terça-feira, 8 de agosto de 2017

Tribunal de Oeiras rejeita candidatura de Isaltino Morais à Câmara Municipal

Tribunal rejeita candidatura devido a irregularidades na recolha de assinaturas. 
O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste rejeitou hoje a candidatura de Isaltino Morais à Câmara de Oeiras, por considerar que existem irregularidades nomeadamente na recolha de assinaturas. Isaltino pode ainda recorrer.
Segundo a sentença do juiz Nuno Tomás Cardoso a recusa da candidatura do movimento  de Isaltino é fundamentada com o facto de “a lista de identificação de candidatos apresentada em cada pasta não se [mostrar] datada, assinada ou por qualquer forma rubricada pelos preponentes”.
Perante esta irregularidade, o tribunal argumenta que "a falta da lista anexa contendo a identificação dos candidatos, em ligação incindível com a declaração de propositura  constitui um pressuposto legal da própria existência do grupo de cidadãos eleitores, e não um mero aspecto procedimental da candidatura". 
Assim, conclui o magistrado: "por falta do pressuposto legal da declaração inequívoca de subscrição dos proponentes da lista de candidatos apresentada, o qual reconduz à falta de proponentes, nos termos do art.19.º, nº1 e n.º3 da LEOAL, rejeito a candidatura do Grupo de Cidadãos "Isaltino - Inovar Oeiras de Volta" apresentada à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal"
Isaltino Morais tem 48 horas para recorrer desta decisão. Até que haja uma decisão transitada em julgado, ou seja, que não exista mais hipótese de recurso, a candidatura poderá participar "sem restrições em todos os atos do processo eleitoral".
 Fonte: Jornal I

Quer participar nas eleições de 1 de Outubro?


Eleições Autárquicas 2017: Constituição de Bolsas de Agentes Eleitorais

Em cumprimento e para efeitos do disposto no artigo 4º da lei nº 22/99, de 21 de Abril, a Câmara Municipal de Mira, em colaboração com as Juntas de Freguesia do Concelho, promove a constituição em cada Freguesia de uma bolsa integrada por cidadãos aderentes ao programa Agentes Eleitorais e que se encontrem inscritos no recenseamento eleitoral da sua circunscrição.



Sessão de colheitas de sangue dia 9 de Agosto entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017



Em Agosto vão decorrer colheitas de sangue nos dias 2, 9, 23, 25 (6ª.feira) e 30 entre as 15 e as 19:30 horas, dias 5 e 19 entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133 .

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

SOCIEDADE “Dê sangue. Fica-lhe bem!”

"“Não podemos esquecer que as doenças não tiram férias".
por redação

Numa parceria de seis anos, que já ultrapassou os 500 dadores inscritos, o MAR Shopping Matosinhos e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) renovam o apelo solidário aos portugueses, agendando mais uma ação que visa angariar novas dádivas de sangue. Assim, a unidade móvel do IPST volta a marcar presença no parque exterior, junto à entrada MAR do centro comercial, quinta-feira, dia 10 de agosto, entre as 14h00 e as 19h00, para quem quiser juntar-se à causa.

Como tem sido habitual, no verão as dádivas de sangue tendem a registar uma quebra. Além das deslocações para férias, que pode implicar um maior número de acidentes, há também empresas e instituições fechadas, o que torna mais difícil ter pessoas concentradas nos seus locais de dádivas.

Para Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto “por norma o verão é uma altura especialmente sensível para as dádivas de sangue, com as férias a serem sinónimo de uma diminuição nas doações, enquanto as necessidades aumentam.” A responsável acrescenta ainda “não podemos esquecer que as doenças não tiram férias e, portanto, precisamos dos nossos dadores todos os dias.”

Recentemente o presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa lembrou que apesar das colheitas estarem “estáveis” é indispensável continuar a missão de sensibilizar para a necessidade de colheitas regulares de sangue, em particular nesta altura do ano. Sublinhou, ainda, o papel importante dos jovens, que têm dado “uma boa resposta”, estando a ser cumpridas “as metas de 10% para abaixo dos 25 anos e 20% entre os 25 e os 34 anos.”

Até ao final do ano, o MAR Shopping Matosinhos e o IPST reeditam esta iniciativa solidária, tendo programada mais uma colheita, desta vez a 5 de dezembro, visando antecipar o período crítico do Natal.

Fonte: Boas Noticias

___________________


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Sessões de Colheitas de Sangue
Em Agosto vão decorrer colheitas de sangue nos dias 9, 23, 25 (6ª.feira) e 30 entre as 15 e as 19:30 horas, dia 19 entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133 .

