quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Marinha Grande | DELIMITAÇÃO DA ARU DE VIEIRA DE LEIRIA EM CURSO


O Município da Marinha Grande promoveu uma sessão de esclarecimento sobre a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU), na passada terça-feira, 29 de outubro de 2024, no Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
A sessão dirigida à população, contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; de vereadores da autarquia; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; e técnicos do município e da empresa que está a realizar o relatório fundamentado da ARU.
Para o presidente da Câmara da Marinha Grande, esta delimitação vai permitir “transformar a vila, possibilitando a requalificação de imóveis degradados no centro, melhorando significativamente a qualidade de vida dos nossos cidadãos e valorizando o nosso património urbano”.
Aurélio Ferreira acrescenta que “através desta medida, queremos proporcionar aos moradores incentivos que facilitem a melhoria das suas habitações e contribuam para uma comunidade ainda mais acolhedora e sustentável”.

Os trabalhos com vista à definição da ARU foram iniciados em outubro e estão a ser executados pela empresa SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, contratada pelo Município.

Na sessão com a população, Susana Loureiro fez o enquadramento legal da ARU, deu a conhecer a área de delimitação proposta, bem como as vantagens para os proprietários.

A ARU proposta para Vieira de Leiria corresponde a um território de, aproximadamente, 86 hectares, com elevada heterogeneidade de espaços que carecem de uma “intervenção integrada sobre o tecido urbano existente, em que o património urbanístico e imobiliário é mantido, no todo ou em parte substancial, e modernizado através da realização de obras de remodelação ou beneficiação dos sistemas de infraestruturas urbanas, dos equipamentos e dos espaços urbanos ou verdes de utilização coletiva e de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação ou demolição dos edifícios”.

A aprovação da ARU e, consequentemente, da respetiva Operação de Reabilitação Urbana (ORU) simples, facilitará vários benefícios aos proprietários dos imóveis a reabilitar, ao nível da isenção do IMI e IMT, da redução de taxas municipais e dedução em sede de IRS.

Neste momento, decorrem os trabalhos de levantamento do edificado e do espaço público, definição da área e de um conjunto de prioridades de intervenção de reabilitação urbana. Seguir-se-á a elaboração do relatório da ORU, após a qual decorrerá o período de discussão pública.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda vence prémio europeu de boas práticas ambientais


Programa URBACT reconhece o trabalho realizado pelo Município nas reabilitação das áreas ribeirinhas e no Rio Águeda

O Município de Águeda acaba de ser novamente distinguido pela União Europeia pelas boas práticas promovidas no âmbito do desenvolvimento sustentável, com a atribuição do Selo de Boas Práticas URBACT.
O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT reconhece o “bom exemplo de Águeda” na realização dos trabalhos de reabilitação ecológica e de restauração das zonas ribeirinhas e no Rio Águeda, através do projeto LIFE Águeda.

“É com enorme satisfação que recebemos esta distinção que aponta os projetos que desenvolvemos como referência em toda a Europa e que reconhece todo o trabalho de reabilitação dos nossos rios e ribeiras em que temos investido”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, para quem o LIFE Águeda é um projeto que “orgulha Águeda e os aguedenses”.

Este prémio junta-se à recente distinção da Green Destinations, que elegeu o LIFE Águeda como uma das 100 melhores histórias de Destinos Verdes, reconhecendo este projeto como uma boa prática e referência mundial na área da sustentabilidade ambiental. Este organismo internacional considera que o Município de Águeda promove um “projeto inovador e eficaz de destino que trabalha para um desenvolvimento turístico mais responsável”.

O anúncio, ontem, por parte do Programa europeu URBACT, junta-se, assim, a um conjunto de entidades internacionais que destacam Águeda como modelo na renaturalização ambiental dos ecossistemas ribeirinhos com recurso a técnicas de base natural.

Com este selo, a União Europeia pretende “distinguir iniciativas urbanas impactantes, participativas, integradas, relevantes e de fácil transposição para outras cidades europeias”.

Águeda e o projeto que desenvolve vão estar em destaque no Festival da Cidade URBACT 2025, que irá decorrer de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw, na Polónia, um evento que será uma oportunidade para que as outras cidades europeias possam observar o exemplo de Águeda e inspirar-se para replicar as medidas nos seus territórios.

De referir que o LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga, é um projeto desenvolvido pelo Município de Águeda sob a coordenação da Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, envolvendo várias entidades parceiras, nomeadamente o Município de Mora, através da equipa responsável pelo Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – Portos e Lotas S.A. e a AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.

Gabinete de Comunicação e Imagem
*Ana Sofia Pinheiro

 

Aveiro 2024 - programação de novembro


TEATRO | PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI
Quixote: As Peripécias de um Cavaleiro Doido
Palco Central Associação Cultural

Data: 02 de novembro
Hora: 21h30
Local: Junta de Freguesia de Santa Joana, Auditório

Com 11 temas originais, quatro atores e um músico se conta a história do cavaleiro mais conhecido de todos os tempos, Dom Quixote de la Mancha, que é Alonso Quijada, nobre senhor apaixonado por livros de cavalaria que rompeu com a realidade mergulhando num mundo repleto de sonhos e fantasia. Dom Quixote de la Mancha e o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, saem em busca de aventuras, num universo de feiticeiros, gigantes, princesas e castelos. Um espetáculo para toda a familia.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha artística:
Texto e encenação: Kelly Varella;
Música: Rafael Campanile;
Produção: Palco Central - Associação Cultural

OUTROS ESPETÁCULOS DO PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI
MÚSICA | Orquestra de Cordas da Sociedade Musical Santa Cecília
Data: 03 de novembro
Hora: 15h00
Local: Salão Paroquial São Jacinto

MÚSICA | Aveiro, Sal do Mundo
Grupo Folclórico Nossa Senhora de Nazaré e Grupo Cultural e Recreativo da Taipa
Data: 10 de novembro
Hora: 21h30
Local: Polivalente de Eirol

TEATRO
Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança
Elmano Sancho

Data: 02 de novembro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

O antigo testamento fala-nos do sacrifício de Isaac por Abrãao, em que o filho é substituído por um cordeiro depois da intervenção do anjo de Deus. Na mitologia grega, o ritual do sacrifício individual existe para salvar o coletivo. Em tempos de guerra, pragas e crises, o ato sacrificial permite salvaguardar a sobrevivência da comunidade e libertar a cidade de desgraças. Neste espetáculo, o encenador e dramaturgo Elmano Sancho procura descobrir qual é o significado do sacrifício nos dias de hoje.

