quinta-feira, 20 de julho de 2023

Águeda | Obras no Largo da Estação transformam zona em central intermodal

 Para além do espaço envolvente à estação, com melhoria das condições de circulação para peões e veículos, área será transformada numa gare rodo-ferroviária
O Largo da Estação está em obras de requalificação, que vão transformar aquela zona numa central intermodal e melhorar toda a área envolvente, num investimento de mais de 555 mil euros (acrescidos de IVA).
A empreitada, para além da envolvente da estação propriamente dita, abrange um troço da Avenida Dr. Joaquim de Mello, a Rua 12 e a Rua 8 de Setembro, num total de cerca de 6.424 metros quadrados, pretendendo resolver alguns constrangimentos que se verificam naquela zona central da cidade.
No âmbito da intervenção, este espaço será transformado numa gare rodo-ferroviária, um sonho “há muito ansiado e que vamos concretizar, prestando este serviço às nossas populações e a quem nos visita”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que este novo serviço está alinhado com a estratégia municipal para a implementação de soluções de mobilidade suave.
Este projeto ganha um maior impacto com a entrada em funcionamento do novo concessionário de transportes públicos municipais e intermunicipais, o BUSWAY Região de Aveiro, que a partir de 1 de agosto vai servir os 11 concelhos da CIRA. Com a operacionalização deste serviço, em Águeda, surge uma nova solução de mobilidade que resulta de um diálogo entre o Município, a CIRA e a CP – Comboio de Portugal e que visa a interligação com a rede ferroviária.
A implementação deste projeto, que promove a intermodalidade, cria condições para que “possamos usar mais os transportes públicos”, defende Jorge Almeida, acrescentando que “toda a intervenção, para além da modernização do aspeto e tornar mais segura a circulação de peões e veículos, conferirá uma nova centralidade àquela zona e fará deste um ponto de atração turística”.
A preservação do património é outra das preocupações do projeto, evidente no cuidado com o edifício da estação bem como nos painéis de azulejos alusivos às freguesias do concelho, que foram recuperados, alguns dos quais estão já colocados no largo em frente à estação.
 
Requalificação da área envolvente
Esta obra vai, como já mencionado, alterar profundamente toda a envolvente à estação, um espaço que não tinha passeios adjacentes ao edifício da estação e alguns dos troços existentes, nas ruas de acesso ao largo, eram de largura reduzida, com pavimento em mau estado de conservação, com árvores de grande porte no meio do passeio e outros aspetos que dificultavam – e até impediam – a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
Deste modo, a requalificação incide também sobre esta matéria, com a criação de percursos pedonais mais largos e a melhoria das condições de circulação, tanto para peões como para veículos, tornando toda a zona mais segura, mais atrativa e adequada. Esta intervenção garante uma rede de passeios acessíveis a todos, promovendo a inclusão tanto das pessoas com mobilidade condicionada como das com limitações visuais, com a colocação de pavimento táctil.
A obra inclui ainda a colocação de mobiliário urbano, como bancos e papeleiras, para além de dissuasores de trânsito fixo, um abrigo de passageiros de autocarros e suporte para estacionamento de bicicletas (12 lugares).
No âmbito desta requalificação, serão ainda criados diversos espaços verdes, que, além do propósito maior de permeabilização do solo e de contributo para uma maior sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população, têm como objetivo disciplinar a circulação pedonal, dirigindo os peões para o atravessamento das vias apenas nos locais próprios e impedir o estacionamento indevido de veículos.

Ana Sofia Pinheiro

PASSEIO PEDESTRE DÁ A CONHECER PONTOS DE INTERESSE EM SÃO PEDRO DE MOEL

 O Município da Marinha Grande realiza um passeio pedestre, no dia 30 de julho (domingo), pelas 09h00, em São Pedro de Moel, cuja participação é gratuita.
A Câmara Municipal irá disponibilizar um autocarro para transporte dos participantes, desde o habitual local de concentração (junto do Arquivo Municipal), às 09h00, regressando ao mesmo local após o fim do passeio. Há também a possibilidade dos interessados se deslocarem em veículo próprio, devendo estar na Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, às 09h30.

