quarta-feira, 24 de abril de 2019

Pampilhosa da Serra | Exposição “Pessoa à Solta” inaugurada na abertura da Feira do Livro



Abriu portas, hoje, a 13ª edição da Feira do Livro de Pampilhosa da Serra, em exibição no Edifício Monsenhor Nunes Pereira até ao dia 24 de maio.

A abertura simbólica, dirigida pela Sra. Vereadora da Câmara Municipal, Dra. Alexandra Tomé, foi marcada pela inauguração da exposição de desenho e pintura “Pessoa à Solta”, da autoria Victor Alexandre, que estará agora em exibição na galeria 2 do edifício até ao dia 31 de maio.


Integrada no programa da Feira do Livro, a exposição tem enfoque na figura ilustre de Fernando Pessoa, retratando o “olhar que fazia através dos seus heterónimos”, tal como explicou o Victor Alexandre. O pintor e músico natural de Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra, referiu ainda que a exposição resulta de uma “adaptação à pintura” do que foi lendo de Fernando Pessoa. Porém, recorda, as primeiras adaptações da escrita Pessoana que levou a cabo, “foram adaptações musicais”, sendo que mais tarde acabou por “transportar esse gosto para a pintura”. Ainda que o autor considere esta uma exposição “heterogenia”, a maioria das obras expostas são pinturas em acrílico, sem título, dando espaço ao espectador para fazer a sua própria interpretação. “É um desafio ao espectador”, completou.

Alexandra Tomé, referiu que Município tem a “obrigação de dar a conhecer estes talentos ocultos que por vezes estão espalhados pelo concelho e que tanto nos dignificam”. “Independentemente de as pessoas estarem cá ou viverem noutros sítios, o que interessa é continuarem afetivamente ligados à sua terra e a lutarem por ela”, sublinhou, acrescentando que cabe a “cada um à sua maneira”, o papel de embaixadores de Pampilhosa da Serra.


Bairrada | -Up SublimeVilla Bairrada MetalFest


É já no 27 de abril, 23h00 o Warm-Up SublimeVilla Bairrada MetalFest. O Club de Ancas recebe assim uma noite de peso em forma de aquecimento para o SublimeVilla Bairrada MetalFest. Serão duas bandas internacionais de Trash Metal-CORPSIA (Brasil) e os NUCLEAR WARFARE (Alemanha).
Entrada- 2 trashs

Torres Vedras | LABORATÓRIO PARA A INOVAÇÃO DIGITAL NA AGRICULTURA VAI NASCER EM TORRES VEDRAS


A ASSOCIAÇÃO SFCOLAB – LABORATÓRIO COLABORATIVO PARA A INOVAÇÃO DIGITAL NA AGRICULTURA foi hoje constituída legalmente com a assinatura da escritura, que teve lugar no auditório do edifício dos Paços do Concelho. Esta associação, que estará sediada nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho – IVV, será um centro gerador de soluções digitais inovadoras para a agricultura, orientada para as tecnologias de ponta.

“Melhorar as performances da atividade agrícola para que Portugal seja mais competitivo em vários domínios” foi um dos objetivos destacados pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que esteve presente na ocasião.

O laboratório colaborativo teve origem no projeto de investigação SMART FARM COLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que foi aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, sendo agora formalmente constituído com a designação ASSOCIAÇÃO SFCOLAB – LABORATÓRIO COLABORATIVO PARA A INOVAÇÃO DIGITAL NA AGRICULTURA. Este projeto irá obter financiamento público ao longo dos próximos cinco anos, através de um programa de apoios gerido pela FCT.

Os objetivos da associação são implementar a agenda de investigação e de inovação orientada para a criação de valor económico e social proposta e aprovada pela FCT; disseminar o uso da agricultura digital e obter o máximo de indicadores para criar soluções inovadoras para o tecido económico; impulsionar e estimular ligações estruturadas e duradouras entre a ciência e o setor da horticultura, viticultura e fruticultura na Região Oeste; aumentar o acesso à produção e à informação usando dados em tempo real, proporcionando soluções mais rápidas e precisas para os agricultores; e diversificar, estimular e coordenar atividades baseadas em conhecimento científico, promovendo processos de mudança tecnológica e a criação de agendas de investigação e inovação de curto e medio prazo.

O Município de Torres Vedras, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, a Tomix – Indústria de Equipamentos Agrícolas e Industriais, o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Luís Vicente, a Optimizeplanet, a Quinta do Pinto – Sociedade Comercial Agrícola, a SGS Portugal e a Stagric são as entidades que dão forma a esta associação sem fins lucrativos.

Universidade de Coimbra | Um isótopo radioativo um bilião de vezes mais velho que o Universo!



Uma equipa internacional de investigadores, da qual fazem parte seis cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), conseguiu medir, pela primeira vez, o mais longo tempo de vida média de sempre de um isótopo radioativo registado por um aparelho de medida.

Este facto extraordinário é publicado amanhã (25 de abril), com honra de capa, na Nature, a mais prestigiada de todas as revistas científicas. O isótopo em causa é o Xe 124 e o seu tempo de vida média é aproximadamente um bilião (milhão de milhões) de vezes mais velho que o Universo.



