segunda-feira, 20 de junho de 2022

CASTELO DE PAIVA | VI Couto Mineiro em festa  animou o Monte de S. Domingos. Joaquim Martins garante continuidade da iniciativa

José Rocha agradado com o retomar de iniciativas e tradições

Numa iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realizou-se no passado fim de semana, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, a sexta edição do evento “ COUTO MINEIRO EM FESTA “, contemplando um programa diversificado, que apresentou demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas e muita animação musical em quatro dias de festa intensa.
 
O evento, que arrancou na noite de Quinta - Feira, com o Encontro Nacional de Concertinas, voltou a traduzir-se num sucesso, tal como fez questão de referir, em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, destacando que o grande objectivo deste evento, continua a ser orientado para uma demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e desportivo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que continua a atrair muitos visitantes.
Agradado com a possibilidade de retomar a iniciativa, o autarca do Couto Mineiro do Pejão disse acreditar que este evento já está consolidada, evidenciando a importância do certame cativar visitantes pela apresentação de espaços de gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional, para além da animação musical que voltou a ser uma constante nestes quatro dias de actividades, no cenário deslumbrante do Monte de S. Domingos.

O presidente da Câmara Municipal, José Rocha, não deixou de evidenciar, a importância e a oportunidade da realização desta iniciativa para a região do Couto Mineiro do Pejão, destacando que todas as acções são essenciais para se projectar o concelho e divulgar as potencialidade que o território municipal apresenta, sendo sempre uma mais valia para ajudar a dinamizar a economia local e a criar oportunidades de negócio.

Enaltecendo a coragem e vontade dos expositores presentes e o trabalho da autarquia local para promover o certame, o edil paivense destacou que a região do Couto Mineiro precisa desta festa com esta dimensão, e voltou a referir-se ao louvável trabalho que está a ser feito para dar visibilidade à qualidade e excelência daquilo que Castelo de Paiva tem de melhor, desde os vinhos, à gastronomia, ao fumeiro regional e à doçaria tradicional, num aposta forte que cativa e potencia para momentos de grande confraternização e convivialidade, antevendo já o sucesso da grande Feira do Vinho Verde, agendada para o primeiro fim de semana de Julho, no Largo do Conde.

O autarca de Castelo de Paiva evidenciou o gosto de ver aqui representadas as forças vivas da União de Freguesias, a mostrar as dinâmicas e potencialidades locais, a vitalidade das associações e colectividades que continuam a realizar um trabalho meritório, sublinhando a importância de retomar iniciativas e tradições, que potenciam a confraternização popular, a recordação de bons momentos e a vivência de boas experiências.

O edil paivense José Rocha falava na abertura, realizada na tarde de Sábado, ao lado do autarca Joaquim Martins, onde também marcaram presença os vereadores José António Vilela, Victor Quintas e José Manuel Carvalho, entre outros autarcas e dirigentes associativos, que participaram na habitual ronda aos expositores presentes e entrega de certificados de participação.

Para além de vários produtores de vinho, este certame “ Couto Mineiro em Festa “ contou com a participação de dezenas de expositoresrepartidos pelas colectividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia local, do fumeiro regional, da doçaria tradicional e do artesanato local, entre outros participantes, não faltando sequer as actividades desportivas,  animação musical nos quatro dias do certame, com teatro de rua, concertos e bailes populares bem animados.

Depois das concertinas em jeito de início de festa, o programa arrancou na Sexta Feira à noite, com abertura para as jornadas gastronómicas, registando-se depois, pela noite dentro, a exibição do Agrupamento “ Novo Show “ com animado bailaricoenquanto que, no dia 18, realizou-se a grande concentração e passeio de motorizadas da ARUNI, com  passeio pelo território concelhio, bem como uma exibição das Concertinas da Casa do Povo da Paiva e Grupo “ Os Amigos do Douro “, com a noite de Sábado a ser preenchida pelo excelente concerto do Agrupamento Musical “ Sound + “, protagonizando um animado e concorrido arraial popular.

Na manhã de Domingo, logo pela manhã, houve Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com Teatro de Rua, com a peça “ A Caixinha de Música e o Bailarino Mineiro “, havendo ainda a registar a actuação do Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras até ao final da tarde.  
 
Carlos Oliveira

SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REALIZOU TORNEIO DE MINIBASQUETE – MINIS 12

Realizou-se no dia 18 de junho de 2022, numa organização da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense o Torneio de Minibasquete, e que foi destinado ao escalão de Minis 12 e que teve lugar no Pavilhão Marialvas, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede.

Este torneio que reuniu muitas crianças, teve a participação, das equipas do GICA, Olivais e da equipa organizadora, que contou com duas equipas: ASSSCC 1 e ASSSCC - 2.

A equipa da ASSSCC 1 foi constituída, por 2 – Lucas Silva, 23 – João Santos, 30 – Benjamim Costa, 23 - Diogo Ribeiro, 7 - Guilherme Monteiro, 13 - Martim Alves, 1- Rita Lourenço e 25 – Guilherme Cortesão.

A equipa da ASSSCC - 2 foi constituída por 6 – Luan Eduardo Silva, 9 – Daniel Gaspar, 30 – Salvador Gaspar, 87 – Bernardo Caldeira, 38 – Gabriel Farinha, 21 Martim Jesus e 28 – Tomás Miranda.

A equipa - 1 foi orientada pelo Treinador João André Costa e a equipa – 2, pelo treinado Gonçalo Girão, contando as duas equipas com a colaboração da Delegada, Ana Maria Rodrigues.

Como bem sendo habitual, os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo os pequenos atletas.

Uma palavra especial para os atletas da ASSSCC, Sub 16 e Sub 18, que estiveram presentes para colaborarem no torneio, na montagem e desmontagem dos campos e ainda como árbitros e juízes de mesa.

Como sempre os pais não deixaram de estar presentes, aplaudindo e incentivando os pequenos grandes atletas.

