quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Águeda | Reabilitação do Mercado Municipal adjudicada por 4,59 milhões de euros


Obra, que promete reconfigurar este “importante equipamento municipal”, conta com comparticipação de fundos comunitários e tem um prazo de execução de 420 dias.

A reabilitação do Mercado Municipal de Águeda foi adjudicada, ontem, em reunião de Câmara, à empresa Sócertima – Sociedade de Construções do Cértima, Lda, por 4.590.000,07 euros (acrescidos de IVA). A obra, que tem um prazo de execução de 420 dias, vai reconfigurar aquela infraestrutura que tem cerca de 30 anos e que estava a precisar de uma intervenção profunda.

“Este é um dia muito importante, que marca o arranque de uma obra que vai mudar totalmente este espaço comercial tão relevante na cidade, no concelho e na região e que queremos potenciar cada vez mais”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que se trata de um projeto que “assumimos como uma das principais intervenções a realizar logo no início do mandato e que hierarquizámos à frente de obras como o Museu da Indústria e o IVV”.

Este equipamento municipal é muito utilizado não apenas pelos produtores locais como pelos aguedenses de forma em geral, pelo que é objetivo que este espaço assuma “o papel de destaque e referência que tem na região como elemento aglutinador de pessoas e de consumidores”, frisou ainda o Edil.

A renovação do Mercado Municipal, que conta com comparticipação comunitária até 85% do montante elegível ao abrigo do Programa Operacional da Região Centro – Centro 2020, permitirá dotar este equipamento de novas valências e os serviços que hoje presta serão melhorados de uma forma substancial. O equipamento passará a ter dois pisos, com uma área total de construção de 6.778,08 metros quadrados, proporcionando aos comerciantes o conforto e condições necessárias à sua atividade e aos clientes a comodidade e os serviços melhorados.

Tornar o mercado num ponto de referência na região e ao mesmo tempo ser alvo de visita pelos turistas é um dos propósitos da intervenção a realizar, que implica, por exemplo, a alteração dos espaços de venda em função das necessidades e cumprindo a legislação em vigor, a criação de restaurantes e esplanadas, sem esquecer a cobertura em vidro colorido numa referência artística à instalação urbana dos guarda-chuvas.

Concretamente, no que se refere aos espaços de venda, haverá lojas individuais para a venda de peixe e carne, dotadas do equipamento necessário ao seu funcionamento nomeadamente câmaras frigoríficas individuais. Segundo o plano definido, a venda de bacalhau também passará a acontecer em espaços individuais em vez das actuais bancas.

As restantes vendas decorrerão nos módulos de bancas, em duas tipologias diferentes (duplas e triplas), desenhados a pensar na versatilidade, permitindo alterações na organização do espaço, e dotados dos equipamentos (como vitrinas) adequados à tipologia de venda.

Distribuídos pelo piso térreo existirão, também, alguns compartimentos de arrumos e câmaras frigoríficas comuns.

Tendo em consideração os requisitos de higiene e o conforto dos comerciantes, serão criados espaços de balneários com instalações sanitárias, duches e cacifos, cujo acesso será feito diretamente pelo cais de descargas. Para o público no geral, serão também criadas instalações sanitárias em ambos os pisos.

A entrada de público no mercado passará a ser feita através da Rua do Rio Grande e pelo alçado Sul, promovendo um maior controle nos acessos, bem como igualdade no que respeita à visibilidade das bancas.

A cobertura do mercado será totalmente removida e substituída, em parte, por painéis sandwich, sendo que uma das principais alterações será a colocação de vidro colorido em forma de chapéu-de-chuva no plano superior da cobertura.

No que respeita ao piso superior, que será totalmente alterado, será criado um restaurante, cuja sala de refeições ficará em mezanino para o interior do mercado. Para além deste restaurante, existirão ainda dois quiosques de venda e outros dois restaurantes de dimensão menor e cuja sala de refeições é comum entre os quatro.

Será ainda criado, neste piso, um espaço para crianças, organizado através de mobiliário em miniatura, idêntico ao mobiliário do mercado, para que as crianças possam brincar simulando o que acontece no mercado.

Está prevista também a definição de zonas de circulação, o alargamento de passeios, a criação de estacionamento destinado a cargas e descargas, bem como a pessoas com mobilidade condicionada.

O Mercado Municipal, com a remodelação prevista, será dotado de condições não só para a utilização já conhecida, como para novas funcionalidades, como restauração e bar, podendo ser utilizado em horários diferenciados e atraindo, desta forma, diferentes públicos.

Armação de Pêra | RUA DR. MARTINHO SIMÕES SOFRERÁ INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NA TARDE DO DIA 08 DE FEVEREIRO


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido a uma intervenção ao nível de betonagem de obra a levar a efeito por particulares, a circulação de trânsito na Rua Dr. Martinho Simões, em Armação de Pêra, estará interrompida no dia 08 de fevereiro, entre as 1400 e as 17h00. Esta interrupção implicará o corte de trânsito na Rua dos Pescadores.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz volta a disponibilizar “Take away literário”


A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz voltou a ter disponível o serviço “Take away literário” para empréstimo domiciliário de livros, DVD e CD, tal como aconteceu no anterior período de confinamento devido à pandemia de covid19. Os utentes podem requisitar até cinco títulos da sua preferência no catálogo online da biblioteca (www.cm-reguengos-monsaraz.pt/biblioteca/) e recolhê-los no dia e hora que pretenderem agendar durante o seu período de funcionamento (segunda a sexta-feira das 8h às 14h).

