sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Cantanhede | Até 9 de janeiro de 2023 Exposição de presépios infantis “Nasceu um menino” patente na Biblioteca Municipal

 

Está patente na Biblioteca Municipal, até ao próximo dia 9 de janeiro de 2023, a exposição Nasceu um Menino. A mostra é constituída por 11 presépios elaborados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, designadamente de Ançã, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Febres, Murtede, Ourentã, Pocariça, Sanguinheira, Sepins/Bolho e Tocha.

Este é já o 19.º ano consecutivo que a Biblioteca Municipal reserva o mês de dezembro para expor trabalhos relacionados com o tema “presépio”, endereçando os convites a vários participantes, de idades e profissões diversificadas.

Na exposição “Nasceu um menino” deste ano estão patentes trabalhos representativos da Natividade, criados pelas crianças dos Jardins de Infância do concelho, executados a 3 dimensões com materiais diversificados, nomeadamente com papel, cartão, tecido, plástico, materiais naturais como paus, pinhas, musgo ou folhas vegetais, entre outros.

Os Jardins de Infância responderam afirmativamente ao convite endereçado pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, de forma a promover esta iniciativa que este ano assinala o 19º ano de realização e que tem sempre um caloroso acolhimento por parte do público que frequenta este espaço cultural.


Proença-a-Nova | Alunos da Universidade Sénior visitaram a redação do Jornal de Notícias

Mais de 50 alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova visitaram, no dia 7 de dezembro, a redação do Jornal de Notícias, localizada na cidade do Porto, numa iniciativa enquadrada no âmbito da disciplina de Jornalismo.

Com uma receção inicial de boas-vindas de Inês Cardoso, diretora deste jornal, a visita guiada pela redação e instalações circundantes foi da responsabilidade da jornalista Isabel Peixoto, que integra os quadros do Jornal de Notícias desde 1992. Nesta visita os alunos da Universidade Sénior ficaram a conhecer todo o processo de construção, revisão e tratamento das notícias, bem como todo o desenvolvimento de diretos e entrevistas para a página online e redes sociais.

O clima ameno e agradável que se fez sentir contrariou as previsões meteorológicas e na parte da tarde os alunos puderam deslocar-se até à Zona da Ribeira do Porto, onde almoçaram num dos mais tradicionais restaurantes desta área. Antes do regresso a Proença-a-Nova houve tempo ainda para conhecer a Livraria Lello, situada na Rua das Carmelitas, no Centro Histórico da cidade.

Para o dia 14 de dezembro está já marcada nova visita para os alunos da Universidade Sénior. Desta feita serão exploradas as vilas de Penela e Rabaçal, conhecidas pela forte ligação ao Natal e tradições decorativas desta quadra festiva.

CORRIDA REMAX SÃO SILVESTRE CIDADE DE AVEIRO EM VEZ DE CORRIDA OLI SÃO SILVESTRE CIDADE DE AVEIRO

 

Condicionamentos de trânsito 
No próximo sábado, dia 10 de dezembro, realiza-se mais uma edição da corrida Oli - São Silvestre Cidade de Aveiro, que integra uma caminhada de 5 km e uma corrida de 10 km, causando vários condicionamentos de trânsito das 14h00 às 20h00, neste sentido, pedimos antecedência e compreensão aos nossos concidadãos e visitantes, na chegada à Cidade de Aveiro.
De resto, está previsto que participem na caminhada, com início agendado para as 17h15, mais de 300 pessoas, enquanto que a corrida de meio-fundo, com início às 18h30 terá a percorrer as principais artérias da Cidade, num circuito com duas voltas.
O percurso seguirá pelas seguintes vias, com corte total de trânsito:
Cais da Fonte Nova – Frente ao Centro de Congressos de Aveiro;
Av. Congressos da Oposição Democrática;
Av. 5 de Outubro;
Rua Batalhão de Caçadores 10;
Rua do Clube dos Galitos;
Rua da Liberdade;
Rua de José Rabumda;
Rua Belém do Pará;
Rua Gustavo Ferreira Pinto Bastos;
Rua Capitão Souza Pizarro;
Av. Santa Joana;
Av. 25 Abril;
Av. de Bourges;
Av. Francisco Sá Carneiro.
A corrida OLI – São Silvestre Cidade de Aveiro faz parte das atividades de abertura do Boas Festas em Aveiro.

AVEIRO | PRESIDENTE PARTICIPA COMO ORADOR NO 47.º CONGRESSO DA APAVT EM PONTA DELGADA

 O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, participa como orador, a convite da Direção da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), no seu 47.º Congresso, que se realiza desde ontem, quinta-feira, 08 de dezembro e até ao próximo domingo, 11 de dezembro em Ponta Delgada, nos Açores, sendo objetivo do Congresso dar aos seus participantes a oportunidade de se encontrarem e discutirem assuntos de elevado interesse para o Turismo português, e apresentar um conjunto de temas que possam contribuir para partilhar experiências e desenvolver novas estratégias para a atividade.

Ribau Esteves será orador, na manhã deste sábado, 10 de dezembro, no painel das 09h45, subordinado ao tema “Diversificação do produto, novos mercados, mais território, que visa abordar o caso de estudo do património cultural como riqueza diferenciadora e potenciadora dos fluxos turísticos, tendo em conta o papel fundamental das autarquia na construção das alternativas turísticas do futuro.

Para além do Presidente da CMA, este painel será participado por Catarina Valença, Coordenadora do Curso de Gestão do Património Cultural, na Universidade Católica do Porto, Álvaro Covões, Fundador e Diretor Geral da empresa “Everthing is New” e Isabel Martins, Diretora Geral da Agência de Viagens AGAXTUR.

O debate terá transmissão em direto, através de streaming, nas plataformas da APAVT criadas para o efeito, nomeadamente no seu Canal no YouTube: https://www.youtube.com/



Arouca apresenta Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

 O Município de Arouca já tem Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. O documento, aprovado em reunião de câmara de 7 de junho de 2022, foi criado em linha com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 e visa implementar um conjunto de medidas direcionadas à comunidade local, procurando construir um concelho mais igualitário e mais sustentável para as gerações vindouras.
 

A estratégia municipal em matéria de igualdade traduz o compromisso de territorializar políticas de proximidade no âmbito da promoção da igualdade, com base num plano agora apresentando e que orienta para um conjunto de iniciativas de cariz interno à Câmara Municipal e de cariz externo direcionado à comunidade.
 
O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação foi apresentado publicamente pela vice-presidente da Câmara Municipal e conselheira municipal, Cláudia Oliveira, numa sessão realizada na Biblioteca Municipal de Arouca, que contou também com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e do vice-presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Manuel Albano.
 
Para autarca, “o trabalho pela conquista da igualdade e não discriminação é agora um compromisso firmado pela autarquia, espelhado nas páginas deste Plano Municipal, que vem reforçar os passos que há muito vinham sendo dados neste sentido”, não esquecendo o papel dos parceiros da Rede Social na implementação e no sucesso dos planos municipais, promovendo-se, assim, um “real desenvolvimento social do território”, realçou Margarida Belém.
 
As ações elencadas no PMIND de Arouca resultaram de um diagnóstico interno ao Município e ao território, tendo contado com o envolvimento de interlocutores locais diversos, como é o caso dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz e as Instituições Particulares de Solidariedade Social. O Diagnóstico e Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação surgem no âmbito de uma candidatura apresentada ao Aviso POISE- 22-2020-03, contando com o apoio do Fundo Social Europeu.

Comunicado do Movimento de Cidadania Democrática sobre o “Dia International contra a Corrupção”

