segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Águas De Moura: Formação Tripulante Ambulância Socorro (TAS)


Iniciou-se no passado sábado, dia 7 de Outubro, nas instalações dos Bombeiros de Águas de Moura, um curso em emergência médica, onde 12 operacionais terão acesso à formação de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), ministrada pela associação AFPS – Associação Formar para Salvar, acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Pretende-se com esta ação fortalecer o compromisso continuado e de longa data enquanto entidade responsável e de qualidade no socorro prestado à população que dela necessite.

Esta formação tem como objectivo dotar os formandos com competências técnico-operacionais atualizadas no âmbito da avaliação e estabilização da vítima, realização de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma, habilitando-os ao desempenho de funções em ambulâncias de socorro.

Este é um passo gigante na carreira dos nossos operacionais, pelo dispõem de todo o apoio necessário para a concretização deste objetivo!

“Se queres algo que nunca tiveste, tens que estar disposto a fazer algo que nunca fizeste.” Thomas Jefferson

Fonte: BPSA

Eu, Psicóloga | O que é resiliência e porque ela é importante em nossa vida


A resiliência é fundamental para conseguirmos superar os diversos desafios que somos obrigados a enfrentar ao longo da vida, sejam eles pessoais ou profissionais. Para algumas pessoas ser resiliente "está no sangue", enquanto que para outras esta atitude não é nada fácil. Mas, felizmente, todos somos capazes de desenvolver a resiliência, e nós vamos te mostrar como!

Mas antes, o que é resiliência, você sabe?

resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

O termo resiliência quer dizer - em seu significado original, na Física, - o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de dano ou ruptura. A Psicologia pegou emprestada a palavra, criando o termo resiliência psicológica para indicar como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional. Falando de uma maneira bem simples, quando mais resiliente você for, mais fortemente estará preparado para lidar com as adversidades da vida. 

Embora exista certa controvérsia a respeito dos indicadores de uma boa resiliência, não se acredita que ela seja resultante de um traço de caráter ou de personalidade. Na verdade, a melhor definição da palavra seria o resultado de um processo de aprendizagens de vida. Portanto, você, assim como eu, está apto para desenvolvê-la.

Como podemos ser resilientes?

A base da resiliência está em algumas condições psicológicas básicas: o otimismo, a autoestima, a valorização dos vínculos sociais e familiares e, principalmente, no suporte afetivo. Em outras palavras, ser alimentado com a "energia" de pessoas que acreditam em você.

A negação é a pior inimiga do resiliente

Negar a existência dos seus problemas não vai fazer com que eles desapareçam. Para encontrar uma saída, antes de tudo, precisamos entender e aceitar o problema. Somente após tomar esta consciência, seremos capazes de enxergar o melhor modo de superar o mal.

Lembre-se: a resiliência não consiste em negar as emoções e sentimentos que são negativos, mas saber se posicionar perante eles, não permitindo que te dominem. 

Administração de emoções

É a habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Pessoas resilientes quanto a esse fator são capazes de utilizar as pistas que leem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a autorregulação. Quando essa habilidade é rudimentar, as pessoas encontram dificuldades em cultivar vínculos e com frequência desgastam, no âmbito emocional, aqueles com quem convivem em família ou no trabalho.

Controle dos impulsos

É a capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema neuromuscular (nervos e músculos), não se deixando levar impulsivamente pela experiência de uma emoção. As pessoas podem exercer um controle frouxo ou rígido do seu sistema muscular, visto que esse sistema está vinculado à regulação da intensidade das emoções. Dessa forma, a pessoa poderá viver uma emoção de forma exacerbada ou inibida. O controle de impulso garante a autorregulação dessas emoções ou a possibilidade de dar a devida força à vivência de emoções, tornando o grau de compreensão do autor mais sensível e apurado mediante a situação.

Otimismo

É a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos. O otimismo se alia à competência social e à proatividade, tendo por base a autoeficácia.

A luz no fim do túnel

As pessoas resilientes conseguem encontrar a paz em meio ao caos. Enxergam todos os momentos de suas vidas, principalmente os negativos, como importantes lições. Mesmo que as coisas não saiam como você planeja, sempre terá algo significativo para agregar ao seu conhecimento e que servirá como peça-chave para a sua futura felicidade.

Pensar "fora da caixa"

As pessoas resilientes tendem a ser mais criativas. Use a sua criatividade como ferramenta para achar uma solução para seus problemas, e não apenas sucumbir a eles ou deixar que te consumam. É a capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro ao invés de se posicionar em situação de risco.