Bilheteira: 7,5 euros
Classificação etária: M/16 anos

Ficha Artística:
Texto e Encenação: Elmano Sancho;
Interpretação: Custódia Gallego, Duarte Melo, Elmano Sancho, Lucília Raimundo e Rafael Carvalho;
Assistência de encenação: Paulo Lage;
Cenografia: Samantha Silva;
Figurinos: Ana Paula Rocha;
Desenho de Luz: Pedro Nabais;
Fotografia: Sofia Berberan;
Coprodução: Loup Solitaire, Culturgest, TAGV, Teatro Viriato, Teatro Virgínia, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Diogo Bernardes.

CONFERÊNCIA
Jornadas de História Local e Património Documental

Data: 08 de novembro
Horário: 09h00 - 18h00 (Conferências)

Data: 09 de novembro
Horário: 10h00 - 12h30 (Visita guiada)

Local: Edifício da Antiga Capitania

A Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a ADERAV, organiza a 18ª edição das Jornadas de História Local e de Património Documental. Um evento que irá promover um conjunto de palestras cujos temas se integram nos 4 eixos que estruturam toda a programação de Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura: CULTURA E IDENTIDADE; CULTURA E DEMOCRACIA; CULTURA E SUSTENTABILIDADE; CULTURA E TECNOLOGIA. Especialistas de distintas áreas do conhecimento, de abrangência local e nacional, são convidados a apresentar as suas comunicações com o intuito de favorecer a construção da memória e de se valorizar a cultura do território. A visita guiada será às instalações da Fábrica da Vista Alegre. Será também lançada a Revista Cadernos de Cultura História & Património de Aveiro Nº5.

Bilheteira: Gratuito
Inscrição obrigatória através do email: arquivomunicipal@cm-aveiro.pt<mailto:arquivomunicipal@cm-aveiro.pt>

MÚSICA
Fórum Bandas Filarmónicas: Identidade e Futuro

Data: 08 e 09 de novembro
Local: Centro de Artes de Águeda

As Bandas Filarmónicas têm desenvolvido, desde meados do Séc. XIX, um trabalho de construção de identidade musical em consecutivas gerações. Este fórum pretende refletir sobre o que hoje representa uma banda, o que pode representar e como vai concretizar esse desiderato no futuro. Mais do que um encontro de pares, procura inquietar e indicar novos caminhos nas diversas dimensões de uma Banda Filarmónica: valor patrimonial e imaterial, função educativa e papel na comunidade.

Bilheteira: Gratuito
Inscrição obrigatória através do email: caa@cm-agueda.pt<mailto:caa@cm-agueda.pt>

TEATRO
1984 de George Orwell – uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan
Artistas Unidos

ESTREIA
Data: 09 de novembro
08 de novembro: sessão para o público escolar
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

O GRANDE IRMÃO ESTÁ SEMPRE A OBSERVAR-TE. Este aviso rege o futuro assustador de George Orwell, em 1984, adaptado por Robert Icke e Duncan Macmillan. O partido totalitário proíbe o individualismo, a independência e o pensamento livre, distorcendo o passado e controlando os cidadãos com medo e violência. Neste mundo sombrio, Winston Smith sonha com um mundo livre. Conseguirá um homem, por meio de pequenos actos de desafio, defender a verdade, a liberdade e a esperança para as gerações vindouras?

Bilheteira: 7,5 euros
Classificação etária: M/14 anos

Ficha Artística: 1984 de George Orwell - uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan Tradução Eduardo Calheiros Figueiredo Com Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Raquel Montenegro, Tiago Matias Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Assistência de cenografia Francisco Silva Luz Pedro Domingos Som André Pires Vídeo Jorge Cruz e Nuno Barroca Assistência de encenação Inês Pereira e Joana Calado Encenação Pedro Carraca

LIVROS E LEITURAS | PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA
Trapos com História

Data: 09 de novembro
Hora: 11h00
Local: Atlas Aveiro – Biblioteca Municipal

Uma boneca de trapos contadora de histórias convida as crianças para se sentarem em cima do seu enorme vestido de trapos coloridos. Cada trapo tem uma história para contar.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Famílias com crianças maiores de 3 anos

Ficha Artística:
Saphir Cristal

OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA
10 dobras
Baileia
Data: 17 de novembro
Horas: 10h00 e 11h30
Local: Teatro Aveirense

Bilheteira: 3 euros
Classificação etária: 0-3 anos

À descoberta da Igreja das Carmelitas
Data: 23 de novembro
Hora: 15h00
Local: Igreja das Carmelitas

Bilheteira: 1 euro
Classificação etária: M/6 anos

EXPOSIÇÃO
There is a Crack in Everything, That’s How the Light Gets In
Fatinha Ramos

Data: 09 de novembro a 26 de janeiro de 2025
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Galeria da Antiga Capitania

Nesta exposição a artista Fatinha Ramos revela não apenas uma retrospetiva do seu trabalho como ilustradora, mas também uma prospetiva de um novo trabalho artístico. Tanto nas ilustrações, como neste seu trabalho recente, a artista tenta comunicar conceptualmente a esperança.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

MÚSICA
Tindersticks

Data: 10 de novembro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Com mais de 30 anos de história e uma carreira repleta de canções de culto, os Tindersticks estão de regresso a Portugal para dar a conhecer o seu mais recente disco de originais. Para além das músicas novas, o alinhamento dos concertos irá contemplar alguns dos melhores momentos de uma notável discografia, num regresso que se espera triunfante.

