sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Desfile de Carnaval em Cacia - Aveiro


Página gostada · 8 h 
 
Desfile de Carnaval: Convidamos todos a estarem presentes e a participarem

TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS PROPORCIONA NOVO ESPETÁCULO A BEBÉS


Os bebés são de novo chamados ao Teatro-Cine de Torres Vedras para mais um espetáculo a eles destinado.

Trata-se de Rainha, um espetáculo de dança e teatro que terá lugar no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 16h30. Um espetáculo “quase sem palavras, assente na exploração das cores e nas imagens e sensações que estas provocam. Partindo do preto e branco e culminando numa explosão de cores, este espetáculo explora o universo da cor na perceção do mundo e na resposta sensorial e simbólica que origina. Os bebés e crianças vão vivenciar um crescendo colorido teatral, num ambiente pensado e criado especialmente para eles”.

Este espetáculo destina-se a bebés com idades entre os 6 e os 36 meses, devendo as respetivas inscrições ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 338 131.

O preço dos bilhetes para o espetáculo Rainha no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 2 euros. 

Ficha Técnica
Criação e Encenação: Joana Capucho 
Coreografia: Pedro Paz 
Interpretação: Beatriz Teixeira e Pedro Paz 
Desenho e Projeção ao vivo: Gonçalo Lima 
Acompanhamento pedagógico: Miguel Mata Pereira 
Produção: Teatro do Biombo

Reguengos de Monsaraz integra programação do Festival Terras sem Sombra



Reguengos de Monsaraz integra pela primeira vez a programação do Festival Terras sem Sombra. Este festival realiza-se no Alentejo desde 2013 e junta a música, o património e a biodiversidade.

No dia 23 de fevereiro, às 15h, haverá uma visita ao Museu do Fresco, em Monsaraz, guiada pela historiadora e Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e pelo químico António Candeias. Em 1958 foi descoberto no antigo tribunal da vila, que é atualmente um museu, uma invulgar pintura a fresco de finais do século XV, obra-prima da arte tardo-gótica que evoca, alegoricamente, as Justiças Divina e Humana. Esta obra é o ponto de partida para uma conversa intitulada “O Bom e o Mau Juiz: Alegorias da Justiça na Audiência de Monsaraz”.

“A Ordem Natural das Coisas: Música Espanhola e Portuguesa dos Finais do Século XIX” é o nome do concerto com o Trio Arbós que vai decorrer no dia 23 de fevereiro, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, em Monsaraz. Este trio formado por Cecília Bercovich (violino), José Miguel Gómez (violoncelo) e Juan Carlos Garvayo (piano) surgiu em 1996, tem o nome do violinista, maestro e compositor espanhol Enrique Fernández Arbós (1863-1939) e é considerado um dos mais reputados ensembles de câmara europeus.

O Trio Arbós está sediado em Madrid e o seu repertório estende-se dos autores clássicos e românticos até à contemporaneidade. Em Monsaraz vão interpretar obras de Felipe Pedrell (1841-1922), Joaquim Malats (1872-1912), Alexandre Rev Colaço (1854-1928) e Enrique Granados (1867-1916).

No dia 24 de fevereiro, a partir das 9h30, na Praça da Liberdade, realiza-se a iniciativa “Interpretar a Paisagem: Reguengos de Monsaraz e o seu Hinterland”, que terá como guias os geógrafos José Muñoz-Rojas e Teresa Pinto Correia. Desta forma pretende-se explicar as transformações que Reguengos de Monsaraz tem tido nas áreas da vinha, do olival e com a albufeira do Alqueva, pensando no futuro e na qualidade de vida de quem vive nessa paisagem e quem com ela se relaciona. Assim, interessa entender as dinâmicas e avaliar o que se perde e o que se ganha e que desafios se colocam a uma gestão integrada.