Conseguem se adaptar ao novo

Outra característica importante da resiliência é a capacidade de sair da sua "zona de conforto" e se adaptar ao novo. Não tenha medo de conhecer, explorar e viver aquilo que é diferente. Em algum momento da vida seremos obrigados a mudar, seja de cidade, de ciclo de amigos, de estilo de vida, etc. Entender as mudanças como novas oportunidades para conhecer diferentes pontos de vista sobre o mundo é uma atitude que precisamos ter para não sofrermos perante o inevitável.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

Arte ao Centro regressa a Torres Vedras

Torres Vedras vai acolher entre os dias 13 de outubro e 3 de novembro mais uma edição do Arte ao Centro.
Recorde-se que este é um evento cultural que tem como principais objetivos a dinamização do centro histórico da cidade e a valorização e promoção do património, através de um conjunto de atividades artísticas. Este ano, tal como acontecera nas últimas edições do Arte ao Centro, as atividades do mesmo estendem-se às freguesias rurais do concelho de Torres Vedras, dando a conhecer aos participantes o seu património e as suas paisagens.
As atividades a realizar no âmbito do evento preveem o intercâmbio cultural entre participantes, população e comerciantes locais, artistas convidados e artistas locais, crianças e adultos.
Arte ao Centro 2017 apresentará cinco componentes:
- Coletivo Brasil 2017: exposição, residências e oficinas artísticas;
- Exposições de alunos e artistas locais;
- Desenhador Residente - “Viver no Centro Histórico”;
- 3.º Encontro Internacional de Desenho de Rua;
- Exposição de desenhos e diários gráficos de João Catarino e exposição de artes plásticas “Orgânicas” de Marta Viana na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.
Os processos criativos terão como conceitos a “Utopia” e a “Distopia”.
A Exposição do Coletivo Brasil 2017 irá inaugurar no dia 13 de outubro, pelas 18h30, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, e prolongar-se-á até 3 de novembro. Aquelas duas outras mencionadas exposições também serão inauguradas na mesma ocasião e prolongar-se-ão até 5 e 3 de novembro, respetivamente.
Os artistas integrantes deste coletivo são os seguintes: André Rodrigues (São Paulo/SP), Alex Lima (Araraquara/SP), Atalie Rodrigues (Franca/SP), Denise Müller (Ribeirão Preto/SP), Denize Quinsler (São Carlos/SP), Esther Casanova (São Paulo/SP), Ivo Indiano (Franca/SP), Guilherme Bonini (Araraquara/SP), Jair Diniz (São Paulo/SP), Jozz (Jaú/SP), Marisi Mancini (São Paulo/SP) e Nathalia Sá Cavalcante (Rio de Janeiro/RJ). A coordenação está a cargo de Lauro Monteiro.

Oficinas irão decorrer no âmbito do Arte ao Centro:
1.° Grupo» 16 a 20 de outubro
Formadores:
André Rodrigues (São Paulo/SP)
Nathalia Sá Cavalcante (Rio de Janeiro/RJ)

Alex Lima (Araraquara/SP)


2.° Grupo» 22 a 28 de outubro
Formadores:
Denize Quinsler (São Carlos/SP)
Jozz (Jaú/SP) 

Guilherme Bonini (Araraquara/SP)


A desenhadora residente será Maria Dulce Nunes.

O 3.º Encontro Internacional de Desenho de Rua ocorrerá entre os dias 13 e 15 de outubro, tendo como tema “A Vinha e o Vinho”. A organização ficará uma vez mais a cargo da Cooperativa de Comunicação e Cultura. Será, de novo, privilegiado o intercâmbio entre desenhadores de Portugal, Espanha e Brasil. Durante o encontro estão previstas oficinas de desenho, tertúlias e apresentações de livros.
Os lugares a desenhar foram estrategicamente selecionados, tendo como ponto de partida o tema escolhido.
Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 310 474; ou pelo e-mail: andrebaptista@cm-tvedras.pt.

Câmara Municipal de Torres Vedras


Remodelação da rede de abastecimento de água


A Câmara Municipal dá início, esta semana, à execução do concurso público relativo à remodelação da rede de abastecimento de água na Rua Santa Isabel, Rua do Salgueiro e Rua D. João Pereira, na Marinha Grande.

A empreitada foi adjudicada por 185.050,60 euros, à empresa Pinto & Brás, Lda. e tem um prazo de execução de 90 dias. 

Esta obra contempla a remodelação da rede de abastecimento de água na Rua Santa Isabel, Rua do Salgueiro e Rua D. João Pereira Venâncio, Rua Ilha do Corvo, Rua Casal da Formiga, Travessa do Salgueiro, Travessa Santa Isabel, Bairro Santa Isabel, Rua da Figueira, parte da Rua Manuel Pereira Roldão e parte da Rua Guilherme Pereira Roldão.

