terça-feira, 10 de março de 2020

Valença | Cancelado Festival Sabores da Lampreia

Resultado de imagem para Município de Valença

O Município de Valença comunica o cancelamento da 11ª edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, programado para este fim de semana, de 13 a 15 de março.

O cancelamento deste evento segue as orientações estipuladas pelo despacho 2836-A/2020, bem como as recomendações da Direção Geral da Saúde, em virtude do Coronavírus (COVID-19).

O Município lamenta os inconvenientes do cancelamento do evento, mas dadas as medidas preventivas e orientações, a nível nacional, é a medida mais sensata e correta. A saúde é o bem mais precioso e para nós é inegociável.

Em articulação com a Autoridade Local de Saúde - COVID19_cancelamento de eventos e do CPMS_Silves

MUNICÍPIO DE SILVES CANCELA TODOS OS EVENTOS PROGRAMADOS ATÉ AO FINAL DO MÊS DE MARÇO E ENCERRA COMPLEXO DAS PISCINAS COMO MEDIDA PREVENTIVA AO COVID-19
Resultado de imagem para MUNICÍPIO DE SILVES
O Município de Silves informa que todos os eventos promovidos pela autarquia no decurso do mês de março foram cancelados e serão reagendados em data a anunciar oportunamente. Adicionalmente, os serviços do complexo das piscinas municipais de Silves estarão encerrados ao público, durante o referido período. Estas medidas, articuladas com a Autoridade de Saúde Local, têm como objetivo minimizar a possibilidade de contágio por COVID 19 no concelho, numa altura em que aumentam os casos deste surto na região.
Adicionalmente, o Município de Silves já ativou internamente o funcionamento do plano de contingência COVID-19 onde são vertidas importantes orientações e recomendações a todos os funcionários, nomeadamente no que respeita à preparação de um possível quadro de contágio interno, identificação das áreas de isolamento internas, procedimentos internos a adotar em situação de caso suspeito e procedimentos inerentes à vigilância e à confirmação de infeção.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados e relembra as recomendações emanadas da DGS para autoproteção e prevenção do surto, nomeadamente:
•Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos ou em alternativa usar uma solução à base de álcool;
•Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos ou as refeições após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
•Ao espirrar e tossir, tapar o nariz e boca com o braço ou lenço de papel que deverá ser colocado de imediato no lixo;
•Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas;
•Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
•Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
•Se regressou de uma área afetada, evite contacto próximo com outras pessoas;
•As viagens devem ser restringidas ao estritamente necessário, especialmente para as regiões de risco de transmissão ativa na comunidade (indicadas pela DGS). Caso a deslocação seja considerada imprescindível, a marcação de viagem e alojamento deve ser feita com possibilidade de alteração da data ou cancelamento sempre que possível. Ao regressar recomenda-se o cumprimento do disposto na informação n.º 005/2020, de 27 de fevereiro e no despacho 2836-A/2020, de 02 de março.
•No caso de regresso de região com risco de transmissão ativa na comunidade, a pessoa deverá contactar de imediato o SNS 24 (808 24 24 24) e aconselhar-se relativamente à necessidade de adotar medidas de isolamento profilático/quarentena.
•Nos 14 dias após o regresso:
•Promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais);
•Evitar cumprimentos com contacto físico.
A prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

Os atuais procedimentos serão alvo de monitorização, pelo que todas as alterações que eventualmente venham a ocorrer serão alvo de comunicação pública.

Águeda | Luto Municipal pelo falecimento de Juvenal Martins


Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, e Brito Salvador, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, manifestam a sua mais profunda consternação pelo falecimento do nosso ilustre conterrâneo e ex-Vereador Juvenal Martins, aos 72 anos. 

Empresário, Juvenal Martins, Vereador da Câmara de Águeda entre 1986 e 1989, pelo CDS, desempenhou ainda outros cargos de relevo, tendo sido presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e presidente da direção do Recreio Desportivo de Águeda. 

À família enlutada, aos amigos e à Comissão Política Concelhia de Águeda do CDS, expressamos, em nosso nome pessoal e da Câmara Municipal e Assembleia Municipal, os sentimentos do nosso mais profundo pesar. Em sua memória e reconhecimento, foi decretado Luto Municipal a ser assinalado no dia das suas exéquias. 

