segunda-feira, 1 de abril de 2024

TRANSFORME UM “GESTO” NUM APOIO” E AJUDE A “CONTINUAR A CRESCER”

 
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando a época de entrega das declarações de IRS que se iniciou-se no passado dia 1 de abril e que vai terminar no dia 30 de junho, relançou recentemente a campanha denominada por – “TRANSFORME UM GESTO NUM APOIO E AJUDE A CONTINUAR A CRESCER, e que pretende sensibilizar os contribuintes aquando o preenchimento da DECLARAÇÃO ANUAL DE IRS, para atribuírem do seu IRS, 0,5%, sem qualquer encargo para o doador.
Em vez de o seu IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é encaminhada para a nossa Associação, sem que isso tenha influência na sua fatura do IRS.
Isto quer dizer, que se tiver direito a reembolso, não vai receber menos por este gesto e se tiver que pagar, a conta não será mais elevada.
Esta campanha tem como objectivo reunir alguns recursos para que no futuro a Sociedade Columbófila venha a reunir condições para conseguir continuar a desenvolver as actividades desportivas, culturais e sociais no concelho de Cantanhede, nomeadamente projectos para a comunidade e realização de trabalhos de inserção social de crianças e jovens e suas famílias.
Recorde-se que, para o efeito basta ao preencher a sua declaração de IRS, indicar no quadro 11 do modelo 3, campo 1101, colocar o número de identificação fiscal 500815780 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e assinalar com “X” o campo das Instituições Particulares de Solidariedade Social, declarando assim a sua vontade de doar os seus 0,5% a favor daquela Instituição.



 

MARINHA GRANDE FINANCIADA PARA NOVO CLDS 5G

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, na sua reunião de 1 de abril, a formalização da manifestação de interesse em desenvolver um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) no concelho, financiado em 512 mil euros, pelo período de quatro anos, que será coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande – Adeser II.

O projeto a realizar vai assentar em dois eixos:
-Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;
-Eixo 4: Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
-A equipa técnica será composta, no mínimo, por um coordenador e dois técnicos superiores.

Os CLDS 5G pretendem reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza em Portugal, encarando o território como uma dimensão essencial para a sua concretização. Concentram as intervenções nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovem a mudança tendo em conta fatores de vulnerabilidade como desemprego, titularidade de prestações sociais, pessoas em situação de sem-abrigo e índice de envelhecimento da população.

A sua ação previne e combate a exclusão social, particularmente a infantil, quebrando ciclos intergeracionais de pobreza e exclusão, de forma a garantir a coesão social e territorial.

Gabinete de Comunicação e Imagem

COLUMBÓFILIA: Paulo Ferreira venceu concurso de MALPARTIDA CÁCERES sétima prova da Campanha 2024, continuando a liderar a classificação geral de concorrentes a equipa Nuno & Filho, assumindo Humberto Carvalho a liderança do Troféu Crédito Agrícola

 
Com a realização da solta de Malpartida Cáceres, decorreu no passado dia 29 de março, a setima prova do Campeonato 2024 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 28 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Velocidade, foi ganho pelo associado, Paulo Ferreira, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Malpartida Cáceres – (Velocidade)
1º lugar – Lusitano Espinhal & Irmão – 323 pontos; 2º - António Santos - 318; 3º - Humberto Carvalho - 316; 4º - Ernesto Costa - 302; 5º - Nuno & Filho – 294; 6º - Fábio Cruz – 284; 7º - Paulo Ferreira – 282; 8º - Paulo Santos - 278; 9º - Eugénio Claro - 277; 10º - José Rossa Ribeiro – 276.
Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Nuno & Filho – 1860; 2º - José Rossa Ribeiro - 1834; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 1779; 4º - António Santos - 1687; 5º - Humberto Carvalho – 1674; 6º - Manuel Frade – 1664; 7º - Ernesto Costa – 1639; 8º - Fábio Cruz - 1627; 9º - Eugénio Claro - 1542; 10º - Cidálio Salvador – 1416; 11º - Euclides Pimenta - 1406; 12º - Vitor Ferreira - 11361; 13º - Eliano Martins - 1318; 14º - José Santos - 1316; 15º - José Vinagreiro - 1316; 16º - Jorge Monteiro - 1282; 17º - Manuel Barreto - 981; 18º - Paulo Ferreira - 1120; 19º - António Petornilho - 1095; 20º - Paulo Santos – 1093; 21º - Avelino Soares - 1013; 22º - Marco Ferreira - 981; 23º - Gonçalo Paião - 917; 24º - Fernando Cruz - 827; 25º - Matias & Vila Nova - 799; 26º - António Sargaço - 686; 27º - Asas de Lemede – 526; 28º Manuel Santos - 386; 29º - Francisco Silva – 169; 30º - Carlos Pereira – 165; 31º - Manuel Rodrigues Santos – 31.
Troféu Crédito Agrícola
1º lugar – Humberto Carvalho– 910; 2º - Nuno & Filho - 625; 3º - José Rossa Ribeiro - 622.



