terça-feira, 1 de março de 2022

Homenagem ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alvor

Como dizia Raul Proença; não abdicar das aspirações mais altas, mas com a consciência clara e estóica do que as diminui no mundo real; e perseverar, para além do que diminui, no que a personalidade a si mesma se impõe para não se negar no que mais enobrece, segundo a legenda de Fernando Pessoa: "Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui; sê todo em cada coisa; põe quanto és no mínimo que fazes". Fundir, em suma, o ideal e o real, o pensamento e a acção, na unidade estrénua duma vida.
Mário Freitas está presente e trabalha sem tréguas em tudo o que lhe merece o sacrifício. Parabéns!
(NR)

O ROTARY CLUB de PORTIMÃO levou a cabo uma homenagem na passada Sexta Feira, no Hotel Penina, em homenagem ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alvor - Mário de Freitas com a distinção «PRÉMIO CARREIRA».

Da efeméride envio, nesta mensagem como em mais duas, registos fotográficos para publicarem caso o desejem.

Presente, entre mais de uma centena de personalidades:
- Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local Dr. Jorge Botelho;
- Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro Drª Margarida Flores;
- Vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão Sr. Álvaro Bila;
- Presidente do Rotary Club de Portimão;
- Membros da Secretaria da Santa Casa da Misericórdia de Alvor;
- Membros da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão;
- Governadores de Distrito Rotário;
- Presidente do Rotary Club da Praia da Rocha;
- Várias figuras oriundas de outros Concelhos da Região.







Mário de Freitas  

PCP vota contra resolução do Parlamento Europeu a condenar invasão russa da Ucrânia

 PCP considera "profundamente negativa a resolução" por "impor uma visão unilateral e instiga à confrontação e à guerra".

Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira, com voto contra do PCP, uma resolução pedindo às instituições da União Europeia (UE) esforços para reconhecer a Ucrânia como candidata à adesão ao bloco comunitário e para sancionar mais severamente a Rússia.

Em causa está uma resolução hoje aprovada na sessão plenária extraordinária da assembleia europeia, em Bruxelas, com 637 votos a favor, 13 contra e 26 abstenções, na qual o Parlamento “apela às instituições da União para que desenvolvam esforços no sentido de conceder à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à UE”.

Entre os votos contra estão os dos dois eurodeputados do PCP, partido que em comunicado considera “profundamente negativa a resolução” por “impor uma visão unilateral e instiga à confrontação e à guerra”.

“Ao invés de contribuir para uma urgente e necessária solução política, pugna pelo corte de todas as pontes e pela imposição de mais sanções que atingem os povos da Europa e são pretexto para colocar em causa direitos e o agravamento das condições de vida”, critica a bancada parlamentar do PCP no Parlamento Europeu.

A resolução adotada refere que o reconhecimento da Ucrânia como futuro candidato ao ‘clube’ dos 27 “deve estar em conformidade com o artigo 49.º do Tratado da União Europeia e basear-se no mérito”. “Entretanto, a União deve continuar empenhada em integrar a Ucrânia no mercado único da UE”, defendem os eurodeputados.

No documento, os parlamentares rejeitam a “retórica russa que aponta para o possível recurso a armas de destruição maciça”, recordando a Rússia das suas obrigações internacionais e alertando para os perigos de uma escalada nuclear do conflito. E, embora saudando a “rápida adoção de sanções pela UE”, os eurodeputados pedem na resolução “medidas restritivas mais amplas que visem enfraquecer estrategicamente a economia e a base industrial russas”.

Em concreto, querem restringir as importações dos bens mais importantes exportados pela Rússia, como o petróleo e o gás, proibir novos investimentos da UE na Rússia (e vice versa), bem como bloquear o acesso de todos os bancos russos ao sistema financeiro europeu e excluir a Rússia do sistema SWIFT.

Na segunda-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou o pedido formal para a entrada do país na UE, tendo a Comissão Europeia recordado que “há um procedimento a respeitar”, complexo e moroso. As regras europeias ditam que qualquer país europeu que respeite os valores europeus do Tratado da União Europeia e esteja empenhado em promovê-los pode pedir para se tornar membro.

Quando um país apresenta um pedido de adesão à UE, o Conselho convida a Comissão Europeia a dar o seu parecer sobre o pedido. Cabe depois ao Conselho da UE (na formação de Conselho dos Assuntos Gerais) estabelecer e supervisionar o processo de alargamento da UE e as negociações de adesão. As decisões tomadas no Conselho dos Assuntos Gerais sobre os países candidatos requerem o acordo unânime de todos os Estados membros da UE.

