terça-feira, 9 de abril de 2019

ObservaRia’19, um convite à descoberta e proteção da vida selvagem / fim de semana repleto de atividades junto à Ria de Aveiro

Mais de 50 atividades, entre palestras, workshops, ateliês para crianças, passeios de barco, a pé, de bicicleta ou veículo elétrico, voo em balão de ar quente, exposições. Um painel único de 20 especialistas nacionais e internacionais, que se concentram em Estarreja. Feira expositiva com 34 entidades. Serão quatro dias de contacto com a natureza em estado puro e com um programa intenso.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ObservaRia 2019 – Estarreja Birdwatching Fair reúne um vasto programa com atividades em torno da fotografia, observação de aves, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.

Alunos são os primeiros a visitar a feira

Começa já esta quinta-feira, dia 11, com um dia dedicado exclusivamente ao público escolar, levando as crianças a participar em ações de lazer e pedagógicas ao ar-livre, que decorrem entre as 10h e as 16h30. Às 11h30, os alunos terão o privilégio de assistir à devolução à natureza de uma Cegonha-branca recuperada no CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens. 

A sessão de abertura desta 4ª edição está marcada para sexta-feira, dia 12 de abril, às 10h, na Tenda instalada junto ao Esteiro de Salreu. Durante 3 dias, a ObservaRia abre as portas ao mundo de vida selvagem, em pleno Baixo Vouga Lagunar junto à Ria de Aveiro, procurando refletir sobre a defesa do ambiente e explorar comportamentos mais sustentáveis.

Painel único de especialistas nacionais e internacionais

Na sexta-feira, 12 de abril, no ciclo de palestras “Sustentabilidade: da teoria à prática”, entre as 10h30 e as 16h30, na Tenda da ObservaRia, a ObservaRia mostrará o que de melhor se faz em Portugal nesta área ao reunir um painel de oradores que vêm demonstrar que é possível mudar comportamentos.

Muitos são os projetos que surgem com vontade de fazer parte da solução e não do problema: Cristina Branquinho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Teresa Franqueira, da Universidade de Aveiro e Design Factory Aveiro, Joana Guerra Tadeu, A Minimalista, Ana Jervis, da YogurtNest, Rafael Marques, do Município de Lousada, Mariana Queirós, do projeto Fruta Feia, Luís Ferreira, da The Wanderlust, Ana Pêgo, da Plasticus Maritimus, Patrícia Pêgo, da The UniPlanet, preenchem este primeiro dia de reflexão, dando a conhecer várias perspetivas de um presente e futuro mais sustentáveis.

No dia seguinte, no espaço dedicado às palestras, Dominic Couzens, escritor britânico de natureza e viagens e líder de expedições, responsável pela escrita de uma coluna mensal na Bird Watching, a mais conceituada revista britânica de aves selvagens, e por artigos regulares na Nature’s Home (RSPB Love Nature) e no jornal Telegraph, autor de mais de 30 livros acerca de aves e vida selvagem, incluindo "Top 100 Birding Sites of the World", "100 Birds to See Before you Die" e "The Secret Lives of Garden Birds", promete atrair atenções com a sua apresentação sobre os mistérios da migração de aves, marcada para as 11h30.

Inés Dawson, bióloga, comunicadora de ciência e youtuber, e Marina Cano, fotógrafa espanhola de vida selvagem e embaixadora da Canon na Europa, são outros dos nomes internacionais com apresentações marcadas para a tarde de sábado: “Vision impossible: the quest to who sees best”, às 15h30 - uma viagem visual pelo reino animal, em busca do detentor da melhor visão, numa talk com muito humor vítreo, simulações de encher o olho, e muita informação interessante e acessível de como diferentes animais veem o mundo, numa experiência visual que cativará pequenos e graúdos - e “A Journey into the Wild”, às 16h30.


Workshops e tertúlias

Nos workshops e tertúlias, destaque para Ana Milhazes, embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal, com “Desperdício zero: como começar?”, na sexta às 16h30; Marta Machado da Mãe Natureza com "Moda (in)sustentável", na sexta às 16h30; Carlos Bernardo, autor do blog de viagens "O meu escritório é lá fora", vencedor do “Blog do Ano” em 2017 e 2019 na FITUR Travel Blog Awards e em 2018 na BTL Travel Blog Awards, com “Turismo 4.0”, na sexta às 21h30; Inés Dawson com “An introduction to science communication”, sábado às 10h, Dominic Couzens com “Birdwatching Field Session” no domingo às 9h; ou Ana Jervis, com showcooking de iogurtes caseiros no domingo às 12h.