Após a seleção dos títulos no site da Rede de Bibliotecas de Reguengos de Monsaraz, os utentes deste serviço de empréstimo domiciliário têm de contactar a biblioteca municipal (Tel: 266508040 ou e-mail: biblioteca@cm-reguengos-monsaraz.pt) para indicar as suas escolhas (título e autor), o nome completo e o número de leitor. Todos os livros, DVD e CD que forem disponibilizados vão ficar em quarentena para evitar riscos de contágio no empréstimo seguinte.








COVID-19: ponto de situação no concelho de Proença-a-Nova

O concelho de Proença-a-Nova contabiliza, esta quarta-feira, 3 de fevereiro, 24 casos positivos de COVID-19, 132 pessoas em vigilância, para um total de 150 recuperados e um óbito.

O Município reforça o aviso à população, que tem sido feito também pela Bibliomóvel e pela Unidade Móvel de Saúde nas suas deslocações pelo concelho, de que não há nenhuma entidade a proceder à vacinação contra a COVID-19 junto da população: esta é gratuita e será articulada com o Centro de Saúde de Proença-a-Nova que contactará os munícipes, não havendo nenhuma outra entidade externa envolvida.

O Município continua a acompanhar a evolução da pandemia, em particular a retoma do ensino no modelo online a partir do dia 8 de fevereiro, voltando a disponibilizar, em articulação com o Agrupamento de Escolas, acessos à internet e computadores nos casos identificados.

Recorde-se que está em vigor o decreto que declara a prorrogação do Estado de Emergência até às 23:59h do dia 14 de fevereiro de 2021.

Ansião | Autarquia reforça apoio à saúde pública


A Câmara Municipal de Ansião criou Equipas de Apoio à Saúde Pública no âmbito do combate à pandemia, a que estão afetos, neste momento, onze colaboradores dos serviços municipais.

Estas equipas encontram-se a efetuar o acompanhamento diário, via telefónica a partir de diferentes espaços municipais, de todos os munícipes infetados pelo SARS-CoV2, com vista à identificação das cadeias de transmissão e à prestação de toda a informação necessária respeitante ao isolamento profilático, nomeadamente a prescrição de testes.

Para o efeito, foi ministrada pela Delegada de Saúde Local, Natércia Veloso, e pela Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Ana Rocha, uma formação em Call-Centre, no sentido de transmitir à equipa a informação a disponibilizar às pessoas, bem como de a familiarizar com a base de dados a utilizar, criada com o auxílio do Gabinete de Informação e Comunicação do município.

O objetivo principal desta medida é que até ao final da semana corrente sejam estabelecidos todos os contactos relacionados com os casos positivos, e estes sejam devidamente esclarecidos acerca dos cuidados a ter e dos procedimentos a seguir.

De referir que até ao dia de ontem foram contactados 190 casos positivos e 289 casos de contactos.


Cantanhede | Para mitigar o impacto económico da pandemia de Covid-19

 Câmara Municipal prolonga mais seis meses a isenção de taxas às empresas e outros apoios

A Câmara Municipal de Cantanhede decidiu manter as medidas de apoio implementadas para mitigar o impacto económico e social da pandemia de Covid-19, dando assim continuidade ao essencial do programa lançado para esse efeito no início da crise sanitária em Portugal, em março do ano passado.

Foi na reunião camarária de 2 de fevereiro que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio aprovou por unanimidade o prolongamento desse programa que a autarca admite “ter um peso significativo nas contas da autarquia, o que de resto foi desde logo inscrito em orçamento com a previsão de menor receita devido à isenção de taxas e o aumento exponencial da despesa nas rubricas da saúde e da ação social”, mas não esconde “o receio de que esse peso venha a ser porventura maior do que supúnhamos”. Uma coisa é certa”, garante a presidente da Câmara Municipal, “se a pandemia continuar para além do primeiro semestre de 2021, que é para já o período de prolongamento destas medidas, não hesitaremos em prosseguir com elas até que a vida dos agregados familiares mais afetados, e a situação das instituições e das empresas retomem uma certa normalidade”.

Helena Teodósio considera que no atual contexto, a intervenção de proximidade que a autarquia tem vindo a fazer é indispensável para garantir algum bem-estar às famílias socialmente fragilizadas e àquelas que devido à pandemia viram os seus rendimentos diminuírem significativamente, além de que estamos apostados em continuar a ajudar a economia local a enfrentar esta crise, nomeadamente através do fundo social empresarial e da isenção de taxas”.

Das isenções em vigor destacam-se as das taxas de ocupação no Mercado Municipal e na Feira Quinzenal de Cantanhede, sendo que, por força das determinações legais e das restrições aplicadas no concelho, nesta altura apenas se podem comercializar produtos alimentares. Igualmente isentas está a ocupação da via pública, presença de toldos e a utilização de espaços de publicidade de todos os estabelecimentos comerciais, bem como a venda ambulante e as unidades móveis com pontos de venda de bens essenciais, além de que a Câmara Municipal não procede à cobrança das rendas pelas concessões camarárias.

Estes apoios, recorde-se, já faziam parte de um pacote de 40 medidas implementadas pela autarquia cantanhedense para auxiliar as empresas mais afetadas pela pandemia de Covid-19, logo que ela deflagrou, ainda no primeiro trimestre do ano passado.

Além disso, foi criado o denominado fundo social empresarial destinado a apoiar empresas do concelho com até 25 trabalhadores (incluindo os administradores ou gerentes) e que que tenham registado, em 2020, quebra de faturação igual ou superior a 1/3 em relação ao período homólogo de 2019. Para beneficiarem desse apoio não podem ter dívidas à Segurança Social, à Autoridade Tributária e Aduaneira e ao Município de Cantanhede, ou ter já aprovados os respetivos planos de pagamento a tais entidades.


Município de Évora avança com Diagnóstico sobre Prestação de Cuidados Informais


A Câmara Municipal de Évora, em articulação com diversos parceiros, está a preparar a elaboração do Diagnóstico sobre Prestação de Cuidados Informais no Concelho de Évora, dando assim seguimento a uma recomendação aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal.

Trata-se de um documento de significativa importância, ainda mais relevante nestes tempos de pandemia, que pretende identificar as necessidades dos cuidadores e suas expectativas, com a finalidade de desenvolver respostas complementares àquelas já em curso por parte da Administração Central no que concerne ao Estatuto do Cuidador Informal.

A autarquia incluiu este trabalho num dos eixos de intervenção (Cidadania) do Plano de Desenvolvimento Social que, em articulação com o Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 4G), encontrou assim sequência no nosso território.

Entendeu-se que a Universidade de Évora, dado o seu conhecimento, deveria liderar o processo no que respeita aos seus aspectos técnicos e científicos e, neste âmbito, foram já realizadas duas reuniões de trabalho que incluíram, além da Autarquia e da Universidade, o CLDS e o Centro de Segurança Social. Reuniões com vista a definir metodologias de trabalho, mas também fontes às quais recorrer para a identificação dos cuidadores informais do Concelho.

Procura-se, com este trabalho, abranger o mais diversificado conjunto possível de cuidadores que possam prestar serviços em áreas tão diferentes como a saúde mental, idosos, pessoas com deficiência, dependentes, entre outras.

De acordo com dados da Segurança Social existem actualmente 10 Cuidadores Informais com estatuto atribuído no Concelho, resultantes de um projecto-piloto que Évora integrou, visando-se agora aumentar o seu número e, assim, atender a necessidades prementes da população concelhia.

Iniciado o trabalho para a elaboração do referido Diagnóstico (que tem já definida a sua estrutura e metodologia), a equipa da Universidade de Évora irá, em breve, desenvolver uma ação de formação para técnicos e voluntários encarregues de aplicar os questionários aos cuidadores.

Este processo recorrerá às entidades que participam na Rede do Conselho Local de Ação Social de Évora e terá como parceiras privilegiadas as Uniões/Juntas de Freguesia que são conhecedoras de muitas destas situações a quem se destina este apoio.

Webinar «NSCCCP - Abordagem colaborativa com jovens»

Capacitar jovens para serem agentes multiplicadores de boas práticas junto dos seus pares.



10/02/2021 15:00 - 10/02/2021 17:00 - Plataforma Zoom

O NSCCP - Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, em colaboração com os Serviços de Coimbra do Instituto Português do Desporto e da Juventude, promove no dia 10 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00, o webinar «NSCCCP - Abordagem colaborativa com jovens».

A ação visa sensibilizar e envolver jovens de diversos municípios, para as questões abordadas pelo NSCCP - Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal:

  • Violência - Sinistralidade rodoviária - Consumos abusivos e/ou ilícitos e Vida noturna,

de forma a que possam tornar-se promotores/as dos pressupostos basilares do NSCCP nos municípios onde residem.

Para além de representantes do NSCCP, da Diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão, estarão presentes três jovens dirigentes associativos, que, através de um diálogo estruturado, abordarão os vários temas de forma a sensibilizar, envolver e escutar os/as jovens, e serem eles/as agentes multiplicadores de boas práticas junto dos seus pares.

Contatos: 239 437 090 | 964 429 211 – email: noitesaudavelregiaocentro@gmail.comSite: https://www.noitesaudavel.pt/

Mais informações:

portal do IPDJ: www.ipdj.gov.pt

TRIBUNAL RETIRA EFEITO SUSPENSIVO: AVANÇA CONCEÇÃO E CONSTRUÇÃO DO NOVO FERRYBOAT ELÉTRICO

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP) decidiu levantar o efeito suspensivo automático originado pela ação judicial interposta pelos Estaleiros Navais de Peniche S.A., o que permite o início da conceção e construção do novo Ferryboat Elétrico, ato imediato à receção do visto do Tribunal de Contas cujo processo se encontra em fase final.

A Juiz do TAFP responsável pelo processo, considerou como válidos os argumentos da Câmara Municipal de Aveiro, que referiu os relevantes prejuízos para o interesse público decorrentes da manutenção do efeito suspensivo da construção, nomeadamente o facto de se tratar de uma via de comunicação muito importante para a população de São Jacinto, que com as possíveis avarias no Ferryboat que atualmente está em operação pelos seus 60 anos, coloca em risco cada vez mais elevado a permanência e a fiabilidade da travessia, assim como a segurança dos passageiros, tendo em linha de conta que para fazer a ligação ao restante Município por via terrestre, a população necessita de realizar um trajeto de 60 Km com uma duração muito superior à travessia de Ferry.

Na sua decisão a Juiz do TAFP considerou também como relevantes, o contributo ambiental positivo do novo Ferry Elétrico e o limitado tempo de execução do cofinanciamento do POSEUR (que assume um valor total de quase de 2,2 milhões de euros).

O projeto de execução e a construção de um novo Ferryboat Elétrico, foi adjudicado ao agrupamento de empresas constituído pela NAVALTAGUS – Reparação e Construção Naval, S.A. e NAVALROCHA – Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 6.393.540 € e um prazo de 18 meses para a sua conceção e construção.

