quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Já disponível a nova edição da agenda Aveiro On; CMA quer conhecer melhor os circuitos dos ciclistas; Aveiro Tech City promove Natal STEAM na Casa da Cidadania


I – Já disponível a edição janeiro / fevereiro 2024 da agenda Aveiro On
Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição janeiro / fevereiro da Agenda Aveiro On, que partilha os principais eventos e iniciativas nas áreas culturais, sociais, reacreativas e de lazer no Município de Aveiro.


II – Câmara de Aveiro quer conhecer melhor os circuitos dos ciclistas para melhorar a segurança e a qualidade dos trajetos
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em parceria com as associações locais NBICLA - Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Ciclaveiro e Cicloeixo, sensibiliza a comunidade Aveirense para a utilização de equipamento de iluminação nas suas bicicletas para garantir a sua segurança.
Até ao próximo dia 31 de dezembro, a CMA e as referidas associações, vão distribuir 60 luzes de bicicleta, com sensores incorporados, que permitem detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito e, com isso, aumentar a luminosidade e o ritmo da intermitência. Estes equipamentos permitem ainda gerir o nível de luz consoante o período do dia e o nível de bateria e com um raio de visibilidade até 1,5 quilómetros de distância.
Por outro lado, os sensores permitem recolher vários tipos de dados que apoiarão a Câmara de Aveiro, a analisar quais os trajetos mais usados pelos utilizadores de bicicletas e a receber informação sobre as condições do asfalto, da infraestrutura urbana e dos potenciais perigos para os ciclistas, com o objetivo de agir de acordo com a necessidade.
Esta iniciativa é dirigida a qualquer pessoa a partir dos 16 anos, com bicicleta própria e smartphone com dados móveis para utilizar a aplicação “See.Sense Ace Rear”.
As inscrições decorrem até 31 de dezembro de 2023 através do preenchimento do formulário disponível aqui<https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczP5VkCoI4gpj-dIa8VImB2hjv0nMfTVr0mxt2lw2FfCc4yA/viewform>. Os candidatos selecionados serão informados sobre os procedimentos de recolha dos equipamentos numa das três associações parceiras que deverá ocorrer até 13 de janeiro de 2024 (sábado).
A aquisição do equipamento tem um custo simbólico de 5,00€ que reverte na sua totalidade para a associação onde o equipamento seja levantado. Podem ser obtidas mais informações pelo email: aveirotechcity@cm-aveiro.pt<mailto:aveirotechcity@cm-aveiro.pt>.

III – Aveiro Tech City promove um Natal STEAM
na Casa Municipal da Cidadania
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do eixo “Educação” da iniciativa Aveiro Tech City, pretende promover e estimular o desenvolvimento de competências nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), abrangendo um maior número de crianças e jovens do Município.
Neste sentido serão desenvolvidas várias atividades destinadas a crianças e jovens que terão lugar, nas duas últimas semanas de dezembro (interrupção letiva) na Casa Municipal da Cidadania para contribuir para o enriquecimento e aquisição de conhecimentos, a ocupação saudável dos tempos livres e o desenvolvimento de competências sociais.
Podem ser obtidas mais informações e efetuadas as inscrições no site<https://www.cm-aveiro.pt/servicos/cidadania/tardes-steam-na-casa> da Câmara Municipal de Aveiro.
Para crianças dos 7 aos 12 anos, e na vertente da Educação Steam, são apresentadas três propostas, sempre das 14h00 às 18h00 e com limite (em cada atividade) de 16 participantes.
A 21 de dezembro terá lugar “TECHLAB – Impressão 3D e Ozobots” para proporcionar o contacto com o recurso “Impressão 3D” (contextualização, modelagem e impressão) e com os mini robots “Ozobots” (conceitos e desafios em equipa através da construção de trajetos e cenários, histórias e narrativas).
No dia seguinte, 22, “Lego Wedo e Mbot” será a proposta com o contacto com a ferramenta pedagógica “Lego Wedo” (contextualização e construção de modelos) e com os robots “Mbot” (contextualização e interação).
Já no dia 27, “Rabiscadores e UBBU” será a última atividade que irá permitir o contacto com o recurso “Rabiscadores” (contextualização e construção) e com a plataforma de programação em blocos “UBBU” (conceitos e desafios promotores do raciocínio lógico).
Para os mais velhos, dos 13 aos 16 anos, também das 14h00 às 18h00 e limitadas a 12 participantes cada atividade, serão organizados dois workshops: no dia 28 de dezembro será o Workshop de Música Digital para introdução à música digital e fundamentos musicais básicos. A tecnologia na música, exploração de software de produção e experimentação prática por parte dos participantes.
No dia seguinte, dia 29, terá lugar o Workshop de Audiovisual com a introdução aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica - imagem, som, palavra, tempo, movimento, pelo que os participantes serão convidados a criar as suas próprias narrativas (cine)fotográficas, que ganharão vida numa espécie de slide show.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

MUNICÍPIO DE SILVES CONCEDE TARIFAS ESPECIAIS E SOCIAIS NO ÂMBITO DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

 Novo tarifário entra em vigor a 01 de janeiro de 2024
O Município de Silves informa que entra em vigor no próximo dia 1 de janeiro de 2024 o novo tarifário para os Serviços de Abastecimento de Água, Saneamento de Águas Residuais e Resíduos Urbanos. No novo tarifário continuam a estar contempladas tarifas especiais para famílias numerosas e tarifas sociais para consumidores domésticos com baixos rendimentos.
Adicionalmente, há a salientar que, como forma de incentivo e benefício dos Munícipes aderentes às boas práticas ambientais, foram criados tarifários especiais, com uma redução de 30% na tarifa fixa do serviço de resíduos urbanos, destinados a utilizadores Domésticos aderentes à Compostagem Doméstica e utilizadores Não-Domésticos aderentes à Recolha de Bio resíduos.
As “Normas de aplicação de tarifários especiais do Município de Silves” poderão ser consultadas em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/283/tarifario.aspx. O telefone 282 440 831 e o email sasocial@cm-silves.pt são os contactos dos Serviços de Ação Social do Município de Silves disponíveis para o esclarecimento de informações adicionais.
 
» conheça aqui o novo tarifário para os Serviços de Abastecimento de Água, Saneamento de Águas Residuais e Resíduos Urbanos.2024

Abordagem de sustentabilidade através da redução do desperdício alimentar. Centro de Biotecnologia e Química Fina integra projeto europeu que procura contribuir para reduzir a degradação dos alimentos e o desperdício alimentar

 Estima-se que 20% dos alimentos produzidos na União Europeia para consumo humano são atualmente perdidos ou desperdiçados. Em paralelo, o fabrico, a transformação, a venda a retalho, a embalagem e o transporte destes alimentos contribuem de forma significativa para as emissões de gases com efeito de estufa, bem como para a poluição do ar, do solo e da água e para a pressão sobre a utilização dos solos. É com base nestas premissas que nasce o novo projeto europeu de investigação “Orchestrating Food System Microbiomes to Minimize Food Waste”, do qual faz parte o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. No total são 18 parceiros, públicos e privados, de nove países europeus.
O Centro de Biotecnologia e Química Fina participará ativamente em todas as tarefas do projeto, mas o maior input será no estudo de culturas microbianas para substituir conservantes químicos sintéticos e no desenvolvimento de novas soluções de embalagem, grupo de trabalho que será coordenado por nós,” explica Paula Teixeira, investigadora principal do projeto em Portugal e membro do Centro de Biotecnologia e Química Fina.
 
Ao longo do projeto, os investigadores vão basear-se em cinco abordagens pelo seu potencial contributo para melhorar a sustentabilidade no processamento alimentar, aumentar o prazo de validade dos alimentos e reduzir o desperdício alimentar com base na monitorização e “orquestração” de microbiomas de alimentos e de ambientes de processamento alimentar. Assim, o projeto procurará desenvolver modelos de análise preditiva que incorporam informações do microbioma para prever o tempo de vida útil; indicadores de tempo-temperatura (TTIs), sensores e rótulos inteligentes para rotulagem dinâmica do prazo de validade;  métodos de deteção rápida de indicadores de degradação microbiana dos alimentos; sistemas de utilização de culturas microbianas para substituir conservantes químicos sintéticos e aumentar o tempo de vida útil e a segurança de alimentos e novas soluções de embalagem que visam prevenir ou reduzir a deterioração de alimentos permitindo o aumento dos prazos de validade. A tarefa ligada ao desenvolvimento de embalagem será coordenada pelo Laboratório de Embalagem do CINATE, e visa a aplicação de materiais com barreira a gases “tailor-made” e embalagens com revestimentos ativos antimicrobianos.
 
O “Microorc - Orchestrating Food System Microbiomes to Minimize Food Waste” procura contribuir para reduzir a degradação dos alimentos e consequentemente o desperdício alimentar. Para o efeito “serão desenvolvidas no âmbito deste projeto soluções sustentáveis - tecnologias, serviços, ferramentas, políticas e práticas - baseadas na monitorização, utilização e modulação dos microbiomas nos alimentos e ao longo da cadeia de transformação alimentar,” refere.
 
Financiado pela Comissão Europeia através do Programa HORIZON*, o projeto MICROORC agrupa um consórcio de 18 parceiros de 9 países europeus, incluindo a participação de empresas globais e Pequenas e Médias Empresas (PME) de tecnologia como a Vizelpas - Comércio de Artigos Plásticos Limitada (Portugal), Christian Hansen (Dinamarca) e bioMérieux SA (França); produtores e associações do sector alimentar como a Lusiaves-Indústria e Comércio Agro-alimentar SA (Portugal) e Primor Charcutaria Prima AS (Portugal); Instituições de Investigação em ciências naturais e tecnologia e ciências sociais como é o caso da Nofima SA (Noruega) e a ESB-Universidade Católica Portuguesa (Portugal); e um parceiro com conhecimento especializado em disseminação, inovação e atividades de exploração a CiaoTech S.r.l (Itália). O projeto teve início em novembro de 2023 e termina em outubro de 2027.

Fernanda Teixeira