Presidente da Câmara de Águeda 
Jorge Almeida 

Presidente da Assembleia Municipal de Águeda 
Brito Salvador

Escola Secundária de Serpa

Resultado de imagem para Escola Secundária de Serpa
Vinte dias depois de a Câmara Municipal de Serpa ter pedido, com caracter de urgência, uma reunião com o Ministro da Educação sobre as obras na Escola Secundária de Serpa, não há qualquer resposta. 

Neste sentido, o Município voltou a insistir, enviando hoje um novo pedido de reunião, tendo em conta que os problemas estruturais da Escola são reais para alunos, professores e pessoal não docente. 

Na opinião do Executivo Municipal, por diversas vezes divulgada, a requalificação da Escola Secundária de Serpa é urgente e cabe inteiramente ao Governo. Contudo, e tendo em conta o avançado estado de degradação daquele estabelecimento de ensino, o Executivo assumiu, há cerca de três anos, a possibilidade de ser promotor de uma candidatura a fundos comunitários, em que a responsabilidade de investimento é do Ministério. 

Mas, nem mesmo com a oportunidade que a Câmara disponibilizou, se está a avançar. O Ministério da Educação está a desaproveitar a hipótese de se realizar uma obra avaliada em três milhões e quinhentos mil euros (números do Ministério da Educação), com apenas 500 mil euros, valor da comparticipação nacional da candidatura. 

O Município lembra que o não aproveitamento deste financiamento comunitário é da exclusiva responsabilidade do Ministério da Educação.

Porto de Mós | Mulheres cuidadoras homenageadas


Pelo terceiro ano consecutivo, a Assembleia Municipal de Porto de Mós assinalou o Dia Internacional da Mulher, com uma cerimónia de homenagem às mulheres do concelho de Porto de Mós.

Este ano a homenagem debruçou-se sobre a temática dos cuidadores informais, pessoas que dedicam a sua vida ao cuidado do outro, grande parte das vezes a tempo inteiro.

Neste sentido, as juntas de freguesias foram convidadas a nomear duas mulheres que se distingam como cuidadoras informais, num total de vinte homenageadas.

A cerimónia abriu com a intervenção da Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro. Seguiram-se os líderes de bancada, do PS e do PSD, concretamente, e depois interveio o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala.

Seguiu-se um momento emotivo com a visualização do filme “Mulheres Cuidadoras do Concelho de Porto de Mós”, um pequeno documentário sobre cada uma das homenageadas, a forma como vivem o dia-a-dia, como lidam com a doença e como gerem as dificuldades.

Conhecidas estas mulheres foi chegada a hora de lhes dar lugar no palco, para a merecida homenagem, a entrega de um diploma e de uma lembrança deste dia, concretizada numa manta de Mira de Aire, bordada.

Houve, ainda, espaço para ouvir a Cristina Gaspar Santos, Coordenadora da Equipa Coordenadora Local Dr. Arnaldo Sampaio da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A cerimónia foi animada pela Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Porto de Mós e pela escola de dança Diarte Dance.


Patrícia Alves

Inscrições abertas para o Concurso de Vestidos de Chita da Feira de São Mateus

Noite mais glamourosa do certame regressa no último domingo franco de agosto. Inscrições decorrem até 29 de junho.

O mítico Concurso de Vestidos de Chita da Feira de São Mateus regressa em 2020 para mais um desfile recheado de criações inesquecíveis! Este ano, a noite reservada para esta grande tradição é a de domingo, 30 de agosto, às 21H30.

As inscrições já estão a decorrer até 29 de junho, através do preenchimento de formulário próprio disponível em www.feirasaomateus.pt, que deverá ser remetido para o e-mail feira@viseumarca.pt ou entregue nas instalações da VISEU MARCA, no Pavilhão Multiusos de Viseu.

O Concurso é aberto a costureiros(as) amadores(as) ou profissionais, assim como a formandos(as) do Centro de Formação MODATEX, com 16 ou mais anos de idade.

Os concorrentes poderão apresentar criações em duas categorias diferentes: “Vestidos de Chita” e “Vestidos de Noiva de Chita”. Em ambas as categorias, os vestidos deverão ser maioritariamente de tecido de chita, podendo ter aplicações de outros tecidos ou materiais que lhe sirvam de adorno.