O novo Ferryboat, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, vai contribuir com zero emissões de CO2 para a atmosfera, acabando com a emissão de 300 toneladas de CO2 pelo atual Ferry, vai reduzir em cerca de 30 por cento o consumo energético (face ao atual Ferryboat), vai ter níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30%) e mais capacidade de transporte de passageiros (90%).

Marinha Grande | Câmara fornece gratuitamente refeições a crianças dos escalões A e B


A Câmara Municipal da Marinha Grande disponibiliza, gratuitamente, as refeições escolares às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, beneficiárias dos escalões A e B, em regime de takeaway, enquanto durar o período de suspensão das atividades letivas e não letivas, ou caso venha a ser adotado, o ensino à distância em regime não presencial.
Esta segunda-feira, 1 de fevereiro, a Câmara Municipal aprovou a isenção do pagamento das refeições aos alunos da Ação Social Escolar , o que já tinha acontecido aquando da suspensão das atividades letivas no ano letivo de 2019/2020, em março de 2020.

Para a vereadora da Educação e Ação Social, Célia Guerra, “a isenção do pagamento das prestações pelas refeições distribuídas a estes alunos é uma medida essencial de apoio social às famílias que estão mais expostas às consequências da crise económica provocada pela pandemia”.
A autarca acrescenta que “as crianças em idade escolar são um dos grupos mais vulneráveis em tempo de pandemia. A interrupção das atividades letivas tem como consequência para muitas deixar de ter, pelo menos, uma refeição completa por dia”.
A distribuição da alimentação escolar em regime de takeaway para os Alunos dos Escalões A e B da Ação Social Escolar “é uma medida de elementar justiça e essencial para proteger as crianças, sendo que só na primeira semana de interrupção letiva distribuímos mais de 250 refeições, compostas de sopa, prato principal, fruta e suplemento alimentar ( sandes, leite, fruta), acrescenta a vereadora.
A implementação de medidas adicionais e complementares de apoio às famílias foi tomada “considerando que esta gestão deve assentar numa ação de cooperação com a comunidade educativa do concelho com vista a uma melhor qualificação permanente da educação e ensino do concelho da Marinha Grande e que nos momentos de dificuldade são também os momentos cruciais para implementação de boas práticas”.

As famílias dos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo abrangidos pela ação social escolar (escalão A e B), poderão marcar as refeições em regime de takeaway, através do telefone 244573300 (opção 5), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, todos os dias úteis.

As refeições em regime de takeway serão entregues nas seguintes locais:

- AE Nascente - EB João Beare,
- AE Poente - EB Francisco Veríssimo,
- AE Vieira - EB António Vitorino.

Marinha Grande | APOIO EXTRAORDINÁRIO À ECONOMIA: Câmara aprova isenção parcial de taxas para operações urbanísticas de comércio, indústria e serviços


A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião de 1 de fevereiro, a isenção parcial de taxas de operações urbanísticas destinadas a comércio, indústria e serviços, no âmbito da pandemia provocada pela doença COVID-19.

Esta é uma das medidas de apoio e estímulo económico que a Câmara Municipal preparou face à situação que esta pandemia tem provocado nos operadores económicos do concelho. A Presidente Cidália Ferreira afirma que a "CMMG não podia deixar de apoiar quem faz mexer a nossa economia, dentro do quadro legal existente, no sentido de minimizar os impactos económicos e financeiros que a pandemia tem provocado na sua atividade. Apoiar o comércio, os serviços e a indústria é igualmente apoiar o emprego que geram e a população que servem”.

No que toca à media em concreto, a Câmara Municipal deliberou a isenção em 50% das taxas de todos os atos praticados no âmbito de procedimento de autorização de utilização dos edifícios ou frações, destinados a comércio, indústria e serviço, bem como os praticados em procedimentos de alterações da utilização dos mesmos.

Apenas beneficiam da isenção parcial prevista as operações urbanísticas realizadas por pessoas singulares ou coletivas que, desde março de 2020, inclusive, e na data do pedido para concessão da referida isenção, tenham ao seu serviço o mesmo número de postos de trabalho.

O pedido de isenção parcial deve ser apresentado através de modelo próprio a fornecer pela Câmara Municipal, devendo ser instruído com os seguintes documentos: certidão do Instituto da Segurança Social, I.P., comprovativa de que à data do pedido de concessão da isenção parcial não auferia apoio financeiro no âmbito do layoff simplificado; e certidão do Instituto da Segurança Social, I.P. comprovativa do número de trabalhadores em março de 2020 e à data do pedido de concessão de isenção parcial.

Estão excluídos desta isenção a legalização das operações urbanísticas realizadas sem os necessários atos administrativos de controlo prévio, em desconformidade com os respetivos atos administrativos de controlo prévio e as operações urbanísticas realizadas por pessoas singulares ou coletivas que beneficiem, nomeadamente, do apoio financeiro da medida extraordinária de apoio à manutenção dos contratos de trabalho no âmbito da pandemia da doença COVID-19 (layoff simplificado) e do Programa de Apoio ao Empreendedorismo do Município da Marinha Grande.

PJ detém suspeito de matar conhecido após discussão nas Caldas da Rainha


A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 49 anos suspeito da prática do crime de homicídio qualificado de um seu conhecido, ocorrido no domingo, na zona das Caldas da Rainha, foi ontem anunciado.

Em comunicado, a PJ refere que a detenção ocorreu na madrugada de segunda-feira, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, estando o homem, madeireiro de profissão, a aguardar ser presente às autoridades judiciais para interrogatório e aplicação das medidas de coação.

