domingo, 3 de janeiro de 2021

Jogador do Alverca caiu inanimado no relvado

O jogador do Alverca Alex Apolinário caiu hoje inanimado durante o jogo entre a sua equipa e o União de Almeirim, da 10.ª jornada do Campeonato de Portugal de futebol, tendo sido transportado para o hospital.

O jogador brasileiro caiu inanimado, ao minuto 27 do jogo, quando se deslocava no campo do Complexo Desportivo do Futebol Clube de Alverca, sem que estivesse a disputar qualquer lance.

Alertado para o sucedido por vários jogadores, o árbitro Gonçalo Carreira, de Leiria, interrompeu a partida e as equipas médicas entraram de imediato em campo.

O jogador foi transportado para o hospital de Vila Franca de Xira, depois de assistido no recinto, e, de acordo com o diário desportivo "O Jogo", foi reanimado no interior da ambulância.

Com a gravidade da situação, o árbitro e os jogadores entenderam não existir condições para o jogo prosseguir, unindo-se no círculo central abraçados.

Neste momento somos um só clube. O atleta do FC Alverca Alex Apolinário sofreu uma paragem cardíaca durante a partida desta manhã. Estamos a aguardar mais informações e todos nossos pensamentos estão nas melhoras do atleta, com seus familiares e amigos", escreveu o Almeirim nas redes sociais.

Alex é um médio brasileiro de 24 anos, que cumpre a terceira época no Alverca. Não é um desconhecido, já que na última temporada apontou um golo na surpreendente vitória da equipa (2-0) frente ao Sporting, que eliminou os leões da Taça de Portugal.

Com Lusa / RR

Imagem: JN

Lewis Hamilton condecorado pela Rainha Isabel II

O piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton, foi condecorado cavaleiro pela Rainha Isabel II.

Hamilton, que em novembro conquistou o sétimo título mundial, igualou o recorde de títulos anteriormente detido pelo piloto alemão, Michael Schumacher.

O britânico de 35 anos integra a lista de honra da Rainha Isabel II onde constam ainda personalidades das artes lado a lado com voluntários que participaram na luta contra a pandemia.

Lewis é agora o piloto de maior sucesso de sempre na Fórmula 1.

Esta época, Hamilton atingiu um total de 95 vitórias numa carreira iniciada em 2005 na Fórmula 3.

Euronews

Pescadores britânicos sentem-se traídos pelo Brexit


Depois de muita expectativa, é grande a insatisfação entre os pescadores britânicos. A indústria pesqueira do Reino Unido esperava o controlo das águas locais já em 2021, mas agora sente-se traída, depois o acordo comercial estabelecido com a União Europeia continuar a permitir aos Estados-membros pescar ao largo da costa britânica, nos próximos anos.

Para Aaron Brown, porta-voz da campanha "Fishing for Leave", em nome dos pescadores favoráveis à saída do espaço comunitário, o pós-Brexit é uma rede que pouco ou nada traz à superfície.

"Não temos a capacidade de acabar com o acesso da União Europeia às nossas águas, e nem sequer conseguimos recuperar o limite exclusivo de 12 milhas apenas para os barcos britânicos. Portanto, estamos a ganhar muito pouco e é claro que, ao final destes cinco anos, vai ser extremamente difícil mudar para algo diferente porque o governo está sempre desesperado para não perturbar a União Europeia e não vai enfrentá-la em relação a estas cláusulas de punição e de não-regressão".

A 1 de janeiro, foram concedidas 1500 "licenças provisórias" aos navios de pesca europeus para entrar na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Reino Unido.

O acordo comercial prevê o acesso às águas britânicas até junho de 2026. Durante este período transitório, a União Europeia vai ter de renunciar gradualmente a 25% do valor das capturas comunitárias, num total de 650 milhões de euros por ano.

Se o Reino Unido restringir o acesso ou as capturas comunitárias, Bruxelas pode tomar medidas de retaliação desde tarifas aos produtos britânicos até à suspensão de grande parte do acordo comercial.

Euronews

Mais restrições para poucas vacinas. Países agravam medidas sanitárias contra covid-19

França e o recolher obrigatório

França reviu, no sábado, o recolher obrigatório. Em 15 departamentos do nordeste e sudeste do país, a medida passa a ser aplicada a partir das 18, em vez das 20h.

Apesar do agravamento das restrições sanitárias, cerca de 2.500 pessoas juntaram-se recentemente na Bretanha para uma festa de Ano Novo que a polícia que não conseguiu impedir.

França é o primeiro país da Europa Ocidental e o quinto do mundo número de casos registados de covid-19 .

Reino Unido reativa hospitais de emergência

Inflacionado pela nova estirpe mais contagiosa de coronavírus, o número de novos infetados no Reino Unido ultrapassou, esta semana, ao longo de quatro dias consecutivas os 50 mil casos diários. Com os hospitais saturados, o governo britânico agravou as medidas de combate à pandemia e está a reativar unidades hospitalares de emergência.

EUA ultrapassam marco dos 20 milhões de infetados

Os Estados Unidos ultrapassaram os 20 milhões de casos de covid-19, tendo duplicado o número total de infetados em menos dois meses. Atualmente são o país com mais mortos e também com mais casos de infeção confirmados.

México fornece oxigénio

No dia de Ano Novo, habitantes de alguns dos bairros mais atingidos pela pandemia na Cidade do México esperaram em longas filas para reabastecer garrafas de oxigénio.

A medida, promovida pelo município, surge numa altura em que um surto de infeções por coronavírusos deixou os hospitais locais à beira da saturação, não conseguindo fornecer a população.

Jorge Infante, familiar de um doente com covid-19, diz que "em lugares autorizados" é possível encontrar estas garrafas a um preço, mas a fila é tão longa, que por vezes é preciso esperar horas, mesmo pagando", o que leva as pessoas a "ir a lugares privados, onde os preços duplicam ou triplicam".

BioNTech critica União Europeia

O mundo aguarda agora pelas vacinas contra o coronavírus. Mas os fundadores da BioNTech já alertaram para a escassez na produção. Esta semana, a empresa criticou a União Europeia por demorar a aprovar e a encomendar mais doses.

Entretanto, a Organização Mundial da Saúde aprovou a vacina da farmacêutica alemã com a Pfizer para uso de emergência, abrindo caminho à imunização dos países com menos meios contra a covid-19.

Com Euronews

Imagem: Natacha Pisarenko

Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural distingue gestor e jurista Rui Vilar

O Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural distingue este ano o gestor e jurista Emílio Rui Vilar, cujo percurso profissional "constituiu um expressivo exemplo de cidadania cultural", anunciou hoje a Estoril-Sol, promotora do galardão.

Emílio Rui Vilar, de 81 anos, atualmente administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), tem exercido diferentes cargos, entre eles, o de presidente do conselho de administração da FCG de maio de 2002 a maio de 2012, presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Serralves, diretor não executivo da Fundação da Casa de Mateus, presidente não executivo da Caixa Geral de Depósitos e, até 2016, presidiu ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Estoril Sol refere "o percurso profissional" de Emílio Rui Vilar, com mais de 50 anos, "no exercício de distintos cargos de elevada responsabilidade", e que "constituiu um expressivo exemplo de cidadania cultural".

O júri do Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural, ao qual presidiu Guilherme d'Oliveira Martins, sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, justifica a atribuição a Rui Vilar "pela constante, importante e significativa ação cultural desenvolvida durante um longo percurso, mormente como administrador ou gestor à frente ou com responsabilidades em grandes instituições".

Em ata, o juri refere que Emílio Rui Vilar distinguiu-se como um exemplo de cidadania cultural "desde estudante em Coimbra, onde fundou um grupo de teatro e um círculo de artes plásticas, até à presidência da Fundação Calouste Gulbenkian, passando pela criação da Culturgest, quando presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, por ter sido comissário-geral da representação portuguesa na Europália, pelas suas participações, entre outras e inclusive em cargos diretivos, na Fundação de Serralves e no Teatro Nacional de São Carlos".

Natural do Porto, onde nasceu a 17 de maio de 1939, Emílio Rui Vilar licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1961, e é, desde o dia 03 de Maio de 2012, administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. O distinguido foi presidente da Partex Oil and Gas (Holdings) Corporation de 2002 a 2012, e assegurou a presidência do Centro Europeu de Fundações, de 2008 a 2011, tendo presidido também ao Centro Português de Fundações (2006-2012). Foi vice-presidente do Conselho de Curadores do Museu Nacional de Arte Antiga (2012-2019) e presidiu ao Conselho de Administração e da Comissão Executiva da REN, SGPS, S.A. (2014-2015).