O passeio pedestre tem a extensão de 9,6 km e um grau de dificuldade reduzido, em piso arenoso e alcatroado. Neste passeio, são dados a conhecer pontos de interesse em São Pedro de Moel, como a Praça Afonso Lopes Vieira, Monumento ao Rei D. Dinis e à Rainha Santa Isabel, Ribeiro de São Pedro Moel, pinheiros serpente e Farol Penedo da Saudade.

MUNICÍPIO DE SILVES CONTINUA A CELEBRAR O MÊS DE JULHO COM MUITA ANIMAÇÃO ACOMPANHE O ROTEIRO

 O Município de Silves preparou para o mês de julho, um programa recheado de iniciativas. Ao longo do mês as festividades têm sido muitas e andam à volta da música, do desporto e do lazer por todo o concelho.
Ainda vai a tempo de se juntar a nós nas diversas atividades preparadas e para todos os gostos, começando pelos Sunsets Secrets – Quintas no Castelo, onde ao som de boa música e com um bom vinho de Silves pode desfrutar de um pôr do sol maravilhoso num ambiente mágico.
Também nas freguesias a festa acontece trazendo à rua residentes e visitantes: a Freguesia em Festa, o IV Festival do Bacalhau, o XXIII Arraial do Petisco e o Festival de Folclore esperam por si em Silves, Alcantarilha, Pêra e Algoz, respetivamente.
A este programa de animação junta-se o Ciclo de Teatro ao Ar Livre que já passou por Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra e que passará pelas restantes freguesias nos próximos dias, distribuindo gargalhadas e boa disposição.
Como já é tradição, haverá ainda a Animação de Verão e Desportiva em Armação de Pêra.
A programação do mês reflete a aposta do Município de Silves na descentralização, diversidade e qualidade dos eventos.
Julho é um mês cheio de propostas, consulte a Agenda Terra do Grés

Cantanhede | Acerca sobre Plantas aromáticas e comestíveis. Biblioteca Municipal promoveu sessão com Isilda Gentil

 
Mais de quarenta pessoas assistiram, ontem, dia 19 de julho, à sessão das Tardes Comunitárias dedicada ao tema “Plantas aromáticas e comestíveis: uma dádiva da Natureza”. Promovida pela Biblioteca Municipal, a iniciativa contou com a apresentação de Isilda Gentil e acolheu bastante interesse junto do público.
A oradora apresentou várias exemplares de plantas e flores naturais, assim como imagens de muitas outras, que utiliza para várias áreas, designadamente para a confeção de receitas culinárias, chás, xaropes e pomadas. Isilda gentil teve oportunidade de revelar algumas propriedades terapêuticas destes espécimes, assim como formas e locais de recolha e conservação caseira.
No decurso da sessão os participantes puderam questionaram Isilda Gentil sobre esta interessante temática, iniciativa que contou ainda com espaço para a partilha de informações entre os participantes.
Isilda Gentil nasceu em Coimbra e reside em Vila Nova, Outil. Cresceu nesta aldeia rodeada pela Natureza, que sempre respeitou, e onde foi buscar os seus frutos. Aprendeu, ainda muito jovem, com familiares mais velhos, a recorrer à utilização de plantas medicinais para tratar problemas de saúde simples. O fascínio pelas plantas fez crescer em si o gosto por conhecer as suas propriedades medicinais e como estas podem ser úteis na elaboração de infusões reconfortantes ou como complemento de uma alimentação saudável.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo, mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.


Cantanhede | Proposta dos eleitos do PSD inclui todo o sistema de saúde. Executivo aprova voto de louvor e reconhecimento a todos os profissionais e unidades de saúde do concelho

