terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Alentejo| A produção de azeite pode parar e o setor colapsar devido ao excesso de bagaço de azeitona

Resultado de imagem para Alentejo. A produção de azeite pode parar e o setor colapsar devido ao excesso de bagaço de azeitona
A apanha de azeitona e a produção de azeite correm o risco de parar e o setor olivícola pode colapsar no Alentejo por falta de capacidade das fábricas da região para armazenar bagaço proveniente dos lagares.
“Esta semana provavelmente, o mais tardar na semana que vem, vai haver um colapso no setor”, porque a apanha de azeitona e a produção de azeite “vão ter que parar”, já que “não há espaço para colocar o bagaço de azeitona produzido pelos lagares” do Alentejo, disse hoje à agência Lusa Aníbal Martins, vogal do conselho de administração da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.
Segundo o responsável, as três unidades do Alentejo que transformam bagaço de azeitona proveniente dos lagares da região “têm praticamente esgotada a sua capacidade estática de armazenamento” daquele subproduto resultante da produção de azeite.
Devido ao aumento da produção de azeitona e às condições climatéricas (falta de chuva) “favoráveis à apanha rápida de azeitona”, tem chegado azeitona “em maiores quantidades e mais rapidamente aos lagares” e “um volume inusitado” de bagaço de azeitona para ser transformado nas três unidades, explicou.
Apesar de trabalharem 24 horas por dia durante 11 meses, as três unidades, duas no concelho de Ferreira do Alentejo e uma no concelho de Alvito, têm os tanques de armazenagem “praticamente cheios e a atingir a rutura” e “não havendo onde por o bagaço terá forçosamente de parar a apanha de azeitona e a produção de azeite”, disse.
Aníbal Martins, que também é presidente da FENAZEITES – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores e gerente da União de Cooperativas Agrícolas do Sul (UCASUL), a dona da unidade de Alvito, alertou que a paralisação do setor, a verificar-se, “poderá provocar prejuízos incalculáveis aos agricultores e às empresas ligadas ao setor”.
Por outro lado, alertou, “poderá ocorrer um verdadeiro caos ambiental ao não haver onde colocar” a produção de bagaço de azeitona, que poderá chegará às 600 mil toneladas na atual campanha olivícola.
Segundo Aníbal Martins, a unidade da UCASUL recebe cinco mil toneladas de bagaço de azeitona, mas só tem capacidade para transformar mil toneladas por dia, ou seja, “acumula quatro toneladas a cada dia que passa” e, atualmente, não tem capacidade para armazenar mais.
Atualmente, o escoamento do bagaço de azeitona é “o problema maior” do setor olivícola, que “cresceu de forma exponencial nos últimos anos”, mas “tem havido um desequilíbrio estrutural”, porque o aumento das produções de azeitona e azeite “não tem sido acompanhado” do aumento da capacidade de armazenamento e transformação de bagaço.
O “estrangulamento” na capacidade de armazenamento e transformação de bagaço “é um problema muito complicado para o setor olivícola”, “vai ser muito maior na próximo campanha”, com o esperado aumento das produções de azeitona e azeite com a entrada em produção de novos olivais, e “levará ao colapso das atividades relacionadas”, alertou.
Aníbal Martins disse que o setor cooperativo olivícola, através da CONFAGRI, da FENAZEITES e da UCASUL, “tem vindo a sensibilizar as entidades responsáveis”, nomeadamente o Ministério a Agricultura, para “o problema e a possibilidade de ocorrer a grave situação de colapso do setor olivícola no Alentejo”.
A CONFAGRI e a FENAZEITES vão reunir “em breve” com a ministra da Agricultura para “analisar o problema e procurar uma solução”, disse, referindo que a reunião “está acordada, mas ainda não agendada”.
Aníbal Martins adiantou que é preciso uma nova unidade de transformação de bagaço ou ampliar a capacidade das três unidades existentes no Alentejo para resolver o problema.
“Há uma série de constrangimentos legais que não têm permitido que seja autorizada e surja uma nova unidade”, lamentou.
Os planos diretores municipais (PDM) só permitem a instalação deste tipo de unidades perto de aglomerados urbanos, mas aqui “o problema, que está em vias de ser resolvido, é que as unidades têm má imagem do ponto de vista ambiental, porque, apesar de todas estarem a trabalhar dentro da lei, o aspeto visual é muito negativo”.
E fora de aglomerados urbanos, “é difícil arranjar um terreno” onde se possa instalar uma unidade, porque todos estão dentro de Reserva Agrícola Nacional (RAN), explicou.
Lusa