NO SEGUNDO FIM DE SEMANA DE MARÇO | CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE 3º FESTIVAL DA LAMPREIA JUNTO AO CAIS DE BOURE



*Evento gastronómico ganha mais um dia



         Aproveitando o bonito enquadramento paisagístico da zona ribeirinha de Boure / Sardoura, junto ao Rio Douro, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover, no fim de semana de 8 a 10 de Março, o 3º Festival da Lampreia e do Sável, um evento gastronómico orientadopara a degustação desta iguaria da cozinha regional, tão presente no concelho e uma das mais emblemáticas da tradição culinária portuguesa.
         Com este evento promocional, que nesta edição ganha mais um dia, e que será realizado numa tenda gigante aquecida, instalada junto ao rio, a autarquia paivense pretende que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser uma iguaria apetecível, com forte tradição no concelho e que motivará a visita de muitos apreciadores ao território.
                A cerimónia de abertura do festival está marcada para as 17 horas de Sexta Feira, com o registo de intervenções e jornadas gastronómicas nos dois restaurantes do certame, a Casa do Zé, O Pinhal, com animação musical a cargo da Escola de Música de Sardoura e grande baile dom o conhecido Duo Musical “ SomBaile “, de Arouca.
                No Sábado, o festival arranca com as jornadas gastronómicas e a actuação de Filipe Santosàs 14h00, seguindo-se às 16h30 uma Prova de Vinhos Verdes da Sub Região do Paiva, com a participação do Enólogo Jorge Sousa Pinto, enquanto à hora do jantar acontecem as actuações doGrupo LMC e às 22 horas o Grupo “ Fonte da Pipa “ e para Domingo, depois das jornadas gastronómicas do almoço, o festival apresenta o espectaculo “ Festa Total “ com Ricardo Ramalho, estando o encerramento marcado para as 19 horas.
                Para além da confecção do sável, como prato sazonal, a lampreia à mesa com arroz ou à bordalesa será o mote deste festival, servida a preços mais apeteciveis, perspectivando –se umajornada gastronómica com forte adesão de participantes, que contará com um programa de animação musical nos três dias do certame, protagonizado pela actuação de orquestras típicas (Fonte da Pipa - Coimbra ) grupos de concertinas e animação de rua, voltando nesta edição, umaapresentação e degustação das novas colheitas dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva.
         Para o presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, esta iniciativa municipal apresenta-se como uma forma de " promover a gastronomia e os vinhos locais, pois somos uma região com tradições e a lampreia é uma delas, até porque, o produto gastronomia e vinhos é extremamente importante para a divulgação do que melhor temos em Castelo de Paiva e a lampreia é um bom exemplo disso “, recordando o autarca, a título de exemplo que, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos, iniciativa promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, o município já chegou a contemplar uma jornada dedicada aos apreciadores deste ciclóstomo.
         “ É importante que venham comprovar e sentir este valor gastronómico, enquanto marca identitária e cultural, pois é fundamental para promover o território e potenciar o desenvolvimento local, sendo que, este apelo gastronómico, também é uma oportunidade para mostrar o património cultural desta terra ”, evidenciou o edil paivense, destacando a oportunidade única para degustar lampreia a preço justo, associada aos melhores vinhos verdes desta Sub Região de Paiva.


GNR da Nazaré doou 192 quilos de Pescada

Resultado de imagem para caixas de pescada
A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, dia 14 de fevereiro, apreendeu 192 quilos de pescada, em Valado dos Frades.
A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, tendo os  militares abordado uma viatura que transportava pescada subdimensionada, ou seja, não possuíam a medida regulamentar de venta que são 27 centímetros.
Desta ação resultou a apreensão de 192 quilos de pescado e na identificação do condutor, um homem de 41 anos, tendo sido elaborado um auto de noticia por contraordenação pela posse de pescada imatura, o que corresponde uma coima até 37 mil euros.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário pela entidade competente, foi entregue a várias instituições de solidariedade, por se encontrar próprio para o consumo.