Bilheteira: 30 euros
Classificação etária: M/6 anos

EXPOSIÇÃO
Paula Rego, Obras da Coleção de Serralves

Data: 14 de novembro a 19 de janeiro de 2025
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana

A presente exposição tem como ponto de partida o núcleo de obras de Paula Rego na Coleção de Serralves, representativas de várias fases de produção da artista que definiu um novo paradigma na pintura portuguesa contemporânea e alcançou uma visibilidade ímpar no contexto internacional. Paula Rego explora desassombradamente temas como o poder e a obediência, a dor física e psicológica, a vergonha e o orgulho, a violência, a solidão e a sociabilidade.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística: Museus de Aveiro e Fundação de Serralves

MÚSICA
From Chronos to Kairos

ESTREIA

Data: 14 de novembro
Hora: 21h30
Local: Sala Estúdio, Teatro Aveirense

Registado pelo artista sonoro Jez riley French, o património sonoro aveirense é protagonista do projecto From Chronos to Kairos. Na sequência de New Chronologies of Sound, lançada em 2021, cuja matéria-prima foram sons gravados em diferentes regiões do mundo, esta nova edição discográfica, encomendada por Aveiro 2024, revela as paisagens sonoras da cidade através de oito faixas compostas por @c (PT), Coldcut ft. Svetti (UK/USA), Felicia Atkinson (FR), Joana de Sá (PT), Kate Carr (UK), KMRU (KE), Nory Kimijima (JP) e Piurso (PT).
Apresentação com conversa e performances de @c+Visiophone e Kate Carr.
Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Performances: @c + visiophone e Kate Carr; Curadoria: Hugo Branco, Raquel Castro; Produção: Navalha Associação Cultural; Edição: VIC NIC. Uma encomenda Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura/Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro.

MULTIDISCIPLINAR
Nova Agrovouga

Data: 15 a 24 de novembro
Local: Parque de Feiras e Exposições

A Nova AGROVOUGA tem como finalidade a interação entre agricultores, vitivinicultores, empresas das fileiras agropecuárias, chefes cozinheiros e gastrónomos, para mostrar novas tendências no domínio da inovação, tecnologias amigas do ambiente, energias renováveis, gestão da floresta, produtos locais, novas formas de consumo ou produtos biológicos e sustentáveis. No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o programa contará ainda com vários espetáculos.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

MULTIDISCIPLINAR | NOVA AGROVOUGA
FierS à Cheval
Cia. Des Quidams

Data: 15 de novembro
Horário: 18h00 - Parada / 22h00 - Parada + Espetáculo
Local: Parque de Feiras e Exposições

Tudo começa com algumas personagens curiosas, excêntricas e preciosas. Chegam, vagueiam, encontram-se connosco e, de repente, o nosso mundo transforma-se num mundo de maravilhas: transformam-se em imponentes cavalos de marfim, leves e extravagantes. Estes seres extraordinários levam-nos num passeio mágico, cintilante e musical. Um homem gentil, ao mesmo tempo contador de histórias e tocador, junta-se a eles e guia-os através de uma série de quadros coreografados. Uma valsa, um tango, uma trovoada, um carrossel, uma justa... As imagens do espetáculo evocam emoção, liberdade e surpresa, através do movimento, da dança e da energia, acompanhadas por uma música ora suave, ora festiva. Depois o sonho acaba, os cavalos fantásticos partem, dando lugar às estranhas personagens do início, felizes por terem podido, pelo tempo de uma história, apresentar-nos os seus alter-egos mitológicos.

DANÇA
O meu corpo não é só uma instância
Yola Pinto e Simão Costa

ESTREIA

Data: 15 e 16 de novembro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Um espetáculo de dança, com músicos ao vivo, que vive da alteridade entre a presença dos corpos e as suas imagens projetadas em tempo real e diferido. Aqui, a linguagem verbal dá espaço a outras formas de perceção e experiência do real circundante, para falar do inefável poder do que está para além das palavras. Uma encomenda de Aveiro 2024 para abordar o tema ‘Cultura e Tecnologia’ na área das artes performativas.

Bilheteira: 5 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Direção artística: Yola Pinto e Simão Costa
piano, eletrónica, composição sonora: Simão Costa
Coreografia, Dramaturgia: Yola Pinto
Vídeo mapping e conteúdos videográficos: João Catarino
Interpretação/dança: Miguel Santos
Bateria/percussão: Bruna Carvalho
Assistência Artistíca: Mariana Tiago
Dispositivo Cénico: Sara Franqueira
Direção técnica e Desenho de luz: Cristóvão Cunha
Desenho de Som: Artur Pispalhas
Gestão de Projeto: Violeta Mandillo
Apoio Administrativo: MãoSimMão - associação cultural
Produção: ypsc_transduction /

Uma encomenda Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura / Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro

Coprodução:
Museu de Arte Contemporânea da Madeira (MUDAS)
Câmara Municipal da Calheta
Cineteatro Louletano
Teatro Municipal de Bragança

MãoSimMão - associação cultural é uma estrutura independente financiada pela pela República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes

Apoios:
Companhia Clara Andermatt ACCA, CEA Centro Experimentação Artística da Moita, Estúdios Victor Cordon, CAMA, a.c, MSM studio, Teatro da Voz, PRodança, Cóccix ac

MÚSICA | PROGRAMA FESTIVAIS DE OUTONO
ALMO & Júlio Resende*

Data: 17 de novembro
Hora: 18h00
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

ALMO & Júlio Resende apresentam um concerto único e inovador, onde a capacidade criativa e de improvisação do pianista e compositor Júlio Resende se une ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). Numa simbiose perfeita entre o jazz, a improvisação e o canto, juntos procuram uma sonoridade diferenciadora que faça jus à essência do Fado e do Cancioneiro Português, sem estar exclusiva e intrinsecamente ligada à estética jazzística e lírica. Concerto integrado no Festivais de Outono 2024. Este concerto é uma iniciativa do programa de comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e de Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura.

*Consultar programa próprio

Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Tenor: Paulo Lapa;
Barítono: Tiago Matos;
Piano: Júlio Resende.

CICLO CINEMA | PROGRAMA CULTURA E TECNOLOGIA

O Ciclo de Cinema Temático deste trimestre é composto por seis curtas metragens dedicadas ao tema ‘Cultura e Tecnologia’. A uma encomenda de Aveiro 2024, juntam-se cinco filmes históricos escolhidos em função do referido tema, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa. A partir destas obras, procura-se vislumbrar a relação da sociedade com diferentes tecnologias, em várias épocas, deixando entrever a sua presença e impacto no nosso país. No mesmo ato, percebe-se a evolução dos próprios meios técnicos do cinema, uma arte eminentemente tecnológica.

Data: 19 de novembro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Bilheteira: 4 euros [inclui 6 curtas-metragens]
Classificação etária: M/12 anos

Aqui, em Aveiro
Joaquim Pavão

ESTREIA

Entre paredes gastas, um casal vê o desmoronar do que outrora fora um amor profundo. Presos num ciclo de violência emocional e silêncios sufocantes, sentem o peso esmagador das palavras ditas, não ditas, e dos gestos há muito esquecidos. Com a relação à beira do abismo, recorrem, desesperados, à ajuda de uma terapeuta. Numa abordagem inesperada, esta sugere algo ousado: abrir a intimidade do lar à presença de um artista renomado, cujas obras já transformaram outras vidas.