Os trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de água decorrem do facto de a conduta existente se encontrar em mau estado de conservação, provocando a ocorrência frequente de roturas e o consequente corte no abastecimento de água à população.

“Sou do tamanho do que vejo” Exposição de pintura na Galeria Municipal


A Galeria Municipal, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens, na Marinha Grande, tem patente a exposição coletiva de pintura “Sou do tamanho do que vejo”, de 28 de outubro a 30 de novembro. A entrada é gratuita.

A inauguração da exposição está marcada para o dia 28 de outubro, sábado, pelas 17h00, para a qual estão convidados todos os interessados. São apresentados trabalhos em pintura da autoria dos alunos da escola de artes Amarte.

De acordo com a sinopse da Amarte, “nesta exposição todos são convidados a ver uma das muitas obras desenvolvidas ao longo dos ateliers de pintura e desenho. Escolher uma obra para ser exposta nem sempre é fácil, mas outras vezes, é a única que ficou para ser exposta, pois todas as outras seguiram outros caminhos e adquiriram novas moradas, tenha sido por oferta ou por compra”.

“A arte não pode ficar escondida, deve circular e assim ganhar novas e diferentes formas de  ver. A escola de artes Projeto AMARTE que desenvolve aulas de desenho e pintura pretende ir além das competências artísticas, pois a Arte não é só técnicas e materiais é Ver e Sentir”, é acrescentado pela escola de artes. Desse modo, são estimuladas “a criatividade, as emoções, as relações de amizade e a confiança”.

A exposição “Sou do tamanho do que vejo” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Exercício nacional realiza-se às 10h13 “A Terra Treme” na sexta-feira


A Escola Secundária José Loureiro Botas, sede do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, foi o local escolhido pelo Comando Operacional Distrital de Proteção Civil para representar o distrito de Leiria na realização do exercício nacional “A Terra Treme”, no dia 13 de outubro (Dia Internacional para a Redução de Catástrofes), às 10h13. 

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no distrito de Leiria, conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e do Bombarral.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
 
Após a realização do simulacro é aberta a exposição com desenhos dos alunos da escola sobre esta temática. Segue-se uma pequena demonstração de busca e resgate  levada a cabo pelos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e pelo Grupo de Proteção e Socorro da Escola José Loureiro Botas.

A ação conta ainda com a exposição e demonstração de veículos dos bombeiros, demonstração dos efeitos de um sismo através de uma plataforma vibratória cedida pelos Bombeiros do Bombarral e finaliza com uma palestra para os alunos do ensino secundário sobre o que fazer antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Investimento superior a 90 mil euros Reabilitação de ligação do Pilado à EM 242-1 em execução


Tem início esta semana a conservação e reabilitação da estrada de ligação da Guarda do Pilado à EM 242-1, levada a cabo pela Câmara Municipal da Marinha Grande através de um investimento superior a 90 mil euros.

A obra foi adjudicada à empresa Construções J.J.R. & Filhos, SA, pelo valor de 93.231,02€ e prazo de execução de 30 dias. O objetivo fundamental desta intervenção é o de melhorar as condições de circulação de veículos na estrada através da conservação e reabilitação do pavimento existente.

A presente empreitada consiste na conservação e reabilitação da estrada de ligação da Guarda do Pilado à EM 242-1, que se encontra num estado avançado de degradação do pavimento o que contribui para a diminuição das condições de segurança de circulação de veículos.

Os trabalhos incluem a escavação em zona de bermas e corte de alguns pinheiros que se encontram na zona do entroncamento junto à Guarda do Pilado de modo a poder reformular esse atravessamento, a abertura de caixa e o saneamento de solos nas zonas do pavimento da estrada que apresentem raízes e pavimentações em mistura betuminosa na totalidade da plataforma da estrada.

A extensão da obra é de aproximadamente 1500 metros sendo os trabalhos mais significativos os movimentos de terra em abertura de caixa e pavimentações em betão betuminoso.

A estrada de ligação da Guarda do Pilado à EM 242-1, faz a ligação da localidade do Pilado à antiga Estrada Nacional EN 242-1, que, por sua vez, faz a ligação de Vieira de Leiria à Marinha Grande e também é utilizada para acesso ao litoral.

Espaço de jogo e recreio do Parque da Cerca em reabilitação


A Câmara Municipal da Marinha Grande inicia esta semana a reabilitação do espaço de jogo e recreio no Parque da Cerca, na Marinha Grande, que representa um investimento superior a 120 mil euros.

