terça-feira, 4 de abril de 2023

TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS CELEBROU 100 ANOS DE PORTAS ABERTAS

 O Teatro-Cine de Torres Vedras celebrou o seu centenário no passado sábado, 1 de abril, assinalando os 100 anos da sua inauguração com um programa de entrada livre que convidou à fruição de várias propostas culturais multidisciplinares.
O dia começou com uma visita que deu a conhecer o equipamento para lá da sala de espetáculos. Coube aos alunos das Oficinas de Teatro da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural orientar esta visita, levando os participantes a conhecer áreas geralmente inacessíveis ao público como o subpalco (área entre o palco e a plateia), as varandas técnicas (acima do palco) e os camarins.
Durante a manhã, Rosinda Costa apresentou duas sessões de O lugar do Teatro. Uma performance que cruzou o centenário do Teatro-Cine com a história do país e do mundo, pontuada por vários objetos que marcam a relação da artista com o Teatro ao longo da sua carreira.
Pedro Cunha protagonizou a proposta musical deste sábado, que contou com a participação especial da formação torriense Sulladuf. Na ocasião, o músico e compositor explicou que o concerto se inseria no projeto “Convite”, um disco gravado ao vivo em várias localidades do país.

As comemorações continuaram no exterior, com o parque de estacionamento do Teatro-Cine a acolher um baile de danças tradicionais em que a população foi convidada a dançar ao som das sonoridades do DJ Mati@s. Pela mesa de mistura passou, ainda, Surma. A artista apresentou um DJ Set com sonoridades que foram do sírio Omar Souleyman à brasileira Elza Soares, terminando com um coro de vozes a cantar os “Parabéns” ao Teatro-Cine.
O equipamento foi inaugurado no dia 1 de abril de 1923. No ano seguinte, recebeu o nome Teatro-Cine Ferreira da Silva, em homenagem ao ator Alfredo Ferreira da Silva, e foi gerido pela Sociedade Tentativa até à sua aquisição por parte da Câmara Municipal, em 1997.
Ao longo dos anos tem mantido um projeto artístico consubstanciado numa programação e num projeto educativo que se entrecruzam e dialogam. Em 2022, o Teatro-Cine de Torres Vedras produziu, coproduziu e acolheu 170 atividades para quase 22 mil espectadores.

PATINADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NOS TESTES DE INICIAÇÃO E ESPECIALIDADES 3º OPEN DA ASSOCIAÇÃO PATINAGEM DE COIMBRA

 
Numa organização da Associação de Patinagem de Coimbra com o apoio da Associação Desportiva OH Sports, decorreu no passado dia 2 de Abril o III Open APC, e os 2º s Testes de Iniciação e Especialidade na cidade de Oliveira do Hospital, na qual a Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada pelos atletas Eva Domingos, Rita Estrela e João Alegre.
Os patinadores que competiram nesta prova superaram as melhores expectativas, definindo objetivos, continuando a evoluir neste seu percurso, fruto do trabalho esforço e dedicação.
Nos 2º s Testes de Iniciação e Especialidade o atleta João Alegre na disciplina de patinagem livre nível 4, apresentou pela primeira vez uma coreografia sem baixar os braços, realizando uma excelente prova, deixando todos com extremo orgulho.
No final os responsáveis pela Secção, deixam um agradecimento especial a todos os patinadores que integram a equipa que se deslocaram para assistir à prova, agradecendo igualmente ao secessionista Ricardo Domingos e à ASSSCC por todo o apoio prestado aos nossos atletas e secção, agradecimento extensivo igualmente aos pais que tiveram a oportunidade de acompanhar os patinadores.

CAMPEONATO NACIONAL DE SHOW E PRECISÃO

 

Numa organização da Federação de Patinagem de Portugal, em parceria com a Associação de Patinagem do Porto, decorreu no passado dia 1 e 2 de abril, no Pavilhão da Rota dos Móveis, na cidade de Paredes, o Campeonato Nacional de Show e Precisão, no qual participam 84 grupos, num total de 834 atletas.

Participaram nesta prova, André Mendes, Dara Marques, Eduardo Cunha e Maria Filipa Fernandes, atletas da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrando a Equipa SAY YES, alcançando no final da competição, o trio Dara Marques, Eduardo Cunha e M.ª Filipa Fernandes, o 1º Lugar Precisão Júnior - "WEST SIDE STORY".

O patinador André Abrantes pela segunda vez consecutiva, alcançou o 1º Lugar Show - Grupos Pequenos - "SAY NO" e o 1º Lugar Precisão Sénior - "WEDNESDAY".

Cantanhede | Até ao próximo dia 29 de abril. Mostra de arte sacra patente na Biblioteca Municipal

 

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 29 de abril, a mostra Irmandades de Enxofães e Murtede. A importância da preservação do seu legado no enriquecimento da história do concelho.

A cerimónia de abertura realizou-se no dia 31 de março e contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e de Fernando Rodrigues Costa, curador da mostra, entre vários outros representantes das entidades locais e outros convidados.