CURTAS-METRAGENS

Lançamento dum lugre na Gafanha
José M. Coutinho

A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul(A)
Raul Faria da Fonseca e Fernando Fragoso

Os Transportes
António Cunha Telles e Alfredo Tropa

Triunfo da Técnica
Faria de Almeida

24 Imagens Por segundo
Faria de Almeida

TEATRO | PROGRAMA CULTURA E TECNOLOGIA
Fica comigo esta noite
Miguel Falabella e Marisa Orth

Data: 21 e 22 de novembro
Hora: 21h30

Data: 23 de novembro
Hora: 17h00 e 21h30

Data: 24 de novembro
Hora: 17h00

Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Um funcionário de classe média/baixa morre de repente, depois de um farto almoço. A sua esposa decide velá-lo na cama do casal e, num turbilhão de sentimentos, lembra-se apenas dos episódios maus que passou com este. É então que ele passa a ser espectador do seu próprio velório e se torna interveniente, decidindo questionar a sua própria mulher. Discutem. Brincam. Põem em pratos limpos todas as desavenças, rancores e traições. Os mal-entendidos acabam por ser desfeitos.

Bilheteira: 25 euros [Plateia] / 22 euros [Balcão]
Classificação etária: M/14 anos

Ficha Artística: Com Miguel Falabella e Marisa Orth;
Encenação: Bruno Guida;
Autoria: Flávio de Souza;
Produção: Plano 6 e Aveia Comica.

LITERATURA | PROGRAMA CULTURA E TECNOLOGIA
Aveiro d’Eça*

Data: 22 a 25 de novembro

Considerando a memória que as terras de Aveiro deixaram no ilustre escritor Eça de Queiroz, assim como as profundas ligações familiares ao avô, à avó e ao pai que viveram em Aveiro, as ações do projeto Aveiro D` Eça pretendem anualmente homenageá-lo, dando a conhecer as histórias e as vivencias deste escritor, às novas gerações assim como perpetuar estes acontecimentos na memória coletiva.

* Consultar programa específico

MÚSICA | PROGRAMA ESCOLA CRIATIVA
Made-In Aveiro - No Palco da Tecnologia

Data: 23 de novembro
Hora: 17h00
Local: Centro de Congressos de Aveiro

Espetáculo pluridisciplinar preparado pelas escolas secundárias do Concelho de Aveiro em que, por via da tecnologia, se pretende dar palco à criação artística. Este é o quarto capítulo do Programa Escola Criativa, todos dedicados aos diferentes temas trimestrais de Aveiro 2024, numa iniciativa que procurou levar a arte e a criatividade às escolas de Aveiro, proporcionando aos alunos um papel fundamental no processo de criação e apresentação pública do seu trabalho.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Agrupamento de Escolas de Aveiro – Escola Homem Cristo, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento – Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Agrupamento de Escolas José Estêvão – Escola Secundária José Estevão, Agrupamento de Escolas de Esgueira - Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima. Organização: Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian | Câmara Municipal de Aveiro.

MÚSICA | PROGRAMA CULTURA E TECNOLOGIA
Tomás Niesner

ESTREIA

Data: 28 de novembro
Hora: 21h30
Local: Quartel Bombeiros Aveiro - Velhos

Tomáš Niesner é um músico e compositor checo que tem ganho reconhecimento no panorama musical pelas suas composições ambientais e experimentais. O seu trabalho é caracterizado por uma abordagem inovadora à música eletrónica e acústica, explorando texturas sonoras e paisagens auditivas que envolvem e cativam o espetador. Um espetáculo do ciclo Sobretudo, que nos meses de inverno se apresenta em locais inusitados de Aveiro.

Bilheteira: 5 euros | Pack Ciclo Sobretudo [3 espetáculos]: 10 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Tomáš Niesner
Apoio: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Aveiro Velhos.

EXPOSIÇÃO
Retratos Contados de Ruy de Carvalho
Nélson Mateus

Data: 29 de novembro a 21 de dezembro
Horário: 29 de novembro: 17h30 (inauguração)
Horário de visita - Terça a Sábado: 13h30 – 18h30
Local: Salão Nobre, Teatro Aveirense

Aveiro 2024 homenageia Ruy de Carvalho com uma exposição de fotografias que fazem parte do Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, onde foi ator residente. Um pouco do muito que fez ao longo da vida para ver no Teatro Aveirense, palco que pisou diversas vezes ao longo dos seus 84 anos de carreira, sendo um dos mais emblemáticos atores nacionais portugueses. No dia da inauguração haverá uma conversa com o ator e o descerramento de uma placa que o homenageia.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística: Nélson Mateus (curadoria); Ruy de Carvalho; Paula Carvalho

OUTRAS AÇÕES | PROGRAMA PRESCRIÇÕES CULTURAIS
Poesia à la carte

Data: 29 de novembro
Hora: 10h30
Local: Hospital de Aveiro, Receção / Sala de espera para visitas

Ficha Artística: Andante Associação Artística
Encenação, pesquisa e seleção de textos e interpretação: Cristina Paiva

TEATRO
Coro dos Amantes
Cláudia Gaiolas e Tónan Quito

ESTREIA

Data: 29 de novembro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Esta é a primeira peça de teatro de Tiago Rodrigues, estreada na Culturgest em 2007. É uma peça coral, uma narrativa lírica onde um jovem casal conta, a duas vozes, a situação de vida ou morte que está a experienciar quando um deles deixa de poder respirar. Simultaneamente, os dois atores/amantes vão-nos contando versões ligeiramente diferentes dos mesmos acontecimentos, celebrando a força vital do amor quando tudo o resto é posto em causa e quando já não sabemos como proceder com normalidade.

Bilheteira: 7,5 euros
Classificação etária: M/12 anos

Ficha Artística:
Co-criação e interpretação: Cláudia Gaiolas e Tónan Quito;
Texto: Tiago Rodrigues;
Desenho de luz e cenografia: Thomas Walgrave;
Figurinos: Magda Bizarro;
Produção: HomemBala;
Co-produção: Teatro Aveirense, Teatro do Bairro Alto, Teatrocine de Torres Vedras e Cineteatro Louletano.