A obra foi adjudicada por 122.223,80 euros à empresa Valeixa – Construção Civil, Lda. e tem um prazo de execução de 75 dias.

O Parque da Cerca é um espaço público central, que recebe um elevado número de utilizadores e constitui-se como um pólo de atração, sendo necessário garantir que o espaço de jogo e recreio inicialmente construído continue a garantir as adequadas condições de segurança para os utilizadores.

Prevê-se uma intervenção profunda ao nível das superfícies de impacto, vedações e equipamentos existentes no local.

O projeto contempla a remoção das vedações degradadas em madeira e a execução de nova vedação nos espaços em material plástico reciclado com acabamento semelhante à madeira, aplicados ao longo do perímetro das áreas de jogo e recreio, o que torna esta solução mais resistente.

As superfícies de impacto vão ser integralmente substituídas por placas sintéticas com jogos de cores e formas. A drenagem das áreas pavimentadas será assegurada pelas pendentes existentes na base em betonilha que encaminham as águas para as áreas envolventes.

A proposta preconiza ainda a intervenção nos equipamentos de jogo e recreio com vista à manutenção geral, substituição de componentes degradadas e a instalação de novos equipamentos.

Vox Angelis em concerto na Igreja Matriz


O grupo “Vox Angelis” é protagonista de um concerto na Igreja Matriz da Marinha Grande, no próximo sábado, 14 de outubro, pelas 21h00, no âmbito da candidatura “Região de Leiria - Rede Cultural”.

O concerto tem como tema o Centenário de Fátima e surge da parceria “Região de Leiria - Rede Cultural” dos municípios da CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, designadamente Marinha Grande, Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Este projeto visa “a preservação e divulgação dos valores culturais da Região de Leiria, com a oferta de uma programação em rede de variados espetáculos, durante um  período de 3 anos, com o objetivo de promover, divulgar, valorizar e desenvolver em termos económicos uma região de grande riqueza cultural e artística”.

O Ensemble “Vox Angelis” é, essencialmente, um projeto de divulgação de música clássica de qualidade, que interpreta obras que vão desde o século XV até ao século XX.

O trabalho do grupo centra-se nos seus concertos, nas cerimónias religiosas e em cursos (master-classes de aprofundamento musical), todos eles direcionados para a formação de públicos que visa incentivar o gosto pela música erudita, através de recitais de alta qualidade, interpretados de acordo com uma sequência pedagógica.

Os “Vox Angelis” já realizaram mais de 400 concertos de música clássica e de fado (numa perspetiva clássica) em todos os Teatros, Auditórios, Castelos e Palácios de Portugal. É considerado como um projeto de música clássica de sucesso e uma referência em Portugal.

Ficha artística:
Pedro Miguel Nunes, cantor
Liliana Bolyakova, cantora
Serguey Arutiunian, 1.º violino
Larissa Shomina, 2.º violino
Katerina Mikusova, violoncelo
Artur Caldeira, guitarra/contínuo

Esta é uma iniciativa cofinanciada pelo programa Centro 2020.

Teatro em outubro Casa da Cultura recebe Festival ACASO



A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o XXII ACASO Festival de Teatro nos dias 13 e 27 de outubro, exibindo as peças “Leôncio & Lena” e  “Estrangeiras”, pelas 21h30, respetivamente.

A programação do XXII ACASO Festival de Teatro na Marinha Grande é a seguinte:

13 de outubro . sexta . 21h30
XXII ACASO Festival de Teatro - LEÔNCIO & LENA A partir de Georg Büchner 
Sinopse|    
“Dois reinos dividem o Algarve, o pequeno reino do Barlavento e o pequeno reino do Sotavento. 
Leôncio e Lena são príncipes destes distintos reinos. Por vontade real os seus destinos cruzar-se-ão por vias do matrimónio. Ambos fogem para Lisboa. Sim, diz que se cruzam e sem se conhecerem apaixonam-se e casam. Ah o acaso e tal, mas não é bem assim.”

Ficha Artística |
Encenação e Espaço Cénico - João de Brito 
Interpretação - André Nunes, Carlos Malvarez e Joana Ribeiro Santos 
Desenho de Luz - Nuno Figueira 
Fotografia, Vídeo e Documentário - Rita Figueiredo 
Produção - LAMA  
Apoio à Produção e Difusão - Daniela Sampaio e Joana Ferreira / OX | P
Classificação Etária | M/12
Duração | Aprox. 90m
Preço | 8€