No sábado, irá estrear em Portugal o documentário “100 dias de solidão”, com a presença de José Diaz, autor e protagonista, pelas 21h30.

Este ano, a feira recebe pela primeira vez o Quiz Especial ObservaRia, no domingo às 15h30, que convida os participantes a testarem os seus conhecimentos acerca da natureza, ambiente e ciência, num ambiente descontraído e divertido, bastando juntar a família e os amigos e inscrever a sua equipa (3 a 5 elementos) neste jogo de quiz ao vivo com o Dr. Why Portugal, no domingo, 14 de abril, pelas 15h30.

Atividades para toda a família

Com um programa extenso e intenso, a ObservaRia surge também como uma ótima oportunidade para as famílias passarem um dia divertido numa zona natural única, junto ao canais da Ria de Aveiro, e usufruir das várias atividades de campo, desde a Anilhagem de Aves com a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (sábado e domingo, 8h30 – 12h), ao Voo Cativo em Balão de Ar Quente (sábado e domingo, 10h – 13h), aos passeios de moliceiro e lancha,  ou a ObservaKids com Moldes 3D para pintar e a oficina “À descoberta das aves selvagens em Portugal”. Pode também experienciar os canais da Ria em passeios de Stand Up Paddle, com o Clube Nortada.

Garça-branca-grande é a estrela do cartaz deste ano da ObservaRia

Porque Estarreja é considerado um paraíso para birdwatchers, sendo a observação de aves uma atividade privilegiada durante a feira, o cartaz promocional do evento vai revelando as espécies que cá ocorrem.

A Garça-branca-grande (Egretta alba) é uma ave imponente típica de zonas húmidas, relativamente rara no território português. Por cá, é frequentemente avistada nos arrozais e campos alagados do Baixo Vouga Lagunar, de Salreu e Canelas, no outono e inverno. Destaca-se na paisagem com a sua plumagem branca e bico comprido e amarelo que usa para se alimentar de peixes e invertebrados aquáticos.

Foi um desses momentos irrepetíveis ao olhar humano que o fotógrafo Manuel Malva não deixou escapar. "Entro na água camuflado ainda de madrugada e avanço na escuridão. A primeira luz surge e revela um vulto branco ao longe, na margem. Uma garça-branca-grande. Aproximo-me cuidadosamente ao ritmo que o sol sobe no horizonte. A garça tolera a presença daquele estranho elemento camuflado e prossegue com a sua rotina de alimentação." O resultado está à vista na fotografia escolhida para ilustrar o cartaz deste ano da ObservaRia.

Manuel Malva será um dos autores que terá uma exposição durante a feira intitulada: "Modos de Vida", sobre a diversidade de vida que coabita connosco. "Esta exposição pretende enaltecer o milagre que é a vida e desvendar as formas tão diversas que ela assume, e que caracterizam a riquíssima fauna da região." O fundador da Milvoz - Movimento para promoção e preservação do património natural da região de Coimbra, vai ainda orientar o workshop: "Ver o que os olhos não veem - Introdução à armadilhagem fotográfica", no domingo, às 10h.



:: Imagens de edições anteriores, cartaz da ObservaRia’19 e fotografias dos palestrantes e especialistas deste ano disponíveis AQUI

:: Vídeo promocional disponível AQUI
  
PROGRAMA

sexta, 12
Ciclo de Palestras Sustentabilidade: da teoria à prática
Tenda ObservaRia - Esteiro de Salreu
Inscrições gratuitas e obrigatórias através de formulário online http://bit.do/observaria-sustentabilidade

10h00 - Sessão de Abertura 4ª edição da ObservaRia

10h30 - Cristina Branquinho
A Importância dos serviços de regulação prestados pelos ecossistemas em ambientes urbanos e industriais: um contributo para o bem estar das populações
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

11h00 - Teresa Franqueira
Design para a Economia Circular - Inovar na Educação
Universidade de Aveiro & Design Factory Aveiro - PCI Creative Science Park Aveiro Region