FOTOGRAFIA/ VÍDEO DE VIAGEM E AVENTURA
Exodus Aveiro Fest*

Data: 29 de novembro a 1 de dezembro
Local: Centro de Congressos de Aveiro

O Exodus Aveiro Fest é um festival internacional de fotografia e vídeo dedicado à viagem e à aventura, com alguns dos melhores profissionais do mundo. Um evento único que sublinha os valores humanos, culturais, sociais e ambientais da viagem, da curiosidade e do “desafio de nos desafiarmos” unidos e inspirados por esses valores. Um momento de partilha com profissionais de diversas origens, que durante três dias irão conviver em Aveiro.

* Consultar programa próprio

Classificação etária: M/12 anos

Ficha Artística: Organizado e produzido pela Gravitymotion - Associação

MÚSICA
A Nossa Aldeia
Baseado na Opereta de Egas Moniz

ESTREIA

Data: 29 de novembro
Hora: 21h30

Data: 30 novembro
Hora: 16h00

Local: Cine-Teatro de Estarreja

Em comemoração dos 150 anos do nascimento de Egas Moniz, a A Nossa Aldeia transforma-se em espetáculo de palco. A obra revisita os anos 20, quando Egas Moniz apresentou, na sua casa em Avanca, uma pequena opereta para entreter os amigos. Com este texto, todos ficam a saber como será Avanca no futuro, que pelo olhar ficcionado do neurocientista não era muito diferente das grandes metrópoles atuais. Um espetáculo que envolve a comunidade e artistas locais.

Bilheteira: Auditório 5 euros Cartão Amigo CTE | Sénior e Jovem 3 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Leandro Ribeiro adaptação, direção artística e encenação e cenografia, Vítor Sousa direção musical, No Sorriso da Lua e Comunidade Estarrejense intérpretes musicais (música e canto), Marta Baldaia desenho e confeção de figurinos e adereços, Clara Oliveira produção executiva (Sol d’Alma), Sol d’Alma – Associação de Teatro e Comunidade Estarrejense interpretação, Município de Estarreja, No Sorriso da Lua e Sol d’Alma – Associação de Teatro coprodução, Município de Estarreja promotor

MÚSICA | PROGRAMA FESTIVAIS DE OUTONO
Concerto de Encerramento: “200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven”*

Data: 30 de novembro
Horário: 21h30
Local: Sala Principal Teatro Aveirense

A Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta um concerto onde assinala os 200 anos da sinfonia mais marcante da História da Música, que raras vezes é possível ouvir ao vivo na sua formação para coro e orquestra. À Orquestra Filarmonia das Beiras juntam-se a Orquestra e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro convidado Luís Carvalho. Música que expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade, escolhida para simbolizar a União Europeia. Este concerto é uma iniciativa do programa de comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e de Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura.

*Consultar programa próprio

Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Orquestra Filarmonia das Beiras; Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Luís Carvalho, maestro convidado

EXPOSIÇÃO
Houses of the Wind
John Luther Adams + Diogo Aguiar Studio

Data: Até 02 de novembro de 2024
Horário: Terça-feira a sábado, 13h30 – 18h30
Local: Teatro Aveirense – Sala Estúdio

O encontro entre uma composição musical de John Luther Adams, vencedor de prémios como o Pulitzer e o Grammy, e uma intervenção arquitetónica do Diogo Aguiar Studio, num jogo de correspondências que tanto evoca as paisagens do Alasca como nos propõe seguir os trilhos sugeridos pelo som - entre a perda, a saudade, o consolo ou até mesmo a paz.

Uma encomenda de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, com curadoria musical de Martim Sousa Tavares.
Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
John Luther Adams (composição musical)
Diogo Aguiar Studio (dispositivo cénico)
Martim Sousa Tavares (curadoria musical)

Uma encomenda Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura / Teatro Aveirense / Câmara Municipal de Aveiro

EXPOSIÇÃO
Taças Tesouro
Academia Internacional de Cerâmica

Data: Até 31 de dezembro
Horário: Segunda-feira a domingo, 10h00 - 12h30 / 13h30 - 18h00
Local: Estação

A taça é uma forma arquetípica, um objeto simbólico da universal consciência e necessidade humana. A sua ligação fundamental com a humanidade encontra-se na sua função como
ferramenta inspirada pela Natureza. O seu potencial expressivo, como voz de múltiplas
culturas, testemunha o seu valor artístico. A coleção de Taças Tesouro da Academia
Internacional de Cerâmica presta homenagem às possibilidades de função e arte, numa celebração desta ligação partilhada com todas as culturas e geografias.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
CMA | Museus de Aveiro. Parceria com Academia Internacional de Cerâmica.
Curadoria da coleção “Argila Nativa”: Misun Rheem
Artistas: Wayne Higby; Philippe Barde; Wen Yeh; Kyung Jo Roe; Toshio Ohi Chozaemon XI; Gustavo Pérez; Abbas Akbari; Janet DeBoos; Fiona Lai Ching Wong; Ann Van Hoey.
Curadoria da coleção “Apropriação”: Ludovic Recchia
Artistas: Yo Akiyama; Andile Dyalvane; Ken Eastman; Wayne Fisher; Steven Heinemann; Guillermo Jorge Mañé; Nathalie Lautenbacher; Bai Ming; Monika Patuszynska; Jo Wonjae.

EXPOSIÇÃO
Engenho e Arte: as Fábricas de Louça de Aveiro

Data: Até 26 de janeiro de 2025
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu da Cidade

Aveiro, cidade cuja tradição na indústria cerâmica remonta aos finais do século XVIII, assiste ao longo dos séculos XIX e XX a uma proliferação de Fábricas de cerâmica artística/ utilitária com qualidade comprovada, quer a nível da produção artística quer no equipamento tecnológico utilizado, que em alguns casos é de vanguarda. Esta exposição apresenta as Fábricas de Louça de Aveiro.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Museus de Aveiro

EXPOSIÇÃO
A Metamorfose da Luz

Data: Até 2 de fevereiro de 2025
Horário: Terça-feira a domingo, 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu Arte Nova

Esta exposição aborda a luz no movimento Arte Nova. A luz na arquitetura do início do século XX, onde a importância da iluminação natural ganha um relevo sem precedentes e, inclusivamente, se associa à saúde e felicidade. Tudo se vai organizar tendo em conta a entrada e a circulação da luz, sem esquecer a grande inovação da luz elétrica, que revoluciona o quotidiano das pessoas. As propriedades metafísicas da luz também não são alheias à Arte Nova, principalmente no seu diálogo com o movimento simbolista.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Museu Nacional de Arte Contemporânea, Biblioteca Nacional de Portugal, Arquivo Municipal de Aveiro, Palácio Nacional da Ajuda, Centro Português de Fotografia, Museus de Aveiro.