Na sua intervenção Pedro Cardoso manifestou reconhecimento “pelo magnífico trabalho de recuperação e inventariação por parte do Dr. Rodrigues Costa” e, também, “pela oportunidade deste rico património religioso das Irmandades de Enxofães e de Murtede ser resgatado do esquecimento e poder ser mostrado publicamente na Biblioteca Municipal”.

Por outro lado, Fernando Rodrigues Costa, curador da mostra, alertou para “a necessidade das várias entidades locais procederem ao levantamento deste património existente no concelho, à sua inventariação para memória futura” para além de que “esta será a forma mais adequada de preservar este espólio único e insubstituível”.

A exposição é composta por 29 peças pertencentes às Irmandades religiosas de Enxofães e de Murtede, cuja cedência temporária resultou de vários apoios e acordos, nomeadamente com a Diocese de Coimbra, Paróquia de Murtede, Junta de Freguesia de Murtede, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Murtede, Comissão da Capela de Enxofães.

Para além de dar a conhecer o espólio das Irmandades outrora existentes em Enxofães e Murtede, particularmente a do Santíssimo Sacramento (Murtede) e a de Nossa Senhora do Terço (Enxofães), a mostra pretende alertar para a necessidade da inventariação, preservação e divulgação do muito espólio histórico, religioso e laico, existente nesta e noutras freguesias do concelho de Cantanhede.

Recorde-se que as irmandades eram associações de fiéis constituídas com a finalidade de praticarem obras de piedade ou caridade e de promoverem o culto público. Genericamente, foram fundamentais para reforçar os elos da solidariedade humana e da fraternidade cristã, principalmente em situações de fome, de doença, de pobreza ou de cativeiro; bem como o enterramento dos mortos e as orações pela sua alma.

A origem das confrarias situa-se, no continente europeu, durante a baixa Idade Média. Em Portugal, as primeiras associações deste tipo surgiram no século XIV, instituídas, normalmente, em igrejas paroquiais, caracterizando-se por serem, na sua essência, um movimento laical.

A Irmandade ou Confraria do Santíssimo constituiu ao longo de cerca de dois séculos e meio, uma instituição bem representativa da vitalidade e determinação das gentes de Murtede. A constituição da confraria verificou-se em outubro de 1755 e a sua extinção em fevereiro de 1995.

A Irmandade de Nossa Senhora do Terço, de Enxofães, constituiu-se em 1875 e teve a sua extinção em 1 de janeiro de 1999.

“Páscoa com ciência” na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

 A fazer planos para estes dias de Páscoa? A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa especial e bem divertido dedicado a famílias, para os dias 7 e 8 de abril.
A proposta passa por explorar a química de uns deliciosos muffins de cenoura na “Cozinha é um Laboratório”, por construir e programar um divertido coelho-robô na “Oficina dos Robôs”, e ainda colorir ovos com pigmentos naturais para criar verdadeiras obras de arte, no Laboratório da Fábrica.

Estas atividades repetem-se nos dois dias, com sessões disponíveis em diferentes horários.

As inscrições podem ser feitas através do telefone 234 427 053.

 Mais informações sobre este programa de atividades estão disponíveis aqui

Proença-a-Nova | Cunqueiros acolheu encontro da Encomendação das Almas

 

Mais de 70 «encomendadoras de almas» reuniram-se na aldeia de Cunqueiros, na noite de 31 de março, cumprindo uma das tradições da época da Quaresma que se repete apenas em algumas localidades do concelho. João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, deu as boas vindas a todos os presentes, recordando da importância de manter algumas das tradições do concelho vivas, promovendo-se o encontro entre os vários grupos que, nas suas localidades, ainda realizam este ritual durante a Quaresma. Depois de realizado em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, este encontro tem circulado pelas aldeias de origem dos grupos, uma forma de valorização das tradições e dos próprios locais.

Aos grupos de Cunqueiros, Corgas, Chão do Galego, Atalaias, Vergão e Galisteu juntou-se o grupo convidado de Proença-a-Velha, de Idanha-a-Nova, em que as mulheres rezaram cobertas pelo xaile, ouvindo-se apenas as suas vozes. Cantaram ainda uma música a Nossa Senhora da Granja, já com xailes coloridos, que normalmente se entoa no Sábado de Aleluia. No largo em frente à Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, os sete grupos foram dispostos em círculo e à vez encomendaram as almas, entoando rezos e cânticos - que misturam tradições cristãs e pagãs e em que intercedem pelas almas que estão no Purgatório.

A associação anfitriã ofereceu a todos os grupos e ao vice-presidente uma pedra em xisto com uma pintura executada por João Pereira.

Proença-a-Nova | Pedala ou caminha por uma causa arranca a 10 de abril

Quem não conseguir pedalar pode caminhar na edição deste ano desta iniciativa solidária, promovida pelo Município em parceria com o Intermaché Contact de Proença-a-Nova: o Pedala por uma causa em 2023 denomina-se de “Pedala ou caminha por uma causa”.

Assim, entre 10 e 14 de abril, por cada 10 quilómetros pedalados na bicicleta estática ou por cada 1 quilómetro percorrido a andar na passadeira instalada neste estabelecimento comercial, o Intermarché Contact irá doar um quilo de alimentos ao banco solidário do Município. A iniciativa acontece durante estes cinco dias entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 15h e as 19h.

