quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

MUNDO | Boris Johnson debaixo de fogo


Boris Johnson está debaixo de fogo. O primeiro-ministro do Reino Unido viu-se obrigado a pedir desculpa aos britânicos após a divulgação de um vídeo onde uma assessora gracejou sobre uma alegada festa de Natal que terá ocorrido no ano passado em Downing Street, desrespeitando as restrições impostas para combater a Covid-19.

Johnson pediu uma investigação ao caso e avança com o "Plano B" no país para combater a variante Ómicron, que se espalha na Grã-Bretanha a grande velocidade.

"A partir de segunda-feira deve trabalhar a partir de casa, se puder. Deve ir trabalhar se for necessário, mas trabalhar a partir de casa, se puder. Em segundo lugar, a partir desta sexta-feira, iremos alargar o requisito legal de usar máscaras faciais à maioria dos locais públicos fechados, incluindo teatros e cinemas. Terceiro, também tornaremos o certificado covid do SNS obrigatório para a entrada em clubes noturnos e locais onde se reúnem grandes multidões".

Por toda a Europa, vão ressurgindo as restrições para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Na Dinamarca, a partir de sexta-feira, discotecas, bares e restaurantes devem encerrar à meia-noite e está proibida a venda de álcool após essa hora. A apresentação do certificado de vacinação volta a ser obrigatória para entrar nos restaurantes.

Entretanto, a Eslováquia vai reabrir lojas não essenciais e alguns serviços, apenas para os vacinados contra a Covid-19 e está a alargar o confinamento para os não vacinados e a encerrar algumas escolas.

As restrições reduzem a interação social e, por conseguinte, a propagação da variante Ómicron.

No entanto, em França, os hospitais da região de Paris estão a ativar os planos de emergência e a reprogramar os programas de tratamentos de modo a aumentarem o número de camas nas unidades de cuidados intensivos.

Fonte: euronews

FICA - Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere

O Natal é a época festiva mais aguardada por todas as famílias, crianças e, todos, ano após ano, revivemos tudo o que existe em torno desta época mágica, cheia de alegria, esperança, união, amizades e diversão. Todos aguardamos a reunião das famílias, o convívio e a partilha.
Acredito que o papel de uma autarquia passa por enaltecer estes valores, e por isso procurei em curto espaço de tempo, (lembre-se que a tomada de posse ocorreu a 15 de outubro), proporcionar um evento atrativo, dinâmico e que acontece pela primeira vez no concelho. Em campanha eleitoral disse aos Alvaiazerenses que o Natal no concelho deixaria de ser apenas as tradicionais iluminações de Natal proporcionadas pelo Município, e cumprimos. Este ano o Natal “FICA” em Alvaiázere, e esta é uma prova da dedicação plena que prometi aos alvaiazerenses.
Face ao contexto provocado pela pandemia torna-se imperativo agilizar, sempre que permitido, os comportamentos em sociedade que simultaneamente permitam divulgar o que Alvaiázere tem de melhor ao nível do seu património natural, cultural e gastronómico. Uma sociedade motivada, coesa e que faz movimentar o seu concelho é um elo crucial no desenvolvimento de qualquer sociedade e o qual pretendo valorizar.
Assim, a pandemia não poderá continuar a ser usada como desculpa de arremeço por aqueles que do alto da sua crítica nada pretendem fazer de diferente no concelho.

A atual conjuntura social, económica e financeira não deve implicar a demissão da autarquia e dos seus autarcas na prossecução de políticas de desenvolvimento dinâmico e sustentável ao serviço da população. A pandemia exige responsabilidade, ponderação, e a sociedade já provou que é capaz de se proteger enquanto regressa, com moderação, à normalidade.

Tinha a esperança que este Natal fosse celebrado de forma diferente do último, com o regresso à normalidade, no entanto, o aumento de casos e novas medidas colocou de novo o país em alerta. Desta forma, o período de dor, combate e resistência levou-nos a alterar e a adaptar o programa inicialmente previsto para o FICA. Cancelámos atividades com o objetivo primordial de defender a saúde publica e salvaguardar a saúde de todos.

O Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA), integra concertos de José CID, Toy, P*ta da Loucura, Sonho de Natal, da Alva Canto – Associação de Cultura e da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa cecília; uma pista de gelo a pensar nos mais aventureiros e sobretudo nas crianças que podem usufruir da pista sob o olhar atento do Pai Natal que estará a recebê-los na sua casa; a Mostra de Produtos da Terra também vai estar de regresso e inserida no festival na medida em que, os nossos produtores são os melhores embaixadores da nossa terra. Tendo em conta a importância do movimento associativo como elemento fundamental de coesão social, foram convidadas associações a estarem presentes na exploração de bares, de modo a que possam gerar algumas receitas para apoio à realização das suas atividades.