27 de outubro . sexta . 21h30
XXII ACASO Festival de Teatro - ESTRANGEIRAS A partir de Slawomir Mrozek 
Sinopse|
“A partir do texto de Slawomir Mrozek (Polónia) o clássico da dramaturgia mundial, “Os Emigrantes”, convidamos o público a experimentar uma nova abordagem.
Utilizando uma linguagem estilizada onde o principal alvo é o comportamento humano, os aspetos perversos e a loucura da sua vida quotidiana é criado um texto completamente novo. 
Aproveitando a atualidade em que o mundo é diariamente confrontado com o fenómeno da emigração clandestina sem que o poder decisório encontre uma solução, é feita uma tentativa no sentido de explorar o absurdo de algumas situações limite onde os seus intervenientes continuam a sonhar com um regresso e uma vida de sonho inalcançável. Sendo a temática da igualdade do género um dos vectores de trabalho da TENDA, será apresentada uma dramaturgia completamente nova, inspirado neste clássico de forma livre e criativa, sendo que os dois protagonistas serão mulheres.”

Ficha Artística |
Encenação e Dramaturgia: Hélder Gamboa
Interpretação – Ângela Pinto e Sylvie Dias 
Cenografia e Figurinos – Rui Filipe Lopes
Desenho de Luz – Paulo Graça
Música Original – Luís Lucena
Design Gráfico – Gonçalo Ferreira
Fotografia - Artepertinace 
Produção Executiva – Miguel Manaças
Produção – Tenda Produções  
Classificação Etária | M/16
Duração | Aprox. 90m
Preço | 8€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.

12 de outubro – TECHDAYS Aveiro - Parque de Exposições de Aveiro

Finalistas do BfK IDEAS 2017 a um passo do pódio


No próximo dia 12 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, os finalistas do concurso BfK IDEAS vão defender um dos 3 primeiros lugares da competição, apresentando as suas ideias de negócio em formato pitch perante um júri. A sessão de anúncio dos vencedores conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

A final desta competição decorre no TECHDAYS Aveiro 2017, evento de mostra e de debate sobre o que de mais relevante se passa nas áreas da Tecnologia e I&D. As apresentações dos finalistas do BfK IDEAS têm lugar no Pavilhão A do Parque de Exposições de Aveiro, a partir das 09h30, e os vencedores serão anunciados no final da manhã. 

Todos os finalistas tiveram acesso a um programa de imersão, uma parceria ANI com a Beta-i, que preparou os candidatos para o pitch final da competição. Saúde e tecnologias da saúde, agroalimentar, energia/eficiência energética e materiais são as áreas em destaque entre as ideias de negócio finalistas. 

Para além do acesso a um programa de aceleração em ciência e tecnologia, os 3 vencedores do concurso BfK IDEAS 2017 usufruirão do serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto, com o apoio da Patentree – Intellectual Property (www.patents.pt). O primeiro classificado terá ainda acesso a serviços de consultoria especializada e depósito de um pedido provisório de patente nacional.

O BfK IDEAS é uma iniciativa do Programa Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação (ANI). O objetivo último deste programa é promover, divulgar e premiar a produção de conhecimento e inovação em Portugal, dando visibilidade ao investimento em Ciência e ao seu respetivo impacto económico e social.



  • 12 de outubro | 09h30
  • Techdays 2017| Parque de Exposições de Aveiro | Pavilhão A
  • Programa em anexo



Final do Concurso BfK IDEAS 2017


12 de outubro de 2017 | 09h30 – 12h30
Aveiro Expo – Parque de Exposições de Aveiro (Pavilhão A)


Agenda
09h30-09h40
Abertura



09h40-11h30
Apresentação das ideias finalistas


11h30-11h50
Intervalo


11h50-12h10
Wrap-up

Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior



12h10-12h30
Anúncio dos vencedores e entrega de Prémios



Macroscópio – Há mais mundo para além do PSD e da Catalunha

15394f37-d15a-4db8-9900-7c4008f236fe.jpg

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 
Depois de uma semana muito marcada – inevitavelmente marcada – pela ressaca das eleições autárquicas e do “referendo” catalão, o Macroscópio de hoje recupera outros temas e outras leituras, pois o mundo continua a rodar para além dos destinos do PSD e de uma Catalunha que, este domingo, foi palco de uma impressionante manifestação anti-independentista. Demos pois uma rápida vista de olhos por alguns textos que julgo merecerem a atenção dos leitores desta newsletter.
 