Marinha Grande | CONFERÊNCIA SOBRE NARRATIVAS E COMUNICAÇÃO EM MUSEUS

 O Município da Marinha Grande organiza a conferência sobre narrativas e comunicação em Museus intitulada “A função expositiva como modo primordial de comunicação em museus: valores, objetivos e estratégias em busca de relevância”, tendo como oradora Joana Monteiro (Diretora do Museu de Lisboa), no dia 13 de abril (sábado), pelas 16h00, no Foyer do Museu do Vidro, cuja participação é gratuita.
Nesta iniciativa integrada no Ciclo de Conferências promovido no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, será abordada a função expositiva como forma de comunicação primordial dos museus, enquanto resultado último do desempenho das demais funções museológicas conjugadas entre si. 

Pensar, delinear e executar exposições, e, assim, comunicar com parceiros, comunidades e demais públicos, corresponde a uma parte fulcral da essência do que é a identidade da própria instituição museal.
Joana Sousa Monteiro é museóloga e diretora do Museu de Lisboa, desde 2015. Foi assessora da Vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa para a área dos museus e do património (2010-2015). Foi Coordenadora-adjunta da Rede Portuguesa de Museus no Instituto Português de Museus (2000 a 2010). Anteriormente foi técnica do Instituto de Arte Contemporânea e colaboradora do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

É licenciada em História, variante História da Arte (FCSH Nova), pós-graduada em Museologia (Universidade Lusófona), e pós-graduada em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo (ISCTE). Tem sido docente na área da gestão de museus, nomeadamente no Mestrado de Museologia FCSH, Nova desde 2013. É autora de diversos artigos na área da museologia

Foi membro da direção da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus - ICOM Portugal (2014-2016), foi presidente do Comité Internacional de Museus de Cidade do ICOM - CAMOC (de 2016 a 2022) e é Co-Chair do Strategic Plan Working Group do ICOM.

Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE ASSINALA INTERCULTURALIDADE

 O Município da Marinha Grande associa-se à Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal promovendo a Semana da Interculturalidade, através de ações de informação e sensibilização, nos dias 8 e 11 de abril, que visam estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural, num concelho onde há alunos de 35 nacionalidades.

A iniciativa será marcada pela realização do Encontro “+ Sucesso Sem Fronteiras: entre mitos e factos - conhecer para desmistificar”, dirigido a profissionais, docentes, estudantes, pessoas interessadas na temática, no dia 8 de abril, no Auditório da Resinagem; e pelo teatro infanto-juvenil “Todos Somos Um”, no dia 11, no mesmo local.

Na Marinha Grande, a Semana da Interculturalidade integra as seguintes iniciativas:

8 de abril . Das 9h00 às 17h00
Auditório da Resinagem
Encontro + Sucesso Sem Fronteiras: entre mitos e factos - conhecer para desmistificar
Destinatários: Profissionais, docentes, estudantes, pessoas interessadas na temática

09h15 | Abertura do Secretariado
09h30 | Boas Vindas
Aurélio Ferreira | Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Carolina Cravo | Presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal
João Paulo Pedrosa | Diretor do Centro Distrital de Leiria do ISS, I.P.