Haverá assim muita animação durante todos os fins-de-semana do “FICA”, workshops de cozinha organizados pela ETP Sicó e também a finalização do projeto “I Festival Curtas – Fernando Lopes”, com a apresentação dos filmes participantes e a respetiva entrega de prémios.

No sentido de incentivar à prática desportiva realizar-se-á no dia 11 de dezembro uma Caminhada, um Trail e por fim um circuito de BTT. No dia 24 do presente mês será ainda realizado um Passeio TT, organizado pela associação Motor Clube de Alvaiázere.

Na Passagem de Ano haverá também muita animação e Fogo de Artifício.

No sentido de descentralizar as atividades e festejar o Natal também nas freguesias e instituições do concelho, o Município de Alvaiázere irá disponibilizar o “Pai Natal nas Freguesias”.

Entendo que os Municípios devem ter um papel importante na recriação de um ambiente diferente, criativo, dinâmico e atrativo, que proporcione momentos que tragam felicidade e alegria a todos os alvaiazerenses bem como a todos os que nos visitam. É com este sentimento que dirijo o convite a todos, para que participem nas atividades proporcionadas pelo Município de Alvaiázere com a consciência de que o cuidado, prudência e respeito pelas regras de saúde pública serão asseguradas.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

FICA por Alvaiázere!

Morreu o DJ português Magazino

 O DJ português Magazino (Luís Costa) morreu hoje, em casa, em Lisboa, dois anos após ter sido diagnosticado com uma leucemia, disse à Lusa fonte próxima da família. Tinha 44 anos.

Luís Costa nasceu em Setúbal, em 1977, cidade onde aos 17 anos começou a carreira de DJ, que acabou por o levar a vários palcos nacionais e internacionais.

Em dezembro de 2019 foi diagnosticado com uma leucemia e ao longo últimos dois anos foi partilhando, através da rede social Instagram e, mais recentemente, em livro, a luta que travou “pela vida”.

Foi a propósito do lançamento do livro “Ao Vivo”, biografia escrita a quatro mãos com a jornalista Ana Ventura, que o DJ (e um responsáveis pela editora e promotora Bloop Recordings) falou com o SAPO24.

"Ao Vivo" é uma história em três capítulos. A do Luís Costa, a do DJ Magazino e a da luta — luta pela vida e não contra a leucemia, como fazia questão de sublinhar. Narra o seu percurso, da infância e juventude, em Setúbal, aos corredores dos hospitais.

Poucas semanas depois do lançamento, Luís Costa iniciou mais um ciclo de quimioterapia. Numa publicação recente no Instagram, o DJ contava que tinham sido "três semanas arrasadoras".

O resultado ficou "ficou aquém" do desejado pelos médicos. Mas "ao menos a doença regrediu um pouco e deu-me mais um balão de oxigénio para as próximas semanas", contou nessa publicação. No entanto, Magazino mantinha a esperança no aparecimento de "alguma nova terapia".

Com "Ao Vivo", Magazino quis ajudar duas instituições, a Associação Portuguesa contra a Leucemia e a Heal Me, doando os lucros provenientes dos direitos de autor.

MadreMedia/Lusa

Imagem: VIP

Bola de fogo observada no céu no Sul de Portugal a 100 mil km/h

A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre, a uma velocidade de 100 mil km/h, resultou neste fenómeno.

Uma bola de fogo percorreu a 100 mil km/h, na madrugada de domingo, o céu no Sul de Portugal e Espanha, divulgaram na terça-feira os responsáveis do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).

Os sensores deste projeto assinalaram a passagem da bola de fogo através dos diferentes observatórios astronómicos, noticia a agência EFE.

Segundo analisou o investigador principal do projeto SMART, José María Madiedo, o evento registou-se na madrugada de domingo, pelas 00h07 locais.

A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre, a uma velocidade de 100 mil km/h, resultou naquele fenómeno.

A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo, que teve início a cerca de 105 quilómetros acima da província de Badajoz (Andaluzia), em concreto sobre a localidade de Villanueva del Fresno.

A partir deste ponto avançou em direção a noroeste, entrando no espaço aéreo de Portugal e, por último, extinguiu-se a 60 km de altitude na região do Alentejo, na localidade de Santo António do Baldio, concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora.

No total, o meteorito incandescente percorreu a atmosfera durante 51 km.

Os detetores do projeto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.