O Universo tem cerca de 14 mil milhões de anos, um período de tempo inconcebível quando comparado com a escala da vida do ser humano. Como se isso só por si não causasse assombro suficiente, existem isótopos radioativos (elementos instáveis que se transformam ao fim de algum tempo emitindo radiação) cuja vida média acontece em escalas muito maiores que a da existência do próprio Universo.

«O facto de conseguirmos medir diretamente um processo tão raro quanto este demonstra o alcance extraordinário do nosso sistema de medida, mesmo quando ele não foi feito para medir estes eventos, mas sim matéria escura», salienta José Matias, coordenador da equipa portuguesa neste esforço internacional e investigador do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) da FCTUC.


De facto, esta medição só foi possível graças ao sistema XENON1T, o instrumento mais sensível alguma vez produzido pela humanidade para a deteção de matéria escura. Encontra-se instalado no Laboratório Nacional de Gran Sasso (Itália), o maior laboratório subterrâneo a nível mundial, debaixo de 1300 metros de rocha para blindar o sistema dos raios cósmicos existentes à superfície.



O estudo que a Nature publica mostra que, afinal, «o XENON1T também era capaz de medir outros fenómenos físicos raros, como a dupla captura eletrónica. Neste caso, o núcleo captura dois dos eletrões que o orbitam no átomo, transformando dois dos protões que o constituíam em neutrões e emitindo radiação na forma de dois neutrinos. A energia libertada neste processo forma o sinal que o sistema regista, apesar da extrema dificuldade em serem detetados pela sua raridade, podendo em geral ser mascarados pela omnipresente radiação “normal”», afirma o também vice-presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).


A medida do tempo de vida média do Xe 124

Só com o conhecimento detalhado das fontes da radiação registados pelo detetor, foi possível observar 126 eventos de dupla captura eletrónica do isótopo Xe 124 e, assim, determinar pela primeira vez o seu tempo de vida médio de 2,5 x 1022 anos (25 mil milhões de biliões de anos). Este é o processo físico mais longo alguma vez medido diretamente pela humanidade. Na realidade, existe um registo de fenómeno com vida média mais longa (isótopo Te 128) no Universo, mas que foi inferida indiretamente de outro processo.

Para já, não é possível prever quais as implicações desta descoberta que abre novos horizontes no conhecimento humano.

O consórcio XENON é constituído por 160 cientistas de 27 grupos de investigação dos EUA, Alemanha, Portugal, Suíça, França, Holanda, Suécia, Japão, Israel e Abu Dhabi. Portugal é parceiro desta colaboração desde o seu início, em 2005, através da equipa do LIBPhys.

Cristina Pinto

Castelo de Paiva | A um passo de garantir a subida à 2ª Divisão Nacional EQUIPA DE FUTSAL DA ADC DE BAIRROS JOGA O TíTULO NO PROXIMO SÁBADO

A equipa de Futsal da Associação Desportiva e Cultural de Bairros está a um passo de se sagrar campeã distrital seniores, na competição promovida pela Associação de Futebol de Aveiro, bastando assegurar os três pontos no próximo jogo em casa, no próximo Sábado, dia 27, onde vai defrontar a equipa representativa da Associação Desportiva de Travassô.
    
     Trata-se do jogo do título, quando ainda faltam disputar cinco jornadas, com a equipa paivense, treinada por José Magalhães, a garantir uma diferença de 13 pontos para o segundo classificado, e espera-se uma enchente no Pavilhão Municipal de Castelo de Paiva ( 18h30 ).

     Recorde-se que a ADC de Bairros está filiada na Associação de Futebol de Aveiro há 17 anos e, concretizando-se a conquista do título, está garantida a subida directa para a 2ª Divisão Nacional, um feito histórico para a popular colectividade, que ganha também o direito de disputar, como finalista, a Super Taça de Aveiro desta modalidade.

Carlos Oliveira

Município de Manteigas | Conferência «Diz Não à Violência Doméstica»


CONVITE | Conferência Início "2019 - Ano OE da Eficiência Material Economia Circular" | Sede Delegação Aveiro | 26 Abril 2019 | 18H30 De: Ordem dos Engenheiros - Delegação Aveiro



“No âmbito de Ano 2019 "Ano OE para a Eficiência Material – Economia Circular”, iniciativa focada na economia circular e nas eficiências material, energética e hídrica, bem como no combate ao desperdício, a Delegação Distrital de Aveiro convida o Colega para assistir à Conferência Início "2019 - Ano OE da Eficiência Material Economia Circular", dia 26 de Abril de 2019, tendo como tema - Eficiência Material Economia Circular, porquê? Como?, tendo como Oradores Dr. António Barroso e Prof.ª Teresa Franqueira”

A entrada é livre, carecendo de inscrição através do SiGOE, ou, em alternativa, através do e-mail: aveiro@centro.oep.pt ou para o telefone 234 386 701.


A Delegação Distrital de Aveiro
Raquel Castro Madureira
Vitor Silva
Maria João Matos

Prazo alargado para candidaturas e fundo comunitário



Foi alargado até 6 de junho o segundo período para apresentação de candidaturas ao Programa de Parcerias para o Impacto, lançado pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020.