Performance de dança, pela Associação Coração da Ucrânia

10h15 às 10h40 | Painel 1: Infografia sobre Migrações: números e factos
Ana Teixeira | Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza
Moderação: Geraldo Oliveira, Diáspora Global

10h40 às 11h00 | Pausa para café

11h00 - 12h00 | Painel 2: Os migrantes vêm sempre com menos qualificações são os que têm mais dificuldade de aprendizagem?
Paula Ferreira | Coordenadora de Unidade de Qualificações e Competências do Serviço de Promoção do Emprego Digno e de Desenvolvimento Social, do Departamento de Integração de Migrantes - AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo
Sofia Peyssonneau e André Silveira | Técnicos de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Aga Khan
Patrícia Oliveira | Técnica Superior no Ministério da Educação no Agrupamento de Escolas dos Marrazes
Venus Preet Sing Dhot - aluno de 9.º ano e Prof.ª Maria Clara Fernandes do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente - “Desafios e oportunidades na integração escolar de uma criança - testemunho pessoal"
Moderação: Carla Valadas | Professora Adjunta na ESECS e Investigadora do CEIS20 da Universidade de Coimbra

12h - 12h30 | Debate

12h30 - 14h00 | Almoço livre

14h00 – 16h30 | Painel 3: Integrar os migrantes é uma missão impossível? - Apresentação de Projetos desenvolvidos a nível nacional e local no âmbito da integração das Comunidades Migrantes

Marta Silva | Diretora do Largo Residências (Lisboa)
Ana João  | Coordenadora do Projeto Barakat -  Apresentação dos Projetos Terra Abrigo (Terra Sintrópica, Mértola) e Barakat (InPulsar, Leiria)
Filipa Batista | Chefe da Área de Migrações e Acolhimento e Coordenadora do Centro para as Migrações do Fundão 
Cecília Vieira | Chefe da Divisão dos Assuntos Sociais do Município da Marinha Grande - Projeto: Acordo   de cooperação com o Governo da República de Cabo Verde - Projeto de Formação Técnico-profissional na área da metalomecânica e CNC  
Moderação: Sofia Duarte | Coordenadora do Centro Qualifica da Marinha Grande e Coordenadora do Departamento de Educação e Formação de Adultos do Agrupamento Marinha Grande Poente

16h30 – 17h00 | Debate

17h | Encerramento
         Ana Alves Monteiro | Vice-Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
         Patrícia Grilo | Técnica do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal

Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande | Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal 
Parcerias: Academia Social e Cultural da Maceira | ABEOTL de Pataias | CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria | ESECS/PL | InPulsar | LeiriMar | Os Malmequeres | Município de Ansião | Município de Bombarral | Município das Caldas da Rainha – CLAIM | Município de Castanheira de Pera | Município de Leiria | Município da Nazaré | Município de Pedrogão Grande | Município de Pombal| União de Freguesias dos Marrazes e Barosa 

11 de abril
Auditório do Edifício da Resinagem
Participação dos alunos da EB João Beare
"Todos Somos Um"  - Teatro infanto-juvenil
Integrado na Semana da Interculturalidade 2024
Organização: Município da Marinha Grande, Conselho Local de Cidadãos e Núcleo Distrital de Leiria EAPN Portugal

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Campanha decorre de 01 a 31 de maio. Município de Cantanhede apoia a esterilização de animais de estimação

