domingo, 7 de novembro de 2021

5ª Punkada e alunos de jazz interpretam ao vivo banda sonora de peça audiovisual sobre os efeitos da pandemia

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e o Conservatório de Música de Coimbra vão apresentar publicamente a peça audiovisual “Pontes Sonoras”, que aborda questões relacionadas com a gestão emocional em tempos de pandemia.

Na sessão, que terá lugar no dia 10 de novembro, pelas 14H00, no Auditório do Conservatório, imagens construídas pelos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores e do curso de Dança da Escola Artística do Conservatório acompanharão a interpretação ao vivo da respetiva banda sonora, por membros dos 5ª Punkada (o grupo pop/rock da APCC) e alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz.

Esta performance parte de uma sugestão inicial de palavras-chave relacionadas com as emoções em tempo de pandemia, em particular a partir das experiências pessoas dos intervenientes no projeto. Sucessivas camadas de sons e imagens foram sendo acrescentadas e trabalhadas, num verdadeiro diálogo interdisciplinar, envolvendo a música, a eletrónica, as artes plásticas e a dança.

A apresentação de “Pontes Sonoras” será de entrada livre, sendo obrigatório o uso de máscara.

Esta colaboração foi realizada no âmbito do projeto europeu “Change 2 Regard” - em que são parceiros principais a APCC, a Nos Pilifs (Bélgica) e o Collectif T'Cap (França) - que pretende abordar a questão da inclusão social (no acesso à prática musical, na formação ou no vínculo social), promovendo uma melhoria na vida social e, mais especificamente, na autodeterminação.

Morreu Astro, antigo vocalista dos UB40

Terence Wilson, mais conhecido como Astro e membro fundador do grupo britânico, tinha 64 anos.

"Estamos absolutamente devastados e de coração partido ao dizer-vos que o nosso amado Astro morreu hoje", anunciou no Twitter no sábado à noite a sua atual banda.

Astro, como era conhecido no meio artístico, atuou com os UB40 até 2013, ano em que decidiu criar outra banda (UB40 featuring Ali Campbell and Astro).

Astro é o segundo membro fundador da banda de Birmingham a morrer este ano, Brian Travers, saxofonista, faleceu em agosto.

Os UB40 tornaram-se conhecidos na década de 80 com êxitos como "Red Red Red Wine" e "Can't Help Falling In Love".

37% dos jovens portugueses consideram a economia circular importante


  • Apesar da preocupação com a sustentabilidade e com a economia circular, os jovens demonstram alguma incoerência
  • A maioria dos jovens prefere comprar produtos novos do que em 2.ª mão

De acordo com o estudo internacional do Observador Cetelem “Ser jovem hoje: que caminhos para a independência”, realizado junto de jovens dos 18 aos 30 anos, de seis países europeus (Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido), 37% dos jovens portugueses inquiridos – e 35% dos jovens europeus - consideram que a economia circular é importante, nomeadamente, os jovens portugueses que vivem com os pais (41%) e com estudos superiores (41%).

Observando a importância do tema nos vários países onde foi realizado o inquérito, verifica-se que os jovens italianos são os que estão mais atentos à importância da economia circular (38%), seguindo-se os jovens romenos (37% - como Portugal). Os jovens belgas são os menos interessados no tema (30%), assim como os ingleses (31%).

A importância dada à economia circular traduz-se em números relevantes no combate ao desperdício e que vão ao encontro da sustentabilidade, com 93% dos jovens portugueses, sobretudo do sexo feminino (96%), a procurarem reduzir o desperdício.

No entanto, os jovens também demonstram alguma incoerência. Apesar de se preocuparem com as questões ambientais (97%) e de considerarem que a economia circular é importante, 78% dos jovens portugueses (mais 6 p.p. que a média europeia) admitem que consumiriam mais se tivessem mais dinheiro.

Se tiverem a oportunidade de escolher, os jovens preferem comprar a maioria dos produtos novos, em vez de optarem pela compra em segunda mão. Uma das únicas exceções acontece quando se trata de comprar um carro (67% dos jovens portugueses vs. 59% dos jovens europeus preferem comprar em 2.ª mão). A nível europeu, o estudo revela que os jovens belgas e os ingleses tendem a ser mais propensos a escolher produtos em segunda mão.

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem “Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência?” foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance - entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.

Imagem: FIA

Real Sociedade Espanhola de Física distingue professor da Universidade de Coimbra

Manuel Fiolhais, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi galardoado com o prémio “Melhor Contribuição Didática nas publicações da RSEF”, atribuído pela Real Sociedade Espanhola de Física (RSEF) em conjunto com a Fundação BBVA.

O prémio, que vai ser entregue no próximo mês de dezembro, em Madrid, distingue o artigo “Sistema mecánico con un potencial catastrófico”. O artigo apresenta uma experiência que ilustra, de forma pedagógica, certos comportamentos descritos, matematicamente, na teoria das catástrofes. A experiência simula, por outro lado, aspetos centrais do funcionamento dos qubits (bits quânticos) baseados em supercondutores.

De acordo com Manuel Fiolhais, o artigo agora premiado "mostra como assuntos abordáveis ao nível de disciplinas básicas de física podem estar relacionados com tecnologias de ponta, ainda em desenvolvimento, no âmbito da computação quântica".