 "Hoje, dia 9 de dezembro, assinala-se em todo o mundo o dia international contra a corrupção. Não é uma data para celebrar, muito menos para comemorar, mas para refletir e agir na luta intransigente contra a corrupção. A corrupção é hoje um fenómeno que empobrece os povos e o maior obstáculo ao desenvolvimentos dos países. Portugal não está imune a este fenómeno que impede uma vida digna para os portugueses e as portuguesas.
Também a democracia portuguesa deixou vingar esta estirpe no seio da elite política, pelo que os nossos cidadãos e cidadãs não podem vacilar e deixar de responder com determinação, exigindo respostas eficazes contra a corrupção e a falta de transparência no poder local e nacional, bem como nas instituições públicas em geral. Não há cidadãos acima da lei, quer sejam políticos, banqueiros, empresários, juristas, diplomatas, gestores públicos, etc., ninguém pode ser intocável. Mas a lista de prevaricadores não parece acabar.
Com corruptos a política deixou de ser a ciência para o bem comum e passou a ser um instrumento de poder de uma classe dirigente que a usa para proveito próprio, com nepotismo, tráfico de influências, conflito de interesses, e pondo os motivos pessoais acima do interesse geral da sociedade. Em Portugal temos assistido a um autêntico assalto aos cargos públicos existentes e à criação de novos cargos e instituições desnecessários com o único objetivo real de albergar  os  apoiantes dos partidos políticos à sombra do erário público.
É assim imperioso fiscalizar e escrutinar toda a atuação dos agentes políticos e gestores públicos, e prevenir ativamente a corrupção e impedir que os detentores desses cargos não tenham quaisquer benefícios para além dos previstos legalmente. Alguns políticos e agentes públicos não veem nada de errado num sistema que tem servido bem os seus interesses particulares e corporativos. Outros têm o genuíno desejo de  mudança, mas têm dificuldade em obter o apoio dos partidos e instituições. Mas corrupção, aos olhos dos cidadãos, mina sobretudo a credibilidade das instituições e desacredita o próprio sistema democrático abrindo o caminho às soluções políticas mais populistas e extremistas. Será que não há alternativa, estaremos mesmo condenados a nos resignarmos  a ser governados por um "establishment" aparentemente inalterável ou a entregar o nosso apoio a demagos que se aproveitam das fragilidades do sistema?"

Movimento de Cidadania Democrática
A direção


ABMG com ação de sensibilização nas escolas de Mira, Montemor-o-Velho e Soure

Crianças dos três concelhos assistem a peça de teatro “Esta vida de rena” e a apresentação do livro “Agora, vamos brincar na água” com a presença da mascote gota.
A ação de sensibilização, sobre a importância da preservação da água e a responsabilidade civil perante a situação atual de falta de água e poluição decorre no dia 12 de dezembro nas Escolas de Seixo de Gatões, Básica de Soure e dos Carapelhos.
A iniciativa, que assinala o período natalício, inclui um espetáculo de teatro, relacionado com a temática da água, e o lançamento da obra “Agora, vamos brincar na água”, de António Vilhena.
Nuno Campilho, diretor-geral da ABMG, destaca a “relevância da ação que permite consciencializar os mais novos para assuntos de extrema importância, como ambiente e os recursos hídricos”. O diretor defende que “esta é uma maneira da empresa dar continuidade ao projeto de educação ambiental, de uma forma lúdica e pedagógica, e de se aproximar dos mais novos numa altura do ano especial, sobretudo para eles, que propicia a união e o espírito de solidariedade com as pessoas a estarem mais felizes e recetivas”.
O espetáculo de teatro, “Esta Vida de Rena” realizado pela companhia Caixa de Palco, conta a história de três renas que se esqueceram de muitas coisas que aprenderam. Durante 45 minutos, “numa viagem cómica e divertida” as crianças refletem sobre as diferenças e a sua aceitação, o valor da amizade e trabalho em equipa, a importância da salvaguarda da água, e a nossa responsabilidade perante a situação atual de escassez e poluição dos rios e mares.
Após o teatro, o autor António Vilhena apresenta a obra infantil “Agora, vamos brincar na água”. O livro bilingue, em português e inglês, com ilustrações da artista plástica Márcia Santos, da editora Caracol, aborda a escola, a inclusão e a sustentabilidade ambiental com foco nos meios Símbolo de Memória hídricos. O livro promove a interação com os leitores, que podem pintar desenhos referentes à água. O autor, licenciado em psicologia, é poeta, cronista e autor de livros infantis.
A ação inicia às 9h, na escola do município de Montemor, às 12h em Soure, e às 15h em Mira. A mascote Gota, com apontamento natalício, também marca presença.

Fonte: Mira Online

DEZEMBRO “INSPIRA SABORES DE FESTA” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

O Município de Silves promove, durante o mês de dezembro, a exposição temática “INSPIRA… SABORES DE FESTA”, na Biblioteca Municipal de Silves.
Os leitores têm ao seu dispor, na Sala António Lobo Antunes, um conjunto de propostas gastronómicas que assinalam a época natalícia.
Para celebrar o espírito natalício à mesa, a sua Biblioteca sugere:       
“Coisas da Terra e do mar: sabores da cozinha algarvia”, de José Vila;
“Masterchef Sénior: made in concelho de Silves”, de Câmara Municipal de Silves;
“Cataplana Experience: receitas dos melhores Chefs portugueses”, de Fátima Moura;
“As 100 maneiras de cozinhar Bacalhau”, de Francisco Guedes;
“500 Pratos vegetarianos”, de Deborah Gray
“Doçaria com figo”, de Conceição Amador;
“Doçaria com amêndoa”, de Conceição Amador;
“Doçaria com alfarroba”, de Conceição Amador:
 
Esperamos por si!

Comunicado da Câmara Municipal da Covilhã

Devido às  condições climatéricas adversas, não poderão realizar-se as iniciativas programadas para amanhã na Praça do Município.  Assim, o "Natal para Todos" e o  Megabolo Nevão "Cidade Neve" ficam adiados para data a anunciar.

PEÇA INFANTIL “O NATAL ESTÁ EM GREVE” SOBE AO PALCO DE SILVES ALEGRIA DO NATAL NO DIA 11 DE DEZEMBRO

 “O Natal está em greve” é o nome da peça de teatro infantil que irá subir ao palco do evento Silves Alegria do Natal, no próximo domingo, dia 11 de dezembro, pelas 17h00. A iniciativa será antecedida pelo concerto do Polo de Formação de Guitarras Clássicas da Casa do Povo de SB Messines (formação que integra a Orquestra de Guitarras Clássicas do Algarve), pelas 15h00. A entrada é livre.
Será, assim, uma tarde plena diversão, não só em termos musicais como, também, de teatro para toda a família, numa história que revela como os enfeites de Natal decidiram tomar uma posição e saíram para a rua em protesto pelo excesso de horas extraordinárias, desvalorização do Natal e por valores como a união, a paz e a amizade terem deixado de ser tidos em conta nesta época especial.
Relembramos que Silves Alegria do Natal apresenta inúmeras propostas de entretenimento para todas as idades e convívio em família, com um leque de espetáculos diferenciadores onde se incluem os concertos de Natal com o Ensemble Saint Dominics Gospel Choir e a formação completa da Orquestra de Jazz do Algarve, com Ilse Huizinga; o musical de Natal baseado no Conto de Natal de Charles Dickens; entre muitas outras ofertas ao nível de teatro, música e dança que poderão ser conhecidos em detalhe em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1844/espetaculos-e-animacao.aspx.
O Município de Silves convida todos a viver a alegria do Natal em Silves, passando momentos partilha e experiências inesquecíveis neste espaço marcado pela animação, sorrisos, cor, magia e espirito natalício, onde não faltam as habituais diversões como a pista de gelo, o comboio de Natal e o carrossel mágico.
SINOPSE Polo de São Bartolomeu de Messines - Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve
A Associação de Guitarra do Algarve é uma associação cultural que desenvolve, entre outros, o projeto Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve (OJGA). Neste concerto de Natal na cidade de Silves a Associação de Guitarra do Algarve apresentará um dos polos integrantes do projeto Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve – o Polo de São Bartolomeu de Messines, sediado na Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines (CPSBM), instituição que apoia o projeto desde o seu início em 2001, oferecendo apoio logístico e criando espaços propícios à demonstração do trabalho realizado pelos jovens no concelho de Silves.
Calendarização e horários Silves Alegria do Natal (Praça Al-Muthamid)
Horário: 14h00-20h00
(exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, cujo horário será reduzido, das 14h00 às 18h00)
Período de funcionamento:
» De 3 de dezembro.2022 a 8 de janeiro.2023
» Aberto todos os dias (exceto 25 de dezembro.2022 e 01 de janeiro.2023)

 

Cantanhede | O papel da Mulher na sociedade foi tema de debate no Museu da Pedra

A condição feminina e a mulher portuguesa nos seus diversos lugares” foi tema de debate no Museu da Pedra. A sessão, moderada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, contou com a participação do escritor Manuel Cidalino Madaleno, autor do livro sobre “A condição feminina na Gândara (1880-1970)”, e da pintora Maria Raquel Almeida, autora da exposição “Trajes regionais e as mulheres do meu País”, que está patente no Museu da Pedra desde o dia 9 de novembro.

Perante uma plateia composta por utentes do projeto municipal Tardes Comunitárias, o papel da mulher na sociedade, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, foi tema de reflexão, em que as perspetivas históricas de Manuel Cidalino Madaleno e de Maria Raquel Almeida complementaram a visão política, a cargo do vice-presidente do Município, Pedro Cardoso.

Aos dias de hoje, constatou o autarca, “apesar do muito andado, ainda há um longo caminho a percorrer quando falamos de igualdade de oportunidades e de promover a dignidade humana. “Construir uma sociedade mais justa, humana e solidária implica eliminar todas as formas de descriminação e desigualdades”, referiu. E para provocar o debate deixou no ar diversas questões: “Será que é com as quotas que se atenuam as desigualdades? Que papel têm ou devem ter as políticas públicas nesta matéria? Como mudar culturalmente esta realidade? A solução passa pela Educação?”.

Do que Pedro Cardoso não tem dúvidas é que as mudanças que se impõem devem merecer o “inconformismo” da sociedade civil e das instituições, que não podem ficar indiferentes. “O papel da mulher e a importância da participação em todas as esferas da vida familiar, profissional, política, social, cultural e económica não é feminismo, é um direito”, salientou.

Numa perspetiva histórica, Manuel Cidalino Madaleno deu conta do papel da mulher no período 1880-1970, aos olhos da imprensa local. Num assinalável trabalho de investigação, o escritor revelou que “a mulher era responsável pelo bom funcionamento da família e da própria sociedade”. Por outras palavras, “se o marido ou os filhos seguissem por maus caminhos, a culpa era da mulher que não tinha cumprido o papel de mulher e mãe”.

Manuel Cidalino Madaleno deu conta, a propósito, que o papel submisso a que a mulher estava obrigada também se refletia na educação. “Em 1900, Cantanhede tinha 1.300 pessoas que sabiam ler, num universo de 30 mil, mas nenhuma era mulher”, revelou.

Já Maria Raquel Almeida, autoria da exposição “Trajes regionais e as mulheres do meu País”, adiantou que o seu trabalho resultou de muitas histórias que ouviu, constatando que a desigualdade do género “é algo que ainda está muito enraizado na nossa sociedade e, por isso, muito difícil de mudar”. Para a pintora, “é pela via da Educação que se pode mudar” o status quo.

“O papel da Social Democracia é defender os mais desfavorecidos, os que menos têm e os que mais precisam”

 PSD/ Aveiro deixou alertas ao Governo no seu Jantar de Natal

A Secção de Aveiro do PSD realizou esta quarta-feira, 07 de dezembro, o Jantar de Natal aberto a militantes e simpatizantes do Partido, no Restaurante a Grelha do Chefe, num encontro que contou com a presença do Presidente da Comissão Política do PSD/ Aveiro, Simão Santana, de vários autarcas Municipais e de Freguesia e militantes do Partido.

No seu discurso, Simão Santana aproveitou a época de Natal para deixar algumas mensagens fundamentais sobre a importância da Social Democracia defender os mais desfavorecidos, os que menos têm e os que mais precisam. “O PSD é o Partido que se destaca pelo seu humanismo e é esse o nosso principal papel na sociedade. O problema de Portugal não é a quantidade de subsídios de sobrevivência e apoio que existem. O problema do nosso País é o facto de tanta gente precisar efetivamente desses apoios, após sete anos de crescimento económico, tão propalados pelo Governo do Partido Socialista”.
No seguimento desta ideia, Simão Santana focou o problema da Habitação em Portugal, que “tantas vezes vemos ser empurrado para os Municípios. Mais uma vez trata-se de um problema estrutural que o Governo do País não preparou, nem deu resposta. Vivemos num país em que um Cidadão que receba um vencimento médio, não consegue comprar ou arrendar um imóvel para viver, sem hipotecar o seu futuro. Relembro, o direito à habitação está consagrado na nossa Constituição, por isso, se os Cidadãos não têm poder de compra terem direito à sua habitação, então o problema é estrutural: Portugal é hoje um País mais pobre, com impostos no máximo, serviços no mínimo e sem apresentar condições de crescimento e horizonte de desenvolvimento pessoal para o seu povo”, concluiu.
No encontro, que teve lugar em Esgueira, coube à Vice-Presidente da Comissão Política e atual Presidente da Junta de Freguesia local, Ângela Almeida abrir o encontro com uma mensagem de boas-vindas, enquanto que o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Rogério Carlos encerrou as festividades.