 
O Executivo Municipal aprovou esta quarta-feira, 19 de julho, duas propostas de atribuição de um voto de louvor e reconhecimento na área da saúde. A proposta levada à sessão pelos eleitos do PSD propunha o reconhecimento de todos os serviços de saúde do concelho e dos seus profissionais, enquanto a dos vereadores do PS é dirigida apenas ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo e ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.
No documento proposto do PSD e aprovado por unanimidade, foram invocados para o efeito elementos factuais que comprovam “a extraordinária dedicação à causa que abraçaram em benefício dos cidadãos e da comunidade”.
A proposta adianta que apesar da atividade dos serviços de saúde no concelho de Cantanhede estar “fortemente condicionada pela falta de respostas da tutela relativamente a muitas das necessidades que ao longo dos anos têm sido identificadas como geradoras de dificuldades na prestação de cuidados de saúde qualificados à população”, “a verdade é que se tem assistido a um enorme esforço de superação por parte de todos os profissionais de saúde, no sentido de resolverem entropias, ultrapassarem obstáculos e colmatarem as insuficiências”.
“Não é por acaso que se tem acentuado o reconhecimento da população para com esses serviços e também o sentimento de gratidão para com os extremosos profissionais de saúde que, contra aquilo que seria expectável, continuam a ser eles a assegurar irrepreensíveis padrões de qualidade nos cuidados de saúde que prestam. Também importa referir o importante papel que têm tido ao longo do tempo quem tem gerido e administrado as unidades e serviços de saúde”, refere ainda o documento.
Assim, o Executivo Municipal aprovou a atribuição de um voto de louvor aos profissionais de saúde das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, Unidades de Saúde Familiar, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Unidades de Longa Duração, Unidades de Saúde Privadas, Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.
Já a proposta dos vereadores do PS, aprovada por maioria, atribui um voto de louvor e reconhecimento somente ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais “pelo trabalho extraordinário realizado”.

CONFIA NO PROCESSO! Mostra de Design e Comunicação na Biblioteca Municipal de Silves

 A Biblioteca Municipal de Silves recebe entre 01 e 24 de agosto a mostra de projetos dos alunos da Licenciatura de Design e Comunicação do ISMAT/Ensino Lusófona em Portimão, desenvolvidos durante o ano letivo 2022/23.

Os projetos refletem as competências conceptuais, técnicas e científicas que os alunos desenvolveram ao longo da sua formação de três anos, onde o design e a criatividade são conduzidos por metodologias e processos de trabalho, cada vez mais presentes em todos os sectores económicos da sociedade.
Nesta Mostra é dada a oportunidade de conhecer o caminho de aprendizagem, onde os alunos são confrontados com as suas próprias capacidades criativas até à transformação através do design, para a criação de estratégia, marca e produtos das mais diferentes áreas. Alguns dos resultados expostos foram desenvolvidos com parceiros reais, nomeadamente com municípios, pequenas empresas locais e organizações sem fins lucrativos da região do Algarve. 
Venha conhecer a criatividade dos jovens futuros designers do Algarve!
Esperamos por si!
 
Horário
Segunda-feira: 14h00 às 19h00
Terça-feira a sexta-feira: 10h00 às 19h00
Sábados: 10h00 às 17h30
Domingos e feriados encerrado
 
+ SOBRE A MOSTRA
Uma forte componente do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos, visível nesta exposição é a investigação em torno das questões da biodiversidade, sustentabilidade, circularidade e biomateriais; que se reproduzem não só nas experiências e soluções desenvolvidas, como na consciência de que o designer deve atuar na resolução de problemas ambientais, sociais, económicos e culturais. Por isso também a oferta formativa da área de design, conduzir para um Mestrado de Design em Economia Circular, onde os alunos têm sido agentes de transformação na região algarvia em projetos de investigação financiados pela UE.

 

 

Universidade de Coimbra organiza Conferência Internacional e Escola Doutoral de Física

 
O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e o Centro de Física da UC (CFisUC) vão realizar, de 23 a 28 de julho, a 19.ª edição da Conferência Internacional QCD on Extreme Conditions (XQCD 2023) e a PhD School QCD on Extreme Conditions.
A XQCD é um encontro anual internacional no qual se realizam diversas conferências ao estilo de workshop, que cobrem os avanços mais recentes no estudo da teoria e da fenomenologia da matéria hadrónica sob condições extremas de temperatura e/ou densidade, tendo como objetivo ajudar à compreensão desses estados extremos da matéria.

O estudo da Cromodinâmica Quântica (QCD) em condições extremas de temperatura e densidade procura compreender os instantes iniciais do Universo logo após o Big Bang, onde se crê que existia um plasma de partículas fundamentais, os quarks, que formam toda a matéria hadrónica como protões e neutrões, e os leptões, como o eletrão. As experiências que fazem colidir iões pesados tentam recriar em laboratório as condições iniciais da história do Universo. É um desafio tentar compreender as interações nos instantes iniciais da nossa história, como as assinaturas que deixaram no arrefecimento do Universo.

No decorrer da conferência e da escola doutoral, vão reunir-se no Departamento de Física, Pólo I da UC, mais de uma centena de especialistas internacionais da área e algumas dezenas de estudantes de doutoramento, que pretendem dar um contributo significativo para o conhecimento dos fenómenos fundamentais que desempenham um papel central na existência do Universo tal como o conhecemos.

Para saber mais sobre este evento internacional pode aceder à página da conferência.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Concluído Processo de Modernização Administrativa no Município

 
Está concluído o processo de modernização administrativa no Município de Proença-a-Nova, com a disponibilização de todos os requerimentos do urbanismo no Portal do Munícipe.
O Município de Proença-a-Nova tem implementado nos últimos anos o projeto BB Digital – Beira Baixa Região Digital, uma iniciativa que resulta duma candidatura conjunta da Comunidade Intermunicipal com o objetivo de simplificar o relacionamento entre os munícipes/ cidadãos ou empresas e a governação local, melhorando os serviços a estes prestados numa lógica de eficiência, modernização, simplificação e transparência.
O resultado mais visível deste projeto foi o Portal do Munícipe: lançada no início de 2022, esta plataforma disponibiliza um conjunto de requerimentos e serviços, possibilitando uma comunicação mais agilizada entre os intervenientes. Este portal pretende simplificar as interações entre administração local, munícipes, empresas e associações, permitindo que a qualquer hora e em qualquer lugar - desde que se tenha acesso à Internet - qualquer cidadão que tenha efetuado o seu registo possa iniciar um novo processo ou consultar os trâmites de um processo já em curso.
Estão disponíveis requerimentos nas seguintes áreas de atividade: ação social, águas, saneamento e resíduos, ambiente e saúde pública, apoio a entidades, atividades económicas, cemitério, desporto e juventude, direitos e cidadania, educação, empreendedorismo e emprego, espaço público e publicidade, proteção civil e gestão florestal, transportes e mobilidade e urbanismo. É ainda possível obter faturas digitais dos serviços.
Para aceder ao Portal dos Serviços Online necessita efetuar um registo de utilizador, estando disponível - em https://servicosonline.cm-proencanova.pt - um documento que explica as diferentes fases deste primeiro passo que pode ser realizado com recurso ao cartão do cidadão ou à chave móvel digital. Depois de concluída esta fase, a autenticação deve ser efetuada com NIF, palavra passe, chave móvel digital ou cartão do cidadão.
Para quem não se sentir à vontade com as ferramentas digitais, os mesmos serviços encontram-se disponíveis na Câmara Municipal de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 16h00.

MUNICÍPIO DE SILVES IRÁ PROCEDER À LAVAGEM DE RUAS NO DIA 22 DE JULHO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 O Município de Silves informa que irá proceder à lavagem das Ruas Dr. Manuel de Arriaga e Dr. José António dos Santos, em Armação de Pêra, no troço dos arruamentos mais conhecidos pela Rua das Lojas e dos Bares na baixa da Vila, no dia 22 de julho, durante a madrugada, entre as 05h00 e as 08h00.
As próximas datas das ações de lavagem de ruas são as seguintes:
» 05 de agosto
» 26 de agosto
Por forma a possibilitar uma intervenção eficaz e eficiente dos serviços municipais, na execução das ações de lavagem das ruas, solicita-se que os estabelecimentos comerciais procedam à remoção do mobiliário urbano que integra a sua área de esplanada instalada no espaço público.
Estas operações de lavagem das ruas da iniciativa do Município de Silves visam contribuir para um melhor ambiente urbano.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta eventuais transtornos causados à população residente e/ou de férias, à qual pede a máxima compreensão, bem como a sua colaboração para manter Armação de Pêra mais limpa e salubre.

Águeda | Mais de 1,4 milhões de euros apoiam associativismo

 Incentivos financeiros são distribuídos por 89 associações desportivas, culturais, recreativas e juvenis para o desenvolvimento da sua atividade junto da comunidade
A Câmara Municipal de Águeda já atribuiu, este ano, um apoio de mais de 1,4 milhões de euros para a rede associativa do concelho. Um valor distribuído por 89 coletividades desportivas, culturais, recreativas e juvenis do concelho ao abrigo dos Programas de Apoio Municipais e que refletem o dinamismo e qualidade das atividades realizadas pelas diferentes estruturas associativas.
“O associativismo é uma das marcas de Águeda; somos muitos a fazer e a contribuir, envolvidos nas nossas comunidades e isso é digno de nota”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, ontem, na assinatura dos protocolos de apoio com as associações culturais, frisando que a colaboração financeira do Município este ano firmada com as coletividades (1 419 307,49 euros) supera largamente o custo realizado com a organização do AgitÁgueda.
Sobre o pacote financeiro atribuído, apesar de ser “muito mais do que gastamos com o AgitÁgueda, será sempre pouco”, considerando que são muitas as coletividades a quem é prestado apoio. Este ano, foram apoiadas 56 coletividades culturais e 33 de âmbito desportivo.
A par dos incentivos concedidos, do “volume de obras como nunca antes” a decorrer em todo o concelho, do investimento em eventos como o AgitÁgueda, de ser “um dos poucos Municípios do país e o único em toda a região que aplica os mais baixos impostos”, com impacto direto nas famílias e no bolso dos contribuintes, a Câmara de Águeda chega “ao final do ano com um saldo financeiro positivo”, registou Jorge Almeida, sublinhando as boas contas, a gestão equilibrada e a boa execução orçamental do Município.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, realçou que o dinamismo que se vive no concelho é um barómetro da qualidade associativa e do trabalho que desenvolvem, mesmo nas comunidades mais pequenas. “Cada uma é importante e tem um papel fundamental na ativação social e do território. Águeda é também conhecida pela sua dinâmica associativa e cultural e isso orgulha-nos muito”, disse, desafiando as coletividades a apresentarem projetos e a mudarem as suas abordagens de forma a cativar cada vez mais jovens.
De referir que os contratos ontem assinados resultam de candidaturas apresentadas por 56 coletividades ao Programa de Apoio às Associações Culturais, Recreativas e Juvenis do Município.
Na sessão de ontem, Jorge Almeida aproveitou para agradecer o contributo das associações na dinâmica do AgitÁgueda, que tem atraído milhares de pessoas, de que é evidente a “enchente como nunca antes vista” no fim de semana passado. Um evento que faz destas “as festas do concelho, vividas como tal”, com repercussões imediatas na promoção do território, nomeadamente com as milhares de imagens partilhadas nas redes sociais, que tornam o nome de Águeda reconhecido no mundo inteiro.
A participação do tecido associativo faz com que “esta partilha seja ainda maior”, disse, elogiando os voluntários e dirigentes associativos, que “deixam o conforto de suas casas” e se envolvem em qualquer uma das mais de 200 coletividades concelhias, demonstrando um “amor à terra” de louvar.

Ana Sofia Pinheiro

Entre 20 e 22 de julho, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Católica organiza Seminário Internacional para debater Educação de Qualidade

 Investigadores, académicos, estudantes e profissionais da área da educação vão estar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, para o V Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento. Um evento bienal, que se realiza entre 20 e 22 de julho, e que tem uma perspetiva humanista que enfatiza a educação integral do ser humano.
Ilídia Cabral, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e presidente da comissão organizadora do Seminário Internacional, refere “a educação escolar é, atualmente, atravessada por várias tensões e desafios, como a compulsividade e o abandono, o acolhimento de todos e as aprendizagens de cada um, o projeto societário e a integração comunitária, a vivência escolar e a formação para a vida adulta, o currículo prescrito e o currículo oculto, a forma escolar e as modalidades de educação não formal.” A área da educação entronca-se, ainda, com diferentes áreas e domínios do conhecimento e da ação e articula-se com territórios geográficos, sociais e culturais com especificidades próprias.
 
A pandemia recentemente vivida veio acentuar algumas destas tensões e colocar novos desafios às escolas e às instituições educativas, nomeadamente ao nível das potencialidades da tecnologia e da inovação pedagógica para o desenvolvimento humano, das escolas enquanto organizações educativas e dos territórios em que elas se inserem.
 
Durante três dias, investigadores, académicos, estudantes e profissionais da área da educação de sete países diferentes, através de mais de 100 comunicações, vão ter a oportunidade de debater temas como: Uma Avaliação ao Serviço do Desenvolvimento Humano; Inovação Pedagógica e Avaliação: tensões e desafios; Lideranças, Culturas organizacionais e Aprendizagens; Liderança e educação de qualidade: ensinar como um esforço colaborativo.
O Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano" realiza-se na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, entre os dias 20 e 22 de julho de 2023.

 PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Instituição está a celebrar 450 anos ao serviço da comunidade. Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede agraciada com Medalha de Ouro da Cidade

 
O Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição de Medalha de Ouro da Cidade de Cantanhede à Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, que este ano celebra 450 anos. A homenagem decorrerá na sessão solene do feriado municipal, no próximo dia 25 de julho.
De acordo com a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “trata-se de homenagear a precursora da intervenção social no concelho, intervenção que remonta a um tempo em que o conceito não tinha o significado que hoje se lhe atribui, mas que na verdade se traduziu sempre numa prática com um alcance humanitário representativo do que de mais edificante e meritório se pode reconhecer a uma instituição”.
A par disso, a instituição apresenta um papel decisivo na área da saúde, estando na génese do Hospital Arcebispo João Crisóstomo. Da história do hospital nos anos subsequentes “ressalta uma evolução do corpo clínico e dos equipamentos no sentido de acompanhar as exigências dos serviços entretanto criados para dar resposta à população, o que aconteceu sob gestão da Santa Casa até 1975”.
Na proposta aprovada por unanimidade esta quarta-feira, 19 de julho, pode ler-se que “quatro séculos e meio depois de ter sido fundada, a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede desenvolve hoje uma atividade ao nível das melhores instituições congéneres do país, dando respostas sociais qualificadas em todas as suas valências: Creche e Educação Pré-Escolar, CATL- Centro de Atividades de Tempos Livres, ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção”.
O documento sustenta ainda a distinção pela sua “notável e edificante intervenção social nas diferentes áreas de apoio social”, servindo “de forma abnegada a comunidade”.
Helena Teodósio sublinha que a Santa Casa tem fundadas razões para se orgulhar da sua matriz de intervenção, uma matriz em que é notória a atualização de conceitos e respostas, de acordo com os novos problemas e desafios que emergem da evolução da sociedade”, mas o reconhecimento que lhe é devido “advém também da sua longevidade e do valor social da importante ação de beneficência que desenvolveu nas épocas em que era o único recurso para quem enfrentava dificuldades”.
Com cerca de 170 funcionários, a instituição cumpre as funções de entidade coordenadora e mediadora do Programa Operacional Apoio para Pessoas Mais Carenciadas e é fornecedora de cantinas sociais, ao abrigo dos protocolos celebrados para o efeito com a Segurança Social.
Na lista de investimento mais recentes consta a Unidade de Restauração Coletiva (cozinha), que confeciona cerca de 750 refeições por dia, e a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção, equipamento de referência com 30 camas protocoladas com os Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados.
Na calha estão a remodelação e ampliação da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) Francisco Pinto de Carvalho e o Centro de Dia, a requalificação do antigo Lar Maria Cordeiro para uma nova ERPI e a ampliação da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, num investimento programado de quatro milhões de euros, sem esquecer os valores previstos para o setor agrícola, nomeadamente com o aumento da plantação de vinha, a instalação de estufa para autoprodução e o desenvolvimento de um projeto rural na Quinta da Varziela.