Presidente da República diz que setor social não pode ser esquecido na revisão da Lei de Bases da Saúde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o setor social não pode ser esquecido na revisão da Lei de Bases da Saúde.
Intervindo na sessão de encerramento do XXIII Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas, em Albufeira, o Chefe de Estado sublinhou que, num país envelhecido, vai ser preciso ter condições de acolhimento de uma população idosa cada vez mais numerosa, em que os hospitais públicos e o setor privado não vão servir para isso na maioria dos casos, pelo que o setor social assume aí um papel “insubstituível”.
A União das Mutualidades Portuguesas, que esteve representada no evento, saúda esta posição do Presidente da República, com a qual “concorda inteiramente e que vai defender nos locais próprios”.
“As Mutualidades foram, durante muitos anos, até à criação do Serviço Nacional de Saúde e da Segurança Social, a única resposta que os Portugueses dispunham nas áreas da saúde e da proteção social. Desempenharam e desempenham um papel relevantíssimo e o Estado não pode ignorar um Movimento com esta história e remetê-lo para um plano meramente residual”, sublinha o Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva.
Foto: Presidência da República Portuguesa

UMP representada em seminário do Conselho Nacional de Saúde sobre participação dos cidadãos

O Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, participou no 1º Seminário sobre Participação em Saúde – A experiência dos Conselhos Nacionais de Saúde, realizado a 7 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, este seminário serviu para debater, com especialistas nacionais e internacionais, estratégias e ações para promover a participação dos cidadãos na definição das políticas de saúde em Portugal.
Especialistas da Organização Mundial de Saúde-Europa, do European AIDS Treatment Group e do European Patients’ Forum deram um contributo para uma visão internacional sobre a participação dos cidadãos.
A participação de representantes de outros conselhos de saúde do Brasil, Reino Unido e da região italiana de Emilia-Romagna permitiu conhecer experiências de outros conselhos de saúde.
A participação dos cidadãos é atualmente um tema recorrente nas agendas nacionais e na legislação que estrutura os sistemas de saúde de vários países europeus.
Criado em 2016, o Conselho Nacional de Saúde tem por missão proporcionar a participação de várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde. 

Inquérito revela áreas de formação mais procuradas pelas Associações Mutualistas



Gestão de Pessoas e Motivação é a área de formação que as Associações Mutualistas identificam como sendo mais necessária para os seus dirigentes, técnicos e colaboradores. 

A conclusão é extraída dos resultados do inquérito distribuído aos participantes, por ocasião da Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, realizada na Mealhada, que tinha como objetivo avaliar as principais necessidades do Movimento em matéria de formação.

A Gestão de Entidades da Economia Social e Planeamento Estratégico completam o leque das áreas de formação identificadas pelas Associações Mutualistas de entre as 14 mencionadas naquele inquérito como mais necessárias no seio do Movimento.

Para a União das Mutualidades Portuguesas, é fundamental que as Associações se modernizem e, para isso, precisam de investir e apostar na formação e capacitação não só dos seus dirigentes, como dos seus técnicos e colaboradores.

A igualdade de género trazida ao debate no 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas a 8 de março em Ovar


CapaEventoFacebook EncontroMulheres2019 01
A igualdade de género como prática indutora do rejuvenescimento do Movimento Mutualista, os múltiplos papéis da mulher e o que pode ela acrescentar ao Mutualismo, são questões a debater no 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas, que a União das Mutualidades Portuguesas (UMP) promove, a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Pólo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar.

O evento contempla dois momentos de debate. O painel da parte da manhã privilegiará a reflexão em torno dos “Caminhos da Igualdade”, procurando percecionar o percurso já efetuado e o que ainda falta desbravar para a consolidação dos princípios da igualdade de género nos diferentes espaços sociais. O painel da tarde, seguindo o modelo de mesa redonda, será centrado nos múltiplos papéis que a mulher desempenha no quotidiano, onde as participantes partilharão experiências pessoais, ideias e estratégias para uma intervenção mais ativa no associativismo, em especial no mutualista.

“Estamos a constituir um painel diversificado com personalidades da política, do empreendedorismo, das forças de segurança e de outras áreas, de forma a enriquecer a reflexão sobre a igualdade de género, um conceito que desejamos seja levado à prática no seio do Movimento Mutualista”, refere Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração da UMP.

Prosseguindo uma estratégia de rejuvenescimento do Movimento Mutualista, a UMP lançou, na recente Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, que decorreu na Mealhada, um repto para que, até 2023, todas as Mutualidades tenham pelo menos um terço de mulheres e jovens nos seus órgãos associativos.

O Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas decorrerá entre as 9h30 e as 16h30, no Pólo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar, contemplando, em paralelo a realização de uma mostra de serviços e produtos relacionados com o universo feminino.