De acordo com a PJ, a vítima, um cidadão de 40 anos, conhecida do autor do crime, terá sido agredida com “um objeto corto-perfurante na zona do tórax”, na sequência de desentendimentos ocorridos na sua residência.

O homem ainda foi socorrido no local, tendo o óbito sido confirmado já no hospital.

Lusa

Atriz Adelaide João morre aos 99 anos



A atriz Adelaide João, de 99 anos, morreu hoje de madrugada na Casa do Artista, em Lisboa, onde residia, disse à agência Lusa fonte da instituição.

Maria da Glória Pereira Silva, de nome artístico Adelaide João, nasceu em Lisboa em 27 de julho de 1921 e começou como atriz amadora no grupo de teatro da Philips.

Na televisão, Adelaide João, que no meio teatral era conhecida como Lai lai, estreou-se na RTP, com "Fim de Semana em Madrid", em 1960. Em 2017, recebeu o prémio Sophia pela Carreira.

Lusa

António Costa: “Quem não cumprir regras de vacinação deve ser punido”


"Quem não cumpre as regras de vacinação deve ser punido", declarou António Costa no final de uma visita às unidades de saúde de Alvalade e Parque, em Lisboa, depois de confrontado pelos jornalistas com situações de abuso e de não cumprimento de prioridades no processo de vacinação contra a covid-19.

Tendo ao seu lado a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, o primeiro-ministro procurou também passar uma mensagem no sentido de que não haja ansiedade em relação a este processo de vacinação.

Há algo que é fundamental: Não vale a pena termos um excesso de ansiedade, nem vale a pena correr para as unidades de cuidados de saúde para pedir a vacina. Cada um vai ser contactado para no momento próprio poder receber a vacina", frisou o líder do executivo.

António Costa considerou depois essencial que sejam respeitados os critérios que as autoridades técnicas e as autoridades de saúde definem como as prioridades de saúde.

"Não vale a pena fazermos de treinadores de bancada, achando que esta ou aquela doença deve ser mais prioritária do que a outra. Confiemos naquilo que nos dizem os médicos e os profissionais de saúde", disse.

O primeiro-ministro sustentou ainda que em Portugal, ao longo de décadas, se encarou a vacinação como "um passo fundamental para o controlo de doenças".

"Assim tem sido ao longo de gerações. Isso tem-nos permitido melhorar muito os resultados alcançados em saúde. Esta é mais uma vacina que teremos de tomar", acrescentou.

Fonte e Foto: Lusa

João Félix com teste positivo à covid-19


O jogador português do Atlético de Madrid está infetado com o novo coronavírus.

A informação foi revelada esta manhã no site oficial do clube. João Félix, segundo os colchoneros, está em isolamento domiciliário.

"O nosso jogador João Félix foi submetido a um teste PCR que deu um resultado positivo para a covid-19", indica o emblema espanhol num curto comunicado.

"O atacante permanece isolado em sua casa em estrita conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias e o protocolo da LaLiga", explica ainda.

O jovem atleta é o terceiro jogador a testar positivo à covid-19 no Atlético de Madrid nos últimos dias, depois de o clube já ter anunciado que o belga Yannick Carrasco e o espanhol Mario Hermoso também se encontram em isolamento após terem feito um teste com resultado positivo.

O internacional português, de 21 anos, alinhou de início no último jogo da equipa (acabaria por sair aos 60' e sem marcar qualquer golo), na visita ao terreno do Cádiz, em que o clube cimentou a liderança com uma vitória por 4-2.

Na classificação, o Atlético de Madrid conta agora com 50 pontos, em 19 jogos, contra 40 do Real Madrid e Barcelona, que disputaram 20 encontros. João Félix participou em 25 jogos na época 2020/21, tendo marcado nove golos, seis dos quais no campeonato.

A próxima partida está marcada para segunda-feira na receção ao Celta de Vigo.

Lusa

 

Em Silves: RUA DE TRÁS DOS MUROS SOFRERÁ CORTE DE TRÂNSITO A PARTIR DE 8 DE FEVEREIRO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, decorrente do início da “Empreitada de Valorização e Beneficiação da Rua de Trás dos Muros”, a circulação de trânsito no referido arruamento será interditada a partir do dia 08 de fevereiro e durante um período previsível de nove meses.

Atendendo às características desta rua e à especificidade dos trabalhos (que incluem levantamento e reposição de pavimentos, movimentação de terras em vala, demolição do muro, betão armado, assentamento de tubagens e montagem de acessórios e de infraestruturas elétricas) o trânsito será desviado, salvaguardando-se apenas o acesso a moradores e veículos prioritários, Casa Mortuária e oficina, através de uma faixa rodoviária livre e desimpedida num só sentido.

Os acessos ao Monte Branco e Restaurante “Recanto dos Mouros” deverão ser efetuados através do Largo da República, Av. António Sérgio, Pinheiro e Rua do Encalhe.

A CMS agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, residentes e utentes da zona, pedindo desculpa pelos transtornos causados.

Município de Leiria reforça apoio ao associativismo desportivo


O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, por unanimidade, em reunião de Câmara, uma alteração aos critérios de apoio ao associativismo desportivo em 2021, com o objetivo de ajudar estas entidades a superarem o impacto da pandemia Covdi-19 na sua atividade.

As alterações incidem na fórmula do critério de apoio à atividade Federada Regular, nomeadamente à inscrição de atletas, seguros desportivos, material e equipamento desportivo, deslocações, estadias, alimentação, arbitragens e policiamento/segurança; equipamentos de proteção individual, formação técnica digital; prestação de serviços de fisioterapia e medicina desportiva, entre outros.