A atividade da Secção de Aveiro vai continuar durante o mês de dezembro com a visita à Freguesia de Santa Joana, estando previsto a realização de um plenário ordinário para o mês de janeiro de 2023, mantendo a intensidade e a dinâmica própria do PSD junto da população e da sociedade civil aveirense.
 



Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Editado booklet no âmbito do projeto “Wildgum II”

 Está disponível para consulta e download gratuitos o booklet “Regeneração natural do eucalipto por semente – Conhecimento sobre o tema e implicações na gestão”, produzido no âmbito do projeto “WildGum II: Compreender os processos de naturalização de Eucalyptus globulus em Portugal através da utilização de deteção remota e marcadores genéticos”, que teve como investigador responsável o professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Joaquim Sande Silva.
“Esclarecer, de forma simples e prática, os mecanismos da naturalização do eucalipto em Portugal e fornecer recomendações de gestão para os eucaliptais com vista a minimizar a ocorrência de regeneração natural por semente e possibilitar o seu controlo” é o propósito desta publicação, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
“Enquadramento”, “Biologia e ecologia do eucalipto”, “O processo de regeneração natural”, “Fatores com influência na regeneração natural” e “Medidas de gestão” são os tópicos que compõem a publicação, acessível no site da ESAC, item investigação, subitem projetos de I&D.
Esta publicação trata-se apenas de um dos trabalhos desenvolvidos no contexto do projeto “Wildgum II”, que contou com um total de 11 investigadores desta instituição de ensino superior, da Universidade de Lisboa, da Universidade do Porto e do RAIZ e teve uma duração de quatro anos, cuja apresentação de resultados teve lugar no passado dia 19 de outubro, no RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, em Aveiro.

ESTARREJA | Teatro celebra o Natal com as crianças do concelho

 A atividade municipal “A Escola vai ao Pai Natal” voltou ao palco do Cine Teatro de Estarreja para proporcionar uma ida ao teatro às mais de 1700 crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública e solidária do concelho.
“Pinóquio”, da companhia Jangada Teatro, foi a peça escolhida para a programação deste ano, trazendo esta história familiar de esperança, através dos olhos juvenis do protagonista que dá o nome a este maravilhoso espetáculo. Realizaram-se um total de quatro sessões, na terça e quarta-feira, de forma a abranger todos os alunos dos primeiros níveis de ensino.
A Câmara Municipal de Estarreja promove anualmente o programa de animação “A Escola vai ao Pai Natal”, direcionado ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, e que este ano se realizou em parceria com o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras de Antuã.
Procurando incutir nos alunos o espírito solidário, de partilha e entreajuda e invocar o verdadeiro sentido de Natal, no âmbito desta iniciativa foi ainda realizada uma campanha de cariz social em que as crianças doaram bens alimentares, que serão entregues a famílias do concelho que se encontram em maiores dificuldades. 

“Tudo o que um sonho precisa é alguém que acredite que ele possa ser realizado.”

Carla Miranda

Equipa de Lula entra com ação para proibir candidaturas eleitorais de Bolsonaro

Advogados da equipa de Lula apontam que foram cometidos crimes eleitorais com o objetivo de minar o processo eleitoral.
A equipa do Presidente eleito no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tornar inelegível em futuras eleições o ainda chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro.
Para além de Jair Bolsonaro, a equipa de Lula da Silva pede ainda a inelegibilidade do candidato a vice-presidente, Braga Netto, os filhos Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, os deputados federais eleitos Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer, as atuais deputadas Carla Zambelli e Bia Kicis e ainda o senador eleito Magno Malta, de acordo com o documento citado pela imprensa local.
As razões apontadas pelos advogados da equipa de Lula são de que estes políticos terão cometidos crimes eleitorais com o objetivo de minar o processo eleitoral nas eleições presidenciais e de atentarem contra a democracia.
Os investigados promoveram ataques ao sistema eleitoral com efeitos concretos de intervenção na normalidade do transcurso das eleições, com destaque à prática de crime de violação de sigilo funcional do Presidente da República com dolo específico de respaldar toda a sua narrativa golpista. Todos os seus atos de abuso de poder político foram divulgados através de suas redes sociais, em especial, através de 'lives' ao vivo com milhões de espetadores", indicam os advogados, citados pelo jornal O Globo.
Uma segunda ação feita na justiça eleitoral acusa ainda Bolsonaro e o seu candidato a vice-presidente de terem concedido benefícios económicos aos eleitores para angariar votos.
"Não há críticas aos benefícios concedidos. É preciso denunciar o uso de dinheiro público para promover essa liberação de forma irresponsável, com o único fim de angariar votos para a candidatura de Jair Bolsonaro", indica a ação, citada pelo mesmo jornal.
Lula da Silva ganhou as eleições presidenciais de 30 de outubro por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% para Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos. Lula da Silva assumirá novamente a Presidência do Brasil em 1 de janeiro de 2023 para um terceiro mandato, após ter governado o país entre 2003 e 2010.

SIC Notícias

Lei sobre a despenalização da eutanásia aprovada no Parlamento

O texto sobre a despenalização da morte medicamente assistida foi esta sexta-feira apreciado em votação final global no Parlamento. O tema atravessou três legislaturas, já contou com dois vetos presidenciais e vai agora submeter-se novamente à decisão do Presidente da República.
A iniciativa que foi a plenário na Assembleia da República tem por base projetos de lei do PS, Iniciativa Liberal, BE e PAN, e foi aprovada na especialidade na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias esta quarta-feira, depois de três adiamentos.
O texto de substituição foi 'fechado' em meados de outubro e na nova versão estabelece-se que a "morte medicamente assistida não punível" ocorre "por decisão da própria pessoa, maior, cuja vontade seja atual e reiterada, séria, livre e esclarecida, em situação de sofrimento de grande intensidade, com lesão definitiva de gravidade extrema ou doença grave e incurável, quando praticada ou ajudada por profissionais de saúde".
Desta vez, em comparação ao último decreto, o texto deixa cair a exigência de "doença fatal".
O texto de substituição estabelece ainda um prazo mínimo de dois meses desde o início do procedimento para a sua concretização, sendo também obrigatória a disponibilização de acompanhamento psicológico.

SIC Notícias

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU NA 2ª S. SILVESTRE DA TOCHA

Organizada pelo Atletismo Clube da Tocha, realizou-se no passado dia 8 de dezembro, a segunda edição da prova de atletismo São Silvestre, iniciativa que contou com o apoio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha.

A prova de corrida com cerca de 10 km foi realizada num percurso linear, com o tiro de partida no Mercado da Praia da Tocha e a meta instalado no Arraial na Vila da Tocha.

Participaram nesta competição natalícia 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na prova de 10km, tendo no sector feminino, Catarina Marques, alcançado a 6ª posição no escalão F40 e Luísa Santos, 8ª posição no escalão F45.

No sector masculino João Cavadas, alcançou o 7º lugar no escalão M55 e José Santos, o 24º lugar no escalão de M3

A iniciativa desportiva teve ainda uma caminhada de aproximadamente 8 km, em que os participantes podem usufruir calmamente das paisagens gandaresas.

UE dá luz verde a entrada de Croácia no espaço Schengen

 O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje, em Bruxelas, a entrada da Croácia no espaço Schengen de livre circulação a partir de 1 de janeiro de 2023, passando este a incluir 27 países.
Com esta aprovação, pelos ministros dos Assuntos Internos da UE, seguindo a recomendação da Comissão Europeia de 16 de novembro, a Croácia deixará de ter fronteiras internas com os outros países do espaço Schengen.

RTP

Reino Unido. Bactéria que origina amigdalites e escarlatina já matou 15 crianças

 O Reino Unido está em alerta sanitário.
Uma bactéria que origina amigdalites e escarlatina já matou 15 crianças. A Agência britânica de Saúde não encontra evidências de uma nova estirpe. Fala antes de elevada quantidade de bactérias a circular.