11h30 - Joana Guerra Tadeu
Criar e gerir uma empresa eco-lógica
A Minimalista

12h00 - Ana Jervis
Do Activismo Ambiental ao Empreendedorismo com impacto positivo no Planeta - A nossa experiência com o YogurtNest
YogurtNest

12h30 ~ 14h00 - Almoço livre (espaço Street Food disponível no recinto)

14h00 - Rafael Marques
Poder local e associativismo enquanto promotores da sustentabilidade: o caso de Lousada
Município de Lousada

14h30 - Mariana Queirós
Gente bonita come fruta feia
Fruta Feia

15h00 - Luís Ferreira
A viagem como experiência transformacional
The Wanderlust

15h30 - Ana Pêgo
Plasticus maritimus: educar para mudar
Plasticus maritimus

16h00 - Patrícia Esteves
A importância das plataformas digitais e redes sociais na educação e sensibilização ambiental
The UniPlanet
  
Workshops e Tertúlias 
Inscrições gratuitas e obrigatórias através de formulário online http://bit.do/observaria2019

16h30 ~ 17h30 - Ana Milhazes
Desperdício zero: como começar?
Lixo Zero Portugal & Ana, Go Slowly
Tenda ObservaRia [Máximo de 20 participantes]

21h30 ~ 23h00 - Carlos Bernardo
Turismo 4.0
Blog O meu escritório é lá fora!
Tenda ObservaRia [Máximo de 80 participantes]

sábado, 13
Palestras // Talks Tenda ObservaRia - Esteiro de Salreu
Inscrições gratuitas e obrigatórias através de formulário online http://bit.do/observaria2019

10h30 - João Carlos Farinha
Natural.pt - Portugal, património natural
ICNF - Instituto da Conservação da Natureza

11h00 - Rui Machado
Censo de aves comuns: a importância da ciência-cidadã na monitorização a longo-prazo das aves em Portugal
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

11h30 - Dominic Couzens
The magic and mysteries of migration
Autor e jornalista britânico especializado em avifauna

14h30 - Octávio Mateus
Dinossauros carnívoros, origem e evolução das aves

Paleontólogo da Universidade Nova de Lisboa


15h30 - Inés Dawson
Vision Impossible: the quest to who sees best
Bióloga e comunicadora de ciência

16h30 - Marina Cano
A Journey into the Wild
Fotógrafa de vida selvagem e embaixadora Canon

Workshops Atividades de Campo
Inscrições gratuitas e obrigatórias através de formulário online http://bit.do/observaria2019

8h30 ~ 12h00 - Anilhagem de Aves no Percurso de Salreu
APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves
Centro de Interpretação Ambiental - Percurso de Salreu [sem inscrição]

10h00 ~ 12h30 - De Olho nas Aves no Percurso de Salreu
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Posto fixo de observação de aves no Percurso de Salreu [sem inscrição]

10h00 ~ 12h30 - Inés Dawson
An Introduction to Science Communication
Centro de Interpretação Ambiental [Máximo de 20 participantes]

10h00 ~ 13h00 - Voo Cativo em Balão de Ar-quente
Atividade dependente das condições meteorológicas
Esteiro de Salreu - BioRia [Inscrição gratuita no local e por ordem de chegada]

11h00 ~ 12h30 - Passeio de lancha na Ria de Aveiro
Esteiro de Salreu [Máximo de 60 participantes]

11h30 ~ 13h00 - Passeio de Moliceiro nos canais da Ria de Aveiro
Esteiro de Salreu [Máximo de 2x20 participantes]

17h30 ~ 19h00 - Francisco Costa Pinto
Introdução à paleontologia
Universidade Nova de Lisboa & Museu da Lourinhã
Centro de Interpretação Ambiental [Máximo de 20 participantes]

21h30 ~ 23h00 - 100 dias de solidão   
Estreia do documentário em Portugal, com a presença do autor e protagonista José Díaz
Tenda ObservaRia [Máximo de 80 participantes]

domingo, 14
Workshops Atividades de Campo
Inscrições gratuitas e obrigatórias através de formulário online http://bit.do/observaria2019

8h30 ~ 12h00 - Anilhagem de Aves no Percurso de Salreu 
APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves
Centro de Interpretação Ambiental - Percurso de Salreu [sem inscrição]