A iniciativa, dirigida a todas as mulheres, mutualistas ou não, e a todos os interessados na temática da igualdade de género, é de participação gratuita e inclui um almoço de confraternização.

As inscrições podem ser efetuadas AQUI.

_______________________


Hora de Fecho: CDS na moção de censura: "Governo está esgotado"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Centristas denunciam serviços públicos "depauperados", o "primeiro-ministro está perdido" e a paz social "minada", como comprovam as greves. CDS fala em "governo impotente" na moção de censura
É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. Assunção Cristas explicou os argumentos do partido que estão na base da decisão.
Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário.
Juíza quer julgamento do caso das viagens ao Euro 2016 em nome da "dignidade do Estado". Magistrada lembra o acesso que Vitor Escária tinha a António Costa e critica o código de conduta do governo.
Saiu do governo após o afastamento de Adalberto Campos Fernandes. Agora, a convite na nova ministra, vai liderar o S. João, no Porto. Já era diretor do serviço de imunoterapia nesse hospital.
O pedido de Maria Fernanda Monteiro Barbosa foi aceite pelo Governo. A demissão surge depois da polémica suscitada pela transmissão em direto no Facebook de uma festa de anos de um recluso.
A rusga foi realizada na Ala A da cadeia de Paços de Ferreira e entre os objetos apreendidos estão muitas dezenas de telemóveis, 8 seringas, tabaco, cocaína, haxixe, um alambique e um passaporte.
Presidente declarou estado de emergência nos EUA. O seu poder fica agora muito mais alargado, com mais 123 leis ao seu dispor sem necessitar do apoio do Congresso.
Segundo a Frente Comum, mais de 20 hospitais tiveram uma adesão à greve entre os 75% e os 100% no turno da noite. Recolha do lixo chegou a ter serviços encerrados. 90% das escolas estão encerradas.
Depois de João Lourenço ter estado em Portugal e de o António Costa ter visitado o país africano, agora é a vez de o Presidente de Portugal aterrar em Luanda. Santos Silva foi lá 4 vezes em 2 anos.
A plataforma usada por um grupo de enfermeiros para reunir apoios para a greve cirúrgica tem de entregar à ASAE os nomes, os valores e as datas de cada donativo feito pelas mais de 14 mil pessoas. 
Opinião

Rui Ramos
Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário. 
José Manuel Fernandes
O PS enganou-se no campo de batalha, pois querer tratar como “supletivo” 42% do nosso sistema de saúde não é apenas uma loucura ideológica, é uma facada no coração da classe média. Em ano de eleições.
Helena Garrido
A terceira comissão parlamentar de inquérito à CGD lança-se com energia sobre o quê ou quem? Estamos em risco de assistir a mais um exercício inútil de apuramento de responsabilidades.
Pedro Braz Teixeira
O actual conflito entre a ADSE e “meia dúzia” de operadores privados vai-se transformar num conflito entre a ADSE milhares e milhares de beneficiários, com óbvias consequências eleitorais.
João Júlio Cerqueira e Miguel Mealha Estrada
Não existe uma medicina e uma medicina alternativa, nem uma realidade e uma realidade alternativa. Só há uma medicina, a que funciona. E uma realidade, a que os terapeutas alternativos teimam em negar
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
O protocolo inédito no País está em vigor desde 2012. Coordenadora afirma que o reiki pode anular os efeitos colaterais da quimioterapia.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

CDS apresenta moção de censura. Cristas diz que “governo está esgotado, bloqueado e com um primeiro-ministro desorientado”