Lançado em fevereiro, este aviso destina-se a projetos para a sustentabilidade, inovação e experimentação social, a concretizar através do programa de PARCERIAS PARA O IMPACTO, um dos instrumentos da Iniciativa Portugal Inovação Social, tem como objetivos específicos apoiar a dinamização do empreendedorismo social e fomentar abordagens locais inovadoras de desenvolvimento social e promover estratégias locais de inclusão ativa.

O programa visa estimular a criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) de elevado potencial de impacto, promovendo a sua robustez operacional e financeira, e dinamizar a prática de investimento social ao alavancar o financiamento privado ou público de investidores sociais e aprofundar a sua vocação de filantropia de impacto, a qual implica o apoio financeiro plurianual a iniciativas, disponibilizando acompanhamento e requerendo medição de resultados e promoção da sua sustentabilidade financeira.

O CRESC ALGARVE 2020 reservou uma dotação de € 2.500.000, sendo que a comparticipação pública da despesa elegível é repartida pelo Fundo Social Europeu – FSE (80%), devendo as candidaturas ser submetidas no Balcão 2020 até às 18 horas do dia 6 de junho.

Mais informações, sobre este e outros concursos abertos, aceda aqui.

Eu, Psicóloga | Cinco técnicas que podem ajudar a aprimorar sua memória


Se ao menos não chegássemos à loja, para comprar três coisas e nos lembrássemos só de duas. Se ao menos não subíssemos até o segundo andar, só para esquecer por que fomos lá. Se ao menos pudéssemos ler informações e memorizá-las facilmente, em vez de tudo desaparecer rapidamente de nossas mentes.

Há muitas técnicas de memória testadas e confiáveis, algumas das quais existem há décadas. Mas o que os cientistas estão investigando agora? Mais estudos serão necessários antes que possamos ter certeza das melhores formas de colocar as pesquisas mais recentes em prática, mas o que elas podem nos dizer sobre como melhorar nossa memória?
  1. Ande de costas

Podemos pensar que tempo e espaço são coisas muito diferentes, mas, mesmo na forma como falamos, há mais pontos de encontro do que poderíamos imaginar.
Nós deixamos acontecimentos "para trás". "Olhamos em frente" ao pensar no futuro. A maneira exata como fazemos isso varia de cultura para cultura, mas, no mundo ocidental, a maioria de nós pensa no futuro como um espaço a nossa frente enquanto o passado se estende para trás.

Pesquisadores da Universidade de Roehampton decidiram explorar a ligação em nossas mentes entre tempo e espaço para encontrar uma maneira de ajudar a nos lembrar melhor dos acontecimentos.

Eles mostraram às pessoas uma lista de palavras, um conjunto de fotos ou um vídeo em que uma mulher tem sua bolsa roubada. As pessoas foram instruídas a andar para frente ou para trás por dez metros em uma sala no tempo, de acordo com um metrônomo, um aparelho usado para marcar um andamento musical. Quando eles foram testados depois sobre o que lembravam do vídeo, das palavras e das imagens, em cada teste, quem caminhou para trás se lembrou mais.

Funcionou até mesmo quando os participantes imaginaram andar para trás, ao invés de fazê-lo fisicamente. Era como se caminhar para trás no espaço encorajasse suas mentes a voltar no tempo e permitisse que as pessoas acessassem suas memórias mais facilmente.

Esta pesquisa de 2018 se encaixa com alguns estudos feitos com ratos em 2006. Quando os animais tentam navegar um labirinto, alguns neurônios específicos são ativados quando eles aprendem um ponto do caminho. Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, descobriram que, quando os ratos param no labirinto, os neurônios associados a cada local que aprenderam no trajeto disparam em ordem inversa. Então, fazer o caminho inverso em suas mentes os ajuda a se lembrar da rota correta.

E, agora, uma nova pesquisa da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que quando nós, seres humanos, lembramos de um evento passado, reconstruímos a experiência em nossa mente em ordem inversa.
Quando vemos pela primeira vez um objeto, notamos primeiro os padrões e as cores e depois descobrimos o que é. Quando tentamos nos lembrar de um objeto, acontece o contrário: nos lembramos do objeto primeiro e, depois, se tivermos sorte, dos detalhes.

2) Faça um desenho

Que tal desenhar sua lista de compras em vez de escrever os itens?

Em uma pesquisa feita na Universidade de Waterloo, na Inglaterra, em 2018, um grupo de jovens e idosos recebeu uma lista de palavras para aprender. Metade foi convidada a fazer um desenho de cada uma das palavras, enquanto a outra metade foi instruída a escrever as palavras enquanto as aprendiam.

Mais tarde, as pessoas foram testadas para ver de quantas palavras conseguiam se lembrar. Apesar de algumas palavras serem muito difíceis de desenhar, como "isótopo", o ato de desenhar fez tanta diferença que os mais velhos se tornaram tão bons quanto os mais jovens em se recordar das palavras. O desenho ajudou até mesmo pessoas com demência.

