sábado, 1 de outubro de 2022

Actividade semanal da GNR a nível nacional

Entre os dias 23 e 29 de setembro

Detenções354 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 174 por condução sob o efeito do álcool;
  • 111 por condução sem habilitação legal;
  • 41 por tráfico de estupefacientes;
  • 12 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • 12 por furto e roubo;
  • Cinco por violência doméstica;

Apreensões:
  • 1117 doses de haxixe;
  • 272 doses de liamba;
  • 248 doses de heroína;
  • 61 doses de cocaína;
  • 50 pés de canábis;
  • 23 armas de fogo;
  • 13 armas brancas ou proibidas;
  • 2427 munições de diversos calibres;

Trânsito:
Fiscalização: 7 278 infrações detetadas, destacando-se:
  • 1 339 excessos de velocidade;
  • 504  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 316 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 273 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 249 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 245 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 206 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 144 relacionadas com tacógrafos.

Operação “Censos Sénior 2022” da GNR já está a acontecer

A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza a partir desde ontem, 30 de Setembro e durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.
Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, vão priorizar e privilegiar durante o período desta Operação, um conjunto de ações e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. Na referida edição, a GNR realizou ainda 172 ações em sala e 3.431 ações porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos. A Guarda, desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, tem vindo a atualizar a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do sentimento de segurança.
O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da ação das Forças de Segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.


Bispo José Ornelas está a ser investigado pelo Ministério Público após denúncia de encobrimento de abusos sexuais

Professor português, que há mais de 10 anos alertou José Ornelas para casos de abusos sexuais obre crianças acolhidas num orfanato dirigido por um padre dehoniano numa cidade da província moçambicana da Zambézia, acusa, agora, o bispo por inação.
Segundo o Público, José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, está a ser investigado pelo Ministério Público por eventual “comparticipação em encobrimento” de casos de abusos sexuais sobre crianças acolhidas num orfanato dirigido por um padre dehoniano numa cidade da província moçambicana da Zambézia, após uma denúncia que chegou em setembro deste ano através da Presidência da República.
O caso remonta a 2011, período em que José Ornelas liderava a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. De acordo com o que relata o jornal, João Oliveira, um professor português ouviu de um aluno que frequentava o Centro Polivalente Leão Dehon o relato de alegados abusos cometidos sobre crianças no orfanato dirigido pelo padre Luciano Cominotti e dirigiu-se ao bispo, alto representante dos dehonianos junto do Vaticano e líder mundial desta congregação, para que fossem tomadas medidas, sendo que, em troca, recebeu apenas duas cartas a agradecer “os alertas”, afirmando que o padre Cominotti não estava sob sua autoridade, mas da diocese, e que contra o padre Ilario Verri, director da escola, não existiam quaisquer indícios.
Ao Público, o bispo não se pronuncia sobre a possibilidade de vir a ser chamado para responder numa investigação, assumindo que não tem conhecimento formal da denúncia, sublinhando que "até às denúncias do professor João Oliveira, tinha havido qualquer notícia sobre abuso de crianças no nosso centro” - denúncias essas que terão, segundo o próprio, levado à abertura de “um inquérito interno” do qual não existe registo por ter sido informal.

Madremedia
Imagem: Púbico

Diretor desportivo do Famalicão suspenso após denúncias de assédio sexual

Samuel Costa, diretor desportivo do futebol feminino do Famalicão, foi suspenso após ter sido alvo de denúncias de assédio sexual no futebol feminino.
Em comunicado, o Famalicão refere que Samuel Costa fica suspenso até que a "verdade dos factos relativos ao processo instaurado ao mesmo pela Federação Portuguesa de Futebol sejam apurados".
Na origem das denúncias a Samuel Costa estarão mensagens de telemóvel e outras enviadas através das redes sociais, em texto e áudio. À data das denúncias estava no Vitória de Guimarães, onde esteve entre 2019 e 2021.
O caso veio a público numa altura em que Miguel Afonso, treinador da equipa de futebol feminino do Famalicão, foi suspenso, após queixas também de assédio sexual.