Todos os concorrentes receberão apoios à confeção dos vestidos no valor de 50 euros. Os prémios para os vencedores são de 500, 250 e 150 euros aos três primeiros classificados na categoria tradicional. No caso dos Vestidos de Noiva de Chita, é concedido um primeiro prémio no valor de 250 euros.

Este ano, dois dos(as) formandos(as) ou grupos de formandos(as) MODATEX que não sejam premiados serão reconhecidos com um prémio independente em cada uma das categorias, no valor de 250 euros.

Recuperado em 2016 pela VISEU MARCA e pelo Município de Viseu, o Concurso de Vestidos de Chita é uma tradição da cidade e do certame que remonta aos anos 70, afirmando-se como um ícone histórico que dá a conhecer os grandes talentos criativos da Cidade-Jardim.

O Centro de Formação Profissional MODATEX e a ENTREDESAFIOS são parceiras do Concurso de Vestidos de Chita.

Proença-a-Nova | Pavilhão Municipal enche para receber as Supertaças de Futsal


Mais de uma centena de atletas, provenientes de 10 equipas de sete clubes diferentes, disputaram a 7 de março os troféus da Supertaça de Futsal, no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova. 

O concelho foi o anfitrião destas finais em que se defrontam os vencedores dos Campeonatos Distritais de Futsal da AFCB (formação e seniores femininos) e os vencedores das Taças do respetivo escalão de formação, numa iniciativa organizada pela Associação de Futebol de Castelo Branco, com a colaboração do Grupo de Desporto do Município e do Núcleo de Juventude. 

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, “foi o primeiro teste às intervenções efetuadas recentemente no pavilhão, nomeadamente à qualidade do piso, tendo sido na sua globalidade muito elogiado, mas serviu também de mostra e convívio entre as várias equipas que trouxeram consigo os seus adeptos que tiveram oportunidade de conhecer a Proença-a-Nova e a sua gastronomia”. 

A taça dos infantis foi entregue à equipa da ARC Boa Esperança que venceu a UD Cariense por 5-3. No escalão de iniciados, a AD Fundão conquistou o troféu, tendo vencido a ARC Boa Esperança por 5-3. A equipa da GD Mata/AAUBI foi a equipa vendedora nos juvenis, tendo defrontado a CB Oleiros, cujo resultado foi 5-0. A equipa sénior feminina do GD Valverde foi a vencedora da Supertaça, depois de vencer o Núcleo do Sporting CB por 5-1. Nos juniores, a supertaça foi erguida pelo ARB Boa Esperança depois de derrotar a UD Cariense nas grandes penalidades. Teve ainda lugar um a contar para o campeonato distrital de futsal de seniores masculinos entre o Núcleo de Juventude e a CB Oleiros.

Proença-a-Nova | Largada de perdizes, faisões e patos junta quase duas centenas de caçadores


O primeiro fim de semana de março é já uma data de referência para o encontro entre os caçadores da região que ano após ano se juntam na Largada de Perdizes, Faisões e Patos, numa iniciativa promovida em colaboração entre as zonas de caça associativas e o Município de Proença-a-Nova. Este sábado, 7 de março, a largada juntou 170 caçadores que se concentraram no Campo de Tiro Nave à Metade para briefing inicial e a distribuição pelos respetivos campos. 

Do total de 1.500 peças largadas, cerca de 60% foi abatida, uma percentagem idêntica à dos anos anteriores. As que sobram contribuem para o repovoamento cinegético do concelho, um dos objetivos visados com a realização da iniciativa. 

Além de destacar a importância do convívio entre os participantes na largada, esta iniciativa promove igualmente o trabalho conjunto com as zonas de caça de Moitas, São Pedro do Esteval e Vale da Mua. Recorde-se que este modelo foi iniciado em 2010, devido às alterações legais, que não permitem a realização de largadas em zonas de caça municipais.

Barcelos | IPCA adota medidas de prevenção de transmissão do COVID-19

Suspensa toda a atividade letiva presencial e a realização de eventos

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) decidiu suspender toda a atividade letiva presencial no campus e polos até ao próximo dia 20 de março, situação que será reavaliada continuamente, em função da evolução do problema e do contexto nacional. Apesar de não existirem, à data, casos de infeção registados entre os membros da comunidade académica IPCA, esta medida de prevenção é tomada devido ao rápido crescimento de casos de infeção na área de influência do IPCA e também seguindo as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde e proteção civil e previstas no Plano de Contingência Interno do IPCA.