Para incentivar a participação de todos serão atribuídos prémios para quem fizer a maior distância em 10 minutos a andar ou a pedalar, na categoria de masculinos e femininos.

Recorde-se que na última iniciativa do “Pedala por uma causa”, os 2.122 quilómetros pedalados foram transformados em 212 quilos de alimentos doados pelo Intermarché Contact e que o Banco Solidário entregou a pessoas carenciadas do concelho.

Proença-a-Nova | BioAromas LIIS apresentou projeto em Colóquio Nacional de Horticultura

 Evento decorreu em Baguim do Monte

A equipa BioAromas LIIS - Laboratório de Integração e Inovação Social – esteve presente no 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, em Baguim do Monte. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) realizou-se no Auditório da LIPOR e decorreu entre os dias 30 e 31 de março.

Com presença permanente do CCVFloresta e BioAromas LIIS neste colóquio, ao segundo dia os jovens / adultos integrantes desta iniciativa visitaram o espaço, onde, numa breve apresentação, caracterizaram em linhas gerais os pilares que sustentam o projeto, as atividades frequentemente realizadas no dia-a-dia e como estas potenciam uma melhoria social e bem-estar de todos os participantes.

Esta edição do evento, sob o lema “A Horticultura Muda Vidas”, contou com os mais diversos projetos de cariz social, oriundos de todos os pontos do país, e também por esse motivo, de diversas tipologias e características, sendo apresentados programas de instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior, entre outras.

Segundo a organização, a realização deste Colóquio “a partilha de experiências e de processos inovadores, procurando responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos tanto a nível local como nacional”, apresentando-se como uma excelente forma de dar a conhecer projetos únicos e diferenciadores nas comunidades.

Ao segundo dia de conferência, também João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esteve presente, integrado na mesa redonda sobre 'Responsabilidade Social - O papel dos Municípios', que ditou o encerramento deste colóquio. Fizeram também parte da mesa redonda, José Franco, da Câmara Municipal do Porto, Marisa Moreira, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Zulimar Hernández, do (Instituto Politécnico de Bragança, bem como a moderadora Cecília Delgado, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Depois do sucesso da 1ª edição em outubro de 2016 no Estoril, a APH voltou a organizar este evento, que teve como principal objetivo voltar a reunir e promover projetos de caráter social e terapêutico que mudam vidas através da horticultura.

Pianista Gerardo Rodrigues - Concerto único no CCC-Caldas da Raínha

 É já no próximo 10 de Junho, dia de Portugal, pelas 21:30, no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Raínha, que o Pianista Gerardo Rodrigues, celebra esta caminhada que arrancou em 2020, em plena pandemia.
Foi em Outubro de 2020, assim que abriu uma brecha no confinamento, que Gerardo Rodrigues deu o seu primeiro Concerto com público, no CCC - Caldas da Raínha, com sala esgotada.
Agora, 3 anos depois do lançamento do seu primeiro CD "Imrpovisos" (que depois ainda veio o segundo "Estado de Alma", em 2021), Gerardo regressa à grande sala, para um Concerto especial e único, cheio de novidades e surpresas.
Desde temas novos, 12 músicos em Palco, bailados, projecções e surpresa final com 75 músicos em palco
Desde 2020 foram 2 álbuns, 70 concertos em Portugal e estrangeiro e idas à TV, Gerardo regressa à primeira sala onde se apresentou ao grande público.
Os Bilhetes podem ser adquiridos na Bilheteira do CCC ou em www.ccc.com.pt.
 
O pianista português Gerardo Rodrigues lançou, em Setembro de 2021, o seu segundo álbum de originais “Estado de Alma”, uma composição que dá seguimento ao trabalho iniciado com “Improvisos”, em 2020, e marca a sua viagem de autodescoberta em tempo de mudança e incerteza, potenciado pela pandemia.
A transparência, simplicidade e genuinidade das suas composições são já a sua impressão digital, e este segundo trabalho não é exceção, apresentando-se como a história das suas próprias emoções, exploradas num momento em que o Gerardo redefiniu o seu caminho, os seus objetivos e prioridades.
Num estilo muito próprio, que balança entre o New-Age, Neo-Classical ou Modern-Classical, as suas composições expõem o seu amor pelo piano, resultando num trabalho genuíno e repleto de emoções.
Neste Concerto, a promessa é a de continuar a emocionar, surpreender e inspirar.
Em 2022, foi distinguido, pelo Rotary Clube de Peniche, como "Profissonal do Ano 2022", pelo trabalho desenvolvido na comunidade na última década e pelos dois álbuns lançados em 2020 e 2021.
 
No passado 23 de Agosto de 2022, viu o seu Concerto na íntegra, ser transmitido na RTP1. Poderá ser revisto, online, na RTP Play.
 