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE TALK SHOW A 24 DE JUNHO

A atriz, cantora e compositora brasileira Valéria Carvalho é a convidada principal do segundo Talk Show “Na Terra do Vidro, Jorge Humberto convida”, que se realiza no dia 24 de junho (sexta-feira), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

O apresentador e autor do programa vai conversar sobre o percurso no teatro e na música de Valéria Carvalho. Para além da atriz, vão ser convidados ilustres marinhenses, nomeadamente o locutor de rádio Alípio Alves, a atriz e professora Helena Rocha e a artista gravadora de vidro Vilma Roque Libano (Vilma Libana). Na rubrica “O que é feito de si?”, o público vai poder escutar o percurso de Benjamim, antigo proprietário de um restaurante da Marinha Grande.

Pelo meio de entrevistas intimistas e bem dispostas, haverá lugar à música, pela banda residente, que proporcionará grandes performances de Paulo Norte (bateria), Fred Noel (guitarra), Dário Maskar (guitarra baixo) e Luís Agostinho (teclados).

Filho da terra, fortemente ligado às suas raízes, amigos e família, Jorge Humberto quer partilhar com a sua gente, os amigos que foram entrando e ficando de forma firme e forte na sua vida, na sua carreira.

O palco do Teatro Stephens voltará a ser o espaço privilegiado para partilha de emoções, de conhecimento, de vivência e de história de uma vida ligada ao mundo da comunicação, do entretenimento, do espetáculo e do conhecimento.

Duração – 2h aprox.
Classificação Etária – M6
Preço – 10€
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 ou em bol.pt

Marinha Grande | PERFORMANCES DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, apresenta as performances de arte contemporânea das artistas Beatriz Duarte e Anastácia Marques, no próximo sábado, 25 de junho, a partir das 15h30, cuja entrada é gratuita.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pelo LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, da ESAD.CR, do Politécnico de Leiria.

Às 15h30, tem lugar a performance "Bia-a-dia", por Beatriz Duarte. Beatriz c(que)ria um universo alternativo no qual os objetos do dia-a-dia, apesar de serem os mesmos que encontramos no nosso quotidiano, tivessem uma vida diferente. Um copo tornava-se num sapato e talvez um regador fosse um copo.
Beatriz Duarte, 2001, é natural de Lisboa, frequentando a Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). Explora a performance como um dos seus meios de expressão, tendo atuado já no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha.

Pelas 16h00, decorre a performance "Lavadeira", por Anastácia Marques. Como as lavadeiras que lavavam a roupa na ribeira, espalhando-se ao longo das margens, repetindo gestos contínuos e desgastantes, acompanhavam a sua tarefa de cantigas, “roupa que não é cantada não é lavada”.

Desta forma, traz-se um pouco dessa força feminina que lava, que estende e canta, representando essa tradição como um ritual de mudança e emancipação, onde se utiliza o têxtil, algo que nos conforta e que nos acompanha ao longo de várias fases da nossa vida, como meio de comunicação.

Anastácia Kazmina Marques nasceu em Sintra, em 2001. Iniciou o seu percurso artístico na Escola Artística António Arroio, onde frequentou o curso de Produção Artística (especialização em Têxteis), concluindo-o, em 2018. De momento estuda Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Dentro da multidisciplinariedade da artista, pode encontrar-se a criação de objetos escultóricos, usando têxteis e materiais considerados pobres.

Em pintura, executa obras singulares e coletivas, nas quais explora diferentes ritmos e texturas. Através da fotografia e da performance explora o corpo feminino como ponto de partida e suporte para objetos que lhe são afins. Atualmente desenvolve trabalho em têxteis nos quais utiliza a palavra e a tinturaria como meio de comunicar as necessidades individuais e de partilha em comunidade.

𝐅𝐋𝐢𝐢 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐮 𝐩𝐨𝐫 𝐀𝐧𝐬𝐢ã𝐨

Ansião acolheu, de 15 a 18 de junho, três dos momentos da programação do 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐋𝐢𝐭𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫 – 𝐅𝐋𝐢𝐢 𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐠𝐨, que teve como lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.

As “palavras de fogo” foram trazidas a Ansião através do “Encontro com a Escritora Sara Rodi”, no dia 15, na Biblioteca Municipal, numa sessão dedicada aos mais novos. A autora das coleções de literatura infanto-juvenil "As Gémeas" e "Escola das Artes" e guionista de diversas séries televisivas, esteve à conversa com os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Ansião e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Ansião. A partir da coleção “Maria e Sebastião”, contou várias histórias, que fizeram a delícia dos mais pequenos.

Apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e pela escritora Ana Filomena Amaral, da organização do FLii, Luís Osório veio apresentar o seu livro "Ficheiros Secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas”, no dia 17, no Auditório Municipal, perante uma assistência atenta, curiosa e participativa, de que resultou uma calorosa conversa com uma figura mediática não só do jornalismo como do mundo das letras.

O escritor ansianense Prates Miguel e a poetisa Maria do Sameiro Barroso, acompanhados pela Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, prestaram, no dia 18 também no Auditório Municipal, um tributo a Agustina Bessa-Luís através de um painel intitulado “O país não precisa de quem diga o que está errado; precisa de quem saiba o que está certo”, que terminou com a leitura de poemas pelas jovens Beatriz Cardoso e Luz Farrica.

Matilde Rosa Araújo, José Saramago e Adriano Correia de Oliveira foram outros autores a que se deu destaque na 5.ª edição desta iniciativa, que surgiu como uma justa homenagem às vítimas dos fogos florestais de 2017, tendo decorrido entre 16 e 19 de junho nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo e Pedrógão Grande.