Quando desenhamos algo, somos forçados a pensar em mais detalhes, e é esse processo profundo que nos torna mais propensos a nos lembrar de algo. Até mesmo escrever uma lista ajuda, e é por isso que, quando você chega à loja e percebe que deixou sua lista de compras em casa, ainda é possível se lembrar de mais itens do que se você não tivesse escrito a lista.

Fazer um desenho leva isso um passo além. E não há problema se você não tiver um bom traço: a qualidade do desenho não fez diferença.

3) Exercite-se

Sabe-se há algum tempo que exercícios aeróbicos, como corrida, podem melhorar a memória. O exercício físico regular gera um pequeno benefício geral, mas, se você quiser aprender algo específico, uma sessão intensa parece ser a ideal, porque ajuda a absorver novas informações, ao menos no curto prazo, segundo uma pesquisa de cientistas do Canadá e da Dinamarca.

A pesquisa sugere que, com o timing certo, a melhoria de memória pode ser ainda maior. Pessoas que fizeram um treino de 35 minutos quatro horas depois de aprender uma lista de fotos associadas a locais conseguiu se lembrar melhor dos pares do que aqueles que fizeram o exercício imediatamente após.

No futuro, os pesquisadores investigarão quais exercícios são mais indicados de acordo com o tipo de coisa de que você quer se lembrar.

4) Não faça nada

Quando as pessoas que tinham amnésia por causa de um derrame receberam uma lista de 15 palavras para memorizar e depois tiveram de fazer outra tarefa, dez minutos depois, elas só conseguiam lembrar de 14% da lista original. Se ficassem em uma sala escura fazendo nada por 15 minutos, sua pontuação subia para 49%, mostrou um estudo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.

A mesma técnica tem sido usada desde então em várias pesquisas por Michaela Dewar, da Universidade Herriot Watt, na Escócia. Ela descobriu que, em pessoas saudáveis, uma pequena pausa logo depois de aprender alguma coisa faz diferença no quanto elas podem se lembrar daquilo uma semana depois.

Agora, você pode estar pensando: como saber se as pessoas não passaram dez minutos na sala escura repetindo as palavras para si mesmas para que não se esquecessem? Para evitar isso, Dewar pediu que as pessoas memorizassem a pronúncia de palavras em uma língua estrangeira que elas não conseguiriam repetir para si mesmas depois.

Se andar para trás, desenhar, fazer exercícios ou até mesmo fazer uma pausa parece difícil, que tal tirar uma soneca?

Esses estudos nos mostram o quão frágeis são as novas memórias, a ponto de até mesmo uma pequena pausa poder fazer diferença se elas ficam na nossa mente ou desaparecem.

5) Tire uma soneca

Se caminhar para trás, desenhar, fazer exercícios ou até mesmo fazer uma pausa parece ser muito difícil, que tal tirar uma soneca rápida?

O sono ajuda a consolidar nossas memórias ao reproduzir ou reativar informações que acabamos de aprender. Uma pesquisa da Universidade de Oldemburgo, na Alemanha, descobriram que, quando pessoas recebiam pares de palavras para memorizar, elas podiam se lembrar mais depois de um sono de até 90 minutos em comparação com quem assistiu a um filme.

Mas pesquisas recentes sugerem que essa técnica funciona melhor para pessoas que estão acostumadas a tirar um cochilo à tarde. Isso levou Elizabeth McDevitt e sua equipe da Universidade da Califórnia a se perguntarem se era possível treinar pessoas para tirar uma soneca. Então, por quatro semanas, quem não tinha esse hábito foi para a cama para tirar uma soneca diurna quando podiam.

Infelizmente, para essas pessoas, as sonecas não melhoraram suas memórias. Então, talvez seja necessário um período de treinamento mais longo ou haja algumas pessoas para quem é melhor andar para trás, desenhar, correr ou simplesmente não fazer nada.

