domingo, 12 de maio de 2019

Politica | Para Marisa Matias, o riso de Berardo “é o melhor retrato da elite medíocre”

Resultado de imagem para Marisa Matias
Jornal SOL - Sapo
A cabeça de lista do BE às eleições europeias, Marisa Matias, considerou ontem que o riso do empresário Joe Berardo quando, no parlamento, foi confrontado com a "sua delinquência financeira, é o melhor retrato da elite medíocre e parasitária".

O BE escolheu o Porto para o comício de hoje da campanha eleitoral – que começou com uma atuação do cantor Jorge Palma – e, no discurso, Marisa Matias defendeu a necessidade de uma "Europa de direitos contra a irresponsabilidade e contra os irresponsáveis".

"E por falar em irresponsáveis, ontem [sexta-feira], o país teve a oportunidade de ver um deles, em direto, na Assembleia da República. O riso de Berardo, quando confrontado com a sua delinquência financeira, é o melhor retrato da elite medíocre e parasitária", criticou.

A eurodeputada do BE – que volta a ser a cabeça de lista do partido às eleições de 26 de maio – referia-se à audição de sexta-feira do empresário Joe Berardo que, na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD, afirmou que é "claro" que não tem dívidas, numa resposta à deputada bloquista Mariana Mortágua.

Para Marisa Matias, este "é também o retrato da impunidade que esta elite continua a beneficiar aqui e na União Europeia".

"Há dois países em Portugal, há o país de Berardo e há o país das trabalhadoras da Sioux. Em Portugal, um trabalhador deve mil euros ao banco, não consegue pagar e pode perder a casa; se um banqueiro deve mil milhões e não quer pagar, o que é que faz? vai rir-se para a Assembleia da República", condenou.

A primeira candidata bloquista referia-se aos trabalhadores desta empresa em Lousada, com quem se encontrou ao final da manhã de hoje, e que estão em vigília, uma vez que há uma ameaça de insolvência.

"Nós não nos enganamos de que lado estamos. Nós estamos do lado de quem defende os trabalhadores e não dos Berardos desta vida, nós estamos do lado de quem quer regular o sistema financeiro, nós estamos do lado de quem quer acabar com estes roubos", enfatizou.

Lusa / Madremedia

Deporto | Jogador do Rio Ave revela ameaça: “Dá o título ao Porto se não vais morrer queimado”

Galeno está cedido ao Rio Ave pelo FC Porto.
O extremo brasileiro cedido ao Rio Ave pelo FC Porto recorreu às redes sociais para denunciar uma mensagem que recebeu.
Através do Instagram, Galeno mostrou uma mensagem que recebeu onde é ameaçado de morte caso o Benfica vença o jogo frente ao Rio Ave.
"Dá o título ao Porto, se conseguires para o ano és titular no Porto por outro lado se não conseguires vai morrer queimado na estação de metro do Dragão", pode ler-se na mensagem que Galeano revelou nas redes sociais.
O jogador reagiu de forma incrédula. "Incrível como as pessoas passam dos limites, Deus te abençoe. Que horrível".
Jornal I

Politica | Jerónimo de Sousa diz que chantagem do PS mostrou até onde está disposto a ir

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa afirmou hoje, em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, que a “operação de chantagem de demissão do Governo” demonstrou até onde o PS “está disposto a ir”.
“Aquilo a que assistimos nos últimos dias à volta da demissão do Governo é bem revelador da natureza das suas opções e é revelador de como PS, PSD e CDS continuam irmanados na obediência à submissão das imposições da União Europeia colocando-as à frente dos direitos dos trabalhadores”, afirmou.
Jerónimo Sousa falava após um jantar convívio no pavilhão de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, no âmbito da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, que contou com a presença de cerca de 200 militantes e apoiantes do partido no litoral alentejano.
“A ameaça de demissão do Governo a 5 meses das eleições é denunciadora dos seus propósitos e indicam até onde estão dispostos a ir para tentar impor injustiças e retrocessos ou travar soluções para os problemas que resultam dos cortes impostos pelas políticas do PEC, do pacto de agressão, da responsabilidade dos governos PS, PSD e CDS”, acrescentou.
Para o líder comunista, por detrás desta “operação de chantagem", o governo minoritário do PS tinha como objetivo alterar a atual conjuntura, reforçar a sua votação, não estar dependente do voto da CDU e "ficar com as mãos livres”.
“Na sua declaração, [António] Costa procurou virar os trabalhadores contra os professores, procurando manter cortes nos direitos ou fazendo depender a sua reposição na adoção de outras medidas igualmente negativas e atentatórias dos direitos dos trabalhadores”, acusou.
Para Jerónimo de Sousa, os professores, as forças de segurança, da área da justiça, da saúde e da administração pública, “não querem um direito novo, querem que se reponha um direito que lhes foi roubado e que é legítimo lutarem por ele”.
“Que legitimidade, que sustentabilidade, que responsabilidade de um Governo que está tão preocupado com os professores e não tem vergonha de encher os bolsos à banca e aos banqueiros como aconteceu recentemente”, acrescentou.
Apelando ao voto e ao reforço da CDU nas próximas eleições para o Parlamento Europeu “para levar em frente a solução dos problemas nacionais”, Jerónimo de Sousa, realçou que “só assim será possível combater decisões que prejudicam o país e os portugueses”.
Lusa