Proença-a-Nova | Casa do Resineiro inaugurada na aldeia de Corgas


A Casa do Resineiro, novo espaço museológico do concelho de Proença-a-Nova que pretende recordar ou dar a conhecer imagens, ferramentas e obras de arte alusivas não só à atividade da resina, mas também da própria vida no campo, foi inaugurada na aldeia de Corgas a 13 de junho, Dia do Município. “Foi também o dia em que celebrámos, à imagem do que aconteceu na Sessão Solene, a cultura enquanto vetor importante de partilha de conhecimento, na busca de vários significados que vamos traduzindo ao longo da história. Os novos meios tecnológicos permitem-nos manter a identidade destes territórios, mas são as pessoas quem a criam”, referiu na ocasião João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Esta é também uma forma de se manterem vivas as tradições das localidades em que, à semelhança das Corgas, se resinavam os pinhais, com grande impacto na própria evolução da comunidade. “A resina traduziu-se numa atividade muito importante durante um largo período do nosso tempo no concelho, mas aqui na aldeia de Corgas ainda com maior evidência. Era um modo de vida e permitiu que muitas famílias conseguissem por os seus filhos a estudar, empenhando-se neste trabalho, mas também no conhecimento”.

A Casa do Resineiro foi inaugurada por Susana Menezes, diretora Regional da Cultura do Centro, que se mostrou “satisfeita por participar num dia onde evocamos todos aqueles que nos antecederam e que ajudaram a construir este território e todos aqueles que estão a preservar e manter este território”. A diretora lembrou o facto “de este ser um projeto importante, não só para a Direção Regional de Cultura, mas também para toda a região, naqueles que são os desafios que enfrentamos hoje”. Susana Menezes aproveitou ainda a oportunidade para referir que a entidade que agora representa “tem encontrado no Município de Proença-a-Nova um parceiro para a promoção dos interesses do património, da cultura e das artes, principalmente quando em 2019 foi apresentado o projeto aos municípios de Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã para que se juntassem” e desenvolver o Cortiçada Art Fest. Este projeto segue as bases da ‘Carta de Porto Santo’, documento assinado em 2020 e que defende a inclusão numa ‘Democracia Cultural’, que Susana Menezes cita, remetendo o seu significado para a “necessidade de as comunidades terem uma voz ativa na preservação do seu património e identificar o que para si é património, potenciando a visibilidade da sua própria localidade”.

Paulo Martins, presidente da Associação da aldeia das Corgas, começou por “enfatizar o trabalho de Maria dos Anjos Ladeira Novo e de Marcolino Farinha Melo” nos contributos em termos de espólio para a Casa do Resineiro, apontando ao facto daquele que hoje é visto como património cultural ter sido, outrora, “o património económico de toda a aldeia e das famílias que aqui viviam e que tinham a resina como principal sustento. É muito importante escrever e relembrar a história do nosso passado e daqui para a frente transmiti-la às gerações futuras”.

Apesar da área de Proença-a-Nova ser ocupada em 80% por terrenos florestais, a atividade da resina desapareceu já por completo do concelho, residindo apenas nas lembranças dos habitantes mais idosos que passaram por todo o ciclo da resina, estando ainda muito vincado a uma forma de estar e de viver. A inauguração da Casa do Resineiro tenciona recuperar e perpetuar essa memória, resultando da recuperação de um edifício em pedra de xisto, realizada pelo Município, no coração da aldeia de Corgas. O Município é ainda parceiro no projeto de criar a Rede Europeia de Territórios Resineiros com reintrodução da resinagem nos pinhais adultos.

Marinha Grande | BAILADO DE INESA MARKAVA ENTRE ESCULTURAS, PINTURAS E MEDALHAS DE JOAQUIM CORREIA

 

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe um espetáculo da bailarina Inesa Markava, no âmbito do projeto “Museus Imaginários”, no dia 2 de julho (sábado), pelas 11h00. Nos passados dias 15 e 18 de junho, o Museu Joaquim Correia recebeu esta performance.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia até ao dia 1 de julho, através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.
A partir dos conteúdos principais do Museu Joaquim Correia e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.
Inesa Markava nasceu em Minsk, na Bielorrússia, país com muitos lagos e florestas. Ainda muito jovem começou os estudos da dança e da música. Em 2002, ingressou na Universidade de Cultura e Artes, em Minsk.
Em 2005, ganhou uma bolsa de intercâmbio com Portugal e veio trabalhar para a equipa de programação cultural internacional na cidade de Leiria. Continuou os estudos em dança contemporânea e clássica na Escola de Dança Clara Leão, e em 2006, começou a trabalhar na Sociedade Artística Musical dos Pousos em projetos como o Jardim das Artes e o Berço das Artes. Em 2007, foi convidada para coreografar o projeto Concertos para Bebés, com a direção artística de Paulo Lameiro, que a levou a dançar em diversos palcos da Europa.

Em 2010, terminou a licenciatura em Estudos Artísticos e iniciou o mestrado em Política Cultural na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o tema Museus e Educação pela Arte.

Em julho de 2021 concluiu o seu doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, sobre o tema da permeabilidade da dança contemporânea no contexto expositivo, com a tese intitulada “Território entre a dança no espaço expositivo”.

Marinha Grande | PEQUENOS ARTISTAS EXPÕEM NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição "Pequenos Artistas no Museu Joaquim Correia", no dia 29 de junho (quarta-feira), pelas 18h30, seguindo-se o concerto pela Orquestra de Guitarras da Orquestra Juvenil da Marinha Grande, cuja entrada é livre.

Ao longo do ano letivo, os alunos do 1º ciclo do ensino básico das escolas do concelho foram ao museu conhecer a coleção. A partir da visita, foram convidados a desenvolver trabalhos artísticos reinterpretando trabalhos de Joaquim Correia, usando os materiais e técnicas que quiseram e tinham ao dispor na escola. Como resultado, vão ser expostos trabalhos de escultura, desenhos, colagens e pinturas.
A exposição “Pequeno Artistas no Museu Joaquim Correia” está patente de 29 de junho a 29 de outubro de 2022, de quarta a sábado, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.