Débora Oliveira

Português de Constância assassinado em Angola

Homem de 41 anos apareceu morto dentro da viatura num arruamento em Belas, Luanda Sul. É o quarto cidadão português assassinado em Angola desde fevereiro.
Um cidadão português foi assassinado na terça-feira à noite em Luanda, baleado com dois tiros na sequência de um assalto perpetrado alegadamente por duas pessoas que se faziam transportar numa motorizada, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte oficial.
Rui Vareta Machado, diretor financeiro da empresa Rojual - Gestão de Projetos, onde a vítima trabalhava, mostrou-se chocado com a situação e confirmou à Lusa o assalto seguido de assassínio, afirmando desconhecer mais pormenores, uma vez que está a aguardar por um relatório da Polícia Nacional (PN) angolana, que já está a investigar o incidente.
Só depois, prosseguiu, é que se tratará dos procedimentos para trasladar o corpo para Portugal, onde será sepultado.
O português, de 41 anos, natural de Montalvo, concelho de Constância (Santarém), que apareceu morto dentro da viatura num arruamento em Belas, Luanda Sul, é o quarto cidadão português assassinado desde fevereiro deste ano e o terceiro no mês em curso.
No dia 16, um empresário português de 45 anos, gerente da empresa Food Love Market, residente em Angola, foi encontrado sem vida, com as mãos amarradas, na casa de banho da sua residência num condomínio no bairro do Kilamba, arredores de Luanda.
Para já, desconhece-se o móbil do crime que vitimou o empresário, natural de Carrazeda de Ansiães (distrito de Bragança, nordeste de Portugal) e que viveu na Cidade do Cabo, onde tem família, até há cerca de um ano, quando se mudou para Luanda e abriu a empresa.
Quatro dias antes, outro cidadão português, de 62 anos, mecânico de profissão, foi também morto a tiro na sequência de um assalto perpetrado por três homens, que lhe roubaram a motorizada à porta da sua residência, no Bairro do Zango III, tal como contou à Lusa o irmão da vítima.
Segundo a mesma fonte, o crime foi testemunhado pela filha da vítima, de sete anos, adoentada com paludismo e que acompanhava o pai para ir à farmácia comprar medicamentos.
A 21 deste mês, num comunicado, o Ministério do Interior angolano indicou ter detido um suspeito da morte deste português, mas não adiantou pormenores, limitando-se a adiantar a detenção "por presumível prática do crime de homicídio voluntário, concorrido com o roubo qualificado de uma motorizada".
No documento é referido que o suspeito "também é confesso no crime de homicídio frustrado" de um cidadão da Guiné Conacri.
A 3 de fevereiro último, outro empresário português, de 85 anos, natural de Trás-os-Montes, foi encontrado morto no quarto da sua residência em Malanje, 380 quilómetros a leste de Luanda, com a cabeça ensanguentada.
Na ocasião, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) angolano em Malanje, Lindo Ngola, confirmou que a morte do empresário português foi provocada por "meliantes não identificados", que lhe desferiram "vários golpes na cabeça com objetos contundentes".
A morte do proprietário do Restaurante Capri e da Tété e Gouveia Limitada foi considerada pela polícia como um "homicídio qualificado" praticado por "elementos não identificados".
Há cerca de uma semana, e questionada pela Lusa no final da visita de trabalho de três dias que efetuou então a Angola, a ministra da Justiça portuguesa, Francisca Van Dunem, manifestou a preocupação do Governo de Lisboa com os assassínios de cidadãos portugueses no país lusófono, sublinhando, porém, confiar na capacidade de investigação das autoridades angolanas.
"É óbvio que essa é uma questão que nos preocupa. Essas questões são tratadas através dos canais diplomáticos normais com as autoridades angolanas, no sentido do esclarecimento das circunstâncias destes crimes", afirmou Francisca Van Dunem, salientando, porém, que o assunto é do foro judiciário.
"Estamos a falar de questões que estão no foro judiciário e, por isso, respeitamos, temos todo o interesse e damos todo o apoio que for necessário e que nos for pedido ao nível das investigações. Mas confio nas autoridades angolanas e na capacidade que terão para investigar esses crimes até ao fim e num prazo razoável", sublinhou.
Lusa

Vagos | Comemorações do 25 de Abril

Resultado de imagem para Comemorações do 25 de Abril em Vagos
A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal da Vagos vão assinalar o quadragésimo quinto aniversário do 25 de Abril.
As comemorações iniciam às 10h30, na Praça da República, seguindo-se uma pequena arruada pela Banda Vaguense até à Praça do Município.
De seguida, realiza-se a cerimónia do Hastear das Bandeiras e, logo após, a Sessão Solene, no Edifício dos Paços do Concelho, que irá contar com a seguinte programação:
  • Momento Musical com Andreia Alferes
  • Boas-vindas
  • Intervenção do representante do PS
  • Intervenção do representante do CDS-PP
  • Declamação de poema por Artur Trindade
  • Intervenção do representante do PSD
  • Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Vagos - Silvério Regalado
  • Declamação de poema por Inês Santos
  • Intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Vagos - Rui Santos
  • Momento Musical com Andreia Alferes
  • Encerramento
A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Vagos convidam, a todos, a estarem presentes nestas comemorações.

CASTELO DE PAIVA | Gonçalo Rocha congratulou-se com distinção | SERRALHARIA BELA ARTE “ DISTINGUIDA COMO PME EXCELÊNCIA 2018



A empresa Serralharia Bela Arte, instalada na Zona Industral de Felgueiras, em Sobrado, desde 200, e orientada para a produção de material em ferro forjado, acaba de ser distinguida, em cerimonia publica que decorreu no espaço do Altice Forum de Braga, presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa, como PME Excelência 2018, um selo de reputação criado pelo IAPMEI para premiar os melhores desempenhos empresariais em vários sectores de actividade.

     Foi um total de 2378 empresas, representativas dos vários sectores de actividade, que foram distinguidas, na passada quarta-feira, com o estatuto PME Excelência 2018, responsáveis por 86.606 postos de trabalho, sendo que o IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os principais bancos portugueses, homenagearam assim, uma vez mais, as melhores PME portuguesas, que se evidenciaram pelos seus desempenhos e indicadores de gestão.
Sob o signo do Crescimento e Competividade – Desafios para o Futuro, nesta jornada foi possível falar de competitividade e crescimento empresarial e os desafios futuros para a gestão das empresas de excelência, destacando-se as presenças do Ministro Adjunto e da Economia e o Secretário de Estado da Economia, realçando – se ainda, o papel dos financiadores no desenvolvimento da economia.

