008/09 e AC Milan em 2011/12) e França (Paris Saint-Germain em 2012/13, 2013/14 e 2015/16) e Edin Dzeko, na Alemanha (Wolfsburgo, em 2009/10) e em Itália (Roma, em 2016/17).

O sueco passou também por Espanha (FC Barcelona) e Inglaterra (Manchester United), mas não conseguiu repetir o feito, enquanto o bósnio jogou, como Ibra, na Premier League.

Lusa

Imagem: TSF

Rali de Portugal: Elfyn Evans vence a prova pela primeira vez


Ao bater o espanhol Dani Sordo, Evans aproximou-se da liderança do Mundial.
O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) venceu este domingo o Rali de Portugal pela primeira vez, somando a quarta vitória da sua carreira, ao bater o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), e aproximou-se da liderança do Mundial.

Evans, que dominou este terceiro e último dia de prova, concluiu esta quarta ronda do campeonato com o tempo de 3:38.54,5 horas, batendo Sordo por 55,3 segundos e o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) por 2.00,1 minutos.

Como na última especial do rali, a 'power stage', Ogier foi terceiro (três pontos) e Evans quinto (um ponto), é o francês que sai de Portugal na liderança do Mundial, com dois pontos de vantagem.

Lusa

Imagem: Sapo Desporto

Marcelo Rebelo de Sousa entrega a Taça de Portugal ao “seu” Braga

Bracarenses derrotam Benfica por 2x0 e conquistam a terceira taça da sua história

O SC Braga derrotou esta noite o Benfica, por 2-0, em jogo realizado no Estádio Cidade de Coimbra, e conquistou a Taça de Portugal, pela terceira vez no historial.

Lucas Piazon abriu a contagem, aos 45+3, com Ricardo Horta a fechar o marcador, aos 85, numa partida em que as águias jogaram com dez elementos desde os 16 minutos, depois de Helton Leite ter visto o  cartão vermelho direto.

O triunfo permitiu ao SC Braga erguer a Taça de Portugal pela terceira vez, juntando o troféu às conquistas de 1965/66 e 2015/16.

Este foi o quarto embate entre SC Braga e Benfica na temporada 2020/21, com três vitórias para os guerreiros do Minho e uma para os encarnados.

Bancada.pt

Imagem: Sapo24