A presidente do CDS justificou hoje a moção de censura do seu partido ao Governo com "o esgotamento" do executivo, "incapaz de encontrar soluções" para o país e de só estar a pensar "nas próximas eleições".
Resultado de imagem para CDS apresenta moção de censura. Cristas diz que “governo está esgotado, bloqueado e com um primeiro-ministro desorientado”
"Se este Governo e os partidos que o suportam já só pensam nas próximas eleições, então Portugal não pode ficar à espera", afirmou Assunção Cristas numa conferência de imprensa, na sede nacional do partido, em Lisboa.
Para a líder centrista, "até a base de apoio parlamentar, que tem assegurado a sobrevivência deste executivo começa, indisfarçavelmente, a abanar", numa referência ao PCP, BE e PEV, que "uns dias apoiam" e "outros dias criticam o executivo".
"Se a preocupação central do PS é a propaganda eleitoral, prometendo agora tudo o que não fez ao longo de quase quatro anos, a própria remodelação já não é um exercício de governação, mas uma mera conveniência eleitoral e de propaganda que nada acrescenta, nós não ficaremos à espera", afirmou.
Numa comunicação que visou quase sempre diretamente António Costa ou o seu executivo, a líder do CDS foi apresentando os problemas que considerou estarem a afetar o país e que, ao mesmo tempo, o governo não consegue resolver, por estar preso "às ideologias radicais que dos parceiros que lhe permitem manter o poder".
"Preocupado com a sobrevivência, o primeiro-ministro colocou o partido à frente do país. Prometeu tudo a todos, prometeu a paz social enquanto havia dinheiro. Empurrou os problemas com a barriga com a esperança que o tempo os resolvesse", disse Assunção Cristas.
Cristas indicou ainda que "Portugal ficou com investimento público em mínimos históricos", afirmando que "este é o tempo do governo dos serviços mínimos e da carga fiscal máxima" e de um "ilusionismo socialista", enquanto a contestação social não para de crescer.
Neste sentido, o "caso" mais gritante que está acontecer, considera Cristas, "é o da área da saúde". Pois, ainda que um "esforço de todos os profissionais, o SNS [Serviço Nacional de Saúde] não dá resposta quando o doente no Hospital de Vila Real tem de esperar mais de 4 anos por uma consulta de urologia", disse. "Não podemos deixar passar que um doente tenha que levar lençóis de casa quando esses mesmos lençóis também de servir de toalhas", acrescentou.
Depois, anunciou que todo este período de governação do executivo "foi uma oportunidade perdida". Isto, porque "o governo falha às pessoas, falha na dimensão social, falha no investimento e na economia, falha na soberania e proteção dos portugueses. E não nos esquecemos dos roubos de armas de Tancos que aconteceram sem que se conheçam responsabilidades políticas", afirmou.
Lusa

CENSURA DURANTE O ESTADO NOVO VAI SER TEMA DE EXPOSIÇÃO EM TORRES VEDRAS


O Arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira vai voltar a Torres Vedras e, mais concretamente à Biblioteca Municipal, para desta vez abordar a temática da censura durante o Estado Novo.

Corte-se… é o nome da exposição que estará patente de 23 de fevereiro a 23 de março naquele espaço.

Nesta mostra serão expostos diversos materiais que integram um vasto arquivo de recortes e despachos da censura, originais, relativos a jornais e livros, incluindo alguns exemplares de livros que durante o Estado Novo foram proibidos ou parcialmente censurados pelo tão célebre “lápis azul”. Também a vertente iconográfica não ficará de fora nesta iniciativa, com alguns cartazes alusivos à temática respetiva.

A inauguração desta exposição acontecerá no dia 23 de fevereiro, pelas 15h30, estando previsto para essa ocasião a exibição de um documentário sobre o tema da mesma.

TORRES VEDRAS ACOLHE AS JORNADAS DO HIDROGÉNIO


Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, acolhe as Jornadas do Hidrogénio.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, com apoio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, pretende analisar o contributo do hidrogénio para os planos municipais de combate às alterações climáticas, identificando oportunidades de financiamento e apresentando projetos para discussão, no quadro da iniciativa comunitária das Hydrogen Regions da Fuel Cell Hydrogen Joint Undertaking.

Será também apresentado para discussão pública o Road Map que a Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio está a elaborar com a colaboração do Center for Environmental and Sustainability Research - CENSE (FCT/UNL), no quadro do plano da neutralidade carbónica, recentemente apresentado. O Road Map será completado com uma avaliação do impacto económico do hidrogénio no mix energético nacional. 

As Jornadas têm como público-alvo os dirigentes e técnicos da Administração Pública Central e Local, instituições e empresas nas áreas de energia e transportes e público em geral interessado em conhecer o contributo do hidrogénio para as questões da sustentabilidade.



Pagamento de estacionamento público através de aplicação de telemóvel


Resultado de imagem para Transportes Urbanos da Marinha Grande
A TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande tem em funcionamento um novo sistema de pagamento do estacionamento através da aplicação para intitulada “Telpark”.