 
A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de aprovar um programa destinado a apoiar financeiramente a esterilização de cães e gatos. A campanha estará em vigor de 01 a 31 de maio, facultando aos donos de animais de estimação que residam no concelho a possibilidade de os esterilizarem a um custo bastante reduzido, uma vez que a autarquia comparticipa financeiramente esse ato cirúrgico, quer em machos, quer em fêmeas.
Trata-se de uma medida destinada a reduzir o número de ninhadas e impedir o crescimento de populações de canídeos e felídeos, mitigando por essa via o risco de abandono. O que se pretende é reduzir os problemas de saúde pública decorrentes da existência de animais vadios e diminuir a forte pressão a que está atualmente sujeito o Centro de Recolha Animal de Cantanhede (CRAC) relativamente à recolha, alojamento e alimentação desses animais.
Recorde-se a propósito que o Canil Municipal de Cantanhede foi objeto de obras de ampliação e requalificação, bem como de valorização das condições logísticas e de salubridade, estando agora dimensionado para cumprir melhor a sua missão, particularmente em matéria de higienização, funcionalidade e adequada acomodação dos animais.
Nos termos das normas estabelecidas para o desenvolvimento da campanha de esterilização, cada agregado familiar poderá sujeitar a esse ato cirúrgico apenas um canídeo ou felídeo, sendo para isso necessário que estes estejam identificados eletronicamente e que os seus proprietários residam no concelho de Cantanhede, além de que é também obrigatório que a operação seja realizada em Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) locais.
O valor da comparticipação varia dependendo se trata de um macho ou de uma fêmea, dentro de cada espécie. Enquanto pela esterilização de uma cadela o dono recebe 72 euros, no caso de ser um cão beneficia de um apoio 40 euros. No caso dos felídeos, por uma gata a comparticipação é de 46 euros e de um gato é de 20 euros.
Estes valores são superiores caso seja família com carências socioeconómicas devidamente comprovadas pela Junta de Freguesia da sua área de residência. Pela esterilização de uma cadela o dono recebe 108 euros, sendo que no caso de um cão beneficia de um apoio 60 euros. No caso dos felídeos, por uma gata a comparticipação é de 69 euros e de um gato é de 30 euros.
Esta atitude da Câmara Municipal constitui uma solução possível para minimizar um problema mais vasto, relacionado com a sobrepopulação de animais de companhia. É muito importante alertar as pessoas para o perigo de deixar restos de comida na rua para cães e gatos, já que pode desencadear vários problemas de saúde e a proliferação de pragas na via pública. Deixar comida na rua é um convite para roedores e insetos poderem transmitir doenças graves aos humanos e aos animais”, alertou o vereador da Câmara de Cantanhede, Adérito Machado.
A candidatura deverá ser enviada para geral@cm-cantanhede.pt ou entregue em suporte físico no CRAC, sendo que o formulário e todas as informações estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Cantanhede.
O pagamento da comparticipação só será feito após a realização da esterilização e da entrega dos comprovativos. Além disso, o apoio financeiro por parte do Município só será entregue durante o mês de agosto.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Conquista Notável: UCSP de Porto de Mós passa a USF Modelo B

 Porto de Mós celebra um marco significativo na área da saúde com a transição bem-sucedida da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), antigo Centro de Saúde de Porto de Mós, e respetivos Polos de Mira de Aire, Serro Ventoso, Mendiga/Arrimal, S. Bento e Alqueidão da Serra, para o Modelo B da Unidade de Saúde Familiar Aire e Candeeiros (USF), à semelhança do que já aconteceu com a USF Novos Horizontes, que cobre as freguesias das Pedreiras, do Juncal e da Calvaria de Cima.
Esta conquista é o resultado direto da persistência incansável e das negociações eficazes entre o Executivo Municipal e o Ministério da Saúde, culminando numa vitória que proporcionará benefícios substanciais à comunidade local.
 
A mudança para o Modelo B de USF marca o início de uma nova era para a saúde em Porto de Mós. Agora, o Centro de Saúde está dotado de uma estrutura mais eficiente e eficaz, permitindo uma abordagem mais centrada na família e no indivíduo e no acesso aos cuidados de saúde primários. Esta transição não só proporcionará uma melhor qualidade de vida aos munícipes, mas também oferecerá condições de trabalho mais atrativas para os profissionais de saúde que escolham servir esta comunidade.
 
A concretização desta alteração é o testemunho do compromisso contínuo deste Executivo, que após um período longo de trabalho conjunto e persistente com a equipa do Ministério da Saúde do governo que está hoje a terminar as suas funções, alcançou um marco significativo, com grandes benefícios para todos.
 
Estamos confiantes de que a mudança para o Modelo B de USF fortalecerá e promoverá um acesso mais equitativo e eficaz aos serviços de saúde primários.
 
Conscientes de que há ainda um longo caminho a percorrer, continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir o melhor acesso aos cuidados de saúde a todos os munícipes.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

ADASCA promove Acção de Formação no dia 13 Abril a partir das 14 horas, na Sala Diatosta no Hospital de Aveiro

 Caros colegas e Amigos!