RTP

Portugal, Espanha e França apresentam detalhes do projeto para o “Corredor de Energia Verde”

Estas ligações seriam para transportar hidrogénio verde, no futuro, mas teriam a possibilidade de, no imediato, transportarem também gás.
Portugal, Espanha e França apresentam esta sexta-feira detalhes dos projetos para transporte de energia acordados em outubro e que, pelo menos na ligação Barcelona-Marselha, se limitará ao hidrogénio, segundo fontes do Governo espanhol.
Em 20 de outubro, Portugal, França e Espanha alcançaram um acordo para acelerar as interconexões energéticas entre os três países, um "Corredor de Energia Verde", com uma ligação por mar entre Barcelona e Marselha (BarMar) e outra, terrestre, entre Celorico da Beira e Zamora (CelZa).
Segundo o acordo conhecido em 20 de outubro, estas ligações seriam para transportar hidrogénio verde, no futuro, mas teriam a possibilidade de, no imediato, transportarem também gás.
Segundo fontes oficiais do Governo espanhol, o projeto entretanto trabalhado por equipas técnicas, com o objetivo de o candidatar a financiamento europeu, só contempla a possibilidade do hidrogénio na ligação conhecida como BarMar. Isto porque o financiamento europeu para projetos novos, de raiz, só é possível para o hidrogénio verde, disseram as mesmas fontes.
Já em relação ao CelZa, ainda segundo as fontes do executivo espanhol, o projeto deverá manter a possibilidade de transportar gás, até uma percentagem limitada, por poder ser considerado um projeto de modernização ou 'upgrade' de outro já existente.
As mesmas fontes sublinharam que estão em causa projetos que vão levar ainda "uns bons anos" e que o BarMar não poderia ser encarado como solução para a crise energética atual, com ameaça de problemas de abastecimento de gás na Europa central, mas antes como resposta para um contexto futuro, de maior autonomia da União Europeia (UE) em termos de energia.
Neste encontro de Alicante estarão os primeiros-ministros de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez, o Presidente de França, Emmanuel Macron, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Espanha, Portugal e França vão pedir financiamento europeu
Os três países vão solicitar financiamento europeu para estas ligações, numa candidatura que tem de ser apresentada até 15 de dezembro. Os fundos europeus podem chegar a financiar até 50% do projeto, segundo as mesmas fontes.
Em 10 de novembro, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, afirmou que Portugal tem de esgotar todas as possibilidades de financiar a nível europeu o reforço das interligações energéticas, para que o projeto não "se transforme num ónus" para os consumidores portugueses.
Duarte Cordeiro explicou que a estimativa de custos para a terceira interligação de gás entre Portugal e Espanha (o CelZa), feita pela REN - Redes Energéticas Nacionais, é de 300 milhões de euros, e que o tempo estimado para execução é de cerca de 30 meses, após Declaração de Impacto Ambiental positiva.
O acordo alcançado por Portugal, Espanha e França em outubro prevê também o reforço das ligações para transporte de eletricidade.
Este encontro sobre as ligações energéticas entre a Península Ibérica e França decorre esta sexta-feira de manhã e antecede a 9.ª Cimeira dos Países do Sul da União Europeia. Este grupo é conhecido como MED9 e dele fazem parte Portugal, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Chipre, Eslovénia e Croácia.
Na agenda da cimeira do MED9, que decorre durante a tarde, também em Alicante, está uma sessão de trabalho dedicada à "autonomia estratégica" da Europa, "com foco na energia", e outra sobre "governação económica", que deverá dedicar-se mais em concreto à revisão das regras fiscais comunitárias, segundo as fontes do Governo espanhol.

SIC Notícias/Lusa

AVISO À POPULAÇÃO | Condições Meteorológicas Adversas: CHUVA, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE - MEDIDAS PREVENTIVAS

 

1. SITUAÇÃO
De acordo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA para as próximas horas, salienta-se o seguinte: 
− Precipitação em regime de aguaceiros fortes acompanhados de trovoada nas regiões do Centro e Sul. Especial atenção para o período crítico no dia 9 entre as 00 UTC e as 09 UTC; 
− Vento do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste no dia 9, por vezes forte no litoral e nas terras altas. Possibilidade fenómenos extremos nas regiões do Centro e Sul; 
− Agitação marítima com ondas de sudoeste 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro e na costa sul do Algarve; 
O IPMA emitiu um Aviso Laranja – precipitação - para os distritos de: Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro. Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: − Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento; 
− Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; 
− Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo; 
− Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública; − Piso rodoviário escorregadio, e formação de lençóis de água.


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: 
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; 
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; 
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais; 
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; 
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; 
− Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; 
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança. 


ANEPC | Divisão de Comunicação e Sensibilização