Telpark é uma aplicação de download gratuito desenvolvida em Portugal, estando a funcionar em 80 cidades da Península Ibérica e ultrapassando já um milhão de clientes registados que efetuam mais de 2 milhões de pagamentos, todos os meses.

A grande vantagem para os utilizadores da aplicação é o facto de não ser necessário qualquer recurso a moedas, notas ou recibos no momento do estacionamento,  bastando  apenas  um  registo  prévio  na  aplicação  e  a associação a um Cartão de Crédito ou a uma conta Paypal. 

Outra das grandes vantagens da aplicação é a possibilidade que o utilizador tem de, a qualquer momento, prolongar o tempo de estacionamento ou interrompê-lo, sem necessidade  de se deslocar ao parquímetro e pagando apenas o tempo efetivo de estacionamento.

Carnaval de Vieira de Leiria regressa 20 anos depois



A tradição do Carnaval vai regressar a Vieira de Leiria, entre os dias 2 e 5 de março, cerca de 20 anos após a realização do último desfile, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A iniciativa partiu da recém constituída Associação “AlóédaVieira”, com o objetivo de retomar esta tradição no concelho da Marinha Grande, nomeadamente naquela freguesia.

Vão realizar-se desfiles de Carnaval no centro da vila, junto ao Largo da República, e bailes num pavilhão localizado na Área Industrial de Vieira de Leiria.
 
Até ao momento, estão confirmados 13 grupos, com carros alegóricos e cerca de 300 figurantes, que irão inspirar os seus disfarces no tema “Quem Fomos”. No entanto, a organização estima que este número seja superior, dada a possibilidade de inscrição até perto da data do evento.

As inscrições individuais ou para grupos são gratuitas e estão abertas até ao dia 1 de março, podendo ser feitas através da página de Facebook “Carnaval Vieira 2019” ou em estabelecimentos comerciais da vila.

A vereadora da Cultura, Célia Guerra, congratula-se com “esta iniciativa que retoma uma velha tradição de Vieira de Leiria e que dá à população de todo o concelho a possibilidade de participar ou simplesmente de assistir aos desfiles”.

A autarca destaca “a importância do evento para a mobilização das coletividades da freguesia, que aderiram na sua totalidade ao desafio de recriar a animação carnavalesca” e, por isso, felicita “os elementos da «AlóédaVieira» pelo seu dinamismo, por ter recuperado uma tradição e por desenvolver esta iniciativa de carácter cultural e recreativo à qual a Câmara Municipal prontamente se associou”.

O presidente da direção da associação, Rui Botas, tem “elevadas expectativas relativamente à adesão de participantes e de público, dado o número de inscrições já registado e a grande recetividade por parte dos comerciantes da freguesia, o que nos dá motivação para proporcionar um grande evento de animação”. 

A divulgação do Carnaval de Vieira de Leiria tem sido apoiado por figuras públicas naturais da freguesia, como o humorista Marco Horácio, o ator Pedro Ramalho ou o vocalista dos GNTK João Correia. 

O programa do Carnaval de Vieira de Leiria é o seguinte:

2 de março. sábado . 22h00
Pavilhão situado na Área Industrial de Vieira de Leiria
Baile com animação de Elsa Gomes, Nuno Mendes e Paulo Norte

3 de março. domingo . 14h30
Largo da República - entrada livre
Desfile de Carnaval

4 de março. segunda-feira . 22h00
Pavilhão situado na Área Industrial de Vieira de Leiria
Baile com animação do grupo Patrões da Rambóia

5 de março. terça-feira . 14h30
Largo da República - entrada livre
Desfile de Carnaval.

Alunos das 4 cidades são autores de livro “De Boca a Orelha...”



A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, recebeu na passada quarta-feira, 13 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, alunos das Escolas Básicas do Engenho e Guilherme Stephens, que participaram no projeto “À Descoberta das 4 Cidades”.