O trabalho foi levado a cabo em coautoria com Rogério Nogueira, professor da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande.

Criados em 2008, os prémios da Real Sociedade Espanhola de Física-Fundação BBVA reconhecem anualmente a criatividade, o esforço e as realizações no campo da física, tendo como objetivo servir de estímulo aos profissionais que desenvolvem o seu trabalho tanto na investigação como nas áreas de ensino secundário e universitário, inovação, tecnologia e divulgação.

Um vídeo da experiência está disponível em:

https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6404/abf059

Proposta de Rio chumbada e de Rangel aprovada. Diretas do PSD acontecem a 27 de novembro e só para militantes com quotas em dia

O Conselho Nacional do PSD rejeitou a proposta do presidente e recandidato Rui Rio para realizar eleições diretas em 20 de novembro, com a possibilidade de todos os militantes ativos poderem votar. Foi Rui Rangel a levar avante, com marcação de eleições para 27 de novembro e o Congresso entre 17 e 19 de dezembro.

O Conselho Nacional aprovou hoje a marcação de eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD para 27 de novembro. Esta proposta foi a defendida pelo candidato à liderança Paulo Rangel e teve 76 votos a favor, 28 contra e 18 abstenções.

A proposta de Rui Rio — de eleições a 20 de novembro — foi rejeitada com 71 votos contra e 40 a favor.

O universo de militantes que poderão votar nas próximas diretas impediu o consenso entre as candidaturas do atual presidente e a do eurodeputado Paulo Rangel, que recusou “mudar as regras a meio do jogo”.

Rio pretendia que pudessem votar todos os militantes ativos, ou seja, que tenham uma quota paga nos últimos dois anos (cerca de 83 mil) e não apenas os 27.000 que já regularizaram a quota de dezembro.

A proposta de Rangel mantém o regulamento de quotas em vigor, segundo a qual só poderão votar os militantes com as quotas em dia, e fixa uma eventual segunda volta em 1 de dezembro.

Durante a tarde, a candidatura de Paulo Rangel chegou a admitir uma antecipação ainda maior da reunião magna para entre 3 e 5 de dezembro, mas a proposta final a votos acabou por voltar ao requerimento inicial de Congresso para os dias 17, 18 e 19 de dezembro.

Os dois candidatos acabaram por coincidir na data final proposta para o Congresso, entre 17 e 19 de dezembro, para não coincidir com a reunião da Associação Nacional de Municípios, em 11 e 12 de dezembro.

Madremedia

Onda de incêndios de igrejas no Canadá

Uma onda de ataques incendiários queimou 40 igrejas no Canadá. Tudo atiçado por uma organização subversiva análoga ao movimento americano Black Lives Matter. “De repente, o Canadá ficou muito parecido com a União Soviética”, disse Tucker Carlson, apresentador de TV, aludindo à fúria antirreligiosa dos comunistas russos na Revolução de 1917.

Essa onda é também atiçada pelo sensacionalismo midiático sobre sepulturas não identificadas em escolas residenciais do governo, outrora administradas pela Igreja em favor dos aborígenes. “São grupos de esquerda. E líderes do Canadá estão endossando o incêndio”, denunciou o jornalista Ezra Levant.

ABIM

“Pensões aumentam mais de 55 em 2022 na Alemanha” – António da Cunha Justo

Percentagem nas contribuições por parte do empregador e do empregado.

Os 21 milhões de pensionistas podem esperar um bom aumento das suas pensões em Julho de 2022; de acordo com informações da Deutsche Presse-Agentur, o projecto do relatório do seguro de pensão 2021 prevê um aumento de 5,2% na Alemanha ocidental e de 5,8% na Alemanha oriental para 2022.

De acordo com as estimativas atuais, haverá também um aumento significativo em 2023. No Ocidente, as pensões poderiam então aumentar em 4,9%, no Oriente em 5,7%.

Na Alemanha, o sistema de cobrança de taxas para a segurança social é muito estável e transparente. Metade da contribuição é assumida pelo patronato e outra metade pelo empregado. Concretamente, o empregador paga metade da contribuição para a pensão de 9,35%, metade da contribuição legal para o seguro de saúde de 7,3%, uma parte do seguro de desemprego de 1,5% e uma contribuição de 1,275% para o seguro de cuidados de longa duração.

Assim, no total, as contribuições para a segurança social são de 14,6% para o seguro de saúde, 18,6% para o seguro de pensão, 3,05% para o seguro de cuidados prolongados (seguro que cobre o custo de cuidar de uma pessoa doente ou idosa) e 2,4% para o seguro de desemprego.

De acordo com o cálculo preliminar, a taxa de contribuição para a reforma permanecerá estável no valor atual de 18,6 %, até 2023. Até 2035, poderá aumentar até 22,3 %.

A pensão é principalmente financiada por contribuições e receitas fiscais. Os trabalhadores por conta própria não estão obrigatoriamente segurados.

Na Alemanha, os aumentos das reformas estão associados aos aumentos dos salários, à inflação e  à produção económica (que se verifica também nas receitas dos impostos).

António CD Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6834