Recorde-se que, o estatuto PME Excelência tem como objectivo sinalizar o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores e conta com a parceria do Turismo de Portugal, I.P. e dos principais bancos a operar no mercado nacional.
Com um volume de facturação superior a 2 milhões e 875 mil euros, a Serralharia Bela Arte é uma moderna empresa paivense que produz material de decoração, jardinagem, aquecimento e churrasqueiras em ferro forjado, com 80 % da sua produção absorvida pelo mercado nacional contando actualmente 21 com trabalhadores, incluindo os sócios gerentes.
O presidente Gonçalo Rocha, que se congratulou por esta distinção nacional, fez questão de desejar ao empresário Adriano Nunes a continuação do maior sucesso, e incentivando a manter a energia, a força e a competência que tem conduzido ao êxito, com alto padrão competitivo num contexto particularmente exigente, preservando o estatuto agora conseguido como mola impulsionadora da sua dinâmica empresarial, assegurando o selo de reputação de uma estrutura fabril que agora é considerada um modelo e um exemplo a seguir.


Carlos Oliveira

Pampilhosa da Serra | Auditório Municipal recebe peça “O Último Marco do Correio”


Na próxima sexta-feira, dia 26, o Ciclo Mise én Scène regressa ao Auditório Municipal, com a peça “O Último Marco do Correio”, da autoria de João Cadete e com interpretação da ‘Trincheira Teatro’.

Com início pelas 21h30, o espetáculo tem entrada livre.

Sinopse:

Quando uma folha de jornal amassada no chão lhe diz que o último marco de correio vai desaparecer, Rafael, de fisga no bolso e alma de jornalista, apressa-se a querer saber mais: o que é um marco do correio? Para que serve? A que cheira uma carta? Onde mora o último marco do correio? Em busca de respostas a estas perguntas, lança-se numa demanda que o leva, de peripécia em peripécia, a uma aldeia remota no outro lado da montanha – tão remota que nem há estradas para as camionetas lá chegarem.
Pelo meio, Rafa desenha o seu próprio caminho, repleto de aventuras, novas amizades, brincadeira, riscos e coragem, até descobrir que a aldeia, abençoada pelo sol e pelo rio, aguarda um terrível destino, que mais ninguém deste lado da montanha conhece. Mas ainda há esperança, pelo menos enquanto houver um marco do correio por perto, e um Rafa em cada um de nós.


CÂMARA DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS AUMENTA A DÍVIDA



Câmara aumenta dívida e está quase nos 5 milhões
Município não cumpre a Lei e Governo é informado. Câmara faz dois calotes para pagar a 15 anos
Aumentou globalmente a dívida em relação a 2017 situando-se em 31 de dezembro de 2018 nos 4.908.096,00 euros. A divida, nomesmo período, a fornecedores a curto prazo aumentou em mais

de um milhão de euros e aumentaram, também, e substancialmente as transferências para a Associação Pinhais do Zêzere chegando mesmo a ultrapassar as duas centenas de milhares de euros.

Câmara não está a cumprir e o governo é informado do não cumprimento.

Verifica-se que o Município não cumpriu, em 2018, as metas orçamentais nas receitas tendo atingido uma execução de 67,93%, abaixo do mínimo legal exigido de 85%. Já a não cumpriu em 2017 o que 

resulta na aplicação do nº3 do art. 56 da lei 73/2013 de 3 de setembro e na obrigatoriedade de serem informados deste incumprimento em dois anos seguidos, entre outros, os membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e das autarquias locais.*

*Pág. 15 do Relatório sobre a situação económico-financeira do Município de Figueiró dos Vinhos – Ano 2018 elaborado pelo Revisor Oficial de Contas

Câmara deixa calotes para outros pagarem daqui a 15 anos

- Empréstimo das obras do campo de futebol para pagar daqui a 15 anos (122.821,31 €) 

- Empréstimo obras na Sonuma para pagar daqui a 15 anos (343.488,31 €)

Câmara não sabe o que tem, nem o que vale

A Câmara Municipal não valorizou durante o ano de 2018 um conjunto significativo de bens do imobilizado que o Município ainda tem inventariado desconhecendo-se, por isso, o seu efeito nas

demonstrações financeiras. Constata-se que o Município não sabe o que tem nem o que vale.

Câmara empurra dívida para anos seguintes

Verifica-se que existe uma diferença entre o nível de execução dos pagamentos 76,33% e o índice de realização ao nível da despesa que foi de 95,84% o que origina encargos assumidos e não pagos para o ano seguinte. O mesmo se verifica nos encargos assumidos e não pagos de 2018 que terão de ser pagos em anos posteriores.

O ano de 2018 foi um ano mau. O concelho está mais pobre, deserto e sem gente.

Nos últimos 29 anos, o PS governou 21 e isso tem um preço e os Figueiroenses estão a pagá-lo bem caro.

