quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Taça de Portugal: Gafanha recebe o FC Porto!

Resultado de imagem para Taça de Portugal: Gafanha recebe o FC Porto!
Esta é grande novidade que o sorteio da Taça de Portugal trouxe para a região: um dos três grandes do futebol português, o FC Porto terá de se deslocar à Gafanha para tentar seguir em frente na Taça.
Já o SL Benfica terá uma curta deslocação até ao terreno do 1º de Dezembro, em Sintra. O Sporting Clube de Portugal, por sua vez, terá uma longa e mais complicada visita ao terreno do Famalicão, clube que já andou pela I Divisão e, depois de uma fase menos boa, retornou há 2 épocas, à II Liga do futebol profissional lusitano.
Destaque, ainda, para a deslocação do Braga até ao campo da Oliveirense e o embate entre dois históricos do futebol nacional: Académica - Belenenses!
Eis o sorteio completo:
Gafanha-FC Porto
Oliveirense-Sp. Braga
Sertanense-Tondela
Real-Arouca
Alcanenense-Feirense
Académica-Belenenses
1.º Dezembro-Benfica
Trofense-Vit. Setúbal
Santa Clara-Rio Ave
Santa Iria-Vit. Guimarães
Naval-Marítimo
U. Leiria-Boavista
Estarreja-Nacional
Aves-P. Ferreira
Caldas-Estoril
Vizela-Moreirense
U. Madeira-Chaves
Famalicão-Sporting
Mortágua-Cova da Piedade
Sp. Covilhã-Freamunde
Mira Online

Uma boa proposta de “escapadinha” para este fim de semana…

medieval-2
Canas de Senhorim, no Distrito de Viseu, dista cerca de 100 kms de Mira. É uma vila pacata que pertence ao Concelho de Nelas (este é um dos únicos motivos pelos quais os habitantes locais "lutam" há muito tempo - ser Concelho, também).
E, por falar em "lutas", o motivo da proposta para "escapar" à rotina diária, é ir a Canas de Senhorim e assistir à "Viagem Medieval" daquela bela localidade.
Na ementa deste prestigiado evento daquela localidade estão - como indica o próprio cartaz promocional - "animação de rua, banquete, mercado e torneios medievais" que transportam a todos para tempos onde a Europa "fervia" todos os aspectos: desde à vivência propriamente dita, à cultura... em todos os setores da vida humana, a época Medieval foi importantíssima!
Anote aí: sábado e domingo... 1 e 2 de Outubro... Canas de Senhorim espera a todos de braços abertos...
Mira Online
Mira Online | Setembro 29, 2016 às 6:47 pm

elo menos três mortos em acidente de comboio em Nova Jérsia

cnn

Um acidente de comboio em New Jersey, nos Estados Unidos, em plena hora de ponta, provocou pelo menos três mortos e uma centena de feridos, muitos em estado grave. As imagens mostram as carruagens do comboio a colidirem com a estação de Hoboken.


O acidente ocorreu esta quinta-feira numa das estações mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque e provocou três mortos e um número indeterminado de feridos, segundo confirmam as autoridades locais à agência France Presse.

Em declarações à Fox News, Jennifer Nelson, porta-voz da autoridade de transportes de Nova Jérsia, admite que há um número elevado de feridos "em estado grave".

Em declarações à RTP pouco depois do embate, Helena Oliveira, sargento do departamento do Xerife de Nova Jérsia, afirma que um comboio se despistou e foi contra a plataforma da gare.
Não se sabe ainda se haverá portugueses entre as vítimas, embora a comunidade portuguesa seja muito numerosa naquela região.
As primeiras imagens do local mostram que as carruagens danificaram o terminal de Hoboken e derrubaram mesmo parte do tecto.
A estação de Hobokin é uma das mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque, muito usada para fazer o percurso desde Nova Jérsia até Manhattan, na margem oposta do rio Hudson. A NBC News nota que a estação movimenta cerca de 50 mil pessoas por dia e que os comboios desta linha não têm cinto de segurança.
O descarrilamento ocorreu pouco antes das 09h00 locais (14h00 em Lisboa). O comboio viajava desde Spring Valley, Nova Iorque, na linha Pascack Valley. A chegada à estação de Hoboken era esperada às 08h38 locais.
Segundo várias testemunhas, os feridos são sobretudo os passageiros que viajavam na primeira carruagem e outros passageiros que aguardavam o comboio na plataforma.


Hora de Fecho: Orçamento. Impostos e hospitais baixam média


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
EXECUÇÃO ORÇAMENTAL 
Os números da execução orçamental até agosto de 2016 revelam que há problemas na cobrança de receita fiscal. Sobretudo nos impostos indiretos. A dívida dos hospitais está de regresso.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
Um comboio de passageiros chocou contra uma estação ferroviária em Hoboken, New Jersey, matando 3 passageiros. Há "100 ou mais feridos", provavelmente mais. Imagens mostram muitos danos.
PAPA FRANCISCO 
O Papa Francisco disse ao bispo auxiliar de Lisboa que vem, "mas a Fátima". Depois de já ter confirmado que não irá a Braga, cresce a possibilidade de uma visita-relâmpago, apenas a Fátima.
DEUTSCHE BANK 
"Gigante" alemão está no centro de todas as atenções. Poucos acreditam que possa haver um colapso — poderia ser catastrófico — mas, com ou sem resgate, muito terá de mudar.
DEUTSCHE BANK 
No Deutsche Bank, em Portugal, os trabalhadores sindicalizados "são poucos" e, por consequência, não se espera grande envolvimento no que diz respeito a apoio jurídico.
NOVO BANCO 
Bloomberg avança que a liderança do CaixaBank indicou a investidores que não será favorável a que o BPI avance com uma proposta pelo Novo Banco. Caixabank está "concentrado na oferta pelo BPI".
CONSELHO DE MINISTROS 
Governo "aguarda a devolução" do diploma relativo ao sigilo bancário, que está nas mãos do Presidente da República. Ministra diz que transposição da diretiva europeia avança mesmo assim.
LIGA DOS CAMPEÕES 
Onze resultados certos em dezasseis. Nada mau para o arranque do modelo Observador/ Empírica. Depois da segunda jornada, já calculámos as probabilidades de os portugueses passarem a fase de grupos.
QUESTÕES DO FORNO INTERNO 
Na semana de Vitória-Sporting em Guimarães, faz-se ligação directa para Toronto, onde mora o homem do autogolo mais falado em Portugal, o do título de campeão em 1979-80
SAGRES 
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, em Sagres, perguntou aos utentes que sonhos se mantêm acordados ao fim de tantas décadas de vida. Agora quer realizá-los até ao Dia do Sonho de 2017.
Opinião

Helena Garrido
Os números mostram-nos uma realidade diferente da narrada pelo Governo. À medida que 2016 chega ao fim percebemos que a receita é irrepetível em 2017. Os alertas estão aí a começar pelo FMI.

Paulo Tunhas
O manifesto radical de Michael Foot, em 1983, foi descrito como “o mais longo bilhete de suicídio da história”. Corbyn levou a coisa a outro patamar e o seu destino arrisca-se a não ser muito longo.

Nelson Camanho
As instituições brasileiras passam por um amadurecimento e a turbulência actual trará um país onde os incentivos para corrupção, sobretudo de políticos, diminuirão, com muitos benefícios a longo prazo

Miguel Magalhães Ramalho
A ganância, a falta de visão e bom-senso, mais a displicência de quem manda, acabam sempre mal. O pior é que, depois da “festa”, sobrarão os “restos”: vastas áreas degradadas, inestéticas, desocupadas

Maria João Avillez
Em política há um mundo de diferença entre um convite e uma convocação. Convidar para a festa, como faz Marcelo, não é convocar para um compromisso. Quando for preciso mobilizar, o êxito será duvidoso
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

MÃE PROCESSA ESTADO POR ESTAR HÁ 20 ANOS À ESPERA PENSÃO DE ALIMENTOS


 
Uma mãe esteve 20 anos à espera de uma pensão de alimentos para as duas filhas e pede que o Estado seja condenado a pagar 31.500 euros de indemnização pela demora na justiça.
Anabela Carvalho exemplificou, em declarações à agência Lusa, que, por o pai não pagar a pensão mensal às filhas, hoje com 33 e 26 anos, “comprava carne para as filhas e comia só batatas”.
As dificuldades terão vindo a agravar-se quando as filhas quiseram estudar na universidade e a mãe “não tinha condições financeiras para as ajudar”.
Vinte anos depois de ter ido a tribunal pedir pensão de alimentos ao pai das filhas, de quem se tinha divorciado antes, a progenitora não desistiu de lutar e avançou para o Tribunal Administrativo de Lisboa a exigir uma indemnização de 31.500 euros ao Estado.
Anabela Carvalho alega que a justiça não protegeu os seus interesses e das filhas e que a “pendência e demora do caso gerou e gera danos, noites sem dormir, angústia quanto ao futuro, subsistência e educação das filhas”.
A residente na Lourinhã pede que o Estado seja condenado a pagar-lhe 20 mil euros, por violação do direito a obter justiça em prazo razoável, previsto na Convenção Europeia dos Direitos do Homem, cinco mil euros por danos morais, outros cinco mil euros pelo desrespeito da vida familiar e 1500 euros por despesas com advogados.
Segundo o processo de família e menores existente primeiro no tribunal da Lourinhã e transferido depois para o de Torres Vedras, a que a Lusa teve acesso, em 1994, quando as filhas tinham 11 e quatro anos, foi proferida sentença a obrigar o pai a pagar 100 euros por mês.
O progenitor, ausente no estrangeiro nos últimos anos, chegou a pagar algumas prestações, ainda que de forma irregular, mas ao longo dos anos veio a desrespeitar a decisão judicial por alegar que não tinha condições financeiras.
Com a criação do Fundo de Garantia de Alimentos pelo Estado, em 2004 a filha mais nova, ainda menor, veio a acioná-lo e passou a receber 150 euros por mês, até completar os 18 anos.
Na ocasião, recorreu também a tribunal contra o progenitor e, em 2005, este veio a ser condenado a pagar cerca de sete mil euros às duas filhas.
Em 2008, por incumprimento do pai e saber que, pelo falecimento dos avós paternos, aquele iria receber parte da herança, Anabela Carvalho pediu a execução da sentença e dos bens.
Todavia, oito anos depois, continua sem conseguir penhorar os bens por haver oposições à penhora por parte da família paterna e por o processo da herança continuar por resolver.
Até 2015, a dívida do progenitor era de cerca de nove mil euros.
Ao atingir a maioridade e querer entrar para a universidade, em 2008, a filha mais nova moveu um processo contra o pai, tendo vindo a receber uma quantia financeira.
Desde outubro do ano passado, os filhos de pais separados recebem a pensão de alimentos até aos 25 anos, sob a condição de continuarem a estudar ou frequentarem alguma formação profissional.
Antes da alteração à legislação, os filhos, depois de completarem os 18 anos, tinham de pedir ao tribunal para o progenitor lhes pagar a prestação de alimentos.
/Lusa

Portugueses estão à minha espera e eu “irei a Fátima” em 2017

Papa confirma vinda a Fátima em 2017
O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse hoje que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, "mas a Fátima", a propósito do Centenário das Aparições.
Em declarações à agência Ecclesia, Nuno Brás contou que a confirmação foi dada no último domingo, quando cumprimentou o Papa no final da Eucaristia que encerrou o Jubileu dos Catequistas, no Vaticano.
"Eu irei, mas a Fátima" foi a afirmação que, segundo o bispo auxiliar de Lisboa, o Papa Francisco fez após lhe ter dito que os portugueses "estavam à espera dele".
"Ele respondeu-me que viria, mas a Fátima", sublinhou.
Assim sendo, Nuno Brás considera que a visita a Fátima pode ser dada como certa, "a não ser que aconteça um imprevisto de agenda ou pessoal".
Segundo a agência Ecclesia, "para além da indicação de visitar Fátima, o programa da visita do Papa, o local de chegada a Portugal, o percurso até à Cova da Iria e os dias em que o pontífice argentino vai estar em território português permanecem em aberto".
Nuno Brás contou que "o Papa disse com muita alegria" que se deslocaria a Portugal, reforçando o que "tinha dito aos bispos portugueses durante a visita ad Limina".
A agência Ecclesia recorda que a 7 de setembro do ano passado, no encontro dos bispos de Portugal com o Papa durante a visita ad Limina, o Papa demonstrou o "desejo profundo" de visitar Fátima, ao afirmar: "tengo ganas de ir a Fátima (quero ir a Fátima)".
A 17 de março, durante a primeira visita oficial como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa convidou formalmente o Papa Francisco para uma visita a Portugal.
Caso esta se venha a confirmar, Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa
Imagem:tudonumclick


CIM Região de Coimbra prepara candidatura que ultrapassa 1,5 milhão de euros

PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM REDE
Resultado de imagem para CIM Região de Coimbra
Promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra no âmbito do Aviso relativo à Programação Cultural em Rede, o projeto “Coimbra Região de Cultura” operacionaliza o Programa Intermunicipal previsto no “Plano de Ação para a Valorização dos Recursos Patrimoniais, Culturais e Turísticos da Região de Coimbra”, documento aprovado pelo Conselho Intermunicipal, alinhando-se também com as estratégias regionais para os sectores do turismo, do património e da cultura.
O projeto da candidatura, no valor de mais de 1,5 milhões de euros, tem vindo a ser trabalhado com os Municípios que compõem a CIM Região de Coimbra tendo como pressuposto central “a valorização dos recursos patrimoniais da Região e a criação de produtos turísticos de qualidade, que contribuam para o aumento do número de turistas e da sua estada média, bem como para afirmar a região como destino turístico de excelência”.
Baseado num processo participativo e de auscultação dos agentes políticos e técnicos, o projeto da candidatura tem como pano de fundo o acordo alargado no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de natureza e de escala intermunicipal, algo nunca feito até hoje neste território a esta escala.
A operação “Coimbra Região de Cultura” está articulada com outros projetos promovidos pela CIM Região de Coimbra, pelos Municípios e pelos Agentes Culturais, por forma a existir articulação territorial e alinhamento com o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.
Além de suprir uma lacuna no contexto regional, o projeto de candidatura em curso estimula a cooperação entre os 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal e prevê na estrutura da operação a candidatar, a valorização da singularidade do património desta região bem como um programa permanente e transversal baseado numa área artística a par de uma rede de programação profissional em recintos culturais.
Mira Online | Setembro 29, 2016 às 2:31 pm 

Associação Empresarial de Cantanhede com novo Programa

Resultado de imagem para Associação Empresarial de Cantanhede com novo Programa
A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, recebeu a notificação de decisão de aprovação referente à candidatura apresentada ao Compete (Portugal 2020) cujo organismo intermédio é a AEP – Associação Empresarial de Portugal.
O Projeto apresentou um elevado grau de mérito (98,8%), cujo critério de aprovação da candidatura se baseou na experiência da AEC e da sua equipa, nos elevados graus de execução de projetos anteriores, no grau de inovação do projeto e no grau de adesão de empresas.
Com um orçamento aprovado de 514.092, 57€, dirigido a 40 empresas da região centro e norte, com inicio em Novembro de 2016.
O Projeto de Formação Acão destina-se a empresários, colaboradores e visa elevar a capacidade competitiva das PME’s até 250 trabalhadores.
Trata-se de um conjunto de ações que mobilizam e internacionalizam competências com vista à persecução de resultados suportados por uma estratégia de mudança organizacional e gestão.
Numa altura em que as empresas necessitam de uma ajuda para ultrapassar a crise, este programa poderá ajudar a empresa a implementar algumas medidas internas, e aumentar o seu volume de vendas e desempenho.
Cada empresa será acompanhada e apoiada por consultores devidamente credenciados, com experiência comprovada em projectos anteriores, que, necessariamente, deverão ter o apoio, o empenho e a envolvência dos respetivos gerentes ou administradores.
O trabalho dos consultores e formadores, passará pela ajuda à empresa na introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento, melhoria das capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços. Como resultado: a concretização de inovação organizacional por via da aplicação de um novo método organizacional na prática do negócio ou na organização do local de trabalho.
Assim, informamos que todas as PME’s se podem beneficiar deste programa de Consultoria e Formação à medida da empresa. O programa será financiado em 90%.
Para inscrições, informações e esclarecimentos contactar a equipa Formação FPME da AEC – Associação Empresarial de Cantanhede.
Mira Online | Setembro 29, 2016 às 2:22 pm 

Do que se trata o “Na Mira da Segurança”?

seguranca
Tudo começa com um pedido. Este caso não é diferente. Pediram-me para falar um pouco sobre os temas que vão ser abordados no dia 11 de Outubro, mas acho esta tarefa particularmente difícil porque os especialistas são os oradores que vão estar presentes.
Não sou especialista em Segurança no Trabalho ou Psicologia, por isso não me atrevo a tentar falar sobre estas áreas porque tudo o que disser pode ser muito aquém do que a área realmente trata, ou simplesmente asneira (que será mais certo).
Mas então, porquê Segurança no Trabalho?
Desde criança vi o que um acidente de trabalho pode fazer no seio de uma família. Vi como famílias que estavam numa fase ascendente da vida passaram depois para uma fase descendente e foram obrigados a transformar a sua vida para viver uma nova realidade. Eu vi, sim eu vi os casos melhores e imaginei os piores. A imaginação é tramada, e só imagino os sacrifícios e a dor daqueles que tiveram de lidar com um acidente grave de trabalho.
Perdem-se vidas tanto com a morte como num acidente grave, basta não poder atingir aquilo que se sonhou.
Esta é a razão da MIRA na Segurança: que todos possam chegar a casa todos dias, sim talvez cansados, mas que possam abraçar as esposas, os maridos e dar um abraço bem grande nos filhos e, porque não, beber um copito com os amigos.
É uma obrigação de todos fazer com que as vidas das pessoas não descarrilem, que crianças cresçam com pais saudáveis e que todos possam ambicionar uma vida melhor que a geração anterior.
A Segurança é, muito antes da obrigação Legal, uma obrigação Moral.
Paulo Parracho
Mira Online | Setembro 29, 2016 às 2:49 pm

FINANÇAS PEDEM INQUÉRITO À SUA PRÓPRIA ATUAÇÃO APÓS ENTREVISTA A CARLOS ALEXANDRE


 
José Sena Goulão / Lusa
O juiz Carlos Alexandre
O juiz Carlos Alexandre
A Direção-Geral da Autoridade Tributária (AT) solicitou à Inspeção-Geral de Finanças a realização de um inquérito à atuação da AT na sequência das declarações públicas do juiz Carlos Alexandre.
O Ministério das Finanças anunciou esta quarta-feira que já que informou o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) sobre “a realização de um inquérito à atuação da Autoridade Tributária em causa”.
A 17 de setembro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, mostrou-se convencido de que havia matéria suficiente nas declarações do juiz Carlos Alexandre para que a AT abrisse um inquérito.
Em causa estão declarações do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) que, numa entrevista ao semanário Expresso, referia que a AT “em virtude de a certa altura ter chegado à conclusão” que a sua declaração de impostos era declarada tardiamente – em agosto em vez de julho -, fez comparecer perante a sua mulher “uma equipa de inspetores para saber a razão do atraso. Concluíram que foi tudo declarado ao cêntimo. Isto foi há 4 ou 5 anos”.
“Um dia explicarei em público, no dia em que quem me quiser sujeitar ao processo criminal e disciplinar que daí advirá. Saber porque é que a Direcção-Geral da AT decidiu empreender uma fiscalização ao momento em que era liquidado por terceiro funcionários do lote de 60 existentes na repartição e de sete mil existentes na AT. Um dia explicarei o meu pensamento sobre o procedimento da AT”, disse Carlos Alexandre, recusando a ideia de estar a ser perseguido. “Estou a ser escrutinado pelas autoridades adequadas”.
À pergunta “houve uma intenção?”, o juiz respondeu: “Podemos subentender isso”.
Na altura, Paula Ralha lembrou que “um juiz tem todo o poder para mandar ver o que se passa relativamente a essa situação e se julga que foi escrutinado de forma errada deve denunciar essa situação”.
“O que nós apelávamos é que o processo de inquérito fosse rápido e as conclusões fossem tornadas públicas”, disse então o sindicalista.
ZAP / Lusa

Oito minutos desastrosos ditam derrota do Benfica em Nápoles

Resultado de imagem para Oito minutos desastrosos ditam derrota do Benfica em Nápoles
Encarnados" perderam por 4-2 na 2.ª jornada da Liga dos Campeões e caíram para o último lugar do grupo.
O Benfica averbou nesta quarta-feira uma derrota pesada na Liga dos Campeões, ao perder em Nápoles por 4-2. Depois de uma primeira parte muito equilibrada, a reentrada em campo foi desastrosa para o campeão português, que hipotecou a partida em oito minutos apenas e caiu para o último lugar do Grupo B, com duas jornadas realizadas.
Os "encarnados" começaram por criar as primeiras oportunidades da partida, com Mitroglou a estar perto do golo por duas vezes: primeiro na recarga após cruzamento de Nelson Semedo, depois num remate livre de marcação após grande jogada de Grimaldo pelo lado esquerdo.
Seria, porém, o Nápoles a inaugurar o marcador aos 20', na sequência de um pontapé de canto. Hamsik surgiu ao primeiro poste e desviou de cabeça com subtileza, surpreendendo Júlio César.
A perder, o Benfica (com André Almeida e Carrillo de início, nas vagas de Salvio e Gonçalo Guedes) não mudou de estratégia e o primeiro tempo terminou com equilíbrio na posse de bola e nas ocasiões de golo.
O reinício da partida seria, no entanto, fatal para os "encarnados". Aos 51', Lisandro fez falta sobre Mertens à entrada da área e o calvário português começou: na cobrança do livre directo, o belga fez o 2-0 com grande classe. Desorientou-se, então, a equipa visitante e aos 54' foi a vez de Júlio César derrubar um adversário, desta vez dentro da área. Aos 54', Milik não desperdiçou o castigo máximo.
Ainda antes dos 60', mais concretamente aos 58', Júlio César manchou ainda mais a folha de serviço com uma saída em falso a um cruzamento da direita, num lance que terminou com o desvio fácil de Mertens para a baliza deserta.
Com a lesão de André Horta pelo meio e a substituição de Carrillo, o Benfica voltaria à sua versão das últimas semanas e Gonçalo Guedes justificou a entrada em campo com um golo quase instantâneo: o atacante interceptou um passe mal medido da defesa napolitana, isolou-se e finalizou com precisão, depois de contornar Pepe Reina, aos 71'.
A resposta das "águias" vinha do banco e essa tendência acentuou-se aos 85', quando André Almeida descobriu Salvio na área. O argentino, após uma diagonal, ficou na cara de Reina e finalizou com um toque subtil por cima do guarda-redes, reduzindo a expressão do desaire português.
Para encontrar um resultado idêntico na principal prova europeia de clubes é preciso recuar a 1998-99, época em que o Benfica foi batido em Jerusalém, pelo Beitar, por 4-2. Com o empate entre Besiktas e Dínamo Kiev na outra partida do Grupo B, o campeão português caiu para a última posição, com um ponto em dois jogos.

público

Taxa Turística: Câmara de Lisboa atinge em sete meses receita prevista para todo o ano

Resultado de imagem para Taxa Turística: Câmara de Lisboa atinge em sete meses receita prevista para todo o ano
A cobrança da taxa turística de Lisboa nas dormidas na cidade, entre Janeiro e Julho, rendeu à Câmara Municipal sete milhões de euros, valor que já se equipara à receita prevista para todo o ano, segundo dados hoje divulgados.
"Entre 01 de Janeiro e 31 de Julho, a taxa turística permitiu arrecadar cerca de sete milhões de euros", disse à agência Lusa o gabinete do vereador das Finanças.
Segundo a autarquia, estão já inscritos 3.588 estabelecimentos na plataforma usada para monitorizar a taxa, número que inclui 201 hotéis e 3.211 alojamentos locais.
Estão ainda abrangidas 176 unidades não especificadas "com registo em curso", adiantou o município.
Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada em Janeiro sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras e de alojamento local, sendo cobrado um euro por noite até um máximo de sete euros.
No orçamento para este ano, a autarquia apontava uma estimativa de receita de 15,7 milhões de euros, sendo que metade do valor dizia respeito às dormidas de turistas na cidade.
O restante deveria ser conseguido através da aplicação da taxa nas chegadas por via aérea e marítima a Lisboa, mas ainda não foi anunciado como.
Em 2015, a ANA - Aeroportos de Portugal assumiu a responsabilidade pelo pagamento nas chegadas ao aeroporto, o que lhe custou 3,8 milhões de euros, mas informou não estar disponível para o fazer este ano.
Num balanço feito à Lusa em junho passado, referente aos meses de janeiro a maio, o município divulgou ter arrecadado cerca de 3,9 milhões de euros com a cobrança da taxa nas dormidas.
Na altura, existiam 3.147 registos na plataforma de monitorização da taxa: 198 unidades de hotelaria e 2.793 de alojamento local e outros 156 estabelecimentos com registo em curso.
De acordo com a informação do município agora transmitida à Lusa, os sete milhões de euros conseguidos até julho incluem "500 mil euros entregues pela Airbnb, ao abrigo do protocolo feito entre as duas entidades, respeitantes aos meses de maio e junho".
Desde 01 de maio que a Airbnb, plataforma 'online' para aluguer de quartos e casas (por curtos períodos de tempo), faz a coleta da taxa turística, paga por quem se aloja em Lisboa, e envia trimestralmente a receita à autarquia em nomes dos seus anfitriões.

O valor arrecadado com a taxa reverte para o Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa, criado para financiar investimentos na cidade.
Hoje, será apresentada a estratégia e os projetos abrangidos por esse fundo, numa cerimónia presidida pelo presidente do município, Fernando Medina (PS) e que contará com o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Raul Martins, o diretor-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), José Manuel Esteves, e o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, Vítor Costa.
A sessão inicia-se pelas 15:00 na sede da AHRESP.
Sabe-se, para já, que a taxa turística vai financiar uma parte do novo Museu Judaico de Lisboa (orçado em cinco milhões de euros) e da conclusão do Palácio Nacional da Ajuda (estimada em 15 milhões, em que apenas seis milhões serão assegurados pela taxa).
Em maio de 2015, foi também anunciado que a receita resultante desta taxa iria suportar a instalação de um núcleo museológico dedicado aos Descobrimentos portugueses na Avenida Ribeira das Naus, num investimento de seis milhões de euros.

sapo 24 / Lusa