No âmbito do nosso Plano de Actividades para o ano em curso, venho informar que foi cedida à ADASCA uma Sala com capacidade para 60 lugares sentados, no antigo Hospital de Aveiro (edifício amarelo) para uma Acção de Formação no dia 13 Abril a partir das 14 horas, cumprindo assim o previsto no artigo 3, alínea c) dos Estatutos, com os seguintes temas: “Informadores e Informados – Técnica e Características da Informação”, pelo Presidente da Direcção da ADASCA, “A Dádiva de Sangue e o Dador” cujas oradoras são Dra. Lúcia Borges e Dra. Catarina Almeida, ambas do Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
A formação é composta por dois módulos, sendo o primeiro de natureza expositiva, o segundo módulo mais prático, com duração prevista de 2:00 horas, e um intervalo para café.
A Sala designada por Diatosta está equipada com equipamento para projecção de imagens. O propósito desta Acção de Formação visa preparar não só os elementos dos órgãos sociais da nossa associação, como ainda fomentar/organizar um grupo de voluntários que queiram integrar o Conselho de Juventude conforme o Artigo 13, alínea i) dos citados Estatutos.
Os temas são os indicados acima, sendo emitidos certificados de participação para efeitos de Curriculum, assinados pelo Presidente da Direcção e Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Humberto Rocha (médico).
Esperamos poder contar com os participantes no evento da 2ª. Semana do Dador de Sangue, com o lema JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE, que vai decorrer nos dias 10 a 14 de Junho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, dia 14 de Junho (sexta-feira) na Praça Marques Pombal.

A participação é livre. 
Joaquim Carlos
Inf: 964 470 432

www.adasca.pt 


Opinião - A final da taça, o very-light e o erro do Presidente


O mês de maio corria, o calor apertava e o Sporting, o meu clube, vinha jogar à minha terra no final da taça de Portugal...
Tal como todos os anos, aquele dia na Cruz Quebrada era um dia de festa, fossem os finalistas da taça da terceira, segunda ou primeira divisão, os cafés e os restantes enchiam-se; a "Nova Marginal", "o Caçador", a "Arcada" ou a "Casinha" eram pontos de encontro e de convívio entre os locais e quem vinha de longe, ora comer num restaurante ora fazer um piquenique na mata do estádio nacional, era uma realidade que a todos enchia o coração!
Mas naquele dia, o jogo era entre os rivais Sporting e Benfica e aos meus 18 anos, tinha duas opções para ver o jogo; em casa do meu amigo Paulo Semedo junto do grupo de amigos ou ir ver ao estádio nacional o jogo; optei pela última...
Em 1996, o estádio tinha bancadas de pedra, era um pouco desconfortável, e como cheguei em cima do apito inicial, fiquei junto à claque do sporting; a "juventude leonina"...
Quando o Benfica marcou golo, passados 30 segundos, vi uma espécie de foguete, vir quase na minha direção...e de repente vi um Homem que tinha sido atingido no pescoço por aquele foguete a morrer à minha frente...o cenário de pânico instalou-se, lembro-me de um rapaz ter tentado retirar o "projétil" do pescoço da vítima, mas de ter-se queimado na mão e de ter desistido...Os berros e os pedidos de ajuda eram ensurdecedores, até que uma maca dos bombeiros apareceu e levou o Homem...De seguida a revolta e a raiva tomou conta dos adeptos e os cânticos para pedir a interrupção do jogo sucederam-se... Alguns membros da claque foram até às redes e arrancaram-nas na tentativa de invadir o campo de futebol...entretanto chegou a polícia de choque evitando tal invasão...
O Presidente Jorge Sampaio presente no estádio nacional nada fez e ignorou o sucedido mandando prosseguir o jogo mesmo com a chegada do intervalo... Formou-se uma cratera sem multidão à volta do local onde se deu a tragédia. A cratera era visível de todo o estádio... o sangue sujava todos os assentos da dita "cratera"... era um cenário dantesco para quem sentiu como eu, que poderia também ter sido a vítima do very-light ...
Abandonei o estádio durante o intervalo e durante anos não voltei a entrar num estádio de futebol....aquela morte estúpida e a decisão do presidente da república, indiferente à tragédia e ao choque, causou-me tristeza...penso que nestas situações não se pode "banalizar" a violência de qualquer adepto, ainda para mais tendo existido uma morte...
Desta final da taça de 1996 até aos dias que correm, as coisas melhoraram a nível do controlo da violência nos estádios de futebol mas, no entanto, não se evitou que o senhor que lançou o very-light mortífero em 1996 tivesse sido novamente detido num jogo no ano de 2018 entre o Chaves e o Benfica.
Muito há a fazer no âmbito do desporto para melhorar a segurança nos estádios, pois o espírito da final da taça, de convívio e harmonia no futebol, é o que todos queremos...
Haja no futuro leis e justiça com essa finalidade!