9h00 ~ 11h30 - Dominic Couzens
Birdwatching Field Session
Tenda ObservaRia e Percursos BioRia [Máximo de 20 participantes]

9h30 ~ 12h00 - Rosa Pinho
Descobrir as plantas com o Guia de Flora do Baixo Vouga Lagunar - BioRia
Universidade de Aveiro
Centro de Interpretação Ambiental e Percursos BioRia [Máximo de 20 participantes]
Inclui oferta do guia

10h00 ~ 12h00 - Manuel Malva
Ver o que os olhos não vêem - Introdução à Armadilhagem Fotográfica
Tenda ObservaRia e Percursos BioRia [Máximo de 20 participantes]

10h00 ~ 13h00 - Voo Cativo em Balão de Ar-quente
Atividade dependente das condições meteorológicas
Esteiro de Salreu - BioRia [Inscrição gratuita no local e por ordem de chegada]

10h00 ~ 12h30 - De Olho nas Aves no Percurso de Salreu
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Posto fixo de observação de aves no Percurso de Salreu [sem inscrição]

12h00 ~ 12h30 - Ana Jervis
Showcooking Iogurtes caseiros e slowcooking com o YogurtNest
Tenda ObservaRia [sem inscrição]

12h30 ~ 14h00 - Passeio de lancha na Ria de Aveiro
Esteiro de Salreu [Máximo de 60 participantes]

13h00 ~ 14h30 - Passeio de Moliceiro nos canais da Ria de Aveiro 
Esteiro de Salreu [Máximo de 2x20 participantes]

14h15 ~ 19h15 - Marina Cano
Improving wildlife photography skills
Centro de Interpretação Ambiental e Percursos BioRia [Máximo de 15 participantes]

15h00 ~ 15h30 - Ana Pêgo
Apresentação do livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora”
Tenda ObservaRia [sem inscrição]

15h30 ~ 17h00 - Quiz especial ObservaRia
Dr. Why & BioRia
Tenda ObservaRia [Máximo de 20 equipas de 3 a 5 elementos]

16h00 ~ 18h00 - Ricardo Brandão
Introdução à recuperação de animais selvagens em Portugal
CERVAS / Associação ALDEIA
Centro de Interpretação Ambiental [Máximo de 20 participantes]

sexta 12 ~ domingo 14
Tenda ObservaRia

sexta 12 e sábado 13 10h00 ~ 19h00 | domingo 14 10h00 ~ 16h00
Aberto ao público com entrada gratuita

Exposições

Aves de Rapina Nocturnas em Portugal Exposição colectiva
Exposição de fotografia que dá a conhecer as rapinas nocturnas e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.

Modos de Vida Manuel Malva
A diversidade de vida que coabita connosco é impressionante. Cada espécie, cada indivíduo, possui a sua própria identidade, e é único. Esta exposição de fotografia pretende enaltecer o milagre que é a vida e desvendar as formas tão diversas que ela assume, e que caracterizam a riquíssima fauna da região.

Plasticus Maritimus Ana Pêgo
Esta é uma mostra de objetos de plástico viajados pelo mar e recolhidos nas praias da costa portuguesa.

ObservaRia Kids
Inscrição presencial

sexta 12 e sábado 13 10h00 ~ 19h00
domingo 14 10h00 ~ 16h00 Moldes 3D para pintar - ICNF
Moldes de vários animais em gesso para pintar e levar como recordação

sexta 12 e sábado 13 11h00 / 15h00 domingo 14 14h30 À descoberta das aves selvagens de Portugal - CERVAS
Oficina focada nas espécies da avifauna portuguesa e as suas características anatómicas e ecológicas, com recurso a material biológico. Os participantes vão também ficar a conhecer como é feita a recuperação de animais selvagens.

Centro de Interpretação Ambiental Salreu

sexta 12 ~ domingo 14 9h00 ~ 19h00 Bicicletas
sábado 13 e domingo 14  11h00 / 16h00 Passeios no veículo eléctrico no Percurso de Salreu
Inscrição gratuita e obrigatória no local. Sujeito a lotação e disponibilidade.

Espaço Street Food
Espaço aberto ao público com entrada gratuita

sexta 12 e sábado 13 10h00 ~ 20h30 domingo 14 10h00 ~ 19h00

Carla Miranda

Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTA 7 PÓDIOS NOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E ABSOLUTOS



Realizou-se nos passados dias 04, 05, 06 e 07 de abril, a edição de 2019, dos campeonatos Nacionais de Juvenis, juniores e absolutos, contando com a presença de 690 nadadores em representação de 112 Clubes. 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve envolvida com a participação de 7 atletas, que ao longo dos últimos 7 meses de preparação obtiveram os mínimos necessários para a participação na competição que encerra a época de inverno. 

Com as eliminatórias a efetuarem-se nas sessões da manhã e as finais no período da tarde, viveram-se grandes emoções no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra (COP) ao longo dos 4 dias, nomeadamente com os mínimos obtidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio de Diana Durães (SLB), Ana Catarina Monteiro (CFV) ,Alexis Santos (SCP) e Gabriel Lopes (ALN). 

Do lado da coletividade de Cantanhede, os maiores destaques vão para os pódios alcançados por Diogo José, sagrando-se vice-campeão nacional Júnior nos 400 e 800 Livres e terceiro nos 1500L. 

O seu colega de equipa sagrou-se vice-campeão nacional Juvenil nos 1500 Livres e terceiro nos 400 livres. 

No setor feminino, Marisa Nobre sagrou-se campeão nacional em Juvenil B nos 400 livres, alcançando o título de vice-campeão nos 800 livres. 

Participaram ainda neste campeonatos, Sara Alves, Camila Silva, David Coutinho e Beatriz Loisas.

Proença-a-Nova | Biodiversidade e sustentabilidade ambiental encerram o segundo período letivo em Proença-a-Nova



A relevância da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental foram os temas discutidos no último dia de aulas do segundo período no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a 5 de abril, no âmbito do programa Eco-Escolas. 

O programa desta iniciativa, que contou com o apoio do Município e do Centro Ciência Viva da Floresta, incluiu palestras, exposições e workshops, entre outras atividades ao longo do dia, com o objetivo de sensibilizar os alunos para as questões ambientais e de preservação da floresta e dos ecossistemas. 

Jorge Paiva, especialista do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, foi um dos convidados desta iniciativa e veio conversar com os alunos do secundário sobre a importância da biodiversidade. Para Jorge Paiva “o planeta é como uma gaiola e as nossas atitudes estão a fazer desaparecer outros companheiros da gaiola”. Esta metáfora serviu para explicar aos alunos a importância das nossas florestas “que são o nosso combustível e sem esse combustível não sobrevivemos”, acrescentou. “Temos de proteger todos os seres vivos, até mesmo aqueles que pensamos que não fazem falta, pois dependemos de todos eles”, concluiu o especialista. 

Pedro Serra e Teresa Carvalheira apresentaram o tema da sustentabilidade, onde falaram sobre o desperdício alimentar patente no seu documentário “Wasted Waste” – ou “Desperdício desperdiçado”, que relata histórias de pessoas que vivem da recolha do desperdício de outros: os freegans. 

Ao longo do dia, estiveram patentes três exposições: “Morcegos às claras”, “Mascote do Charco do CCVF” e “Cadeias Alimentares de ecossistemas da região”, foi ainda promovido um workshop de “Cupcakes de legumes” pelo CCV da Floresta e os jogos da reciclagem pela Associação de Estudantes e foram colocados ninhos elaborados pela Associação de Pais e Encarregados de Educação com materiais reciclados. 


Os nomes das equipas e das estações da XIV Estafeta Escolar, organizada em parceria com o Município, foram inspirados em espécies autóctones. Mais de 200 alunos, divididos em 22 equipas, realizaram por etapas os dez quilómetros que separam Sobreira Formosa de Proença-a-Nova. Quanto a resultados, os vencedores fizeram melhores tempos do que no ano passado: os mais rápidos foram os alunos do secundário da equipa “Alecrim de Campinas” que completaram a estafeta em 40 minutos e 36 segundos; no escalão do terceiro ciclo, a equipa “Coelho Bravo” necessitou de 43 minutos e 31 minutos; a equipa “Gafanhoto” conquistou o primeiro lugar no segundo ciclo com 49 minutos e 47 segundos e, no primeiro ciclo, “Os atletas” completaram a prova em 54 minutos e 37 segundos. 