Madremedia/Lusa

Imagem: DN

Mais 23 mortes e 3588 infeções por Covid em Portugal. Internamentos disparam

Estão internadas 961 pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2, mais 44 do que na quarta-feira.

Portugal regista esta quinta-feira mais 23 mortes por Covid-19 e mais 3588 infeções com o vírus que provoca a doença, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde.

Estão esta quinta-feira internadas 961 pessoas infetadas com o vírus SARS-Cov-2 (mais 44 do que na quarta-feira), sendo que 142 delas estão em unidades de cuidados intensivos (mais quatro), segundo o relatório da DGS desta quinta-feira relativo à pandemia em Portugal.

O Norte é a região do país com mais novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas (1.161), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1.104), o Centro (723), o Algarve (371) e o Alentejo (126).

Das 23 mortes, 11 ocorreram no Norte, quatro em Lisboa e Vale do Tejo, três no Centro, três no Algarve e duas no Alentejo.

Há agora 65 130 casos ativos de Covid-19 (mais 2.296 do que na quarta-feira) e recuperaram da doença 1.269 pessoas, o que aumenta o total nacional de recuperados para 1 097 554. Em relação a quarta-feira, as autoridades de saúde têm mais 1.451 contactos em vigilância, totalizando 83 528.

Cátia Carmo / TSF

No dia 12 de dezembro: Trail do Sarilho agendado para o próximo domingo

Após ter acolhido ontem as provas de Cross-Trail Jovem, o Bosque do Sarilho localizado na Póvoa da Lomba volta a acolher nova iniciativa desportiva no próximo domingo, 12 de dezembro, desta feita, o Trail do Sarilho.

Neste belíssimo espaço natural reconvertido em circuito de atletismo, os praticantes deste desporto terão ao seu dispor as modalidades de Trail K19, Trail Curto K12, Kids Trail e Caminhada, provas essas que terão início agendado para as 9h00 e vão percorrer caminhos de vinhas e bosque, "Horst" de Cantanhede e os Trilhos do Sarilho.

A organização da iniciativa estará, uma vez mais, a cargo da Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da sua seção de Ar Livre e Aventura, contando ainda com o apoio do Município de Cantanhede e da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

As inscrições encontram-se abertas e poderão ser formalizadas em www.runmanager.net ou em www.scc.pt, até ao dia 9 de dezembro, onde se encontra disponibilizada toda a informação relacionada com o evento.

Recorde-se que os Bosques do Sarilho, para além de um aprazível local de lazer, é também, um magnífico circuito, com características propícias para a prática desportiva, particularmente na vertente de Trail e Cross-Trail

À semelhança de provas anteriores, a iniciativa irá decorrer respeitando sempre as normas impostas no âmbito das medidas combate à pandemia de Covid-19 que estão em vigor e previstas pelas autoridades governamentais.

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

 A Coluna da Imaculada, na Piazza di Spagna (Roma), erguida a 18 de dezembro de 1856 e abençoada pelo Bem-aventurado Pio IX em 8 de setembro de 1857.

Hoje, 8 de dezembro, é festa da Imaculada Conceição, uma das magnas celebrações da Santa Igreja. Neste dia em 1823, na cidade de Ariano di Puglia, os padres dominicanos Gassiti e Pignataro obrigaram satanás, em nome de Deus, provar Imaculada Conceição de Maria, através de um menino de 12 anos, possesso, analfabeto, que estava sendo exorcizado. Obrigado, e muito contra sua vontade, fez satanás com este soneto:

Sou verdadeira mãe de um Deus que é Filho

E sou sua filha, ainda ao ser-lhe mãe

Ele de eterno existe e é meu Filho

E eu nasci no tempo e sou sua mãe

                   Ele é meu criador e é meu Filho

                   E eu sou sua criatura e sua mãe

                   Foi divinal prodígio ser meu Filho

                   Um Deus eterno e ter a mim por mãe

O ser da mãe é quase o ser do Filho

Visto que o filho deu o ser a mãe

E foi a mãe que deu o ser ao Filho

                   Se, pois, do Filho deve o ser a mãe

                   Ou há de se dizer manchado o Filho

                   Ou se dirá Imaculada a mãe.

Fonte: ABIM

____________

Pio IX, que proclamou o dogma da Imaculada Conceição em 1854, se emocionou ao ler este soneto (Apud. Salve Rainha, pág.147, Caxias do Sul-RG, 1955).

Barcelos | Politécnico de Barcelos celebra 27 anos na presença de Ministros Caixa de entrada

 O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) comemora no dia 17 de dezembro o seu 27º aniversário. As celebrações decorrem de 13 a 19 de dezembro com várias atividades.