Ansião | Dados os primeiros passos para mais um projeto intermunicipal

Os municípios de Ansião, Alvaiázere e Penela deram início, no passado dia 17 de junho, à implementação de um projeto intermunicipal de desenvolvimento desportivo, educativo e social.

Numa reunião ocorrida nos Paços do Concelho de Penela, estiveram presentes representantes dos executivos camarários e dos agrupamentos de escolas dos três concelhos e da CERCI Penela. Em cima da mesa estiveram algumas iniciativas que se pretendem introduzir nas áreas de desporto, educação e ação social.

Calendarizado ficou já o programa "As férias quando nascem são para todos", assegurado já em 2019 por todos os parceiros, a ter início no próximo dia 11 de julho, dirigido a crianças e jovens com dificuldades motoras e cognitivas e socioeconomicamente desfavorecidos, por forma a que possam, como todos, desfrutar de um programa de atividades de férias.

O principal objetivo desta parceria é contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, oferecendo a todos as mesmas oportunidades e, consequentemente, contribuindo para um são e integral desenvolvimento e para a felicidade de todas as crianças e jovens.

AVEIRO RECEBE COTEC INNOVATION SUMMIT 2022

 

Com a relevante cooperação da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Centro de Congressos de Aveiro, irá receber nos próximos dias 28 e 29 de junho, a COTEC Innovation Summit 2022.

A realização da Cimeira em Aveiro, é muito importante pois capitaliza a aposta que a CMA tem vindo a fazer na área do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia, atraindo mais investimento e mais conhecimento para a nossa Cidade, Município e Região de Aveiro, num trabalho de parceria com as Empresas do setor e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Aveiro será o ponto de encontro onde líderes empresariais, empreendedores, académicos e decisores irão refletir até que ponto é que a atual aceleração das mudanças globais nos domínios tecnológico, regulatório, financeiro, organizacional e geopolítico podem constituir um Ponto de Inflexão determinante dos próximos ciclos de funcionamento das esferas económica, social e política.

Com um programa organizado em quatro temas que se cruzam com a Inovação – Industrialização, Sustentabilidade, Conhecimento e Competitividade –, na COTEC Innovation Summit poderá conhecer em detalhe:

  1. A «Fábrica do Futuro» e o seu potencial transformador de toda a cadeia de produção;

  2. As empresas que estão na vanguarda da aplicação da sustentabilidade como princípio de negócio e vantagem competitiva;

  3. A revolução das infraestruturas logísticas e de transporte nacionais;

  4. A especialização através da inovação modular e de plataformas de produto;

  5. Os sistemas de acesso ao conhecimento científico e tecnológico ao dispor das empresas.

No contexto deste Ponto de Inflexão, assume especial importância o contributo das instituições de ensino e de produção de conhecimento, quer na transferência e valorização desse conhecimento quer no desenvolvimento de novas competências e novos talentos.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição através do site da COTEC Portugal, em: https://cotecportugal.pt/pt/eventos/ .


Estarreja | “Juntos pela Floresta”: Inscrições até dia 30 de junho

 Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do projeto “Juntos pela Floresta” até ao dia 30 de junho no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe de Estarreja. Promovido pela Câmara Municipal, o projeto tem como missão contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências de incêndios rurais no concelho e destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos. 
A vigilância da área florestal do concelho pelos jovens voluntários está prevista para o período de 18 de julho a 12 de agosto.
 
Coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município, em articulação com os Agentes da Proteção Civil locais (Bombeiros Voluntários de Estarreja e Guarda Nacional Republicana), este projeto municipal foi criado em 2006, constituindo uma mais-valia, quer para os jovens participantes, quer para a floresta do concelho.
 
Esta ação faz parte do Plano Operacional Municipal - POM 2022 e do Programa Municipal de Educação.
 
 
Objetivo geral:
Contribuição para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho de Estarreja
 
Objetivos específicos:
- Vigilância móvel ativa (bicicleta)
- Alerta de incêndios rurais
- Recolha de resíduos em áreas florestais
- Georreferenciação de lixeiras clandestinas em espaço rural
- Meio de dissuasão
- Sensibilização da população
- Participação no Plano Operacional Municipal
 
Quem pode participar:
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos e que preencham os requisitos do projeto “Estarreja Compartilha”.
 
Requisitos:
- Autonomia e responsabilidade
- Espírito de equipa e de entreajuda
- Saber andar de bicicleta
- Respeito pela natureza
 
O que oferecemos:
- Formação (área florestal do concelho, legislação sobre o setor florestal, primeiros socorros, orientação em campo, prevenção rodoviária – uso de bicicleta).
- Contacto com a proteção civil (autarquia, bombeiros, GNR)
- Seguro
- Bolsa (1 euro/hora – máximo 100 horas por mês)
- T-shirts do projeto
- Mochila
- Luvas
- Certificado de Participação
 
 
 
 
O que emprestamos:
Kit 1ºs socorros
Binóculos
Bússolas
Cartografia
Bicicleta e capacete (se necessário)
1 telemóvel por equipa
 
CALENDARIZAÇÃO
 
Horário do projeto 10h – 16h (contínuo)
 
Turnos (dias consecutivos, inclui fim de semana)
1º Turno 18 a 31 de julho
2º Turno 01 a 12 de agosto
 
Carla Miranda

Wunderschöne Prozession zu Fronleichnam in Bayern! Beautiful Corpus Chri...

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Corpus Christi na Católica Baviera

Paulo Roberto Campos

Recebi de um amigo alemão esse vídeo (abaixo) e desejo compartilhar com os leitores deste site o contentamento que tive vendo Nosso Senhor Jesus Cristo sendo dignamente honrado. Um contraste impressionante com a “cerimônia” (progressista) que assisti, meio constrangido, numa igreja do interior de Minas de Gerais.  