SIC Notícias

Comunidade brasileira em Portugal de olho nas eleições presidenciais

 
Em 2021, o distrito de Braga já acolhia cerca de 13 mil brasileiros, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)   -   Direitos de autor  Matias Delacroix/Copyright 2022 The Associated Press. All rights reserved
Enquanto o Brasil se prepara para a primeira volta das eleições presidenciais, este domingo, a milhas de distância, em BragaPortugal, a batalha eleitoral entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva - os favoritos - é acompanhada com um misto de nervosismo e expectativa pela comunidade brasileira que aqui assentou, em nome de um futuro menos turbulento.
Nos últimos anos, a cidade no norte de Portugal transformou-se num autêntico "Eldorado" para muitos brasileiros.
São médicos, advogados, académicos, empresários, investidores, reformados, mas também há muitas pessoas que trabalham nos setores da hotelaria, da restauração e dos serviços em geral.
Nem todos têm sucesso, mas para muitos o porto de abrigo que encontraram em Braga é vital.
Chegam dos quatro cantos do Brasil, mas têm uma narrativa comum. Queixam-se da violência, da criminalidade, dos problemas económicos e da falta de perspetivas de futuro.
Com as presidenciais à porta, muitos sonham com um Brasil melhor, que lhes dê orgulho de ser brasileiros, para quem sabe, talvez um dia, regressarem.

Euronews


Agosto foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal

Números do INE revelam que a procura turística da região cresceu para números recorde no verão de 2022.
Agosto de 2022 foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, tanto em número de dormidas como em hóspedes. Números provisórios dados hoje a conhecer pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, relativos a agosto, mostram igualmente que a procura da região está a crescer acima da média nacional.
 NO MÊS DE AGOSTO DE 2022, EM COMPARAÇÃO COM O MESMO MÊS DE 2019, QUE ERA A REFERÊNCIA MÁXIMA, O TOTAL DE DORMIDAS AUMENTOU CERCA DE 7% NO CENTRO DE PORTUGAL: VERIFICARAM-SE 1.151.520 DORMIDAS EM AGOSTO DE 2022 E ESTAS FORAM 1.075.817 NO MESMO MÊS DE 2019, NUM CRESCIMENTO DE 75.703 DORMIDAS. ESTE AUMENTO DE 7% SUPEROU A MÉDIA NACIONAL, QUE SUBIU 2,8%.
A subida foi mais notória entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 14,3%, para 700.046, entre agosto de 2019 e agosto de 2022. Uma demonstração de que, ano após ano, o Centro de Portugal é um destino que reúne a preferência de cada vez mais residentes no nosso país. De notar que as dormidas com origem no estrangeiro estão cada vez mais próximas dos valores recorde, apesar da conjuntura internacional difícil: foram 451.474 em agosto de 2022, face a 463.388 no mesmo mês de 2019. Para se ter uma melhor perceção da recuperação, em agosto de 2021 este indicador foi de apenas 227.172 dormidas.
Relativamente ao número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu 3,2%. Em agosto de 2019 tinham sido registados 541.183 hóspedes na região; em agosto de 2022 foram 558.479.

Jovens russos partem braços e pernas para não irem à guerra

Vários vídeos partilhados nas redes sociais mostram momentos chocantes em que alguns russos decidem partir os próprios membros.
Vídeos partilhados nas redes sociais mostram cidadãos russos a partir propositadamente os braços e as pernas, de modo a evitarem a mobilização para a guerra na Ucrânia. Num dos vídeos, um homem aparece a atingir outro com uma marreta, diretamente no braço.
A mobilização parcial decretada por Vladimir Putin tem levado ao êxodo de milhares de russos, que tentam fugir à guerra na Ucrânia. As fronteiras russas têm estado repletas de cidadãos que tentam, o quanto antes, fugir do país.
Outros, que se encontram em idade de ser chamados para o conflito, preferem outras estratégias. Nos últimos dias foram partilhadas nas redes sociais alguns vídeos, onde é possível visualizar vários jovens a autoinfligir golpes nos membros superiores e inferiores, com o intuito de escaparem à chamada militar.
Num dos vídeos, um jovem aparece a segurar uma marreta, enquanto outro se encontra sentado, com um dos braços esticado em cima de um banco. No seguimento da gravação é possível assistir ao momento em que o jovem que segura a marreta desfere um golpe em cheio no braço do segundo sujeito.
Não é percetível se o membro ficou, realmente, partido ou não. Contudo, é possível perceber o sofrimento na cara do jovem que sofreu o golpe. O momento está a ser partilhado nas redes sociais, e é bastante explícito (avisamos para a violência das imagens).
Outro vídeo chocante que anda a correr a internet mostra o momento em um jovem russo salta de umas escadas e cai, de forma intencional, em cima da perna do amigo, partindo-a. O rapaz que sofreu a pancada fica visivelmente magoado e num sofrimento agonizante.

