terça-feira, 22 de novembro de 2022

Cristiano Ronaldo deixa o Manchester United


Rescisão de contrato por acordo mútuo e com efeito imediato. Fim da relação acelerado pela polémica entrevista em que o internacional português disse sentir-se "traído" pelo clube.

O Manchester United anunciou, esta terça-feira, a saída de Cristiano Ronaldo, com efeito imediato.

Em comunicado oficial, o clube informa a rescisão de contrato com o avançado internacional português, de 37 anos, "por acordo mútuo".
O fim da relação foi acelerado pela fraturante entrevista de Cristiano Ronaldo em que disse sentir-se "traído" pelo Manchester United.

O capitão da seleção nacional afirmou, nessa entrevista, transmitida na íntegra na passada quinta-feira, que não respeita Erik ten Hag porque o treinador não o respeita, que o United está "parado no tempo" e que quiseram fazer dele uma "ovelha negra" e empurrá-lo para fora do clube. Também alega que os dirigentes não acreditaram nele quando justificou a ausência da pré-época com um problema de saúde de uma das filhas.

Após a entrevista, o Manchester United referiu estar a tomar "os passos apropriados em resposta à entrevista de Cristiano Ronaldo". Segundo a ESPN, Ten Hag não queria voltar a ver o português no clube. De acordo com a Sky Sports, os companheiros de equipa ficaram "muito desiludidos" com o avançado, pela forma e pelo "timing".

Apesar da polémica, o Manchester United agradece a Cristiano Ronaldo pela "contribuição imensa" durante os dois períodos no clube, com um total de 145 golos em 346 jogos, e deseja-lhe "o melhor para o futuro".

"Todos no Manchester United continuam focados em dar seguimento ao progresso da equipa sob o comando de Erik ten Hag, trabalhando juntos para ter sucesso em campo", lê-se no comunicado do clube.

Cristiano Ronaldo tinha contrato com o Manchester United até ao final da época, com mais uma temporada de opção. Atualmente, encontra-se no Qatar, com a seleção portuguesa, para a participação no Mundial.

Foto: Peter Powell/EPA
Fonte: Renascença

Candidaturas abertas aos Programas de Apoio ao Associativismo Jovem (PAAJ) até 31 de dezembro

As candidaturas destinam-se às associações e federações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem.

O período anual de candidaturas aos programas de apoio ao associativismo jovem, para associações e federações de jovens inscritas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem, para as modalidades anuais, está aberto 31 de dezembro de 2022.

As candidaturas contemplam:

  • PAJ | Programa de Apoio Juvenil 

  • PAE | Programa de Apoio Estudantil

  • PAI | Programa de Apoio Infraestrutural

  • PAACJ | Programa de Apoio às Associações de Carácter Juvenil

Para efetuarem a candidatura aos PAAJ, devem, as Associações e Federações de Jovens, previamente, proceder ao registo de entidade e do/a seu/sua representante legal no Registo Único IPDJ, no caso de ainda não o terem feito.

Como habitualmente serão realizadas sessões de esclarecimento, em cada região, sendo que as datas serão divulgadas brevemente, podendo também ser contactados os serviços desconcentrados do IPDJ, para apoio técnico.

Para apoio às candidaturas e mais informações, deve ser consultado:

Portal do IPDJ: https://ipdj.gov.pt/

Marinha Grande | DANÇA NO MUSEU DO VIDRO


O Museu do Vidro, na Marinha Grande, acolhe a iniciativa “Dança nos Museus”, protagonizada pela bailarina Inesa Markava, de 22 a 24 de novembro, destinada ao público do ensino pré escolar do concelho.

A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolve um espetáculo temático para o público infantil, numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea.

Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande no âmbito do Ano Internacional do Vidro.

Cantanhede | Gestão de resíduos urbanos. INOVA-EM distinguida pela ERSAR com “Prémio Excelência”

A INOVA-EM foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor) e o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor).

A decisão resultou da apreciação de um júri representativo do setor, que integra a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Associação para a Gestão de Resíduos, Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

A distinção, num universo de 237 entidades gestoras a nível nacional, demonstra a importância do investimento em recursos humanos e em equipamentos que a empresa municipal tem vindo a efetuar (nomeadamente com a aquisição de novas viaturas de recolha de resíduos, o novo Ecocentro Municipal e o Ecocentro Móvel) e das campanhas de sensibilização, junto da população, para a adoção de comportamentos vocacionados para a redução de resíduos e para a sua reciclagem.

A entrega dos prémios e selos decorreu durante o 16.º Fórum de Resíduos, que se realizou em Lisboa.

Marinha Grande | MAGUSTO REUNIU POPULAÇÃO SÉNIOR



Cerca de centena e meia de pessoas participaram no Magusto Sénior, que decorreu no dia 21 de novembro, no Parque Municipal de Exposições, organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

O convívio pretendeu assinalar o São Martinho e destinou-se a pessoas com mais de 65 anos residentes no concelho. Para promover o envelhecimento ativo, o evento contou com a oferta das tradicionais castanhas assadas e integrou a participação dos utentes do projeto “Avós(z) do Judo”, do Judo Clube da Marinha Grande.

Avós(z) do Judo pretende intervir na esfera da saúde, nomeadamente na prevenção e minimização do impacto das quedas, que se constitui num dos fenómenos mais frequentes entre as pessoas com mobilidade reduzida como é exemplo a população idosa.

Proença-a-Nova | Município promove Ações de mobilização de proprietários nas Áreas das AIGP’s

 

O Município de Proença-a-Nova promoveu, entre os dias 12 e 20 de novembro, cinco Ações de Mobilização de proprietários e de incentivo ao cadastro dos prédios nas áreas da AIGP Alvito, AIGP Corgas, AIGP Fórneas e AIGP Penafalcão, onde foram transmitidos os objetivos e ações a desenvolver no âmbito do processo da AIGP (Áreas de Intervenção de Gestão da Paisagem) /OIGP (Operações Integradas de Gestão da Paisagem), bem como os procedimentos necessários para o registo dos prédios afetos no BUPi.

Corgas, Fórneas, Alvito da Beira, Malhadal, Cunqueiros/Penafalcão, são as localidades onde se realizaram estas ações, que contaram com a presença de Técnicos Municipais e proprietários que detêm prédios nestas áreas. As áreas das quatro AIGP´s aprovadas para o Concelho de Proença-a-Nova foram definidas tendo em conta que são áreas recorrentemente afetadas por incêndios, nomeadamente os incêndios de 2003, 2017 e 2020.

No âmbito da promoção e divulgação desta temática, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, aponta que “a floresta que queremos ver no território será biodiversa e ambientalmente sustentável, com capacidade de criar valor económico e de ser gerida e valorizada, contando pela primeira vez com apoio do Estado durante 20 anos para essa gestão”.

Entre os principais objetivos elencados neste projeto-piloto estão o aumento da resiliência dos sistemas ecológicos, agrícolas, florestais e destas comunidades face aos riscos associados às alterações climáticas, em particular os incêndios rurais e a perda da biodiversidade; a valorização e remuneração dos serviços prestados pelos ecossistemas; o crescimento sustentável, valorização e coesão territorial e a valorização do capital natural e promoção da economia rural.

Desta forma, os proprietários que possuírem terrenos na área traçada pela AIGP deverão proceder à georreferenciação dos seus prédios no BUPi – Balcão Único do Prédio. Nestas quatro áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de operações integradas de gestão da paisagem, a executar num modelo de gestão agrupada por uma entidade gestora, suportada por programas de apoio (PDR2020, Fundo Ambiental, PRR, entre outros) de longo prazo, que irão disponibilizar apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção, gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.





Barcelos | IPCA recebe Selo de Qualidade Academia Voluntária


O IPCA foi distinguido com o Selo de Qualidade Academia Voluntária, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), entidade de âmbito nacional responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado.

A distinção será entregue em cerimónia pública, a realizar no Dia Internacional dos Voluntários, 5 de dezembro, na Culturgest, em Lisboa.
Na notificação enviada ao IPCA pela CASES pode ler-se: “As práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos por essa Instituição de ensino superior, em prol da promoção da prática do Voluntariado, são merecedoras de distinção, que cumpre divulgar.”

A decisão coube ao Júri composto por representantes da CASES, da Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas CRUP, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos CCISP e da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP).

O Selo de Qualidade Academia Voluntária, tem validade de dois anos e consiste na distinção das instituições de ensino superior portuguesas pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado, pretendendo a CASES que “este Selo passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.”

O IPCA congratula-se com esta distinção, a qual lhe dá ainda mais alento e responsabilidade para prosseguir e aprofundar o trabalho que vem sendo realizado no sentido de promover uma comunidade mais solidária, mais responsável e socialmente comprometida.

Ana Reis

Covilhã | EXPOSIÇÃO “OTHERWORLDS”

Ana Alpande, A4PS, Camille Rosso, Carinan Blijdenstein, Debbie Manson, Erin Neelands, Fiona Whyte, Joana Soares, Linda Herrygers, Nina Wieland, Sonia Nowak, Suma Starkie, Tim Malone, Tlalit Orr e Willem Wood-art fazem parte do coletivo de artistas em exposição na Galeria António Lopes.

Em exibição até 27 de novembro, de terça a domingo, entre as 10h e as 18h, estão dezenas de peças, em vários suportes, entre escultura, pintura, fotografia, têxteis e fios, ilustração, entre outros.

O grupo artístico apoia-se mutuamente na prossecução de novas oportunidades no mundo da arte, procurando galerias de arte contemporânea que desafiem as perceções generalizadas ou os “lugares-comum” acerca do que a arte deveria ser. Depois de "OtherWorlds", o objetivo é continuar a expandir-se enquanto comunidade artística, apoiando-se mutuamente no desenvolvimento da prática das artes e na continuidade da formação individual.


Porto de Mós | Reabilitação da Envolvência do Campo de Futebol da Calvaria de Cima vence OP 202

No passado dia 19 de novembro decorreu a cerimónia de inauguração da obra do Orçamento Participativo 2021, a Requalificação do Circuito de Manutenção das Pedreiras e a apresentação do projeto vencedor da edição do Orçamento Participativo 2022.

O Circuito de Manutenção das Pedreiras contempla 14 estações, com 3 níveis de dificuldade distintos, inclui um espaço de slide para crianças e é, ainda, acompanhado por um percurso com espécies da flora local, devidamente identificadas.

Esta proposta teve como preponente Ana Santo e permitiu tornar o espaço mais aliciante, proporcionando a utilização intergeracional, contribuindo para a prática de desporto, saúde e bem-estar de todos, sendo, agora, um local que vale a pena visitar!

No que diz respeito à edição de 2022, do Orçamento Participativo do Município de Porto de Mós, teve a votação 6 propostas, tendo saído vencedora, com 468 votos, a proposta de Reabilitação da Envolvência do Campo de Futebol: Casa-mãe, balneários, parque de merendas e parque de autocaravanas na Calvaria de Cima, da autoria de Filipe da Silva.

Em 6º lugar, com 269 votos, ficou a proposta de Requalificação do Miradouro do Vale de São Silvestre, proposta por Diogo Cordeiro. Em 5º lugar, com 312 votos, ficou a proposta de Criação de um Polidesportivo Aberto na Freguesia de São Bento, por iniciativa de Márcio Rafael. Em 4º lugar, com 379 votos, ficou a proposta de Construção de uma Zona Desportiva para a Prática de Padel, proposta de Abel Laranjeiro. Em 3º lugar, com 430 votos, ficou a proposta de Criação de um Parque de Merendas e Lazer no Juncal, iniciativa de Vítor Raimundo. E em 2º lugar, com 458 votos, ficou a proposta de Reabilitação do Recreio da Antiga Escola Primária dos Casais dos Vales, proposta por Ana Carreira.

O Orçamento Participativo de Porto de Mós fundamenta-se nos valores da democracia participativa, constantes no artigo 2.º da constituição da República Portuguesa, como direitos fundamentais inalienáveis, e pretende ser um meio para os cidadãos terem a oportunidade de propor, debater e atribuir uma hierarquização a alguns projetos de interesse geral, público ou coletivo, para o concelho.

O Orçamento Participativo objetiva, assim, incentivar o diálogo entre eleitos, técnicos municipais, cidadãos e a sociedade civil; contribuir para a educação cívica, permitindo aos cidadãos aliar as suas preocupações pessoais ao bem comum, compreender a complexidade dos problemas e desenvolver atitudes, competências e práticas de participação; adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas das pessoas, para melhorar a qualidade de vida no concelho e aumentar a transparência da atividade da autarquia, o nível de responsabilização dos eleitos e da estrutura municipal, contribuindo para reforçar a qualidade da democracia.

Patrícia Alves

Entusiasmo e enorme participação de jovens de toda a Diocese. Cantanhede acolheu evento preparatório da Jornada Mundial da Juventude

Cerca de 2.200 pessoas participaram este domingo, 20 de novembro, na grande festa da juventude diocesana, para assinalar o Dia Mundial da Juventude, que decorreu no Pavilhão Marialvas e serviu de preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Numa onda de entusiasmo e alegria, os jovens da Diocese de Coimbra tiveram, desta forma, oportunidade de celebrar a juventude, nesta solenidade de Cristo-Rei, com muita música, convívio, artes performativas, e com tempos de recolhimento, reflexão, partilha e um momento de oração e adoração.

Organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil - Coimbra, pelo Comité Organizador Diocesano de Coimbra, com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede e o patrocínio do Município de Cantanhede, a Jornada Mundial da Juventude Diocesana contou ainda com a presença do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, do vigário geral da Diocese de Coimbra, Pe. Manuel Ferrão, da presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vice-presidente Pedro Cardoso, do pároco da Unidade Pastoral de Cantanhede, Pe. João Pedro Silva, do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, para além de representantes de paróquias, municípios da Diocese de Coimbra e dos Secretariados Diocesano da Pastoral da Família, Pastoral Vocacional, da Evangelização e Catequese, da Educação Moral e Religiosa Cristã, do CNE - Junta Regional de Coimbra, COD Coimbra e Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

Ao intervir na sessão, o bispo D. Virgílio Antunes agradeceu a forma acolhedora como o Município de Cantanhede recebeu os participantes, destacando a importância da caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e desafiando os jovens a alicerçarem a sua vida em Cristo para melhorar e acentuar o sonho de uma humanidade mais unida, em paz, solidária e mais fraterna.

O bispo de Coimbra relembrou aos jovens as três verdades que o Papa Francisco lhes comunicou: “Deus Ama-te, Cristo Salva-te, Cristo Vive”. Numa linguagem muito próxima, D. Virgílio Antunes sublinhou: “Nós somos infinitamente amados, nunca o duvides. Tu és verdadeiramente valioso aos olhos de Deus. Os seus braços abertos na Cruz são o sinal mais precioso de um amigo capaz de chegar até ao extremo. Agarra-te a Ele”. E concluiu: “Cristo Vive, é Ele que nos enche com a sua graça, que nos liberta, que nos transforma, que nos cura e nos consola.”

Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, presente no evento, destacou a importância de “dar expressão viva e autêntica às aspirações da juventude de todos os continentes, tendo como referência os valores supremos do humanismo cristão e o desígnio de um mundo mais justo e solidário”. A autarca reiterou mais uma vez a disponibilidade do Município de Cantanhede em “dar suporte à Diocese no processo de acolhimento dos milhares de participantes na Jornada Mundial da Juventude que virão instalar-se na região na semana de 1 a 6 de agosto”.

O Pe. João Pedro Silva, pároco da Unidade Pastoral de Cantanhede, anfitrião em termos eclesiais, acolheu os participantes com entusiasmo e formulou votos de que aproveitem ao máximo esta etapa que vai marcar a caminhada rumo à Jornada Mundial.

Manifestamente satisfeitos com esta demonstração de uma Diocese unida, estavam Hugo Monteiro, coordenador do COD e o responsável pela Pastoral Juvenil Pe. Diniz, que não esconderam a alegria pelo êxito desta iniciativa, pela participação notável de milhares de jovens e com a onda crescente de entusiasmo nos jovens de Coimbra, que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Já o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, referiu na sessão de abertura que esta Jornada de Cantanhede “constitui um grande momento de celebração, partilha, festa, experiência de fé e oportunidade de retomar com mais energia, entusiamo e motivação a caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. “A Diocese de Coimbra vai ter uma presença enorme e contribuir para fazer da Jornada Mundial a melhor de sempre”, garantiu. Desafiando para a participação, lembrou ainda que “os jovens são o futuro, e está nas vossas mãos construir uma comunidade mais justa, mais solidária, mais humana, mais feliz”.

Depois de uma sessão cultural com a atuação de diversos grupos, seguiu-se um momento de oração, onde se refletiu em silêncio a vida e as decisões de cada jovem presente. A oração foi presidida pelo bispo de Coimbra e acompanhada pelo grupo Cantar-Te, de Cantanhede. O evento terminou com o concerto da Banda da Paróquia, que levou ao rubro todos os que estiveram no Pavilhão Marialvas.

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO INAUGUROU EXPOSIÇÃO “SOPROS DE NATAL”

 O Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugurou a exposição “Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro – Coleção ViCO”, no passado dia 19 de novembro, que apresenta cerca de 120 peças fabricadas e pintadas de forma artesanal por vidreiros de várias nacionalidades.

Os enfeites de vidro para a árvore de Natal em exposição pertencem à Coleção ViCO (Galiza, Espanha). Foram soprados pela primeira vez no primeiro terço do século XIX em Lauscha, uma cidade conhecida pelo fabrico de vidro na Turíngia, Alemanha. Com o passar do século, a produção foi estendida a outros territórios alemães ou que estavam na esfera da influência do seu império, como Lorena (França), Boémia (República Checa) ou Silésia (Polónia), e de lá foram exportados para os restantes países da Europa.
A exposição “Sopros de Natal” pretende, assim, dar a conhecer estas pequenas jóias natalícias e a sua história, através de uma seleção de peças de variadas temáticas relacionadas com o Natal, produzidas na Alemanha, Áustria, Estados Unidos da América, Polónia, República Checa e Ucrânia.
As cerca de 120 peças em exposição integram a Coleção ViCo, uma coleção particular com mais de mil exemplares de peças contemporâneas destinadas a pendurar em árvores de Natal, todas elas em vidro soprado manualmente. A dimensão do acervo permite apresentar exposições com conteúdos muito diversos com um objetivo comum a todas elas: divulgar este ofício e contar histórias através delas.

Em 2019, o Museu do Vidro e a Coleção ViCO promoveram a primeira exposição dedicada aos adornos de Natal. Perante o sucesso registado, retoma-se a temática em 2022 com novas histórias e temáticas, apostando na qualidade do design ou na originalidade das peças selecionadas.
A exposição “Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro – Coleção ViCO” pode ser vista no Museu do Vidro, na Marinha Grande, até ao dia 29 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).


Sessão decorreu no Biocant Park. Região de Coimbra Empreende + foi apresentado em Cantanhede

O Biocant Park foi palco esta segunda-feira, 21 de novembro, do workshop de apresentação da 2.ª edição do projeto Região de Coimbra Empreende +, iniciativa que visa estimular e sensibilizar para o empreendedorismo qualificado e criativo na região.

Organizado em conjunto pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a sessão reuniu potenciais empreendedores, bem como mentores, com experiência em empreendedorismo e inovação.

Ao intervir na sessão de abertura, o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, enalteceu esta iniciativa e destacou a importância deste programa “por ser um verdadeiro estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo de âmbito regional do maior interesse, pois pretende capacitar os empreendedores a tornarem as suas ideias em oportunidades de negócio em todos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”.

O autarca aproveitou para elogiar “a participação de todos os presentes, sobretudo os que tiveram a pela ousadia de saírem da zona de conforto e virem arriscar”, felicitando também o empreendedor natural de Cantanhede, Robert Cartaxo, cuja ideia de negócio convenceu o júri da edição anterior do projeto e que, recentemente, criou a sua própria empresa.

Ainda de acordo com Pedro Cardoso, este programa "para além de apoiar o surgimento de novos conceitos e ideias de negócio, prevê ainda um forte apoio no desenvolvimento e na concretização das mesmas, o que é fundamental para o êxito de quem quer empreender”. Por todas estas razões, concluiu, “o Região de Coimbra Empreende+ apresenta-se como uma excelente oportunidade para os futuros empreendedores criarem o seu próprio futuro”.

Este programa de aceleração de ideias é co-financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do PT2020 e do CENTRO 2020 e está a decorrer até ao próximo dia 30 de novembro, com todas as informações disponíveis para consulta no site https://www.regiaodecoimbramais.pt/.

Câmara de Águeda emite parecer favorável à desagregação das Uniões de Freguesias de Águeda e Borralha e de Barrô e Aguada de Baixo

 Parecer favorável foi aprovado em reunião de câmara (com um voto contra e uma abstenção) e foi remetido para Assembleia Municipal

A Câmara Municipal de Águeda deliberou, em reunião do Executivo, emitir parecer favorável à proposta de desagregação das Uniões de Freguesias (UF) de Barrô e Aguada de Baixo e de Águeda e Borralha em unidades territoriais autónomas, devolvendo-se a autonomia administrativa às Freguesias de Águeda, Boralha, Barrô e Aguada de Baixo.
A decisão foi aprovada por maioria, com os votos a favor do Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, e dos vereadores Edson Santos, Marlene Gaio e Vasco Oliveira, com o voto contra do vereador Antero Almeida e com a abstenção do vereador Luís Pinho.
As propostas de desagregação foram previamente aprovadas em reuniões extraordinárias de Assembleia de Freguesia das duas UF referidas. Esta decisão expressa a vontade popular pela reposição do modelo de delimitação territorial existente antes da reforma da Administração Local de 2012.
Segundo a proposta apresentada pelas Assembleias de Freguesias, é salientado o cumprimento dos critérios definidos para as desagregações, onde estão descritos ainda os constrangimentos associados à tramitação do processo de criação das UF, no que consideram ter sido um “erro legislativo” que causou “relevantes prejuízos às suas populações”.
De referir que a proposta de desagregação da UF de Barrô e Aguada de Baixo foi aprovada por maioria, pelo órgão deliberativo local, em reunião extraordinária para o efeito, com cinco votos a favor, um contra e três abstenções. Já a proposta de desagregação da UF de Águeda e Borralha foi aprovada por maioria, com oito votos a favor e cinco abstenções.
Os processos deverão agora ser discutidos e votados pela Assembleia Municipal de Águeda.

Marinha Grande | WORKSHOP DE TEATRO PARA CRIANÇAS “VIDRO, PARA QUE TE QUERO?”

 Decorre no dia 27 de novembro (domingo), das 10h30 às 12h45, o workshop de teatro para crianças "Vidro, para que te quero?", no Museu do Vidro, dinamizado pela Associação Cultural Folhas Platónicas, com organização da Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro.

Através do workshop as crianças podem conhecer o Museu do Vidro e vão ter a possibilidade de desenvolver a sua criatividade, aprender técnicas de comunicação e melhorar a concentração, memória e capacidade de trabalhar em grupo.

A iniciativa destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

A participação é gratuita, mas deve ser efetuada inscrição prévia através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573377.

Marinha Grande | SENSIBILIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO CANCRO DA PRÓSTATA

 

O Município da Marinha Grande e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) associam-se para dinamizar a campanha “Novembro Azul”, o mês da prevenção do cancro da próstata, através da realização de uma ação de sensibilização que decorre no próximo sábado, dia 26 de novembro, entre as 16h00 e as 18h00, na Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.

As ações de educação para a saúde sobre cancro da próstata irão ter lugar no Espaço Cidadão da Junta de Freguesia da Marinha Grande; nas instalações do Centro de Saúde da Moita, ao lado da Junta de Freguesia e no Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

A iniciativa conta com sessões dinamizadas por médicos do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, elementos da LPCC e com a colaboração das Juntas de Freguesia de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.

O cancro da próstata é, atualmente, o mais frequente no homem. Estima-se que em Portugal, durante o ano 2020, tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata. As estimativas indicam que em 2040 esse número ascenda a 8.216, a que corresponderá a um aumento de 21,6% (Globocan, 2021).

Apesar de não existir uma forma através da qual se consiga, com certeza, prevenir o cancro da próstata, é importante conhecer os fatores de risco, estar atento aos sinais de alarme e saber que medidas adotar.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa eleito o melhor da Europa

 O Terminal de Cruzeiros de Lisboa acaba de conquistar, pela primeira vez, o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, atribuído pelos World Cruise Awards.
O galardão é motivo de orgulho para a Administração do Porto de Lisboa (APL) e mais uma prova da crescente importância do porto e do terminal para o turismo e para a cidade.
“Esta distinção vem destacar as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa”, afirma António Caracol, administrador do Porto de Lisboa.
Neste contexto, destaca ainda: “É uma honra receber este prestigiado prémio, especialmente numa fase em que a APL está a desenvolver um conjunto de ações no âmbito da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade, nomeadamente ao nível da sustentabilidade, e, por isso, acreditamos fortemente que Lisboa – como porto e destino de cruzeiros – garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros.”
Na nomeação para Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, Lisboa teve a seu lado os terminais de Civitavecchia, Amesterdão, Limassol, Málaga, Barcelona, Kiel, Mónaco, Oslo, Rostock-Warnemunde, Portsmouth, Valletta e Zadar.

Sandra M. Pinto - Viagens & Resorts

Oito distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva

Está também prevista queda de neve acima de 1.400 metros de altitude.
Oito distritos do continente estão esta terça-feira e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 desta terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.
Os distritos de Castelo Branco e da Guarda também estão esta terça-feira com aviso amarelo devido ao vento, prevendo-se rajadas até 100 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira).
Além disso, por causa da queda de neve acima dos 1.400 metros, com acumulação acima de 1.600 metros, que poderá ser de dois centímetros na Torre da Serra da Estrela, até às 09:00 desta terça-feira.
O IPMA colocou também os distritos do Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros até às 12:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu muito nublado ou encoberto e chuva persistente, em especial a partir da manhã, que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego.
Está também prevista queda de neve acima de 1.400/1.600 metros de altitude até ao meio da manhã e neblina ou nevoeiro temporário.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de oeste/sudoeste, soprando forte nas terras altas, com rajadas até 90 km/h, em especial a partir da tarde, sendo até 100 km/h na Serra da Estrela.
Para a região sul, o IPMA prevê céu em geral muito nublado, períodos de chuva em geral fraca, mais prováveis a partir da tarde, vento fraco a moderado de oeste/sudoeste, sendo por vezes forte na faixa costeira e terras altas, neblina ou nevoeiro temporário e pequena descida da temperatura mínima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 12 (em Aveiro e Lisboa) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 (em Faro).

SIC Notícias/Lusa


Paixão pelo Natal anima Anadia


A programação da animação de Natal em Anadia vai decorrer entre 1 de dezembro e 7 de janeiro. A “Paixão pelo Natal” está assim de regresso ao concelho com um vasto conjunto de atividades, desde a Pista de Gelo, passando pelo Snowtubing, Mercadinho de Natal, Casa do Pai Natal, Espetáculos Infantis, Gala de Natal, terminando com o concerto de Ano Novo.
A iluminação de Natal, que embelezará as principais artérias da cidade de Anadia nesta quadra, será ligada, pelas 18h00, do dia 1 de dezembro. A Pista de Gelo, Snowtubing, Mercadinho de Natal e a Casa do Pai Natal, estarão localizados no Parque Urbano da Cidade. A abertura está programada para as 15h00 com um espetáculo de patinagem artística, na Pista de Gelo, pela Secção de Patinagem Artística da Associação Recreativa e Cultural de Vilarinho do Bairro e ainda muita animação.
A Gala de Natal está agendada para o dia 3 de dezembro (sábado), pelas 21h00, no Pavilhão de Desportos de Anadia. Um espetáculo que conta com a participação de várias associações culturais e recreativas do concelho que protagonizarão momentos de música, folclore, dança, teatro e poesia. A entrada é gratuita, contudo os bilhetes devem ser levantados nos seguintes locais: Cineteatro Anadia, Piscinas Municipais, Biblioteca Municipal, Posto de Turismo da Curia, Velódromo Nacional e Museu do Vinho Bairrada.
As festividades da quadra natalícia terminam, no dia 7 de janeiro, com o Concerto de Ano Novo, no Cineteatro Anadia, este ano protagonizado pelos grupos corais do concelho.
Integrado ainda neste programa natalício, o Município de Anadia, em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, promove, novamente o Sorteio de Natal do Comércio Local de Anadia, entre 1 de dezembro e 5 de janeiro. Ao todo serão atribuídos 150 prémios no valor de 100 euros cada. Uma iniciativa que pretende levar os anadienses a realizarem as suas compras, junto do comércio local do concelho.

“Cultura que somos” prossegue com Percurso dedicado à Cultura para a Inclusão

 O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, realiza amanhã, dia 22 de novembro, mais um Percurso dedicado à "Cultura que somos", com o objetivo de conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa. O programa tem início às 09:30 no espaço Manicómio, em Lisboa.
 Neste terceiro Percurso privilegiam-se projetos que, ao abraçarem a causa da inclusão, enriquecem o nosso panorama cultural e artístico ao mesmo tempo que transformam vidas afetadas por obstáculos de natureza diversa, originados em situações específicas de doença, condição física ou contexto social. 
 Lisboa, Leiria e Coimbra são os concelhos a visitar, num périplo ao encontro de estruturas vocacionadas para diversos domínios artísticos, nomeadamente música, artes visuais, ópera e dança. Manicómio, Acess Lab, e CiM – Companhia de Dança completam a manhã na capital. O programa prossegue à tarde no Estabelecimento Prisional de Leiria com o projeto Ópera na Prisão, e termina em Coimbra, para conhecer o grupo de rock 5.ª Punkada.
 "A criação artística tem um enorme potencial para derrubar barreiras, sendo aliás essa uma das suas características: barreiras sociais, económicas e geográficas, a par de barreiras individuais, relacionadas com a doença ou com a condição física", afirma Pedro Adão e Silva a propósito do tema deste Percurso. E sublinha: "O papel do ministro da Cultura é, também, dar visibilidade ao muito que já se faz neste domínio, um pouco por todo o país".
 A iniciativa "Cultura que somos" teve o seu arranque a 20 de setembro último no distrito de Lisboa, numa jornada consagrada à Cultura Urbana. Sob o mesmo tema o ministro da Cultura percorreu em outubro quatro concelhos do norte do país: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães.
 Pensados numa lógica de cobertura territorial, os Percursos do Ministério da Cultura organizam-se segundo um tema mensal, podendo decorrer em dias consecutivos ou alternados. O objetivo é fomentar a proximidade e o diálogo, no terreno, com pessoas e entidades ativas no contexto da cultura e das artes.
 A diversidade é um conceito orientador do programa, que contempla agentes culturais, estruturas e criadores de diversas expressões, vocacionados para diferentes públicos.
 Esta abrangência, que constitui a riqueza da "Cultura que somos", permite percecionar tendências e movimentos que estão a fazer o seu caminho, às vezes de forma discreta, mas com relevante impacto na região ou na área em que atuam.
 Ao reconhecer a energia transformadora de agentes e artistas, estes percursos são também uma forma de valorizar e incentivar a participação cidadã na dinâmica cultural do país.

9h30-10h30 – «Manicómio» (Lisboa)
O «Manicómio» é um projeto de criação artística e de inclusão, promovido pela P28 - Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico. Com múltiplas iniciativas que cruzam a arte, a criatividade, a transformação social e a saúde mental, no centro do projeto estão criadores que têm no seu percurso uma história de doença mental. Surge com o propósito de combater o estigma social frequentemente associado a esta condição, lutando para conquistar a dignidade e o reconhecimento dos seus artistas.
Morada: Rua do Grilo 135, 1950-144, Lisboa
10h30-11h00 – Encontro com Access Lab no espaço «Manicómio» (Lisboa)
Access Lab é uma organização que trabalha o acesso à cultura e ao entretenimento - assumido como um Direito Humano fundamental - junto de pessoas com dificuldades motoras e auditivas. Através de uma perspetiva integrada, a Access Lab desenvolve a sua atividade em colaboração com artistas, instituições e pessoas com necessidades especiais, pugnando por acessibilidade em websites, nos percursos físicos e na programação, entre outras iniciativas.

11h30-12h45 - CiM – Companhia de dança (Lisboa)
A CiM - Companhia de Dança foi criada em 2007 numa parceria entre a Vo'Arte e a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. A CiM integra intérpretes, bailarinos e atores com e sem condição especial, praticando uma abordagem inclusiva da criação artística através da dança, imagem e som.
Morada: Lar Militar da Cruz Vermelha | Av. Rainha Dona Amélia 51, 1600-680 Lisboa

14h30-15h45 – «Ópera na Prisão» (Leiria)
Promovido pela SAMP- Sociedade Artística Musical dos Pousos, em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, este projeto visa a reinserção e redução dos níveis de reincidência criminal de jovens reclusos através da prática artística e da criação participada por todos (artistas profissionais, reclusos, familiares dos reclusos, guardas e técnicos do estabelecimento prisional). O objetivo é fomentar encontros e aprendizagens que potenciam mudanças no sentido de uma sociedade mais justa e coesa.
Morada: Estabelecimento Prisional de Leiria, Avenida da Comunidade Europeia, nº1, Leiria

16h45-18h00 - «5.ª Punkada» (Coimbra)
Os 5.ª Punkada são um grupo Rock formado por utentes da APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Fundada em 1993, a banda já percorreu Portugal de Norte a Sul e viajou também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos. Trata-se de um excelente exemplo do papel da música como facilitador da inclusão de pessoas com necessidades especiais.
Morada: Quinta da Conraria – Ceira, 3040-714, Castelo Viegas