Emílio Rui Vilar em 1966 entrou para a Função Pública, onde esteve até 1969, desempenhando posteriormente funções diretivas no setor da banca.

No início da década de 1970 fez parte do grupo fundador da SEDES-Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, de que foi o primeiro presidente. Em 1974 foi secretário de Estado do Comércio Externo e Turismo do I Governo Provisório, foi ministro da Economia dos II e III Governos Provisórios (1974/75). Em 1976 foi eleito deputado. Se 1976 a 1978 foi ministro dos Transportes e Comunicações do I Governo Constitucional e, de 1986 a 1989, diretor-geral da Comissão das Comunidades Europeias, em Bruxelas.

Como gestor ocupou vários cargos, nomeadamente no Banco de Portugal e no Grupo Europeu dos Bancos de Poupança.

Emílio Rui Vilar foi presidente da Comissão de Fiscalização do Teatro Nacional de São Carlos (1980-86) e foi Comissário-Geral para a Europália, entre 1989 e 1992, e de 1989 a 1990 foi vice-presidente da Fundação de Serralves. Em 1999 tornou-se administrador da Porto 2001, S.A..

Rui Vilar foi agraciado com a Comenda de Mérito Industrial (1985), a Grã-Cruz do Infante D. Henrique (1992) e a Grã-Cruz da Ordem de Cristo (1996).

Esta é a 6ª edição do Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural, instituído pela Estoril Sol, em homenagem à memória do escritor e político Vasco Graça Moura (1942-2014).

O distinguido é conhecido hoje, no dia em que Graça Moura completaria 79 anos se fosse vivo.

Nas edições anteriores com o Prémio Vasco Graça-Moura-Cidadania Cultural foram distinguidos o ensaísta Eduardo Lourenço, em 2016, o jornalista José Carlos Vasconcelos, em 2017, o escritor e investigador Vitor Aguiar e Silva, em 2018, a atriz Maria do Céu Guerra, em 2019, e o fadista Carlos do Carmo, no ano passado.

Lusa


Montalegre: Produtor de fumeiro aposta nas redes sociais para dar a volta à pandemia


O produtor Germano Surreira, de Montalegre, está usar as redes sociais para divulgar e vender o fumeiro e presunto, uma aposta impulsionada pela pandemia de covid-19 e que está a surpreender pela adesão dos clientes.

Este funcionário público tem 50 anos e há 28 anos que participa na Feira de Montalegre, conhecida como a ‘rainha do fumeiro’ ou o ‘São João das chouriças’ e que é o ponto alto para o negócio dos produtores do concelho.

Numa altura de incertezas por causa da pandemia, Germano Surreira decidiu apostar nas redes sociais, designadamente no Facebook, para divulgar os seus produtos e a marca fumeiro de Montalegre.

“E as vendas estão a correr bem”, afirmou à agência Lusa.

Na sua cozinha, uma grande lareira onde ardem paus de carvalho aquece o dia frio nesta terra de montanha e seca um ‘estendal’ de salpicões, chouriças, farinhotas e sangueiras.

“O que aqui veem, praticamente, é tudo para entrega”, salientou.

Uma encomenda de presuntos já seguiu viagem e, nas próximas semanas, irá fazer as alheiras.

Germano Surreira tem clientes habituais, alguns de há muito tempo e, este ano, está a conquistar outros novos através das redes sociais, onde coloca imagens apelativas dos seus produtos.

Os contactos são feitos por telefone ou através de e-mail e as “encomendas vão ter a casa” das pessoas, muitas delas residentes na zona do Grande Porto. Os pedidos também já chegaram de Queluz e de Paris (França).

O produtor disse que “o menino ainda está a nascer”, referindo-se ao uso das redes sociais, mas acredita que esta aposta “vem para ficar”.

“A venda do futuro é ‘online’, porque hoje o mundo é assim”, salientou.

Nos anos anteriores, preparava o seu produto praticamente só para a feira e, em 2020, foi “ao contrário” e a procura “começou mais cedo”.

Germano concilia a atividade profissional com a de produtor. Todos os anos cria 10 porcos, só com produtos da horta, para, depois, transformar em fumeiro e tudo é feito de forma artesanal. “À moda antiga”, garantiu.