O programa arranca no dia 13 dezembro com a 3ª Edição da Design Sprint Week, em Guimarães. Na tarde do mesmo dia, decorre a atividade “Experiências do Turismo Criativo: Barcelos, Cidade Creativa da Unesco”, um mostra de vários artesãos da cidade de Barcelos.

No dia 14 de dezembro está patente no mesmo corredor a Exposição de posters dos projetos de investigação do CICF – Symposium on Applied Research in Management School, seguida da tertúlia “Ser estudante: a dimensão social” em que os estudantes vão partilhar as suas vivências e experiências de participação em projetos sociais como o InIPCA, o IPCA Buddy, a Oficina do brinquedo e o U.Dreams. No mesmo dia, decorre a inauguração do Mercado de Ilustração e Animação, organizada pelos estudantes do MIA, no Hall da Biblioteca José Mariano Gago.

Já o dia 15 de dezembro vai ficar marcado pela apresentação e demonstração pública da plataforma SASocial com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Decorre ainda no corredor da EST a exposição de Candeeiros dos estudantes do curso de Design Industrial.

Urban Bike Ride IPCA’21 é o nome da primeira atividade do dia 16 de dezembro, um passeio de bicicleta pela cidade de Barcelos, seguido do programa Got Talent-Sarau Cutural organizado pelos estudantes de Gestão de Atividades Turísticas da ESHT.

Embora celebre 27 anos no dia 19 de dezembro, este ano o aniversário do IPCA é comemorado a 17 de dezembro com a inauguração da sala 24 e a habitual sessão solene, no Auditório Eng.º António Tavares, com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga; do Presidente da AAIPCA e da FNAAESP, João Pereira e da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes. Seguem-se ainda as habituais entregas de prémios de mérito e distinções. Os parabéns ao IPCA são cantados ao som das Tunas do IPCA no Bar do Campus. A sessão será transmitida online.

A adaptação de brinquedos para utilização por crianças com deficiência motora e/ou cognitiva e a reparação de brinquedos antigos ou novos para doação são as atividades da iniciativa Oficina do Brinquedo que arranca, no dia 18 de dezembro no IPCA.

Já o dia 19 de dezembro, a fechar o programa de comemorações, durante a corrida de São Silvestre em Braga, o IPCA proporciona uma experiência de Sky Laser, na sede da ETESP.

Todas as atividades envolventes na temática do 27º aniversário do IPCA vão decorrer dentro das regras estabelecidas pela Direção Geral de Saúde (DGS).


Ana Teixeira

Começar de novo | Natal 2021 | Vodafone Portugal


LITORAL CENTRO | A CAMPANHA JÁ ULTRAPASSOU OS 3198031 MILHÕES DE VISITAS, QUEREMOS ATINGIR O 4 MILHÕES QUANTO ANTES !!! 


Pode seguir-nos por este link: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/





“Começar de novo”: violência doméstica em foco na campanha de Natal da Vodafone

“Começar de novo” é o mote da campanha de Natal da Vodafone, que este ano aborda o tema da violência doméstica. Neste anúncio, a ser divulgado já em televisão, uma mulher decide, na época natalícia e perante a chegada de um novo ano, quebrar o ciclo de violência a que está sujeita e procurar ajuda.

Esta campanha surge no seguimento do lançamento, através da Fundação Vodafone, da aplicação Bright Sky, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF), que disponibiliza informação útil para as pessoas vítimas de violência doméstica, e da linha gratuita de apoio SMS 3060, aliada à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), que permite às vítimas enviar pedidos de ajuda, por escrito, de forma privada e segura. Adicionalmente, e a partir deste mês, a Vodafone vai oferecer os serviços de comunicações às estruturas de acolhimento de vítimas de violência doméstica, em todo o País.

A Fundação Vodafone tem procurado agilizar iniciativas que contribuam para reforçar os meios de apoio e informação às vítimas, uma vez que, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, em 2020, registaram-se mais de 27 mil participações de violência doméstica em Portugal e os números oficiais revelam que 32 pessoas foram mortas em 2020 no País, em contexto de violência doméstica.