Trata-se da belíssima procissão de Corpus Christi realizada nesta Quinta-Feira (16 de julho de 2022) na Baviera.

Procissão com o Santíssimo Sacramento que lá ocorre na capital (Munique) e em diversas cidades e em pequenas aldeias de camponeses, participando com seus tradicionais trajes típicos. 

A Baviera, no sudeste da Alemanha, faz fronteira com Liechtenstein, Áustria e República Tcheca. Possui muitos vilarejos rurais que mantêm costumes desde a época medieval. É a região mais católica da Alemanha — não sem razão é a região mais próspera do país… 

Desde o Sacro Império Romano Alemão, juntamente com a Áustria, combateu a “União Protestante” durante a Guerra dos Trinta Anos, no reinado de Maximiliano I de Habsburgo. Esse Imperador Romano-Germânico, graças à sua fidelidade à Igreja Católica, recebeu o título de príncipe eleitor do Sacro Império, o que lhe dava o direito de votar na escolha do imperador. 

ABIM

Pilotos acusam TAP de “manipulação e propaganda” e vão acionar mecanismos legais

 Companhia anunciou que vai reduzir em 10% o corte que os pilotos sofreram nos vencimentos e aumentar o patamar a partir do qual aplicará reduções nos salários dos restantes trabalhadores.
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou esta segunda-feira a TAP de “manipulação e propaganda” e garantiu que iria acionar “todos os mecanismos legais” para contestar o que dizem estar a ser “incumprido”.
Num comunicado interno aos pilotos associados, a que a Lusa teve acesso, o SPAC começa por afirmar que “se a capacidade da gestão da TAP igualasse pelo menos a capacidade de manipulação de informação e propaganda, a TAP estaria muito bem entregue, mas infelizmente não está””.
Chega até a parecer uma campanha de um partido político, mas desta vez, e mais uma vez, quem está a sofrer são todos os trabalhadores, e neste caso particular e sem comparação possível com as outras classes profissionais”, os pilotos, acrescentam.
Este domingo, a TAP anunciou que vai reduzir em 10% o corte que os pilotos sofreram nos vencimentos e aumentar o patamar a partir do qual aplicará reduções nos salários dos restantes trabalhadores.
No comunicado, o SPAC enunciou aquilo que considera serem os “pecados” da companhia e em que inclui questões que já criticou no passado, como os aviões cargueiros parados por falta de certificação, mudança de instalações, o recurso a aviões Embraer mais pequenos e os contratos de prestação de serviços, ou ACMI, para colmatar dificuldades na operação.
Além disso, indicou, “alvitra que os cortes são inferiores aos acordos de emergência quando na realidade, a ter em conta o corte salarial de sete por cento (7%) nas anuidades e senioridades, a supressão da taxa de inflação de 2020 e 2021, acrescido do valor do parque de estacionamento, são de facto muito superiores” e “assume agora o pagamento do subsídio complementar de refeição, (vulgo taxa de aterragem), mas apenas com retroatividade a janeiro de 2022, quando incumpre neste pagamento desde a assinatura do Acordo Temporário de Emergência”, realçou o SPAC.
Segundo a mesma nota, “não consta em qualquer parágrafo do Acordo Temporário de Emergência que o corte suplementar seja para garantir algo mais do que a proteção de emprego, e assim sendo, a partir do momento que não há necessidade de proteção de emprego por haver pilotos excedentários, tem que deixar de haver corte suplementar de salário”, garantiu o sindicato.
Quanto à gestão, a estrutura sindical disse que a TAP “está a aumentar os quadros executivos, trazendo para Portugal a preço e condições de expatriados, gestores estrangeiros, aumentando o peso da estrutura à revelia de um plano de reestruturação que se diz para garantir um futuro sustentável da empresa”, acrescentando que “a equipa de gestão só está a fazer tudo para que os pilotos continuem a subsidiar, com os cortes nos seus salários, estes e outros erros de gestão que se queria adequada aos desafios exigentes do mercado ultra competitivo da aviação”.
Por tudo isso, a direção do SPAC irá pedir “a marcação, com a maior brevidade possível, de uma Assembleia de Empresa e de onde não pode sair algo diferente de uma medida de ação industrial que mostre que o problema nunca foram os pilotos, que aceitaram um corte de mais de 50% do seu salário, mas sim as sucessivas gestões danosas da empresa” que, acrescentam, trouxeram a empresa até onde está hoje.
Paralelamente iremos acionar todos os mecanismos legais na defesa do que achamos estar a ser incumprido pela empresa. É tempo de dizer ‘não’ à prepotência e impunidade de quem nos gere”, rematou.
Numa mensagem enviada aos trabalhadores e à qual a agência Lusa teve acesso no domingo, a TAP sublinhou que “os atuais cortes salariais são um compromisso de todos durante a vigência do plano” de recuperação e que “não podem ser alterados simplesmente porque o volume de negócios aumenta”. E adiantou que, “além disso, um dos principais objetivos definidos para estes cortes era poder adotar um salário mínimo garantido ao qual nenhum corte seria aplicado”.
“A aplicação desta garantia mínima significa que os cortes efetivos não são de 25%, mas variam em média entre 12 e 15%”, referiu a carta.
Em resultado de um “diálogo aberto e contínuo, foi decidido atualizar o salário mínimo garantido de 1.330 euros para 1.410 euros, retroativamente a janeiro de 2022” e “isto assegurará o princípio de manter a proteção de um nível de remuneração sem cortes equivalente a dois salários mínimos nacionais”, adiantou a comissão executiva da TAP numa mensagem enviada aos trabalhadores.
De acordo com a carta, especificamente para os pilotos, a Comissão Executiva presidida por Christine Ourmières-Widener vai “reduzir unilateralmente o corte que sofreram em 10%”, assim como pagar o subsídio de aterragem sem cortes e com retroativos a janeiro de 2022 e suspender a aplicação do mecanismo de `clawback´ (e não planear horas extraordinárias em conformidade).
O mecanismo de ‘clawback’ está previsto na cláusula 12.ª do ATE [Acordo Temporário de Emergência] e permite a aplicação de uma penalidade à TAP se exceder as 300.000 horas de voo anuais e limita também que a TAP não possa planear horas extra aos pilotos, segundo esclarece a nota a que a agência Lusa teve acesso.
SIC Notícias/Lusa