Esta terça-feira, por despacho da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a comunidade académica IPCA foi informada de que, para além de estarem suspensas todas as atividades letivas presenciais, encontram-se ainda encerrados os espaços onde decorrem atividades de ensino e práticas laboratoriais, a biblioteca e todas as unidades alimentares. Também o serviço de atendimento presencial aos estudantes nos serviços do IPCA fica suspenso, sendo as interações realizadas por e-mail ou telefone.

Pode ler-se ainda no despacho que “todos os eventos calendarizados estão suspensos, adiados ou cancelados, designadamente conferências, seminários, cerimónias, aulas abertas, visitas de estudo, Open Days e eventos de natureza similar”.

Entre as medidas destinadas à prevenção da propagação do COVID-19, o IPCA suspendeu ainda as deslocações em serviço, seja em território nacional ou no estrangeiro.

O IPCA tem mantido a sua comunidade académica informada acerca das medidas de prevenção do vírus através dos vários canais de comunicação, seja por e-mail, pelo circuito interno de TV, por divulgação nas redes sociais e no site, tendo como suporte o Plano de Contingência Interno do IPCA.

Juntamente com a direção das Escolas e as direções de curso, está a ser articulado o acompanhamento pedagógico aos estudantes, durante o período de suspensão, através do uso de ferramentas e metodologias de ensino à distância.

Estas medidas aplicam-se até ao dia 20 de março, podendo ser ajustadas ou prorrogadas em função da evolução da situação e da avaliação que, em cada momento, for feita da adequação das medidas agora adotadas à finalidade de prevenção e controlo do COVID-19.

As medidas adotadas no IPCA têm um carácter preventivo, apelando-se a toda a comunidade que tenha uma atitude responsável para um contributo societal mais eficaz.

Ana Teixeira

Exposição alerta para a importância da utilização consciente do plástico


A Sala do Capítulo do Museu de Leiria recebe desde esta terça-feira, dia 10 de março, até início de maio, a exposição Novos Usos | Usos Conscientes, que tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a necessidade de travar a poluição crescente dos nossos ecossistemas e aplicar os princípios da redução, reutilização e reciclagem do plástico, especialmente o de uso único. 

Nesta exposição com a qual se pretende explorar o tema da educação ambiental, ampliando as perceções sobre este material, tão definidor da contemporaneidade, são dados a conhecer Novos Usos para o plástico, com exemplos do que a indústria portuguesa tem produzido, reutilizando este material de forma imaginativa e consciente. Pode também comparar-se uma série de objetos do dia-a-dia, fabricados geralmente em plástico de uso único ou não reciclável, com as suas alternativas mais sustentáveis - Os Usos Conscientes. 

Novos Usos | Usos Conscientes integra a programação de parceria entre o Museu de Leiria e o CIA - Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, centrada na exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, que se encontra patente no Museu de Leiria até dezembro de 2020, e que nos dá a conhecer a importância histórica do plástico, assim como as repercussões científicas, sociais, artísticas, económicas, tecnológicas e ambientais do seu uso na sociedade contemporânea. 

Durante a exposição Novos Usos | Usos Conscientes, que pode ser visitada todos os dias entre as 09h30 e as 17h30, serão desenvolvidas, quer no espaço do CIA, quer no Museu de Leiria, diversas atividades pedagógicas para o público escolar e famílias, bem como palestras e formações sobre reutilização e valorização de desperdícios plásticos. No Museu de Leiria terá ainda lugar uma oficina de modelação de plástico. 

Paralelamente, o CIA recebe a exposição Africa2Eco, criada pela ONGD Educafrica. O projeto África2Eco tem por objetivo minimizar o problema dos resíduos através da instrumentalização de medidas que permitam envolver os cidadãos na limpeza da sua cidade, na adequada valorização dos recursos que são resíduos e na criação de valências que potenciem futuros negócios, com benefícios sociais e económicos para a comunidade. 

Siga a programação do Museu de Leiria e do CIA em: 

                                        

Castelo de Paiva | Evento manteve boa afluência de visitantes

FESTIVAL DA LAMPREIA DE CASTELO DE PAIVA CONTINUA NO ROTEIRO DOS APRECIADORES

Gonçalo Rocha defende iniciativa como factor de promoção territorial.

