segunda-feira, 24 de julho de 2023

5ª Edição dos Prémios ANAM. Prazo de candidaturas ao Prémio ANAM de Jornalismo encerra a 31 de julho

 Valorização das Assembleias Municipais e Poder Local
·Os “Prémios ANAM”, lançados a nível nacional, visam reconhecer os melhores trabalhos relacionados com a valorização e dignificação das Assembleias Municipais, assim como o seu papel na organização democrática dos municípios.
 
A ANAM - Associação Nacional de Assembleias Municipais lançou a mais uma edição dos Prémios ANAM, em diversas categorias.
 
O Prémio Dr. José́ Manuel Pavão é dirigido a pessoas, autoras de estudos e/ou trabalhos de investigação académica e jornalística que promovam a difusão da valorização do poder local.
 
As duas restantes categorias incluem:
Prémio “boas práticas” nas Assembleias Municipais - reconhece o trabalho das Assembleias Municipais, na promoção das boas práticas e impacto na relação com os munícipes;
Prémio trabalhos de âmbito escolar - destaca trabalhos que contenham um contributo relevante no seio da comunidade escolar e local.
 
Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 31 de julho através do endereço eletrónico geral@anam.pt ou por correio registado com aviso de receção para a sede da ANAM. O regulamento está disponível em https://anam.pt/premios-anam-2023/.
 
Lucinda Gamito

Câmara Municipal apresenta duas grandes exposições - “Linhas de Vento – Percursos Artísticos na Natureza” e “Amália Rodrigues na Caricatura internacional”

 Esta semana a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá apresentar duas exposições que resultam de parcerias com a Fundação de Serralves, “Linhas de Vento – Percursos Artísticos na Natureza” e o Museu Nacional da Imprensa, “Amália Rodrigues na Caricatura Internacional.

“Linhas de Vento – Percursos Artísticos na Natureza”
“Linhas de Vento - Percursos Artísticos na Natureza”, uma exposição anual promovida juntamente com a Fundação de Serralves, conhece a sua abertura protocolar no dia 26 de julho, quarta-feira, pelas 18h00, e contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, e da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, bem como da curadora, Joana Valsassina. A sessão prevê uma visita guiada pela exposição feita pela curadora.
"Linhas de Vento" apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais, duas das quais pertencentes ao projeto de Arte Contemporânea de Aveiro/ Coleção SEC, da autoria de João Charters de Almeida, que reequacionam o nosso vínculo com a natureza, desenvolvendo as suas práticas artísticas em estreita relação com o meio natural, com a geologia, a antropologia e a ecologia.
Esta exposição fica patente na Sala De Exposições Temporárias do Museu de Aveiro/Santa Joana até ao dia 01 de outubro.

"Amália Rodrigues na caricatura internacional"
Na sexta-feira, dia 28 de julho, às 18h00, também com a presença do Presidente da CMA, teremos a abertura oficial da exposição do Museu Nacional da Imprensa, dedicada a Amália Rodrigues, "Amália Rodrigues na Caricatura internacional", que está aberta ao público desde o dia 19 de julho na Galeria da Antiga Capitania.
Na mostra são apresentadas várias caricaturas de Amália Rodrigues vindas de vários cantos do mundo. Os adereços e o aparelho vocal da diva do fado serviram de mote a muitos desenhos, percebendo-se que houve análise e estudo da personagem. As leituras caricaturais expressam uma multiplicidade de características da cantora, cujo centenário do nascimento ocorreu em 2020.
A exposição fica patente até 24 de setembro na Galeria Antiga Capitania.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