Hoje, Zelensky pediu à UE que prove que está do lado da Ucrânia na luta pela sua sobrevivência e pela defesa da liberdade, ao intervir por videoconferência na sessão plenária extraordinária do Parlamento Europeu. A Rússia lançou na quinta-feira passada uma ofensiva militar na Ucrânia, ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

PCP votou contra resolução do PE por “instigar escalada de confrontação”

Em declarações à imprensa após a votação, João Pimenta Lopes explicou que “o voto foi contra tendo em conta o enquadramento de uma resolução que, no lugar de procurar abrir caminho ao diálogo, instiga uma escalada de tensões numa situação já ela própria de grande tensão”.

“Entendemos que têm que ser percorridos os caminhos necessários na defesa da paz para criar as condições para uma via negocial, uma solução política deste conflito, um cessar-fogo cuja necessidade o PCP já anteriormente afirmou, e rejeitar o caminho que potencie o continuar de uma escalada de confrontação que nos trouxe a esta situação, e que a própria resolução, tal como está construída, instiga”, argumentou.

Segundo o deputado comunista, o texto adotado instiga essa escalada em vários pontos, designadamente “no apelo ao aprofundamento das sanções, no apelo à aprofundamento da militarização da UE e de mobilização de forças militares da NATO no continente europeu, na instigação a essa capacidade operacional, ao fim e ao cabo na criação de um contexto de uma escalada de tensões que depois naturalmente tem repercussões, que é contrário à absoluta necessidade do desanuviamento”.

João Pimenta Lopes disse ainda que não se pode “ignorar o percurso” até aqui nos últimos anos, “no qual os Estados Unidos, a NATO e a UE tiveram também uma responsabilidade”.

Já o Bloco de Esquerda aprovou a resolução, ainda que votando contra – nos votos das emendas e votos separados – “os parágrafos que a direita quis incluir na resolução no sentido de uma escalada militar numa região altamente sensível”, assim como “emendas da direita muito genéricas sobre alargamento da NATO”, explicou o deputado José Gusmão.

“Todas as propostas que conduzem a uma escalada militar na Ucrânia nós não acompanhámos porque pensamos que a resolução deve estar centrada na obtenção de um cessar-fogo imediato”, disse, congratulando-se por, no seu entender, ter sido isso que acabou por acontecer. “Em todo o caso, essas formulações ficaram bastante diluídas, pois se nós tivemos que fazer compromissos, também a direita teve que fazer” e o discurso “dos mais guerreiros” na ala direita do parlamento “não ficou consagrado”, disse.

Entretanto, a delegação do PS emitiu um comunicado a lamentar que os dois deputados do PCP tenham optado por votar contra esta resolução, “juntando-se a uma ínfima minoria que se recusa, apesar de todas as evidências, a condenar, sem ambiguidades, a guerra de agressão iniciada por Putin e a sua intolerável ambição imperialista contra uma nação soberana e independente”. “O Partido Socialista não pode deixar de lamentar que, mais uma vez, o PCP se coloque do lado errado da História”, lê-se na nota.

ECO/Lusa

MUNDO | Caos nos aeroportos russos

 Turistasexpatriados e estudantes estrangeiros encurralados na Rússia. Milhares de pessoas vivem momentos de incerteza nos aeroportos russos. O espaço aéreo europeu foi encerrado às aeronaves com as cores do país de Putin. Na resposta, Moscovo proibiu voos de companhias aéreas de 36 países.

Um advogado espanhol contesta a forma como as sanções foram impostas. "O nosso visto expira esta noite. Se não conseguirmos sair da Rússia, teremos um grande problema. Penso que as autoridades europeias tomaram uma decisão precipitada, fechando o espaço aéreo sem primeiro estabelecerem um cordão humanitário para retirarem os cidadãos europeus. Porque eu sou um cidadão europeu," diz Jorge Enrique Rojas Moreno, que estava de férias em Moscovo.

A situação afeta tambem russos que pretendem viajar. "As sanções criam problemas. Devia ter saído esta manhã e não o pude fazer. Tinha um voo directo, mas agora a minha viagem vai demorar mais de 20 horas," desabafa um cidadão russo no aeroporto de Moscovo.

A saída da Rússia por via aérea é cada vez mais complicada. Desde esta segunda-feira, as companhias internacionais só podem entrar no espaço aéreo do país com uma licença especial. Os aviões russos estão impedidos de aterrar em dezenas de países - incluindo grande parte da Europa.

Fonte: euronews

Câmara de Cantanhede enquadra institucionalmente a condenação da invasão da Ucrânia e o apoio a refugiados ucranianos

 A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, vai levar à próxima reunião camarária uma proposta no sentido de dar “carácter institucional à condenação da Rússia pela tentativa de subjugar um país democrático pela força das armas”, definindo, “também institucionalmente, os termos da atuação da autarquia para materializar o apoio às vítimas”.

Já unanimemente subscrita pelos representantes do PSD e do PS no executivo, o documento refere que a autarquia se “propõe acionar os mecanismos que estiverem ao seu alcance para ajudar a mitigar o sofrimento de um povo que está confrontado com um tremendo esforço de guerra para impedir uma invasão cujo desfecho configura desde já uma enorme tragédia humanitária”.

As ações a empreender passam pela mobilização das forças vivas do concelho num movimento de solidariedade que contará com a participação ativa das juntas de freguesia e de todas as entidades que de algum modo possam contribuir para dar maior alcance às diferentes formas de auxílio, nomeadamente, associações, IPSS e empresas, sem esquecer o envolvimento de inúmeras pessoas com vocação para o voluntariado e as contribuições da sociedade civil”, pode ler-se no documento.

Segundo Helena Teodósio, a Câmara de Cantanhede tem já definido o enquadramento da sua atuação, tendo sido acionado o Gabinete de Apoio ao Imigrante, da Divisão de Ação Social e Saúde, para proceder “à identificação de todos os cidadãos da Ucrânia residentes no concelho de Cantanhede, facultando-lhes apoio ao nível do acolhimento de familiares refugiados devido à recente invasão do país”, o que passa também pela manifestação, “às entidades competentes, da disponibilidade da autarquia para providenciar habitação a famílias ucranianas fugidas da guerra, colaborando na agilização dos processos necessários à fixação de residência no concelho.

Outras das iniciativas passam pela concertação de uma estratégia com a Associação Empresarial de Cantanhede, para estimular as empresas do concelho a contratarem os refugiados, assegurando-lhes formação em língua portuguesa, bem como em outras matérias consideradas úteis para a sua integração social, e por diligenciar junto das escolas dos diferentes graus de ensino a criação de condições de aprendizagem favoráveis para as crianças de famílias de refugiados;

Entretanto, a Câmara de Cantanhede está a diligenciar no sentido de “apoiar todas as entidades vocacionadas para o voluntariado na recolha de bens a enviar para a Ucrânia, quer na resolução de questões logísticas, quer dando suporte às ações a desencadear em quaisquer domínios que venham a revelar-se úteis para o esforço de guerra do povo ucraniano”.

A proposta que a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede vai submeter à votação do executivo contém “um voto de veemente repúdio à invasão da Ucrânia pela Federação Russa” e enaltece a firmeza com que a comunidade internacional respondeu com duras sansões que visam o rápido restabelecimento da paz no território ucraniano e a criação das condições necessárias para o país manter intacta a sua soberania. Totalmente alinhada com as posições assumidas pelo Governo Português, pela União Europeia e pela NATO na resposta à Federação Russa contra uma operação militar que veio afetar gravemente a ordem internacional e que está a ter repercussões incalculáveis na economia mundial”, a líder do executivo camarário cantanhedense subscreve integralmente a tese de que “a invasão da Ucrânia representa uma gravíssima agressão à soberania do país, um inconcebível ataque à integridade do seu território e um violentíssimo atentado ao direito do povo ucraniano à autodeterminação”.



Navio com milhares de carros afundou nos Açores

“No local, registam-se alguns destroços e uma pequena mancha de resíduos oleosos, que está a ser dispersa pelos jatos de água dos rebocadores e que se encontra a ser monitorizada pela Direção de Combate à Poluição da Autoridade Marítima Nacional e pela Agência Europeia da Segurança Marítima”, descreveu.

Está igualmente previsto um empenhamento de uma aeronave C-295 da Força Aérea portuguesa, acrescentou.

A embarcação ficou “a cerca 25 milhas náuticas, o equivalente a 46 quilómetros”, numa área “cuja profundidade ronda os 3 mil metros”, indicou a Marinha Portuguesa numa nota informativa divulgada na sua página na rede social Facebook.

“Hoje, ao início da manhã, durante o reboque, que se tinha iniciado no dia 24 de fevereiro, o navio ‘Felicity Ace’ perdeu estabilidade, tendo vindo a afundar-se”, observou a Marinha.

A Marinha “continua a acompanhar a situação, nomeadamente através do Instituto Hidrográfico, que mantém a atualização dos cálculos da deriva da mancha atual”.

“Também o NRP Setúbal se deslocou a Ponta Delgada para reabastecer e regressará à área do afundamento a fim de continuar a monitorizar a situação”, informou.

A bordo do navio “seguem mergulhadores da Marinha e material de combate à poluição, nomeadamente barreiras oceânicas de proteção/contenção de poluição da Autoridade Marítima Nacional”, acrescentou.

Por outro lado, e “de forma preventiva, um dos rebocadores que se encontrava a efetuar o reboque está em trânsito para Ponta Delgada de forma embarcar um reforço de material de combate à poluição”.

O navio mercante ‘Felicity Ace’, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 quilómetros) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores, sofreu um incêndio a bordo no dia 16 de fevereiro.

Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.

O reboque do navio começou na quinta-feira, quando a embarcação, “aparentemente estável”, já não apresentava “focos de incêndio no exterior nem interior”.

“O reboque dirige-se agora para uma área a cerca de 60 milhas (o equivalente a 111 quilómetros) a sudeste da ilha do Faial”, o que “permitirá reforçar o sistema com uma equipa de peritos, a ser transportada para o local por helicóptero civil”, descreveu na ocasião a Marinha.

O navio tem “uma temperatura elevada na zona central, sem que haja fumos na sua estrutura”, ou se apresentem focos de poluição na água, acrescentou.

O ‘Felicity Ace’, com bandeira do Panamá, tinha partido de Emden, na Alemanha, com destino ao porto de Davisville, no estado norte-americano de Rhode Island.

RR

Imagem: CNN Portugal

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 02 DE MARÇO NA LOCALIDADE DE SILVEIRA NA FREGUESIA DE SÃO MARCOS DA SERRA ENTRE AS 09H00 E AS 16H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido na localidade de Silveira, na Freguesia de São Marcos da Serra, no dia 02 de março, entre as 09h00 e as 16h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 02 DE MARÇO NAS LOCALIDADES DE FONTES LOUSEIROS E ALCANTARILHA GARE NA FREGUESIA DE ALCANTARILHA ENTRE AS 13H00 E AS 18H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido nas localidades de Fontes Louseiros e Alcantarilha Gare, na Freguesia de Alcantarilha, no dia 02 de março, entre as 13h00 e as 18h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

 

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Martinho da Vila anuncia regresso a Portugal para grande digressão

Grande homenageado no Carnaval brasileiro, sambista apresenta o novo álbum e canta seus grandes sucessos em diversas cidades do país 

O génio da música brasileira está de regresso a Portugal. Martinho da Vila fez questão de colocar o país em sua digressão do álbum “Juntos e Misturados”, o 50º da sua carreira e vai passar por cinco cidades em maio: Faro (dia 20, no Teatro das Figuras), Porto (26, no Coliseu Porto Ageas), Lisboa (28, no Coliseu dos Recreios), Braga (29, no Altice Fórum Braga) e Coimbra (31, no TAGV). A produção é da YN MUSiC.

Aos 84 anos, com 53 de carreira, Martinho apresenta um concerto com banda completa e visita os seus maiores sucessos. Este ano, o cantor e compositor será homenageado no carnaval do Rio de Janeiro pela sua escola de samba, a Vila Isabel. Os desfiles foram adiados para abril devido à pandemia de Covid-19.

O Sr. Samba vem com a sua família musical que o acompanha há tempos: Wanderson Martins no cavaco, Claudio Jorge no violão, Kiko Horta nos teclados, Ivan Machado no baixo, Paulinho Black na bateria, o seu neto Guido Ventapane na percussão e sua filha Analimar nos vocais.

No seu novo trabalho, Martinho, mais uma vez, está a observar e a trocar com a juventude. Na faixa “Era de Aquarius”, Martinho divide o microfone em um samba-rap com Djonga. Também há uma parceria com o baluarte Noca da Portela, depois de 43 anos. Eles assinam juntos “Vidas Negras Importam”. Martinho ainda conta com a participação de Teresa Cristina em “Unidos e Misturados”.

Nos concertos em Portugal, além de conhecer as novas canções, o público poderá cantar e sambar com os grandes  êxitos como “Casa de Bamba”, “Devagar Devagarinho”, "Canta Canta, Minha Gente”, “Madalena do Jacu”, “Disritmia” e “O Pequeno Burguês”, entre outros.

ANADIA: Centro Municipal de Operações de Socorro entra em funcionamento

O Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Anadia entrou em funcionamento esta terça-feira, 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, nas instalações do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

O CMOS funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, tendo para o efeito, sido criada uma linha de emergência designada de “Anadia Segura”, cujo número é o 808 231 112. Esta linha terá como objetivo a receção, o tratamento e o encaminhamento de todos os pedidos de socorro e/ou de colaboração efetuados pelos munícipes e, caso se revele necessário, acionará as Forças de Segurança, Proteção e Socorro, bem como os demais serviços com responsabilidade no concelho de Anadia.

Pretende-se desta forma dar uma resposta mais célere e eficaz às necessidades das populações, contribuindo assim para a mitigação do risco, de forma a que os cidadãos tenham o socorro mais rápido, mais eficiente e adequado.

Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, destruição de ninhos de vespas, captura de animais errantes, são algumas das áreas de intervenção do CMOS.

No próximo sábado, dia 5 de março, será celebrado um protocolo de colaboração entre o Município de Anadia e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), entidade parceira na operacionalização desta resposta.

O protocolo a celebrar prevê que o Município de Anadia atribua uma comparticipação financeira anual de 76.380,00€ para apoiar o funcionamento do Centro Municipal de Operações de Socorro. A autarquia irá ainda disponibilizar um veículo polivalente, devidamente equipado e demais logística para a operacionalização do serviço de resposta.

A AHBVA disponibiliza os recursos humanos, com formação adequada, a afetar ao funcionamento do Centro e ao piquete de intervenção, denominado de Piquete de Resposta Municipal.

 

Tradicional visita pascal de regresso às ruas portuguesas dois anos depois

 A tradicional visita pascal, suspensa desde 2020 devido à pandemia de covid-19, pode ser retomada mas deve omitir-se o beijo na cruz, segundo as novas orientações para o culto e atividades pastorais divulgadas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“No rito de adoração da cruz na Sexta-feira Santa, deve omitir-se o beijo na cruz, substituindo-o pela genuflexão ou inclinação; pode-se retomar a visita pascal, omitindo-se o beijo à cruz”, pode ler-se no comunicado.

A CEP divulga também que “no rito das cinzas na Quarta-feira de Cinzas e no lava-pés na Quinta-feira Santa, tenha-se especial cuidado como o uso da máscara e a higienização”.

Em 2021, a CEP manteve a suspensão de procissões e outras manifestações populares da Semana Santa e Páscoa, entre estes o tradicional “compasso”.

Na nota de imprensa com as orientações para o culto e atividades pastorais, a CEP aponta o “forte abrandamento das restrições na sociedade face à evolução favorável do estado atual de pandemia” mas mantém o apelo a um “comportamento responsável de todos em relação à proteção da saúde pública”.

Nestas orientações, a CEP salienta que continua o uso de máscaras para todos, à exceção do presidente e agentes pastorais que usarão da palavra nas leituras e afins, desde que seja garantida a devida distância dos fiéis.

A comunhão sacramental deve continuar a ser ministrada apenas na mão dos fiéis, mantendo-se a higienização das mãos antes da comunhão e no momento da comunhão sacramental, em que os comungantes têm de retirar a máscara, o ministro deve utilizá-la, pode ler-se.

“Na visita e na comunhão aos doentes, bem como nas unções sacramentais, proceda-se com os cuidados adequados de higiene e segurança”, refere ainda.

Antes e depois dos ritos que comportem algum contacto físico com pessoas ou objetos, os ministros devem proceder à higienização das mãos e as pias de água benta junto às entradas da igreja continuarão vazias, aponta também.

“As atividades pastorais nos espaços eclesiais (paróquias, centros pastorais, casas de retiro, etc.) como catequese e outras ações formativas, reuniões, ajuntamentos, iniciativas culturais e de restauração, entre outras, bem como peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares, seguem as regras previstas pelas autoridades competentes para situações educativas, sociais e culturais semelhantes”, lembra aindaa CEP no comunicado.

A covid-19 provocou pelo menos 5.945.445 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 21.063 pessoas e foram contabilizados 3.262.618 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Madremedia/Lusa

Polícia detém suspeitos de rapto de portuguesa em Maputo e esclarece lapso

O caso aconteceu há quase um ano.

A polícia criminal moçambicana esclareceu esta terça-feira que deteve suspeitos do rapto, em abril de 2021, de uma portuguesa em Maputo e não de uma colaboradora da embaixada de Portugal no país, em dezembro, tal como referido na segunda-feira.

A informação tinha sido prestada por aquele responsável após a detenção de quatro suspeitos de envolvimento em raptos em Maputo.

Os quatro detidos apresentados na segunda-feira são suspeitos de ter estado envolvidos no rapto de uma cidadã com nacionalidade portuguesa, à porta do consulado português em Maputo, em abril de 2021, e não de terem sequestrado uma colaboradora da embaixada em dezembro, como referido.

A referência tinha surgido no elencar decinco raptos em que a quadrilha terá estado envolvida.

O erro terá surgido a partir da interpretação dos dados fornecidos pelos suspeitos, explicou o porta-voz à Lusa.

O caso aconteceu há quase um ano.

Uma mulher de 49 anos residente no norte de Moçambique e com nacionalidade portuguesa, foi raptada a 13 de abril de 2021 ao sair do Consulado Geral de Portugal em Maputo e libertada a 28 de maio, sem mais detalhes.

Entretanto, o consulado reforçou a segurança nas instalações: os telemóveis ficam num cacifo à entradahá rastreio dos visitantes com detetor de metais, película refletora nos vidros que dão para a rua e polícias armados em permanência nas imediações.

Algumas cidades moçambicanas, principalmente a capital do país, voltaram a ser assoladas desde 2020 por uma onda de raptosvisando principalmente homens de negócios ou seus familiares.

Em novembro de 2021, a Polícia da República de Moçambique lançou a formação de uma força mista para responder a este tipo de crime, um grupo de oficiais que vão ser capacitados por especialistas ruandeses.

SIC Notícias/Lusa

Ativar.pt: Candidaturas dos estágios arrancam hoje

O primeiro período de candidaturas estágios Ativar.pt, que visa a inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados, arrancam nesta terça-feira, anunciou o ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em comunicado, o ministério adianta que o calendário desta medida este ano "irá decorrer em dois períodos distintos", sendo que o primeiro inicia-se "dia 01 de março até 30 de junho" e o segundo período de candidaturas "começa no dia 01 de outubro até 30 de dezembro".

A medida estágios Ativar.pt "consiste num apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados, através do desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho", refere o comunicado.

O programa tem a duração de nove meses e "promove a entrada de jovens no mercado de trabalho, com a comparticipação do IEFP [Instituto de Emprego e Formação Profissional] de 80%".

Os estágios Ativar.pt, que substituem os estágios profissionais, "incluem uma majoração nas bolsas de estágio e valorizam as qualificações", refere a nota do gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"A bolsa de estágio para um estagiário com licenciatura aumentou 88 euros em 2022, passando para 790 euros, ou de 922 euros no caso de estagiário com mestrado", salienta.

As candidaturas, acrescenta, são efetuadas pela entidade empregadora no portal iefponline.

"O lançamento do Ativar e do Compromisso Emprego Sustentável em março tem como objetivo direto promover a entrada dos jovens no mercado de trabalho e combater o desemprego jovem", afirma a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado.

"Desde início desta medida, entre outubro de 2020 e dezembro de 2021, os estágios Ativar.pt receberam 56 mil candidaturas, relativas a 68 mil estagiários", lê-se na nota enviada.

Madremedia/Lusa

Grupo de ex-militares portugueses quer combater na Ucrânia contra as forças russas

Grupo de ex-paraquedistas tem entre 42 e 54 anos.

Um grupo de ex-militares portugueses quer combater na Ucrânia contra as forças russas.

Viktor Calado tem 54 anos e foi paraquedista entre 1987 e 1989. Agora dá a cara por um grupo de 20 ex-militares que querem combater na Ucrânia como voluntários.

A ideia surgiu no arranque do conflito. As imagens que chegavam da Ucrânia e as mensagens da Rússia ajudaram a tomar a decisão.

O grupo de ex-paraquedistas tem entre 42 e 54 anos. São todos são portugueses, mas alguns vivem na Inglaterra e em França. Já contactaram a embaixada da Ucrânia em Portugal, que lhes garante transporte e a incorporação na legião estrangeira ucraniana.

O processo, que agora arrancou, exige que se apresentem na embaixada, que tenham passaporte válido e assinem uma declaração de honra.

Voluntários portugueses que acreditam que podem fazer a diferença.

SIC Notícias

Imagem: A Verdade

Espectáculo Solidário a favor das Vitimas da guerra na Ucrânia

 O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, ciente da sua responsabilidade social e do respectivo escopo estatutário decidiu Organizar e Realizar (em parceria com o Município de Coimbra e a CIM da região de Coimbra) um espectáculo solidário a favor das vítimas da guerra na Ucrânia denominado:

SOMOS TODOS UCRÂNIA - ESTAMOS JUNTOS
A iniciativa, que conta com a preciosa colaboração de André Sarde nos convites a Artistas e Conjuntos, irá decorrer no próximo dia 25 de Março, pelas 21h no Grande Auditório do Convento de São Francisco em Coimbra e destina-se a angariar fundos, integralmente vocacionados a socorrer as vítimas da guerra, cujo apuro será entregue, na totalidade, à Srª Embaixadora da Ucrânia em Portugal.

Para além da receita da bilheteira, será aberta uma conta solidária com vista à recolha de donativos para o efeito e constituída Comissão de Honra para a qual foram convidadas, de entre outras,  as mais altas individualidades do Estado. 

Contamos, com esta iniciativa, contribuir para ajudar a minorar o sofrimento de todos quantos estão a viver as terríveis consequências e horrores de um conflito que se julgava erradicado de uma terra de paz, que devia ser a Europa.

Pela Direcção do CAOUC
O Presidente
Paulo Oliveira 

1 DE MARÇO – DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

 Assinala-se hoje, 1 de março, o Dia da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008, de 21 de fevereiro).

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

 

De norte a sul do país, durante todo o mês de março, os Distritais de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, irão assinalar a data, dinamizando, em parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e demais Agentes de Proteção Civil, atividades para públicos diversos, tais como simulacros, exposições e/ou jornadas de reflexão alusivas aos Dia Da Proteção Civil.

 

De acordo com a Organização Internacional de Proteção Civil, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil de 2022 é o seguinte “Civil Defence and Management of Dispaced Populations in Face of Disasasters and Crises; Role of Volunteers and the Fight Against Pandemics”.

 

O tema destaca o papel do voluntariado nas ações de proteção civil, sublinhando que todos os cidadãos são verdadeiros agentes de proteção civil junto das suas comunidades.

 

A situação que vivemos nos dias de hoje, resultante da crise de saúde pública COVID´19, das fragilidades económicas, dos efeitos que o planeta sofre pelas alterações climáticas e das crises geopolíticas que colocam de novo o cenário de guerra na Europa, remetem-nos para um patamar de exigência muito superior, colocando-nos desafios nunca antes vivenciados.

 

Com a situação da deslocação de populações, ainda se torna mais evidente a necessidade da proteção civil envidar todos os seus esforços para uma maior agregação e capacitação dos seus voluntários, que nestas alturas críticas são certamente fundamentais, permitindo que a cadeia de valor da Proteção Civil possa garantir a missão de proteger e socorrer o cidadão e assim, contribuir para uma unidade de esforço que origine uma sociedade cada vez mais segura.

 

A nível nacional, e no que toca à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), este dia é também marcado pela relevante passagem do efetivo que compõe a Força Especial de Proteção Civil para o mapa de pessoal da ANEPC, ao abrigo do Programa de Regularização dos Vínculos Precários na Administração Pública. Tal integração é efetuada, nos termos do previsto no Decreto-Lei n.º 106/2002, de 13 de abril, com a redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 86/2019, de 2 de junho, na carreira especial de bombeiro sapador e representa um primeiro passo no fortalecimento desta importante capacidade do Sistema Nacional de Proteção Civil.

 

Neste dia, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, General Duarte da Costa, manifesta a “todos os voluntários que vivenciam a sua cidadania ativa em prol dos outros e a todos os agentes de proteção civil,” o profundo agradecimento pelo “esforço, o espírito de sacrifício, a dedicação, o rigor, a coragem moral e a determinação, que depositam no cumprimento de uma missão que, em tempos adversos, se torna ainda mais complexa e revestida de um grau de exigência, que me prova todos os dias, que só verdadeiros heróis, como vós, conseguem estar à altura dos desafios”.

Faleceu Fernando Rocha Andrade

O melhor de todos nós morreu. O Fernando Rocha Andrade partiu e deixa já atrás de si, em mim e em todos os que genuinamente o estimavam, um vazio imenso…

Na verdade, desde o momento em que, há já muitos anos, comecei a imaginar-me, um dia, um velho - o que não é algo em que sequer pensemos senão depois de já transpostos os anos mais verdes das nossas vidas - sempre me imaginei, quando a tal idade e condição chegasse, sentado numa qualquer esplanada ou banco de jardim, em Aveiro, a nossa cidade comum, a partilhar gargalhadas e recordações com o Fernando e os seus sempre inexcedíveis sentido de humor e inteligência. Hoje, descoroçoado, sei que isso, afinal, não virá nunca a acontecer.
O FRA deixou-nos hoje. E partiu, enfrentando até ao fim, com inexcedível dignidade, o definhamento físico causado pela doença que acabou por o vitimar. Até nisso, ele foi, até ao último instante, um exemplo para todos nós.
Hoje, com a partida de um dos meus grandes amigos, é certamente também parte de mim que se vai com ele. A sua memória, essa, sei que viverá enquanto pulsar o coração de quem em vida o estimou e admirou.
Até um dia, Fernando.
Guarda-me, até lá, um lugar aí, perto de ti…
(de muitas, esta, de sorriso aberto, por mim fotografado, quando ambos, eleitos pelo mesmo círculo e lista, saíamos bem-dispostos dos nossos vizinhos gabinetes, até à Sala das Sessões, para aquela que viria a ser a sessão inaugural da XIII legislatura).

Filipe Neto Brandão
Fonte: Facebook


Câmara de Águeda reúne com associação de ucranianos para definir apoios a refugiados

 A Câmara Municipal de Águeda reuniu hoje com a Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), que tem um dos seus núcleos mais relevantes em Águeda, para definir uma ação concertada de apoio aos cidadãos ucranianos refugiados, na sequência do conflito com a Rússia.

No seguimento do que muitas instituições e organizações estão a fazer recolhendo bens de primeira necessidade, ficou agendado para quarta-feira, dia 2, uma reunião com as juntas de freguesias e instituições locais de solidariedade para definir uma estratégia conjunta e uma ação articulada com os diversos organismos nacionais para que se consiga chegar com a ajuda de que efetivamente precisam.

O Município de Águeda prontificou-se a fazer chegar estes bens aos refugiados e proporcionar alojamento e transporte para os cidadãos ucranianos, familiares e amigos, que possam vir para Águeda.

SOLIDARIEDADE: Empresa de Montemor-o-Velho levará bem essenciais para a Ucrânia

A Dias & Filhos - Transportes Internacionais, está a angariar doações para que um camião da sua frota possa levá-las até a fronteira entre a Polónia e a Ucrânia.

Uma enorme onda de solidariedade formou-se em favor da Ucrânia, que foi invadida na passada semana pela Rússia. Essa onda aumenta a cada dia e dela faz parte, também a empresa Dias & Filhos localizada na localidade do Areal, em Montemor-o-Velho.

Jornal Mira Online conversou com Gina Dias que transmitiu o atual ponto de situação desta empreitada que levará a refugiados e tropas, aquilo que, no momento é considerado como prioritário.

"Tomamos esta iniciativa em conjunto com a Associação Ukraine Army SOS, no sentido de recolher e transportar aquilo que mais precisam no terreno" afirmou, Gina Dias que, entretanto fez uma ressalva: "Recebemos a informação de que não estão a necessitar, por agora, de roupas ou calçados, visto que isto são as primeiras coisas a serem ofertadas. Por isso, pedimos a quem queira contibuir, que traga-nos material higiênico tais como ligaduras, pensos, água oxigenada, adesivos e pomadas para primeiros socorros".

Para além destes materiais, também são solicitados "medicamentos básicos, mas de enorme utilidade diária, tais como Paracetamol, Brufen e Ben u ron, para além de alimentação". Todo esse material será direcionado para as tropas e para os refugiados que se encontram nos abrigos improvisados para acolher a enorme quantidade de pessoas que fogem de uma guerra a todos os níveis, injusta e fora do contexto de uma Europa que se espera, em pleno século XXI, não volte aos tempos das trevas da idade média!.

Quem quiser contribuir poderá entregar as suas doações no endereço colocado no fim desta notícia, até a próxima quarta-feira, 2 de Março, ao fim do dia, uma vez que tudo será organizado e separado por seções para que, ao chegar ao destino, rapidamente possa ser distribuído.

A viagem tem início aprazado para quinta-feira, ao longo do dia, "no mais tardar, na sexta-feira pela manhã" e estará entregue a um condutor português que chegará ao local de entrega durante a próxima semana.

É muito importante referir que, qualquer pessoa poderá acompanhar o percurso desenvolvido, na página da Dias & Filhos, no Facebook

PODE ENTREGAR A SUA DOAÇÃO EM:

 

DIAS & FILHOS - TRANSPORTES INTERNACIONAIS

Rua São Nicolau Nº884, Areal

3140-201 Montemor-o-Velho