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
Co-fundador do partido "Nova Direita"

7 de abril | Dia Mundial da Saúde. Como Alcançar Bem-Estar em Sentido Físico, Emocional e Mental


Milhares de pessoas fazem uso de um recurso diferente para obter conselhos de saúde

Como pai com um emprego, marido, voluntário e tudo o que existe pelo meio, Orlando Cardoso tem pouco tempo para si. Por isso, ele reconhece a importância de reservar algum tempo para pesquisar como pode ter uma vida mais equilibrada.

“Eu gosto de tudo o que faço na minha vida”, disse este morador da região de Aveiro que também participa ativamente no ministério para o público e em reuniões religiosas como Testemunha de Jeová. “Eu só quero certificar-me de que ainda continuo saudável com tudo o que tenho para fazer.”

Orlando Cardoso está entre os milhares de pessoas que lançam mão de um recurso gratuito para encontrar dicas sobre bem-estar físico, emocional e mental. O site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org, disponibiliza conteúdos de fácil acesso que dão sugestões práticas para manter um estilo de vida saudável.

“Algumas pessoas podem pensar que a Bíblia não aborda as preocupações atuais, como a nossa saúde”, disse Amílcar Pinto, porta-voz na região centro da organização religiosa mundial sem fins lucrativos. “Mas muitas ficarão surpreendidas ao descobrir quão atuais são os conselhos da Bíblia sobre como ter uma vida saudável.”

Muitas pessoas anseiam ter mais energia, clareza mental e equilíbrio emocional. Reconhecendo isso, a Organização Mundial de Saúde até estabeleceu dia 7 de abril para se comemorar o Dia Mundial da SaúdeO objetivo desta comemoração é chamar a atenção das pessoas todos os anos para um aspeto diferente da saúde mundial.

São descarregados diariamente do site jw.org 22 000 000 vídeos, gravações em áudio e publicações sobre vários assuntos, incluindo saúde. Além disso, todos os dias, mais de 2 100 000 de pessoas acedem ao site jw.org para encontrar informações atualizadas sobre uma vasta gama de tópicos tais como:

site até mesmo aborda problemas de saúde mundiais em artigos com os seguintes temas:

“O site jw.org é um ótimo recurso para qualquer pessoa preocupada com a saúde”, disse Orlando Cardoso. “Mais importante ainda, o site divulga uma verdadeira esperança para o futuro quando toda a gente tiver saúde perfeita. Quem é que não quer isso?”

Para aceder a conteúdos práticos e gratuitos relacionados com a saúde, visite o site jw.org e, no campo de pesquisa, coloque qualquer tópico ou títulos de artigos mencionados neste comunicado. Não precisa registar-se ou enviar dados pessoais.


Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

Torneio Pedro Frazão – Mini-12 Masculino

 II.ª Fase – Grupo B

Dia 30 de MARÇO 2024 – 11H00
Pavilhão Marialvas - Cantanhede
ASSSCC - 54 X OLIVEIRINHA - 34
Constituição da equipa da ASSSCC:


02 – Mateo Santos
02 – Lucas Silva
03 – Brian Marino
06 – Luan Eduardo Silva
07 – Martim Oliveira
11 – Tiago Laranjeira
12 – Manuel Bento
13 – Duarte Silva
18 – Martim Pinto
24 – Rúben Reis
30 – Benjamim Costa
45 – Gabriel Mósca

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Miguel Gomes

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS

2.ª Fase Grupo Manutenção Sul

ASSSCC/FLATLANTIC - 80 X C.J.BOA VIAGEM - 57
Dia 30 de MARÇO de 2024 – 20h30
Pavilhão Marialvas

Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:
01 - Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Varandas
20 – Sofia Moreira
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Rodrigues