Sociedade | 6 (boas) razões para doar sangue

Dar sangue é um gesto muito simples mas que pode salvar uma vida. Com a ajuda da especialista em Medicina Interna, Luísa Morais, do Hospital Lusíadas Lisboa, apresentamos-lhe seis bons motivos para ser dador de sangue.

Doar sangue não tem repercussões negativas na sua saúde e só vai trazer benefícios a quem dele precisa – por exemplo, em casos de leucemia, um tipo de cancro das células mais primitivas da medula óssea e cujo tratamento, em algumas situações, pode requerer um transplante de medula óssea. Além disso, doar sangue não envolve nenhuma preparação especial: é apenas recomendado que ingira líquidos e faça uma refeição leve a seguir a doar sangue.

1. 450 ml podem fazer toda a diferença

O desenvolvimento da medicina tem feito aumentar as necessidades de sangue e dos seus derivados. Há mais dadores, mas nem por isso as reservas aumentam significativamente e, além disso, é preciso ter em conta a (in)compatibilidade entre os vários tipos de sangue. Doar sangue implica a recolha de apenas 450 ml de sangue, menos de 10% dos 5 a 6 litros que circulam no corpo de um adulto.

2. Só precisa de 30 minutos

O procedimento de recolha de uma dádiva de sangue demora cerca de 30 minutos e os intervalos mínimos recomendados entre cada doação são de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. Até o dador mais empenhado só pode dar sangue 3 vezes por ano (se for mulher) e 4 vezes por ano (se for homem) – gastando com isso duas horas, no máximo, do seu tempo, no total. Algumas entidades patronais prevêem inclusive esta situação, permitindo ao funcionário utilizar horas de trabalho para a doação.

3. Não é preciso marcar

No Posto Fixo da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA), localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, decorrer sessões de colheitas de sangue duas vezes por semana a saber:
- Todas as 4ª.s Feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas e 
- Todos os sábado entre as 9 horas e as 13 horas
Estas datas funcionam até final do corrente ano, sendo que, em 2020 passa a ser todas as 4ª.s feiras e 6ª.s feiras das 13 horas às 19:30 horas, aos feriados entre as 9 horas e as 13 horas.

4. A maior parte das pessoas pode doar sangue

– Ter piercings ou tatuagens não é um impedimento para dar sangue (basta deixar passar quatro meses após a sua realização);
– Ter um tipo de sangue comum não significa a inutilidade da dádiva (são também aqueles que são usados em maior quantidade).
– Existem alguns constrangimentos à doação, indiretamente relacionados com a condição de saúde, mas são impedimentos apenas temporários.
Cumprido o prazo estipulado de “quarentena” –e que pode ir de uma semana para uma extração dentária a 6 meses no caso de mudança de parceiro sexual ou viagem intercontinental – pode voltar a dar sangue em qualquer altura.

5. Deixa de pagar taxas moderadoras

Os dadores de sangue com duas dádivas feitas no último ano ou com mais de 30 registadas ao longo da vida não pagam quando recorrem a um serviço de urgência hospitalar e também estão isentos de qualquer taxa moderadora na realização de exames nos serviços de saúde públicos ou privados que tenham acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). O registo é feito no Cartão Nacional do Dador de Sangue, a cada dádiva. A alteração da lei que regula o acesso às prestações do SNS foi aprovada em março de 2016.

6. Tem direito ao seguro de dador

Um dos direitos consagrados na lei é o direito a um seguro que garante ao dador de sangue o direito a indemnização por danos resultantes da dádiva de sangue ou de acidentes que eventualmente sofra no trajeto de ida e volta do local de colheita, em território nacional.
Colaboração: Luísa Morais, especialista em Medicina Interna do Hospital Lusíadas, Lisboa
Fonte: rotasaude.lusiadas

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE CONQUISTARAM O TERCEIRO LUGAR COLECTIVO NO XI – MEMORIAL LUIS LOPES DA CONCEIÇÃO


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede participou na XI edição do Memorial Luis Lopes Conceição com 11 atletas. A prova que se destinava apenas ao escalão de infantis, contou com a presença de 118 atletas em representação de 14 clubes. 

O evento teve lugar no passado dia 07 de dezembro nas piscinas municipais de São Martinho do Bispo em homenagem a um dos maiores vultos da natação nacional e grande figura da natação de Coimbra Luis Lopes Conceição. 

Foi mais uma oportunidade para os jovens nadadores da SCC tentarem a obtenção dos mínimos que lhes darão o acesso ao Torneio Zonal da categoria que se realizara na cidade de Penafiel em março próximo. 

Em termos coletivos as prestações dos jovens “Pombos” deram lugar a 3ª posição, ficando atrás de Fundação Beatriz Santos e Louzan Natação, 1º e 2º respetivamente.

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBOFILA CONQUISTARAM SEIS TÍTULOS NO TORNEIO ZONAL NORTE DE JUVENIS


A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense conquistou este fim de semana 6 títulos de Campeã Zonal, no Torneio Zonal Norte de Juvenis, que decorreu nos passados dias 6,7 e 8 de dezembro na Piscina Municipal da Mealhada. 

Esta competição dirigida ao escalão de juvenis, contou com a participação de 236 atletas em representação de 48 clubes, oriundos das Associações de Natação do Minho, do Norte de Portugal, Nordeste, Centro Norte(Aveiro) e Associação de Natação de Coimbra. 

Pela Sociedade Columbófila, competiram os nadadores José Rocha, Marisa Nobre, Diana Tinoco, e Guilherme Cardoso, que alcançaram os mínimos de participação para este torneio, resultando as suas prestações na conquista de 10 pódios. 

Os maiores destaques vão para os 4 títulos em Juvenil B conquistados por Diana Tinoco nos 100 e 200 Mariposa e nos 200 e 400 Estilos. 

No mesmo escalão Guilherme Cardoso viria a conquistar o ouro nos 200 e 400 livres obtendo a 3ª posição nos 1500 Livres. Em juvenil A, Marisa Nobre viria a sagrar-se vice-campeã zonal nos 200 Costas, sendo 3ª nos 400 e 800 Livres. 

Em termos coletivos, a Sociedade Columbófila obteve a 4ª posição no medalheiro com 6 títulos, o Clube Natação Galitos venceu com 11 títulos, em 2º ficou o Futebol Clube do Porto com 10 e em 3º lugar o Clube Natação de Vila Nova Famalicão.

Norte | Valença Já pensa na edição de 2020 da Fortaleza de Chocolate

Regressará com Mais stands e com mais chocolate
A Fortaleza de Chocolate de Valença foi um êxito. Durante quatros dias a Fortaleza de Valença esteve cheia de visitantes, rendidos ao chocolate, ao bacalhau, ao nosso comércio e à magnifica fortaleza, que com os muros envolve um centro histórico mágico, que continua a encantar quem o visita.
Manuel Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, considera a Fortaleza de Chocolate um evento de referencia e quer que a edição de 2020 cresça em número de expositores, variedade de chocolate e quer aumentar a participação da comunidade Valenciana. “temos que fazer um balanço, melhorar algumas coisas e começar já a trabalhar para que o próximo ano este evento nos deixe ainda mais orgulhosos.” Considera essencial o envolvimento da comunidade para que isto possa acontecer. “ Se os eventos forem só da Câmara Municipal, não vão a lado nenhum” e dá o exemplo dos presépios, que com a participação da comunidade, tem feito a diferença e tem sido uma mais valia para Valença. Acredita que com todos o chocolate vai trazer, ainda mais, benefícios ao comércio e ao turismo em Valença. Por ultimo lança um desafio: “gostava de ver o Chocolate Farruco em 2020 na Fortaleza de Chocolate.”
A Tradição do Chocolate
Apostar em produtos locais e na larga e secular tradição do chocolate em Valença é outras das apostas que o Município de Valença quer ganhar e ver já refletida na próxima edição deste evento.
Programação de Natal Continua
Chocolate regressa em 2020, mas a programação de Natal continua com o parque temático dos Duendes, a Casa do Pai Natal, o imaginário das terra do Pai Natal com a Neve na Praça, o patinar na Pista de Gelo, ver tantos presépios pelas ruas e montras, andar no Comboio de Natal, apreciar a iluminação artística e os sons natalícios da animação de rua e dos concertos de Natal e tantas surpresas mais. Até 7 de janeiro, em Valença, estará sempre algo a acontecer e a surpreender pequenos e graúdos, em Valença.
Comércio de Valença de Eleição
Visitar Valença estes dias é a oportunidade para adquirir os Presentes de Natal numa cidade onde o comércio é uma marca de tradição, prestigio e preços competitivos. Considerado um dos maiores shoppings a céu aberto da Europa, Valença destaca-se pelos texteis-lar, o vestuário e calçado, o artesanato e os souvenirs.


Évora | Projeto “A Minha Escola é Verde” avança


O projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, no qual a Escola EB Horta das Figueiras e toda a comunidade educativa está envolvida, e que tem como grande finalidade o combate às alterações climáticas, teve, recentemente, dois importantes avanços: a Assembleia de Escola já recolheu as propostas dos alunos para o “Pátio Verde”; e no topo do edifício já foi colocado um protótipo de cobertura verde.

Recorde-se que esta intervenção visa a colocação de mais árvores e plantas no edifício e pátio da escola, por forma a combater o calor no Verão e melhorar a qualidade do ar.

Durante a Assembleia de Escola, realizada a 4 de Dezembro, que contou com a presença do Coordenador do Projeto Salustiano Torre Casado (CSIC) e José Fermoso (CARTIF), do representante da CIMAC Teresa Batista, do representante dos Docentes Carla Romanga, do representante dos Pais Ângela Barreto e do representante do pessoal não docente Ana Sofia Piteira, os alunos Lara Abelha e Rita Fernandes (1º Ano), Maria Do Carmo Coutinho e Maria Ana Matos (2º ano), Carlota, Matilde, João Afonso, Beatriz Almeida (3º ano), Sarah Barreto e Maria Casquinha (4º ano) fizeram as apresentações ao júri e plateia das propostas de cada turma, bem como os representantes dos pais - Patrícia Claudino e Ana Oliveira – que apresentaram uma proposta em forma de maquete.

No dia seguinte, procedeu-se à colocação do protótipo de cobertura verde no edifício escolar e, ainda, à instalação de vários ninhos nas árvores, previamente construídos por alunos e encarregados de educação, em várias sessões levadas a cabo para o efeito, decorrente da iniciativa “De pequenino… eleições na escola Horta das Figueiras” realizada em outubro.

Neste dia, a vice-presidente da Câmara Municipal de Évora e vereadora do pelouro da educação, Sara Dimas Fernandes, assistiu a estas duas intervenções, conjuntamente com os pais, alunos, pessoal docente e não docente, para as quais contribuíram vários trabalhadores da edilidade, de diversos serviços.

Edifícios verdes

O projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, que em Évora tem a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) como entidade promotora, tem a escola EB da Horta das Figueiras a desenvolver a experiência piloto, que foi acolhida pela Câmara Municipal na procura de implementar soluções experimentais participadas que contribuam para melhorar o desempenho térmico dos edifícios escolares recorrendo a soluções baseadas na natureza.

O projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, é financiado pelo Programa LIFE (LIFE17 CCA / ES / 000088), e tem como objetivo o estudo da aplicação de “soluções baseadas na natureza” (NBS) para a resolução do problema. O Projeto tem a duração de 4 anos, é coordenado pelo Real Jardin Botanico (RJB-CSIC) tendo como participantes o Centro de Tecnologia CARTIF de Valladolid, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), o Município do Porto e a Diputación de Badajoz.

O projeto pretende analisar o impacto das soluções baseadas na natureza como medidas de adaptação às alterações climáticas em três escolas, uma na cidade do Porto, uma no Alentejo Central, em Évora e uma na província de Badajoz, em Solana de Los Barros. Assim, promover-se-ão medidas de adaptação sustentáveis baseadas nos ecossistemas, incrementando a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na prática através da demonstração e disseminação em workshops.

Os edifícios a abranger nesta operação são ocupados por estudantes e profissionais da educação de todos os níveis, por profissionais de serviços sociais e pelo público em geral que ocupa, regularmente, estes centros entre 70 e 75% do seu tempo.

Assim, serão instalados protótipos de NBS em fachadas e divisórias, telhados, superfícies externas e estacionamentos nos edifícios-piloto selecionados. Além disso, esta instalação será complementada pela implementação de medidas sustentáveis de ventilação natural induzida, sombreamento sazonal (natural e artificial) e a escolha de espécies nativas das áreas do Mediterrâneo e do Atlântico.



Com este projeto, é expectável uma melhoria significativa no conforto térmico dos cidadãos. As medidas adotadas podem ser replicadas em outros edifícios.

Pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional - Município de Cantanhede foi reconhecido como Entidade Empregadora Inclusiva

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IFP) distinguiu o Município de Cantanhede como Entidade Empregadora Inclusiva e a respetiva insígnia foi entregue em 9 de dezembro, no decurso de uma cerimónia realizada no Convento de S. Francisco, em Coimbra, com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e do presidente do IFP, António Valadas da Silva. Recebeu o diploma de reconhecimento a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que esteve acompanhada no ato pela vereadora Célia Simões e por um grupo de funcionários envolvidos no processo que esteve na base desse reconhecimento. 

O Município de Cantanhede é o único da CIM - Região de Coimbra com o estatuto de Entidade Empregadora Inclusiva no âmbito do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, estatuto esse que foi obtido a partir da avaliação de vários parâmetros, entre os quais o número de trabalhadores com deficiência que tem ao serviço. “Esta realidade é fruto da consolidação de uma cultura organizacional orientada para a integração profissional de pessoas nessas circunstâncias e para a sua valorização através de oportunidades para a progressão nas respetivas carreiras”, refere a presidente da Câmara Municipal. Helena Teodósio considera que “as limitações físicas não são sinónimo de incapacidade, como de resto constatamos em vários exemplos de funcionários com deficiência e que são extremamente competentes nas funções que exercem, além de que se envolvem ativamente nas atividades no seio da instituição”. 

Fator importante para os resultados obtidos neste âmbito foi o ajustamento das condições de trabalho, nomeadamente através da adaptação dos meios e equipamentos, bem como da alteração de equipas de trabalho ou das suas tarefas e reorganização dos processos de trabalho dos trabalhadores que apresentavam problemas de saúde. 

Por outro lado, na atribuição da marca de Entidade Empregadora Inclusiva ao Município de Cantanhede foram considerados os equipamentos e softwares permitem adaptações para os utilizadores com limitações motoras, baixa visão ou cegueira e deficiência auditiva, enquanto os espaços de trabalho das pessoas com deficiência e os espaços comuns são acessíveis. E também no que diz respeito aos espaços de atendimento público existem condições de acessibilidade em conformidade com as normas técnicas definidas para os portadores de deficiência que necessitam da prestação de serviços diferenciados. 