EXPOSIÇÃO
Exposição de Ilustração Os 50 anos do 25 de Abril

Data: Até 25 de abril de 2025
Local: Bibliotecas Municipais de Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Composta por 11 ilustrações evocativas dos 50 anos do 25 de Abril, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro no âmbito de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, convidamo-lo a embarcar numa viagem visual através do tempo, explorando memórias e emoções que definem a revolução dos cravos. As ilustrações aqui apresentadas são mais do meras representações artísticas, são testemunhos vivos onde cada traço, cada cor, cada sombra evoca a luta e a esperança de um povo. Circulará, em itinerância, com uma periodicidade mensal, pela Rede de Bibliotecas dos Municípios da CIM Região de Aveiro, regressando à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro por ocasião do 25 de abril de 2025.

Bilheteira: Gratuito

Para mais informações, consulte: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Figueiró dos Vinhos | A Ribeira de Alge é a nova casa das primeiras trutas assilvestradas do Projeto CRER


As primeiras Trutas Assilvestradas, criadas no Posto Aquícola de Campelo, foram libertadas, durante a manhã de 25 de outubro, na Ribeira de Alge, zona de Engenho.

Os espécimes foram criados no âmbito do Projeto “CRER – Adaptação do Posto Aquícola de Campelo para Criação Experimental de Trutas Assilvestradas”. Um projeto-piloto, pioneiro à escala nacional e internacional, sob a responsabilidade do Município de Figueiró dos Vinhos, integrado no ALJIA- Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge e com apoio técnico e científico do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Universidade de Évora.

O projeto é direcionado para a criação experimental em viveiro de trutas assilvestradas, criadas de forma sustentável em viveiros adaptados, simulando o habitat e comportamento naturais desta espécie, com a introdução de refúgios artificiais, alimentadas com alimento vivo e com o mínimo de contacto humano, para posterior repovoamento de cursos de água onde a espécie ocorra naturalmente, sem comprometer o património genético local, neste caso em particular o repovoamento da Ribeira de Alge. Assim, depois de dois anos de ensaios experimentais para testar os novos equipamentos instalados e avaliar a resposta dos peixes estabulados a estes sistemas, foram libertadas, na Ribeira de Alge, as primeiras trutas-de-rio produzidas de acordo com as novas metodologias de assilvestramento testadas neste projeto.

As trutas agora libertadas foram, devidamente, marcadas com um chip de modo a serem monitorizadas ao longo da sua vida, cuja probabilidade de sobrevivência se prevê ser maior, pelo facto de serem criadas em condições mais próximas daquelas que vão encontrar na natureza, contribuindo, por isso, efetivamente para o crescimento da população selvagem.

Segundo Carlos Alexandre, Investigador do MARE e da Universidade de Évora, e um dos responsáveis pela componente técnica e científica do projeto “durante a produção destas trutas, e porque ainda estávamos a otimizar o funcionamento dos equipamentos, ainda tivemos alguma mortalidade durante todo o processo e por isso não conseguimos produzir e libertar um número elevado de animais. Neste primeiro ano foram libertadas menos de 100 trutas, mas estes animais têm uma probabilidade maior de sobreviver devido ao modo diferenciado como foram produzidos”. Ainda segundo este investigador “a maior parte dos problemas que levaram a esta mortalidade elevada já foram resolvidos, pelo que se espera que o número de trutas libertadas no próximo outono já seja, significativamente, mais elevado”. Carlos Alexandre frisa, ainda, que este projeto integra uma abordagem inovadora dos programas de produção de trutas para repovoamento, uma vez que “estamos a produzir trutas com comportamentos mais próximos dos indivíduos selvagens. Esta abordagem terá efeitos positivos na recuperação dos efetivos destas populações, mas também na promoção da pesca recreativa dirigida a esta espécie, sobretudo numa perspetiva de pesca sem morte”.

O CRER – Adaptação do Posto Aquícola de Campelo, iniciado em 2020 sob a responsabilidade do Município de Figueiró dos Vinhos, aprovado e financiado pelo Programa Operacional MAR2020, no âmbito do programa ‘Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura nos Domínios da Inovação e dos Investimentos Produtivos’, além de estar centrado na criação de trutas assilvestradas, também pretende transformar o Posto Aquícola de Campelo num dos futuros pontos de turismo integrado, constituindo, deste modo, um grande passo no âmbito do desenvolvimento sustentável de Figueiró dos Vinhos.

Celorico da Beira | Concerto Solidário - José Cid


Vai ter lugar no próximo dia 14 de novembro, pelas 21H30, no Centro Cultural de Celorico da Beira, um concerto solidário de José Cid, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira.
José Cid, um dos maiores ícones da música ligeira portuguesa, regressa a Celorico da Beira para um grande espetáculo, a título gracioso. Prevê-se uma noite muito animada, com o artista a transportar o público numa viagem pelo seu reportório de êxitos musicais, que atravessaram gerações, como os clássicos:“20 anos”, “Cai Neve em Nova Iorque”, “Um Grande, Grande Amor”, “Minha Música”, “A Rosa Que Te Dei”, “Ontem, Hoje e Amanhã”, entre outros.

A receita da bilheteira reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira. Garanta o seu ingresso, adquirindo o bilhete, presencialmente, no Centro Cultural ou online em: www.bol.pt.

Participe. Ajude esta Corporação de Bombeiros Voluntários!

*Prazeres Portugal

Marinha Grande | ESPAÇO INTERATIVO “CREACTIVITY” VEM À MARINHA GRANDE


De 4 a 8 de novembro de 2024, o concelho da Marinha Grande vai receber o espaço interativo Creactivity, que fomenta o engenho e a criatividade, da Fundação “La Caixa”, numa parceria com o Município e cuja entrada é livre e gratuita.
O Creactivity é uma das atividades impulsionadas pela EduCaixa e é dirigido a grupos escolares do 1º e 2º ciclo, ensino secundário, associações e famílias. Trata-se de um projeto itinerante que propõe ateliers para despertar o engenho das crianças e ajudá-las a sentirem-se cómodas numa sociedade em constante mudança.
Um monitor acompanha os alunos através de um processo de criação, em sessões gratuitas, de 75 minutos por atelier.