Este produtor é especialista no corte de presunto. Com perícia, corta fatias de presunto quase transparentes e adorna pratos com este produto que enchem o olhar e abrem o apetite.

Para além de vender o presunto inteiro, também o corta em pedaços ou em fatias, que podem ser vendidos em vácuo.

Germano Surreira antecipou-se no uso das novas tecnologias, mas desde 20 de dezembro está disponível uma plataforma ‘online’ para a venda de fumeiro de Montalegre, numa parceria entre o município e a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã.

O projeto arrancou antes da data prevista, em janeiro, devido à procura crescente com o aproximar da época do Natal.

Em Montalegre prepara-se a feira física, agendada entre 28 a 31 de janeiro, que será acompanhada de uma feira virtual, no entanto, à boleia da covid-19, o setor está a dar o salto que faltava para as novas tecnologias.

“Era um desafio que era obrigatório um dia ser assumido pela Associação de Produtores. Temos este hábito de, perante um problema, enfrentá-lo, ver uma oportunidade e assim fizemos com a sexta-feira-13 e, agora, com o fumeiro”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira.

O autarca destacou a adesão dos produtores, mesmo dos mais idosos, à plataforma, que representa uma “nova forma de venda do produto”.

Os consumidores poderão fazer as encomendas e pagar através da plataforma, por transferência bancária ou no ato de entrega, serão definidos dias de envio para determinadas zonas e o transporte vai ser feito em viaturas apropriadas para o efeito.

David Teixeira disse que se quer que o produto seja entregue no mesmo dia em que é enviado, assegurando “a qualidade” que “tinha na produção”.

Afirmou ainda que não se resigna que a “ambição” dos produtores “se esgote” com o final da feira e quer estender o período de comercialização destes “produtos únicos” como o salpicão, a alheira ou o chouriço de abóbora.

O objetivo da plataforma é conquistar novos mercados e proporcionar negócios por um período mais longo do que os quatro dias da tradicional feira.

À 30.ª edição, a Feira do Fumeiro perde a festa que juntava multidões e transforma-se num mercado que terá apenas à venda estes produtos e onde serão cumpridas “rigorosas medidas de segurança”.

Na feira realizada em janeiro do ano passado foram comercializadas cerca de 50 toneladas de fumeiro, com um volume de negócios na ordem dos três milhões de euros.

Há 58 produtores registados no município do distrito de Vila Real.

Lusa

Imagem: Agroportal

Dois surtos em lares de Estarreja, 41 casos ativos e dois utentes em estado grave

Dois surtos de infeção com o novo coronavírus foram registados em dois lares de idosos em Estarreja, havendo 41 casos ativos, dos quais 30 são utentes e dois foram internados, divulgou hoje a autarquia.

“Os utentes estão sob vigilância e na sua maioria estáveis, havendo assintomáticos e sintomáticos. Dois utentes da Humanitária de Salreu estão internados no Hospital de Aveiro, em estado grave”, dá conta o presidente da Câmara e responsável máximo da proteção civil municipal, Diamantino Sabina, em nota enviada à Lusa.

Quanto à situação atual nas IPSS afetadas, segundo a mesma fonte, na Associação Humanitária de Salreu, com 37 utentes, 13 estão positivos e dois foram internados e, dos 17 funcionários de que a instituição dispõe, cinco testaram positivo.

Na Fundação Cónego Filipe, onde se deu o outro surto, dos 47 utentes 17 testaram positivo, o mesmo acontecendo com seis dos seus 54 funcionários, sendo que, até segunda feira, deverão ser testados todos os funcionários.

Na reunião de hoje as duas IPSS “deram nota das maiores dificuldades sentidas, nomeadamente ao nível de recursos humanos, para assegurar os cuidados necessários aos utentes, que se encontram divididos em isolamento profilático em áreas não Covid, ou em áreas Covid, consoante a sua situação clínica”.

O município está a tentar controlar a situação, a reunir esforços e a articular com as entidades locais para dar uma resposta rápida a uma eventual necessidade de mobilização de idosos não infetados”, assegura a nota informativa.

Diamantino Sabina garante que estão a ser desenvolvidas `démarches´ para acionar as Áreas de Retaguarda locais e está a ser convocada a rede local de IPSS, para a possível cedência de recursos humanos, além de, junto da Segurança Social, ativar as brigadas de intervenção rápidas.