Além disso, foram também tidos em conta os protocolos que a autarquia mantém com entidades de reabilitação, tendo em vista a realização de atividades ocupacionais por pessoas com deficiência e incapacidade, possibilitando-lhes oportunidades de vida num ambiente inclusivo e o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais. E outro aspeto considerado foi o envolvimento em parcerias e em projetos locais destinados ao desenvolvimento das qualificações e a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade. 

Juntamente com o Município de Cantanhede, em 2019 receberam a marca de Entidade Empregadora Inclusiva 28 instituições, entre as quais as 11 autarquias, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Santarém, e a Santa Casa da Misericórdia do Porto e de Almada.


Mundo | Nova Zelândia abre investigação criminal sobre mortes na sequência do vulcão Whakaari

Resultado de imagem para Nova Zelândia abre investigação criminal sobre mortes na sequência do vulcão Whakaari
Sapo
A polícia da Nova Zelândia anunciou hoje que vai abrir uma investigação criminal para determinar se houve responsabilidades dos operadores turísticos, e outras instituições, na morte de pelo menos cinco pessoas na sequência da erupção do vulcão Whakaari.
Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, embora com poucas chances de estarem vivas, disse o vice-comissário de polícia da Nova Zelândia, John Tims em conferência de imprensa.
As autoridades indicaram que 31 pessoas estão hospitalizadas, devido às feridas e queimaduras causadas na sequência da erupção, que lançou rochas e uma grande quantidade de cinzas. Três dos feridos já tiveram alta, acrescentaram. 21 pessoas estão em estado grave.
"É possível que nem todos os pacientes sobrevivam", disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Pete Watson, na mesma conferência de imprensa, onde observou que 27 dos internados sofrem queimaduras em mais de 30% do corpo.
O comando da polícia não esclareceu até que ponto a investigação irá, mas afirmou que os operadores turísticos vão ser investigados.
"Será analisado se existe um criminoso responsável pelas mortes. Ainda é muito cedo para anunciar", disse John Tims.
As autoridades estão a concentrar hoje todos os esforços, em conjunto com especialistas em geologia, a estudar como entrar novamente a ilha para recuperar os corpos das oito pessoas que continuam desaparecidas.
"Não podemos dizer a 100% que todos estão mortos, mas há fortes indícios de que não resta ninguém vivo na ilha", disse John Tims.
A erupção, ocorrida às 14:11 de segunda-feira (01:11 em Lisboa), libertou uma espessa nuvem de fumo branco, a uma altura de 3,6 quilómetros.
Imagens captadas por uma câmara no local mostraram um grupo de meia dúzia de pessoas a andar pela cratera, alguns segundos antes da erupção do Whakaari.
Um "número considerável" de vítimas do desastre é australiana, de acordo com responsáveis da Austrália.
Acredita-se que pelo menos três dos mortos sejam australianos, de acordo com o primeiro-ministro australiano Scott Morrison, que disse também haver australianos entre os desaparecidos.
No dia 3 de Dezembro, o grupo de controlo de atividades geológicas da GeoNet alertou que o vulcão Whakaari "entrou num período de atividade eruptiva", embora tenha apontado que a situação não representava “um perigo direto para os visitantes".
Nota da Redação: Entretanto, o número oficial de mortes já subiu para 11, havendo 2 desaparecidos e 31 hospitalizados, neste momento.
Lusa / Madremedia
Foto: EPA/MICHAEL SCHADE