Através de um contexto inovador de aprendizagem inspirado no movimento “Tinkering” do Exploratorium de San Francisco, o Creativity propõe encontrar soluções originais para problemas simples, incentiva as crianças a serem criativas e a aprenderem com os erros, potenciando a inovação através da experimentação e o pensamento crítico e criativo.
O espaço permite investigar, lançar desafios concretos, pensar soluções, inspirar-se, compartilhar, colaborar, improvisar, trabalhar em equipa e muito mais.

O espaço itinerante Creactivity estará nos seguintes dias e locais:

Dias 4 e 5 de novembro: Rua Prof. Bento Jesus Caraça
(junto Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente)
Das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30

Dias 6 e 7 de novembro: Rua Salvaterra de Magos
(junto ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente)
Das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30

Dia 8 de novembro: Rua José Moreira - Vieira de Leiria
(junto Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria)
Das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Investimento global de cerca de 150 mil euros INOVA-EM já produz energia solar nas suas ETAR

 
Garantir uma maior sustentabilidade nas suas operações, através da utilização de fontes de energia renovável, é o objetivo da INOVA-EM, que já está a produzir energia solar nas suas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
A operação, iniciada em maio deste ano, tem como exemplo a ETAR da freguesia de Covões e Camarneira, na qual a instalação de painéis solares já garante 30% da energia necessária ao seu funcionamento.
Com uma potência de 20 quilowatts (kW), estima-se que este equipamento produza anualmente uma média de 28 540 kWh, fazendo parte de uma comunidade de autoconsumo coletivo, ou seja, a partilha de energia, entre as diversas infraestruturas da empresa municipal, cria uma Comunidade de Energia de Autoconsumo Fotovoltaico.
Com um investimento global a rondar os 150 mil euros, a INOVA-EM contabiliza 10 tipologias de painéis solares nas suas Estações Elevatórias de Águas Residuais e Reservatórios de água. O impacto ambiental positivo destes equipamentos irá traduzir-se na redução da emissão de 44 toneladas de CO2, por ano.
Em estruturas e equipamentos de crucial importância para a população, como é o caso das ETAR e Estações Elevatórias, é determinante este tipo investimento”, explica Pedro Cardoso, presidente da INOVA-EM, adiantando que “não só pela poupança que se pretende alcançar, diminuindo os custos de exploração, como faz todo o sentido a transição para um consumo de energia renovável, uma vez que maximizar os recursos naturais e salvaguardar o ambiente, é uma das constantes preocupações da empresa”.

Ligados Às Máquinas, uma orquestra de samples disparados a partir de músicos em cadeiras de rodas, reúne inéditos de autores e intérpretes nacionais e edita Amor Dimensional dia 6 de dezembro


Os Ligados às Máquinas são, provavelmente, a primeira orquestra de samples composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo. Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro, pela Omnichord Records, o seu impressionante disco de estreia, Amor Dimensional.

Cruzando diferentes géneros musicais e explorando novas fronteiras criativas, os Ligados às Máquinas têm desenvolvido, com o musicoterapeuta Paulo Jacob, ferramentas e metodologias de trabalho inovadoras e promotoras da plena participação artística.
O processo criativo dos Ligados às Máquinas sempre se destacou pelo uso, adaptação e criação de soluções de hardware e software que permitem aos integrantes – músicos com alterações neuromotoras – ter controlo e autonomia para disparar samples em tempo real em dispositivos adaptados.

Nos primeiros anos, os elementos dos Ligados Às Máquinas foram convidados a partilhar, nas sessões de trabalho, as músicas e os sons mais importantes e significativos na sua vida. Com a utilização do hardware Makey Makey (que converte objetos do quotidiano - condutores de corrente elétrica - em controladores), deu-se a epifania: E que tal constituir uma “orquestra” de amostras musicais? Uma espécie de melting pot musical, onde cada um participa ativamente no processo criativo do coletivo, partilhando a sua identidade musical e cruzando-a com a dos outros. O resultado foi uma amálgama poética de construção sonora coletiva.

E o que torna isto possível? Para além da paixão musical que une o coletivo, o outro grande aliado é … a tecnologia. Um computador, um Makey Makey, muita cablagem e controladores personalizados ao movimento funcional de cada um dos músicos. Cada músico “dispara” um ou mais samples, de acordo com uma organização que foi previamente acordada entre todos (desde o processo de amostragem e tratamento dos excertos musicais até à composição colectiva).

Em 2023, em colaboração com a Omnichord e numa residência artística para o Festival NASCENTES, o projeto adotou uma nova abordagem criativa e participativa, iniciando um processo de colaboração direta com diversos músicos e compositores, que cederam excertos musicais inéditos. O poder da música e da criação participativa foi o mote para o convite lançado a diversos nomes para que, através da cedência de samples da sua voz ou dos seus instrumentos, permitissem aos Ligados às Máquinas a criação de um arquivo sonoro que potenciaria novas composições feitas a muitas mãos, vozes e corações. Entre os que aceitaram o convite estão nomes como Ana Deus, Bruno Pernadas, Cabrita, Carincur, Catarina Peixinho, Coro Ninfas do Lis, Dada Garbeck, Filipe Rocha, First Breath After Coma, Gala Drop, Gui Garrido, Joana Gama, Joana Guerra, João Doce, João Maneta, João Pedro Fonseca, José Valente, Lavoisier, Mano a Mano, Moullinex, Nuno Rancho, Orquestra e Coro da Gulbenkian, Pedro Marques, Retimbrar, Ricardo Martins, Rita Braga, Rita Redshoes, Salvador Sobral, Samuel Martins Coelho, Samuel Úria, Selma Uamusse, Senhor Vulcão, Surma e Vasco Silva. O resultado acaba por ser uma fusão única de estilos musicais, do hip-hop ao fado, do rock ao techno, do blues à world music e da música erudita à música concreta, culminando num disco que se traduz numa linguagem única.

Amor Dimensional é o resultado de uma década de trabalho e amadurecimento de um processo coletivo que começou a explorar o universo sonoro familiar dos seus elementos para depois conseguir explorar, interpretar e compor algo realmente novo e seu a partir da novidade e do desconhecido que lhes foi apresentado por mais de 30 artistas nacionais.

São nove temas originais, que desenham um dia na vida de cada um: do amanhecer ao acordar, da procrastinação à tensão, da obrigatoriedade à liberdade de escolha limitada, da melancolia confortável à refeição aconchegante até ao merecido descanso (enriquecido pela possibilidade de sonhar).