«Escolher a violência doméstica como tema central da campanha de Natal não é, talvez, a decisão óbvia, mas é a decisão que nos faz mais sentido este ano, por acreditarmos que podemos usar este momento em prol de uma causa que tanto nos sensibiliza e nos perturba enquanto empresa e enquanto sociedade. Há uma consistência com as iniciativas que a Vodafone tem vindo a desenvolver, através da sua Fundação, e há, sobretudo, a convicção de que é papel de todos mobilizar para a denúncia deste tipo de situações e para o apoio às pessoas que são vítimas e que não podem ser ignoradas. O foco neste Natal é ajudar, colocando a nossa tecnologia e a nossa publicidade, ao serviço de um mundo mais são», afirma, em comunicado, Leonor Dias, directora de Marca da Vodafone Portugal.

Da autoria da Wunderman Thompson, com produção da Krypton Films, realização de Augusto Fraga, direcção de fotografia de André Szankowski e acompanhamento da Film Brokers, a campanha “Começar de novo” terá presença em televisão, exterior e nos vários meios digitais, numa estratégia de planeamento a cargo da Dentsu – Carat. O tema que dá tom a esta campanha é uma versão da música “When the party´s over”, de Billie Eilish.

Marketeer

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera

As Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera querem desafiar a comunidade escolar de norte a sul do país e regiões autónomas dos Açores e Madeira a explorarem, ao vivo e a cores, a biodiversidade e as tradições das Reservas da Biosfera portuguesas.

A atividade ambiciona que os jovens não só conheçam o conceito e a importância das Reservas da Biosfera, mas que as vivenciem através de desafios dinâmicos onde poderão melhorar competências e envolverem-se ativamente na conservação da natureza e na agenda da transição verde que vivemos.

Estas Olimpíadas são promovidas pelo projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, e destinam-se aos alunos do 8º e do 10º ao 12º ano de todo o país. A atividade requer que sejam formadas equipas de dois a quatro alunos, enfrentando duas eliminatórias distintas e promovendo dinâmicas de conservação da biodiversidade e da cultura de uma Reserva da Biosfera. A segunda eliminatória desta competição será realizada numa das 12 Reservas da Biosfera portuguesas, onde estes jovens poderão evidenciar o porquê de estes locais serem essenciais para o desenvolvimento económico sustentável e combate à crise climática.

Participar nas primeiras Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera é uma oportunidade de conhecer e fazer parte de territórios que se distinguem pela sua extraordinária natureza, identidade cultural única e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Os participantes terão também a oportunidade de ganhar uma estadia de três dias num destes sítios classificados pela UNESCO e as restantes equipas que alcançarem o pódio terão direito a outras recompensas.

A submissão de inscrições e o regulamento podem ser encontrados através do website do Projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes.

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro para os alunos do 10º ao 12º ano, e até ao dia 29 de janeiro para os alunos do 8º ano.

Proença-a-Nova | Município promove desporto em protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol


O Município de Proença-a-Nova integra o projeto “A prática desportiva no 1º ciclo: uma abordagem a partir do Futebol e Futsal”, que pretende fomentar a prática desportiva entre crianças numa fase inicial das suas vidas, tendo reunido a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Castelo Branco, das Câmaras Municipais de Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei e dos Agrupamentos de Escolas dos três municípios. Na passada sexta-feira, dia 3 de dezembro, foram assinados os protocolos, com a cerimónia a decorrer na Câmara Municipal de cada concelho.

Na assinatura de protocolo, em Proença-a-Nova, esteve presente o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, o presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, o diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha, e o presidente da Câmara Municipal, João Lobo. O autarca destacou que o projeto “contribui para uma sociedade mais saudável e que mantém um espírito de comunhão entre jovens”. Aproveitou para agradecer à Federação Portuguesa de Futebol, frisando “o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos anos, quer nas suas competências diretas, mas também de forma mais ampla nas colaborações com associações de futebol distrital e no apoio que traduzem no distrito de Castelo Branco”. Quanto à iniciativa, João Lobo refere que “é um projeto-piloto que deve ter como base os jovens e o seu enriquecimento curricular, tanto no futsal, como no futebol. Oferecer igualdade de oportunidades a todos os jovens deve ser também um dos objetivos que norteiam as diretrizes delineadas e isso tem sido patente em vários momentos na história de um passado recente e que se observa nos apoios com equipamentos desportivos em que a Federação esteve do nosso lado e no qual teve uma voz ativa”.

Humberto Coelho afirmou o caráter humanitário do projeto, frisando que “uma das funções da FPF é o desenvolvimento do futebol e de todas as suas modalidades e que, como é normal, para tal necessita de parceiros como os Municípios e as Escolas que se tornam fundamentais para que possamos crescer, aliciando jovens para a prática desportiva. Não vamos querer que eles sejam os melhores jogadores, mas sim uma perspetiva correta do que é o futebol, podendo tornar-se melhores jogadores, melhores dirigentes, melhores árbitros e, acima de tudo, melhores espectadores, porque quando um jovem pratica um desporto vai compreender melhor a dificuldade que é exercê-lo”. Terminou dizendo que esta é uma altura especialmente difícil pela diminuição de atletas a praticar desporto devido à pandemia, sendo ainda mais reforçada a necessidade de implementar projetos como este.

