quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Silves | SÃO MARCOS DA SERRA É PALCO DO CONCERTO “SILVES OUTONO JAZZ”, A 18 DE SETEMBRO


Terá lugar no próximo dia 18 de setembro, pelas 18h30, no Largo da Igreja, em S. Marcos da Serra, o evento Silves Outono Jazz. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com a Orquestra de Jazz do Algarve, tem entrada livre.
Este espetáculo, interpretado por Hugo Alves Acoustik Trio, reúne três músicos: Vasco Agostinho (guitarra), Luís Henrique (contrabaixo) e Hugo Alves (trompete), num formato conhecido, que deixa aberta a porta para um repertório mais “cool”, mas nem por isso menos original. O Largo da Igreja, em S. Marcos da Serra, terminará, assim, a tarde ao som de temas como Estate ou Almost Blue, num ambiente único que o local oferece.

O evento cumpre as orientações da DGS em matéria de espetáculos ao ar livre. A entrada no recinto é efetuada mediante voucher de entrada (entregue no local a partir das 17h00), estando limitada à ocupação de 50 lugares.

Os telefones 282 440 800 e 282 440 850 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

O evento cumpre as recomendações da DGS

1. O recinto de espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado; 2. Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher de entrada (entregue no local a partir das 17h00); 3. Circuitos independentes de entrada e de saída; 4. Período de entrada e saída de público alargado; 5. Entrada de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento; 6. Lugares sentados com distanciamento físico entre espectadores de 1,5 metros; 7. Sessão sem intervalos; 8. Obrigatório o uso de máscara no acesso e durante todo o espetáculo; 9. Não é permitido movimentar a cadeira; 10. Lotação limitada a 50 lugares, 11. A permanência no recinto está sujeita ao cumprimento das regras e indicações da organização.

Liga MEO Surf – Festival de tubos e nota 10 no dia inaugural do Bom Petisco Peniche Pro

 - Halley Batista conseguiu primeiro 10 da temporada;

- João Kopke e Martim Carrasco também entubaram com qualidade;
- Jovem local Matias Canhoto em grande plano;
- Ronda 2 com algumas surpresas e vários tops eliminados;
- Supertubos ofereceu melhores condições do ano na Liga MEO Surf.
Quadro de resultados - Clique aqui
Fotografias do dia 1 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui
Peniche (16/09/2021) - O dia inaugural do Bom Petisco Pro, a última de cinco etapas da Liga MEO Surf 2021, ficou marcado pelas condições tubulares proporcionadas pela praia de Supertubos, com os melhores surfistas nacionais a agradecerem e a oferecerem um festival de tubos de sol a sol. Um dia recheado de emoção, com direito a uma onda perfeita, pontuada com nota 10, e várias surpresas à mistura.

Se o momento alto do dia foi de Halley Batista, com um belo tubo de backside, seguido de um aéreo a finalizar, em que os juízes não hesitaram em dar o primeiro 10 da temporada, houve também outros surfistas em destaque ao longo do dia, mostrando muita capacidade para andarem dentro dos tubos de uma das ondas mais famosas da Europa. Ruben Gonzalez (8,25) e João Kopke (9,65) foram outros dos surfistas a conseguirem notas excelentes logo na ronda inaugural, com Martim Carrasco a fazer a melhor nota da ronda 2, com 9 pontos, a fechar o dia.

Com a organização a decidir realizar as duas primeiras rondas da prova masculina, já depois dos trials que se disputaram ao início da manhã, alguns dos surfistas em maior destaque na ronda inaugural acabaram por ser eliminados na fase seguinte. Curiosamente, Halley Batista foi um deles, comandando um quarteto de muito qualidade, onde se incluem também Ruben Gonzalez, Guilherme Fonseca e Tomás Fernandes.

Em grande plano também estiveram os surfistas mais jovens, com especial ênfase para o local Matias Canhoto, que superou três rondas, após ter começado nos trials. O jovem talento de Peniche, de 14 anos, brilhou alto na ronda 2, ao vencer o heat 2, com 13,80 pontos, deixando José Champalimaud no 2.º posto e ajudando ainda a eliminar o tetracampeão nacional Ruben Gonzalez e Vasco Cordeiro.

Outro jovem em grande evidência foi o wildcard João Maria Mendonça, que está a regressar à competição após uma lesão que o afastou durante praticamente um ano. Mesmo sem conseguir vencer os heats em que entrou, o jovem algarvio fez score altos (12,50 e 10,85), sendo dos surfistas mais sintonizados com o mar ao longo do dia, além de ter sido um dos responsáveis pela eliminação de Tomás Fernandes na ronda 2.

Com ondas de potencial, mas também exigentes para os surfistas, Luís Perloiro, Afonso Antunes, Joaquim Chaves e Martim Carrasco acabaram por ser os únicos surfistas a conseguirem vencer as duas baterias em que entraram na ronda 1 e 2, liderando, dessa forma, os 16 surfistas apurados para a ronda 3, que é a última Super Bock Power Round da temporada e onde os pontos serão convertidos em litros de cerveja.

Com as previsões a apontarem para a queda da ondulação, amanhã a chamada está marcada para as 7H30, para possível recomeço da ação e início da prova feminina. Para sábado está prevista a entrada de uma nova ondulação, pelo que esta sexta-feira poderá ser decisiva para definir os candidatos ao pódio e à presença no dia final do Bom Petisco Peniche Pro.

Agenda para sábado
07H30 – Chamada para o segundo dia do Bom Petisco Peniche Pro
A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Portugal, Go Chill, Joaquim Chaves Saúde, Superbock, Somersby, Rip Curl, Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche, e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Halley Batista, Matias Canhoto e João Kopke (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Aveiro | Reunião de Câmara – 16 de setembro de 2021


Apresentamos por este meio a informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro, realizada hoje, quinta-feira, dia 16 de setembro, nos Paços do Concelho.

  1. Adjudicação da qualificação Urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A., num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 1.846.520€ e um prazo de execução previsto de nove meses.

Esta obra vai terminar com o cruzamento de entrada na A25 e aumentar o espaço pedonal na margem sul do Canal Central, criando também uma ciclovia. O projeto prevê o alargamento do perfil viário, com a relocalização da entrada do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, ao mesmo tempo que vai ordenar o espaço, redesenhar e organizar as zonas de circulação com a redefinição dos novos acessos da Cidade aos diferentes polos de interesse e à A25, permitindo a reformulação e aumento da segurança dos cruzamentos existentes, substituindo-os por uma rotunda.

A sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar vai ser predominantemente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.

Trata-se de uma importante empreitada que integra a lógica global de qualificação urbana da Cidade de Aveiro e que vai valorizar a função pedonal e ciclável, contribuindo decisivamente para a melhoria da mobilidade, da promoção dos modos suaves de transporte e do ambiente.

  1. Aberto concurso público para requalificação do Centro Escolar de Santiago

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público de reabilitação do Centro Escolar de Santiago, pelo valor base de 462.398,91€ e um prazo de execução de 10 meses.

No projeto está prevista a reconstrução da galeria coberta do edifício, entre blocos, adaptando e recuperando as infraestruturas que se encontram em mau estado de conservação, nomeadamente a rede elétrica, de gás natural e de segurança contra incêndios. Será também substituída a cobertura em fibrocimento em dois dos quatro blocos do Centro Escolar, muito importante para a garantia da segurança e saúde da Comunidade Escolar.

  1. Câmara de Aveiro cede dois apartamentos para alojamento de pessoas em situação de sem abrigo

O Executivo Municipal deliberou aprovar a cedência, a título gratuito de dois apartamentos na Urbanização de Santiago, à IPSS Florinhas do Vouga, no âmbito do projeto “Apartamentos Partilhados”, para alojamento de pessoas que se encontrem em situação de sem abrigo.

A cedência destes apartamentos, feita por via da realização de um contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Aveiro e a IPSS Florinhas do Vouga, enquadra-se na estratégia desenvolvida para a Ação Social e Habitação Social no Município de Aveiro, com intervenções concertadas e a implementação de medidas efetivas no combate à exclusão e autoexclusão social de pessoas em situação de sem abrigo, medidas estas essenciais para a sua reintegração social.

  1. Câmara acolhe a Confraria dos Ovos Moles, a ADERAV e a Confraria de São Gonçalo

Com a requalificação e consequente reabertura ao público, em julho de 2020, do Edifício Fernando Távora – ATLAS Aveiro, as Associações e Confrarias que utilizavam este edifício como a sua sede tiveram de ser deslocalizadas.

No cumprimento do compromisso assumido pela Câmara Municipal de Aveiro com a Confraria dos Ovos Moles, a Confraria de São Gonçalo e a ADERAV, de envidar esforços na procura de um novo espaço para estas associações, o Executivo Municipal deliberou aprovar a celebração de três contratos de comodato com as supracitadas Associações, para que utilizem uma antiga propriedade Municipal localizada na Rua José Rabumba, como sede para desenvolver a sua atividade.

A CMA considera que estas três associações desempenham um papel fundamental na conservação e divulgação do património histórico, cultural e gastronómico de Aveiro, essenciais para a valorização e defesa cultural do Município.

  1. Aquisição de parcela de terreno para requalificação da envolvente à Capela de Vilar

O Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição de mais duas parcelas de terreno com uma área global de 1035 m2 no valor de 5.172€ para ampliar e qualificar o espaço envolvente à Capela de Vilar e sua ligação à Ribeira de Vilar, cujo projeto se encontra em fase adiantada, em execução pela Equipa Técnica da Câmara Municipal de Aveiro.

A qualificação deste espaço vai trazer mais e melhor conforto e segurança para os Cidadãos que utilizam a Capela e que circulam nesta zona de Vilar, com a possibilidade de usufruírem de um novo espaço de estar, ao mesmo tempo que se aumenta da dignidade urbana do edifício, um elemento identitário para a população local e de grande valor patrimonial.

Em março deste ano, o Executivo tinha já aprovado a aquisição de dois prédios urbanos com uma área total de 730 m2 no valor global 120.000€, para permitir a realização deste projeto da requalificação urbana.

  1. Programa de Educação para o Empreendedorismo

Integrada na Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo do Município de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas de Participação do Concurso “A Tua Ideia Conta” (destinado ao Ensino Secundário e Profissional), aprovando a disponibilização de verbas para a atribuição de prémios no montante de 250€ (1.º prémio), no montante de 125€ (para cada uma das duas menções honrosas) e de 200€ (para um Tablet para o Professor Coordenador do projeto classificado com o 1.º prémio).

O Executivo Municipal deliberou também a aprovação das Normas de Participação e a disponibilização de 20.000€ para o Concurso “Uma Ideia, Um Projeto, uma Ação” (destinado ao Ensino Básico 1.º, 2.º e 3.º Ciclos), a ser implementado pelo Município de Aveiro, cujo balanço dos últimos quatro anos é bastante positivo registando-se a implementação de 60 projetos, com a participação e envolvimento de 9.908 Alunos e 637 Docentes.

  1. Aprovadas normas do concurso Techlab

Considerando que a iniciativa Aveiro Tech City pretende, entre outros objetivos, sensibilizar a comunidade educativa para importância das competências STEAM, promovendo a criatividade, cooperação e o trabalho em grupo por parte dos alunos, concebendo e desenvolvendo projetos concretos com impacto direto na realidade escolar e social, o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas de Participação do Concurso “Techlab”, uma iniciativa destinada aos Estabelecimentos de Ensino Secundário de Aveiro. Neste âmbito o Executivo Municipal aprovou a disponibilização de verbas para a atribuição de prémios no montante de 250€ (1.º prémio), no montante de 125€ (para cada uma das duas menções honrosas) e de 200€ (para um Tablet para o Professor Coordenador do projeto classificado com o 1.º prémio).

O concurso será cofinanciado pelo Centro 2020 no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Aveiro / Educ@RA” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. As Normas de Participação serão disponibilizadas no site da Câmara Municipal de Aveiro em www.cm-aveiro.pt.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER de 4.892.732€.

  1. PAAASE 2021 apoia mais 6 famílias e 13 Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais 6 famílias residentes em Aveiro correspondendo a mais 13 Cidadãos ajudados no valor global de 2.064,45€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a Câmara Municipal de Aveiro utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2021 uma verba total de 150.000€, um valor superior em 50% ao de definido para mesmo Programa em 2020, mas que será dotado do valor que se verificar necessário.

Os apoios do PAAASE 2021, que integram a área social e muitas outras, estão disponíveis em: https://covid19.cm-aveiro.pt/ .

  1. Adenda ao Protocolo de Colaboração para reabilitação da Igreja das Barrocas

No decurso dos trabalhos de recuperação da Igreja das Barrocas, verificou-se a necessidade de intervir na cobertura da sacristia do edifício, para refazer a estrutura de suporte e impermeabilização de forma a assegurar a estanquicidade.

Sendo que a reabilitação da Igreja é parte integrante de um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e a Paróquia da Vera Cruz de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou aprovar a adenda que formaliza a comparticipação pela DRCC de 5.000€ para os referidos trabalhos (já executados) na Igreja das Barrocas e cuja a inauguração aconteceu no passado dia 22 de julho.

  1. Atribuição do Prémio Escolar “Município de Aveiro” 2020/2021 para as Licenciaturas em Administração Pública, Matemática e Música

O Executivo Municipal deliberou, no âmbito do Protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Universidade de Aveiro (UA), atribuir os prémios escolares “Município de Aveiro”, no valor de 1.000€ cada um, à aluna Leonor Moisés, da Licenciatura de Música, à aluna Mariana Pires, da Licenciatura em Matemática e à aluna Ana Rita Pereira, da Licenciatura em Administração Pública.

Os prémios, referentes ao ano letivo 2020/2021 foram entregues de acordo com as indicações da UA e é atribuído aos três estudantes finalistas com a classificação final mais elevada.

  1. Atribuição de Topónimos

Sendo competência Municipal o estabelecimento da denominação das ruas e praças das localidades e das povoações, e após reunião da Comissão Municipal de Toponímia – órgão consultivo da Câmara – no passado dia 07 de setembro, o Executivo Municipal deliberou, em conformidade com o parecer da Comissão, aprovar um conjunto de novas atribuições toponímicas, em todo o Município.

Novos topónimos aprovados:

  • Cacia

    • Viela da Rua das Almas (arruamento sem saída, com início na Rua das Almas, Póvoa do Paço);

    • Viela da Rua de Santo António (arruamento sem saída, com início na Rua de Santo António);

    • Rua do Monte da Póvoa (via que se inicia na Rua das Almas e termina na Rua do Monte, Póvoa do Paço);

    • Viela 25 de Abril (rua sem saída com início na Rua 25 de Abril);

    • Rua da Fonte do Olho (arruamento sem saída, que tem início na Rua do Samoucal);

    • Rua Joaquim Pereira (via sem saída, com início na Rua João Chagas);

    • Rua Eng.º José Maria Dias da Silva (rua sem saída, com início na Rua dos Ervideiros);

    • Viela do Álvaro (arruamento sem saída, que se inicia na Rua Dr. Marques da Costa);

    • Viela da Rua da Liberdade;

    • Viela do Largo de São Bartolomeu;

    • Viela da Rua do Salgueiral; Viela Tenente Coronel Afonso Lucas.

  • Eixo e Eirol

  • Travessa do Apeadeiro (arruamento sem saída, com início na Rua do Passadouro);

  • Santa Joana

    • Viela de D. João Evangelista de Lima Vidal (arruamento sem saída, com início na Rua de D. João Evangelista de Lima Vidal).


Anadia entrega prémios aos vencedores do concurso jovens empreendedores

A CM de Anadia procedeu, no passado dia 14 de setembro, à entrega dos prémios e certificados aos vencedores do Concurso Municipal Jovens Empreendedores, no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico “Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos”.

Recorde-se que os projectos “H2agrO”, na área da Economia Ambiental; “Iris Lab”, na Inovação Social; e “Espelho Inteligente – OurMirror”, na Tecnologia Informática e Digital, foram os vencedores do Concurso Municipal Jovens Empreendedores.

Cada projeto vencedor recebeu um prémio pecuniário no valor de 2.500,00€, representando um investimento total de 7.500,00€. Caso seja criada empresa para o desenvolvimento e prossecução do projeto, terão ainda a possibilidade de alojamento na incubadora municipal do Curia Tecnoparque, pelo período de um ano, bem como o direito aos demais serviços de apoio a prestar pelo GAEE – Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, Lino Pintado e Ricardo Manão, que deixaram um agradecimento público a todos os participantes no concurso, salientando ainda que a ideia é para manter nos próximos anos, desejando muito sucesso no futuro.

Em representação dos elementos do júri, o professor Pedro Pombo, da Universidade de Aveiro, elogiou a iniciativa promovida pela autarquia anadiense, tendo dado os parabéns aos vencedores do concurso pelas ideias apresentadas.

O “H2agrO”, da autoria de Guilherme Carvalho, Henrique Carvalho e Manuel Semedo, é um projeto que promove a economia circular e tem como objectivo a criação de uma empresa na área da agricultura, para produção de hortícolas em sistemas hidropónicos verticais, dando assim resposta à crescente procura de produtos hortícolas frescos e de alta qualidade.

O “Iris Lab”, da autoria de Rodrigo Carramate e Laís Carramate, cria uma plataforma que ensina as crianças a fazer o uso correto dos ecrãs, nomeadamente o tempo de uso, o equilíbrio do “On” e do “Offline”, senso critico digital e riscos da internet. Para os pais prevê a criação de uma aplicação (App) móvel que orientará a educação digital das crianças.

O “Espelho Inteligente – OurMirror”, da autoria João Carlos Santos, é um projecto que apresenta um novo conceito de espelho. A ideia é tornar inteligente algo tão tradicional como um simples espelho de modo a apresentar conteúdos personalizados à população em geral.

O concurso teve como principal objetivo promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores em determinadas áreas de atividade. Pretendeu-se, desta forma, estimular o espirito de dinamismo e de iniciativas nos jovens do concelho de Anadia.

Ansião | Concedida Medalha Honorífica a Erich Petersik

No passado dia 13 de setembro, teve lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene de atribuição de Medalha Honorífica do Concelho de Ansião a Erich Petersik.

A concessão de Medalha de Mérito – Grau Ouro, no respeito pelo Regulamento de Concessão de Medalhas Honoríficas da Câmara Municipal de Ansião, foi aprovada pela Câmara Municipal na última reunião ordinária, ocorrida a 6 de setembro.

Com uma ligação a Portugal e a Ansião desde 1977, Erich Petersik esteve envolvido na origem da criação da geminação de Ansião com Erbach, na Alemanha, cujo protocolo foi assinado em 1992, tendo sido notável o seu trabalho e dedicação em prol do respeito pela interculturalidade e do fortalecimento dos laços de amizade, constituindo um exemplo para as gerações futuras.

A cerimónia aconteceu numa altura em que foi possível a visita a Ansião deste ilustre cidadão, bem como de António Duarte, ansianense radicado em Erbach, onde é Presidente da Assembleia Municipal e Presidente da Comissão de Geminações.

Rio acusa Costa de “desplante” e “descaramento” com promessa de maternidade para Coimbra

O presidente do PSD acusou hoje o secretário-geral do PS de "desplante" e "descaramento" por ter prometido uma nova maternidade para Coimbra na campanha das autárquicas, dizendo que é uma reivindicação antiga da cidade nunca cumprida pelo Governo.

Na quarta-feira à noite, num comício de campanha, António Costa afirmou em Coimbra que não levará "mais de três semanas" depois das eleições autárquicas de 26 de setembro a resolver os problemas que têm impedido a construção da nova maternidade.

Em declarações aos jornalistas no final de uma ação de rua em Portalegre, Rio disse ter ficado "chocado" com estas palavras, salientando que esta era uma reivindicação antiga da cidade.

"Em 2015 quando António Costa foi primeiro-ministro já existia [a reivindicação], a doutora Marta Temido foi candidata por Coimbra, promete a maternidade e não realiza maternidade nenhuma, e agora vêm falar em três semanas? Podia parafrasear António Costa e dizer: macacos me mordam se isto é verdade (...) Eu acho que os macacos vão mesmo morder", criticou o líder do PSD.

Rio lamentou ainda que o Costa tenha dado a entender que "se está a prometer mais para o lado do PS, é apenas porque os autarcas do PS são melhores".

Não tenho memória de ter visto numa eleição recente um desplante e um descaramento desta ordem, a prometer, a prometer a prometer", criticou.

Para o líder do PSD, esta nova promessa do PS para Coimbra - uma autarquia cujas sondagens apontam para um resultado incerto - pode estar relacionada com o projeto-lei dos sociais-democratas para deslocalizar o Tribunal Constitucional para esta cidade, mas salientou que este já tem um ano.

Questionado se fazem sentido as críticas de aproveitamento do PRR pelo PS na campanha por parte eurodeputado do PSD Paulo Rangel perante a presidente da Comissão Europeia, Rio respondeu que ele próprio não tem dito outra coisa.

"O primeiro-ministro, o PS não têm feito outra coisa que não chegar aos diversos concelhos e dizer que têm não sei quantos milhões para ali", afirmou, mas dizendo confiar que os portugueses "tantas eleições depois do 25 de abril" já não acreditarão.

Lusa

1º Congresso de Bastidores chega este fim-de-semana a Águeda!

O Espaço d'Orfeu abre portas, esta sexta-feira, das 10h30 às 18h30, para receber todos os que queiram experimentar as aulas da Escola de Palco. No fim-de-semana, decorre a 1ª edição do Congresso de Bastidores, das 9h30 às 18h30, no Auditório da ESTGA/UA, também em Águeda. Os últimos bilhetes para sábado e domingo estão disponíveis em dorfeu.pt/congresso.

Esta sexta, 17 setembro, haverá Aulas Abertas, gratuitas, para todas as idades, no Espaço d'Orfeu. Durante todo o dia, será possível explorar a oferta formativa para o ano letivo 2021/2022, com o núcleo de formadores da Escola de Palco. 

Já no sábado e domingo, decorre a 1ª edição do Congresso de Bastidores, no Auditório da ESTGA – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. No período da manhã, cada convidado, individualmente, dará a conhecer ao público um pouco da sua experiência (rotina, histórias, métodos de trabalho). As tardes serão dedicadas a uma grande conversa com todos os oradores do dia, podendo o público intervir com as suas questões e comentários.  

No sábado, 18 setembro, os convidados são: Pedro Luzindro (humorista); Mário Rui Vieira (jornalista Blitz / Expresso); Ingrid Berger (produtora Rock in Rio); e DJ RIDE (músico / produtor). No domingo, 19 setembro, é a vez de Tó Pinheiro da Silva (Eng. de Som), Stereossauro (DJ / autor), Budda Guedes (produtor musical / músico)e Beatriz Gosta (humorista / MC). 

As conversas serão moderadas por Marta Rocha (Antena 3) e ilustradas, ao vivo, por Joel Faria. Os últimos Passes Gerais e bilhetes diários para o evento estão disponíveis através do link dorfeu.pt/congresso.

Sabe mais em: dorfeu.pt/congresso


“Selo do carro”. Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A AT identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, mas a situação vai ser retificada e os contribuintes avisados, disse à Lusa o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

“Foi identificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que saíram mais de 50 mil notificações indevidas para o pagamento de IUC”, e “tendo sido indevido, vai ser naturalmente retificado por parte da AT e comunicado a todos os contribuintes”, precisou o secretário de Estado, adiantando que este processo coincidiu com as férias fiscais.

Desta forma, as notificações que visaram contribuintes com a situação regularizada — seja porque já tinham pago o IUC seja porque estavam a beneficiar da suspensão do prazo de pagamento, ao abrigo das férias fiscais — serão anuladas.

“Tive a informação da Autoridade Tributária e Aduaneira de que essas notificações iam ser naturalmente anuladas”, afirmou o secretário de Estado à margem de uma sessão de esclarecimento sobre o programa ‘IVAucher’ organizada pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), especificando que a anulação ocorrerá para “todos os contribuintes que estiverem numa situação de regularidade, seja porque já tinham pago, seja porque durante aquele prazo estava suspenso o pagamento”.

O novo regime das férias fiscais, que decorre de uma alteração à Lei Geral Tributária, vigorou este ano pela primeira vez tendo determinado, no caso do IUC que o imposto relativo às matrículas automóveis de julho pudesse ser pago até 31 de agosto sem penalidades, tal como indicado numa nota publicada este verão no Portal das Finanças.

“Considerando o diferimento de prazos previsto no art 57-A da LGT, o pagamento do IUC relativo aos veículos com aniversário de matrícula no mês de julho pode ser efetuado até ao dia 31 de agosto, sem quaisquer acréscimos ou penalidades”, lê-se na referida nota.

Excetuando esta situação criada pelas férias fiscais, o IUC – também conhecido como ‘selo do carro’ -, tem de ser pago durante o mês de aniversário da matrícula do veículo, sendo este pagamento da responsabilidade do proprietário, ou seja, da pessoa ou empresa que consta do registo.
Lusa

Coimbra | Comitiva da ESAC esteve em missão em Moçambique

 Uma comitiva da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) deslocou-se a Moçambique para a missão de avaliação intercalar do projeto “Enhancing community and market oriented TVET programmes in agriculture in the northern region of Mozambique through interdisciplinary evidence generating approach with focus on food and nutrition security” – OKP-MOZ-104288, no qual a instituição de ensino superior está envolvida desde a fase de conceção. 

A missão decorreu de 1 a 21 de agosto, nas províncias de Nampula (distritos de Nampula e de Ribáuè) e Niassa (distritos de Lichinga e de Majune), tendo integrado esta comitiva os docentes Daniela Santos, Isabel Dinis e João Noronha.

Em concreto, a missão consistiu em visitas aos Institutos Agrários de Ribáuè, Lichinga e Majune e às respetivas Comunidades de Práticas (CoP), que reúnem as comunidades locais rurais, os professores e profissionais dos institutos de formação agrícola, das faculdades de ciências agrárias da Universidade de Lúrio e da Universidade Católica de Moçambique (UCM). Estas CoP envolvem também estudantes no desenvolvimento e disseminação de conhecimentos baseados nas evidências das práticas aplicadas.

No terreno, a comitiva ficou agradavelmente surpreendida com a qualidade do trabalho que encontrou já implementado, com o nível de compreensão das comunidades em relação aos objetivos do projeto e com a elevada motivação e envolvimento de todos os beneficiários (institutos agrários, universidades e respetivos estudantes). Os momentos partilhados com a equipa do projeto foram cruciais para definir a calendarização e operacionalização do futuro intercâmbio entre docentes, técnicos e estudantes das instituições parceiras, para reforçar a componente formativa e atualizar os seus curricula, bem como para estreitar as relações institucionais na partilha contínua através de projetos que, à semelhança deste, permitam o desenvolvimento da investigação aplicada em agricultura sustentável.

Recorde-se que o projeto é liderado pela Universidade Lúrio (Moçambique) e pela Universidade de Groningen (Holanda) e conta com financiamento da NUFFIC (Dutch Organisation for Internationalisation in Education), no valor de aproximadamente 1 milhão de Euros. Os objetivos do projeto são a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais através do estímulo ao empoderamento e autonomia, gestão sustentável dos recursos de produção, aumento da diversidade e segurança alimentar para melhor qualidade nutricional, culminando com a atualização dos curricula dos estudantes, que deverão passar a integrar programas com as práticas desenvolvidas nas comunidades locais de agricultores destas províncias do norte de Moçambique.

Enquanto entidade parceira, a principal função da ESAC consiste na partilha da sua experiência técnica e científica na área da agricultura com os parceiros moçambicanos, constituindo-se o uso da língua comum aos dois países, o português, uma mais-valia na concretização do projeto.

CONTRATO PARA REINÍCIO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DO RIBEIRO MEIRINHO, EM SB MESSINES, JÁ FOI ASSINADO

O contrato de planeamento para o reinício da elaboração do Plano de Pormenor do Ribeiro Meirinho, em SB Messines, foi recentemente assinado. Este ato resulta da deliberação da Câmara Municipal de Silves, de 21 de junho de 2021, de reiniciar o procedimento de elaboração do referido plano e realiza-se após terminado o seu período de consulta pública preventiva.

Potenciar a promoção do dinamismo económico e a diversificação da base económica local, por via do reforço da oferta de área disponível para a instalação de atividades económicas; aproveitar a oportunidade do contexto económico de retoma, designadamente do seu reflexo na atratividade e dinamismo da área empresarial existente e promover o aproveitamento do potencial locativo do território, rentabilizando e otimizando o investimento efetuado são os principais objetivos deste plano.

Com a assinatura do contrato de planeamento é dado um passo importante na concretização deste projeto de desenvolvimento para todo o concelho.

 

Silves | LARGO DA REPÚBLICA, E ACESSOS, SOFREM INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NO DIA 17 DE SETEMBRO, DAS 18H00 ÀS 23H00


A Câmara Municipal de Silves informa que a circulação de trânsito no Largo da República será interrompido no próximo dia 17 de setembro, entre as 18h00 e as 23h00 (aproximadamente). O corte de trânsito abrange, também, a Rua Miguel Bombarda e a Rua Serpa Pinto (a partir da sua interseção com a Rua Sacadura Cabral) e resulta da necessidade de realização de montagem do espetáculo com Júlio Resende, que irá decorrer no Jardim do Largo da República nessa noite, abrangendo, pela tipologia de evento, o período em que o mesmo irá decorrer.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

19 SET: Marisa Matias em Condeixa - 15h30

No dia 19/9 (domingo), Marisa Matias (Eurodeputada) vai estar, na Praça do Município, em Condeixa, pelas 15h30, para uma sessão pública com Fernando Silva (cabeça de lista do BE à C.M.), Gisela Almeida (cabeça de lista do BE à A.M.) e António Costa (cabeça de lista do BE à U.F.Condeixa). 

ELEIÇÕES AUTARQUICAS | Gestão de crise da pandemia pode altear voto no distrito de Aveiro

 ESTUDO: Impacto da Pandemia nos resultados autárquicos.   Gestão de crise em tempos de pandemia dita resultados das próximas Eleições Autárquicas

·Mais de metade do eleitorado (52%) afirma que a gestão da pandemia afetará o seu voto nas próximas eleições autárquicas

·O impacto de uma boa gestão da crise é superior ao impacto de uma má gestão

·Aveiro, Ponta Delgada e Castelo Branco é onde a gestão da Pandemia é mais valorizada pelos cidadãos no âmbito das Eleições Autárquicas

·Distritos nortenhos de Bragança, Vila Real e Viana do Castelo são onde menos se valoriza a gestão da pandemia por parte dos municípios

 

 

 

 

 

Apenas 20% dos portugueses afirma que a gestão municipal da pandemia não afetará o seu voto nas Eleições Autárquicas de 2021, sendo que 52% afirma que esta gestão terá um impacto direto na sua decisão de voto e 28% não sabe se irá votar ou ainda está indecisa em relação ao impacto da gestão da pandemia por parte da sua Câmara Municipal no seu voto. É entre os mais jovens que o impacto é maior com 58% dos portugueses entre os 18 e os 24 anos a dizer que a primeira ou segunda vez que votam para umas eleições autárquicas será muito influenciada pela forma como os seus líderes locais lidaram com a pandemia. O grupo etário mais avançado (54 ou mais anos) é o que se mostra mais resoluto e menos influenciável pela gestão da pandemia com 40% a afirmar que a gestão local da pandemia não afetará a sua intenção de voto.

 

Apesar deste ser um fenómeno transversal a todo o território nacional, é possível constatar que é nos distritos de Aveiro, Ponta Delgada e Castelo Branco é onde a gestão da Pandemia é mais valorizada pelos cidadãos no âmbito das Eleições Autárquicas, enquanto nos distritos nortenhos de Bragança, Vila Real e Viana do Castelo são onde menos se valoriza esta gestão da pandemia por parte dos municípios. Para além da gestão da pandemia, os munícipes de norte a sul do país, mostram uma voz uníssona em relação as novas prioridades (que não eram tão relevantes antes do aparecimento da Covid-19) que gostariam de ver implementadas nos seus municípios. A primeira prende-se com o acesso a cuidados de saúde de qualidade nos seus municípios, seguindo-se a implementação de programas de segurança e higiene nas escolas e nos postos de trabalho e não massificação dos espaços públicos. Todas as principais prioridades estão relacionadas com a saúde e a segurança sanitária.

 

Quais os aspetos mais valorizados pelos munícipes na pós-pandemia:

 

A coordenação dos serviços municipais e a informação transmitida aos cidadãos é o fator com maior peso nesta classificação. Ainda com elevada importância surge a existência, ou escassez, de apoio aos empresários e instituições locais, e ainda a promoção bem (ou mal) conseguida do município no setor do turismo. Por último, com algumas respostas também a ser contabilizadas, está a promoção do território nos setores financeiro e laboral. De forma geral, a importância da pandemia nestes fatores é distribuída de forma semelhante tanto pela positiva como pela negativa, sendo que é necessário realçar que o impacto de uma boa gestão da crise é superior ao impacto de uma má gestão. Em termos práticos, isto significa que um município que gere bem a pandemia poderá ter benefícios maiores face aos prejuízos que teria se fizesse uma má gestão.

 

Em que se baseiam os portugueses para classificar a gestão de um município como boa ou má?

Segundo “Durante meses, de norte a sul, vimos o nosso território fechado a turistas estrangeiros e grandes limitações aos turistas nacionais, entre os confinamentos impostos, a mobilidade de trabalhadores e estudantes foi muito restrita enquanto muitas empresas e territórios viram a atração de investimento e promoção de exportações passar por um período muito desafiador, muitas vezes incapacitante. Ainda que sejam visíveis progressivas melhorias e novos focos de esperança, é essencial ter em consideração que o futuro não será uma cópia do passado pré-pandemia e que os seus efeitos serão sentidos não só nas indústrias, mas também na personalidade dos públicos-alvo. Novas prioridades, novas exigências e uma necessidade de perseverança, afirmação e modernização marcam uma agenda que começa aos poucos a formar-se nas mentes dos turistas, estudantes, trabalhadores, cidadãos e investidores que procuram num ou mais municípios portugueses o seu próximo destino ou a sua próxima oportunidade”, acrescenta Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting Portugal.


 

Ao longo dos últimos meses a Bloom Consulting realizou diversos estudos para entender a dimensão e os contornos destes impactos, incluindo uma análise baseada nas variáveis do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, na procura documental e em inquéritos a mais de 1.000 perfis-chave nos 18 distritos portugueses, onde foi possível perceber as perceções e opiniões dos cidadãos nacionais não só acerca da gestão da pandemia nos municípios, mas também sobre mudanças de comportamentos, as novas exigências e receios em relação a trabalhar, viver e visitar os 308 municípios portugueses.

 

No próximo sábado, 18 de setembro Bombarda organiza espetáculo medieval em Vila Nova de Outil

O espetáculo “Medievo Nocturnos” vai realizar-se no próximo sábado, dia 18 de setembro, no recinto da antiga Escola Primária de Vila Nova de Outil.

A iniciativa que conta com a organização dos Bombarda – Bónusmedieval – Associação Teatro e Recreação Cultural e com o apoio do Município de Cantanhede, tem prevista na programação um repasto medieval “Manjar dos Deuses” com animação e encerrará com uma apresentação teatral medieval. Em atuação estarão artistas de música medieval, bailadinas, malabaristas com manipulação objetos com e sem fogo, bobos, historiões e domadores de serpentes. Ambas as atividades serão realizadas num espaço totalmente aberto com aproximadamente 2100 m², no recinto da antiga Escola Primária de Vila Nova de Outil, atual sede da Associação.

A participação no evento requer pré-inscrição para reserva de lugar e irá decorrer em moldes adequados ao atual contexto pandémico, garantindo o cumprimento integral de todas as regras de segurança estabelecidas pela Direção Geral da Saúde (DGS). As entradas serão controladas, com o objetivo de limitar o número de pessoas, pelo que apenas podem entrar no espaço do evento pessoas com justificativo de inscrição prévia, que apresentem uma temperatura corporal dita normal (≤ 37ºC) e que desinfete as mãos à entrada.

Recorde-se que esta associação já realiza há vários anos, entre outros, o evento “Vila Nova Medieval”, apresentando-se como o mais marcante evento realizado anualmente pela associação na terra natal. Tendo sido obrigada, em 2020, a fazer um interregno devido à pandemia COVID-19, a Associação está profundamente empenhada em retomar a sua atividade cultural com um evento na data habitual. Esta iniciativa visa assim retomar, de forma previdente e segura, a dinâmica cultural característica da aldeia/associação.

Programa:

17:30 – Cortejo pelas ruas do burgo com animação de rua

19:00 – Abertura do Manjar dos Deuses

22:00 – Espetáculo das Mil e Uma Noites

23:30 – Encerramento

Reunião da Câmara Municipal de Vagos

A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, presencialmente, esta quinta-feira, dia 16 de setembro de 2021, pelas 09h30, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Vagos.


No âmbito das medidas de contenção ao surto de COVID-19, os lugares disponíveis para o público são limitados.

Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:

  • Acordo de colaboração para colocação de recursos humanos afetos aos serviços de apoio à família e ao funcionamento da Escola Básica da Boa Hora no ano letivo 2020/2021 – Proposta de adenda – Retificação
  • Resumo diário da tesouraria
  • Subsídios
  • Isenção e redução de taxas – Comissão de Festas de Ponte de Vagos – Festa de Nossa Senhora da Luz – Ponte de Vagos – Ratificação
  • Contração de empréstimo bancário de Médio e Longo Prazo até ao montante de 690.000,00 € (seiscentos e noventa mil euros) – Requalificação da Zona Industrial de Vagos – Aditamento ao contrato
  • Contração de empréstimo bancário de Médio e Longo Prazo até ao montante de 550.000,00€ (quinhentos e cinquenta mil euros) – Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira – Aditamento ao contrato
  • Contração de empréstimo bancário de Médio e Longo Prazo até ao montante de 1.000.000,00€ (um milhão de euros) – Eixo para a competitividade – Ligação da Zona Industrial de Vagos à A17 – Aquisição de terrenos – Aditamento ao contrato
  • Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira – Repartição de encargos
  • Ação Social Escolar – Auxílios económicos – Educação Pré-escolar – 1º ciclo – 2º e 3º ciclo e Ensino Secundário – Ano letivo 2021/2022 – Listas de classificação dos alunos candidatos ao subsídio escolar
  • Fornecimento continuo de energia elétrica às instalações alimentadas em Média Tensão (MT), Baixa Tensão Especial (BTE), Baixa Tensão Normal (BTN) e Baixa Tensão Normal – Iluminação Pública (BTN-IP) – Autorização de repartição de encargos para os anos económicos 2021 e 2022
  • Fundo para Apoio ao Funcionamento Pedagógico e Administrativo da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico para o ano letivo 2021/2022
  • Apoio Municipal à transição para sistema de cartão escolar pré-pago
  • Pista Ciclável Zona Industrial de Vagos – Centro Escolar da Gafanha da Boa Hora – Praia da Vagueira – E07/2021 – Extinção de procedimento
  • Pista Ciclável Zona Industrial de Vagos – Centro escolar da Gafanha da Boa Hora – Praia da Vagueira – E10/2021 – Início de procedimento
  • Gestão urbanística:  Processo CERT 283/21, OEC 35/21, OEC 90/21, CERT 266/21
  • Intervenção do público

Anadia atribui apoios a associações

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo, no passado dia 1 de setembro, a atribuição de apoios a diversas associações, no valor global de cerca de 16 mil euros.

De acordo com os apoios deliberados, o Grupo Desportivo da Fogueira vai receber uma verba de 3.000,00€, no âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo, destinada a colaborar na intervenção de requalificação das instalações desportivas, designadamente a reconstrução de um muro de vedação do campo de futebol da coletividade.

Ao atleta João Rôlo foi deliberado atribuir um patrocínio financeiro no valor de 5.000,00€, destinado a apoiar a sua participação na prova de motociclismo internacional “África Eco Race 2022” que terá lugar, entre os dias 10 e 28 de março de 2022.

À Federação Portuguesa de Matraquilhos e Futebol de Mesa foi atribuído um valor de 1.936,00€ para apoiar o Campeonato Nacional de Matraquilhos que vai decorrer, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, no Hotel das Termas da Curia, com a participação de cerca de duas centenas de atletas, provenientes de vários pontos do país.

O executivo deliberou ainda a atribuição de 3.000,00€ à Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Vila Nova de Monsarros, para apoiar a execução de trabalhos de beneficiação no edifício da Igreja. Por sua vez, a Associação Recuperar a Aldeia de Torres vai ser apoiada, no âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural, com uma verba de 3.000,00€ para apoiar a realização da Festa do Bunho e do Junco que terá lugar entre os dias 2 e 5 de outubro.