Em cada ano que passa há um novo concelho que nos ultrapassa pela ausência de estratégia de resposta à crise social e económica e aos problemas cruciais que Figueiró dos Vinhos enfrenta: 

- pobreza, envelhecimento, despovoamento, falta de fixação e atracão de novas empresas, desemprego. 

Nota: Leia AQUI a declaração de voto proferida na Assembleia Municipal de 22 abril 2018

PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos

24.04.2019

Évora | Em reunião pública extraordinária de 17 de Abril: Câmara de Évora aprovou Prestação de Contas de 2018

Os Documentos de Prestação de Contas de 2018 e a respectiva aplicação do Resultado Líquido do Exercício foram aprovados com 3 abstenções (PS e PSD), bem como o seu envio à Assembleia Municipal de Évora para deliberação.

O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, fez uma apresentação sintética do ponto, salientando as questões mais relevantes da actividade municipal em 2018. Seguiram-se intervenções dos Vereadores do PS e PSD que expuseram a sua visão sobre esta matéria. O Presidente e Vereadores da CDU responderam ainda a diversas perguntas.

Nos documentos destaca-se, entre outros aspectos, que “em 2018, e apesar das pesadas condicionantes à atividade municipal, atingiu-se o equilíbrio económico e financeiro do Município o que é muito relevante e acontece pela primeira vez desde que este tipo de registo contabilístico se faz. Regista-se, pela primeira vez, resultados operacionais positivos. Este resultado é particularmente assinalável porque, ainda que não estando consolidado a médio prazo, significa que o Município está economicamente equilibrado quanto ao funcionamento da sua atividade normal e operacional”.

Contudo, “apesar dos esforços da Câmara Municipal para resolver o problema, manteve-se o principal fator de desequilíbrio económico e financeiro estrutural do Município, o insustentável sistema multimunicipal de águas e saneamento. Recorde-se que o Governo PSD/CDS impôs a extinção das Águas do Centro Alentejo e a inclusão coerciva do Município de Évora no novo e megalómano Sistema Multimunicipal de Lisboa e Vale do Tejo. O Governo PS reduziu aquele Sistema Multimunicipal mas não alterou a sua essência e recusou a saída proposta pela Câmara Municipal de Évora. Ainda que atenuado, manteve-se o impacto tremendamente negativo”, pode-se ler no documento.

Quanto aos investimentos municipais salienta-se, entre outros, o início da requalificação do Palácio D. Manuel e da iluminação cénica do Aqueduto da Água de Prata, a conservação e restauro dos Chafarizes do Rossio, de Alconchel e do Lg. dos Mercadores, requalificação e manutenção do Parque Escolar, e infraestruturas de urbanização nas Vilas do Alcaide, Qtª Azinheira, Qtª Tâmaras e Srª da Saúde.

A 1ª Revisão ao Orçamento (Despesa e da Receita) e às Grandes Opções do Plano de 2019 foi aprovada com duas abstenções (PS) e o relatório final de avaliação de propostas para a contratação de empréstimo para substituição de dívida do empréstimo do PAEL foi aprovado com a abstenção do PSD.

Mereceu aprovação unânime a minuta de acordo de delegação parcial de competências do município de Évora na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) no que se refere ao serviço público de transporte de passageiros. Uma decisão que vem de encontro à legislação em vigor sobre esta matéria e que visa nomeadamente o aumento da eficiência na gestão de recursos, assim como a união dos municípios do Alentejo Central que permite ganhar escala e mais poder negocial.


Foi ainda tomado conhecimento do Relatório de Contas de 2018 da Habévora, E.M. e do Relatório Anual de Execução do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão da CME/ano 2018.

Proença-a-Nova | Pedro da Fonseca volta a ser homenageado




O Largo Pedro da Fonseca, em frente à Igreja Matriz, em Proença-a-Nova, receberá, pelo segundo ano, a recriação histórica da Lenda do Santo Lenho e um Mercadinho Quinhentista a 3 de maio, dia de Santa Cruz. 

Pedro da Fonseca é uma das figuras históricas de destaque do concelho e esta recriação histórica celebra a sua chegada com o Santo Lenho, o pedaço da cruz de Cristo crucificado recebido por Pedro da Fonseca pelos seus préstimos enquanto conselheiro do Papa Gregório XIII em Roma. 

O filósofo jesuíta que ficou conhecido por Aristóteles Português e natural do concelho, regressado a Proença-a-Nova com esta dádiva tornou-a num símbolo de culto e fé, ao qual a população pedia proteção em situações de intempéries, secas, pragas e outras doenças. Anualmente este artefacto é exposto no dia de Santa Cruz, 3 de maio, na Capela da Misericórdia de Proença-a-Nova. Este dia foi durante anos feriado municipal, mantém-se, no entanto, a feira anual e a devoção que faz parte da história e da cultura do concelho e que se pretende preservar. 