João Paulo Cunha refere que “estas iniciativas funcionam melhor quando municípios e escolas se juntam”. Destaca a vertente lúdica das atividades, ainda que estas “devam fazer parte do enriquecimento do currículo, sendo necessário garantir que existam com condições para as poder praticar. Felizmente o concelho tem essas condições e o Município de Proença-a-Nova tem disponibilizado esses recursos humanos, com professores e equipamentos. É neste âmbito que participamos, podendo ser uma alternativa que proporcionamos aos alunos e sabemos que devemos incentivar a prática desportiva, fazendo com que comecem a ganhar gosto pelo futebol e futsal”.

NELSON HELENO E ANDRÉ SANTOS COMPETIRAM NAS QUATRO ESTAÇÕES

Numa organização da Associação Desportiva 4 Estações em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa e com o apoio da União de Freguesias de Sebal Belide, e da Junta de Freguesia da Anobra, realizou-se no passado dia 5 de dezembro, na Venda da Luisa, a segunda edição do Circuito 4 Estações Portugal, Corrida dedicada ao Outono.

Participaram na prova de 10 km os atletas da ~Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense Nelson Heleno obtendo o 69° lugar na classificação geral masculina e o 21° lugar no escalão de Senior Masculino e André Santos conseguindo o 115° lugar da geral e 28° Senior Masculino.

Refira-se, por último que o Circuito das 4 Estações, é composto por quatro provas anuais, referentes às 4 épocas do ano, nomeadamente Inverno, Primavera, Verão e Outono.


O projeto Museu na Aldeia mantém-se ativo no território da Rede Cultura 2027

 A ALDEIA DA FETELARIA VAI AO MUSEU DO VIDRO

Dia 14 de dezembro, às 15 horas, Marinha Grande

No próximo dia 14 de dezembro (terça-feira), o Museu na Aldeia” vai arrancar com as apresentações a “Aldeia vai ao Museu”. Esta segunda fase de implementação do projeto terá a sua primeira sessão no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande. Integrado no programa de Aniversário do Museu do Vidro, 16 idosos e alguns acompanhantes habitantes da Aldeia da Fetelaria vão à Marinha Grande para retribuir a visita ao Museu do qual recebeu a peça museológica.

No decorrer do plano de execução previsto pelo projeto, todas as Aldeias terão a oportunidade de visitar o Museu que acolheram. Estas visitas, acompanhadas por uma atuação temática, interativa e dinâmica, que permite a imersão das comunidades não só na exposição, mas no próprio Museu e na sua história, irão também servir como sessão de inauguração para as obras desenvolvidas em co-criação com as comunidades.

Cada uma destas peças ficará temporariamente em exposição nos respetivos Museus, no decorrer dos próximos meses. A Obra, inaugurada pela aldeia da Fetelaria, no dia 14 de dezembro, ficará assim disponível ao público a partir do dia 15 de dezembro (quarta-feira) e ficará patente até ao dia 5 de junho.

O projeto Museu na Aldeia é da responsabilidade SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), é financiado pelo POISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceiro que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Associativismos dos 26 Municípios em rede – e conta com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta inovadora iniciativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coimbra: 14 dez | Lançamento da obra de requalificação da Sé Velha de Coimbra presidida pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural

 A cerimónia terá lugar a 14 de dezembro, às 11H30, e contará com a apresentação dos projetos de requalificação da Sé Velha e da Igreja do Carmo, em Coimbra.

Com um investimento total de 410.140,95€, financiado no âmbito do Centro 2020, a intervenção na Sé Velha prevê reparações e o desenvolvimento de mecanismos de proteção da envolvente do edificado.

Para o desenvolvimento deste projeto a DRCC celebrou um protocolo de colaboração com a Sé Velha de Coimbra no âmbito do qual as partes assumem o pagamento da contrapartida nacional em partes iguais (15%), complementarmente a DRCC assume a responsabilidade de executar o projeto de intervenção, assumindo o papel de dono da obra. A obra foi adjudicada à empresa Lusocol, Sociedade Lusa de Construções, Lda., no seguimento de um concurso público lançado pela DRCC a 30 de julho de 2020.

Sé Velha

Valor total de investimento: 410.140,95 €

Valor comparticipado: 348.619,81 €

Valor contrapartida nacional: 61.521,14€

Previsão de conclusão: Dezembro 2022

 

Com um investimento total de 186.796,92€, a intervenção na Igreja do Carmo visa a conservação e beneficiação do imóvel e do seu valor patrimonial.

Para o desenvolvimento deste projeto a DRCC celebrou um protocolo de colaboração com a Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco da cidade de Coimbra, no âmbito do qual a DRCC assume a responsabilidade de executar o projeto de intervenção, assumindo o papel de dono da obra, e a Venerável Ordem Terceira assume o pagamento da contrapartida nacional (15%). A obra foi adjudicada à empresa Cacao, Civil Engineering, Lda., no seguimento de um concurso público lançado pela DRCC a 23 de julho de 2020.

Igreja do Carmo

Valor total de investimento: 186.796,92 € + 20.0034,00€ para trabalhos prévios

Valor comparticipado: 140.108,44€

Valor da contrapartida nacional: 46.688,48€

Previsão de conclusão: Agosto de 2022

 

A DRCC convida todos/as os/as senhores/as jornalistas a estarem presentes na cerimónia de lançamento da obra de requalificação da Sé Velha de Coimbra, presidida pela Senhora Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Arquiteta Ângela Ferreira, dia 14 de dezembro, às 11H30, na Sé Velha, seguida de uma visita à Igreja do Carmo.

Estudo conclui que a pré-fabricação é uma oportunidade para reduzir custos e impactos ambientais no setor da construção

A pré-fabricação pode contribuir para atingir as metas ambientais da União Europeia (UE) e reduzir os custos de construção, aumentando assim a competitividade e sustentabilidade do setor. A conclusão é de um estudo da Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos da América.

Publicado na Building and Environment, revista internacional de referência na área, o estudo teve como objetivo avaliar o potencial dos edifícios pré-fabricados para reduzir custos e contribuir para o cumprimento dos objetivos ambientais da União Europeia – a descarbonização dos edifícios até 2050 – e foi realizado no âmbito da tese de doutoramento em sistemas sustentáveis de energia da investigadora Vanessa Tavares, orientada pelo professor Fausto Freire, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Nesta investigação, com a duração de três anos, foi comparada a construção pré-fabricada com a construção convencional, não só a nível de custos, como também a nível ambiental, em Lisboa, Berlim e Estocolmo, três cidades com diferentes climas e diferentes custos de vida.

«Estudámos dois tipos de construção pré-fabricada (uma em aço leve e outra em madeira) e, em oposição, a construção convencional (na cidade de Lisboa), por norma alicerçada em betão. Para tal, desenvolvemos um modelo de avaliação do ciclo de vida para as diferentes tipologias de construção habitacional (habitações unifamiliares e edifícios de apartamentos de média e grande altura) e de serviços, sobretudo escritórios. Os resultados foram depois escalados para representar todo o parque edificado da União Europeia», explicita a investigadora da FCTUC.

Segundo os resultados do estudo, a pré-fabricação pode reduzir os impactos da construção e demolição dos edifícios, ou seja, clarificam Vanessa Tavares e Fausto Freire, «se optarmos por construir um edifício pré-fabricado e adaptado ao clima, podemos reduzir 40% de impactos incorporados nos edifícios e até menos 90% no final do ciclo de vida, com um consumo de energia semelhante na sua utilização. Nós estamos a comparar a construção convencional, que é pesada, com a construção pré-fabricada, que é ligeira. A construção tradicional usa cinco vezes mais materiais do que uma construção ligeira pré-fabricada. Além disso, no final de vida, os resíduos da construção pré-fabricada são mais facilmente recicláveis e reutilizáveis».

Em termos de impactos globais em toda a União Europeia, considerando o período entre 2020 e 2050 (metas da UE), o estudo revela que a pré-fabricação pode diminuir as emissões de carbono proveniente dos edifícios em 6% e os custos de construção em 10%. Isto porque, explicam os autores do estudo, «foi tida em conta a taxa de substituição dos edifícios no espaço europeu, que atualmente ronda os 2%. Os resultados mostram que a pré-fabricação, por si só, não pode alcançar os objetivos ambientais da UE, mas pode, além das medidas de eficiência energética e de reabilitação de edifícios, ser um contributo relevante. Assim, a pré-fabricação apresenta uma oportunidade para reduzir os custos de construção e aumentar a competitividade e sustentabilidade do setor».