AgitÁgueda: balanço “extremamente positivo”, em forma de obrigado

 Evento afirma-se como a grande festa do concelho, atraindo cada vez mais visitantes, de todo o país e estrangeiro
“O que dizer destes 23 dias de pura alegria, agitação, música, arte, cultura, desporto, muita animação e milhares de pessoas nas nossas ruas? Não há festa como esta!”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre o AgitÁgueda, que terminou ontem à noite com um espetáculo de fogo-de-artifício “memorável”.
Em jeito de balanço, salientou o “crescimento notório” do festival, de ano para ano e ao longo dos 23 dias do evento, com milhares de visitantes de várias latitudes, “do nosso país mas também muitos do estrangeiro”. Agradeceu o envolvimento de todos (técnicos municipais, voluntários, artistas, associações, cidadãos e visitantes) para a realização desta festa “incomum, diferente e assumidamente surpreendente”.
“É a cidade colorida e criativa, onde a cada instante e em cada canto somos surpreendidos com um evento, uma expressão artística ou momento de animação. Uma cidade que se transforma num palco gigante onde acontece de tudo”, declarou Jorge Almeida.
Para o Presidente da Câmara de Águeda, “ver a alegria na cara das pessoas”, esta “imagem colorida de gente feliz”, é a maior recompensa e satisfação por todo o investimento do Município faz para a realização do que define como “a festa do concelho de Águeda para o mundo”.
Ao longo de 23 dias de festival, com mais de 50 espetáculos realizados, entre concertos (com grandes nomes do panorama musical nacional, novos talentos e a parceria entre três bandas do concelho e músicos de renome nacional), animação de rua (Carnaval Fora d’Horas, Color Day, Encontro de Estátuas Vivas, entre outros), atividades desportivas e lúdicas, o AgitÁgueda (re)afirmou a sua irreverência e capacidade de continuamente surpreender.
De referir ainda a Feira de Artesanato, as tasquinhas e o espaço infantil do Agita Kids entre as muitas atrações do festival, a que acresce a arte urbana, com novas pinturas que podem ser apreciadas, nomeadamente a pintura anamórfica 3D, na Praça do Município, ou ainda a piscina fluvial, que estará disponível até final de agosto.
Os guarda-chuvas coloridos e demais instalações, com as fotografias que se tornam virais e levam o nome de Águeda a todo o mundo, vão ficar colocados até final de setembro, permitindo que os turistas e visitantes possam conhecer ou rever durante um período mais alargado de tempo.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, reiterou o agradecimento pela forma como o festival foi realizado e o envolvimento de toda a cidade, ultrapassando “todos os objetivos” a que se tinha proposto. “O AgitÁgueda é esta forma de estar que tem nos diferenciado, é esta dinâmica irrequieta e este evoluir constante, que torna este evento em muito mais do que um festival”, disse, acrescentando que os concertos, as instalações urbanas e atividades de rua foram elogiados por milhares de visitantes de todo o país e do estrangeiro.
Com fotografias das mais instagramáveis do mundo, Águeda e este evento cativaram a atenção mediática, com reportagens, notícias e divulgações nos meios de comunicação social (locais, regionais, nacionais e internacionais), nomeadamente todos os canais de televisão, promovendo “o nosso território em todo o mundo”.
“Espetacular; foi lindo”, são algumas das expressões dos internautas, muitos dos quais que acompanharam o evento apenas pela Internet. Imigrantes que iam escrevendo frases como “é linda a minha terra” ou “que saudades!”, mas também pessoas que não tendo raízes a Águeda apreciaram à distância o festival.
“Acompanhei do Rio de Janeiro”, afirmava uma das pessoas, logo com outra a dizer que estava a ver a partir do Reino Unido esta que foi definida por alguns como a “cidade da cor do arco-íris”. As redes sociais foram “inundadas” de expressões de satisfação e alegria, dizendo que “foi linda a festa de Águeda”, “lindo mesmo” ou “não há palavras”, com agradecimentos “à organização” e a “todos os envolvidos que fizeram parte destes dias inesquecíveis”.
O festival do próximo ano já tem data marcada. Coloque no calendário: 6 a 28 de julho de 2024.

Ana Sofia Pinheiro

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE EM SÃO MARCOS DA SERRA

 A próxima sessão do Ciclo de Teatro tem lugar no dia 28 de julho, às 21h30, no Largo da Igreja, na Freguesia de São Marcos da Serra.
A iniciativa tem o apoio da Junta de Freguesia de São Marcos da Serra.
Contamos com a vossa presença!