Siga o teu trabalho nas redes socias:
 
Video Promocional: https://youtu.be/9lc9Z5EN0_Q

Management:
Promusical Produções

Porto de Mós | Central das Artes: Conferência “O mundo dividido entre as autocracias e democracias' – Alm. Gouveia e Melo

 No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2022-2024) em Porto de Mós, o ano de 2023 tem como tema “«não se pode falar disso» - controlo social, repressão e censura no Estado Novo” e elege como objetivo central debater e divulgar as formas de repressão utilizadas pelo Estado Novo que visavam reprimir movimentos sociais, políticos ou laborais que representassem uma ameaça à sobrevivência do regime. As modalidades e instrumentos aos quais o sistema político dominante recorria eram diversos, incluindo a violência preventiva (utilizando a expressão de Fernando Rosas), até à ação atenta e vigilante da PIDE, apoiada numa extensa rede de informadores. A estas, juntava-se a atuação sistemática da Censura, com efeitos profundos na imprensa, na produção artística e na literatura e, ainda, em sentido lato, a guerra e a emigração a salto, que faziam pairar sobre a população o peso da separação forçada por via da mobilização militar ou da clandestinidade. Juntavam-se as múltiplas formas de discriminação sistemática das minorias religiosas, étnicas ou sexuais e as consequências da falta de oportunidades e da pobreza que afetava a generalidade da população.
 
Com vista a potenciar o debate esclarecido sobre estes temas fundamentais, o ciclo de conferências “Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?” pretende convidar renomados investigadores a proferirem conferências nos temas da sua especialidade. Além de permitir à população local o contacto próximo e a partilha de conhecimento com investigadores reconhecidos no panorama nacional, esta atividade pretende também afirmar as comemorações em Porto de Mós no contexto regional, através da criação de oportunidade para a discussão e debate com a população, partindo de intervenções de grande mérito científico e reconhecimento público e mediático.
 
A terceira sessão contará com a presença do Almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada. A sessão terá lugar no dia 10 de Abril, pelas 14h30, no Auditório da Central das Artes, com a temática "O mundo dividido entre as autocracias e democracias". Para além da partilha de conhecimento, haverá lugar ao debate e troca de ideias com os presentes.
 
Patrícia Alves

Marinha Grande | Inauguração do Polidesportivo de Casal de Malta e protocolo com Comité Olímpico de Portugal

 Vimos por este meio recordar que o Município da Marinha Grande celebra amanhã, 5 de abril, um protocolo de colaboração com o Comité Olímpico de Portugal, para a implementação do Programa de Educação Olímpica no concelho. Na ocasião será reconhecido o atleta Raimundo Santos, pelos 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona ’92, e será inaugurado o campo polidesportivo em Casal de Malta.

O programa é o seguinte
11h00 | Assinatura do Protocolo entre Município da Marinha Grande e Comité Olímpico de Portugal (Salão Nobre dos Paços do concelho)

11h30 | 30 anos de participação Olímpica do atleta Raimundo Santos pelo Comité Olímpico de Portugal

11h45 | Cerimónia de abertura do Polidesportivo de Casal de Malta

12h15 | Pista de Atletismo Raimundo Santos – 30 Anos de participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona‘92


IGREJA MATRIZ DE ALCANTARILHA RECEBE ORQUESTRA DO ALGARVE

 A Igreja Matriz de Alcantarilha acolhe no próximo dia 16 de abril, pelas 18h00, o concerto “O ILUMINISMO DOMÉSTICO”, pela Orquestra do Algarve.
O espetáculo estará a cargo do Agrupamento de Música de Câmara, composto por Luís Miguel Garcia, na flauta, David Fresquet, no oboé, José Nascimento, no violino, Ivetta Natzkaya, na viola e Ana Luísa Marques, no violoncelo.
O telefone 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o fornecimento de informação adicional.
Classificação etária: M/6
 
PROGRAMA
 
Franz Xaver Sussmayr
(1766-1803)
Quinteto em Ré Maior
 
Friedrich Hartmann Graf
(1727-1795)
Quinteto em Mi-bemol Maior
 
Johann Christian Bach
(1735-1782)
Quinteto em Fá maior
 
ORQUESTRA DO ALGARVE
Regressou, a  partir de 1 de abril de 2023, ao nome original, ORQUESTRA DO ALGARVE. Para além do nome, também terá um novo logotipo, um novo site e uma nova identidade visual.
Desta forma, o nome da Orquestra espelhará a vontade veemente de, por um lado, contribuir para levar a música erudita a todo o território algarvio e, por outro, levar o nome do Algarve quando atuam fora dele.
Trata-se de, através da mudança de tão simples execução, recuperar a ligação simbólica e umbilical que sempre existiu entre a região e o trabalho artístico que desenvolve, expressando publicamente que, estando NO ALGARVE, são DO ALGARVE.
Como é do conhecimento público, a Orquestra do Algarve está a passar por mudanças importantes, com vista a desempenhar ainda melhor o seu papel enquanto agente cultural. Uma das mais importantes foi a do Maestro Titular, cargo que, desde janeiro deste ano, passou a ser desempenhado por Martim Sousa Tavares.
 

 

Anacom multa MEO em quase 2,5 milhões de euros

Em causa está a violação das regras e dos direitos do cliente relativamente à denúncia do contrato.
A Anacom decidiu aplicar uma coima de 2,46 milhões à MEO por violação das normas relativas à cessação do contrato de serviços por iniciativa dos clientes.
Em comunicado enviado à imprensa, a Autoridade Nacional de Comunicações justifica a sanção por ações variadas da operadora, como a "não aceitação de pedidos de denúncia contratual apresentados em loja".
A mesma entidade aponta também para a "sujeição da apresentação de pedidos de cessação contratual à prévia receção de uma chamada proveniente da linha de retenção, sem a qual os clientes não podiam apresentar os respetivos pedidos ou o procedimento já iniciado não poderia prosseguir".
"Foram também verificadas situações em que a MEO não disponibilizou aos assinantes o formulário de denúncia, que está obrigada a ceder sempre que lhe seja solicitado, e outras em que a empresa não solicitou aos clientes documentos que eram necessários à confirmação da denúncia dos respetivos contratos ou solicitou documentos que não eram necessários porque já os tinha em seu poder", acrescenta.
Segundo a nota, a Anacom também verificou que a operadora "não confirmou não confirmou várias denúncias dos contratos apresentadas pelos clientes" e "prestou informações incompletas sobre os meios e contactos disponíveis para a apresentação dos pedidos de cessação – que podem, pelo menos, ser apresentados em loja, por carta, por correio eletrónico, por telecópia e por telefone".
Deste modo, a entidade reguladora para as comunicações considera que a MEO colocou "entraves injustificados e não permitidos" no processo de denúncia do contrato por iniciativa dos consumidores, com o objetivo de "dificultar, atrasar ou até levar à desistência de alteração do prestador de serviços", colocando em causa a "concorrência no mercado das comunicações eletrónicas".
De acordo com a autoridade, as ações levadas a cabo pela operadora "são especialmente gravosas", ao desobedecerem às normas instituídas pela Anacom, a 9 de março de 2012, sobre os "Procedimentos exigíveis para a cessação de contratos, por iniciativa dos assinantes, relativos à oferta de redes públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público".

RR

Fisco alerta para nova mensagem fraudulenta

A Autoridade Tributária alertou esta segunda-feira para a circulação de um novo e-mail fraudulento, “onde é pedido que carregue num link” para atualizar as credenciais de acesso ao site das Finanças, que alegadamente estavam expiradas.

O Fisco pede que, caso tenha recebido esta mensagem, ignore e não efetue a operação, sublinhando que se trata de um e-mail falso. Este tipo de mensagens tem como objetivo levar o utilizador a aceder a páginas maliciosas.
Se recebeu esta mensagem de correio eletrónico onde é pedido que carregue num link ignore. Em caso algum deverá efetuar essa operação”, apelou a AT.
Através do Twitter, a Autoridade Tributária partilhou a imagem da mensagem que circulou, onde é possível ler o conteúdo da mesma:
Se recebeu esta mensagem de correio eletrónico onde é pedido que carregue num link ignore. Em caso algum deverá efetuar essa operação.
Recomendamos a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática https://t.co/UpHXZc27VY pic.twitter.com/zHVLoD0EF2
— AT - Autoridade Tributária e Aduaneira (@AUT_TRIB_ADUA) April 3, 2023

Para além do apelo para que a mensagem seja ignorada, o Fisco recomenda ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática.

SIC Notícias

 

Candidaturas abertas – 31 de março a 15 de maio Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID)

 

O Programa promove, nesta edição, intervenções que fomentem o aumento da eficiência energética das instalações desportivas.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) estabeleceu como prioridade da 7.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas de 2023 (PRID 2023), no valor de dois milhões de euros, a promoção da eficiência energética.
O objetivo é comparticipar intervenções que fomentem o aumento da eficiência energética das instalações desportivas ao serviço das populações, que reforcem a utilização de energias renováveis em regime de autoconsumo e que conduzam à redução do consumo energético.
O programa destina-se a clubes e associações desportivas, (constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos, sediados em território continental), cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas.
São elegíveis as intervenções com as seguintes tipologias:
Intervenções nos sistemas de iluminação, exterior ou interior, com o objetivo de reduzir os consumos de energia, através da instalação de sistemas e tecnologias mais eficientes, assim como pela introdução de sistemas de gestão capazes de potenciar reduções do consumo de energia elétrica associados a estes sistemas;
Intervenções para instalação de painéis solares térmicos para a produção de água quente sanitária (AQS) (painéis e estruturas de fixação, depósitos, bombas e sistema auxiliar de produção de calor);
Intervenções para instalação de sistemas de produção de energia solar para autoconsumo (painéis e estruturas de fixação…);
Instalação e/ou substituição de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e/ou de águas quentes, que recorram a energia renovável, designadamente: bombas de calor, caldeiras e/ou recuperadores de calor, com elevada eficiência com e sem sistemas de acumulação de água quente;
Incorporação de sensores (movimento, presença, crepusculares, etc.), reguladores de fluxo luminoso, entre outros;
Outras intervenções, devidamente fundamentadas através de diagnóstico / auditoria energética, elaborados por técnico competente para o efeito, que demonstrem que a intervenção conduz a uma redução do consumo energético e/ou a uma efetiva redução do custo de exploração.

Saiba tudo em: https://bit.ly/3TTBoJW

Marinha Grande | "CUIDA-ME E CUIDA-TE"

 Teve lugar, esta segunda-feira, 3 de abril, na Biblioteca do Centro de Saúde da Marinha Grande, a sessão inicial do primeiro grupo do projeto “Cuida-me e Cuida-te”.
É através desta iniciativa que o Município da Marinha Grande integra a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), pela adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
O Município, em parceria com Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, criou um Programa de Capacitação de Cuidadores Informais, que visa dotar o Cuidador Informal de conhecimentos e competências, no âmbito da prestação de cuidados ao seu familiar, visando ainda, avaliar o nível de sobrecarga dos Cuidadores Informais e a sua satisfação. O primeiro grupo do projeto “Cuida-me e Cuida-te” é constituído por 15 elementos, que irão frequentar sete sessões presenciais ao longo do mês de abril.
A enfermeira Ana Pedroso, especialista em saúde mental, que integra a iniciativa, declarou ao grupo, nesta primeira sessão, que “faz todo o sentido podermos ajudar-vos a serem melhores cuidadores; mas, além de cuidarem dos outros, vocês também têm de cuidar de vós. Se o cuidador não estiver bem, tanto fisicamente como psicologicamente, não vai conseguir cuidar de alguém, ou pelo menos, será difícil fazê-lo da melhor maneira”.

Durante as sessões, serão abordados os seguintes temas: ser cuidador informal; sobrecarga do cuidador informal/ stress do cuidador; estratégias de coping; estatuto do cuidador informal; apoios sociais /recursos disponíveis na comunidade/produtos de apoio; cuidados de higiene e conforto; mobilização e transferência/ prevenção de quedas; prevenção de úlceras por pressão; alimentação e hidratação (sonda nasogástrica); eliminação vesical e intestinal (sonda vesical, colostomia); sono e repouso; cuidados com a medicação; prevenção de complicações/primeiros socorros; o luto e a morte/o doente paliativo.

As inscrições para o próximo grupo do Programa de Capacitação de Cuidadores Informais deverão ser efetuadas através de um destes métodos:  
Junto do Enfermeiro de Família


Para assistir, dia 13 de abril, às 09h00, na Universidade Católica no Porto, A relação entre as especialidades de enfermagem e o desenvolvimento sustentável em debate na Católica

 Que contributo podem dar os enfermeiros especialistas na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? A resposta a esta questão vai ser dada no Fórum das Especialidades de Enfermagem, um evento que se realiza a 13 de abril e que é organizado pelo Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.
Organizado em três painéis e duas conferências, o VI Fórum das Especialidades de Enfermagem, realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem, vai permitir identificar os contributos de cada especialidade de Enfermagem – Comunitária, Saúde Infantil e Pediátrica, Médico-Cirúrgica – para a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
 
Anualmente organizamos o Fórum das Especialidades de Enfermagem para potencializar o diálogo e a reflexão sobre temas da atualidade e, este ano, consideramos essencial mostrar os contributos dos Enfermeiros Especialistas para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,” refere Constança Festas, coordenadora do Mestrado em Enfermagem. “Através de apresentações de académicos, de enfermeiros especialistas e de estudantes do Mestrado em Enfermagem vamos mostrar como há uma interligação com os ODS,” conclui.
 
O VI Fórum das Especialidades de Enfermagem, organizado pelo Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se no dia 13 de abril, a partir das 9h00, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair está de volta de 13 a 16 de abril

  

Depois de uma edição digital em 2021, que levou o mundo natural aos ecrãs dos participantes, a ObservaRia está de regresso às paisagens do BioRia, do Baixo Vouga Lagunar e da Ria de Aveiro. À semelhança de anos anteriores, de 13 a 16 de abril, a ObservaRia apresenta um programa diversificado de atividades, que inclui talks, ciclo de palestras, workshops, cinema, exibições, saídas de campo, passeios e muito mais, desenvolvidas por um painel de convidados de excelência. O programa pode ser consultado no site observaria.pt e as inscrições já estão abertas.

Huw James, apresentador e comunicador de ciência, videógrafo, do Reino Unido; Terje Kolaas, observador e fotógrafo de aves, guia de natureza, da Noruega; Phoebe Smith, autora e escritora de viagens, aventureira e comunicadora, do Reino Unido; e o português Mário Cunha, fotógrafo de paisagem, são os nomes que se destacam nesta edição e estarão em Estarreja para orientaram talks no Cine-Teatro e atividades de campo e workshops na zona natural de Estarreja.
 
A brincar, crianças e jovens aprendem a respeitar a natureza
 
Seguindo o mesmo formato pré-pandemia, o primeiro dia da ObservaRia, 13 de abril, é dedicado ao público infanto-juvenil. A educação ambiental é uma marca do evento e este ano não é exceção. Com atividades pedagógicas, crianças e jovens de grupos de ATL e IPSS vão conhecer, de forma muito prática e apelativa, espécies, animais selvagens e a respeitar e defender a biodiversidade e a Natureza. Entre as atividades previstas, destaque para a oficina que recorre a blocos LEGO para representar a diversidade existente entre os seres vivos e as relações que se estabelecem entre eles. Ou a devolução à natureza de um animal selvagem recuperado no CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
 

Ciclo de palestras “Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade"
O dia 14 de abril, sexta-feira, é dedicado ao já habitual Ciclo de Palestras que este ano reflete sobre o tema "Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade". Serão 10 especialistas, dois painéis de discussão e oito palestras, num único dia dedicado à Natureza, à biodiversidade, à ecologia, água e floresta, ao clima, à saúde e à ecoansiedade. Um dia que olha para as novas gerações como cidadãos ambientais. A reflexão é inevitável, os temas dizem respeito a todos e só uma mudança de paradigma e de mentalidades poderá ser a alavanca para um futuro mais verde e sustentável.
 
O Ciclo de Palestras é aberto a todos os cidadãos, amantes da natureza, profissionais das diversas áreas relacionadas com o ambiente, e ainda educadores e professores de ciências naturais ou envolvidos em projetos de educação ambiental. É uma Ação de Curta Duração, acreditada pelo CFIEMO, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário. 
 
Com o intuito de dar a conhecer o território e os valores naturais de Estarreja que lhe dão palco, mas de olhos atentos ao património natural do país e do mundo, a ObservaRia explora diferentes temáticas como a Educação Ambiental e Comunicação de Ciência, a Fotografia, Vídeo de Natureza e Vida Selvagem, o Turismo de Natureza e o Birdwatching, entre outras. De 13 a 16 de abril, mais de 30 atividades convidam a visitar Estarreja e o seu património.
 
Venha de comboio
 
A ObservaRia conta com a CP para convidar todos os participantes a usar o comboio na deslocação a Estarreja. É possível usufruir de bilhete especial de 2€ (ida e volta), válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, nos dias do evento, com origem em qualquer estação e destino a Salreu ou Estarreja (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro). A venda está disponível a partir de 9 de abril.
 
A CP disponibiliza ainda um desconto de 30% nos comboios InterRegionais e Regionais, válido para viagens entre os dias 12 e 17 de abril (não cumulativo com outros descontos em vigor). O bilhete especial e os descontos apenas são válidos mediante apresentação do comprovativo de inscrição/participação no evento, no ato da compra e em trânsito.
 
Toda a informação está disponível neste link Observaria
 
Carla Miranda

Câmara de Águeda firma protocolo com Turismo de Portugal para formar profissionais

 Um programa de formação ajustado às necessidades locais e que visa capacitar os agentes do setor do turismo

A Câmara Municipal de Águeda assinou, hoje, um protocolo com o Turismo de Portugal para o desenvolvimento de um programa de formação em turismo mais próximo das pessoas e das necessidades do concelho. As primeiras ações formativas arrancam já na próxima semana.
O programa “Formação + Próxima” – que está a ser implementado por todo o país, envolvendo mais de meia centena de municípios – pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo.
“A formação e capacitação de empresas e pessoas é determinante para que o setor possa estar preparado para dar resposta à procura, com qualidade e alinhada com os requisitos de quem nos vista”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que o crescimento turístico de Águeda, um dos destinos mais sustentáveis do mundo, “é fator relevante para que haja uma aposta estratégica na qualificação dos diferentes agentes que lidam com os visitantes”.
A resposta adequada de empresários, colaboradores e operacionais diversos aos nossos turistas pode, acredita, fazer a diferença para que cada vez mais pessoas visitem o concelho e fiquem no território por mais tempo.
Este programa formativo, a que a Câmara de Águeda se associou e que vai ser desenvolvido nos próximos dois anos, em parceria com a Escola de Turismo de Coimbra, propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
As primeiras formações arrancam na próxima semana e as inscrições estão abertas, através do site da Academia Digital do Turismo de Portugal (https://academiadigital.turismodeportugal.pt). Para já, estão agendadas as formações em Marketing Digital: Como promover o seu negócio online (dias 11, 14, 19 e 20 de abril, das 18h30 às 21h30, no Centro de Artes de Águeda); Atendimento de excelência – Gestão de reclamações (dias 26, 27 e 28 de abril, das 9 às 13 horas, no Centro de Artes de Águeda); e Welcome to Águeda: Informação Turística (dias 9, 10, 15 e 19 de maio, das 15h30 às 18h30, em local ainda a definir).

Estratégia Integrada e Plano de Ação da Região de Aveiro apresentada em Águeda

 Com as linhas estratégicas assumidas pelos 11 municípios, estão a ser definidos os planos de ação para serem aplicados até 2030
 
A Câmara Municipal de Águeda acolheu, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão de divulgação do Programa UNIR@RegiãodeAveiro, da Estratégia Integrada e do Plano de Ação da Região de Aveiro 2030.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou que “este espaço de apresentação de ideias e de opiniões é absolutamente fundamental neste processo, nesta estratégia até 2030 na região de Aveiro”, uma região verdadeiramente “unida, com pensamento coeso e com cada autarca defensor dos interesses do seu concelho integrados numa região”.
“Esta estratégia não é definida para os fundos (comunitários)”, disse ainda, acrescentando que se trata de um conjunto de investimentos “determinantes para o desenvolvimento da região”, que vão para além das oportunidades que estão disponíveis nos fundos.
Filipe Teles, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro e responsável pela definição desta estratégia, sublinhou que as linhas prioritárias definidas são “multifundo e competitivas”, com a CIRA a assumir aqui “a vontade política de encontrar fontes de financiamento para esta implementação”.
Salientou que, até este momento, o papel da UA foi o de “ouvir os municípios, perceber quais são as necessidades à escala municipal, qual o relevo que podem ter à escala intermunicipal e ‘casar’ isso com as prioridades identificadas na área da CIRA”.
Neste momento, o processo está numa fase “em que transformamos este programa estratégico num plano de ação, com as áreas que vão ser mobilizadas até 2030”. Filipe Teles aponta que “a região de Aveiro continua a apostar num conjunto de áreas fundamentais: competitividade (que contribui para o desenvolvimento da região Centro), pessoas (estratégia de requalificação dos recursos humanos), e o pilar da sustentabilidade”.
O presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, frisou que a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2030 tem uma caraterística diferente no quadro das negociações para a gestão dos próximos fundos comunitários, porque “cativa um valor para executarmos”.
Neste enquadramento, a CIRA terá direito a um “pacote financeiro”, que “andará num intervalo entre os 90 e os 140 milhões de euros”, e que deverá ser executado com base num conjunto de projetos, que irão ser apresentados pelos 11 municípios que compõem a CIRA.
Mantêm a sua elegibilidade a fundos as tipologias clássicas, nomeadamente no que se refere à requalificação do parque escolar (com prioridade para o pré-escolar e 1.º ciclo, embora haja financiamento para EB 2,3 e Secundárias), à rede de cuidados primários de saúde; a uma área “muito grande para a qualificação urbana e com os corredores verdes urbanos, as questões da mobilidade suave e modos pedonais e cicláveis”.
As zonas industriais ou de localização empresarial, os equipamentos culturais e desportivos, as operações ligadas à rede de distribuição de água em baixa e águas pluviais, transição digital e climática, programa de combate ao abandono escolar e insucesso educativo, assim como apoios à proteção civil e bombeiros (proteção pessoal e aquisição de viaturas, entre outros), bem como promoção turística são áreas em que poderão ser apresentados projetos à escala intermunicipal e municipal.
“O Município de Águeda revê-se, encaixa-se e implementa as orientações definidas no âmbito desta estratégia”, concluiu Jorge Almeida.
Refira-se que para além dos responsáveis mencionados, marcaram presença neste encontro os vereadores do Executivo, o Vice-presidente da CCDRC, Luís Filipe Caetano, assim como representantes da Assembleia Municipal, das juntas de freguesia, técnicos municipais e estruturas associativas.

Ana Sofia Pinheiro

“UM ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES” EM EXPOSIÇÃO NA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande, o STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional e a Fundação José Saramago promovem a exposição “Um escritor de inquietações”, no âmbito da comemoração do 100.º aniversário do nascimento de José Saramago.
A iniciativa estará patente de 5 de abril a 17 de maio, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande. A inauguração ocorre no dia 8 de abril, pelas 17h00, sendo aberta à participação de todos os interessados.

A exposição, que tem percorrido vários pontos do País, é composta por painéis com fotografias e textos da vida e obra de José Saramago.

José de Sousa Saramago nasceu no seio de uma Família de Camponeses Humildes, na aldeia de Azinhaga, Concelho da Golegã, distrito de Santarém, no dia 16 de novembro de 1922, e veio a falecer na ilha Espanhola de Lanzarote, a 18 de julho de 2010.
José Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa, dominou a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte, tendo-nos legado 40 obras, às quais acrescentou sempre um cunho social.

A exposição “Um escritor de inquietações” está patente de 5 de abril a 17 de maio, podendo ser visitada de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

25 dadores de sangue em Alter

 

Num tempo já a espreitar Páscoa e amêndoas, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), em conjunto com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, deslocaram-se até Alter do Chão.
O centro de saúde local recebeu 25 inscrições, sendo uma dezena de mulheres. Esta dádiva deveria contar com a participação de um concelho vizinho de Alter. Mas não residentes daqui só compareceram quatro pessoas.
Um dos presentes não pode estender o braço como desejava, por razões clínicas. Como tal, foram em Alter recolhidas fantásticas duas dúzias de unidades de sangue total.
Dois elementos do sexo feminino doaram sangue pela primeira vez na vida, o que assinalamos. Duas também foram as inscrições no Registo Português de Dadores de Medula Ósseao que também sublinhamos.

A Câmara Municipal de Alter do Chão apoiou a realização do almoço convívio.

Sousel a 15 de abril
Sábados de manhã acontecem as colheitas da ADBSP. A próxima brigada vai ter lugar no centro de saúde de Sousel, a 15 de abril. Depois temos encontro marcado no centro de saúde de Montargil (Ponte de Sor), a 06 de maio, por ocasião do aniversário dos motards locais.
Deixamos votos de uma feliz Páscoa a todos quantos nos ouvem e leem!
Todos os dias são administradas em Portugal 1100 componentes sanguíneos. Temos de colaborar para esta nobre causa! Entre em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/
JR