Sobre a evolução da construção pré-fabricada em Portugal, Vanessa Tavares acredita que o «futuro passa por este tipo de construção, apesar de atualmente ainda representar um nicho. Com os processos de automatização, de digitalização e de robotização, há boas razões – redução de custos e impactos ambientais – para aumentar a adoção de sistemas baseados em pré-fabricação. E há outras medidas que podem ser associadas, por exemplo, apostando na reabilitação dos atuais edifícios com partes pré-fabricadas».

O estudo foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa MIT Portugal. O artigo científico está disponível: aqui.

Cristina Pinto

MUNDO: "Ómicron não é mais perigosa que variante Delta"

Vinte mil novos casos de covid-19 e 504 mortes nas últimas 24 horas na Polónia. O governo do país anunciou novas restrições para dar resposta ao agravamento da pandemia: limites em restaurantes, hotéis, transportes e a vacinação pode tornar-se obrigatória para certas profissões a partir de 1 de março.

A taxa de vacinação da Polónia é de 54%, para as autoridades não é suficiente e alguns partidos ponderam a hipótese de tornar a vacinação obrigatória para todos.

Nesta fase dos estudos, a Organização Mundial da Saúde acredita que a variante ómicron não é mais perigosa que a Delta, embora seja mais transmissível. A OMS também reafirma a eficácia das vacinas.

Temos vacinas altamente eficazes que se mostraram eficazes contra todas as variantes até agora, em termos de doença grave e hospitalização. Não há razão para acreditar que assim não seja.
Michael Ryan 
Chefe do programa de resposta de emergência da OMS

O OMS também apelou a uma melhor proteção das crianças, atualmente a faixa etária mais afetada, mantendo a vacinação obrigatória de toda a população como uma opção de "último recurso absoluto".

Fonte: euronews.

RUA 25 DE ABRIL EM ALCANTARILHA COM CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NO DIA 10 DE DEZEMBRO DAS 08H00 ÀS 12H00



O Município de Silves informa que, a Rua 25 de Abril, em Alcantarilha, sofrerá condicionamento de trânsito no dia 10 de dezembro, das 08h00 às 12h00, devido à necessidade de execução de descarga de material.

O trânsito será desviado para a Rua dos Bombeiros Voluntários.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

BREAKING NEWS: Meadows files suit against Pelosi as Jan. 6 select panel moves against him

Mark Meadows, facing an imminent threat of criminal contempt of Congress charges, is suing Speaker Nancy Pelosi and members of the Jan. 6 select panel.

The former White House chief of staff has filed legal action against Pelosi, according to court records. As the Jan. 6 select panel prepares to take action against him, Meadows has claimed he can’t discuss matters that could be covered by executive privilege.

But the panel has rejected that claim, noting that President Joe Biden has not asserted privilege to block Meadows’ testimony.

A spokesman for the Jan. 6 panel declined to comment.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/12/08/meadows-sues-pelosi-jan-6-select-panel-523968

Fonte: POLITICO

Morreu o médico legista José Eduardo Pinto da Costa, irmão do presidente do FC Porto

O especialista em medicina legal José Eduardo Pinto da Costa morreu ontem, aos 87 anos, confirmou o Futebol Clube do Porto.

“Morreu hoje, aos 87 anos de idade, o médico e professor universitário José Eduardo Pinto da Costa, antigo membro do corpo clínico do FC Porto e irmão do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa”, pode ler-se num comunicado publicado pelo clube.

De acordo com o mesmo texto, as cerimónias fúnebres acontecem na quinta-feira, a partir das 17:00, na igreja de Cedofeita, no Porto.

O comunicado acrescenta que, “num momento tão difícil, o FC Porto solidariza-se com os familiares e amigos de José Eduardo Pinto da Costa e endereça-lhes sentidas condolências”.

José Eduardo Pinto da Costa foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP), e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto.

Nascido no Porto, em 03 de abril de 1934, José Eduardo Pinto da Costa inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que frequentou até 1960, ano em que concluiu a licenciatura com a tese "Morte por Ação do Óxido de Carbono", classificada com 18 valores e citada na revista da Interpol, segundo a biografia disponível na página de antigos estudantes ilustres da UP.

Nomeado professor assistente em 1961, passou a professor auxiliar, depois a professor associado (1979) e a professor catedrático (1996), na Faculdade de Medicina da UP.

Em 1975, foi nomeado subdiretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, instituição que passou a dirigir no ano seguinte.

De acordo com a mesma biografia, no final dos anos 80 do século XX foi eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal.

Em 1997, abandonou a clínica geral para se dedicar em exclusividade à medicina legal, sendo professor jubilado do ICBAS.

Madremedia/Lusa