É também lançado um apelo aos auxiliares, enfermeiros e médicos, para que participem na Bolsa Municipal de Voluntários Técnicos, para dar apoio às IPSS e ao funcionamento do equipamento de retaguarda, na prestação dos cuidados aos idosos.

“A Câmara Municipal de Estarreja continua a garantir a estas instituições Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, assegura.

Após o aparecimento de casos positivos de covid-19 no final do ano, a delegada de saúde de Estarreja promoveu a testagem, nos dias 30 e 31 de dezembro de 2020 e 02 de janeiro de 2021, de utentes e funcionários das respostas de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação Humanitária de Salreu e da Fundação Cónego Filipe Figueiredo, onde foram acionados os respetivos Planos de Contingência.

Face aos resultados, o presidente da Câmara marcou uma reunião de emergência, realizada hoje à tarde, com a presença do executivo e técnicos municipais, da Delegação de Saúde Pública Local e dos responsáveis das equipas diretivas, médicas e técnicas das duas instituições afetadas.

Lusa

PR quer renovar estado de emergência por oito dias e alega falta de dados

 O Presidente da República pretende renovar o estado de emergência com "o mesmo regime" por oito dias já que não há dados suficientes relativamente ao período natalício, dando tempo para "encontrar uma solução que aponte para um mês".

No primeiro debate das presidenciais, que colocou Marcelo Rebelo de Sousa frente a frente com a bloquista Marisa Matias, o Presidente da República foi questionado sobre a possibilidade do atual estado de emergência ser renovado apenas por uma semana e não por 15 dias como habitualmente.

"Eu inclino-me para oito dias apenas", respondeu, garantindo que "não tem nada a ver com a campanha", no frente a frente, transmitido pela RTP e moderado pelo jornalista Carlos Daniel.

De acordo com o chefe de Estado, "não há dados suficientes relativamente ao período de Natal", havendo mesmo "dados que são contraditórios", justificando que "houve pontes consecutivas e não houve testes".

"O que é isto significa? Só é possível ter uma reunião com os especialistas no dia 12, mas não é possível criar um vazio. Para não criar um vazio há que renovar", afirmou.

Assim, Marcelo Rebelo de Sousa, "se os partidos concordarem, se o Governo concordar, se a Assembleia autorizar", renova-se o estado de emergência "com o mesmo regime durante oito dias" para assim se "dar tempo para se ter um conjunto de dados que permita encontrar uma solução que aponte para um mês".

O estado de emergência, decretado em 9 de novembro, foi renovado até 7 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Fonte e Foto: Lusa

Equipas de salvamento retiram três cadáveres depois de deslizamento de terras na Noruega

As equipas de salvamento que procuram sobreviventes nos destroços da zona afetada pelo deslizamento de terras na quarta-feira na aldeia de Ask, na Noruega, recuperaram até hoje três corpos entre as dez pessoas registadas como desaparecidas.

De acordo com as autoridades, citadas pela AP, nenhuma pessoa foi retirada com vida dos escombros que resultaram de um grande deslizamento de terras na aldeia de Ask, a 25 quilómetros a nordeste de Oslo, a capital da Noruega, na quarta-feira.

Este deslizamento de terras, o mais mortal desde 1853 e que está a chocar este país nórdico, ocorreu devido à construção de habitações numa zona dominada pela argila, apesar dos alertas das autoridades em 2005 para a possibilidade de um acidente como o que ocorreu na semana passada.

As autoridades prometem continuar à procura dos outros sete desaparecidos, já que entre sexta-feira e hoje foram resgatados três corpos já sem vida, e até agora apenas um cão foi retirado vivo dos escombros.

As operações de resgate estão a ser prejudicadas pelo número limitado de horas de sol na Noruega nesta altura do ano e pelo receio de mais deslizamentos, já que o terreno continua instável e não suporta, por exemplo, o peso de um veículo militar, disseram as autoridades, citadas pela AP.

Mais de mil pessoas foram evacuadas, e as autoridades dizem que até 1.500 pessoas podem ter de ser realojadas devido ao receio de mais deslizamentos.

Fonte e Foto: Lusa

SEF deteta 26 passageiros irregulares entre Natal e Ano Novo no aeroporto de Lisboa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje que entre 25 de dezembro e 1 de janeiro detetou 26 passageiros com documentos falsos ou sem documentos durante as inspeções feitas no aeroporto internacional de Lisboa.