Começo por uma efeméride que passou quase despercebida: os 50 anos da morte de Che Guevara. Noutros tempos não seria assim, mas se as t-shirts com o seu rosto continuam a vender-se por todo o mundo, fora de Cuba (onde triunfou) e da Bolívia (onde morreu) poucos se lembraram de o recordar. Até ma grande imprensa. Destaque por isso para o ensaio de Rui Ramos editado no Observador, Che Guevara: o homem que desprezava a humanidade, onde se defende que o poster boy da revolução foi mais depressa uma máquina de matar do que um jovem sonhador e que a sua história foi, afinal, a história de um fracasso. Eis a sua conclusão: “Admiram-no como um sonhador temerário, quando ele disse e repetiu que o verdadeiro revolucionário é alguém que não tem “sonhos” nem esperanças, mas apenas a determinação de lutar. É costume comparar a fotografia do Guevara morto a uma representação clássica do Cristo morto. Nietzsche gostava de dizer que Cristo morrera de compaixão pelos homens. Mas este messias marxista nunca poderia ter morrido de compaixão. Se um sentimento o tivesse de matar, teria sido o desprezo – o desprezo pela humanidade. O desprezo que hoje sentiria por todos aqueles que, nos campos universitários ocidentais, não querem morrer e andam com uma t-shirt com o seu retrato.”

 
Do pouco (e muito óbvio e banal) que encontrei na imprensa apenas um trabalho me chamou realmente a atenção: a entrevista do El Pais ao agente da CIA que presenciou a execução do guerrilheiro capturado nos confins da selva boliviana, Félix Rodríguez, alguém que confessa que “Fue duro dar la orden de eliminar al Che”. Os Estados Unidos teriam preferido interrogá-lo, o governo boliviano não decidiu assim. Eis como o antigo agente secreto recorda a última conversa com Guevara:
– ¿Comunicó la orden delante de Guevara?
– No, a mí me la comunican y luego entro a la habitación, me paro delante de él y le digo: "Comandante, lo siento, es una orden superior". Y él entendió perfectamente lo que le estaba diciendo.
– ¿Qué dijo?
– "Es mejor así. Yo nunca debí haber caído preso vivo". Entonces sacó la pipa y me dijo: "Yo quiero entregarle esta pipa a un soldadito boliviano que se portó bien conmigo". Me guardé la pipa y le pregunté: "¿Quiere algo para su familia?". Y él me respondió, diría que de forma sarcástica: "Bueno, si puedes dile a Fidel que prontó verá una revolución tiunfante en América". Yo lo interpreto como si le hubiera dicho a Fidel: "Me abandonaste, pero esto va a triunfar de todas maneras".
 
Mudando radicalmente de tema, passemos do passado ao futuro e falemos de software e de inteligência artificial. Para vos sugerir uma abordagem optimista e outra sombria. A optimista saiu no Observador, onde Ana Pimentel entrevistou Pedro Domingos para contar A história do português que Bill Gates recomendou. Isto é, o investigador na universidade de Washington quee escreveu "A revolução do Algoritmo-Mestre", livro indispensável para quem quer saber mais sobre inteligência artificial. Ele defende, por exemplo, que um dia as máquinas que aprendem nos vão ajudar a curar o cancro: “Para diagnosticar doenças simples, a aprendizagem já é uma solução muito boa. O problema do cancro é que não é uma só doença: cada cancro, cada paciente tem um cancro diferente. E o mesmo cancro muda ao longo do tempo. Talvez no mesmo cancro em zonas diferentes, há mutações diferentes. É muito pouco provável que haja um só medicamento que vá curar todos os cancros. O que é preciso é haver um sistema de aprendizagem que prevê, a partir da história médica, do genoma da pessoa e das mutações do cancro, qual é o medicamento ideal para matar as células cancerígenas e não as normais. Ou uma combinação de medicamentos ou até um medicamento completamente novo, feito só de propósito para aquele cancro, que é uma das coisas para a qual se usa a aprendizagem: a criação de novos medicamentos.”
 
Na americana The Atlantic encontrei uma visão quase oposta em The Coming Software Apocalypse, onde se dá conta de um pequeno grupo de programadores quer mudar a forma como se programa antes que sejamos atingidos por uma catástrofe. Bem sei que há uma enorme diferença entre programar e desenvolver a inteligência artificial, mas algumas das histórias contadas neste artigo arrepiam. Esta, por exemplo: “Visual Studio [uma das principais ferramentas de progração da Microsoft] is one of the single largest pieces of software in the world,” he said. “It’s over 55 million lines of code. And one of the things that I found out in this study is more than 98 percent of it is completely irrelevant. All this work had been put into this thing, but it missed the fundamental problems that people faced. And the biggest one that I took away from it was that basically people are playing computer inside their head.” Programmers were like chess players trying to play with a blindfold on—so much of their mental energy is spent just trying to picture where the pieces are that there’s hardly any left over to think about the game itself.

 
Mas adiante, passando a alguns temas da actualidade que já temos tratado no Macroscópio, aqui apenas referidos por ter encontrados sobre eles textos interessantes ou tocantes:
  • Trump e a Coreia do Norte – A revista britânica Standpoint dedicou a sua edição de Outubro à tensão com o regime de Kim Jong-il, sendo que o artigo principal é uma dura crítica do discurso de Donald Trump nas Nações Unidas (o discurso do “rocket man”). Em Is Trump the man for a Korean missile crisis?, Alexander Woolfson defende que “Even if Trump does not accept the burden of leadership imposed by American primacy, there is little doubt that he is faced with an unenviable situation. America now has direct challenges to its security present on multiple fronts. Trump does not have the luxury of simply refashioning his conception of security to ignore the health of global democracy. The history of the 20th century should have taught him this. All these global crises are now so intertwined that solving any one issue will require geopolitical rather than regional solutions. Ukraine, Syria and Afghanistan are now joined by the slow collapse of the Iranian nuclear deal and the not so slowly emerging security crisis in Asia. The failures of Obama’s “Pivot to Asia” are readily apparent and the list of foreign policy challenges facing Trump is growing. In its declamatory form the Trump doctrine is a terrifying abrogation of leadership and vision. Hopefully in practice it will not reach the rhetorical threat of disengagement.”
  • Não ser independentista na Catalunha – O El Español publicou uma carta muito sentida e muito sincera de uma professora catalã, casada com um polícia, e que conta como é a vida infernal na escola onde lecciona. Excerto desta Carta de una maestra catalana marcada de por vida: “A partir de aquí la guerra en los colegios catalanes está servida. Colegios donde como siempre van niños, colegios con maestros posicionados y partidistas, colegios donde en el minuto de silencio se acusó a los policías porque 'todos los policías son muy malos', colegios donde hay hijos de Policías Nacionales, Mossos d' Esquadra y Guardias Civiles, colegios con aparente neutralidad, colegios con seres indefensos que nada entienden ni deben entender de política, colegios donde estos niños 'hijos de' están señalados y acusados...”
  • A despedida de Wolfgang Schäuble – Hoje o ministro das Finanças alemão deverá ter participado no seu último Eurogrupo, bom pretexto para uma entrevista ao Financial Times que foi amplamente citada e que pode ser lida aqui (para assinantes) Wolfgang Schäuble warns of another global financial crisis. Nela “he warned that the world was in danger of “encouraging new bubbles to form”. “Economists all over the world are concerned about the increased risks arising from the accumulation of more and more liquidity and the growth of public and private debt. I myself am concerned about this, too,” he said.” O FT recorda uma intervenção recente da presidente do FMI e os alertas do Bank for International Settlements. Mais informação em Schäuble feels vindicated by bailout reform programmes e a entrevista na íntegra em Transcript: FT interview with Wolfgang Schäuble, um texto especialmente interessante com passagens ora irónicas – “I was very pleased when it was announced that I had decided to move to another job, that this Portuguese newspaper wrote something along the lines: “Wolfgang, we forgive you, please stay.” It was rather touching.” –, ora mais filosóficas – “Karl Popper said the reason liberal systems are superior is that they learn from their mistakes, in order to correct them. And whoever thinks an idea must win through 100 per cent becomes an ideologue and will go down the path that Popper described, and others too.”
  • Fogos florestais em Outubro – Não há inquéritos terminados, não há responsáveis políticos, há demissões mas por razões laterais, uma época de grandes incêndios que começou mais cedo do que o habitual e ainda não terminou. Por isso vem bem a propósito o texto de dois especialistas, Tiago Oliveira e João Pinho que o Observador publicou este fim-de-semana – Fahrenheit 451: não é só a floresta que arde, é também o conhecimento científico. Trata-se de um ensaio onde se recordam os muitos estudos e recomendações científicas que, ao longo das últimas décadas, poder político foi ignorando. Por isso, interrogam-se os autores: “Como no filme de Truffaut (baseado no romance de Ray Bradbury), estamos alienados e ninguém se importa que o conhecimento impresso nos livros seja queimado a 451º Fahrenheit, a temperatura a que arde o papel? É esta a sociedade do conhecimento?”

 
A terminar três sugestões completamente diferentes:
  • Splendid Isolation, um longo texto do historiador Max Hastings na New York Review of Books onde nos fala de um filme – Dunkirk, de Christopher Nolan – e de um livro – Alone: Britain, Churchill, and Dunkirk: Defeat into Victory, de Michael Korda – fazendo uma reflexão interessante sobre aquela batalha e o isolamento britânico. Contudo, como sublinha, sozinho o Reino Unido não teria podido derrotar Hitler: “No man understood better than Churchill that while Britain might somehow avert defeat, without fighting alongside friends it could not conceivably aspire to victory. Only necessity and a supremely courageous willingness to defy reason, which many British politicians and generals felt unable to share, caused him in June 1940 to proclaim his country’s determination to fight to the last.
  • Filomena Mónica: "O cancro provoca muita chatice", uma muito interessante e desassombrada conversa com a historiadora na redação do Observador e que eu próprio conduzi, uma entrevista onde falou sobre a sua adolescência num "casulo social", sobre o que mudou em Portugal, sobre a sua doença e sobre o livro que está a escrever, desta vez sobre os ricos. Tudo a propósito de mais reedição da sua autobiografia e das controvérsias que ela suscitou.
  • Padre António Vieira, um "escravagista selectivo"?, de Carlos Maria Bobone, é mais um especial do Observador, desta vez a propósito de também cá ter chegado a moda de protestar contra estátuas de figuras históricas. Neste caso o alvo foi o Padre António Vieira, acusado de ser um "escravagista seletivo". Neste artigo explica-se como só pode ser um equívoco, recordando o que o padre jesuíta escreveu num português que poucos terão honrado com tanto talento. Instrutivo, pois aprendemos muito, e também revelador sobre os alvos de algumas patologias políticas contemporâneas.
 
E pronto, por hoje é tudo. Tenham bom descanso e aproveitem, se puderem, para boas e variadas leituras.

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Jovem João Pedro luta contra um Linfoma e apela à solidariedade de todos…

Quem já se inscreveu uma vez não adianta voltar a fazê-lo de novo, porque mantém-se na base de dados até aos 55 anos idade.


Quem pode ser Dador

Principais condições para se inscrever como potencial Dador de Medula óssea:

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso mínimo de 50kg;
  • Altura superior a 1,5m;
  • Ser saudável;
  • Nunca ter recebido transfusões após 1980;
Nota: Não precisa de estar em jejum)

Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português?

  • Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições:
  • Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos;
  • Altura inferior a 1.50m;
  • Peso inferior a 50kg;
  • Obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico;
  • Patologia Cardíaca;
  • Hepatite B ou C, alguma vez na vida;
  • Doença Oncológica;
  • Transfusão de sangue depois de 1980;
  • Doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus);
  • Doenças infecto-contagiosas;
  • Insuficiência renal;
  • Patologia da Tiróide;
  • Diabetes;
  • Anemia Crónica;
  • Hérnia Discal;
  • Fibromialgia;
  • Glaucoma;
  • Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita;
  • Não ter residência estabelecida em Portugal.
NOTAS:
1 - Chamamos a atenção para o facto desta lista de factores que impedem a inscrição no CEDACE como potencial dador de medula óssea, não ser exaustiva, limitando-se a conter apenas informação básica geral;
2 - Quem não puder tornar-se dador de medula óssea, tem sempre a possibilidade de ajudar de outras forma, veja em como ajudar 
www.adasca.pt podendo levantar cartazes para a promoção da dádiva de sangue, por exemplo.

Para mais informações contacte o 234 095 331 (Sede da ADASCA).
No caso de poder registar-se como potencial dador de medula óssea, pode um dia ser "ativado" e ter o privilégio único de SALVAR UMA VIDA!

Como pode tornar-se Dador

O que deve saber antes de se registar como potencial Dador de Medula óssea:
Registar-se como potencial Dador de Medula óssea implica apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue, nada mais.
Só uma ínfima quantidade de potenciais Dadores tem o privilégio de ser "activado" e realmente poder salvar uma vida.
O potencial dador pode, em qualquer momento, desistir do processo.
A decisão de se registar como Dador deve portanto ser uma decisão totalmente voluntária, ponderada e consciente para não causar falsas expectativas em doentes necessitados.
Uma vez registado como potencial dador poderá ser chamado para salvar alguém até aos 55 anos de idade.
  • É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;
  • Preenche-se formulário disponível no local de recolha no Posto Fixo da ADASCA, Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de santiago) com as seguintes Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133

Onde pode tornar-se Dador

O que levar: BI e Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão. No caso dos cidadãos estrangeiros, deverão levar o Visto de Residência.

O que é feito:

Preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue.
O potencial dador é avaliado por um médico do IPST no local de colheita de sangue.

Contamos convosco, vamos mais uma vez fazer desta Campanha uma corrente de solidariedade em prol deste jovem, ou, de outros que se encontram em situação semelhante.

J. Carlos

 NB: ADASCA vai editar cartazes relacionados com o caso que podem ser levantados na Sede por interessados em divulgar, afixando os mesmos em locais públicos.

________________________________