O grupo estreou-se em palco em 2014, a convite do Teatro Municipal da Guarda e, desde então, apesar da desafiante logística, tem vindo a apresentar-se ao vivo todos os anos e os seus espetáculos são muitas vezes descritos como um confronto de duas forças fundamentais opostas e complementares: a estaticidade física e o movimento musical.

A música dos Ligados às Máquinas é uma construção sui generis: junta excertos cuja coabitação pode parecer improvável ou impossível, apresentando um todo unificado e harmonioso que, muito provavelmente, não soa a nada do que se tenha escutado até hoje.

Os Ligados Às Máquinas são Andreia Matos, Dora Martins, Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, José Morgado, Luís Capela, Mariana Brás, Paulo Jacob, Pedro Falcão e Sérgio Felício.

Dez estudantes da FCTUC ganham Bolsa Gulbenkian Novos Talentos

 
Dez estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acabam de ganhar a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Estas bolsas destinam-se a estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação. Na FCTUC, foram atribuídas duas bolsas na área da Biologia, três na área da Física, uma na Matemática e quatro na Química.
O programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos tem como objetivo detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica, nomeadamente biologia, física, matemática e química, e em qualquer área das humanidades e ciências sociais.

Mais do que uma mera bolsa, que pode chegar aos 3500 euros, este é um programa integrado que envolve também o acompanhamento de tutores e comissões científicas e retiros científicos e workshops.

Com o apoio da bolsa os bolseiros podem realizar cursos de formação avançada, participação em conferências e escolas de verão, estágios, cursos de línguas, entre outros.

Mais informações aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

A 5 de novembro, das 17h30 às 19h00, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Católica Porto Business School organiza seminário sobre impacto da Inteligência Artificial nos sistemas de saúde


A divulgação dos mais recentes avanços em aplicações de Inteligência Artificial (IA) nos cuidados de saúde, a partilha de experiências práticas em contextos internacionais e a criação de novas colaborações de investigação com hospitais, centros de investigação e start-ups em Portugal. Estes são os três grandes objetivos do Seminário organizado pelo Service Management Lab (S.Lab), da Católica Porto Business School, sobre "The Role of AI in Shaping the Future of Health Systems". O evento realiza-se a 5 de novembro, a partir das 17h30, na Sala Porsche da Católica Porto Business School.
“O seminário vai proporcionar uma visão aprofundada sobre as aplicações mais recentes da Inteligência Artificial nos sistemas de saúde, abordando os desafios e as oportunidades da sua integração prática,” refere Rui Sousa, diretor do S-Lab da Católica Porto Business School. Estão confirmadas as presenças de Cristina Trocin, investigadora na área da Inteligência Artificial aplicada à saúde (investigadora do Centro de Estudos de Economia e Gestão – CEGE - e docente da Católica Porto Business School), e de Gabriel Hanssen Kiss, engenheiro sénior do Operating Room of the Future no hospital universitário St. Olav, na Noruega.

Ao longo de uma hora e meia, os oradores terão a oportunidade de apresentar iniciativas de saúde digital em Portugal; dar um exemplo prático de IA em cenários clínicos, por Gabriel Hanssen Kiss (St. Olav's University Hospital, Noruega); abordar a IA generativa nos cuidados de saúde; falar sobre IA e ética responsável na saúde; mas também participar na mesa-redonda sobre desafios e oportunidades da IA e dos sistemas de saúde em Portugal, incluindo financiamento.

O Seminário "The Role of AI in Shaping the Future of Health Systems" realiza-se a 5 de novembro, a partir das 17h30, na Sala Porsche da Católica Porto Business School. A participação é gratuita, mas o registo é obrigatório.

Para mais informações:

*Fernanda teixeira

EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO - A TERRA TREME | DIA 5 DE NOVEMBFRO 2024

EXERCÍCIO A TERRA TREME – AÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, a 12.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).

Trata-se de um exercício nacional promovido anualmente pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e que visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo. Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a finalidade desta jornada que propomos a todos os cidadãos.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
A iniciativa tem tido uma adesão expressiva por parte da população escolar, graças também ao envolvimento da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE). Em articulação com estes parceiros, a ANEPC, com o apoio do Município de Silves, promove um evento principal do exercício na Escola Básica Dr. Garcia Domingues, em Silves, sita na Praceta, Largo Gil Eanes 1, 8300-118 Silves.

No final desta ação irá decorrer um Exercício LIVEX (Live Exercise), com movimentação de meios reais no terreno, de teste setorial ao Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve, na área de Intervenção de Busca Socorro e Salvamento, com 7 diferentes cenários - PROCIVALG_24.2, nos concelhos de Portimão e Silves, do Barlavento Algarvio.

Na Praia da Rocha, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, serão ativadas as sirenes do projeto-piloto do sistema de aviso à população, instalado naquela área balnear, com posterior evacuação das pessoas e animais das zonas de risco identificadas, através dos percursos sinalizados até aos pontos de encontro, executando os procedimentos de emergência que sucedem um alerta de tsunami.

Ao longo de sucessivas edições, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e o conhecimento sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo a todos os sectores da sociedade civil, designadamente no âmbito da inclusão das pessoas com deficiência, de modo a alcançar-se uma maior resiliência, individual e coletiva, entre a população.

Nesse sentido, e sob o lema das Nações Unidas “Ninguém Fica Para Trás”, a ANEPC irá promover, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré, na CERCINA - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, no minuto pré-definido para o Exercício, os 3 gestos de proteção para o caso de sismo, bem como a evacuação dos utentes para uma Zona de Concentração e Apoio à População, montada no Pavilhão Gimnodesportivo de Nazaré, Complexo Desportivo Municipal, Areal. Com esta iniciativa, espera-se poder retirar aprendizagens de modo a preparar, quer os agentes de proteção civil, quer as respostas sociais de caráter residencial, para os riscos existentes e a atuação específica em contexto de emergência com uma população que apresenta vulnerabilidades.

Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC irão promover, em parceria com as comunidades educativas locais, Corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME.

A ANEPC convida os cidadãos a participarem e a inscreverem-se em www.aterratreme.pt, reforçando o seu compromisso com a segurança e preparação para o risco sísmico. Esta edição de A TERRA TREME coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, sublinhando a importância de uma sociedade informada e resiliente perante catástrofes naturais.

Todas as informações em www.aterratreme.pt

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL 
*Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização