quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Fotorreportagem da entrevista com a Cantora Mónica Paula radica nos Estados Unidos da América

Fotorreportagem da entrevista com a Cantora Mónica Paula radica nos Estados Unidos da América
 
Mónica Paula junto à estátua de João Afonso, ilustre aveirense



Mónica Paula junto à estátua de João Afonso, ilustre aveirense
















Já no interior da sala do Hotel Moliceiro para a entrevista e sessão de fotos






Carlos Amigos!

A entrevista que tive a oportunidade de fazer na qualidade de Director da Revista Tribuna da ADASCA à Cantora Mónica Paula, radicada há muitos anos nos Estados Unidos da América, vai ser publicada na supracitada revista na edição de Setembro/Outubro.

Lamento o facto, desta artista não ter merecido a devida atenção num dos canais das nossas TVs, apesar de terem sido efectuados contactos para esse efeito. Enfim, são as TVs que temos, que sustentamos, e assim vamos continuar a ter, muitas das vezes fazendo-nos cócegas nos ouvidos com música tipo “ferro velho”, qual poluição sonora.

A dita entrevista foi elaborada um pouco a “correr”, ou melhor: não foi trabalhada, o que consta é original, o ambiente de fundo corresponde ao que se viveu no Hotel Moliceiro em Aveiro, a quem agradecemos na pessoa da Dra. Cristina Durães pela cortesia dispensada.

Como português que ainda prezo ser, apresento as minhas desculpas à Mónica Paula pela forma como foi desconsiderada pelos mídia do seu País de origem. Enfim, somos portugueses, reincidentes em desvalorizar o que nos pertence, só assim se compreende muitas das razões que levam as pessoas da sair do seu País e, a não crerem regressar mais.

É típico do português, passar uma imagem para os de fora, quando cá dentro não consome, só para se armar em bonito, por isso não passamos de uma cepa torta na CEE.

Amem a liberdade, sejam felizes

Joaquim Carlos
Director da Revista Tribuna da ADASCA
Tm: 964 470 432


NB: As imagens são exclusivas, sendo da autoria de Joaquim Carlos, Director da Revista Tribuna da ADASCA, e Coordenador do Projecto Imagem e Comunicação. A dita entrevista está disponível em MP3, quem a desejar pode solicitá-la.

Imagens do Outono = Canção de Outono

Imagens do Outono = Canção de Outono

Repara que o outono é mais estação da alma do que da natureza. Friedrich Nietzsche














Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente. Dalai Lama









Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles
que não se levantarão...

Tu és folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...


Cecília Meireles

Fotorreportagem da Colheita de Sangue do Dia 23 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA

Fotorreportagem da Colheita de Sangue do Dia 23 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA


Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas”



O Posto Fixo da ADASCA funciona no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, em Aveiro





Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.




Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem à saúde.



Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no período dos 365 dias para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, ainda que só sejam válidas nos Centros de Saúde (cuidados primários), através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.


O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente. Esperamos que outras empresas sigam o exemplo da HM Consultores.




O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.



Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro contacte-nos pelos meios abaixo indicados.






O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira).

Caros Colegas Dadores e Amigos!

Como é habitual da parte da ADASCA, vimos dar conhecimento dos resultados obtidos com a Colheita de Sangue ocorrida no dia 23 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA.

Assim:
- Total Inscritos: 33
- Aprovados: 24
- Suspensos/adiados: 8
- Eliminados: 1
- CEDACE vs medula óssea: 0

Comentários: temos vindo a assistir com profunda preocupação desde o ano 2012, a uma adesão volátil à dádiva de sangue que nos preocupa bastante. As causas são diversas, sendo que a principal (na nossa opinião), está relacionada com a retirada da isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue nos Hospitais Públicos, pois com tal decisão milhares de dadores deixaram de comparecer nos locais de colheitas. Temos alertado vezes sem conta o ministério da saúde para este problema. Resultado: total indiferença, com a agravante de serem atirados adjectivos contra os dadores que em nada dignifica tal ministério entre outras entidades.

Os resultados obtidos com a brigada do dia 23 de Setembro no Posto Fixo da ADASCA, deixa-nos "insatisfeitos", pois registamos menos 8 presenças, em relação ao dia 24 do mesmo mês ano transacto, quando na verdade a nossa previsão apontava para uma adesão entre 50/55 presenças.  

De acordo com as informações que nos são enviadas com regularidade pelos colegas dadores, outras causas podem eventualmente estar relacionadas com as despesas nas deslocações, a dificuldade em ausentar-se do local de trabalho, pois temos conhecimento que existe ainda alguns empresários (poucos) insensíveis a esta área de solidariedade.

Lamentamos, na medida em que o sangue é necessário todos os dias nos hospitais, sendo certo que eles não estão imunes a essa necessidade ou um familiar seu.

Os dadores de sangue ainda não são dispensáveis ao Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos Serviços de ImunoHemoterapia, embora nem sempre sejamos respeitados como o civismo impõe vs recomenda. Estamos perante um grande défice de civismo e reconhecimento público nesta área. O sentimento da marginalização além de doloroso é indescritível, o que tem motivado alguns dadores deixarem de comparecer.

Na nossa opinião, as sessões de colheitas realizadas às 4ª.s feiras e aos sábados deviam registar maior adesão, considerando que decorrem num horário que facilita a ausência dos locais de trabalho, no entanto, o que verificamos com alguma tristeza é que isso nem sempre acontece. Resta-nos a esperança de que o cenário se altere, pois nunca é de mais lembrar que os doentes é que necessitam de nós. Hoje eles, amanhã podemos ser nós...

Convém que os leitores desta mensagem saibam que, algumas associações de dadores de sangue (poucas!), têm feito tudo para que a isenção das taxas moderadoras, na qualidade de incentivo vs motivação seja reposta, num gesto de reconhecimento público pela dádiva benévola de sangue, não podendo ser vista como uma troca material vs comercial ou outra qualquer pois só os mal intencionados poderão assim argumentar. Nós não subscrevemos esse princípio.

Não deixa de ser estranho, porém a posição de alguns dirigentes que até concordam que os dadores devem pagar as taxas moderadoras. Esta espécie ainda existe… no mundo da dádiva.

Presentemente e com a adesão dos colegas que vão receber a presente mensagem, a ADASCA representa cerca de 3646 dadores de sangue associados  conforme os Estatutos, num espaço de 8 anos e 8 meses de existência legal, sendo assim a maior associação do género da zona centro, de acordo com a informação do Centro Regional de Sangue de Coimbra, também com mais sessões de colheitas só num local.

Podíamos ter ido mais além, ou seja, os resultados podiam ser mais elevados se certos funcionários com responsabilidades administrativas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra não se dispusessem a algumas práticas administrativas pouco sérias. Sobre este assunto e outros temos levado ao conhecimento dos responsáveis, como ainda divulgados nas edições da Revista Tribuna da ADASCA.

O nosso sincero agradecimento a todos quantos compareceram na sessão de colheitas de ontem (dia 23 de Setembro), com especial destaque para a empresa HM Consultores que marcou presença com seus funcionários na certeza que o fizeram unicamente a pensar nos doentes que necessitam do nosso gesto solidário, muitas das vezes com sacrifício nas deslocações.

Nós compreendemos e valorizamos esse esforço, mas, há quem o dê de barato, esse alguém, desde que iniciou funções fez questão de desrespeitar integralmente os dadores de sangue, marginalizando-os, chama-se Paulo Macedo e diz-se ministro da saúde (?), para não falar de outros com menos revelo, mas, que nunca deram a conhecer genuinamente a sua opinião, limitaram-se a desempenhar a missão de observadores, quando deviam ter intervindo de forma pró-activa.

A ADASCA esforça-se para prestar o melhor acolhimento a todos os dadores que a procuram, quer sejam regulares ou ocasionais, como ainda aos primários.  Sintam-se BEM-VINDOS.

Como sempre ao dispor sou,

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos 
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO DURANTE O ANO DE 2015?
Sigam-nos pelo site:www.adasca.pt