Futebolista polaco excluído da seleção e do Mundial 2022

Maciej Rybus já representou a Polónia em 66 ocasiões.
O defesa polaco Maciej Rybus foi excluído da seleção nacional e vai falhar o Mundial 2022, por continuar a competir no campeonato russo apesar da atual guerra na Ucrânia, anunciou esta segunda-feira a Federação Polaca de Futebol em comunicado.
internacional de 32 anos, que já representou a Polónia em 66 ocasiões, foi anunciado na semana passada como reforço do Spartak de Moscovo para 2022/23, após cinco temporadas ao serviço do rival Lokomotiv.
O selecionador polaco, Czeslaw Michniewicz, declarou que o lateral esquerdo, “devido à sua situação no seu clube, não vai ser convocado para o estágio da seleção em setembro e não vai fazer parte da convocatória da equipa para o Mundial”.
Após a intervenção militar russa na Ucrânia, a Polónia recusou disputar em março a meia-final de acesso ao Qatar 2022 contra a seleção da Rússia, tendo depois as instâncias internacionais banido as equipas russas de todas as competições.
No Campeonato do Mundo, que vai realizar-se entre 21 de novembro e 18 de dezembro, a Polónia está integrada no Grupo C, juntamente com Argentina, Arábia Saudita e México.

SIC Notícias

Violência doméstica. Mulher gravemente ferida em Marco de Canaveses

A vítima foi transportada para o Hospital de São João, no Porto.
Uma mulher com 40 anos sofreu esta segunda-feira ferimentos graves, ao ser atingida na cabeça por um "objeto não identificado", em aparente contexto de violência doméstica, segundo a Guarda Nacional Republicana.
O alerta para a ocorrência ocorrida em Soalhães, concelho de Marco de Canaveses, foi registado às 9h38 e a vítima foi assistida no local, sendo transportada para o Hospital de São João, no Porto, pelos bombeiros de Marco de Canaveses.
Segundo a corporação, o alerta inicial sinalizava uma paragem cardiorrespiratória, mas no local verificou-se que a vítima apresentava ferimentos na cabeça.
A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária.

RR/Lusa

Vagos Sensation Gourmet acontece de 1 a 3 de Julho

O Vagos Sensation Gourmet Regressa à Praia da Vagueira de 1 a 3 de julho de 2022. A 7ª Edição do evento coloca lado a lado chefs e cozinheiros da região, e pretende ser um manifesto sobre a gastronomia dos tachos e a ousadia da cozinha de autor.
Durante três dias a Praia da Vagueira, no Município de Vagos, é o palco de mais uma edição do Vagos Sensation Gourmet. Este ano, a iniciativa chega com o mote “The Best Edition”, em homenagem ao Chef Joe Best, mentor e um dos padrinhos do evento, figura assídua em todas as edições desta iniciativa. “A partida do Joe Best deixou um enorme vazio e muita saudade. O Joe (Chef de cozinha José Besteiro) sentia a Praia da Vagueira também como sua. A paixão pela cozinha refletia-se no que esta terra e as suas gentes lhe davam todos os anos – uma partilha de conhecimento pela cozinha nacional, que sempre captou o espírito e o ritmo da aldeia piscatória. O evento é uma enorme declaração de amor a Vagos e à Praia da Vagueira. A ideia é tentar partilhar (com os visitantes) tudo aquilo que faz da Praia da Vagueira um local tão especial”, explica Tony Martins, um dos criadores do evento.
Uma vez mais o Vagos Sensation Gourmet une os pescadores locais e os cozinheiros amadores do município aos mais conceituados chefes nacionais e internacionais. Juntos, estão empenhados em demonstrar que a cozinha portuguesa não se resume a bacalhau e pastéis de nata e que a tradição dos tachos combina na perfeição com o atrevimento e a elegância da alta cozinha. Michel Van Der Kroft, Graeme Cheevers, Óscar Geadas e Diogo Rocha, são alguns dos rostos Michelin que marcam presença nesta edição, a par de outros nomes conhecidos do panorama nacional como Ann Kristin, Hugo Alves e Luísa Ferreira (Blogger do projeto Sardinha Fora da Lata). A este leque de luxo, esta edição acolhe como embaixador o apresentador de TV, locutor de rádio João Paulo Sousa que irá viver, partilhar e documentar a sua experiência através das redes sociais e, também, das do evento! De referir um novo input do evento com as participações dos conceituados sommeliers portugueses António Lopes, André Figuinha, João Chambel, Sérgio Marques e Nuno Graça.
Workshops, showcooking, degustações, palestras, provas comentadas e música fazem parte do programa deste ano. A entrada no Vagos Sensation Gourmet é gratuita (os workshops requerem inscrição prévia), mas para usufruir das iguarias preparadas pelos chefes é necessário adquirir o kit (5€) que inclui copo de prova e o tão famoso garfo que caracteriza o evento e a Praia da Vagueira.
Cartaz completo em:


Casal estrangeiro detido na “Operação Locker” fica em prisão preventiva

Casal fez “315 pagamentos” a atingirem um montante de cerca de 40 mil euros.