Desta vez com bom tempo, a 4ª edição do Festival da Lampreia de Castelo de Paiva voltou a atrair um bom numero de apreciadores à requalificada zona ribeirinha de Boure / Sardoura, junto ao Rio Douro, onde a Câmara Municipal de Castelo de Paiva deu continuidade a um evento gastronómico orientado para a degustação desta iguaria da cozinha regional, tão presente neste concelho duriense e uma das mais emblemáticas da tradição culinária portuguesa.

Com este evento promocional, realizado numa tenda gigante aquecida, instalada junto ao rio, a autarquia paivense pretendeu que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser uma iguaria apetecível nesta época do ano, com forte tradição no concelho e que motiva sempre a visita de muitos apreciadores ao território, tendo sido garantida a participação de dois restaurantes locais, nomeadamente a Casa do Zé e O Pinhal.

Como prato sazonal, a lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa foi o mote desta quarta edição do festival, concretizando -se uma excelente jornada gastronómica que cativou apreciadores e que contou com um programa de animação musical nos três dias do certame, protagonizado pela actuação de DJ’s, fados e guitarradas, grupos de concertinas e animação de rua, num espaço onde tambem os visitantes e apreciadores tiveram a oportunidade de conhecer algum artesanato local e outros produtos endógeneos e encontrar vendedores de lampreia nas imediações do festival.

Na cerimónia de abertura, onde o convidado principal foi o vice - presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, esteve o presidente da autarquia e também da CIM do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, entre autarcas locais, convidados e dirigentes escolares e associativos, tendo o presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, elogiado a iniciativa, que considerou excelente para promover o turismo local e a boa gastronomia do concelho, nomeadamente este prato gastronómico sazonal, muito procurado no território.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, Ricardo Cardoso, louvou o município por esta aposta e enalteceu esta jornada gastronómica, que considerou ser uma mais valia para a dinâmica turistica que se deseja para o concelho, referindo que, importa continuar a cativar e atrair visitantes ao território, aproveitando para falar no Turismo de Natureza como um forte argumento que importa valorizar cada vez mais, lembrando o investimento realizado no Parque de Merendas com o emblematico baloiço no Monte de S. Gens, a Feira do Vinho e outras acções no âmbito das Montanhas Mágicas que o Município está a desenvolver e os Percusos Pedestres, sem esquecer a importancia da gastronomia e vinhos no turismo local, elegendo como importante a valorização do Cais de Boure, que vem criar outra atractividade nesta zona do municipio. 

O vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, apontou para a importância do Rio Douro como factor de dimensão turística e realçou a importância destas jornadas gastronómicas na promoção turística, sublinhando que a gastronomia e vinhos continuam a ser, a par com a beleza paisagística da região, argumentos de peso para a dinâmica de sucesso que se vem constatando, traduzida nos 10 milhões de dormidas na região Norte no ultimo ano, ao mesmo tempo que destacou a importância de saber trabalhar em rede e a implementação de serviços de qualidade que agrade a quem nos visita, referindo que importa atrair os turistas a todo o território e não apenas ao Porto, destacando o dirigente, a importância da promoção da Rota do Românico, enquadrando a paisagem, o património, da boa gastronomia e os excelentes vinhos do Tâmega e Sousa, onde a lampreia é também uma excelente aposta gastronómica de grande valorização da região.

Na sua intervenção, o edil paivense insistiu que o Festival da Lampreia é um desafio para agarrar com perspectiva de futuro, sendo uma iniciativa gizada para " promover esta iguaria da gastronomia local e os excelentes vinhos verdes, pois somos uma região com tradições, até porque, o produto gastronomia e vinhos é extremamente importante para a divulgação do que melhor temos em Castelo de Paiva e a lampreia é um bom exemplo disso, um valor acrescentado das nossas tradições gastronómicas “, recordando a título de exemplo outras acções de promoção e divulgação turistica do concelho, destacando a Feira do Vinho Verde e o Festival do Peixe do Rio, o Paiva Wine Welcome Center como estratégias locais de desenvolvimento.

O presidente Gonçalo Rocha evidenciou que o festival da lampreia se realiza no contexto de uma “estratégia de afirmação territorial” definida para o concelho, que passa por potenciar o Douro e outros recursos naturais, como as serras e rios, numa perspectiva turística, sendo que, a gastronomia local, na qual se destaca a lampreia, e os excelentes vinho verde produzidos no concelho, são outros elementos de atractividade que importa promover cada vez mais, numa terra com alma e com enorme potencial.