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Atividade operacional semanal da GNR de Coimbra


Atividade operacional semanal
O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, na semana de 1 a 7 de agosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 27 detidos em flagrante delito:
  • 15 por condução sob o efeito do álcool;
  • Cinco por tráfico de estupefacientes;
  • Três por passagem de moeda falsa;
  • Dois por condução sem habilitação legal;
  • Um por posse de arma ilegal;
  • Um por furto em edifício comercial.
  1. Apreensões:
  • 48 doses de haxixe;
  • 1,9 gramas de anfetaminas;
  • Uma dose de cannabis;
  • Uma arma proibida (soqueira).
  1. Trânsito:
Fiscalização: 529 infracções detectadas, destacando-se:
  • 155 por excesso de velocidade;
  • 26 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 22 por falta de inspeção periódica obrigatória.
Sinistralidade: 80 acidentes registados, destacando-se:
  • Um morto;
  • Dois feridos graves;
  • 35 feridos leves.
  1. Fiscalização Geral: Nove autos de contraordenação:
  • Cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
  • Quatro no âmbito da legislação policial.
  1. Ações de sensibilização: Uma no âmbito rodoviário, tendo sido sensibilizados seis alunos/crianças.

Eu, Psicóloga: 11 anos da Lei Maria da Penha: conheça a lei.


Hoje comemoramos 11 anos da Lei Maria da Penha, pela sua importância resolvemos transcrever o texto do site politze, que está extremamente completo e explicativo.

Mesmo com a Lei, a realidade da violência contra a mulher mostra números assustadores.
É preciso cada vez mais esclarecer às mulheres para que se mobilizem e que nenhum agressor fique impune.
 

"QUEM É MARIA DA PENHA?

Primeiro, vamos entender o nome dessa lei. Maria da Penha Maia Fernandes é uma farmacêutica brasileira que, no ano de 1983, sofreu   severas agressões de seu próprio marido, o professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Em duas ocasiões, Heredia tentou matar Maria. Na primeira, com um tiro de espingarda, deixou-a paraplégica. Depois de passar quatro meses no hospital e realizar inúmeras cirurgias, Maria voltou para casa, ocasião em Heredia tentou eletrocutá-la durante seu banho.

Maria pôde sair de casa graças a uma ordem judicial e iniciou uma árdua batalha para que seu agressor fosse condenado. Isso só aconteceria em 1991, mas a defesa alegou irregularidades no procedimento do júri. O caso foi julgado novamente em 1996, com nova condenação. Mais uma vez, a defesa fez alegações de irregularidades e o processo continuou em aberto por mais alguns anos. Enquanto isso, Heredia continuou em liberdade.

Nesse tempo, Maria da Penha lançou um livro, no ano de 1994, em que relata as agressões que ela e suas filhas sofreram do marido. Alguns anos depois, conseguiu contato com duas organizações – Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) – que a ajudaram a levar seu caso para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1998.

No ano de 2001, o Estado brasileiro foi condenado pela Comissão por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica contra as mulheres. Foi recomendada a finalização do processo penal do agressor de Maria da Penha (que ocorreria finalmente no ano de 2002); a realização de investigações sobre as irregularidades e atrasos no processo; reparação simbólica e material à vitima pela falha do Estado em oferecer um recurso adequado para a vítima; e a adoção de políticas públicas voltadas à prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher.

Foi assim que o governo brasileiro se viu obrigado a criar um novo dispositivo legal que trouxesse maior eficácia na prevenção e punição da violência doméstica no Brasil. Em 2006, o Congresso aprovou por unanimidade a Lei Maria da Penha, que já foi considerada pela ONU como a terceira melhor lei contra violência doméstica do mundo.

POR QUE A LEI MARIA DA PENHA FOI CRIADA?

O caso de Maria da Penha não foi uma exceção. Na verdade, ele apenas deixou clarividente para o Brasil e para o mundo um problema grave da justiça brasileira: a sistemática conivência com crimes de violência doméstica e a falta de instrumentos legais que possibilitassem a rápida apuração e punição desses crimes, bem como a proteção imediata das vítimas.

Alguns dados recentes ajudam a demonstrar o tamanho do problema: mesmo com a Lei Maria da Penha já implementada, uma pesquisa de 2010 da Fundação Perseu Abramo demonstrou que cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos no país; uma em cada cinco mulheres afirmaram que já sofreram algum tipo de violência de um homem, conhecido ou não; o parceiro é responsável por 80% dos casos reportados.