"O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, no Aeroporto Internacional de Lisboa, no período compreendido entre 25 de dezembro de 2020 e 01 de janeiro de 2021, um total de 26 passageiros com documentação fraudulenta e/ou ausência de documento de viagem", lê-se num comunicado de imprensa enviado às redações.

"Na fronteira de chegadas internacionais foram intercetadas 16 fraudes, tendo sido recusada a entrada a estes cidadãos estrangeiros", lê-se no comunicado, que especifica que "na fronteira de partidas o SEF detetou 10 fraudes, procedendo à detenção dos cidadãos estrangeiros".

Entre os casos detetados está o de um adulto e dois menores que tentavam viajar para Londres.

Refira-se que uma das situações envolveu um adulto acompanhado por dois menores de idade, com a intenção de viajar para Londres, no Reino Unido, com documentos de viagem italianos falsificados", anuncia o SEF.

"Presentes a Tribunal, foi-lhes decretada, como medida de coação, a instalação em Centro de Instalação Temporária, para posterior afastamento de território nacional para o país de origem", conclui o comunicado.

Lusa

Vacinas não deverão ter efeito antes do outono, diz Sociedade de Gestão de Saúde

A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde alertou hoje que, apesar de a campanha de vacinação contra a covid-19 ter início este mês, os efeitos não serão sentidos antes do outono, "na melhor das hipóteses".

A entidade, que tem como objetivos, entre outros, a promoção da gestão de organizações de saúde e a divulgação da investigação em gestão na saúde, divulgou hoje o alerta em comunicado, tendo a direção admitido estar preocupada com algumas reações negativas da população, nomeadamente quando é indicada uma data para a sua vacinação com base no simulador do SNS/DGS.

“Embora a vacinação se inicie no concreto no decorrer deste mês, os efeitos benéficos da mesma não se sentirão na comunidade seguramente antes do outono na melhor das hipóteses”, avisa a sociedade, avançando exemplos de calendarização das vacinas.

Uma pessoa de 85 anos que não tenha aparentemente nenhuma doença grave só deverá ser vacinada em abril ou maio deste ano se as regras atuais forem mantidas. Se a pessoa tiver 55 anos ainda nem sequer tem data provável, sendo que a sua vacinação poderá acontecer por cálculo simples lá para junho/julho ou até mais tarde”, refere.

Sublinhando que a chegada a Portugal do primeiro lote de vacinas antes do fim de 2020 “foi apenas um ato simbólico que visou mostrar uma luz de esperança aos europeus e ao mundo”, a Sociedade de Gestão de Saúde garante que a ideia de que o fim da pandemia está “já ao virar da esquina”, não é verdade.

“A escolha preferencial de profissionais de saúde de apenas alguns hospitais centrais para as primeiras vacinações terá sido uma estratégia do Ministério da Saúde para criar na comunidade uma dose razoável de confiança na vacinação e nunca um prémio pelo trabalho de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na luta contra o covid-19″, refere.

Ainda assim, a entidade admite que essa decisão “poderá dar a oportunidade de um funcionamento a 100% de todas as unidades de saúde do SNS já no fim deste mês”.

Com isto, poderá ser possível “recuperar parcial, mas rapidamente aquilo que se perdeu em 2020 de milhares de consultas, exames e cirurgias que deveriam ter sido efetuadas”.

No entanto, apesar de ser possível “ver uma luz ao fundo do túnel”, o caminho a percorrer ainda é longo e “é preciso manter a guarda”, avisa.

“A quantidade de vacinas a chegar a Portugal tem vários imponderáveis e ninguém poderá garantir o número e o momento exato da chegada das mesmas”, refere a direção da Sociedade de Gestão de Saúde, reiterando que ainda não mudou nada no controlo da pandemia e recomendando que se continue “o seu esforço de contenção e cuidados de acordo com as regras já conhecidas”.

Lusa

Mamadou Ba e Sara Tavares assinam petição que pede nova versão do filme “Soul”

Diversas personalidades da cultura e sociedade portuguesa assinaram hoje uma petição para uma nova versão portuguesa do filme da Disney "Soul", pedindo a entrada em cena de vozes negras que representem a "importância histórica" do momento.

O filme está a gerar polémica pois tem um protagonista negro e a voz de atores negros na versão original mas, na versão portuguesa, a dobragem foi feita por atores brancos, nomeadamente por Jorge Mourato, que dá voz à personagem principal.

Em Portugal, a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afrodescendentes para dar voz aos personagens. Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos atores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras", diz a petição hoje tornada pública.

O texto é assinado por sete personalidades: Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares.

Os signatários sustentam que o filme tem o "propósito assumido de querer retratar a cultura musical e a comunidade afro-americana", sendo que "todo o processo foi muito rigoroso na escolha de argumentistas, equipe técnica e, claro, dos atores que dariam vida a este filme assumido como um manifesto contra a iniquidade na indústria do entretenimento".

E prosseguem: "Foram tidas em conta várias personalidades e académicos para assegurar que a diversa comunidade negra estivesse confortável com a representatividade da obra".

Às 16:00 de Lisboa, a petição tinha cerca de 250 assinaturas.

Lusa

Covid-19: Reino Unido regista mais 57.725 casos em 24 horas, um novo recorde


O Reino Unido registou 57.725 casos de covid-19 em 24 horas, o número mais elevado no país desde o início da pandemia, indicou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Segundo os últimos dados oficiais divulgados, houve 445 mortes ligadas à covid-19, menos do que as 613 comunicadas no dia anterior. O número de novos contágios mantém-se acima dos 50 mil há cinco dias consecutivos.

O total de infeções no Reino Unido desde o princípio desta crise sanitária ascende agora a 2.599.789 e o número de mortos é de 74.570.

Os especialistas consideram que estes níveis alarmantes de casos se devem ao aparecimento de uma nova variante do vírus, mais contagiosa, que levou a um aumento das restrições para o nível máximo em grande parte do território.

A grave situação ameaça sobrelotar os hospitais, alertam os peritos, numa altura em que escolas secundárias, universidades e muitas instituições do ensino primário atrasam o regresso às aulas para 18 de janeiro, quando estava previsto que as férias de Natal terminassem na segunda-feira.

O presidente da Ordem dos Médicos britânica, Andrew Goddard, alertou hoje em declarações à BBC, que o Natal e a nova variante do coronavírus terão “um grande impacto” nas próximas semanas na propagação do vírus no Reino Unido.

A partir de segunda-feira, o Reino Unido poderá contar com duas vacinas para enfrentar a crise sanitária, após ter sido aprovada pelos reguladores na semana passada a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, que se junta à da Pfizer/BioNTech.

Lusa

Jogo entre Vitória de Guimarães e Nacional adiado para 21 de janeiro


O jogo Vitória de Guimarães-Nacional, da 12.ª jornada da I Liga de futebol, foi adiado para 21 de janeiro devido à confirmação de seis casos de infeção pelo novo coronavírus nos vimaranenses, revelou o clube vitoriano.

"O Vitória informa que, em concordância com a Liga Portugal e o Nacional, foi reagendado o encontro relativo à 12.ª jornada da Liga, que estava marcado para este domingo. O jogo será disputado em 21 de janeiro, às 20:15. A decisão decorre da deteção, na ronda de testagem realizada esta sexta-feira, de seis jogadores que acusaram positivo para a covid-19", lê-se na nota publicada no sítio oficial vitoriano.

O clube minhoto esclareceu ainda, no mesmo comunicado, que a "remarcação do desafio", inicialmente agendado para as 15:00 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, foi decidida em "coordenação com as autoridades de saúde", tendo-se ainda recorrido ao "isolamento profilático" para se conseguir o "apuramento detalhado da origem dos casos detetados", até "nova ronda de testagem".

Os seis casos surgem depois de, no mês de dezembro, o guarda-redes Nicolas Tiê, os defesas Zié Ouattara, Suliman e Jonas Carls e o avançado Lyle Foster terem obtido resultados positivos nos testes ao novo coronavírus realizados pelo Vitória de Guimarães.

O jogo entre vimaranenses, quintos classificados da tabela, com 19 pontos, e madeirenses, no 10.º posto, com 13, é o terceiro jogo nesta edição da I Liga a ser adiado devido à pandemia de covid-19, depois do encontro entre Sporting e Gil Vicente, da primeira jornada, que estava agendado para setembro e realizou-se em 28 de outubro, e do duelo entre Moreirense e Paços de Ferreira, da sétima, que se realizou em 01 de dezembro, inicialmente marcado para 07 de novembro.

Lusa