Esta iniciativa começa de manhã com a abertura do mercado quinhentista e com uma palestra com o Professor António Manuel Silva que fará a contextualização histórica e relembrará os fatos mais importantes da vida e obra de Pedro da Fonseca. No Largo Pedro da Fonseca decorrerá a recriação histórica, dirigida à Universidade Sénior e público em geral. A animação durante toda o dia que inclui danças, coreografias e arruadas estará a cargo do grupo de teatro Vaátão. Na parte da tarde haverá uma peça infantil dirigida aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo. A partir das 18h abre a ceia quinhentista com petiscos variados para quem quiser participar e às 21h haverá música coral, segue-se a repetição da palestra com o Professor António Manuel Silva e a encenação histórica, terminando com um espetáculo com fogo. 

A história do Santo Lenho também se cruza com outro marco da história de Proença-a-Nova: a passagem das tropas comandadas pelo general Junot, durante as invasões francesas. Diz a lenda que o Santo Lenho caiu em poder dos franceses, mas que por milagre se transformou em lata e eles a abandonaram. 

Acompanhe o programa desta iniciativa - inserida no projeto “Beira Baixa Cultural” - cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) - no site do Município e na página oficial do facebook.

Tavira | Investimento de 200 mil euros em obras em arruamentos e caminhos

O Município de Tavira celebrou com a empresa Candeias & Silva, Lda. o contrato para a empreitada de conservação e beneficiação de arruamentos e caminhos na freguesia da Luz de Tavira e Santo Estêvão.
Através do contrato, recentemente assinado, a autarquia liderada por Jorge Botelho assume o pagamento de €199.193,90 para assegurar esta intervenção.
Trata-se de uma das várias empreitadas do género que vão ser levadas a cabo no concelho.Tal como anunciámos, ainda ontem a Câmara de Tavira lançou o concurso para a execução de obras de conservação e beneficiação dos caminhos municipais na Freguesia da Conceição e Cabanas de Tavira, as quais vão envolver um investimento máximo de 1.396.232 euros.

Algarve | Prémio de Melhor Diretor de Hotel do Ano vem para o Algarve

Marcos Sousa, Diretor dos Hotéis NAU Salgados Palace e NAU Salgados Palm Village, do Grupo NAU Hotels & Resorts, foi distinguido nos Prémios Xénios 2019 – Prémios Excelência na Hotelaria, atribuídos pela ADHP – Associação de Diretores de Hotéis de Portugal, como o Melhor Diretor de Hotel do ano.
Para Marcos Sousa, este prémio vem comprovar “um 2018 perfeito com vários prémios e reconhecimentos, sendo a prova de que uma equipa estável, competente e motivada é capaz de grandes feitos. Mais que um prémio individual, o reconhecimento pelos Xénios 2019 é um prémio coletivo e transversal a todo o Grupo NAU Hotels & Resorts”.
O NAU Salgados Palace conta com 228 unidades e o NAU Salgados Palm Village com 283 unidades. Os dois empreendimentos turísticos são distinguidos, desde 2017, com os Selos de sustentabilidade ambiental We Share e We Care, da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal.
Em 2015 quer o cinco estrelas NAU Salgados Palace, quer o quatro estrelas NAU Salgados Palm Village, conquistaram o Certificado de Excelência do TripAdvisor. Sendo uma referência na hotelaria portuguesa para as famílias pelas suas comodidades e serviços, o NAU Salgados Palm Village foi reconhecido em 2017 e 2019 com a integração no Top dos 25 melhores hotéis para famílias nos Travellers Choice Awards do TripAdvisor. Já este ano, o NAU Salgados Palace juntou-se-lhe nesta lista selecta de unidades eleitas pelos utilizadores do maior site de viagens do mundo.
Em 2018 o Salgados Palm Village conquistou o título de Melhor Family Resort nos Publituris Travel Awards e o Salgados Palace conquistou o título de Melhor Espaço para Congressos nos Publituris Trade Awards.
Na sua 7ª edição dos Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria 2019 têm como objectivo distinguir os diretores hoteleiros, reconhecendo os profissionais de hotelaria e as empresas do setor, ou que nele operam, que se destacaram no ano de 2018, nas suas diferentes áreas ou departamentos de atuação.

ALGARVE | “O poder central está muito fechado sobre si mesmo”

A ALGFUTURO- UNIÃO EMPRESARIAL DO ALGARVE critica o Governo por ter apenas incluído nos serviços mínimos a Grande Lisboa e Grande Porto, esquecendo-se do resto do país, na primeira resposta que deu à greve dos motoristas de matérias perigosas.
Em comunicado, aquela associação acrescenta que, mesmo numa fase posterior, as medidas tomadas foram “um mero recurso de circunstância, pois não responderiam minimamente às necessidades da maior região turística de Portugal”. Valeu ao Algarve, numa altura em que vive um dos seus principais períodos de afluxo turístico, a rápida desconvocação da greve.
Para a ALGFUTURO este episódio foi mais um exemplo de que “o poder central está muito fechado sobre si mesmo e vai adiando as respostas”.
No documento, acrescenta-se que “a ‘doença’  é sistémica e grave e reside na falta de poder institucional regional que faça o que é preciso fazer e faça o Governo fazer, pelo que é urgente criar a Região Administrativa, e numa fase transitória reforçar o poder de orgãos já existentes e criar um Conselho Económico-Social que dê voz à sociedade civil”.
Sem isso, conclui, “os erros e a não solução doa problemas repetir-se-ão”.