Numa nota publicada no site da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa explicou que os dois arguidos, um homem e uma mulher, estão “fortemente indiciados da prática do crime de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento agravado e do crime de branqueamento”.
Sublinhando que os dois cidadãos estrangeiros, de 20 e 22 anos, chegaram a Portugal há menos de cinco meses e que existiam “fortes perigos de fuga e de continuação da atividade criminosa”, o MP defendeu a aplicação da medida de coação mais gravosa – prisão preventiva -, obtendo “integral concordância” por parte do juiz de instrução criminal.
Segundo o DIAP de Lisboa – que coordena a investigação, com a coadjuvação da Polícia Judiciária (PJ) -, este casal alegadamente apoderou-se dos dados de cartões de crédito estrangeiros e fizeram, “pelo menos, 315 pagamentos em superfícies comerciais portuguesas”, com as operações a atingirem um montante de cerca de 40 mil euros.
detenção dos dois suspeitos foi anunciada na última quinta-feira pela PJ, no âmbito da “Operação Locker”, que esclareceu que os detidos encomendavam sobretudo equipamentos informáticos, que eram remetidos maioritariamente para “lockers” (cacifos onde são deixadas encomendas que podem ser recolhidas através de um código), onde depois eram recolhidos pelos autores dos crimes.
Aos detidos foram então apreendidos mais de uma centena de artigos relacionados com estes crimes. Na investigação colaboraram ainda a UNICRE, a SIBS e o El Corte Inglês.

SIC Notícias/Lusa

“Sopa da Pedra de Almeirim” recebe estatuto de Especialidade Tradicional Garantida na UE

 Segundo o Jornal Oficial da União Europeia, este produto resulta de "um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício".
A classificação da 'Sopa da Pedra de Almeirim' como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) foi esta segunda-feira publicada no Jornal Oficial da União Europeia (UE).
O produto resulta, segundo a publicação, de "um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício", confecionado em Almeirim, Santarém.
A origem do nome da sopa deve-se, oficialmente, "às suas características físicas, uma vez que se trata de um caldo grosso, castanho-avermelhado e com muitos ingredientes, alguém o comparou às pedras que formam o piso de muitas estradas que, ainda hoje, existem na zona histórica de Almeirim".
No entanto, a sopa da pedra está também ligada à lenda de um monge que mendigou ingredientes para acrescentar a uma pedra com a qual dizia pretender fazer sopa.
Os ingredientes da 'Sopa da Pedra de Almeirim' são feijão catarino, batata, chispe e/ou faceira de porco, toucinho, chouriço, morcela e farinheira, cebola, alho, louro, azeite e/ou banha e coentros.
O prato começou a ser servido ao público em 1960 no restaurante O Toucinho.

Sem segredo e com produtos locais
O presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim, Rui Figueiredo, explicou na TSF que o que distingue este prato dos demais que se encontram um pouco por todo o país é a "originalidade dos produtos locais, dos enchidos e das carnes de porco".
Embora não exista um "segredo" nesta sopa, "a maneira como é confecionada na restauração local e pelos residentes faz com que seja diferente de todas as outras", o que lhe valeu uma distinção de "extrema importância para Almeirim e para o turismo gastronómico da cidade".
O rótulo de Especialidade Tradicional Garantida (ETG) salienta os aspetos mais ligados às tradições, à forma como o produto é fabricado ou à sua composição, sem estar ligado a uma área geográfica específica.
Um produto registado como ETG fica protegido pela UE contra a falsificação e uma utilização indevida.
 
Fonte: TSF com Lusa

A Guarda Civil está a investigar a identidade do condutor e as circunstâncias do acidente


A Guarda Civil espanhola está a investigar a identidade do condutor de um carro desportivo de luxo, propriedade do futebolista português Cristiano Ronaldo, que, esta segunda-feira, teve um pequeno acidente em Palma de Maiorca.
A Guarda Civil está a investigar a identidade do condutor e as circunstâncias do acidente.

A Guarda Civil espanhola está a investigar a identidade do condutor de um carro desportivo de luxo, propriedade do futebolista português Cristiano Ronaldo, que, esta segunda-feira, teve um pequeno acidente em Palma de Maiorca.

Segundo informações avançadas pela Guarda Civil, o serviço de tráfego está a apurar as circunstâncias do acidente, em que esteve envolvido um Bugatti Veyron, um automóvel avaliado em dois milhões de euros, que se terá despistado e embatido num muro.

Ao que tudo indica, o condutor terá perdido o controlo do automóvel, que embateu num muro de uma urbanização em Bunyola, em Palma de Maiorca, estando as autoridades a tentarem averiguar também se, além do Bugatti, esteve algum outro carro envolvido.

Do acidente resultaram alguns danos materiais numa construção anexa à estrada, de uma zona rural, em que se encontravam algumas botijas de gás.

Nos últimos dias, a imprensa local tem indicado que Cristiano Ronaldo se encontra a passar férias, juntamente com a família, em Palma de Maiorca.

SIC Notícias
Imagens: Bugarrti.com / Twitter

Investigadores da UC apresentam estratégias sustentáveis para combater um dos maiores obstáculos à produção agrícola

No próximo dia 30 de junho, investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão apresentar um conjunto de estratégias sustentáveis para ajudar no controlo de nemátodes fitoparasitas, que são um dos maiores obstáculos à produção agrícola a nível mundial, durante o workshop “Estratégias Sustentáveis para o Controlo de Nemátodes Fitoparasitas”.
A iniciativa é promovida em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e terá lugar no Pólo de Inovação de Coimbra – DRAPC, na Quinta do Loreto, entre as 8h30 e as 13h30.
O workshop insere-se no projeto de investigação BioNem Mulch, liderado por Carla Maleita, do Departamento de Engenharia Química da FCTUC.
«A aplicação de nematodicidas é muito eficiente no controlo dos nemátodes fitoparasitas, mas constituem um verdadeiro perigo para o ambiente e para a saúde humana, o que tem estimulado a identificação de nematodicidas naturais», contextualiza a investigadora da FCTUC.
Estudos já desenvolvidos, prossegue, «permitiram identificar compostos com efeito nematodicida em resíduos do processamento do fruto da nogueira. Por sua vez, a cobertura do solo é uma prática comum em várias culturas, sendo as coberturas não biodegradáveis (polietileno) as mais utilizadas. Contudo, a sua eliminação coloca alguns problemas ambientais, o que tem levado à procura de estratégias alternativas para uma agricultura sustentável e ecológica. Por conseguinte, no âmbito do projeto BioNem Mulch, está a ser desenvolvido um sistema para controlo de nemátodes fitoparasitas que tem por base o desenvolvimento de coberturas totalmente biodegradáveis revestidas/impregnadas com nematodicidas naturais».
Com esta solução tecnológica de libertação para o solo, espera-se «permitir a proteção das culturas do ataque de nemátodes fitoparasitas, contribuindo para a melhoria dos sistemas produtivos e de proteção das culturas», finaliza a coordenadora do projeto.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 30 participantes, e podem ser efetuadas até ao dia 28 de junho em: https://forms.gle/DPw1MPY3zYYXj5mB8.
Ao dispor,
 
Cristina Pinto

PSD/ Aveiro realiza ação de limpeza da Sede para promover a utilização do novo Ecocentro Municipal


A Secção de Aveiro do PSD realizou no último sábado, 18 de junho, uma ação de limpeza da sua Sede na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, da qual resultou o envio de cerca de meia tonelada de resíduos de diversa tipologia para o novo Ecocentro Municipal, uma obra de 750.000€ da Câmara Municipal de Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), que entrou em operação na última terça-feira, dia 14 de junho.
“Esta foi uma ação muito importante para incentivar os nossos concidadãos a utilizarem e a rentabilizarem esta infraestrutura o mais possível. Acreditamos que sustentabilidade é um dos pilares fundamentais na construção das cidades do século XXI, que tem na ação e no exemplo dos Partidos Políticos e dos seus Líderes o seu maior ativo, e por isso realizámos esta ação, porque para além de tudo, acreditamos na Política pelo exemplo de quem lidera”, começou por referir Simão Santana, Presidente do PSD/Aveiro.
De entre os materiais entregues no Ecocentro, destaque para material eletrónico antigo, artigos de plástico, papel e tecido sobrantes de ações políticas remotas, resíduos de obras de manutenção da sede e estanteria da zona de arquivo, que necessitava de ser renovada.
“Esta é uma ação que convidamos todos os Cidadãos a realizar, nas normais ações de limpeza das suas casas. Numa altura em que o Mundo e a nossa Europa em particular, se confrontam com desafios extraordinários, a simples ação de deposição de resíduos no Ecocentro Municipal pode tornar-se num ato muito relevante para a Sustentabilidade Ambiental, mas também Económica, já que os materiais ali entregues serão valorizados, tornando-se a breve trecho em novos produtos”.
O PSD/Aveiro reitera o convite a todos os Cidadãos para que façam muito e bom uso do Ecocentro Municipal, situado na Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte/ Zona Industrial de Taboeira, na Rua das Fontainhas, junto aos Serviços Urbanos da CMA.
 
Um Município de Aveiro mais sustentável
Simão Santana sublinhou ainda a relevância do novo Ecocentro Municipal no panorama da governação do Município que o PSD em coligação com o CDS-PP e PPM têm vindo a fazer, desafiando os Cidadãos a olharem “para o Município que tínhamos e o Município que temos hoje ao nível da sustentabilidade ambiental”.
O Presidente do PSD/ Aveiro recordou alguns dos investimentos: “Em 2018 Aveiro recebeu três autocarros 100% elétricos, em breve teremos os Moliceiros – responsáveis pela emissão de 400 toneladas de CO2 para atmosfera – também com motores elétricos, a que se juntará o novo Ferryboat Elétrico para ligar o Forte da Barra à localidade de São Jacinto – poupando a emissão de mais 300 toneladas de CO2/ ano para a atmosfera. A tudo isto podemos juntar o Parque Aventura, em Esgueira, o Parque Verde dos Montes de Azurva, qualificado recentemente. A Via Ecológica Ciclável, a que muitos chamam de “Passadiços” entre Vilarinho e Mataduços, a colocação da árvore com maior retenção de dióxido de carbono por metro cúbico, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, para combater a poluição, a plantação de cerca de 2.000 árvores na Reserva das Dunas de São Jacinto, as ações de limpeza e cuidado da Floresta realizadas, os mais de 40 km de ciclovias presentes por todo o Município, ou a recém inaugurada empreitada de qualificação do Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que veio garantir a salvaguarda de Marinhas e da Cidade no que respeita às cheias”, concluiu.

Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD


Queres fazer parte da maior festa do andebol? O GarciCup está à procura de voluntários

 O GarciCup está à procura de voluntários

Encontram-se abertas as inscrições de voluntários para o GarciCup 2022 – Torneio Internacional de Andebol, que se realizará em Estarreja de 6 a 10 de julho, com a participação de mais de dois mil atletas.


Inscreve-te e vem fazer parte do torneio que melhor conjuga competição com animação, criando a maior festa do Andebol nacional no encerramento da época desportiva.
Uma semana de grande movimento, desporto disputado na mais elevada qualidade e atividades dedicadas aos jovens atletas.

Será necessário apoio nas seguintes áreas:


  • Secretariado do Torneio;
  • Serviço de Refeições (logística nos pequenos almoços, almoços e jantares);
  • Pavilhões (logística de jogos e serviço de mesas de jogo “Cronometragem e resultados”);
  • Alojamento;
  • Transportes (acompanhamento de equipas nos autocarros);
  • Atividades Lúdicas e Recreativas (animação do evento).


Cada voluntário tem direito a t-shirt, alimentação, certificado de participação e seguro de acidentes pessoais.


Inscreve-te aqui https://forms.gle/179RMoqNQ5cCRjyF7 ou torna-te Membro de Partilha.


Para mais informações ddged@cm-estarreja.pt


Carla Miranda