“Iniciativas como esta são importantes para ajudar a alavancar a economia do concelho e, por isso, desejamos que possam comprovar e sentir este valor gastronómico, enquanto marca identitária e cultural, pois é fundamental para promover o território e potenciar o desenvolvimento local, sendo que, este apelo gastronómico, também é uma oportunidade para mostrar o património cultural desta terra ”, evidenciou o autarca paivense na cerimónia de abertura, destacando a oportunidade única deste evento, permitindo degustar lampreia a preço justo, associada aos melhores vinhos verdes desta Sub Região de Paiva, acolhendo também uma pequena mostra do artesanato local e doçaria tradicional.

Depois de deixar uma palavra de apreço ao autarca de Sardoura, realçando o excelente trabalho que está a realizar na freguesia, o responsável municipal recordou o interesse de valorizar o capital humano, como factor essencial para as coisas acontecerem, a importância de dar as mãos e trabalhar em conjunto, a vontade de mostrar o que a terra tem de melhor, de os paivenses estarem envolvidos nestes projecto de afirmação do território, apontando o Festival da Lampreia de Castelo de Paiva como um bom exemplo de um município que aposta nas “condições naturais de óptima qualidade” para atrair mais visitantes, considerando as zonas ribeirinhas do concelho com excelentes condições, uma verdadeira pérola para continuar a trabalhar, associando-se ao momento determinante de afirmação nacional e internacional que se está a viver no turismo em Portugal.

Recorde-se que, o programa do Festival da Lampreia, que registou boa adesão nas jornadas gastronómicas, contou com muita animação musical, destacando-se a presença do Nel Marçal & Amigos e a Escola de Música de Sardoura, na jornada de abertura de Sexta Feira, seguindo-se o Grupo de Guitarras e Fados de Penafiel e a apresentação do Duo João Paulo e Carina.

No Sábado, o festival arrancou com as jornadas gastronómicas e a actuação do Rancho Infantil do Couto Mineiro do Pejão, seguindo-se a apresentação do Concurso Sobremesas de Payva, enquanto à hora do jantar aconteceram as actuações do Grupo Aromas do Douro e animação a cargo do “entertainer” Bruno Falcão, sendo que, no Domingo, depois das jornadas gastronómicas do almoço, o festival apresentou o espectaculo “ Festa Total “ com Ricardo Ramalho, até ao encerramento.

Carlos Oliveira

Assembleia de Pequenos Deputados debate encontro de gerações, cultura, inclusão e multiculturalidade


O Teatro Miguel Franco recebe, no próximo dia 12 de março, pelas 09:30, a Assembleia dos Pequenos Deputados, reunindo 51 alunos eleitos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, uma sessão que terá como temas de debate “Aculturando”, “Encontro de Gerações ” e “Inclusão e Multiculturalidade!”. 

Nesta sessão municipal os pequenos deputados apresentarão propostas de resolução de problemas, mas também novas ideias de melhoria da qualidade de vida nas suas comunidades, representando os Agrupamentos de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Colmeias, Rainha Santa Isabel, Dr. Correia Mateus, D. Dinis, Marrazes e Henrique Sommer, bem como o Jardim-Escola João de Deus, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Conciliar Maria Imaculada e Escola da Árvore. 

A Assembleia dos Pequenos Deputados tem como principal finalidade responder ao consagrado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, dando voz às suas opiniões, convicções e projectos, assumindo-se como o espaço onde a criança tem o direito à liberdade e o dever de ser participativo, tendo em conta as regras de relacionamento e participação, exercendo os seus direitos como cidadãos. 

A sessão deste ano será transmitida em direto através da página de facebook do Município de Leiria.

Na Biblioteca Municipal Palestra “Educar com Amor e Presença: Educação e Parentalidade Positiva e Consciente” decorreu em Cantanhede


Educar com Amor e Presença: Educação e Parentalidade Positiva e Consciente” foi o mote da palestra que reuniu mais de quarenta pessoas no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 7 de março.
Promovida pela Universidade Aberta de Cantanhede em parceria com o Município de Cantanhede, através da sua Biblioteca Municipal, a iniciativa visou demonstrar a importância da disciplina positiva e do mindfulness para a formação dos jovens, assim como as melhorias que a sua aplicação traz para as relações entre pais e jovens.
Aberta ao público em geral, a apresentação da ação que era especialmente direcionada para profissionais de ensino, pais e educadores, ficou a cargo de Sónia Araújo, psicóloga especialista.
Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, na sessão de abertura fez questão de elogiar “o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Cantanhede e a oportunidade da iniciativa”, bem como o trabalho desenvolvido pela oradora, “que mostra grandes conhecimentos técnicos sobre a matéria abordada, aliados a uma excelente capacidade de comunicação, uma forma clara e atrativa, abordando a temática, cada vez mais pertinente junto de pais, educadores e professores.” O vice-presidente da autarquia salientou ainda “a importância do amor e da presença, não só para o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes, como também para estabelecer um bom e saudável ambiente familiar”.
Já Sónia Araújo mostrou-se “bastante feliz com a oportunidade”, aproveitando a ocasião para abordar “os vários estilos educacionais adotados e suas consequências no desenvolvimento infantil e juvenil, assim como o importante contributo das neurociências para a evolução da educação”. A prestigiada psicóloga apontou “as competências e ferramentas da disciplina positiva e mindfulness” como fundamentais para “uma melhoria significativa das relações parentais ou mesmo pedagógicas com os mais novos”.

Sobre Sónia Araújo
Sónia Araújo é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e especialista em Psicologia Clínica e Saúde, Psicologia Educacional, Psicologia Comunitária e Sexologia.
Para além destas especialidades, Sónia Araújo é formadora profissional (pelo IEFP e CCPFCP), Facilitadora Certificada de Parentalidade e Educação Positiva, possuindo formação em Parentalidade Mindful, entre outras.

Sobre o mindfulness
O mindfulness é de uma forma muito geral, um botão que serve para acalmar a mente, pois devido à velocidade que tudo acontece nas sociedades de hoje, se encontra em constante funcionamento e agitação. Conhecido também como como atenção plena, refletindo ainda a capacidade de focar no aqui e no agora, no momento presente.
Esta capacidade traz inúmeros benefícios quer para adultos, quer para crianças, nomeadamente no que diz respeito ao melhor conhecimento dos pensamentos, das emoções e do próprio corpo, pois a forma que se lida com eles, depende muito da forma como cada um se conhece.

MUNICÍPIO DE SILVES IMPLEMENTA PLANO DE CONTINGÊNCIA INTERNO DO COVID 19

Resultado de imagem para MUNICÍPIO DE SILVES IMPLEMENTA PLANO DE CONTINGÊNCIA INTERNO DO COVID 19
O Município de Silves já tem em vigor o seu Plano de Contingência Interno para fazer face ao surto de COVID-19.
Neste plano, que absorve as orientações emanadas pela DGS, são vertidas importantes orientações e recomendações dirigidas aos seus funcionários, nomeadamente no que respeita à preparação de um possível quadro de contágio no Município, identificação das áreas de isolamento internas, procedimentos internos a adotar em situação de caso suspeito e procedimentos inerentes à vigilância e à confirmação de infeção.
O documento recomenda a adoção de alguns comportamentos, tendo em vista a minimização da possibilidade de um eventual contágio, nomeadamente no que respeita à adoção das seguintes medidas de etiqueta respiratória, tais como:
» Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
» Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
» Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
» Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

O documento reforça, ainda, a informação sobre a adoção de procedimentos básicos, na lavagem das mãos com água e sabão e, em alternativa a utilização de uma solução à base de álcool; assim como metodologias de lavagem e secagem; como medidas preventivas.

Marinha Grande | Trânsito condicionado em Picassinos, Pedrulheira e Tojeira

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que no âmbito da empreitada "Rede de Saneamento de Águas Residuais Domésticas de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira - Fase 2",  entre o dia 16 de março a 30 de junho de 2020, vai condicionar parcialmente o trânsito nos seguintes arruamento:

    Rua das Flores
    Rua da Primavera
    Rua Formosa
    Rua do Aqueduto
    Rua Alípio Reis Alves
    Rua Alfredo Batista
    Rua Heróis do Ultramar
    Rua Carlos Jesus Vareda (parte)
    Travessa Carlos Jesus Vareda
    Rua Alegria a Picassinos
    Largos dos Picanços
    Travessa Bernardo
    Rua Vicente Nunes
    Rua Maria Vitória (parte).

Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão dos automobilistas.

Leiria | Esclarecimento do Município sobre aquisição dos serviços de recolha de resíduos urbanos



O Município de Leiria aprovou esta segunda-feira em reunião de Câmara, com votos favoráveis dos vereadores do PS e abstenção dos vereadores do PSD, um procedimento de aquisição dos serviços de recolha e transporte a destino final adequado de resíduos urbanos com consulta prévia a três entidades seguindo uma recomendação do Tribunal de Contas. 

Até agora o Município tinha optado pelo ajuste direto, uma decisão sustentada nos pareceres dos juristas que apoiam o executivo neste processo, e que recebeu por seis vezes o parecer favorável do Tribunal de Contas, que enviou na passada semana uma recomendação de alteração do processo de contratação que o Município seguiu de imediato. 

Recordamos que o recurso a este método de aquisição foi adotado na sequência da suspensão do concurso público, em resultado de uma ação de contencioso pré-contratual interposta por uma das entidades concorrentes. 

Perante esta situação, o Município teve de acionar de imediato mecanismos para garantir na plenitude a manutenção da recolha de resíduos urbanos, um serviço público de importância fundamental para a nossa comunidade. 

O que está em causa é apenas uma recomendação, não imposição, do Tribunal de Contas, que, por seis vezes, deu luz verde ao processo de ajuste direto adotado pelo Município, e que permitiu manter, sem falhas, o serviço de recolha de lixo em todo o concelho. 

Até agora esta prestação tem sido assegurada pela SUMA face à constatação de se tratar da única entidade já com capacidade instalada no terreno para garantir a continuidade da prestação do serviço, nomeadamente contentores e viaturas de recolha. 

A posição do Executivo que lidera a Câmara nesta matéria é simples: garantir a prestação deste serviço público. 

A recolha do lixo é fundamental para a saúde da população e não abdicamos de prestação eficaz deste serviço.

SOURE: Detido em flagrante por furtar cobre

Resultado de imagem para SOURE: Detido em flagrante por furtar cobre
A GNR de Coimbra, através do Posto Territorial de Soure, no dia 7 de Março, deteve em flagrante delito um homem de 49 anos, pelo crime de furto de metais não preciosos, no concelho de Soure.
No decorrer de uma ação policial, os militares intercetaram um veículo na localidade de Vila Nova de Anços, tendo sido possível detetar que no seu interior estavam 150 metros de cobre, material de auxilio ao corte de cabos e material utilizado para fazer o escalamento de postes de telecomunicações.
No decorrer das ações de investigação foi possível apurar que o cobre teria sido subtraído no concelho de Pombal, o que culminou na detenção do suspeito e apreensão do seguinte material:
·Um veículo;
·150 metros de cabo de cobre;
·Um par de ganchos de escalar postes;
·Um alicate de corte;
·Um cinturão de eletricista para transporte de ferramentas;
·Uma roldana.
O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Pombal.

Prorrogado prazo Concurso Ideias de Negócio nas escolas de Anadia

Resultado de imagem para Anadia
O Município de Anadia deliberou, na sua última reunião de executivo, no passado dia 26 de Fevereiro, prorrogar o prazo para a submissão das candidaturas ao 2º Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas, até ao próximo dia 31 de Março.
A prorrogação visa a obtenção da maior adesão possível ao concurso e tendo em consideração os vários pedidos de prorrogação de prazo por parte dos responsáveis das escolas, com vista à sua tentativa de conciliação desta iniciativa com as múltiplas atividades e eventos constantes dos seus cronogramas escolares.
O Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pelo Município de Anadia, tem como propósito estimular o espirito de dinamismo e a iniciativa nos jovens do concelho promovendo o empreendedorismo. No âmbito do presente concurso é objetivo das ações a promover a angariação de ideias para negócios nas várias áreas de atividade.
Podem concorrer os alunos das escolas do ensino secundário e profissional do concelho, nomeadamente Agrupamento de Escolas de Anadia, Escola Profissional de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção e Colégio Salesiano de Mogofores.
De referir ainda que a fase intermunicipal terá lugar no início do próximo mês de maio, em data a definir, enquanto que o concurso regional realizar-se-á, no dia 5 de junho.