CP tem 4.620 viagens com 80% de desconto no período de Natal e Ano Novo

A partir de hoje, 10 de Dezembro
Resultado de imagem para CP tem 4.620 viagens com 80% de desconto no período de Natal e Ano Novo
A CP – Comboios de Portugal apoia as deslocações do período de Natal e Ano Novo, com o lançamento de mais uma ação promocional que vai disponibilizar 4.620 viagens com descontos até 80%, nos comboios Alfa Pendular e Intercidades.
Os bilhetes disponíveis nesta campanha são válidos para viagens a realizar no período de 20 de Dezembro de 2019 e 15 de Janeiro de 2020 e podem ser comprados com a antecedência mínima de 10 dias relativamente à data da viagem.
Estão abrangidos os 86 destinos dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, com preços a partir de:
- 2,50€ para ligações entre Lisboa e Évora
- 3,00€ para ligações entre Lisboa e Beja
- 4,00€ para ligações entre Lisboa e as cidades de Coimbra ou Covilhã
- 4,50€ para ligações entre Lisboa e as cidades de Aveiro, Faro ou Guarda
- 5,00€ para ligações entre Lisboa e Porto
- 5,50€ para ligações entre Lisboa e as cidades de Braga ou Guimarães
Os preços promocionais são aplicados até esgotarem todos os bilhetes abrangidos pela promoção, dos quais cerca de 1.700 são para viagens entre as cidades de Lisboa e Porto. 

CNJ | Congresso Ambiente - Congresso “O papel dos jovens na sustentabilidade ambiental”

O congresso “O papel dos jovens na sustentabilidade ambiental” é uma atividade organizada pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.
O evento terá lugar no Auditório Paroquial de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, no dia 16 de dezembro de 2019
Um dia inteiramente dedicado à responsabilidade e sustentabilidade ambiental que contará com a presença de experts na área: Dr. Miguel Miranda  (IPMA); Dr. Miguel Lemos, Administrador da Empresa Municipal das Águas de Gaia; Paulo Pimenta de Castro (Acréscimo – APIF); Representante da Secção Proteção Natureza e do Ambiente (SEPNA).
Pretende-se que o congresso seja um local de discussão e partilha de boas práticas, onde surjam soluções e propostas para que possamos apresentá-las a atores políticos, para dar voz às preocupações dos jovens. 
Advogar e fomentar uma participação jovem ativa!

Consulte o programa aqui.
Departamento de Comunicação do CNJ
Margarida Azevedo 

Avião chileno com 38 pessoas a bordo desaparece a caminho da Antártida

Resultado de imagem para Avião chileno com 38 pessoas a bordo desaparece a caminho da Antártida
Expresso
Um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo desapareceu esta segunda-feira, 9 de Dezembro, após partir da cidade de Punta Arenas, no extremo austral do Chile, com destino a uma base na Antártida, informou a Força Aérea chilena (FACH).
"A Força Aérea do Chile informa que uma aeronave C130 Hércules descolou às 16h55 (local) da cidade de Punta Arenas para a base Antártida Presidente Eduardo Frei (...) com 38 pessoas".
"A bordo do C130 Hércules viajavam 38 pessoas, sendo 17 tripulantes da aeronave e 21 passageiros", segundo o comunicado.
A FACH declarou "estado de alerta por perda das comunicações" e ativou uma operação de resgate com aeronaves e navios da Marinha chilena.
O presidente Sebastián Piñera disse estar "consternado" com o desaparecimento do avião militar e anunciou que viajará a Punta Arenas para acompanhar a busca pela aeronave.
"Vamos com o ministro Gonzalo Blumel [ministro do Interior], consternados com desaparição de avião Hércules da FACH com 38 passageiros que viajava rumo à Antártida de Punta Arenas. De lá, juntamente com o ministro da Defesa (Alberto Espina), vamos monitorizar a busca e envio de equipas de resgate", tuitou o presidente.
O avião que descolou na base aérea de Chabunco em Punta Arenas (3.016 km ao sul de Santiago) realizava um trabalho de apoio logístico e transportava pessoal para a revisão do oleoduto flutuante de abastecimento de combustível da base na Antártida e tratamento anticorrosivo das instalações.
Madremedia / AFP