quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Portugal, França e Espanha com recordes nas infeções de covid-19

A dois dias do ano novo, foram registados mais recordes de novas infeções de covid-19.

França voltou a registar um novo máximo: 208 mil casos em 24 horas, o número mais elevado na União Europeia desde o início da pandemia. Espanha contabilizou 100 mil novas infeções, também um recorde, e Portugal o número mais alto de sempre: 26 mil e 700 casos num dia.

A Alemanha decidiu cancelar festas de grande escala e limitar reuniões privadas a 10 pessoas.

Karl Lauterbach, ministro da Saúde da Alemanha apelou à população que seja "muito cautelosa durante os dias da passagem do ano" para evitar novas infeções e para interromper cadeias de transmissão. "Por favor, comemorem em grupos muito pequenos e não se coloquem em perigo", pediu o representante alemão da Saúde.

Limitação de pessoas no Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena

A Filarmónica de Viena confirmou que o famoso Concerto de Ano Novo, ao contrário do que aconteceu no ano passado, terá público, mas lugares limitados. Em vez das quase 3 mil pessoas a assistir, a sala de concerto Musikverein receberá 1.000 pessoas, três vezes menos.

Daniel Barenboim, Maestro da Orquestra Filarmónica de Viena, diz que é uma "sorte" poder fazer o concerto com 1.000 pessoas "porque a música tem que ser apreciada ao vivo."

O Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena é mundialmente conhecido e tem anualmente 200 milhões de espectadores durante a transmissão que acontece no dia 1 de janeiro. "O facto de termos 92 países a assistir é um gesto maravilhoso para a orquestra mundial, (...) mas basicamente tem de ter público ao vivo, e acho que isso é muito especial nestes tempos difíceis", diz o maestro.

Tempos difíceis na entrada do novo ano. O terceiro ano de pandemia que começa com infeções em novos máximos. 

Fonte: euronews

Formação Profissional | Câmara Municipal de Góis

 A Câmara Municipal de Góis, no último trimestre do corrente ano, através das parcerias estabelecidas tem proporcionado Formação Profissional aos seus trabalhadores/colaboradores.

Aproveitando a Parceria estabelecida com a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) e a candidatura “Região de Coimbra, Preparando para o Futuro”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), no período referido frequentaram um total de 8 ações de formação, 53 funcionários/colaboradores, num total de 67 presenças.

Para o próximo ano, o Município encontra-se a finalizar, em parceria com a ETPZP e com a CIM RC, o Plano Formativo dos cursos a realizar, encontrando-se à data cerca de 70 pré-inscrições para as ações previstas.

A aposta da Autarquia na formação contínua dos seus trabalhadores visa não só dar resposta à legislação que obriga a Entidade Empregadora a proporcionar 40 horas de formação anual aos seus trabalhadores, mas também promove a valorização pessoal e profissional dos trabalhadores e dirigentes, aumentando as suas competências, dotando-os de mais conhecimentos e diversas ferramentas para o desempenho da atividade profissional, com o objetivo de aumentar a sua produtividade e melhorar a capacidade de resposta às necessidades dos munícipes. 


Governo injeta 536 milhões de euros na TAP

Ministro das Finanças já tinha revelado o valor deste aumento de capital e revelou que estão previstas novas injeções, no valor de 990 milhões de euros, no próximo ano.

O Governo injetou 536 milhões de euros na TAP S.A., através de um aumento de capital, admitindo que ao longo de 2022 poderão ser "feitas novas injeções de capital" na companhia, segundo um comunicado do Ministério das Finanças.

"O Governo acabou de injetar 536 milhões de euros na TAP S.A., através de um aumento de capital", informou o Ministério das Finanças, detalhando que "o valor corresponde aos limites autorizados pela Comissão Europeia de 178,4 milhões de euros, no âmbito das compensações Covid e de 357,6 milhões de euros previsto no Plano de Reestruturação para 2021, tendo em atenção a necessidade de compensar a empresa pela perda resultante do cancelamento da dívida da TAP SGPS".

Além disso, foram "convertidos em capital os 1.200 milhões de euros de empréstimo à TAP concedido em 2020 relacionados com a despesa de emergência de 2020", adiantou o Governo.

O Ministério das Finanças indicou ainda que "ao longo do ano de 2022, em função da evolução global do setor e do desempenho da companhia, nomeadamente dos indicadores previstos no plano de reestruturação, poderão ser feitas novas injeções de capital, respeitando o limite máximo autorizado pela Comissão Europeia e de acordo com o Plano de Reestruturação para 2022".

Na quarta-feira, o ministro das FinançasJoão Leão, disse que em relação a 2021, o que estava previsto era uma injeção de 536 milhões de euros, a realizar ainda durante a semana.

"Para o próximo ano, o que está previsto são 990 milhões de euros, [o] que conclui a injeção de verbas até esse montante máximo autorizado pela Comissão Europeia", precisou o governante, no final do Conselho de Ministros.

João Leão reiterou ainda que o montante máximo permitido que o Estado pode no próximo ano autorizar para injeção na TAP é de 990 milhões de euros e que estes "serão realizados em função do setor e dos resultados da empresa durante o próximo ano".

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esclareceu no dia 21 de dezembro que os apoios à TAP atingirão o limite de 3.200 milhões de euros, devido a valores já pagos e a outros que ainda irão ser aprovados.

"O auxílio de Estado autorizado pela Comissão Europeia aproxima-se dos 3,2 mil milhões de euros", esclareceu o ministro em conferência de imprensa realizada em Lisboa, depois da Comissão Europeia ter aprovado o plano de reestruturação da TAP.

O ministro afirmou que a intervenção na TAP "é feita em duas modalidades: uma ao nível da reestruturação e outra no quadro da compensação Covid".

Na parte da reestruturação incluem-se os 2.550 milhões de euros anunciados pela Comissão Europeia, nos quais se incluem "1.200 milhões de euros que já foram injetados na TAP".

TSF

Os Verdes entregam mil postais ao Ministério do Ambiente

"Os Verdes" lançam comunicado oficial

"Uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes que integrou os  deputados do PEV à Assembleia da República, Mariana Silva e José Luís  Ferreira, entregou ao Secretário de Estado Adjunto e da Energia cerca  de mil postais (em papel e formato digital) dirigidos ao Ministro do  Ambiente e da Ação Climática recolhidos nas últimas semanas, em  particular nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda,  Viana do Castelo, Vila Real e Viseu onde a população afirma que não  quer o seu futuro minado - “A mineração é um presente envenenado!  Lítio? Não. Obrigado!” 
 
A iniciativa de recolha de postais iniciou-se no dia 16 de novembro  simbolicamente na Covilhã, onde foi assinado um contrato de exploração  de lítio no passado dia 28 de outubro e terminou no dia 17 de dezembro  em Montalegre e Boticas, onde também já foram celebrados contratos de  concessão para a exploração de lítio e minerais associados.

Nestas cinco semanas Os Verdes estiveram em cerca de metade dos  concelhos onde o Governo pretende levar a cabo a exploração de lítio  (Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Macedo de  Cavaleiros, Mirandela, Vila Real, Chaves, Boticas, Montalegre,  Covilhã, Guarda, Mangualde, Nelas, Viseu) e também nos distritos de  Coimbra e do Porto. A recolha dos postais foi realizada junto a  universidades, escolas secundárias e profissionais, e nos centros  históricos destas localidades.

A mineração de lítio é um presente envenenado para a população, uma  falsa promessa de progresso e desenvolvimento, uma ameaça à qualidade  de vida e à sustentabilidade destes territórios. Tendo em conta esta época natalícia quisemos oferecer um presente, aliás 1000, ao Senhor  Ministro do Ambiente, onde a população, através dos postais  recolhidos, tem a oportunidade de afirmar a sua rejeição face a esta  pretensão do Governo, e de declarar que não quer o seu futuro minado. 1000 postais. Embora este seja um número redondo, encerra uma  representação simbólica, pois assinalaram-se 1000 dias, no passado dia  22 de dezembro, em que este Governo assinou o contrato de exploração  da mina do Romano, em Montalegre, com a Luso Recursos.

A adesão à iniciativa do PEV veio demonstrar que os cidadãos estão  cada vez mais esclarecidos em torno das consequências da mineração de  lítio a céu aberto, temem os impactos sociais, económicos e ambientais  deste modelo de atividade, e foram unânimes em expressar que neste  processo faltou transparência e participação pública, particularmente  nos casos em que há já contratos assinados à margem do concurso  público para a prospeção e pesquisa, como é o caso de Macedo de  Cavaleiros e Mirandela, e também naqueles em que a atividade de  prospeção e pesquisa /per se/ deixou já um rasto de negligência e  afetação do espaço florestal, dos lençóis de água e dos solos.

O Governo pretende lançar um concurso para atribuição de direitos de  prospeção e pesquisa de lítio em 8 áreas do Centro e Norte do país, a  juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como  é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela e de prospeção e  pesquisa (Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Vinhais).
 
NÃO PODEMOS MINAR O NOSSO FUTURO! O FUTURO É VERDE!

 O Partido Ecologista Os Verdes"


MENSAGEM DE ANO NOVO - Euclides Cavaco

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Internamentos disparam em dia de novo máximo. Há 28.659 novos casos

Há agora 1034 doentes Covid nas enfermarias portuguesas, um aumento de 63 nas últimas 24 horas.

Portugal regista nesta quinta-feira mais 16 mortes associadas à Covid-19 e 28.659 casos diários. Até ao momento, já foram detetadas 1.358.817 infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, e 18.937 já morreram em Portugal devido à doença.

O número de internamentos nas enfermarias portuguesas disparou para 1034, mais 63 nas últimas 24 horas e há menos sete doentes nas unidades de Cuidados Intensivos portuguesas.

A região com maior número de mortes nas últimas 24 horas é a de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), com seis, seguida do Algarve (4), Norte (3), Centro (2) e Alentejo (1).

Quanto a novos casos, foi também LVT que atingiu o número mais elevado (13.755).

O número de casos ativos aumentou em 22.404, para 158.424, e há mais 17.018 contactos em vigilância. O número de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 6239.

O Rt nacional mantém-se em 1,29 e a taxa de incidência da doença é de 923,4 casos de infeção por 100 mil habitantes.

TSF

Ansião | Autarquia entrega cabazes aos alunos que usufruem de ação social escolar



O Município de Ansião entregou, no passado dia 28 de dezembro, cabazes alimentares às crianças e aos alunos beneficiários de apoio no âmbito da ação social escolar.

No seguimento das políticas de apoio às famílias e no âmbito das suas competências na área da educação, entendeu a autarquia tomar esta medida pelo facto de, devido ao período de contenção da propagação da Covid-19 que atravessamos, os alunos verem prolongadas as suas férias de Natal, o que acarreta custos adicionais aos agregados familiares.

Cada cabaz era composto por um conjunto de bens de primeira necessidade, em conformidade com o escalão em que a criança/ o aluno se enquadra, permitindo, desta forma, assegurar o fornecimento das refeições que seriam fornecidas nas escolas.

Tendo esta medida sido tomada no passado mês de janeiro, dando cumprimento às orientações emanadas pelo governo em contexto de confinamento e de ensino a distância, foi entendimento da autarquia retomar esta ação com vista a minimizar o impacto negativo do afastamento prolongado de crianças e alunos das escolas.


Marinha Grande | CÂMARA ATRIBUI 350 MIL EUROS DE APOIO FINANCEIRO AO DESPORTO FEDERADO

A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu um total de 350 mil euros a vinte associações do concelho para apoio ao desporto federado, cujos contratos programa de desenvolvimento desportivo foram assinados pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e pelos representantes de cada uma das entidades beneficiadas, no dia 28 de dezembro, no Auditório do Edifício da Resinagem.
O presidente Aurélio Ferreira e a vereadora Ana Alves Monteiro recordam que estes apoios resultam, pela primeira vez, da aplicação do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado, que entrou em vigor em 2021, após a sua revisão iniciada em 2019.
Salientam a importância de uma relação de proximidade entre o Município e as associações do concelho, apoiando a sua atividade e estabelecendo um conjunto de parcerias, que fomentam a dinamização da atividade destas instituições.
O valor do apoio financeiro atribuído resulta da aferição do número de atletas inscritos nas associações / federações, em função de cada uma das modalidades desportivas, escalões, equipas, majorações e a participação nos diversos campeonatos.

Foram alvo do apoio as seguintes associações:

Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
Associação Cultural e Recreativa da Comeira
Atlético Clube Marinhense
Clube de Atletismo da Marinha Grande
Clube de Atletismo Mónica Rosa
Clube Desportivo da Garcia
Clube Desportivo Moitense
Clube de Ténis da Marinha Grande
CPIMG - Associação de Patinagem Inline Marinha Grande
Associação de Ensino e Promoção Social Desportivo Náutico da Marinha Grande
Grupo Desportivo Casa Águia Competição
Grupo Desportivo “Os Vidreiros”
Industrial Desportivo Vieirense
Judo Clube da Marinha Grande
Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Marinha Grande
Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de Janeiro
Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
Sport Lisboa e Marinha
Sport Operário Marinhense
Sporting Clube Marinhense.

Marinha Grande | ORÇAMENTO MUNICIPAL PRIORIZA AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO


O Orçamento do Município da Marinha Grande para o ano 2022 é de cerca de 30 milhões de euros e prioriza a realização de investimentos que visam a melhoria da qualidade de vida da população, como a construção e reabilitação de infraestruturas, beneficiação do espaço público e requalificação do património municipal.


O Orçamento Municipal para 2022 e as Grandes Opções do Plano para o quinquénio 2022-2026 foram aprovados pela Assembleia Municipal da Marinha Grande, em reunião realizada no dia 29 de dezembro.


O Orçamento Municipal para o ano 2022 é de 30.542.983€, registando uma diminuição de 2% relativamente ao ano anterior. O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, refere que “o Orçamento para o próximo ano reflete os compromissos assumidos que transitam de anos anteriores e que não podem deixar de ser honrados, tendo em conta o equilíbrio das contas públicas e da dívida global, assim como o cumprimento do princípio da equidade intergeracional, que impõe que não se deve onerar excessivamente as gerações futuras, para salvaguarda das suas legítimas expectativas e necessidades”.


O presidente da Câmara salienta que “os projetos que inscrevemos em Orçamento para 2022 visam o desenvolvimento sustentável do concelho e a promoção da melhoria das condições de vida da população, sendo que 81% dos investimentos são reservados a estas áreas”.


Aurélio Ferreira cita como exemplos “a construção de redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais em vários pontos do concelho, reabilitação de edifícios de habitação social, construção do reservatório e conduta adutora dos Picotes, remodelação da rede abastecimento de água de vários lugares, requalificação da rede viária, pavimentações diversas, requalificação do espaço público, entre outros”.


Aurélio Ferreira comenta que “este é um Orçamento de continuidade dos projetos em curso, de planeamento de novos projetos e que refletirá as reais disponibilidades financeiras com a incorporação do saldo de gerência, no início do ano, para, através dessas verbas, podermos reforçar novos projetos, sempre num claro compromisso de executar um Orçamento transparente, com estabilidade, equilíbrio e autonomia financeira”.


As Grandes Opções do Plano e Orçamento são o instrumento essencial da gestão pública do município e refletem a orientação política que se pretende adotar, em prol do desenvolvimento do concelho.


A reflexão estratégica do Município da Marinha Grande assenta num conjunto de temas considerados como prioritários, que procuram dar resposta aos problemas e desafios com que o concelho se confronta.

Marinha Grande | TAXAS DE IRS E DERRAMA FIXADAS

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande deliberou no dia 29 de dezembro, sob proposta da Câmara, fixar os valores das taxas do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e da Derrama.

Foi aprovada a percentagem de 5% na participação variável do Município no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), no que respeita aos rendimentos relativos ao ano de 2022 a liquidar em 2023.


Relativamente à Derrama, o imposto aplicado às pessoas coletivas, relativa ao ano de 2021 a cobrar em 2022, foram fixados os seguintes valores:


• 1,5% para os sujeitos passivos com lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que registem no ano anterior um volume de negócios que ultrapasse os 150.000,00 euros;
• 0,01% para os sujeitos passivos com lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) que no ano anterior registem um volume de negócios que não ultrapasse os 150.000 euros.

O Presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, realça “a importância do incentivo às pequenas atividades (negócios até 150.000€) que praticamente não pagam derrama, uma forma de incentivar o desenvolvimento das mesmas”.

Os valores de IRS e Derrama definidos têm em consideração os investimentos em curso e que se perspetivam lançar no concelho da Marinha Grande, nas áreas das infraestruturas de redes municipais, tais como rede de águas, saneamento, rede viária, requalificação urbana, entre outros, cuja execução física e financeira terá um forte impacto na estrutura da despesa do orçamento camarário, no médio prazo.

AVEIRO ACORDA PARA A DÁDIVA DE SANGUE!

Há 15 anos que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA), tem vindo a desenvolver um trabalho intenso em prol da dádiva de sangue, sem que nunca tenha cancelado uma brigada. De início chegou a registar adesões entre as 150 e as 200 presenças por cada sessão de colheitas, então realizadas no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro, como também nos Bombeiros Novos desta cidade.

As reportagens que diversos órgãos de imprensa fizeram na altura confirmam o que aqui é escrito, aliás, na Sede existem alguns recortes de jornais afixados. Algumas televisões fizeram questão de se deslocar ao local para os acontecimentos.

Não tem sido fácil conduzir esta associação até à actualidade, pois as dificuldades financeiras tornaram-se o pão-nosso-de-cada-dia, uma vez que não existe meios para realizar receitas. A ADASCA foi anfitriã de diversos eventos de expressão nacional, tais como as designadas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue que decorreram em diversas localidades, além de Aveiro, Viana do Castelo, Santarém, Montemor-o-Velho, ainda as diversas exposições sobre a temática da dádiva de sangue, incluindo as conferências realizadas em parceria com a ESSUA e feiras de saúde.

Sem o extraordinário apoio da Câmara Municipal de Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz, e das poucas empresas que nos apoiam, não tínhamos garantidamente chegado onde chegámos, com uma dinâmica inédita na região de Aveiro.

Sem margens para dúvidas, a ADASCA é uma das maiores associações de dadores de sangue da zona centro com mais sessões de colheitas num só local, uma vez que estamos impedidos pelo Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra (CSTC) de nos deslocarmos às demais Freguesias que compõem geograficamente o Concelho de Aveiro. Existem interesses que se impõem e falam mais alto. É estranho. O mesmo acontece com o impedimento de entrarmos na Universidade de Aveiro. Ainda assim, apesar dos condicionalismos pelo Covid-19 atingimos as 104 sessões em 2021.

Aveiro acorda para a dádiva de sangue!, vai ser uma campanha de grande impacto para 2022. Tendo Aveiro um hospital que necessita de sangue todos os dias e, assistirmos a uma indiferença associada ao comodismo da comunidade aveirense, alimenta na direcção da ADASCA uma profunda preocupação. O que é necessário acontecer para Aveiro acordar para esta realidade? Falamos de um acto cívico que diz respeito a cada um de nós, que ninguém o pode praticar por outrem, é único e exclusivo.

Não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade dos dadores regulares, cada vez menos, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano. Todos sabemos que é da máxima importância a dádiva de sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa. Hoje está frio, está de chuva, ou não estou disposto para isso, nos últimos tempos tenho trabalhado muito e ando cansado. Será que o esse sangue não me vai fazer falta?… assim vamos adiando a nossa dádiva, que poderia contribuir para salvar a vida de uma pessoa, ainda que seja nossa desconhecida ou proporcionar melhor qualidade devida. Hoje é aquela pessoa que não conhecemos, amanhã pode ser um de nós...

Quem não pode doar sangue, pode certamente ajudar a divulgar as sessões de colheitas de sangue, ou apoiar a ADASCA mediante donativos para o desenvolvimento das suas actividades diárias. Outra possibilidade é inserir publicidade no Boletim InfoADASCA, com uma tiragem de 1000 exemplares por mês, assim haja vontade.

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 17 referente a Janeiro 2022 pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1513 rm formato pdf.


CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES CONTINUA A APOSTAR NA MELHORIA DOS ESPAÇOS DE JOGOS E RECREIO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

Num investimento que rondou os 126 mil euros, a Câmara Municipal de Silves continua a apostar na melhoria dos espaços de jogos e recreio, desta feita nas escolas do 1.º ciclo do concelho, através da instalação de equipamentos combinados e/ou de equipamentos de pequena ou média dimensão, consoante as especificidades, área disponível e taxa de ocupação de cada estabelecimento de ensino. A intervenção já se encontra concluída nas Escolas EB1 de Tunes, Amorosa, Armação Pêra e de São Marcos da Serra, estando a decorrer nas EB1 do Algoz, Portela e de S. Bartolomeu Messines. 

De referir que os trabalhos contemplam a execução de pavimento de segurança e instalação de equipamentos, a preparação da área a intervir (limpeza, remoção pavimento existente e/ou equipamentos a retirar, regularização, transporte RCDs a vazadouro, etc.) e a execução de base e sub-base para o pavimento proposto (incluindo todos os trabalhos de construção civil envolvidos, como escavação, execução de contenção para aplicação de pavimento, etc.).

 

Este investimento da autarquia permitirá que as crianças destas escolas básicas possam usufruir de um espaço mais apelativo e seguro para as suas atividades lúdicas e de lazer e, simultaneamente, promover a sua saúde física e psicológica e a sua socialização.

 

Recordamos que esta intervenção se insere na estratégia municipal de melhoria constante das condições e de funcionamento dos estabelecimentos escolares no concelho de Silves, no qual se inclui a valorização do meio físico envolvente e o reforço das condições de acessibilidade e bem-estar dos alunos e que, ainda este ano, contemplou, a colocação de toldos e velas tensionadas em vários estabelecimentos de ensino.

ÚLTIMO DIA DAS ATRAÇÕES INFANTIS DO SILVES ALEGRIA DO NATAL FOI ANTECIPADO PARA 30 DE DEZEMBRO

 

A Câmara Municipal de Silves informa que, face à atual situação epidemiológica em Portugal, o último dia das atrações infantis de Silves Alegria do Natal foi antecipado para o dia 30 de dezembro.

Relativamente ao evento “XIX Encontro de Janeiras”, previsto para o dia 5 de janeiro, pelas 18h30, irá manter-se mediante cumprimento das medidas da DGS.

O Município lamenta qualquer transtorno causado e formula votos de bom ano novo, com saúde e em segurança.

Marinha Grande | TAXA DE IMI REDUZIDA EM FUNÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR

 Em 2022, o Município da Marinha Grande vai apoiar as famílias do concelho através da redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), assumindo uma despesa fiscal no montante de 107.410 euros.

Sob proposta da Câmara, a Assembleia Municipal, reunida ontem, 29 de dezembro, aprovou a redução da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis, para prédios ou parte de prédios urbanos destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes que compõem o respetivo agregado familiar, respeitante ao ano de 2021 a liquidar no ano de 2022.

A redução é de 20,00 euros para agregados familiares com um dependente, de 40,00 euros para dois dependentes e de 70,00 euros para três ou mais dependentes.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, encara esta medida como “uma forma de apoiar as famílias, sobretudo valorizando o número de dependentes que integram cada agregado e que, no total do valor apurado, vai representar uma despesa fiscal assumida pelo Município de cerca de 107 mil euros”.

Foi também aprovada a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis para os prédios urbanos em 0,3%, respeitante ao ano de 2021 a liquidar no ano de 2022. “Ao fixarmos o valor mínimo para o IMI, quando a lei prevê que essa taxa possa variar entre 0,3% a 0,45%, pretendemos não onerar mais os encargos das famílias, contribuindo para a sua qualidade de vida, apesar da redução de receita municipal que isso representa”, acrescenta o presidente Aurélio Ferreira.

Marinha Grande | MÚSICA MARCA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO NO TEATRO STEPHENS

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, inicia o ano 2022 com uma programação centrada na música instrumental portuguesa com o projeto “2 Chamadas Não Atendidas”, música popular brasileira com o conceituado cantor Alceu Valença e o espetáculo cénico infantil "Assim devera eu ser” com Celina da Piedade, Catarina Moura, Sara Vidal e Ricardo Silva.

Os bilhetes para os espetáculos encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 ou na plataforma www.bol.pt.
A programação de janeiro de 2022 para a Casa da Cultura Teatro Stephens é a seguinte:
 
15 de janeiro de 2022 . sábado . 21H30
CONCERTO DE ANO NOVO | 2 CHAMADAS NÃO ATENDIDAS
Sinopse:
2 Chamadas não Atendidas é o curioso lema deste projeto de nova música instrumental portuguesa para um público alargado e que nos dá a escutar uma bem urdida trama de linhas sonoras cativantes e de múltiplas proveniências; a abertura exploratória aos géneros, cruzando em cada um dos seus temas a vontade de resposta ao experimentalismo contemporâneo dos mestres com a duração característica da música ligeira.

Curiosas e risíveis, pela sua simplicidade quotidiana, são as imagens que inspiram e nomeiam alguns dos temas (O paninho, Aquário e Carregado), ou a coloquialidade cúmplice e amistosa de Oh Zé, Ai bonitinha e Porreiro pá. São estas algumas das vias francas de acesso ao imaginário rítmico e melódico que 2 chamadas não atendidas nos dá a escutar numa bem urdida trama de linhas sonoras cativantes e de múltiplas proveniências.

2 Chamadas não Atendidas está na seleção BLITZ e VIANOCTURNA, para melhores álbuns portugueses em 2020.

Ficha artística:
André Louro - piano
Gonçalo Marques - bombardino
Artur Rouquina – oboé
Classificação etária -M6
Duração: 60 min
Preço 5€


22 de janeiro . sábado – 21H30
CONCERTO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA | ALCEU VALENÇA VOZ E VIOLÃO
Sinopse:
Alceu Valença Solo é o título do novo concerto em voz e violão daquele que é um dos maiores artistas brasileiros. O espetáculo é inspirado na série de álbuns acústicos lançados pelo cantor em 2021, que chega a Portugal no próximo ano.

No palco, Alceu confere novos timbres a sucessos como Belle de Jour, Anunciação, Tropicana, Táxi Lunar, Coração Bobo. Recria joias diversas de seu repertório - Marim dos Caetés, Ladeiras, Papagaio do Futuro - e duas músicas inéditas de sua autoria: Era Verão e Sem Pensar no Amanhã. Também interpreta temas de Luiz Gonzaga, como Pau-de-Arara, Sala de Reboco e Sabiá.

Assim como nos álbuns, o show traça o que Alceu chama de “roteiro cinematográfico”, onde o artista trafega pelo solo sempre fértil de suas criações. Como não há vírus capaz de deter a poesia, as canções se entrelaçam numa viagem conceitual e geográfica através da música e da identidade do cantor e compositor: de Recife a Olinda, do agreste ao sertão, passando por Rio, São Paulo, Minas, Brasília e Lisboa, dentre outras cidades que servem como inspiração permanente para a arte de Alceu Valença.

Ficha artística:
1ª parte Mari Segura

Alceu Valença – voz e guitarra
Classificação etária: M/6
Duração: 90 min
Preço 10€

29 de janeiro . sábado – 16H00
ESPETÁCULO CÉNICO MUSICAL DIRIGIDO ÀS FAMÍLIAS | ASSIM DEVERA EU SER
Sinopse:
"Assim devera eu ser", foi criado no âmbito do centenário da Amália Rodrigues para o público escolar e familiar, numa encomenda da Fábrica das Artes - CCB. É um espetáculo transversal a todas as gerações: os mais novos ficam a conhecer e a saber quem foi a Amália, e os mais adultos identificam-se com a história e recordam outros tempos.

Ficha artística:
Catarina Moura - voz
Celina da Piedade - voz e acordeão
Sara Vidal voz - harpa celta e adufe
Ricardo Silva - guitarra portuguesa
Dramaturgia e encenação - José Rui Martins, a partir da biografia “Amália” de Vítor Pavão dos Santos
Consultoria musical - Amélia Muge

Seleção de poemas e Adaptação Musical* - Amélia Muge, Catarina Moura, Celina da Piedade, José Martins, Ricardo Silva e Sara Vidal (a partir dos poemas de Amália Rodrigues e cancioneiro tradicional português).

* temas “Quero cantar para a lua” e “Tenho dois corações”, Amália Rodrigues/ José Mário Branco; “Cabra Cabrita” e “Bicho-de-Conta”, Amália Rodrigues/ Amélia Muge; “Formiga Bossa Nova”, Alexandre O’Neill/ Alain Oulman

Ilustração e animação - Cátia Vidinhas
Vídeo - Eduardo Pinto / Luís Pedro Madeira
Desenho de luz - Paulo Neto
Figurinos - Cláudia Ribeiro
Espectáculo cénico-musical dirigido ao público familiar.
Classificação etária: M/3
Duração: 45 minutos
Preço 3€

Atenção! Cartão de Cidadão caducado deixa de ser válido a partir de amanhã

Devido à pandemia da Covid-19, todos os cartões de cidadão caducados desde fevereiro de 2020 continuaram a ser válidos. No entanto, os documentos entretanto expirados perdem validade a partir de amanhã, o mesmo registando-se com os passaportes. de acordo com o Decreto-Lei n.º 22-A/2021.

“Certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, bem como as licenças e autorizações, cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores, são aceites, nos mesmos termos, até 31 de dezembro de 2021”, pode ler-se em decreto-lei.

A caducidade não vai só atingir os cartões de cidadão. Veja quais os documentos que tem de renovar rapidamente:

Cartão de Cidadão;
Atestados médicos de avaliação de incapacidade que expirem em 2021;
Certidões;
Certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil;
Documentos e vistos relativos à permanência em território nacional;
Licenças e autorizações, bem como cartões de beneficiário familiar de ADSE.

Se um dos cartões referidos perde a validade a partir de amanhã, não se esqueça de renovar. Até 28 de fevereiro, nove locais espalhados pelo país –  oito lojas de cidadão (Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro) e o balcão do Campus da Justiça – funcionarão em horário alargado: entre segunda-feira e sexta-feira, das 8h00 às 20h00 e sábado das 8h00 às 15h00.

Multinews

 

Vai conduzir? Operação Ano Novo arranca hoje nas estradas portuguesas

Vai começar hoje a operação Ano Novo da GNR nas estradas, que decorre até dia 2 de janeiro.

A partir de hoje e até 2 de janeiro, a terceira fase da operação Ano Novo vai continuar a ter atenção “aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente  o excesso de velocidade, as manobras perigosas, a correcta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direcção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correcta na via mais à direita em auto-estradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorrecta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças”.

No balanço da segunda fase da operação de Natal da GNR, foram registados 72 crimes e quase 3.500 contraordenações. Entre os dias 23 e 26 de dezembro, houve 752 acidentes, dos quais quatro pessoas morreram, 19 ficaram gravemente feridas e 248 foram feridos leves.

Entre as 3.436 contraordenações registadas durante os quatro dias, 98 foram por excesso de álcool, 949 por excesso de velocidade, 248 por falta de inspeção periódica, 97 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção, 74 por utilização do telemóvel durante a condução e 90 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Multinews

DGS “está a avaliar” a redução do período de isolamento

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou hoje que "está a avaliar tecnicamente" a questão da redução do período de isolamento de infetados com o coronavírus que causa a covid-19 e a recolher provas científicas.

Questionada pela Lusa sobre o assunto, citando o caso dos Estados Unidos, que diminuiu o isolamento dos infetados assintomáticos e dos contactos de risco, a DGS referiu, sem mais detalhes, que "está a recolher a melhor evidência científica e a avaliar tecnicamente essa questão".

Em declarações à SIC, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse que estão a ser avaliados vários indicadores, nomeadamente a incidência e a transmissibilidade da infeção e os internamentos.

Antes, em entrevista à RTP, Lacerda Sales admitiu que, perante a evolução da pandemia, a redução do período de isolamento, adotada também pela Região Autónoma da Madeira e Reino Unido, "é uma possibilidade", sendo uma "matéria que está a ser estudada" pela DGS.

Hoje, após a reunião do Conselho de Ministros, o ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, remeteu uma decisão sobre o assunto para as autoridades de saúde, em particular para a DGS, assinalando que em causa está uma decisão técnica e não política.

A Ordem dos Médicos considera que a nova fase da pandemia da covid-19 exige "uma adaptação ágil" das normas e procedimentos, recomendando a redução do isolamento de dez para sete dias.

A Madeira reduziu hoje para cinco dias o isolamento de infetados assintomáticos com o vírus que causa a covid-19 e de quem contactou com casos positivos, acabando mesmo com a quarentena de contactos vacinados com a terceira dose.

As mudanças devem-se à predominância da variante Ómicron do SARS-CoV-2 e à "atual evidência científica", que "sugere que a maior parte da transmissão" ocorre "no início do curso da doença", geralmente, nos dois dias "antes do início dos sintomas" e dois a três dias depois, segundo uma circular da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira.

Os Estados Unidos reduziram de dez para cinco dias a duração do período de isolamento das pessoas que testam positivo para a covid-19, desde que estejam assintomáticas.

De acordo com fonte dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, a orientação está em sintonia com indicações crescentes de que as pessoas infetadas com o novo coronavírus são mais contagiosas dois dias antes e três dias depois de desenvolverem sintomas.

O Reino Unido diminuiu o período de isolamento de dez para sete dias para pessoas vacinadas que ficaram infetadas.

A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública entende que a informação científica que suporta a redução do período de isolamento de doentes com covid-19 "não é muito robusta", defendendo que as vantagens desta medida devem ser discutidas.

Madremedia/Lusa

Estátua de Ronaldo em Goa causa polémica em torno do passado colonialista

Objetivo é "inspirar jovens a praticar futebol", mas estátua do português foi mal recebida, quando se celebram 60 anos da libertação de Goa da ditadura portuguesa.

Foi inaugurada, nesta madrugada de quarta-feira, uma estátua de Cristiano Ronaldo em Goa, na Índia, que está a dividir opiniões e a receber muitas críticas por ligação ao colonialismo.

No ano em que se celebra 60 anos da libertação de Goa de Portugal, o governo local decidiu construir uma estátua do capitão da seleção portuguesa, que não foi bem recebida por todos na sua inauguração.

"Estamos muito tristes por esta estátua. É preciso ter orgulho nos nossos jogadores, como o Samir Naik ou o Bruno Coutinho", disse um goês, citado pela agência de notícias asiática

Perante este contexto, a inauguração da estátua de Ronaldo foi mal recebida por muitos. De acordo com o jornal "Times" da Índia, alguns locais demonstraram o seu descontentamento com bandeiras pretas durante o evento de inauguração.

"Colocar aqui uma estátua de um jogador português neste ano é um sacrilégio. Condenamos isto. Muitos que lutaram pela liberdade de Goa sentem-se ofendidos", disse o ativista Guru Shirodkar, citado pela agência.

Porquê uma estátua de futebol?

A seleção portuguessa é muito popular em Goa. Apesar de Portugal ter deixado de controlar a região há 60 anos, Goa continua a ter uma forte influência lusa, com muitos goeses a terem ascendência portuguesa, pelo que continuam ligados ao país através do futebol.

O governo justifica a estátua como "um pedido dos jovens". Michael Lobo, um político de Goa, esteve na inauguração e diz que o objetivo é "inspirar os nossos jovens para levarem o futebol local a outro patamar".

Apesar do futebol ser popular em certas partes da Índia, o desporto-rei do país é o cricket.

Cristiano Ronaldo, de 36 anos, não fez qualquer comentário em relação à estátua em Goa. O internacional português, considerado um dos melhores de sempre, passou pelo Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus.

Vencedor de cinco Bolas de Ouro, CR7 é ainda o capitão da seleção nacional, onde venceu o Campeonato da Europa em 2016, um dos 33 títulos que conquistou na carreira.

RR
Imagem: Agência de Notícias Asíática

2022 começa com bom tempo. Passagem do ano com temperaturas amenas e sem chuva na maior parte do território

A passagem do ano vai ficar marcada em Portugal continental por “temperaturas mais amenas” do que habitualmente e ausência de precipitação, um cenário que se repete na Madeira, enquanto nos Açores se prevê vento por vezes forte e chuva.

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA na internet, o estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 31 de dezembro e 02 de janeiro inclui “temperaturas acima do normal para o mês de dezembro” (com mais 1ºC a 6°C) e também menos chuva do que o habitual para a época do ano.

As temperaturas máximas poderão atingir valores entre 18ºC e 22°C em alguns locais do litoral norte e centro e em grande parte da região Sul.

Para o dia 02 de janeiro está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima, mas, ainda assim, deverão verificar-se valores entre 18ºC e 20°C no Alentejo e no Algarve, sendo que no resto do território a temperatura máxima deverá variar entre 11ºC e 17°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte do continente.

Para a noite de passagem de ano prevê-se uma “situação de tempo estável, com ausência de precipitação”, com nebulosidade alta e temperaturas a variar aproximadamente entre 8ºC e 13°C no litoral e entre 2ºC e 8°C no interior, em especial nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Alta.

A agitação marítima deverá manter-se abaixo de três metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste, prevendo-se um aumento temporário na tarde do dia 01, a norte do Cabo Mondego, para valores próximos de quatro metros.

Também o estado do tempo no arquipélago da Madeira durante o período de fim de ano será caracterizado pela ausência de precipitação e temperaturas máxima e mínima acima do normal para a época do ano.

Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas são motivadas "pela interação de um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica e uma região depressionária centrada na região do Atlântico Norte, que fazem o transporte uma massa de ar quente para o arquipélago".

A temperatura máxima deverá variar entre 22ºC e 24°C no Porto Santo e no Funchal, respetivamente, e a temperatura mínima deverá variar entre 17ºC e 18°C, respetivamente, sendo esperado vento fraco a moderado predominando do quadrante sul (até 30 quilómeros/hora – km/h) e temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas, intensificando-se no dia 31, onde as rajadas poderão atingir até 80 km/h.

A agitação marítima deverá manter-se entre dois e 2,5 metros de altura significativa, com uma componente de noroeste na costa norte, e na costa sul de oeste-sudoeste, com 1,5 a 2,5 metros.

No arquipélago dos Açores, entre os dias 29 e 31 de dezembro, o estado do tempo será influenciado "por uma vasta região depressionária centrada no Atlântico Norte", o que levará à ocorrência de precipitação e vento a soprar do quadrante oeste, por vezes forte, com rajadas que poderão atingir os 90 a 95 km/h, em especial nos dias 30 e 31, nos grupos Central e Oriental.

A partir do dia 01 de janeiro, é esperada uma melhoria gradual do estado do tempo em todo o arquipélago, devido à presença de uma região de altas pressões a oeste dos Açores, com o céu a apresentar-se com abertas, embora possam ainda ocorrer alguns aguaceiros.

A agitação marítima será de sudoeste, entre três e cinco metros de altura significativa, passando a oeste a partir do dia 30 no grupo Ocidental e do dia 31 nos restantes grupos.

Madremedia / Lusa