Religião | Para este dia, algumas frases para reflexão


A presença da Virgem Maria nos diversos lugares das nossas cidades — nas igrejas, capelas, quadros, mosaicos — nos fala de Deus, nos recorda a vitória da Graça sobre o pecado e nos induz a ter esperança mesmo nas situações mais difíceis.
(São Tomás de Aquino)
A quem Deus quer fazer muito santo, o faz muito devoto da Virgem Maria.
(São Luis Maria Grignion de Montfort)
Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?
(Cant 6‚ 8)
Sobre os céus és elevada,
entre as virgens Virgem clara,
Virgem mansa, a Deus mui cara,
Mãe de Cristo.
(São José de Anchieta)
“O futuro dos homens está nas mãos de Deus. Mas as mãos de Deus dependem, por disposição divina, do Coração de Maria”
(Plinio Corrêa de Oliveira)

ABIM

Nacional | Cordão humano pede encerramento de central nuclear de Almaraz

Cerca de duzentos ambientalistas portugueses e espanhóis formaram hoje um cordão humano para exigir aos governos de Portugal e Espanha o encerramento da central nuclear de Almaraz, numa manifestação junto a Cedillo (Espanha) e em Nisa, do lado português.
“Estamos juntos mais uma vez para mostrar a nossa oposição a qualquer tentativa de prolongamento da licença de exploração desta central. Esta central tem licença para operar até junho de 2020 e aquilo que nós queremos é que ela encerre mesmo em junho de 2020”, disse o dirigente da associação ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, no decorrer da ação junto à barragem de Cedillo, na província de Cáceres, na fronteira com Portugal.
O ambientalista, também coordenador do Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), que convocou o protesto, espera que “não passe pela cabeça” do Governo espanhol prolongar o prazo de exploração “por mais 10 ou 20 anos” da central de Almaraz, que fica na província de Cáceres a cerca de 100 quilómetros de Portugal.
Nuno Sequeira defendeu que o Governo português deve ser “ouvido” neste processo porque, em caso de acidente nuclear, Portugal será “seriamente afetado”.
Em declarações aos jornalistas, o dirigente do MIA, António Minhoto, recordou que a central nuclear de Almaraz “terminou o seu prazo de validade” e tem sofrido “vários incidentes” ao longo dos últimos tempos.
“Portugal não está nem de longe nem de perto precavido para isto [acidente nuclear], seria uma catástrofe muito grave. Os governos, português e espanhol, politicamente da mesma cor, devem chegar a um entendimento”, defendeu.
A dirigente do MIA em Espanha, Irene de La Cuerda, defendeu por sua vez, em declarações aos jornalistas, que Almaraz “tem de ser a primeira” central nuclear a encerrar, seguindo-se depois “mais sete” que estão em funcionamento no país vizinho.
No decorrer da ação, os ambientalistas defenderam que os governos dos dois países devem adotar “medidas fortes” no sentido de não autorizarem a continuidade da central, que está a atingir os 40 anos.
Os ambientalistas recordaram que as três empresas de eletricidade detentoras da central nuclear chegaram recentemente a acordo para pedir a extensão da licença de funcionamento de Almaraz, estando, nesta altura, a decisão “nas mãos” do Governo espanhol.
Os ambientalistas portugueses e espanhóis, bem como representantes de partidos políticos, também empunharam vários cartazes com mensagens como "Cerrar Almaraz e todas las demás” ("fechar Almaraz e todas as outras"), “Por um Tejo Vivo”, ou “Não ao nuclear, fechar Almaraz!”.
Os ambientalistas ibéricos concentraram-se de manhã junto da barragem de Cedillo, na fronteira com Portugal, e depois do lado português, em Nisa, formando um cordão humano para simbolizar a ligação entre as duas margens do rio Tejo.
Durante a tarde, os manifestantes concentram-se junto de uma jazida de urânio também em Nisa, para manifestar oposição a qualquer tipo de projetos de exploração de urânio na região.
Lusa / Madremedia
Foto: Nuno Veiga / Lusa

Castelo Branco recebe o maior evento de artes marciais em Portugal

A Taça de Portugal FPL, sport kempo, arranca no próximo dia 22 de junho, sábado, no Pavilhão Municipal de Castelo Branco.
Esta é a maior prova do género em Portugal e acontece nos dias 22 e 23 de junho. Mais de 1.000 atletas de centenas de clubescompetirão nas vertentes Kempo tradicional, Kempo Desportivo (combate), Kempo defesa pessoal e Kempo Adaptado.
Com 300 categorias em disputa a Taça de Portugal FPL será uma celebração pelo desporto e pelo espírito de competição entre equipas e lutadores de todo o Portugal continental e ilhas.
A organização do evento é uma parceria da Federação Portuguesa de Lohan Tao, Câmara Municipal de Castelo Branco e da ACD Carapalha.

Sociedade | Ação de sensibilização no Mercado Vilarinho do Bairro

A entrada em funcionamento do novo Mercado de Vilarinho do Bairro veio permitir a introdução de novas práticas para que se possa atingir uma maior sustentabilidade ambiental no concelho de Anadia. Nesse sentido, por iniciativa do Município de Anadia, uma equipa de técnicos da Ersuc levou a efeito, no passado dia 5 de maio, no Mercado de Vilarinho do Bairro, uma ação de sensibilização, junto de feirantes e visitantes, para a correta separação e encaminhamento dos resíduos recicláveis.
Uma ação que foi bem recebida por todos, dado que assim tomaram conhecimento das vantagens (ambientais, económicas e sociais) de se proceder a uma correta separação dos diferentes resíduos.
De recordar que o novo espaço da Feira conta com vários ecopontos espalhados pelo recinto. Desta forma, o Município pretende sensibilizar as pessoas para as boas práticas ambientais, no sentido de colaborarem na separação do lixo, contribuindo, assim para minimizar os encargos na limpeza do mercado, mas, sobretudo, para criar um ambiente mais sustentável, um espaço mais digno e asseado para que Anadia seja um “Município mais Verde”.