Com base no cálculo da média dos auxílios financeiros atribuídos nos últimos três anos, o Município apoia financeiramente, num valor percentual de 85%, os escalões de formação e equipas seniores com competição no quadro competitivo distrital; e apoia financeiramente as equipas do escalão sénior com participação nos quadros competitivos da 1.ª e 2.ª Divisão Nacional, num valor percentual de 100%, tendo como referência o auxílio financeiro atribuído no Apoio ao Associativismo Desportivo – PRO Leiria 2020.

Quanto a instalações Desportivas, nomeadamente apoio a despesas com eletricidade, água, gás, produtos de limpeza, aluguer de instalações desportivas e manutenção ordinária/ regular da área da prática desportiva e instalações de apoio, o Município de Leiria apoia a gestão de infraestruturas pertencentes aos Clubes ou geridas por estes, desde que possuam um contrato de gestão da instalação.

O Município de Leiria apoia ainda o aluguer de instalações desportivas numa percentagem de 50% por tipologia de instalação, desde que o clube não possua instalações próprias ou contrato de gestão de infraestruturas, e a instalação municipal que pretendem utilizar está ocupada na hora pretendida.

Com base no cálculo da média dos auxílios financeiros atribuídos nos últimos três anos, o Município apoia financeiramente num valor percentual de 100% o funcionamento e a manutenção regular das instalações desportivas dos clubes desportivos do concelho.

Relativamente à aquisição de viaturas, o Município de Leiria apoia os Clubes na aquisição de viaturas para transporte de atletas, sendo o apoio fixado por uma percentagem (%) máxima em função do custo da viatura, não podendo exceder uma verba máxima fixada, tendo em conta o tempo útil da viatura, de acordo com a tipologia do transporte.

A alteração do regulamento é justificada pelo entendimento, por parte do Município, de que o movimento associativo desportivo constitui-se como um elemento fundamental da sociedade atual, com um papel determinante no fomento e desenvolvimento desportivo e estilo de vida saudável, bem como, na transmissão e perpetuação dos princípios desportivos importantes na formação dos jovens atletas.

Neste contexto, o Município considera essencial a adoção de medidas que possibilitem o prosseguimento da promoção, fomento e desenvolvimento da prática desportiva federada pelas Associações e Clubes Desportivos do Concelho, cujo seu exercício foi sobremaneira condicionado pelos limites decorrentes do estado de evolução da pandemia Covid-19, na perspetiva de promotor/gestor de programas de atividade e/ou instalações desportivas.

Portugueses distinguidos no Prémio Internacional de Fotografia de Tóquio


Dois portugueses que residem em Macau foram distinguidos no Prémio Internacional de Fotografia de Tóquio, com destaque para os dois prémios (prata) conquistados por João Miguel Barros, foi hoje divulgado.

O português garantiu, além de duas menções honrosas com o projeto "Jamestown", dois prémios 'silver' (prata) com o trabalho "Akuapem", em outras tantas categorias: Editorial/Desporto e Editorial/Ensaio Fotográfico.

"O meu trabalho voltou a ser distinguido este ano", salientou João Miguel Barros, cujo trabalho "Akuapem" retrata "o Festival tradicional de Odwira (...) celebrado em Akuapem, Gana, integrando múltiplas atividades culturais, religiosas e tradicionais (...) entre elas, o boxe", com o trabalho a incluir "dois conjuntos de imagens de vários combates que decorrem nessa ocasião numa praça pública cheia de gente".

Outro português, Gonçalo Lobo Pinheiro, também obteve duas menções honrosas pela reportagem fotográfica sobre lares de idosos em Macau durante a pandemia de covid-19.

Lusa

Economia portuguesa com queda acima da média europeia em 2020


A economia da Zona Euro caiu menos do que o esperado, no quarto trimestre de 2020, apesar dos bloqueios e confinamentos da pandemia. Mas as últimas estimativas, apontam para um declínio mais acentuado no primeiro trimestre de 2021.

Os números do Eurostat revelam que no quarto trimestre de 2020, a economia dos países do euro contraiu 0,5%; no terceiro trimestre cresceu 11,5% e no segundo trimestre do ano tinha caído 11,4%.

Os economistas justificam a queda menor do quarto trimestre pelo facto de as medidas terem sido menos severas do que as aplicadas na primeira metade do ano, durante a primeira vaga das infeções pelo Sars-Cov2

Segundo o Eurostat, em 2020, o PIB da Zona Euro caiu 6,8% e no conjunto dos 27 países da União Europeia, 6,4%.

Nem todas as economias sofreram da mesma forma com as restrições. Houve mesmo algum crescimento. Tendo em conta os dados disponíveis atualmente, o organismo europeu de estatísticas apurou que no quarto trimestre de 2020: a Alemanha cresceu 0,1%; a França caiu 1,3%; a Itália teve uma queda de 2% e a Espanha cresceu 0,4. Houve quedas mais acentuadas na Áustria - 4,3% - e em Portugal - 5,9%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020, a economia portuguesa caiu 7,6%, registando a maior queda dos últimos 50 anos.

Euronews

Na invasão do Capitólio, quatro lições práticas

 

  • John Horvat II *

Aviolência no Capitólio, com a invasão ocorrida no dia 6 de janeiro, entrou na História como um evento de caráter dramático e emocional. O debate sobre os detalhes e as questões envolvidas ainda persiste. No entanto, no tribunal da opinião pública a narrativa final reflete negativamente sobre o presidente Trump e seus apoiadores.

Independentemente do mérito das questões que estão sendo discutidas, algumas lições sobre a esquerda podem ser aprendidas com esse incidente. Lições úteis para reger as ações futuras, pois as regras do jogo no próximo governo exigirão dos conservadores agir com sabedoria e discernimento. A maneira como a esquerda capitalizou esse incidente no Congresso dos Estados Unidos deve servir para aguçar a sagacidade da direita.

Relativismo moral da esquerda

A primeira lição a ser aprendida é que o modo de operação da esquerda e da direita são diferentes. O relativismo moral da esquerda permite que ela seja seletiva, quando qualifica algo como errado. A esquerda radical sempre considerou que os fins justificam os meios. Para os seus seguidores não existem o certo e o errado objetivos. Pelo contrário, é louvável e está de acordo com a moral qualquer coisa que avance a sua revolução. Qualquer coisa que a impeça ou prejudique deve ser desprezada e difamada.

A invasão do Congresso estadunidense foi um ato censurável, que precisa ser censurado. Mas não se espere da esquerda que sua censura seja aplicada a todos os atos censuráveis. Por exemplo, comparemos suas recentes diatribes contra o incidente no Capitólio com a sua aprovação às centenas de distúrbios durante o verão do ano passado, cujos danos são estimados em dois bilhões de dólares. Será em vão os conservadores congestionarem a mídia com milhares de vídeos inflamados, mostrando políticos esquerdistas justificando e validando a agitação civil durante 2020. Não faz diferença para eles, já que essas ações favorecem a sua revolução.

Esse é o modo de agir da esquerda. Não é justo, mas assim são as coisas.

Não se espere também coerência dos esquerdistas, pois seu relativismo moral lhes permite escolher aquilo que apoiam ou condenam. Não se espere deles compaixão pelos ferimentos e a morte de vítimas conservadoras, pois, em sua narrativa revolucionária, essas pessoas pobres não têm valor

Diante disso os conservadores devem agir cônscios de que seus atos serão injustamente examinados, e que a esquerda quebrará impunemente as regras.

Responsabilizar a pessoa certa

Não se espere da esquerda que sua censura seja aplicada a todos os atos censuráveis. Por exemplo, comparemos suas recentes diatribes contra o incidente no Capitólio com a sua aprovação às centenas de distúrbios durante o verão do ano passado, cujos danos são estimados em dois bilhões de dólares.

A segunda lição é que o relativismo moral da esquerda desaparece, quando julga as ações da direita. Para efeitos práticos, ela considera a direita obrigada a manter-se dentro dos mais altos padrões da moralidade cristã, nos quais não acredita nem os tem como suas referências. Seu nível de indignação moral com os erros da direita será sempre na proporção inversa ao de sua indiferença em relação aos erros da própria esquerda. Não apenas notará e condenará qualquer erro da direita, como também não desperdiçará nenhuma oportunidade para armar em cima deles uma boa crise.

Quando a direita faz algo de errado ou ilegal, a mídia e a esquerda cínica caem sobre ela com fúria e ‘rasga as vestes’. Nenhuma desculpa será suficiente para redimir qualquer pessoa, e suavidades em relação à mídia não bastarão para ela os esquecer.

Os esquerdistas sabem que os direitistas não são relativistas morais, portanto são capazes de reconhecer os próprios erros. O padrão de julgamento será duplo, e por ele serão julgados. Se incidirem em erro, os conservadores devem admiti-lo calmamente, mas nunca permitir que isso emoldure ou domine o debate.

Não responder com a mesma moeda

Outra lição é que a direita nunca pode adotar a tática e o modus operandi da esquerda. São ações contrárias às suas convicções morais, portanto destinadas ao fracasso. Qualquer declínio no relativismo moral priva os conservadores da força de sua causa, que se fortalece pela adesão estrita à lei moral.

Se a esquerda recorre a mentiras, vulgaridades e insultos para difamar indivíduos ou suas causas, não pode a direita responder com a mesma moeda. Tais meios trabalham contrariamente aos fins que devem nortear suas ações. Não recorrer a motins e violência é uma decisão impositiva, pelo simples fato de a esquerda praticar habitualmente esses crimes.

Deve ser observado sempre um discurso civilizado e cortês. Sem excluir respostas firmes, enérgicas e apaixonadas, mas norteado sempre pela razão. Adotando atitude forte, nobre e coerente, o debate elevado atrai a opinião pública.

Os mais altos padrões de comportamento

A direita nunca pode adotar a tática e o modus operandi da esquerda. São ações contrárias às suas convicções morais, portanto destinadas ao fracasso.

Em quarto lugar, a melhor maneira de os conservadores vencerem o debate é manterem-se dentro dos mais altos padrões de comportamento. Não devem dar ao outro lado nenhum pretexto para ataques pessoais. A melhor maneira de promover a causa é apelando racionalmente para fortes princípios morais. Uma reação nobre sempre impressionará mais favoravelmente o público do que uma ralé desgrenhada.

Por isso, quanto mais clara a mensagem, melhor o resultado. Quanto mais fundamentada a posição, maior a chance de sucesso. Quanto menos pessoal o ataque, maior o impacto. Não incentivar o ‘politicamente correto’ e as políticas de identidade.

A esquerda avança ocultando seus objetivos, disfarçando sua mensagem nefasta, e perde quando são denunciados ao público (por exemplo, privar de verba a polícia ou promover o socialismo), por isso o melhor caminho da direita para a vitória é persistir na mensagem. Os conservadores devem sempre insistir lealmente nos seus objetivos e condenar os objetivos ocultos da esquerda. Evitar debates que degeneram em sequências de ataques pessoais ou insultos.

Atitude ponderada e ação deliberada

Uma atitude ponderada, deliberada, exige um tom como o de George Washington. O futuro pertence aos que não temem afirmar (e praticar) a moralidade cristã, denunciar esquemas socialistas e desafiar o ‘politicamente correto’.

establishment liberal e a mídia afirmam que essas posições são atrasadas e pouco atraentes. No entanto, quando apresentadas energicamente e sem demagogia, elas têm um apelo imenso, pois se baseiam na natureza humana e na lei moral. A condição humana é atraída para o comportamento moral, é adequada a ele, tendo em vista que ele conduz à unidade e harmonia. O pecado e o vício trabalham contra a natureza, levando à desarmonia e à autodestruição.

Em meio à crise por que passam os Estados Unidos, importa mais do que nunca confiar em Deus. Como o pecado domina a sociedade, as soluções humanas falharão. Apelar a Deus e à sua Mãe Santíssima, além de colaborar com a graça divina em tudo o que estiver ao nosso alcance, eis a única maneira de sair do caminho do desastre. Qualquer outra estratégia política que exclua esse apelo estará fadada ao fracasso.

ABIM

* John Horvat é vice-presidente da TFP norte-americana, autor do best-seller Return to Order (Retorno à Ordem), no qual mostra como se pode escapar das garras de uma sociedade baseada apenas no materialismo produtivista e na intemperança frenética, opostas aos altos ideais medievais.

Carnaval de Estarreja é em casa e sensibiliza para as medidas de prevenção contra a COVID-19

 Carnaval de Estarreja é em casa e sensibiliza para as medidas de prevenção contra a COVID-19

As antigas Batalhas das Flores, no início do século XX, deram início à história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país. 100 anos depois, a "batalha" faz-se contra um inimigo invisível.

Neste ano atípico, o cartaz de 2021 do Carnaval de Estarreja não anuncia a programação, mas vem divulgar as medidas de prevenção contra a COVID-19 e que podem salvar vidas. Em contexto de pandemia e confinamento geral, o Carnaval é para ser celebrado em casa com um programa online, acompanhado de uma campanha de sensibilização protagonizada pela mascote Lókas.

A pandemia COVID-19 impede os foliões de saírem à rua e "o melhor espetáculo de Carnaval" ao vivo e a cores fica em suspenso. Mas não poderíamos deixar passar em branco esta "marca identitária e cultural do nosso território. Queremos que os Estarrejenses vivam esta época tão significativa para toda a comunidade no conforto da sua casa. Vamos levar o carnaval até às pessoas através das plataformas online do Carnaval e do Município", anuncia a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

A estreia do DVD do Carnaval de 2020, com os melhores momentos da última edição, abre o programa na próxima sexta-feira, dia 5 de fevereiro, desenhado para assinalar as datas mais marcantes do evento em Estarreja, até dia 16, terça-feira de Carnaval.

O Carnaval assume a sua força enquanto evento da comunidade para chegar aos Estarrejenses, com o objetivo de os sensibilizar para as medidas de prevenção da COVID-19. A campanha de comunicação renova o apelo para que se respeitem as práticas que todos devem adotar para evitar o contágio e combater o vírus Sars Cov 2.

A mascote do Carnaval, a simpática Lókas, volta a protagonizar o cartaz, mas desta vez surge preparada para destruir a COVID-19, lembrando que as nossas melhores armas de combate são: ficar em casa, usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social.

"A nossa mascote do Carnaval vai estar empenhadíssima em combater a COVID-19", afirma Isabel Simões Pinto, numa alusão ao jogo de computador "Vai-te Covid. A Lókas no espaço", inspirado nos jogos Arcade e criado para reforçar essa mensagem, em especial junto do público infantil e das suas famílias.

Com forte tradição em Estarreja, o Carnaval também levará essa mensagem às ruas, com "alguns apontamentos decorativos na cidade, com o apelo fiquem em casa, mas não deixando esquecer que somos Cidade de Carnaval", sublinha Isabel Simões Pinto.

A responsável lembra que a decisão de anular os grandes corsos foi tomada em setembro em 2020, numa ação concertada da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro (Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras), salvaguardando-se "em primeiro lugar, a saúde e segurança das pessoas". Nessa altura, admitia-se um "plano B" com a promoção de iniciativas para assinalar o evento, mas a evolução da situação epidemiológica também veio impedir que se realizassem.

#CARNAVALEMCASA 2021
Programa online

5 fevereiro, sexta-feira
21h30 Estreia do DVD Carnaval 2020

6 fevereiro, sábado
21h30 Lançamento do jogo "A Lókas no Espaço - Vai-te COVID", com os Reis de Palmo e Meio

10 fevereiro, quarta-feira
Conversa com os Reis do Carnaval, Tiago Nóbrega e Yvette Valente

12 fevereiro, sexta-feira
21h30 Transmissão do Desfile Noturno Escolas de Samba 2020

13 fevereiro, sábado
21h30 Concerto Canja Sessions

14 fevereiro, domingo
15h00 Transmissão Grande Corso 2020 Domingo (1.ª parte)

15 fevereiro, segunda-feira de Carnaval
21h30 Conversa com Alexandre Camões "Contar a Cantar 3, uma história de Carnaval"
e
Noite de Folia com DJ Camões

16 fevereiro, terça-feira de Carnaval
15H00 Transmissão Grande Corso 2020 Domingo (2.ª parte)


Voltaremos com o Melhor Espetáculo de Carnaval!
Carnaval de Estarreja, o Teatro a céu aberto.

Carla Miranda