Durante a receção foi formalizada a entrega do livro às crianças e professoras que elaboraram os trabalhos que estão ali reunidos, em torno do tema “De Boca a Orelha. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas… À descoberta do património oral das 4 cidades”

Esta ação educativa, que decorreu entre 2014 e 2017, contou com a participação de meia centena de crianças da Marinha Grande, num total de 185 crianças, dos concelhos geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, tendo sido o livro finalizado e editado em 2018.

O tema “De Boca a Orelha” desafiou alunos, professores e a comunidade educativa à descoberta do património oral ainda vivo nos quatro concelhos, com o objetivo de inventariar, salvaguardar e valorizar o vasto e rico património imaterial existente. 

A iniciativa revelou-se também importante para a restante comunidade destes concelhos, que através das diversas iniciativas e atividades levadas a efeito, descobriu as respetivas particularidades e as características e valores comuns a todos.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é dirigido aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e contribui para dar a conhecer cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico. Tem ainda como propósitos melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios.

Grande baile realizado no Largo do Conde Carnaval de Castelo de Paiva promete muita folia e animação

Enterro do Entrudo vai animar Pedorido

Num tempo que se avizinha de folia e de muita animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com vários desfiles a sair às ruas e, ao todo, são mais de 1200 crianças que vão corporizar a festa e  manifestar a sua alegria em iniciativas carnavalescas dinamizadas pelas entidades escolares e que vão contar com o apoio municipal.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva  e o Centro Social e Paroquial de Sobrado vão promover, na manhã de 1 de Março no espaço do Largo do Conde, o grande Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 750 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.
Recorda-se que, o trânsito estará proibido na zona central da vila entre as 14h00 e as 17 horas, pelo que a edilidade paivense apela à colaboração de toda a população, deixando a sugestão para que utilizem o Parque da Feira como local privilegiado de estacionamento.
Também na manhã do mesmo dia, pelas ruas de Oliveira do Arda, na Vila da Raiva, pelas 10h00 vai ser realizado o Desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, com a presença do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, totalizando uma apresentação com a participação de mais de 500 crianças.
Entretanto, uma vez mais, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai lançar o desafio a todas as turmas de pré-escolar, 1º ciclo do concelho e IPSS, com a promoção do concurso “Máscaras de Carnaval “ e segundo o Vereador José Manuel Carvalho, “ pretende-se, com esta iniciativa, incentivar as turmas a decorar uma máscara, previamente distribuída e oferta do Município, promovendo a criatividade dos mais pequenos e a utilização de materiais recicláveis, como forma de vivenciar a época carnavalesca “, sendo que, essas máscaras estarão posteriormente expostas no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local.
Entretanto, para Segunda-feira, dia 4 de Março pelas 14.00h, no espaço do Pavilhão Municipal, o gabinete local da Rede Social vai dinamizar um Desfile/Baile de Carnaval com os utentes das várias IPSS do Concelho, promovendo este ano um convívio inter-institucional, com a participação de adultos e crianças das várias respostas sociais apresentadas pelas instituições.
Enterro do Entrudo em Pedorido
Na vila, na tarde de terça-feira de Carnaval e no espaço do Largo do Conde, a partir das 14h30 horas, a CM de Castelo de Paiva realiza algumas iniciativas para assinalar oEntrudo, com Concurso de Mascarados e de Carros Alegóricos, pinturas faciais, distribuição de prémios, surpresas e muita animação musical, com um animado Baile de Carnaval, com a presença de Ricardo Ramalhopara além do atractivo Festival da Sopa Seca.
Uma boa oportunidade para sair à rua e participar na folia, entrar no espírito festivo, colocar a máscara e divertir se na companhia de muitos que dão asas à imaginação na arte do disfarce, de muito ritmo, entre outras surpresas, assim como pinturas faciais e outras actividades festivas.
Entretanto, e como manda a tradição, Pedorido voltará a viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, com desfile de Carnaval no dia 3 de Marçoacompanhado da Escola de Musica da Casa do Povo da Raiva,  realizando-se o Enterro do Entrudo na noite do dia 5, com desfile fúnebre desde a Póvoa até à zona das Concas, onde haverá a Leitura do Responso, a Queima do Entrudo, fogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular com  participação do grupo Postas de Bacalhau, seguindo-se um animado baile pela noite.
A iniciativa da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paivada União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e população do Couto Mineiro do Pejão.