Antes da Lei Maria da Penha, os casos de violência doméstica eram julgados em juizados especiais criminais, responsáveis pelo julgamento de crimes considerados de menor potencial ofensivo. Isso levava ao massivo arquivamento de processos de violência doméstica, conforme levantado pela jurista Carmen Hein de Campos. Na falta de instrumentos efetivos para denúncia e apuração de crimes de violência doméstica, muitas mulheres tinham medo de denunciar seus agressores. Pelo menos três fatores colaboravam para isso: 1) dependência financeira do agressor; 2) muitas vítimas não têm para onde ir, por isso preferiam não denunciar seus agressores por medo de sofrer represálias piores ao fazer a denúncia; e 3) as autoridades policiais muitas vezes eram coniventes com esse tipo de crime. Mesmo em casos em que a violência era comprovada, como foi no caso de Maria da Penha, eram grandes as chances de que o agressor saísse impune.

O QUE MUDOU COM A LEI?

A lei 11.340 foi inovadora em muitos sentidos. Ela criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, algo que ainda não existia no ordenamento jurídico brasileiro (apenas era prevista a criação de uma lei desse tipo no parágrafo 8o do artigo 226 da Constituição). Confira abaixo as principais mudanças promovidas pela lei.

1) Competência para julgar crimes de violência doméstica
Antes: crimes eram julgados por juizados especiais criminais, conforme a lei 9.099/95, onde são julgados crimes de menor potencial ofensivo.

Depois: com a nova lei, essa competência foi deslocada para os novos juizados especializados de violência doméstica e familiar contra a mulher. Esses juizados também são mais abrangentes em sua atuação, cuidando também de questões cíveis (divórcio, pensão, guarda dos filhos, etc). Antes da Maria da Penha, essas questões deveriam ser tratados em separado na Vara da Família

2) Detenção do suspeito de agressão
Antes: não havia previsão de decretação de prisão preventiva ou flagrante do agressor.

Depois: com a alteração do parágrafo 9o do artigo 129 do Código Penal, passa a existir essa possibilidade, de acordo com os riscos que a mulher corre.

3) Agravante de pena
Antes: violência doméstica não era agravante de pena.

Depois: o Código Penal passa a prever esse tipo de violência como agravante.

4) Desistência da denúncia
Antes: a mulher podia desistir da denúncia ainda na delegacia.

Depois: a mulher só pode desistir da denúncia perante o juiz.

5) Penas
Antes: agressores podiam ser punidos com penas como multas e doação de cestas básicas.

Depois: essas penas passaram a ser proibidas no caso de violência doméstica.

6) Medidas de urgência
Antes: como não havia instrumentos para afastar imediatamente a vítima do convívio do agressor, muitas mulheres que denunciavam seus companheiros por agressões ficavam à mercê de novas ameaças e agressões de seus maridos, que não raro dissuadiam as vítimas de continuar o processo.

Depois: o juiz pode obrigar o suspeito de agressão a se afastar da casa da vítima, além de ser proibido de manter contato com a vítima e seus familiares, se julgar que isso seja necessário.

7) Medidas de assistência
Antes: muitas mulheres vítimas de violência doméstica são dependentes de seus companheiros. Não havia previsão de assistência de mulheres nessa situação.

Depois: o juiz pode determinar a inclusão de mulheres dependentes de seus agressores em programas de assistência governamentais, tais como o Bolsa Família, além de obrigar o agressor à prestação de alimentos da vítima.

8) Outras determinações da Lei 11.340
Além das mudanças citadas acima, podem ser citadas outras medidas importantes: 1) a mulher vítima de violência doméstica tem direito a serviços de contracepção de emergência, além de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s); 2) a vítima deve ser informada do andamento do processo e do ingresso e saída da prisão do agressor; 3) o agressor pode ser obrigado a comparecer a programas de recuperação e reeducação."

Fonte : "movimento toda poderosos Corinthiana"

XII Festival do Leitão em Covões | Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede


BOM APETITE!