Com o apoio do Município e do Centro Ciência Viva da Floresta, o programa escolar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade - Eco-Escolas - pretende reconhecer e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO DE BASQUETEBOL BC BARCELOS – 49 X COLUMBÓFILA – 51



Dia 7 de abril de 2019
Constituição da equipa da ASSSCC:
3 - Maria Luís Soares
5 - Cataria Amaro
6 - Maria Miguel Cruz
8 - Mariana Melo
10 - Beatriz Fernandes
11 - Matilde Melo
12 - Marta Lucas
14 - Rita Mendes
15 - Ana Rita Rodrigues
17 - Sara Pompeu
Treinador principal: João André Costa
Treinadora Adjunta: Eduarda Amoroso Lopes
Delegada: Ana Rodrigues
Resultado Final - 49 x 51

Coimbra | Aluno dinamiza workshop inédito sobre Columbofilia

Um aluno da Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra, realizou um workshop inédito sobre columbofilia, com o objetivo de dar a conhecer a modalidade. O momento contou até com uma largada de pombos.
Assumindo-se como “apaixonado pelo desporto fantasma que só alguns conhecem”, Flávio Camões, de 20 anos, é columbófilo desde criança.
Natural e residente em Coimbra, descobriu o mundo da columbofilia aos 12 anos e nunca mais o largou.
Está a terminar o curso profissional de Técnico de apoio à Gestão Desportiva no âmbito do qual realizou formação, em contexto de trabalho, na Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC).
O Workshop, realizado no passado dia 4 de abril, constituiu a Prova de Aptidão Profissional do aluno. A sessão decorreu da parte da tarde e estiveram presentes cerca de 70 pessoas, a maioria estudantes, que mostraram uma grande curiosidade e interesse em relação à modalidade.
Na parte da manhã, o aluno realizou uma largada de pombos-correio no recinto escolar.
Flávio Camões realizou já a primeira parte do estágio, em contexto de trabalho, na FPC, tendo obtido uma classificação de 19.88 valores.
A iniciativa do jovem columbófilo foi de imediato apoiada pela FPC que vê nela uma oportunidade de difundir a modalidade junto dos mais jovens.
No âmbito da sua responsabilidade social, a FPC incentiva e apoia todas realizações que se relacionem com a promoção da columbofilia, nas suas diferentes vertentes de competição e lazer e como um desporto para todos.

Casal de idosos pode ser despejado em São João da Madeira

Um casal de São João da Madeira, ambos na casa dos 60 anos, corre o risco de ser despejado da habitação onde reside há cerca de seis anos, uma vez que, o senhorio se recusa a renovar o contrato de arrendamento porque, supostamente, a Câmara Municipal ainda não deu resposta ao requerimento para habitação social. 
De acordo com declarações avançadas pelo Bloco de Esquerda (BE) do Distrito de Aveiro “o objetivo do senhorio é o despejo do casal” possivelmente com “o intuito de aumentar a renda para preços hiperinflacionados, como tem acontecido no concelho”.
O BE apela à atuação imediata e urgente da Câmara Municipal de São João da Madeira tendo em conta que, recentemente, o senhorio “tentou com uma patrulha da PSP, forçar o despejo do casal”.
Na opinião deste partido a autarquia deve intervir, numa primeira tentativa, “na intermediação entre senhorio e arrendatários, de forma a que o senhorio desista do despejo que não tem nenhuma justificação” e posteriormente, “na disponibilização de habitação, caso o senhorio mantenha a sua posição”.

Castelo de Paiva | Iniciativa arranca no Sábado no Auditório Municipal | Academia de Música de Castelo de Paiva promove 9º Festival Ibero-Americana de Clarinete

*Vários concertos com músicos de prestígio internacional 
               

Dando continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projecto educativo que ultrapassa já as duas décadas e meia de duração, no qual desenvolve actividade cultural e artística a um nível local, mas também a nível nacional e internacional, a Academia de Musica de Castelo de Paiva promove, de 13 a 17 de Abril, a 9ª edição da Academia Ibero-Americana do Clarinete, com a realização de um programa bem recheado de actividades, contemplando cinco concertos no Auditório Municipal e envolvendo professores e alunos vindos do estrangeiro.

O presidente da edilidade Gonçalo Rocha destaca o interesse e a grande importancia deste evento artistico que a academia paivense vem promovendo com entusiasmo e realizando com rotundo êxito desde 2010, evidenciando que, o ensino da música assume um papel fundamental na dinâmica escolar que o concelho apresenta, realçando depois, as políticas de apoio definidas na sua gestão e o compromisso assumido para a valorização constante da Academia de Musica, como instituição de ensino de conceituado e reconhecido mérito nacional.
Este responsável autárquico referiu que é importante potenciar a motivação no ensino da música, já que isso pode ser a chave da qualidade e do sucesso dos alunos que todos os anos concluem os seus estudos nesta academia e prosseguem a carreira artística em prestigiadas filarmónicas e orquestras do país e até do estrangeiro, muitos deles seguindo também cursos superiores e a via do ensino.
Tratando-se de uma iniciativa de projecção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejem melhorar as suas capacidades musicais num ambiente privilegiado, a Academia Ibero – Americana do Clarinete oferece um vasto leque de experiencias, como Repertório de Orquestra, Mecanismo e Técnicas de Aquecimento, Recital, Concerto, Técnicas Contemporâneas, Musica de Câmera e Ensemble de Clarinetessendo que os alunos podem participar no 1º Concurso Ibero Americano do Clarinete, podendo os interessados obter mais informações em www.amcpaiva.com
                Aos participantes, todos os anos é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a vários recitais integrados neste evento, que continua a trazer musicos de reconhecido prestígio, oriundos de Portugal,Espanha, França, México, Perú, Venezuela, EUA e Costa Rica.
                Acolhendo este ano, a participação de 70 alunos do espaço ibero-americano, a iniciativa conta com a presença dos professores António Saiote, Victor Pereira, Carlos Alves, Clarinetes Ligature, de Portugal, Alejandro Moreno, do México, Javier Llopis, de Espanha,Valdemar Rodriguez, da Venezuela, Luis Vargas, do Perú, Jérôme Comte, de França, e John Cipolla, dos EUA.
                No Sábado, dia 13, pelas 21 horas, haverá no Auditório Municipal, um recital de Clarinete e Piano com participação Alejandro Moreno e António Saiote, em clarinete, eAlicia Gonzalez Permuy, ao piano, e no Domingo, ao final da tarde ( 19h45 ) está agendada dos Clarinetes Ligature, enquanto na Segunda Feira, dia 15, às 21 horas vai acontecer umRecital de Clarinete e Piano, com Jêrome Comte e Elsa Silva, para além da actuação daOrquestra Ligeira da Academia de Música de Castelo de Paiva com a direcção de Hugo Lopes e a participação dos clarenetistas Valdemar Rodriguez e Jonh Cipolla.
         Na Terça – feira, pelas 21 horas, no espaço do Auditório Municipal, a actuação daOrquestra de Sopros da AMCP com a participação de Victor Pereira e Javier Llopis, com direcção artística de Manuel Nunes, estando agendado para o ultimo dia do evento mais umrecital de Piano e Clarinete ( 19h) com a participação de Luis Vargas, em clarinete, e Elsa Silva, ao piano, seguindo-se uma actuação da Orquestra de Clarinetes da AIAC, com Carlos Alves e a direcção de Luis Vargas.


          Os participantes deste evento têm programada uma visita à Câmara Municipal no inicio da tarde de Terça- feira, dia 16, onde serão recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente Gonçalo Rocha, sendo que, a jornada de encerramento desta Academia Ibero Americana 2019, está agendada para as 19h30 do dia seguinte e conta com um concerto com a participação da Orquestra de Clarinetes da AIAC.
                Recorde-se que esta iniciativa da AMCP nasceu das sinergias geradas entre alunos e professores do espaço cultural ibero-americano e herda alguma tradição que vem da colaboração já existente entre personalidades que repartem os seus conhecimentos e a sua arte no espaço Ibero – Americano, através da Orquestra Ibero-Americana e tambem da Escola Internacional do Príncipe das Astúrias.
Esta organização da Academia de Musica, de cariz internacional, que termina no próximo Domingo, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os patrocínios do Ministério da Educação e DGEst – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para além de diversas entidades e empresas.

 *Carlos Oliveira