segunda-feira, 26 de julho de 2021

REQUALIFICAÇÃO DA REDE VIÁRIA PROSSEGUE NO CONCELHO DA COVILHÃ

O projeto técnico de execução para lançamento da empreitada da requalificação da Rua 30 de Junho (EM 504), entre a Ponte de Cantar Galo e a Capela de S. Domingos, na Vila do Carvalho, foi aprovado em Reunião do executivo da Câmara Municipal da Covilhã, na passada sexta-feira, dia 23 de julho.

Com esta empreitada, o Município pretende nivelar e asfaltar a via, requalificar arruamentos e passeios, reordenar o estacionamento, colocar nova sinalização vertical, de forma a melhorar a segurança e a mobilidade global naquela artéria.

Com o início das obras previsto para setembro, a intervenção neste troço representa um investimento de 711 mil euros mais IVA e conclui a requalificação da ligação entre a cidade da Covilhã e Vila do Carvalho.

Em conferência de imprensa realizada no final da reunião camarária, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, informou ainda que “a requalificação da rede viária no concelho prossegue, com a intervenção na estrada Pedras Lavradas/Sobral de S. Miguel a ter início dentro de dias e a requalificação da via na freguesia do Peso, já em execução”.

Após as inundações, Londres regressa lentamente à normalidade

A capital inglesa foi alvo de chuvas intensas no domingo e ao final da tarde instalou-se o caos na zona leste da cidade com centenas de inundações.

Agora não chove e é pouco provável que chova ao longo deste segunda-feira, por isso a principal preocupação das autoridades e forças de segurança passa por restabelecer os serviços afetados.

É o caso das urgências no Hospital de Newham, no leste de Londres.

As urgências desta unidade hospitalar ainda fechadas e ainda muito alagadas afirma um repórter da BBC, que diz que daquilo que lhe é possível ver, esta manhã, os médicos e os enfermeiros foram substituídos por esfregonas. Tanto assim que as ambulâncias que normalmente teriam o Hospital de Newham como referência, esta segunda-feira estão a ser encaminhadas para outros hospitais.

A administração afirma que o resto da unidade de saúde funciona sem problemas, mas pede aos londrinos daquela área para usarem outras urgências enquanto os danos provocados pela inundação não forem resolvidos.

De resto, o mesmo pedido é feito pelo hospital Whipps Cross, situado na mesma zona de Londres, um pouco acima do aeroporto London City.

São situações de emergência que vêm já de ontem à noite, quando uma forte chuvada inundou casas, estradas, centros comerciais e estações de metro de superfície, entre outras. Um primeiro balanço feito pelos bombeiros sapadores da capital britânica dá conta de 600 inundações.

Nesta manhã de segunda-feira, havia, ainda bastantes estradas cortadas, não só pela água, mas também porque há veículos abandonados a impedir a circulação nas vias.

O metro já funciona em pleno, das nove estações que fecharam... só uma ainda não está operacional.

TSF / Rui Tukayana

Imagem:TSF

México | Test: Identifica Tus Necesidades Y El Tipo De Trabajador Que Serás De Vuelta A La Oficina

 


por Yesica Flores

A estas alturas de la pandemia, hay personas que ya están de vuelta a la oficina, otras siguen en trabajo remoto y otras tantas ya están experimentando el trabajo semipresencial. Sin importar el esquema de trabajo que tengas, es importante que identifiques tus necesidades para que puedas adaptarte mejor a lo que venga. Por ello, frog*, firma líder en diseño, innovación y estrategia, comparte este cuestionario que define cuatro arquetipos de trabajador dentro de la ‘nueva normalidad’, ¿cuál eres tú?

  • Cuándo tienes que revisar información para el trabajo prefieres…
    A. Compartir ideas cara a cara con mi equipo.
    B. Hacerlo de manera individual.
    C. Tener una videollamada para discutir ideas.
    D. Puedo hacerlo de manera individual o con mi equipo, pero por videollamada.
     
  • ¿Qué frase te identifica más respecto al trabajo remoto?
    A. Ya sé qué es lo que me funciona para trabajar mejor.
    B. Estoy lista o listo para probar nuevos modelos  de trabajo híbrido.
    C. Me gusta cómo trabajo desde casa, pero tengo apertura para probar cosas nuevas.
    D. Trabajar desde casa me ha resultado muy bien.
     
  • Tu nivel de preocupación actual sobre la pandemia de COVID-19:
    A. Muy bajo
    B. Moderado
    C. Alto
    D. Varía
     

Tu deseo de regresar a la oficina es:
A. Muy alto
B. Alto
C. Moderado
D. Bajo

Resultados

Mayoría de A – Quienes saludan de mano

Te urge regresar a la oficina y añoras cómo eran las cosas antes. A veces parece que tu preocupación por el contagio es mínima. De cualquier manera no bajes la guardia. Prefieres trabajar de manera presencial y te apegas más a  las  formas de trabajo que ya conoces.

Mayoría de B – Quienes saludan de lejos

Quieres  regresar a la oficina porque extrañas la separación entre tu casa y el trabajo. Aún sientes preocupación por el contacto físico con otras personas, pero te preocupa más tu salud mental y la necesidad de socializar. Estás dispuesta o dispuesto a atender  todas las medidas sanitarias con tal de regresar a la oficina. Trabajas bien de manera individual y eres flexible cuando se trata de nuevos esquemas de trabajo.

Mayoría de C – Quienes saludan con el codo

Trabajar en remoto no ha sido un problema para ti, pero extrañas la colaboración cara a cara. Esperas que las medidas sanitarias sean extremas al regreso a la oficina. Prefieres la retroalimentación en persona pero eres flexible a nuevas formas de trabajar.

Mayoría de D – Quienes mandan emojis

Quieres permanecer trabajando de forma remota por siempre y ya te adaptaste a la perfección a las herramientas de colaboración virtual. Trabajas bien de manera individual y disfrutas de los esquemas de trabajo establecidos.

— Estos arquetipos ayudan a reconocer las necesidades y deseos de tus colaboradores. Tal vez te puedas sentir en medio de dos de ellos, pero el propósito de este ejercicio es reconocer qué tan cómodo te resulta volver a la oficina, trabajar de forma semipresencial o seguir en remoto. 

Tras más de un año en pandemia, es importante conocer cuáles son las necesidades de tu organización y tus colaboradores, ya que esto puede ayudar a la hora de diseñar esquemas de trabajo que realmente consideren las preocupaciones y deseos de todos los miembros de un equipo.

México | Disfruta Los Juegos Olímpicos Con La Realidad Aumentada De Snapchat

 


por Yesica Flores

Los Juegos Olímpicos de Tokio 2021 iniciaron y para que no te pierdas ningún detalle, Snapchat pone al alcance de tu mano 3 experiencias digitales basadas en Realidad Aumentada para que los vivas de manera diferente y original:

1) Muévete al ritmo de tu deporte favorito. A través del Lente Olímpico (clic aquí) los Snapchatters podrán activarse físicamente al simular entrenar su deporte favorito con Realidad Aumentada. ¿Cómo? Mediante tecnología sensible al movimiento del cuerpo tendrán que completar tres ejercicios antes de que se acabe el tiempo, y si lo logran, serán recompensados con una exhibición de fuegos artificiales virtuales.

Disponible en el carrusel en México a partir del 24 de julio y en todo el mundo a través del Snapcode y en la cuenta oficial de @Olympics.

2) ¡No te pierdas lo mejor del día! Dos veces al día los Snapchatters tendrán acceso a lo más destacado de cada jornada a través del canal Lo Mejor de las Olimpiadas, disponible sólo en México e India*.

Y para los amantes de la historia y disponible a nivel global, el Comité Olímpico Internacional (COI) producirá Best of Olympics, tres programas que mostrarán a los mejores atletas e historias destacadas de ediciones pasadas.

3) ¡Celebra con los atletas mexicanos! En la sección de Calcomanías (stickers) y Chat los Snapchatters encontrarán Cameos orgánicos con temas olímpicos para que  muestren el amor por su país y deporte olímpico favorito. Además en el carrusel encontrarás lentes conmemorativos  de las Olimpiadas.

* Para acceder al contenido en los canales:

  1. Abre la aplicación de Snapchat, y desde la pantalla de inicio (de cámara) desliza a la izquierda  para ir a Historias (Stories).
  2. Ahí encontrarás las siguientes secciones:
    1. La sección de amigos (Friends) en la parte superior de Historias muestra las Historias de tus amigos.
    2. La sección de suscripciones (Subscriptions) tiene todas las Historias y shows a los que te suscribes.
    3. La sección de Descubre (Discover) tiene Historias de publicaciones, creadores, Estrellas Snap, la comunidad, Historias patrocinadas, y más.
  3. En la sección de búsqueda escribe ‘Lo mejor de las Olimpiadas’ y suscríbete.
  4. Consejo. Desliza a la izquierda desde Historias para ver más shows.

Incêndio na Califórnia é tão grande que já tem “clima” próprio


O incêndio na Califórnia já dura há quase um mês e já destruiu uma área equivalente à cidade de Chicago. Os mais de 5 mil bombeiros lutam contra as chamas e contra o clima que acabou por surgir na zona deste mega incendio: Céu laranja com muito fumo, calor, seca extrema e vento contínuo.

"Há uma grande probabilidade de as colunas de fumo desenvolverem o que chamamos de pirofórica (nuvem)", disse o especialista em comportamento do fogo, Dennis Burn, numa mensagem de vídeo postada na página do Facebook da Floresta Nacional de Lassen.
O incêndio "Dixie" em Butte County, a norte de Sacramento, voltou a ganhar terreno, no sábado, e só 21% é que foi controlado, no dia seguinte, de acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

O incêndio de "Dixie" acabou por se juntar a outro na noite de sábado, e os bombeiros têm lutado para conter as chamas que provocaram evacuações em várias comunidades.

A ECO RACE Proença-a-Nova já tem vencedores: Dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes é a grande vencedora da 2ª Etapa do primeiro Campeonato Nacional de Novas Energias

 A dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes, em Renault Zoe ZE50, venceu a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Novas Energias.


A prova, disputada no concelho de Proença-a-Nova neste fim de semana, contou com a presença de 20 equipas e reforçou o crescente papel que as competições automobilísticas disputadas com veículos 100% elétricos vêm a assumir tanto no contexto internacional, como nacional. 

 

Disputada na modalidade de regularidade, esta prova, para além da sua componente desportiva, serviu também como elemento de promoção da região interior do nosso país. 

 

O facto de ter sido realizada no concelho de Proença-a-Nova assume uma importância acrescida uma vez que este município é um dos maiores produtores nacionais de energias não poluentes, tendo uma produção excedentária em energias eólicas e fotovoltaicas em relação às necessidades de consumo elétrico do próprio concelho. 

 

No segundo lugar ficou a equipa composta por António Ramos/António Caldeira, em Hyundai Kauai EV, e o terceiro posto do pódio foi atribuído à dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo, ao volante de um Renault Zoe ZE50.

 


Destaque, ainda, para a realização extra-classificação da “Prio Street Stage”, uma prova realizada no centro urbano de Proença-a-Nova, ganha pela equipa António Ramos/António Caldeira, em Hyundai Kauai EV, seguidos por Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes, em Renault Zoe ZE50, e por João Seixas/Ivo Tavares, em Renault Zoe. 

 

Com esta segunda prova - recorde-se que a primeira etapa teve lugar em junho, nos concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra e Mafra - a classificação passou a ser liderada por Nuno Serrano/Alexandre Berardo, seguidos pela dupla Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes e no terceiro lugar pela equipa Pedro Morais/Sílvia Coutinho.

 

A próxima etapa terá lugar na mítica EN2 nos dias 6 e 7 de novembro. 

Águeda Drive-In volta a cativar público e já marca os espetáculos de verão

Evento decorreu no fim de semana e atraiu centenas de pessoas a dois espetáculos de comédia e uma sessão de cinema

O Águeda Drive-In realizou-se, no passado fim de semana e pelo segundo ano consecutivo, no parque de estacionamento do Mercado Municipal. Uma iniciativa que cativou o público de vários locais que se deslocou a Águeda para assistir a dois espetáculos de comédia e a uma sessão de cinema, sem sair do carro e em total segurança.

“É fantástico ver todo este público que saiu de casa, veio em família, nas suas viaturas e em segurança concretizar o que mais procura neste momento, que é assistir a espetáculos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que este evento foi “mais uma vez um sucesso” e trouxe a cultura às pessoas, apesar dos constrangimentos que a atual situação pandémica provoca.

A organização conseguiu assegurar todas as regras para que o evento se pudesse realizar, para satisfação de todos os que se deslocaram ao recinto do espetáculo. “Águeda não vai parar, vamos ter mais projetos ao longo do próximo mês de agosto”, avançou Edson Santos, apelando a que as pessoas se desloquem a Águeda, “tomem todas as medidas de segurança e não tenham medo de sair de casa e assistam a estes grandes espetáculos” que a Câmara Municipal tem preparado e que oportunamente vai divulgar.

Este fim de semana, nos três dias do evento, estiveram cerca de 750 viaturas no recinto, sendo de realçar “a forma exemplar como as pessoas se portaram no cumprimento das regras associadas ao evento, respeitando as orientações do pessoal credenciado”, frisou o Vice-Presidente da Autarquia.

O primeiro dia (sexta-feira) ficou reservado para uma sessão de cinema, com a exibição do filme “Doctor Strange”.

Sábado e domingo foram dois dias de espetáculo ao vivo, com sete comediantes em palco, que tinham como público centenas de viaturas, que entre buzinadelas e sinais de luzes “aplaudiam” a performance dos artistas. No sábado, Rui Xará, Carlos Vidal e Gilmário Vemba assumiram as hostes da comédia, seguindo-se, no domingo, Pedro Neves, Miguel 7 Estacas e ainda Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. Ambos os espetáculos foram traduzidos integralmente, no local e em direto, em Língua Gestual Portuguesa.

As pessoas chegaram de carro, sintonizavam o auto-rádio num canal específico para o evento e assistiam comodamente nas suas viaturas, o que permitiu manter o distanciamento social necessário para que o espetáculo pudesse ser apreciado em total segurança.

Um modelo diferente e que, apesar das circunstâncias, tem agradado tanto a artistas como ao público. “O Drive-In foi a forma mais segura de, nos dias de hoje, permitir às pessoas terem acesso à cultura e assistirem a espetáculos e os artistas estão também satisfeitos por terem palco e público”, declarou Edson Santos.

Isso mesmo confirmou Gilmário Vemba, para quem esta foi uma experiência “fantástica”, apesar de ter sido “difícil”, porque o formato não permite muita “interação das pessoas”. Ainda assim, apesar da “distância” natural entre os carros e o artista em palco, disse que “valeu a pena”.

“Foi a primeira vez na vida que me buzinaram e não foi em protesto”, disse Rui Xará, um dos comediantes, salientando que este espetáculo foi muito interessante. “Fiquei mesmo satisfeito e foi deveras uma agradável surpresa. O stand-up tem me trazido muita coisa boa de desconstrução do mundo e esta foi mais uma delas”, frisou.

Para Carlos Vidal, outro dos artistas, esta foi uma experiência e um “desafio diferente e enriquecedor. Sou grato por tudo isto; Águeda foi pioneira neste registo e acho que é uma resposta de que conseguimos nos adaptar às novas circunstâncias”.

Também o público, entre aguedenses e outros de vários concelhos vizinhos, demonstrou a sua satisfação pela realização deste evento. Daniel, da Venezuela e residente em Aveiro, salientou a “boa ideia” de disponibilizar “gratuitamente às pessoas este tipo de espetáculos. É interessante e uma boa forma de passar o tempo”, disse.

“Estou a gostar imenso”; “é muito interessante”; ou “uma experiência ótima” foram algumas das reações do público, alguns que aproveitaram a vinda a Águeda para jantar e depois assistir ao espetáculo.

 

Vasco Pereira e Silvya Santos venceram o k19 e José Madeira e Liliana Martinho venceram o k 12 do Trail do Sarilho


Numa organização da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se no passado dia 25 de julho, data em que se celebra o Dia do Municipio de Cantanhede, o Trail do Sarilho, prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, percorrendo os atletas participantes as distancias de 19 e 12 km, tendo igualmente decorrido uma caminhada.

Embora em época pouco favorável à realização de provas deste género, tendo em conta os constrangimentos de ordem técnica conhecidos, foi possível realizar este evento, cumprindo as determinações da DGS, e sobretudo com segurança, estando presente David Soares, Presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, para acompanhar a realização da prova.


Com o tempo de 01.19.51, Vasco Pereira em representação da Associação Recreativa Casaense/Escola de Atletismo Coimbra/ Intermaché de Condeixa, foi o grande vencedor do Trail do Sarilho, superando a forte concorrência, que se fez sentir nesta prova, classificando-se na 2ª posição, o seu colega de equipa Nelson Costa, realizando o tempo de 01.19.55 e na 3ª posição, Pedro Garrido do O Praticante, gastando o tempo de 01.21.23, para percorrer os 19 km.

Por equipas o K 19, venceu a Associação Recreativa Casaense/Escola de Atletismo Coimbra/ Intermaché de Condeixa, com 11 pontos seguido na segunda posição pelo Acdrs Quinhendros, com 21 pontos e Air Lux – Nda, com 46 pontos.

Na distância de 12 Km, José Madeira, do Maratona Clube de Vila Chã, alcançou o primeiro lugar, percorrendo a distância em 00.53.10 seguido pelo atleta da DCI/Trilhos Luso Bussaco, com 00.55.22 e de Rúben Fernandes, da mesma equipa, que fechou o pódio com o tempo de 00.54.55.

No sector feminino percorrendo em simultâneo e nas mesmas distâncias na prova K19 na linha de chegada, cortou a meta em 1º lugar Silvia Santos, do Saca Trilhos de Anadia, com o tempo de 01.09.49, classificando-se na 2ª posição, Alexandra Fernandes, do Oralklass Amigos do Trail, com 01.46.25 e a fechar o pódio Ana Melo em representação do Saca Trilhos de Anadia, atleta, que alcançou o 3º lugar da classificação geral, com o tempo de 01.46.30.

Nesta competição a equipa do DCI/Trilhos Luso Bussaco, venceu colectivamente com 9 pontos, seguido pelas equipas Ribeiras Trail, com 47 pontos e Saca Trilhos de Anadia, com 61 pontos.

Para além destas provas realizou-se ainda uma Caminhada, percorrendo os participantes 12 Km, pelos trilhos da Freguesia de Cantanhede, Cordinhã e União de Freguesias de Portunhos Outil, que foi bastante participada.

Embora responsável pela organização deste Trail, a Secção de Ar livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, competiu igualmente nesta prova, tendo os seus atletas, Nelson Heleno, alcançado o 56º geral masculina e o 19º M Senior, José Machado, o 95° geral masculina, 16° M35, Brian Ferreira, 151° geral masculina, 41° MSenior e José Mendes, 194° geral masculina, 47° MSenior, e no sector feminino, Gabriela Oliveira, alcançou o 12° geral e o 3º lugar no F40, integrando o pódio deste escalão, Otília Costa, 27° geral, 5ª F40 e Anabela Almeida, 33° geral, 8ª F40, classificando-se colectivamente na 17ª posição.

A anteceder a partida e no acto do levantamento do dorsal alguns dos atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto de bens, nomeadamente, brinquedos, material desportivo e vestuário que reverterá a favor do Projecto de Cooperação que a Columbófila desenvolve de apoio ao Município do Tarrafal de Santiago de Cabo Verde.

No final da prova e após ser efetuada a entrega de prémios, pelos padrinhos Joaquim Martins e Sara Costa, foi homenageado pela Secção de Ar Livre e Aventura, o carismático fotografo, João Teixeira, mais conhecido por KabazuK, que de forma voluntária colabora com a esmagadora maioria das organizações de eventos idênticos, retratando todos os atletas participantes.

Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, quis com a organização de mais este evento, assinalar a retoma desta prova, no Dia da Cidade, correspondendo dessa forma ao enorme esforço que o Município de Cantanhede, tem vindo a efectuar, nomeadamente as facilidades concedidas e os apoios que tem proporcionados a todas as Associações do concelho.

Marinha Grande | ARTUR FRANCO EXPÕE NO COSMOS AZUL E MAR

O Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, tem patente desde o dia 23 de julho e até 4 de agosto a exposição de aguarelas de Artur Franco "Há verde e mar…”.
A exposição foi inaugurada pela presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; pela vereadora da Cultura, Célia Guerra; e pelo pintor Artur Franco.
A mostra apresenta 28 obras, nas quais são utilizadas técnica mista, aguarela, óleo e pastel, com recurso maioritariamente apenas às três cores primárias. O resultado fascinante é visível nas obras expostas, que retratam paisagens de São Pedro de Moel, praias da região, pesca e a cidade de Leiria, a terra natal do artista.
Além dos quadros expostos, é possível visualizar um vídeo relativo ao trabalho criativo de Artur Franco ao longo dos anos e a técnica utilizada na concepção de uma das obras exibidas, com filmagens gravadas pelo próprio artista autodidata.
Nascido em Leiria, Artur Franco mostrou, desde muito cedo, uma excecional predisposição para desenho e pintura, sendo atualmente um nome conhecido e reconhecido no mundo das artes plásticas.

Naturalista figurativo, tem desempenhado um papel muito importante no registo pictórico das aldeias, cidades e gentes de Portugal, quer através da expressão a óleo quer discorrendo o seu sentir num total domínio da aguarela.

Artur Franco, conta com muitas exposições individuais e coletivas a nível nacional e no estrangeiro, como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos da América.
As suas obras encontram-se em museus, empresas, locais públicos e muitas coleções particulares.

O Cosmos Azul e Mar está aberto ao público das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h30, todos os dias, com exceção de quinta-feira em que se encontra encerrado. A entrada é gratuita.

Projeto Carta Gastronómica da Região apresentado em Águeda

Documento vai ser construído até final de 2023 e pretende valorizar a gastronomia regional como elemento diferenciador do território abrangido pela ADICES

O projeto Carta Gastronómica da Região, que está a ser desenvolvido pela ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, foi apresentado em Águeda, numa sessão onde foram descritas as matrizes desta iniciativa que pretende valorizar a gastronomia das regiões abrangidas por aquela estrutura associativa.

A riqueza gastronómica dos cinco territórios incluídos na ADICES (Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela) vai ficar descrita numa “carta” que deverá ser publicada até final de 2023 e que resultará de um processo de investigação que agora teve início.

Esta carta tem como objetivo, segundo a ADICES, “a valorização ampla da gastronomia enquanto ativo, único e inigualável, que se assume como memória e pertença local”. Mas mais do que um repositório das memórias gastronómicas dos “pais e avós”, pretende, com a sua exposição, “aumentar a visibilidade territorial” dos pratos e práticas gastronómicas regionais e fomentar “a realização de dinâmicas económicas locais” e novos negócios.

A ideia subjacente a este projeto passa por, em primeiro lugar, recuperar o património gastronómico deste território, através da criação de um inventário das receitas tradicionais, bem como pela identificação e caracterização dos produtos tradicionais e alimentares, que sejam identitários de cada uma das regiões, e dos vinhos das respetivas regiões vitivinícolas, sem esquecer as características imateriais de cada um dos cinco territórios.

Numa segunda fase, depois de todo o processo de recolha de informação e construção da carta gastronómica, a ADICES fará a divulgação das receitas (e todo o conteúdo associado, como os produtos e as suas origens) pelas instituições de ensino profissional com cursos nas áreas agrícolas, cozinha, restauração e bar, bem como junto da restauração local e da hotelaria, capacitando os recursos humanos para a promoção, difusão e aplicação destas práticas gastronómicas que identificam estes territórios.

A terceira e última fase do projeto passa pela impressão da Carta Gastronómica propriamente dita e a apresentação do documento junto da comunidade e decisores locais como forma de divulgação e sua difusão regional.

A Carta vai resultar de uma investigação de Olga Cavaleiro que, em Águeda, apresentou as matrizes do projeto, apelando aos contributos das Juntas e Uniões de Freguesia e das confrarias gastronómicas destes territórios para, nesta primeira fase, facultarem dados e contactos de pessoas “mais antigas e/ou conhecedoras” da comunidade que possam “dar rosto à gastronomia” local e explicar os processo e práticas gastronómicas de cada região.

“Acredito que o desempenho vai resultar num trabalho muito capaz, que vai demonstrar a diversidade existente em cada Município e na região alargada e que vai certamente enriquecer estes territórios”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, na sessão de apresentação, que decorreu na sexta-feira passada, no Salão Nobre, e onde estiveram presentes algumas confrarias regionais e Juntas de Freguesia do Concelho.

Como referido, mais do que um repositório histórico das receitas de antigamente, esta carta pode ser um instrumento para aplicação e implementação na restauração e hotelaria locais como forma de promoção e diferenciação do território. “É um conceito que pode resultar em novos modelos de afirmação desta região, atraindo turistas e entusiastas pela gastronomia diferenciadora aqui existente”, continuou Jorge Almeida, acreditando que pode ser um “instrumento para cativar pessoas para este território e até repovoar o interior das regiões”.

Para Olga Cavaleiro, esta carta “é um conjunto de oportunidades” até do ponto de vista económico, demonstrando que a cozinha regional se pode impor “pela sua especificidade” e que provará que “a cultura pode ter valor económico”. A carta pretende “não apenas ver a gastronomia como a face visível para promover o território, o que aqui se come e bebe e se saboreia, mas como uma oportunidade de descobrir a sua identidade, os produtos e as práticas culturais, da pastorícia e agrícolas de cada região”.

João Figueiredo, Coordenador da ADICES, sublinhou que esta carta “é verdadeiramente o primeiro projeto que envolve os cinco concelhos num projeto uno” e que “vem reforçar a nossa estratégia para dar dignidade a este território e mostrar o que de melhor ele tem”. Será, defende, “um documento fundamental para afirmar a região”, para “cativar visitantes e fidelizar práticas diferenciadoras”.

Refira-se que este projeto, para além dos cinco Municípios que integram a Adices, está alinhada com as estratégias das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, contando ainda com a recomendação da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

 

 

 

Na foto: João Figueiredo, coordenador da ADICES; Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; e Olga Cavaleiro, investigadora

Marinha Grande | CAMINHADA PARA A SAÚDE

 Decorreu na manhã da passado sábado, 24 de julho, a Caminhada para a Saúde, em São Pedro de Moel.

Tratou-se de uma iniciativa organizada pela ACES Pinhal Litoral, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira.
A ação teve como objetivo estimular a prática do exercício físico, essencial na prevenção de doenças, e adoção de boas práticas para a saúde. Em simultâneo pretendeu-se dar a conhecer o património natural e cultural do concelho da Marinha Grande.
A Caminhada para a Saúde, teve um total de cerca de 7 km, e foi desenhada de modo a possibilitar a visita a alguns pontos de interesse, onde se realizaram pequenos momentos de interpretação, por técnicos do Município, possibilitando a interação informal do grupo.
O percurso integrou o Parque Urbano do Vale de São Pedro de Moel, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, Penedo da Saudade, Penedo do Cabo, Praia Velha, Ponte Nova e Ribeiro de São Pedro.

Portugal sofreu, mas deu a volta. Andebol nacional consegue primeiro triunfo nos Jogos Olímpicos

A seleção portuguesa de andebol venceu hoje o Bahrain por 26-25, no segundo jogo do grupo B de Tóquio2020, conseguindo a primeira vitória oficial em Jogos Olímpicos em modalidades coletivas de pavilhão.

Portugal sofreu para vencer, esteve quase todo o jogo em desvantagem, que chegou a ser de três golos, mas ao apito final a vantagem foi nacional.

A Dinamarca lidera a ‘poule’, com quatro pontos, depois de hoje ter batido o Egito (32-27), com portugueses, egípcios e suecos, que ainda hoje jogam com o anfitrião Japão, com dois pontos. Japão e Bahrein não pontuaram.

Os quatro primeiros classificados de cada um dos dois grupos avançam para os quartos de final do torneio olímpico.

Na quarta-feira, Portugal defronta a Suécia, pelas 11:30 (03:30), de novo no Yoyogi National Stadium.

Lusa

Incidência nacional continua a subir e Rt volta a aumentar no continente

A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias subiu hoje para os 427,5 casos, e o índice de transmissibilidade voltou a aumentar ligeiramente no continente.

No boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional da Saúde Doutor Ricardo Jorge, assinala-se que a taxa de incidência nacional subiu hoje dos 418,3 em que estava na sexta-feira para 427,5 casos.

No continente, este indicador atingiu hoje 439,3, aumentando em relação aos 430,8 verificados na sexta-feira.

Quanto ao Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa com o vírus - desceu hoje para 1,04 a nível nacional, mantendo a tendência descendente, quando na sexta-feira estava no 1,07.

Já o Rt no continente subiu do 1,0 em que estava na sexta-feira para 1,04.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias - indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia - são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

Nos concelhos de baixa densidade populacional, que representam mais de metade do território continental, a linha vermelha que obriga os municípios a recuar no plano de desconfinamento está fixada nos 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e os restantes concelhos ficam sob alerta quando ultrapassarem os 240 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Mais nove mortes e 1610 novos casos de Covid.

Estão confirmadas 17.301 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais nove nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). As nove mortes das últimas 24 horas registaram-se nas regiões do Norte (cinco), Lisboa e Vele do Tejo (três), e Açores (uma).

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é 954.669, mais 1610 do que no domingo. A maioria das novas infeções por SARS-CoV-2 regista-se na região do Norte (688), enquanto em Lisboa e Vale do Tejo há mais 519 pessoas contagiadas.

O número de internados nas enfermarias portuguesas cresceu em 40 para 919. Nas unidades de cuidados intensivos há agora mais cinco pessoas, para um total de 198.

Há, neste momento, 53.996 casos de Covid-19 ativos em Portugal, menos 201 desde o último boletim epidemiológico.

O número de contactos em vigilância aumentou em 537 para 80.684.


Catarina Pedrosa apresenta livro “Dar Voz à Alma” na Biblioteca Municipal de Leiria

O livro “Dar Voz à Alma”, de Catarina Pedrosa, vai ser apresentado no próximo sábado, dia 31 de julho, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Nas palavras da autora, a obra surgiu de uma necessidade terapêutica de gerir emoções.

Ao passar para papel os meus sentimentos, as minhas emoções e o meu estado de alma, fui encontrando sempre um enorme alívio e conforto. Fui descobrindo que a alma sofre, pesa, grita, chora, sorri e ama. Seguindo esta linha de raciocínio, resolvi juntar tudo e dar-lhe voz para que se possa expressar livremente e mostrar a todos como fazê-lo de uma forma simples”, refere a autora.

Foi um processo que me trouxe grande satisfação por, finalmente, ousar mostrar este meu lado e partilhar com o mundo as minhas mensagens. Se o que escrevi, ajudar alguém, nem que seja uma pessoa apenas, para mim já valeu a pena”, acrescenta.

Catarina Pedrosa nasceu em 1976, em Bajouca, Leiria. Mora atualmente na freguesia de Regueira de Pontes com a qual mantém forte ligação há vários anos.

Participou em várias Coletâneas e Antologias. Partilha alguns textos na página do faceboock “rabiscoseestadosdealma”, desde 2017, e no blogue com o mesmo nome, desde 2018. Participou em alguns concursos de poesia, assim como em eventos do Poetry Slam”. A obra “Dar Voz à Alma” é o seu primeiro trabalho publicado.

Câmara de Anadia alarga prazo dos vouchers Comércio Local e Hotelaria

 A Câmara Municipal de Anadia aprovou na sua última reunião de executivo, no passado dia 21 de julho, o alargamento do prazo de vigência da Medida de Incentivo à retoma da Atividade Comercial e da Hotelaria, no âmbito da Fase II do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico “Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos”, até ao dia 30 de setembro.

A medida consiste na atribuição, por parte do Município de Anadia, de uma compensação aos comerciantes, com sede ou estabelecimento no concelho, consubstanciada em descontos efetivados aos consumidores que sejam pessoas singulares, através da concessão de “vouchers Comércio Local”, no valor unitário de cinco euros, e “vouchers Hotelaria”, na modalidade de kits de “Boas Vindas” e oferta de uma noite extra para estadias de, pelo menos, três noites seguidas em estabelecimento hoteleiro.

Por cada compra de valor igual ou superior a 20,00€ em estabelecimento do comércio local que tenha sido obrigado a encerrar por força da entrada em vigor do Decreto nº 3-A/2021, de 14 de janeiro de 2021, será atribuído um “voucher Comércio Local” de 5,00€ que poderá ser descontado numa compra de, no mínimo, 20,00€, em qualquer estabelecimento comercial, restauração ou hoteleiros aderentes. O “voucher” atribuído não pode ser descontado onde foi atribuído e apenas pode ser usado um voucher por cada compra.

O “voucher Hotelaria” integra um kit de “Boas Vindas”, atribuído em cada estadia mínima de duas noites em estabelecimento hoteleiro aderente. O “voucher” integra também a oferta de uma noite extra, por pernoita de pelo menos três noites seguidas, cujo custo será suportado pelo Município.

O kit de “Boas Vindas” é composto por um voucher de 10,00€ que pode ser descontado nos estabelecimentos aderentes de restauração, hotelaria e comércio local, numa compra mínima de 20,00€, efetuadas nos mesmos, apenas podendo ser usado um voucher por cada compra. Dá ainda direito a dois bilhetes de entrada no Aliança Underground Museum e no Museu do Vinho Bairrada.

 

ARTE URBANA NA PRAIA DA VIEIRA HOMENAGEIA POPULAÇÃO E ARTE XÁVEGA

A Câmara Municipal da Marinha Grande realizou mais um trabalho de arte urbana, desta vez na parede de um prédio, situado na Avenida dos Pescadores, na Praia da Vieira, da autoria do artista Bruno Gaspar.

De acordo com as palavras da Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "com esta obra a Câmara Municipal da Marinha Grande volta a usar a arte urbana para manter viva a memória coletiva do nosso povo, neste caso da linda e histórica praia da Vieira com todo o sofrimento associado ao braço de ferro entre o mar e os homens lutadores da arte xávega."
Esta pintura resulta da Candidatura Região de Leiria Rede Cultural e consistiu na realização de uma obra artística na Praia da Vieira, um mural de arte urbana de grandes dimensões, que visa homenagear os aspetos significativos da identidade deste aglomerado urbano turístico, designadamente a arte xávega, a cultura avieira e o pinhal.

Estes foram durante décadas os meios de sustento de uma população pobre e sofrida que tinha nos recursos naturais locais, a base da sua sobrevivência familiar. Pretende-se que esta parede testemunhe o reconhecimento pela vida e trabalho de gerações que deram origem à Praia da Vieira tal como a conhecemos hoje.

A Arte Urbana constitui nos últimos anos uma fonte de atração turística um pouco por todo o mundo e também em Portugal, onde se têm multiplicado as intervenções com artistas portugueses e internacionais. Da partilha destes trabalhos surgem movimentos e festivais que apostam na originalidade dos trabalhos efetuados à vista de todos. Na Marinha Grande o ano de arranque foi o ano de 2020 com o Festival SOPRO.

O autor da obra agora realizada na Praia da Vieira é Bruno Gaspar. Nasceu em França (Paris), em 1979, mas é português. Licenciou-se em História da Arte, na Universidade Nova de Lisboa. É formado em cinema de animação em papel e volumes, na Fundação Calouste Gulbenkian. Desde os 15 anos que participa em diferentes projetos artísticos: cinema de animação, fotografia, design, publicidade e marketing, ilustração, escultura e artes plásticas. Venceu o Prémio Maria Alberta Menéres 2011 e em 2017, o segundo prémio de Artes Plásticas (25 de Abril- Casa de Portugal) em Macau. É director do cinANTROP (Festival Internacional de Cinema Etnográfico de Portugal) e o fundador do projecto artístico-solidário Olhares sem Abrigo/Homeless Heys.  

Nos últimos anos tem dedicado a sua vida profissional como cronista de viagens no Semanário Sol e no Jornal i. Viajar pela Ásia para divulgar a cultura lusófona, através do cinema, ao mesmo tempo que retrata cada país por onde passa com os seus olhos de artista e cronista, foi um dos seus útimos projetos. É um defensor da memória dos povos em nome da sua Identidade.

Leiria | Nota de pesar pelo falecimento Joaquim Pereira Marques

 

O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Joaquim Pereira Marques, no passado domingo, com 80 anos, vítima de doença.

Nascido a 23 de março de 1941, no Soutocico, freguesia do Arrabal, concelho de Leiria, Joaquim Pereira Marques era casado com Maria Manuela Marques Fernandes e pai de Susana Marques Fernandes.

Foi um dos fundadores da União Desportiva de Leiria, clube a que presidiu e de que era atualmente sócio n.1, tendo desempenhado diversos cargos e representado um papel de grande relevância na história deste clube.

Foi um cidadão ativo da vida coletiva no concelho de Leiria, com participação na vida política, tendo sido deputado da Assembleia Municipal de Leiria.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Joaquim Pereira Marques e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

COMEÇOU A INSTALAÇÃO DOS CARREGADORES ELÉTRICOS PARA OS BARCOS MOLICEIROS

 

Teve início a implementação da rede de carregamento elétrico para os Moliceiros dos circuitos marítimo-turísticos nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, com construção de ramais de acesso à energia elétrica que vão permitir a instalação futura dos postos de carregamento.

Além dos trabalhos em curso, a empreitada, que está a ser realizada pela empresa Kilometer Low Cost S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 344.108€, contará com a instalação dos supracitados carregadores e do software de gestão em cada um dos 10 cais concessionados.

Recordamos que esta obra materializa aquilo que é um dos vários objetivos definidos no projeto europeu do Urban Innovative Actions (UIA), Aveiro STEAM City. A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais de água de Aveiro.

O outro aspeto inovador é a transformação da experiência do cliente (passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas). Por fim, a CMA inova na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.

Na edição de 2019 do Techdays Aveiro foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco Moliceiro com propulsão elétrica, e que obteve resultados muito positivos e permitiu dar seguimento ao projeto.


 AVEIRO RECEBE FESTIVAL ART&TUR

DE 26 A 29 DE OUTUBRO

-Edição de 2021 vai ter competição para bloggers e aposta nas pequenas produções -

A edição de 2021 do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo vai realizar-se de 26 a 29 de outubro, em Aveiro, mas duas iniciativas relacionadas com o certame estão já a decorrer.

A primeira iniciativa é o “Blogging Aveiro”. Este é um concurso que se estreia na edição deste ano e que tem o objetivo de reforçar a visibilidade das publicações de bloggers dedicadas à cidade de Aveiro e à sua Região.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, o ART&TUR é “um excelente pretexto para dar a conhecer territórios fantásticos”, sublinhando a importância do Turismo Centro de Portugal na conquista deste Festival para a Região Centro e deixando a garantia de que “Aveiro será um bom herdeiro do trabalho que se fez em Torres Vedras (2019) e em Viseu (2020)”, destacou.

Competição para bloggers

O “Blogging Aveiro” vai premiar os melhores artigos sobre a Região de Aveiro publicados em blogues de viagem independentes, nos últimos dois anos (desde 1 de agosto de 2019). Os artigos terão de ser ilustrados fotograficamente e poderão estar escritos em português, inglês ou espanhol. Os conteúdos devem ser integralmente dedicados à cidade ou região de Aveiro, não sendo elegíveis publicações em que a região figure como um entre vários outros locais a visitar.

As candidaturas poderão ser realizadas diretamente pelo autor do blogue ou por recomendação de um leitor, através do preenchimento de um formulário disponível em https://tourfilm-festival.com/blogging_aveiro, até ao dia 30 de setembro.

Pequenas produções

A segunda iniciativa é o “Art&Factory”, que já integra a programação do festival desde 2018, sempre com grande sucesso. Esta consiste numa competição entre equipas de criativos, que são desafiados a realizar pequenas produções, de muito baixo orçamento mas de grande valor criativo, na região de Aveiro. A novidade deste ano é que, além de vídeos, podem concorrer fotografias.

Embora simples, o desafio é ousado, uma vez que os vídeos ou coleções fotográficas têm de ser produzidos num período de cinco dias, para apresentação em estreia no ART&TUR.

A competição está aberta à participação de dois tipos de concorrentes: criativos do setor audiovisual, na competição Art&Factory Pro; e equipas de estudantes do Ensino Superior ou Profissional, na Art&Factory Schools.

Um Festival de importância crescente

Desde a sua primeira edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem dado a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas a nível nacional e internacional. Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo), que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 16 festivais.

As candidaturas e regulamento estão disponíveis em https://tourfilm-festival.com/artfactory-2021-2 .

Imagem: Litoral Centro Online