Entrada: Livre
Classificação etária: M/6
+ Info: Sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 856 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt
 
+ SOBRE “À BABUJA”
Este podia ser apenas um projeto à beira-mar, como o próprio nome indica. A ideia, no entanto, é guardar isso como ponto de partida, mas ser muito mais: um projeto itinerante, apelativo para muitos públicos, de um grande rigor plástico, e que dê a conhecer alguns tesouros regionais.
É um espetáculo divertido, inspirado no clássico de Cervantes, ‘Dom Quixote de la Mancha’. Entramos no imaginário deste herói “algarvio”, onde as bóias se transformam em armadura, os guarda-sóis em moinhos de vento e a carrinha em cavalo. Nesta aventura, dançamos corridinho nas dunas, estacionamos o burro no restaurante e procuramos o pé de donzela da Dulcineia. O espetáculo consiste numa criação de raiz pensado para toda a família, com uma forte componente musical, e nele será explorada uma linguagem física, onomatopaica e clownesca. É um espetáculo universalmente compreensível pela sua linguagem física, musical e visual.

Cantanhede | Programação para o terceiro quadrimestre de 2023. Tardes Comunitárias regressam em setembro com leitura coletiva de livro

 

A leitura coletiva de um livro, no Jardim do Largo Conselheiro Ferreira Freire, marca o arranque, a 20 de setembro, da programação do terceiro quadrimestre das Tardes Comunitárias, projeto municipal que pretende fomentar a participação dos munícipes com mais de 55 anos em atividades de partilha e troca de experiências e saberes, geradoras de bem-estar físico e social.
O programa deste quadrimestre estende-se até 20 de dezembro e entre as iniciativas agendadas destacam-se as visitas à Mata do Bussaco (27 setembro) e ao Seminário Maior de Coimbra (11 outubro), os Jogos Sem Fronteiras Aquáticos nas Piscinas Municipais (18 outubro), um magusto partilhado (15 de novembro), para além de sessões temáticas, de teatro e cinema.
As atividades de 2023 terminam com uma visita guiada ao presépio do artesão Samuel Machado e participação na animação de Natal, na Escola Conde Ferreira.
Com as Tardes Comunitárias, pretende-se que o participante se deixe envolver em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas, onde possa conviver com outras pessoas, partilhando experiências e vivências comuns.
Mais informações podem ser obtidas na Casa Francisco Pinto (Rua António José de Almeida n.º 3 - 3060-142 Cantanhede), pelo número 231 410 123 ou através do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

PROGRAMA

20 setembro
Leitura Coletiva de Livro das Tardes Comunitárias
Jardim do Largo Conselheiro Ferreira Freire

27 setembro
Visita à Mata do Bussaco (Flora e Geologia) com almoço (piquenique) partilhado
Bussaco*
Saída: 9h30 / Chegada prevista: 17h00
Custo: 4 euros
Inscrições de 11 de setembro a 22 de setembro

4 outubro
Peça de Teatro “Canta-me um conto em Coimbra” – musical - Turmas Atrapalharte
Biblioteca Municipal

11 outubro
Visita ao Seminário Maior de Coimbra
Coimbra *
Saída: 14h00 / Chegada prevista: 18h00
Custo: 3 euros
Inscrições de 25 de setembro a 6 de outubro

18 outubro
Jogos Sem Fronteiras Aquáticos
Piscinas Municipais

25 outubro
Cantares à Desgarrada com Zé Palhoça e lanche partilhado
Escola Conde Ferreira - Cantanhede

8 novembro
Como praticar a Saúde Mental
Biblioteca Municipal

15 novembro
Magusto partilhado
Nota: cada participante deve levar 200 gr de castanhas e boa disposição.
Jardim do Museu da Pedra

22 novembro
À descoberta dos Cogumelos e Míscaros (palestra, passeio e degustação gastronómica)
Sede da União Recreativa da Taboeira *
Saída: 14h00 / Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 6 de novembro a 17 de novembro

29 novembro
Filosofia é para todos, com José Ramos
Biblioteca Municipal

6 dezembro
Filme “Santa Maria de Vagos” (1981) de Carlos Garcia
Centro Social e Paroquial S. Pedro

13 dezembro
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

20 dezembro
Visita guiada ao presépio do artesão Samuel Machado e participação na animação de Natal
Escola Conde Ferreira - Cantanhede

Carla Cruz Silva

GRUPOS DE ESCOTEIROS DO DISTRITO DE LISBOA PARTICIPAM NO 26.º ACAMPAMENTO NACIONAL DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL

 “Envolve-te, não deixes ninguém para trás” é o mote do 26.º Acampamento Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, que tem como objetivo a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Lisboa, 24 de julho de 2023 – Milhares de escoteiros, incluindo diversos grupos de escoteiros do distrito de Lisboa, vão participar no 26.º Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal, que se realiza entre os dias 13 e 19 de agosto em Faro. Trata-se de um ecoevento que pretende ser um exemplo através da adoção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis.

A cidade de Faro vai receber milhares de escoteiros representantes de várias regiões do país, incluindo as ilhas, num encontro que pretende promover a importância da sustentabilidade no mundo atual e a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, recorrendo à educação ambiental como meio para sensibilizar os participantes e toda a comunidade envolvente.

Com o mote “Envolve-te, não deixes ninguém para trás”, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) pretende dar destaque a um conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, a iniciativa visa incentivar os participantes para a importância da aplicação de práticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos à escolha de materiais ecológicos, passando pela adoção de práticas alimentares sustentáveis. Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento.

Todas as atividades, desde jogos, raids, construções, entre outras, foram pensadas de modo a garantir o respeito pelo planeta, respeitando os seus recursos e ecossistemas.

Para Ana ProençaEscoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, “o ACNAC é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa, desenvolverem a sua criatividade e o seu espírito de aventura, e ainda aprofundarem a sua ligação com a natureza, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade, um tema que já está intrínseco à atividade e aos valores da AEP”.

“Para a edição deste ano, transformamos o nosso encontro num ecoevento, uma oportunidade para colocar em prática os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para sensibilizar para a importância da sustentabilidade ambiental e social. Contamos com uma série de parceiros e entidades que nos vão ajudar a transformar este evento num encontro sustentável e amigo do ambiente”, reforça a responsável.

“Todas as atividades foram planeadas para dar palco à educação ambiental, por considerarmos que o movimento escotista deve contribuir de forma ativa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”, conclui a responsável.

A edição deste ano coincide com a celebração dos 110 anos da AEP e o objetivo é aproveitar o encontro para a alertar os jovens para a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, equitativa, verdadeira e justa, colocando o tema da sustentabilidade em destaque.

O ACNAC é um acampamento nacional de escoteiros, a maior e mais diversa atividade escotista em Portugal.

 

Sobre a Associação dos Escoteiros de Portugal

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. São os fundadores do Escotismo Português, representando no nosso país, o escotismo aberto a todos – independente, interconfessional e multiétnico.

Os Escoteiros de Portugal são a mais antiga organização juvenil portuguesa e contam com milhares de jovens em Grupos de Escoteiros espalhados por todo o Continente e Regiões Autónomas. Mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.

Os Escoteiros de Portugal são membros fundadores da Federação Escotista de Portugal, que é composta pelas duas únicas associações escotistas nacionais reconhecidas internacionalmente e estão inseridos no maior Movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 57 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 172 países e territórios.

Enquadram-se nas suas atividades e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.

Mais informações sobre os Escoteiros de Portugal em www,escoteiros.pt  ou através das redes sociais (FacebookInstagram e Linkedin).

Universidade de Coimbra desenvolve solução inovadora de assistência a profissionais de call center

 
Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma plataforma inovadora que pretende prestar assistência a profissionais de call center, tanto em tempo real, como numa fase de auditoria.
O projeto Flowance, liderado pela empresa Talkdesk e que tem como parceiro o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), teve como objetivo principal desenvolver mecanismos de suporte a agentes de centros de contacto para que sejam mais eficientes no seu trabalho.

«A principal contribuição do CISUC neste projeto foi uma plataforma para, a partir de um conjunto de diálogos, descobrir os fluxos mais comuns das conversas, representados por um conjunto de estados de diálogo (cumprimento, pedido de informação, resposta, clarificação) e de transições entre eles, com diferentes probabilidades associadas», explica Hugo Gonçalo Oliveira, investigador do CISUC e docente do DEI, acrescentando que «foi necessário experimentar diferentes maneiras de representar, classificar e agrupar as falas de um diálogo, explorar formas distintas de interpretar e nomear os estados e, mais recentemente, formas de visualizar os fluxos extraídos».

De acordo com o investigador do CISUC, o expectável é que estes fluxos ofereçam uma forma alternativa de analisar as conversas e que, complementados pela sua visualização, permitam identificar tendências na comunicação, tais como situações inesperadas, bloqueios, pedidos de informação e respostas mais comuns.

Este tipo de análise, esclarece Hugo Gonçalo Oliveira, «pode suportar o ajuste de procedimentos num centro de contacto, incluindo alterações a sistemas de atendimento automáticos, ou mesmo ao nível dos recursos humanos e da sua orientação. Poderão ainda ajudar a guiar os intervenientes numa conversa, em tempo real, que, ao monitorizar a conversa, conseguirão antecipar as interações seguintes, e, provavelmente, tornar o contacto mais eficiente».

Apesar do projeto Flowence já ter terminado, a equipa continua a trabalhar nesta solução no âmbito do projeto Center For Responsible AI, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). «Estamos a tentar melhorar as formas de visualizar os fluxos de conversas, incluindo uma melhor identificação do que cada estado do diálogo representa. Pretendemos também considerar os sentimentos predominantes (positivo/negativo) em diferentes fases dos diálogos. Por exemplo, o ideal é que diálogos que comecem com queixas/reclamações, terminem com um sentimento mais positivo», sublinha.

«No novo projeto, o foco está ainda na utilização destes métodos para extrair fluxos e ajudar a explicar o funcionamento de agentes conversacionais (chatbots) que não se baseiam em fluxos pré-definidos, como o ChatGPT, contribuindo assim para uma maior confiança na sua utilização ou, de uma forma geral, auditar conversas, que podem ter como origem centros de contacto/apoio ao cliente», conclui.

A equipa do CISUC é constituída pelos investigadores Hugo Gonçalo Oliveira, Catarina Silva, Ana Alves e Nuno Lourenço, e a aluna de doutoramento Patrícia Ferreira.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Município sensibiliza proprietários para aderir às AIGP’s

 
Fórneas, Malhadal, Penafalcão, Cunqueiros, Corgas, Dáspera e Alvito da Beira receberam ações de esclarecimento sobre a adesão às Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP's) durante este mês de julho, com o objetivo de esclarecer a população e, em particular os proprietários de terrenos nesta zona, sobre esta temática e as modalidades que estão disponíveis.
Nestas áreas pretende-se fazer uma gestão conjunta de todos os terrenos, com o apoio e participação dos proprietários e coordenada por uma entidade gestora com capacidade técnica, de forma a obter uma área mais bem ordenada, bem gerida e mais defendida contra incêndios.
Os proprietários que aderirem a estas áreas têm vários benefícios: apoios para o investimento nas áreas próprias e para a sua manutenção; apoio técnico à gestão; apoios do Fundo Ambiental a 20 anos; possibilidade de delegar a gestão dos terrenos a uma entidade gestora (mantém sempre a titularidade dos prédios) com recebimento de uma renda. O primeiro passo é o proprietário fazer a georreferenciação das suas propriedades através do BUPI.
Nestas ações foram apresentadas três modalidades de adesão às AIGP's: o proprietário entrega a gestão das propriedades à entidade gestora, a Pinhal Natural, e em troca recebe uma renda anual; outra opção é o proprietário ficar com a gestão dos seus terrenos, cumprindo o plano de exploração previsto pela Pinhal Natural, e, neste caso, recebe os apoios específicos do Fundo Ambiental e as mais-valias sobre os rendimentos de exploração; o proprietário pode ainda entregar a gestão de parte dos terrenos e ficar com outra parte sob sua gestão. No caso de proprietários não identificados, ou seja, terrenos sem dono conhecido, os terrenos passam para a gestão do Estado, conforme o estabelecido no Decreto-Lei n.º 15/2019 de 21 de janeiro.
No caso dos proprietários que não pretendam aderir à AIGP, entende-se por não gerir nem implementar a proposta, será executado o arrendamento coercivo com perda de direitos aos apoios, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 52/2021 de 15 de junho.
Para cada uma das AIGP's apresentadas foi elaborada uma proposta de ocupação do solo com o objetivo de transformar a paisagem, tornando-a mais resiliente e mais produtiva. Recorde-se que estas áreas do concelho foram as mais afetadas pelos incêndios florestais de 2020. 

Andreia Gonçalves

Braga acolhe em 2025 encontro internacional do Caminho de Santiago

 
O Município de Braga poderá receber em 2025 o primeiro Encontro Internacional do Caminho de Santiago, com o objetivo de divulgar e promover a importância, em diferentes vertentes, dos itinerários jacobeus, em que assume uma posição única na Península Ibérica.
A proposta foi apresentada este sábado, dia 22, pelo presidente da associação fundadora do Caminho da Geira e dos Arrieiros (ACJMR/Plataforma Berán no Caminho), Abdón Fernández, durante a tertúlia “Braga a Caminho de Santiago - O futuro do Caminho”, organizada pela Associação Espaço Jacobeus na Quinta Pedagógica de Braga, com o apoio do município.
“A criação de um Encontro Internacional do Caminho de Santiago pretende ser uma referência que realce as ligações históricas entre as duas cidades, em que Braga pode ser também um ponto de celebração de uma das ideias mais importantes do Caminho de Santiago, a de que temos de relacionar-nos como seres humanos”, defendeu Abdón Fernández.
“A ideia, que partilho com Carlos Ferreira [delegado em Leiria da Associação Espaço Jacobeus], é que sirva para divulgar os distintos caminhos, experiências, que seja de interesse cultural e espiritual, mas também económico e turístico, com a presença de delegações internacionais”, adiantou.
A realização de um encontro deste género em Braga justifica-se por ser a cidade de origem ou de passagem de cinco itinerários jacobeus reconhecidos pela Igreja e/ou por Galiza e Portugal: Caminho da Geira e dos Arrieiros, Caminho Central, Caminho de Torres, Caminho de São Rosendo e Caminho Minhoto Ribeiro.
“Poucas cidades haverá na Europa onde isto aconteça”, referiu o presidente da Plataforma Berán no Caminho (Concelho de Leiró, na Galiza), destacando o papel histórico de Braga como “capital espiritual da Península Ibérica e a sua mais do que evidente ligação a Santiago de Compostela”.
O adjunto do presidente da Câmara de Braga, António Barroso, também presente no encontro, referiu que “o desafio lançado está adquirido, porque de alguma forma já se falou dele”, realçando: “Eu entendo que faz todo o sentido”. Assim, propôs que se trabalhe para que “em 2025 se faça em Braga um grande encontro internacional de associações e de tudo o que esteja relacionado com o Caminho de Santiago”, e que o “trabalho de casa” se inicie entretanto.
“A organização deste encontro, que poderá ser bienal, tem de ser coordenada e obter o apoio do outro lado da fronteira, nomeadamente do Governo galego. Se Espanha não estiver representada, podemos acolher outros países, mas não funciona, como é óbvio. E temos de trabalhar de igual modo a nível nacional. Mas temos todo o gosto e estamos abertos a fazê-lo”, frisou o adjunto do presidente da Câmara de Braga.
O presidente da Associação dos Amigos do Caminho Português, Celestino Lores, reforçou a ideia da importância histórica de Braga e da sua ligação a Santiago, apoiando a realização do encontro internacional: “é uma das cidades importantes em Portugal, até porque já existia antes de Santiago e deve recuperar a sua posição nas peregrinações”.
No âmbito mais concreto da tertúlia, o presidente da Associação Espaço Jacobeus (AEJ), António Devesa, analisou as mudanças registadas na última década. À espiritualidade inicial do Caminho de Santiago acresceram novos interesses, como os dos chamados “turigrinos”, e o aumento do número de caminhantes, gerando mais necessidades que precisam de respostas.
A segurança é uma delas e, neste contexto, o presidente da AEJ elogiou o trabalho das forças policiais portuguesas (PSP E GNR) “pela atenção que estão a dar aos peregrinos no caminho”.
Por outro lado, realçou as dificuldades cada vez maiores das associações na assistência aos peregrinos e na manutenção dos caminhos, até por imposições legais que resultam da sua certificação. Por isso, pediu o apoio das autarquias “para que possam continuar a desempenhar o seu papel de servir, de cada um dos voluntários dar um pouco de si”.
Um protocolo a assinar, em breve, entre a Câmara de Braga e a AEJ, em que a associação – segundo a autarquia - “será a guardiã dos caminhos e promotora de iniciativas, que talvez seja um exemplo a replicar pelo pais”, poderá ser a solução para algumas das questões levantadas por António Devesa.

Carlos Ferreira

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

 A Freguesia de São Bartolomeu de Messines recebe no próximo dia 26 de julho, às 21h30, no Largo da Igreja, “À Babuja”, o espetáculo itinerante promovido pelo Município de Silves, nas diferentes freguesias do concelho.
A iniciativa conta com o apoio da Freguesia de São Bartolomeu de Messines.
Contamos com a vossa presença!
Entrada: Livre
Classificação etária: M/6
+ Info: Sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 856 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt
 
+ SOBRE “À BABUJA”
Este podia ser apenas um projeto à beira-mar, como o próprio nome indica. A ideia, no entanto, é guardar isso como ponto de partida, mas ser muito mais: um projeto itinerante, apelativo para muitos públicos, de um grande rigor plástico, e que dê a conhecer alguns tesouros regionais.
É um espetáculo divertido, inspirado no clássico de Cervantes, ‘Dom Quixote de la Mancha’. Entramos no imaginário deste herói “algarvio”, onde as bóias se transformam em armadura, os guarda-sóis em moinhos de vento e a carrinha em cavalo. Nesta aventura, dançamos corridinho nas dunas, estacionamos o burro no restaurante e procuramos o pé de donzela da Dulcineia. O espetáculo consiste numa criação de raiz pensado para toda a família, com uma forte componente musical, e nele será explorada uma linguagem física, onomatopaica e clownesca. É um espetáculo universalmente compreensível pela sua linguagem física, musical e visual.

 

 

Portalegre | Avis abraçou colheita de sangue

 
Em mais um dia de temperaturas altas, compareceu a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSPnas imediações da barragem do Maranhão. Em Avis, rumaram até ao quartel dos bombeiros 18 voluntários – estando as mulheres em maioria (61,1 %), com 11 presenças.
Um dos voluntários inscreveu-se pela primeira vez numa brigada.
Depois de avaliados clinicamente (colaborou na iniciativa a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA), três pessoas não puderam concretizar a doação. Mas irão voltar numa próxima oportunidade.
O Registo Português de Dadores de Medula Óssea, desta feita, não viu a sua lista aumentar, sendo certo que a maioria dos dadores de sangue já se registaram. Importa não deixarmos reduzir os inscritos nesta plataforma.
A Câmara Municipal de Avis apoiou a realização do almoço convívio, servido no culminar desta jornada.
Segue-se Castelo de Vide
Manhãs de sábado são quando têm lugar as nossas idas ao terreno. Esperamos estar no centro de saúde de Castelo de Vide a 29 de julho. Segue-se, a 19 de agosto, Fronteira no centro de saúde e numa brigada também dirigida aos vizinhos de Sousel. Mas atenção: quem desejar doar sangue pode fazê-lo em qualquer das nossas colheitas, não carecendo do local da residência.
Dar sangue também faz parte das coisas boas das férias! https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR