quinta-feira, 27 de junho de 2019

Algarve | Altice assume parcerias com as câmaras de Faro e Olhão

A Altice Portugal assume amanhã, quinta-feira, parcerias com as câmaras de Olhão e Faro. Para o efeito, o presidente executivo da empresa e o administrador com o pelouro do Segmento Empresarial, João Sousa, deslocam-se à região, para assinar os respetivos protocolos.No âmbito do projeto de reabilitação de cabines telefónicas antigas, a Câmara Municipal de Faro e a Altice Portugal, através da Fundação Altice, vão inaugurar uma cabine de leitura.
A empresa também vai assumir uma parceria com o Festival F, que decorre de 5 a 7 de setembro em Faro. A empresa de telecomunicações será, pela primeira vez, patrocinadora e parceira tecnológica do festival, que conta já com quatro edições. 
Em Olhão vai ser assinado um protocolo ao nível da Digitalização do Processo Letivo que, de acordo com comunicado da empresa, “tem como objetivo colocar a tecnologia e inovação ao serviço da população escolar do Município.”

sUL | Bandeiras azuis hasteadas em praias do concelho de Loulé

Quinta do Lago, Ancão, Garrão Nascente, Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Almargem, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura são as 10 praias do Concelho de Loulé que, na presente época balnear, voltam a receber os galardões que atestam a sua qualidade nas diferentes vertentes.
A cerimónia de hastear das Bandeiras “Azul”, “Qualidade de Ouro”, “Praia Acessível” e “ColorADD” decorreu esta terça-feira, 25 de junho.
Com o objetivo de garantir um Município ainda mais inclusivo e acessível por todas as pessoas que vivem ou visitam Loulé, foi hasteada a Bandeira “ColorADD”, código universal de cores para daltónicos, que consiste num sistema pioneiro e transversal que permite a mais de 350 milhões de Pessoas Daltónicas em todo Mundo identificar as cores. 
A Campanha Bandeira Azul conta com um espaço de apoio – o Centro Azul, sede do Programa Bandeira Azul, aberto ao público entre junho e setembro – de segunda a domingo, com a disponibilidade de três técnicos/animadores que acompanham e dinamizam atividades, prestam informações, sensibilizam e consciencializam os cidadãos para a importância de preservar e promover as zonas balneares.

ALGARVE | Edição deste ano do Festival F com novidades

A sexta edição do Festival F vai decorrer nos dias 5, 6 e 7 de setembro e este ano traz novidades em termos de reforço de parcerias e de experiências.Em 2019 a Altice assume-se como parceiro estratégico reforçando a sua presença no Festival (após uma primeira experiência, mais discreta, em 2017). Para esta edição ficam asseguradas por parte da Altice todas as soluções de Wi-fi e comunicações no recinto do Festival para o público e asseguram ainda disponibilização de soluções tecnológicas inerentes ao funcionamento do próprio evento. 
A par destas soluções a Altice vai ainda proporcionar experiências e ativações tecnológicas para os festivaleiros e clientes.
Uma outra novidade para esta edição é a criação de um novo ‘palco’ que assume literalmente a Ria Formosa como cenário. O ‘palco’ é um barco com capacidade para 150 pessoas, que, ao fim de cada tarde, podem assistir a um concerto.
A organização, que é assegurada pela Câmara de Faro, diz em comunicado que, nesta edição, “vamos também dar resposta a uma reivindicação por parte do público das edições anteriores criando, pela primeira vez, uma área de glamping no Centro Náutico da Praia de Faro. Quem pretender usufruir desta oferta diferenciada e única terá acesso ao festival durante os três dias ficando igualmente assegurada uma ligação de ida e uma de regresso entre o Centro Náutico e o Festival através de barco.”

Oeste | Ilhas Ecológicas na Marinha Grande


O projeto Ilhas Ecológicas vai ser apresentado publicamente pela Câmara Municipal e pela Valorlis, no dia 4 de julho (quinta-feira), pelas 18h30 no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande. A entrada é livre.

O projeto Ilhas Ecológicas - recolha seletiva de proximidade é um projeto piloto a ser implementado em algumas zonas do concelho da Marinha Grande e prevê a colocação de 200 contentores de 1000l para separação dos resíduos recicláveis pela população. 

Este projeto, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar as quantidades de resíduos recolhidos seletivamente.  

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Valorlis continuam a promover iniciativas de sensibilização junto da comunidade, de modo a garantir um adequado funcionamento do sistema de gestão de resíduos urbanos no concelho.

Músicas do mundo: o Festim chega a Estarreja


“São outros ritmos, sons e vida de talentosos “músicos do mundo” que nos chegam em julho ao nosso Cine-Teatro, neste Festival que é já uma marca cultural da região”, Diamantino Sabina.

De Cuba à Polónia, dos sons das cordas aos ilusionistas da voz, a 11 .ª edição do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo leva ao palco do Cine-Teatro de Estarreja “Volosi” e “Vocal Sampling”.

O Festim já toca na região de Aveiro e o primeiro concerto em Estarreja é uma estreia absoluta em Portugal e está agendado para o dia 5 de julho, sexta-feira, às 22h. O quinteto de cordas “Volosi” vem da Polónia para mostrar o quão é exímio no repertório tradicional de melodias e danças dos Cárpatos polacos, em arranjos iluminados pela escola clássica e pelo jazz, com influências da improvisação, da música erudita e do rock. Uma combinação irresistível, universalmente aclamada, conquistando públicos de grandes festivais e de prestigiadas salas de concertos de todo o mundo. Estes polacos ultrapassam os limites das suas cordas de forma absolutamente criativa e emocionante. Uma vez ouvidos, jamais serão esquecidos. Vêm para partir as cordas todas!

Soa como uma orquestra completa com guitarras, bateria, sopros e muito mais, mas na verdade este som único é criado pelas vozes “a capella” de seis músicos cubanos com influências fortes da música tradicional cubana, e ainda da salsa moderna, do jazz e do rock. Exuberante e cheio de cor será o espetáculo dos “Vocal Sampling” no dia 12 de julho, às 22h. Estes ilusionistas da voz, que transformam as cordas vocais em instrumentos musicais, prometem um concerto tão potente como qualquer orquestra.

Estruturado numa programação em rede entre as autarquias de Estarreja, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Oliveira do Bairro e Oliveira de Azeméis, esta concertação intermunicipal tem em vista uma oferta cultural de referência, com benefícios locais associados à projeção exterior de cada um dos Municípios envolvidos, através de uma estratégia de programação em rede que, além de representar oportunidades culturais com custos partilhados, potencia a captação e desenvolvimento de públicos culturais às escalas local, regional e nacional. Este festival é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural e representa uma mais-valia em termos de oferta artística, qualificação de públicos e aproximação de culturas.

Estarreja associa-se ao Festim desde a primeira edição. Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, “será mais um ano de uma programação de qualidade, que nos orgulha e faz com que, desde da primeira hora, embarcássemos nesta viagem pelo mundo, com a d’Orfeu.”

Este ano, o Festival decorre de 19 de junho a 25 de julho, e as músicas do mundo podem ser ouvidas nos seis Municípios parceiros. O Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo é o único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals” e conquistou, pela terceira vez, o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe.


Oeste | “Histórias ao Luar” regressam em Julho


Resultado de imagem para Marinha Grande
A iniciativa “Histórias ao Luar” regressa em julho para a 6ª edição de leitura de contos para animar as noites de sexta-feira, durante o verão, na Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, e no Parque da Cerca, na Marinha Grande, e cuja participação é gratuita.
Trata-se de um projeto organizado pela Associação Casa d’Árvore – ABCNatur, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e da SPM PROTUR - Associação para a Promoção do Turismo em São Pedro de Moel, que visa criar um ambiente social favorável à promoção do livro e da leitura para as crianças / jovens (um dos objetivos do Plano Nacional de Leitura) e fomentar o convívio familiar.

No mês de julho, as “Histórias ao Luar” decorrem nos seguintes dias:

05 de julho . 21h30 . Parque da Cerca (Anfiteatro)
12 de julho . 21h30 . Praça Afonso Lopes Vieira
19 de julho . 21h30 . Parque da Cerca (Anfiteatro)
26 de julho . 21h30 . Praça Afonso Lopes Vieira.

Oeste | 2 de Julho: apresentação da Candidatura das Caldas da Rainha à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Apresentação da Candidatura das Caldas da Rainha à Rede de Cidades Criativas da Unesco
   Resultado de imagem para Caldas da Rainha
Já foi submetida a candidatura das Caldas da Rainha à rede de cidades criativas da Unesco, uma proposta que tem por base a cerâmica das Caldas, e que quer valorizar, e ver reconhecida mundialmente, a sua história e a actividade ímpar da produção artística e artesanal.

Para falar desta candidatura estarão presentes os seus responsáveis, nomeadamente o comissário da Molda, João Bonifácio Serra, a professora Luisa Arroz, o director da ESAD e o presidente do Município, Tinta Ferreira.

A preparação desta candidatura implicou o desenvolvimento de várias iniciativas, parcerias e investigação científica, histórica e sociológica.
A trabalhar nessa questão esteve, desde 2015,uma equipa da ESAD, resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e ainda a Associação Património Histórico (PH).

A cooperação visou, como referido, a implementação de diversas acções que conduziram ao Projecto “Caldas, Cidade Cerâmica” com o objectivo promover o conhecimento e a repercussão externa das actividades centradas na cerâmica, realizadas nas Caldas e na região, envolvendo diversos tipos e dimensões da produção industrial, artesanal, utilitária, decorativa e artística.

A Rede de Cidades Criativas foi criada pela Unesco em 2004 e procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram a criatividade como um factor estratégico de desenvolvimento sustentável.

Para a autarquia este processo representa a “recuperação e afirmação das origens da cidade, quer pelas águas - por se tratar de uma cidade termal - quer pelo barro”, os seus elementos identitários, e nos quais Caldas da Rainha quer apostar como factores diferenciadores no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED).

DESPORTO | Fernando Pimenta conquista medalha de prata de K1 5.000 metros

Resultado de imagem para Fernando Pimenta conquista medalha de prata de K1 5.000 metros
Maisfutebol - IOL
E vão 12 medalhas para Portugal nos II Jogos Europeus, em Minsk. Para o canoísta, é a segunda medalha de prata.
Fernando Pimenta conquistou, esta quinta-feira, a medalha de prata de K1 5.000 metros de canoagem nos II Jogos Europeus de Minsk, na Bielorrússia.
O canoísta português esteve sempre no grupo dos três primeiros e, na última volta, atacou e passou para a frente. No entanto, na reta final, deixou-se ultrapassar pelo húngaro Balint Kopasz, que conquistou o ouro. Em terceiro, com o bronze, ficou o alemão Max Hoff.
Fernando Pimenta completou os cinco quilómetros do percurso de K1 em 21:46.554 minutos, tendo ficado a 1.299 segundos de Kopasz, que também já relegara o português à prata na final de K1 1.000 metros.
Esta é a sexta medalha de prata para Portugal em Minsk e a 11.ª, no geral.
A seleção portuguesa soma 12 medalhas em Minsk, com duas de ouro, Carlos Nascimento, nos 100 metros, e Fu Yu, no ténis de mesa, e seis de prata, alcançadas por: equipa de judo na prova mista, Nelson Oliveira no contrarrelógio de ciclismo, ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, em combinado e no exercício dinâmico, e Fernando Pimenta em K1 1000 e 5000 de canoagem.
Na prova de equilíbrio, as ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), pela estafeta mista dos 4x400 metros e por Diogo Ganchinho nos trampolins.
Lusa

Mundo | Tunísia: Um morto e vários feridos em ataques bombistas que tinham como alvo a polícia

Resultado de imagem para Tunísia: Um morto e vários feridos em ataques bombistas que tinham como alvo a polícia
R7
Dois ataques bombistas esta quinta-feira em Tunes, na Tunísia, fizeram vários feridos e uma vítima mortal. O alvo de ambos os ataques foi a polícia.
Esta quinta-feira um bombista suicida fez-se explodir na rua Charles de Gaulle em Tunes, capital da Tunísia, junto a um carro da polícia. Um agente da autoridade acabou por morrer e outro ficou ferido, assim como três civis.
Por depois, um segundo bombista fez-se explodir junto a uma esquadra no distrito de Qarjani, também na capital, ferindo pelo menos quatro pessoas.
O balanço de mortos e feridos em ambos os ataques foi transmitido pelo ministro do Interior da Tunísia.
Não se sabe, até ao momento, quem poderá estar por detrás deste ataque.
A Tunísia tem vindo a combater milícias que operam em áreas remotas junto à fronteira com a Argélia desde que uma revolta derrubou o líder Zine Abidine Ben Ali, em 2011.
Em outubro do ano passado, uma mulher fez-se explodir no centro da capital ferindo 15 pessoas, incluindo 10 polícias.
Dezenas de pessoas morreram em ataques em 2015, o que deixou o país em estado de emergência, incluindo dois turistas — um num museu em Tunis e outro na praia de Sousse. Um terceiro ataque visando a guarda presidencial matou 12 pessoas na capital. À data, o autoproclamado Estado Islâmico reivindicou os ataques.
Lusa
Foto: Fethi Belaid / AFP

Évora | Câmara liberta-se do PAEL


O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, assinou hoje os 2 contratos de empréstimos, com a Caixa de Crédito Agrícola e com o BPI, que permitirão substituir a dívida ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) que vinha de 2013.

Com este ato, o Município pode agora pagar integralmente o empréstimo do PAEL e libertar-se das imposições a que tem estado sujeito como, por exemplo, ser obrigado a praticar os valores máximos de impostos e taxas. O Município recupera, assim, autonomia de decisão num conjunto de áreas financeiras.

Recorde-se que, não obstante as insistentes propostas da Câmara de Évora para renegociar o PAEL, isso não foi possível no anterior mandato. Em 2018, o contrato previa essa negociação, mas a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) informou não dispor de legislação ou normativo que a permitisse. Já em 2016, a Câmara Municipal tinha aprovado um Plano de Saneamento Financeiro (PSF) que tornava desnecessário o PAEL e permitiria reduzir ou mesmo eliminar as cláusulas mais penalizantes do PAEL, quer para o Município quer para a população, instituições e empresas do Concelho.



Mas, apesar da aplicação do PSF, o PAEL continua em vigor e a Câmara pretendia substituí-lo, ultrapassando a coexistência de dois planos contraditórios para o mesmo objecto, algo que propôs à DGAL. Na falta de resposta deste organismo à negociação prevista, a autarquia procurou então viabilizar alternativas para afastar as principais imposições do PAEL, que agora ganham forma após a assinatura destes contratos de empréstimos.

Oeste | CALDAS INAUGURA CAMPO DE BASKETART AMANHÃ

QUANDO O BASQUETEBOL E A ARTE PARTILHAM O CAMPO PARA LEVAR A MODALIDADE MAIS LONGE

Caldas inaugura amanhã, sexta-feira, 28 de Junho, pelas 18H45, o primeiro parque da Rede Nacional de 3x3 Basketart, que ficará localizado no Parque Desportivo Domingos Del Rio, Junto ao Pavilhão Rainha D. Leonor.
O 3x3 BASKETART é uma iniciativa desenvolvida pela Federação Portuguesa de Basquetebol no quadro do seu Programa Nacional de Promoção da modalidade.
O objectivo é desafiar todos os Municípios do País a constituir-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol, numa variante do jogo mais simples, estimulando desta forma a adesão e participação de todos.

Modalidade Olímpica em 2020
O 3x3 começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA e será modalidade olímpica já em 2020.
Como forma de potenciar a atractividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, a ideia é que se desenvolva num cenário exterior e urbano, decorado com uma estética de street art (por ex. com pinturas em graffiti).
Com capacidade para se ajustar às especificidades próprias de cada região ou Município, pretende afirmar-se como um dos pilares essenciais da afirmação e sustentabilidade do Basquetebol no quadriénio 2018-2022.

Porquê 3x3?
Porque há regiões do país que pelas suas dimensões, características e gostos têm ainda uma relação distante com o basquetebol, quer pela escassez da sua população mais jovem, quer pela dificuldade em criar e manter a pratica convencional da modalidade no seio dos seus clubes.
O 3x3 é um jogo mais simples, que exige menos atletas e reclama menos recursos (desde logo porque é jogado em recintos descobertos – sem necessidade de pavilhões, pisos e balneários dispendiosos) podendo ser praticado em qualquer região, com um mínimo de participantes. Razão pela qual tem hoje mais de 200 milhões de praticantes no mundo e é considerado como o desporto de rua mais jogado do Planeta.
Com o carimbo FIBA (Federação Internacional de Basquetebol – associação que organiza e regula o basquetebol a nível mundial), o Basquetebol na vertente de 3x3 vai tornar-se modalidade olímpica já em 2020, durante os Jogos Olímpicos de Tokyo – pelo que é objectivo da Federação Portuguesa de Basquetebol acompanhar o natural aumento de expressão no mundo desta vertente ligada ao basquetebol ‘tradicional’, criando condições para o aparecimento, de novos talentos e protagonistas em qualquer região do país, mesmo - ou sobretudo - naquelas em que o basquetebol tem tido alguma dificuldade em afirmar-se.
O objectivo que sustenta esta iniciativa é que Portugal possa vir a integrar a elite do ranking mundial de países e estar preparado para receber eventos nacionais e internacionais na Rede Nacional de Campos 3x3BasketArt que se pretende criar.
Neste âmbito, Caldas da Rainha marca pontos como um dos primeiros municípios a integrar esta Rede!

FEIRA DE SÃO MATEUS REINVENTA-SE E REGRESSA EM 2019 MAIS ATRATIVA DO QUE NUNCA

Resultado de imagem para FEIRA DE SÃO MATEUS REINVENTA-SE E REGRESSA EM 2019 MAIS ATRATIVA DO QUE NUNCA
Feira dos Reencontros de Viseu abre portas a 8 de agosto com cartaz imperdível, mais internacional e intergeracional. São ainda destaques as novas esplanadas dos pavilhões das farturas, uma nova Roda Gigante, os primeiros Noivos de São Mateus, 90 stands novos em folha, redução continuada do plástico e um projeto de luz decorativa original que homenageia o tema da gastronomia beirã. Estudo económico revela que em 2018 impacto económico quase duplicou face a 2015

O Campo de Viriato está a preparar-se para receber o grande evento de verão de Viseu e a maior e mais importante feira popular do país.
A Feira de São Mateus celebra, em 2019, a sua 627ª edição, trazendo o melhor do seu legado histórico e cultural e reinventado-se mais uma vez, na senda do projeto de revitalização e modernização desenvolvido pelo Município e VISEU MARCA, desde 2016.
Entre 8 de agosto e 15 de setembro, há 39 dias de programação imperdível.
O fim-de-semana de abertura promete conquistar muito público: Carolina Deslandes pisa o palco Santander a 9 de agosto, sexta-feira, e Mariza a 10 de Agosto, sábado. Na noite de inauguração, quinta-feira, o palco é dos viseenses Mara Pedro e o “O Galo Cant’às Duas”, depois do espetáculo de fogo-de-artifício e fogo-preso. Domingo, 11 de Agosto, é noite do “Festival Internacional de Folclore” e a 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, Bárbara Bandeira é a estrela no firmamento da Feira, dias de entrada gratuita.
Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz de 2019 do certame. A pré-venda de bilheteira para estes espetáculos registou números inéditos, superando expetativas com centenas de ingressos já vendidos.
Aos nomes internacionais juntam-se grandes estrelas nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas míticas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.
A programação resulta num “mix” de tendências, estilos e gostos a pensar nos vários públicos, ao longo de 39 dias. Desses apenas 15 são de entrada paga. A pensar especialmente nas famílias, mantêm-se em 2019 os 6 domingos francos de “feirar por mais”.
Na esfera das grandes tradições da Feira de São Mateus, para além do regresso do Concurso e Desfile dos Vestidos de Chita, a VISEU MARCA propõe a regeneração de outra memória do certame: o Concurso de Fotografia. Em agosto, os participantes serão desafiados a captar, através das suas lentes, o melhor da Guardiã das Feiras Populares. Os trabalhos serão, depois, expostos no recinto.
A programação conta ainda com os grandes talentos da região nas quatro Noites de Viseu (Pedro Cruz, Ary, Coro VOX VISIO e Desfile de Trajes), concertos de “Talentos FNAC”, grandes tradições (Dia de Viriato, Gincanas, Concurso de Vestidos de Chita, Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos e Carnaval de Ovar), noites indie com os Cassete Pirata, entre outros. Algumas delas, em domingos francos de entrada gratuita!
A 15 de agosto é dia de casamento na Feira de São Mateus. Os primeiros “Noivos de São Mateus”, os jovens Natércia e Rodrigo, têm festa garantida no recinto do certame.
Depois da conquista do emblemático Bairro da Restauração da Feira, em 2019 chega uma nova arquitetura nas esplanadas dos pavilhões das farturas. Será a grande novidade dos espaços em 2019. Novo mobiliário, estruturas de sombreamento e floreiras compõem a nova face desta artéria central do recinto que faz justiça à sua importância no certame.
E porque feirar é também diversões, no topo das novidades encontra-se a instalação de uma nova Roda Gigante no espaço dos divertimentos, com o dobro da altura da anterior: 30 metros. A instalar em frente ao Multiusos, será uma nova atração familiar.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, sublinhou o esforço continuado do Município na qualificação do Campo de Viriato, na sua modernização e segurança.
“Também em 2019 esse objetivo conhece novos avanços, com a conclusão da requalificação da Rua Padre Costa e da Porta do Sol Posto. São 150 mil euros de investimento, numa requalificação urbana que favorece os peões em detrimento do automóvel, melhora o ambiente urbano, a iluminação e o conforto do público, e renova todas as infraestruturas da via”.
Almeida Henriques apresentou em primeira mão os dados preliminares do estudo económico realizado ao certame de 2018, destancado a evolução relativa ao impacto económico e social do certame.
A Feira de São Mateus não é só um evento, ainda que seja o maior e o mais importante da região. É também economia e emprego. Os dados do estudo independente que o Município encomendou atestam que o volume de negócios total gerado pelo certame quase duplicou face a 2014. Ascende a 82,1 milhões de euros. Pode dizer-se ainda que a Feira é responsável pela criação de 270 empregos na economia do concelho, o que representa um crescimento de 37% relativamente a 2014.”
Por seu lado, o Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura do Município, Jorge Sobrado, destacou o crescimento de públicos alcançado, o reforço da atratividade nacional e internacional, e o recorde de notoriedade e reputação do certame.
“Desde 2015 a Feira registou um crescimento de 40% em número de visitantes e de mais de 35% em número de entradas. São hoje quase 400 mil visitantes únicos e 1 milhão e 150 mil entradas”, sublinhou.
Sobre a proveniência dos visitantes, Jorge Sobrado é taxativo: “ela é cada vez mais nacional e internacional. Há visitantes estrangeiros com origem em 24 países, isto é, mais 60% que em 2015. Os visitantes nacionais em 2018 vieram de 218 municípios, cerca de 70% do total, com especial significado nas região do Norte e Lisboa. Os impactos turísticos são evidentes: entre 2015 e 2018, a pernoita dos visitantes teve um aumento de 23%.”
Também por isto, em 2019, uma parceria entre VISEU MARCA, Rede Expressos e a GETBUS promove durante o verão a ligação direta, por rodovia, entre o Aeroporto do Porto, a Cidade Invicta e Viseu. “Uma viagem entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Viseu custará 14,70 EUR”, explicou o gestor do certame.
Em 2019, a VISEU MARCA dá um passo ainda maior no domínio da sustentabilidade ambiental. “Será a feira popular mais verde do país”, assinala o Gestor. Depois de em 2018 ter abolido mais de 260 mil copos de plástico descartáveis com a utilização do copo reutilizável, em 2019 a Feira de São Mateus estingue a utilização de pratos, talheres ou palhinhas descartáveis. “Serão eliminadas mais de 100 mil palhinhas de plástico e de 100 mil pratos e talheres”, realça.
Cara lavada terão, também, 90 stands dos expositores. Estruturas “novas em folha”, em madeira, serão instalados no recinto, de acordo com um projeto desenvolvido pela VISEU MARCA, contribuindo para um ambiente mais qualificado e apelativo, com melhores condições de trabalho, segurança e higiene.
Em 2019, a Feira celebra ainda “Viseu, Destino Nacional de Gastronomia”. Pela primeira vez, os visitantes poderão provar três dos melhores sabores regionais na sobremesa oficial da Feira de São Mateus: as tílias do Rossio, as avelãs de Viseu e a maçã Bravo-de-Esmolfe. O doce, criado pelo Chef Diogo Rocha, é produzido pela Nutriva e estará disponível no Bairro da Restauração.
A gastronomia beirã é também homenageada no projeto de iluminação decorativa do evento. Os míticos pórticos de luz, presentes nas quatro entradas do recinto, serão alusivos a ícones da gastronomia da região, nomeadamente a maçã bravo esmolfe.                                                                                                                                           
Na Praça de Viriato, o “meeting point” e zona “lounge” predileta do certame, o Palco Farmácia Viriato irá animar os finais de tarde no Campo de Viriato, com atividades para toda a família, ações de promoção e atuações de grupos da região.  
Nesta noite da apresentação foi, ainda, divulgada a nova mascote da Feira de São Mateus e da cidade de Viseu: a Fisca e a sua companheira Maria Tata. Estas viajantes do passado irão percorrer o recinto em agosto e setembro, interagir com os visitantes, contar histórias e reviver memórias da história da Feira.
No total, são mais de 130 as propostas de eventos e realizações da Feira de São Mateus em 2019, no ano em que se celebram 627 edições da feira popular histórica de referência da região e no panorama cultural do país.
Para a Presidente da Direção da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes, “a Feira de São Mateus está mais moderna do que nunca, muito competitiva e cumpre rácios de sustentabilidade crescente. Mais do que uma feira histórica, somos hoje um evento que se soube reinventar e que rejuvenesceu para se tornar num evento de referência”, sublinha.
A dirigente chamou ainda a atenção para “o rigor e o profissionamismo crescente da gestão do certame e a importância dos seus resultados na performance económica positiva da Associação e para a sua capacidade de investir no marketing territorial de Viseu”.
Por três anos consecutivos, o “número mágico” de 1 milhão de entradas marcou a história do grande evento de Viseu. Este ano, a meta mantém-se.
Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).
A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, JS Clínica Médica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento.
O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.


Há falta de profissionais no setor da Construção Civil

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) está a abrir inscrições e a reforçar o número de formações para responder à “elevada procura” das empresas.
Rui Valente, diretor do CICCOPN, afirma que “dada a recuperação do setor da Construção, se houvesse mais formandos em cursos técnicos (Condução de Obra, Medições e Orçamentos, por exemplo), eles seriam facilmente absorvidos pelas empresas, dada a escassez de mão-de-obra qualificada disponível nessas áreas”.
O setor da Construção Civil e da Reabilitação Urbana apresenta uma elevada importância, estando a viver um período de crescimento. Estima-se que faltem milhares de operários de construção civil em Portugal, sendo que em 2018 era apontada a existência de mais de 60 mil vagas por preencher.
Rui Valente, prossegue, afirmando ainda que “ao concluir um ciclo do ensino profissional, alguns formandos optam por seguir para o ensino superior, enquanto outros seguem para o mercado de trabalho. Estes últimos, dado que algumas áreas têm uma grande oferta de emprego, beneficiam de uma rápida integração nas empresas”.
O Diretor do CICCOPN reforça a relevância e a qualidade do ensino profissional, lembrando que “este tipo de ensino faz uma aposta na qualificação profissional específica dos jovens, proporcionando apoios à sua frequência, por exemplo, almoço gratuito, subsídio de transporte, bolsa de profissionalização e em grande parte das situações é uma formação totalmente gratuita, tendo os formandos acesso a toda a documentação necessária, sem qualquer custo. No caso do CICCOPN, é igualmente disponibilizado um regime de alojamento”.
Com vista a colmatar as necessidades do mercado, o CICCOPN vai iniciar diversos cursos na modalidade de aprendizagem, que decorrerão em horário laboral (9.00h às 17.00h), com a duração de dois anos letivos e meio, concedendo o nível 4 de certificação profissional e a equivalência ao 12.º ano de escolaridade. Estas formações são destinadas àqueles que terminaram o 9.º ano de escolaridade e têm menos de 25 anos de idade. Estão disponíveis os cursos de Técnico Administrativo, Técnico de Informática – Sistemas, Técnico de Instalações Elétricas, Técnico de Obra /Condutor de Obra e Técnico Instalador de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis.
O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) foi criado a 24 de julho de 1981 por protocolo celebrado entre o Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, atual Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., e a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Tem como missão principal a formação profissional, seja na valorização das empresas, dos empresários e trabalhadores do setor, seja na qualificação inicial de jovens e na reconversão e requalificação de desempregados para o setor da Construção Civil e Obras Públicas.
CICCOPN
Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte
Rua da Espinhosa
Castêlo da Maia
4475-699 Maia

Barcelos | Aprovada a Escola Técnica Superior Profissional do IPCA Caixa de entrada x

Resultado de imagem para Escola Técnica Superior Profissional do IPCA
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, aprovou, por seu despacho de 05 de maio, a criação da Escola Técnica Superior Profissional (ETESP) que terá a sua sede no polo do IPCA em Braga. 

O IPCA consegue assim mais um feito na sua história com a criação da sua 5ª Escola, fruto de uma forte articulação na respostas às necessidades da região ao nível da oferta formativa qualificada.

A ETeSP é uma unidade orgânica de ensino e investigação do IPCA, responsável pela gestão, organização e funcionamento dos cursos técnicos superiores profissionais.

A nova Escola do IPCA vem assim juntar-se às atuais quatro escolas: a Escola Superior de Gestão (1996), a Escola Superior de Tecnologia (2004), a Escola Superior de Design (2015) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo (2017).
Com a criação desta Escola o IPCA continua a cumprir com a sua missão, fortalecendo a estratégia de crescimento e de consolidação do seu projeto educativo e científico.

Os estatutos provisórios da ETESP foram aprovados pelo Conselho Geral do IPCA na reunião do dia 25 de junho, estando assim reunidas as condições para que a Escola entre em funcionamento e inicie o processo de elaboração dos estatutos definitivos, onde foi ainda sido aprovada a imagem gráfica da Escola.

O IPCA, pioneiro na oferta de cursos técnicos superiores profissionais que tiveram o seu início no ano letivo de 2014/2015 com 180 estudantes distribuídos por três cursos: apoio à gestão; eletrónica, automação e comando e aplicações móveis, tem atualmente mais  de 1000 estudantes a frequentar 20 cursos técnicos superiores profissionais a funcionar em Barcelos (campus do IPCA), Polo de Braga, Polo de Guimarães (Ave Park) e Polo de Vila Nova de Famalicão a consolidar no ano letivo 2019/2019. O arranque desta oferta formativa marcou o início de funcionamento do polo do IPCA em Braga.

Opinião | Dominação e emancipação

  • Péricles Capanema
Amigos me solicitaram que escrevesse de novo sobre o chamado marxismo cultural — de momento tão relevante e na moda em decisivos meios de esquerda e na direita — e, de forma congruente, pusesse no texto informações pertinentes à Escola de Frankfurt [foto acima], atemorizador negotium perambulans in tenebris para tantos e com bons motivos. Apenas como informação provavelmente inócua, o artigo anterior “Esclarecimentos sobre o marxismo cultural”, está em meu blog (periclescapanema.blogspot.com) desde 25 de fevereiro último.
Obediente, volto ao assunto. De passagem, o hoje denominado marxismo cultural foi também chamado de marxismo ocidental, aqui e ali é qualificado de Teoria Crítica, marxismo da Teoria Crítica, um dos fundamentos doutrinários da revolução cultural. Nem faz falta realçar a importância da revolução cultural (e a consequente necessidade de estudar doutrinas e métodos seus e como a eles fazer frente).
Para cortar caminho, deixar claro o desatino da escola, embarafusto antes por atalho pouco trilhado, pinceladas rápidas sobre dominação e emancipação, duas das obsessões da referida escola. Seus mais conhecidos representantes blasonavam (não custa lembrar, o marco inicial da escola poderia ser cravado em 1923, estamos em sua terceira e quarta geração) o ideal de extinguir a dominação e levar até limites ainda impensados a emancipação humana. E continuam a alardeá-lo. Não custa lembrar por cima, cada vez que líderes de orientação igual ou parecida afirmavam aplicar o marxismo à sociedade, na prática levavam a dominação e sufocavam a emancipação a extremos delirantes. A Coreia do Norte está aí, Cuba que o diga, a Venezuela sofre efeitos dantescos dos partidários da emancipação.
Sempre é bom lutar contra a dominação? Em todas as situações deve ser buscada a emancipação? Dominação vem de dominus, senhor. Dominação é o ato próprio do senhor. Se é má a condição de senhor, maus serão seus atos. Emancipação, o que é? Emancipação igualmente tem origem latina (mancipium, qualidade do proprietário). Emancipar é extinguir a tutela do proprietário sobre outro ser.
Acontece que é boa e nobre a condição de senhor. E assim, seus atos são bons. E são bons e nobres a condição de súdito e o ato de obedecer. Censuráveis, excessos e carências em ambos os casos, senhor e súdito.
Com efeito, a autoridade existe para o bem do súdito. Removê-la em determinadas circunstâncias lesa o inferior. De forma análoga, a emancipação prematura prejudica o emancipado. Enquanto dura em condições adequadas, favorece o tutelado. Retirar o filho menor da tutela do pai, emancipá-lo antes da hora, compromete presente e futuro. Mais ainda, a autoridade e a dependência prolongam bons efeitos vida afora, perfumam-na. Anos atrás, conversei com prima distante, três filhos criados, casada com advogado rico em Belo Horizonte. Aparentemente tudo ia bem. Uma queixa ia e vinha, a morte da mãe anos antes, fazia pouco o pai. Fechava e abria a mão direita. “Me sinto um cachorro sem dono”,espetou o dedo.
Em suma, é destruidor para o desenvolvimento pessoal arrebentar todas as formas de dominação e promover a desenfreada emancipação. Que o digam em lamentos lancinantes algumas regiões da pobre e devastada África. Aqui rui nas bases o edifício da Escola de Frankfurt, verdadeira Torre de Babel de incontáveis correntes de esquerda, laboriosamente edificado ao longo dos anos.
Em boa hora para a esquerda (péssima para nós) brotou a Escola de Frankfurt. Abriu-lhe horizontes, pôs em evidência matérias imprescindíveis que a doutrina marxista empurrava para o canto ou negava na bruta; enfim, fincou estacas doutrinárias a uma ação revolucionária de maior profundidade que latejava por se expandir.
Movimento intelectual, sobretudo filosófica e sociológica, passou longe do grande público, o que não significa que teve pouca importância. Lembro a propósito, cinco camadas envolvem a Terra: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Existem fenômenos nas quatro camadas superiores, que influenciam a troposfera, ainda que desconhecidos de nós nela imersos. Assim na sociedade humana. A Escola de Frankfurt influenciou a vida acadêmica e os estratos intelectualizados dos movimentos revolucionários no mundo inteiro. E daí seus conceitos embeberam meios de divulgação, a política, outros ambientes intelectualizados e, finalmente, a sociedade em geral. Apenas uma pequena ilustração, o maior guru do maio de 1968 e das agitações de Berkeley, um pouco antes, foi Herbert Marcuse (1898-1979), dos principais representantes da referida escola.
O marxismo, materialista, determinista e evolucionista procura explicar toda a realidade pela economia, de outro modo, pelas forças de produção. Afirmei no artigo acima mencionado: “Segundo o marxismo, o determinante na história é a economia. E na economia os meios de produção, […] base das relações de produção. As forças produtivas e as relações de produção dariam origem aos modos de produção. Existem sete modos de produção: primitivo, asiático, escravagista, feudal, capitalista, socialista e comunista. Um leva ao outro. Temos aqui a infraestrutura. A superestrutura são as ideias e instituições (entre elas, o Estado) que justificariam e garantiriam os modos de produção. O socialismo nasceria apenas depois de a sociedade capitalista estar bem desenvolvida. Por sua vez, o comunismo só depois do desenvolvimento do socialismo. Para o momento, o importante é o determinismo da doutrina marxista. Em doutrina, por ser determinista, desvaloriza o ato volitivo e relativiza por inteiro o bom, o mau, o belo, o feio, o justo e o injusto, colocados na superestrutura, dependentes das relações de produção. Até a ação política e o proselitismo. Na prática, os partidos comunistas nunca agiram segundo a pura doutrina marxista. Não foram deterministas, esperavam da ação partidária a aceleração do dia em que surgisse o homem novo sonhado pela utopia.”
Antes, tínhamos o marxismo focado em fatores econômicos. Não só deformava, limitava o horizonte. A Escola de Frankfurt propôs a revolução não só na sociedade, mas no interior do homem, privilegiou instintos, advertiu contra os perigos da razão
[em especial denunciou a razão instrumental, instrumento favorecedor da sociedade
capitalista em suas digressões]

. Propugnou a liberação moral, como atividade emancipadora. Enfatizou o papel central dos hábitos, das mentalidades, das ideias. Enfim, do que se chamou a cultura e não apenas do econômico. Daí ser titulada de marxismo cultural. Era marxismo ainda? Nas bases, não. Mas era doutrina profundamente revolucionária, que servia como luva para o avanço do comunismo no interior do homem e na sociedade. Voltarei ao tema.

ABIM

João Paulo Sacadura é o padrinho oficial dos «bons maridos» de Ferreira do Zêzere | 7 Maravilhas em Portugal® - Doce

No próximo dia 5 de julho, os doces do distrito de Santarém vão estar a concurso na RTP1, ao longo do dia (manhã/tarde) , em programa em direto, para apuramento de um pré-finalista distrital que passará às semifinais e irá concorrer depois com os doces de outras regiões.

Os «bons maridos» de Ferreira do Zêzere, fizeram já um percurso assinalável, tendo sido já ultrapassadas duas fases cruciais e encontram-se entre os 7 doces finalistas do distrito de Santarém, após votação de painel de especialistas.

O Jornalista João Paulo Sacadura, com vasto currículo de televisão, imprensa e rádio será o padrinho oficial dos «Bons Maridos», tendo aceite o convite que o município de Ferreira do Zêzere lhe lançou:

«A minha ligação com a região de ferreira do Zêzere vem pelo menos desde os meus bisavós; a minha bisavó MARIA DIAS FERREIRA, tinha casa aqui no Chão da Serra e foi uma benemérita local. Na continuação da sua obra, o meu primo direito criou a Fundação Maria Dias Ferreira, para continuar a obra da nossa bisavó, nas valências de apoio social e cultural à região, e convidou-me para colaborar com ele como vogal da administração.»

«Apesar de morar em Lisboa, sempre passei férias em Ferreira do Zêzere, e reforçando ainda mais os laços que me unem à região eu e a minha mulher realizámos o batismo dos meus filhos (gémeos) na Igreja de Nª Senhora do Pranto de Dornes, na belíssima aldeia ribeirinha eleita como umas 7 Maravilhas de Portugal há 2 anos.»

«Sou guloso, q.b., e gosto em especial dos Bons Maridos, e sempre que vou a Ferreira do Zêzere não deixo de ir à Pérola do Zêzere provar um deles e também uma Boa Esposa, confesso…». Refere João Paulo Sacadura.

A partir de agora quem decide é o público, e vão ganhar os doces que tiverem mais votos, para votar nos «Bons maridos» deve utilizar o número 760 107 024 (valor da chamada: 0,60€ + IVA).


História do doce

Foi em 1970 que surgiu em Ferreira do Zêzere a receita dos Bons Maridos pela mão de Beatriz Soeiro e Silva, esposa do presidente da Câmara António José Soeiro e Silva. Esta, seria a digna vencedora de um Concurso Gastronómico local, onde ficaram conhecidos.

Curiosidades sobre o doce

Na sequência do Concurso Gastronómico realizado em 1970 e de forma a dar continuidade ao fabrico do doce vencedor foi sugerido à D. Emília Peixoto, por um juiz dos açores que estava a desempenhar funções no tribunal de Ferreira do Zêzere que esta solicitasse na Câmara Municipal a receita dos Bons Maridos.
Após fazer varias tentativas a partir da receita original, começa a comercializa-los no seu estabelecimento e a ter grande sucesso. A pedido de diversas senhoras, vai mais tarde criar a “Boa Esposa”, que viria a juntar-se ao seu “esposo”, o Bom Marido.

Link com vídeo:


Receita (ingredientes e modo de preparo)

Ingredientes:

Massa para forrar as formas

Manteiga
Açúcar
Ovo
Farinha de trigo
Sal
Água q.b.


Recheio

Açúcar
Miolo de amêndoa (farinha de amêndoa)
Farinha de trigo
Grão de bico cozido
Gema de ovo
Água q.b.
Açúcar em pó q.b.
Modo de Preparo

Massa para forrar as formas

Misturar a manteiga, o açúcar e de seguida o ovo a farinha e o sal. Amassar bem.
Deixar repousar a massa durante cerca de 30 minutos.
De seguida esticar a massa, que deverá ficar com a espessura de 1mm e forrar as formas.

Recheio

Num tacho em cobre fazer uma calda de açúcar, de seguida juntar a farinha, as gemas, grão de bico cozido e o miolo de amêndoa, mexendo até ferver.
Deixar repousar e arrefecer.
Encher as formas já forradas com a massa, pincelar a superfície com clara de ovo.
Cozer no forno a 170 graus durante 20 a 30 minutos.



Breve Curículo de João Paulo Sacadura

Nasceu em Lisboa a 8 de Outubro de 1959

Estudou Engenharia Civil, mas foi seduzido pela comunicação social ainda antes do fim do curso e ingressou na RÁDIO RENASCENÇA, onde em 1989 foi redactor cultural da RFM.

Na imprensa, fez parte do grupo fundador do FORUM ESTUDANTE; tem textos e/ou fotografias publicados em jornais e revistas como o PÚBLICO, O INDEPENDENTE, SÁBADO, O JORNAL, CORREIO DA MANHÃ, Agenda Cultural de Lisboa e outros.

Desde que apareceu a TVI, em 1993, escreveu e/ou apresentou os programas "FORUM", SINAIS E LEIS, e, para a RTP, "Droga, Máscara e Realidade".

Escreveu para a VERBO os álbuns "O Património da Humanidade em Portugal" em 3 volumes.

Nos 9 anos que escreveu e apresentou os quase 400 programas “CARTAZ DAS ARTES”, magazine cultural da TVI, ganhou 7 prémios MAC de Melhor Apresentador / Programa Cultural de Televisão atribuídos pelo Movimento Arte Contemporânea.

Na TVI24 escreveu e apresentou mais de uma centena de programas “LIVRARIA IDEAL”, de entrevistas com escritores.

Em 2006, foi convidado para integrar o painel de 7 experts em património que selecionou de entre todos os monumentos nacionais os que foram a votação para a eleição das “7 Maravilhas de Portugal.

Em 2015 e 2016, foi o moderador da VIAGEM LITERÁRIA, da PORTO EDITORA, que levou a todo o país escritores em entrevistas públicas.

Desde 2014 faz sugestões culturais nos programas “MAIS MULHER” e “FAZ SENTIDO”, do canal SIC MULHER.

É neste momento animador da RÁDIO OBSERVADOR.


NÚMERO DE TELEFONE PARA VOTAR NOS BONS MARIDOS
760 107 024 (valor da chamada: 0,60€ + IVA)

*Hélio Ferreira Antunes

_____________________