Um homem já se tinha imolado e outro iniciado um tiroteio
Momentos como estes têm vindo a tornar-se populares no país e demonstram o desespero dos homens mais jovens em evitar serem chamados para combater na Ucrânia. Na semana passada, um homem levou a cabo vários disparos num centro de recrutamento, na Rússia, em protesto contra a guerra.
Noutra situação, que motivou bastantes reações um pouco por todo o mundo, um homem pegou fogo a si próprio, com o intuito de não ser chamado para o conflito.

Russos têm-se manifestado nas ruas
Protestos populares têm sido constantes nas ruas da Rússia, os cidadãos têm-se manifestado mais ferozmente após a decisão de Putin em mobilizar 300 mil reservistas, tendo em vista o reforço das operações na Ucrânia.
Vários manifestantes foram presos e o Kremlin já anunciou, inclusive, algumas medidas restritivas que visam impedir a saída do país de homens em idade de combate.

A reação por parte da Ucrânia
Andriy Yermak, chefe do gabinete da Presidência da Ucrânia, já se pronunciou acerca dos comportamentos extremos de alguns jovens russos, que tentam a todo o custo evitar a mobilização, dizendo que “os protestos são mais eficientes”, desaconselhando assim as autoagressões que se têm tornado públicas nos últimos dias.

SIC Notícias

Marido da ministra da Coesão não vê problema em ter sócio condenado por corrupção

Sócio da empresa que recebeu Fundos Europeus em 2021 tinha sido condenado por corrupção em 2020.
O sócio chinês de António Trigueiros de Aragão, marido da ministra da Coesão Territorial, foi condenado por corrupção ativa no processo dos Vistos Gold. A informação é avançada, esta sexta-feira, pelo semanário Expresso.
A Termalvet, com sede nas Termas de Monfortinho, em Idanha-a-Nova, foi criada em 2000 e tem como sócios António Trigueiros de Aragão, marido da ministra da Coesão Territorial, o sogro, Diogo Trigueiros de Aragão, e Zhu Xiaodong, um empresário chinês condenado por corrupção ativa em 2020 pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
De acordo com o Expresso, Zhu Xiaodong tem apenas 20% da Termalvet, empresa que desenvolve produtos de uso veterinário com águas termais e que recebeu, em 2021, 133 mil euros do Estado. O apoio teve origem num Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural cuja gestão está sob a tutela direta da ministra, Ana Abrunhosa, mulher de António Trigueiros de Aragão.
À SIC, o marido da ministra disse que considera Zhu Xiaodong um amigo, que não está impedido de fazer parte de sociedades, nem de receber fundos europeus.
O Chega voltou a dizer esta sexta-feira que a postura da ministra é antiética e reforçou o pedido de demissão. A polémica ganhou força esta semana depois de a Iniciativa Liberal ter confrontado a ministra numa audiência na Assembleia da República.

SIC Notícias


Covid-19: testes gratuitos e isolamento caem com fim do estado de alerta

Mantém-se apenas medidas de proteção das pessoas mais vulneráveis, como idosos ou alguns tipos de doentes.
O isolamento para os doentes com covid termina à 00:00. O fim do estado de alerta é também o fim de todas as medidas impostas para controlar a pandemia.
Quem a partir de agora ficar infetado com coronavírus não tem de ficar em casa isolado, nem precisa e ligar para o SNS24 para pedir a prescrição do teste covid.
A doença que durante mais de dois anos quase parou o pais passa agora a ser tratados como qualquer outra.

Durante os dois anos da pandemia foram feitas mais de 200 leis, entre decretos, resoluções do Conselho de Ministros ou normas da DGS. Todas elas terminam agora. Mantém-se apenas medidas de proteção das pessoas mais vulneráveis, como idosos ou alguns tipos de doentes.
Com o fim do estado de alerta termina também a atribuição da incapacidade temporária passada pelos médicos de saúde pública ou SNS24 e paga a 100%.
Passa a vigorar o regime aplicado a todas as outras doenças, ou seja, a baixa passada pelo médico de família.
SIC Notícias