Aprovação do apoio à aquisição de medicamentos aos mais desfavorecidos | Município de Manteigas amplia a concessão de apoios sociais


A implementação de programas que promovam a equidade, a coesão social e a solidariedade, bem como a prevenção de situações de carência e desigualdade e a proteção dos grupos sociais mais desfavorecidos, tem sido, há mais de uma década, uma das principais estratégias do Município de Manteigas.
O vasto conjunto de medidas de apoios sociais, atribuído pelo Município de Manteigas, acaba de ser alargado, através da aprovação da concessão de um apoio financeiro à aquisição de medicamentos que visa ajudar os munícipes com menores recursos económicos.
Esta iniciativa baseia-se no reconhecimento do custo financeiro representado pela aquisição de medicamentos para os munícipes em situação de carência económica, recente e emergente, e/ou portadores de doenças crónicas, colocando-os numa frágil situação económica, afetando a sua qualidade de vida e agravando as situações de exclusão social e vulnerabilidade.
A atribuição do apoio financeiro para a aquisição de medicamentos, a munícipes residentes no concelho, que se encontrem em situação de comprovada carência económica, incide na parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde e/ou outro subsistema de saúde, tem como limite 120,00 € por ano e por beneficiário e uma validade de 12 meses.

As condições de acesso, a formalização da candidatura e o processo de atribuição podem ser consultados no regulamento dos Apoios sociais e incentivos a fixação de pessoas e famílias (capítulo V), disponível online no Portal do Município de Manteigas.
 Na sequência de concurso público que a Câmara Municipal de Manteigas abriu para o efeito, foi adjudicada à empresa Manteivias - Engenharia e Construção, S.A., pelo valor total de 177.055,40 €, a empreitada de “Requalificação do Ribeiro da Vila para Plataforma «Manteigas Trilhos Verdes»”.
A obra tem como objetivos principais dotar o percurso do Ribeiro da Vila com boas condições de segurança, conforto e visibilidade, recorrendo a materiais que se enquadram harmoniosamente, numa paisagem de transição de espaço verde natural para espaço edificado, tais como a madeira, o granito e o aço corten.
Para além da guarda de segurança que acompanhará todo o percurso, irão ser instaladas iluminações delimitadoras e decorativas, destacando-se as zonas mais atrativas do ribeiro, designadamente, pequenas cascatas e pontes. Nestas últimas serão colocados painéis informativos de ligação à rede de trilhos pedestres concelhia - Manteigas Trilhos Verdes.

A obra tem um prazo de execução global de 90 dias, tendo-se agendada a consignação (início da contagem do prazo) para o próximo dia 16 de agosto.

VII Estágio de Verão | União Portuguesa de Aikido em Manteigas


Terminou no dia 06 de agosto, no Pavilhão Municipal, o VII Estágio de Verão da União Portuguesa de Aikido (UPA), que Manteigas acolheu desde o dia 31 de julho, com cerca de 60 praticantes.
Uma semana que proporcionou aulas abertas à população e um sarau de demonstração da prática da arte marcial japonesa Aikido.
A cerimónia de encerramento e troca de lembranças entre a Câmara Municipal de Manteigas e a UPA decorreu no final da tarde do dia 04 de agosto, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Biscaia, acompanhado do Vice-Presidente, José Cardoso, e do Vereador Paulo Estrela.

A União Portuguesa de Aikido encerra assim a presente época, com a vontade de regressar a Manteigas no próximo Verão.

CHINA Sismo de 6.5 abala China. Governo admite pelo menos 100 mortos

Um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter atingiu hoje uma região montanhosa no oeste da China, informou o serviço geológico dos Estados Unidos USGS.

O governo chinês diz que o sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter registado na região sudoeste da China pode ter causado uma centena de mortos e milhares de feridos, bem como danificado muitas casas.
Num comunicado divulgado na sua página oficial na Internet, a comissão nacional responsável pela gestão de catástrofes informou que cerca de 130 mil casas terão ficado danificadas e admitiu a possibilidade de existirem pelo menos uma centena de mortos e milhares de feridos.
O comunicado foi elaborado com base numa análise preliminar do sismo que atingiu uma região montanhosa na fronteira das províncias de Sichuan e Gansu.
Os serviços chineses geológicos indicaram que o sismo ocorreu às 21h20 locais (14h20 em Lisboa) perto de Jiuzhaigou, um parque natural conhecido pelas quedas de água e pelas formações rochosas.
Notícia atualizada às 17h59 com o comunicado do governo chinês.
Fonte: TSF

Maradona envia mensagem de apoio a Nicolás Maduro e oferece-se como soldado

Resultado de imagem para Maradona envia mensagem de apoio a Nicolás Maduro e oferece-se como soldado
O antigo jogador de futebol enviou esta terça-feira uma mensagem de apoio ao Presidente da Venezuela. Diego Maradona ofereceu-se ainda como “soldado” da revolução bolivariana para combater o "imperialismo".

"Nós somos chavistas até a morte. E quando Maduro ordenar, estarei vestido de soldado para libertar a Venezuela, para lutar contra o imperialismo e contra aqueles que querem apoderar-se das nossas bandeiras, que é o mais sagrado que temos”, afirmou Maradona na sua página pessoal no Facebook.

Mergulhada numa grave crise política e económica, desde o início de 2016, a Venezuela sofreu uma escalada na tensão desde o fim de março deste ano. Mais de 120 pessoas já morreram em confrontos violentos durante manifestações contra o Presidente Maduro, milhares ficarem feridas e outros milhares foram presas.

Numa outra mensagem, que também tem a assinatura da sua companheira Rocio Oliva, Maradona reafirmou o seu apoio ao Governo da Venezuela.

“Viva Chávez. Viva Maduro. Viva a Revolução. Viva a linhagem pura dos venezuelanos”, escreveu.

Diego Maradona apoiou a candidatura presidencial de Nicolás Maduro em 2013, tendo participado mesmo em atos de campanha.

O ex-jogador de futebol argentino também apoiou outros líderes de esquerda da América Latina, como Hugo Chávez e a ex-Presidente brasileira Dilma Rousseff.

O antigo jogador argentino possui no seu braço direito uma tatuagem com o rosto do guerrilheiro Ernesto Che Guevara e disse no passado que Fidel Castro era "como um pai" para ele.

Fonte/Foto: Lusa

Hora de Fecho: Matrículas: porque se mantém o critério da morada?

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Todos os anos a mesma coisa. Pais que "falsificam moradas" para conseguir lugar para os filhos em escolas de renome. Fala-se em alterar a lei, mas porque nunca ninguém o fez? E será que alguém pediu?
Basílio Horta entrou no Carpool Autárquicas do Observador e deu uma volta por Sintra, onde se recandidata. Mais de uma hora de trajeto sem batidas. Choques frontais só mesmo com Marco Almeida.
A presença de um 'drone' nas proximidades do Aeroporto de Lisboa obrigou, domingo, dois voos a abortarem a aterragem, tendo um deles divergido para o Aeroporto do Porto.
Um trabalhador morreu esta terça-feira na sequência de uma explosão num paiol de uma fábrica de pirotecnia em Azões, Vila Verde, Braga. A morte foi confirmada pelo presidente da autarquia.
Presidente da República já promulgou o pacote legislativo sobre a reforma da floresta, mas avisa que há "reparos" a assinalar a todos os diplomas, menos ao diploma relativo ao cadastro florestal.
Presidente promulga diploma que cria um registo central das pessoas singulares que são os beneficiários últimos das participações em empresas e fundações.
"A vida não está nada fácil", dizia um banqueiro em 2014, queixando-se da taxa extraordinária sobre o setor. Três anos depois, as queixas continuam.
O PSD quer a eliminação do adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis. O deputado social-democrata Duarte Pacheco considera o imposto um ataque às "poupanças", ao "investimento" e à "classe média".
A CDU apresentou candidaturas para as eleições autárquicas de 1 de outubro a 304 dos 308 municípios, de acordo com dados fornecidos pela coligação esta terça-feira.
É a etapa mais famosa da Volta a Portugal. Bruno Vieira do Amaral conta as histórias de quem subiu ao Monte Farinha: as rivalidades, o doping e as ajudas do público.
Segurem os chapéus: o vento ainda vai durar mais uns dias. A culpa é de um anticiclone na Irlanda e de uma depressão na Península Ibérica. Portugal está na mira das ventanias. Mas é tudo normal. 
Opinião

Maria João Avillez
Fui-me apercebendo que, se não me lembro de os meus pais se terem “ocupado” desta forma dos meus filhos, foi simplesmente porque não era, como hoje é, (quase) urgente fazê-lo. Era-se avó doutra forma.

Laurinda Alves
Eu, mulher e mãe, sentiria tanta repugnância em gerar um filho que não fosse meu como em desembaraçar-me dele no fim. Tudo isto é anti-natural. Tudo é artificial e, desculpem lá, tudo cheira a negócio

Paulo de Almeida Sande
Execro quem, sem “nuances” nem decoro, viola os princípios básicos da democracia e do respeito dos direitos das pessoas, sobretudo o direito a um julgamento justo e conforme às regras da comunidade.

Alexandre Homem Cristo
Não faltam exemplos internacionais de soluções para as matrículas. Só que o nosso obstáculo de raiz não é a falta de alternativas; é mesmo a falta de vontade. Como se vê, isso não mudará tão depressa.

Ruth Manus
Como se faz para olhar de frente para aqueles que conhecem a nossa podridão sem nenhum tipo de constrangimento? Como se faz para não se importar com nada,e seguir em frente com os nossos objectivos?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa