segunda-feira, 30 de março de 2020

Colheitas de sangue registam quebra de 50% durante este mês

Colheitas de sangue caíram 50%
Colheitas de sangue caíram 50%
Foto: Orlando Almeida / Global Imagens
As colheitas de sangue sofreram uma diminuição de cerca de 50% desde o início do mês de março, devido ao surto de Covid-19 no país, segundo o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

Apesar da quebra, a Reserva Estratégica Nacional ainda "permite responder às necessidades, uma vez que foi acompanhada de uma redução nos consumos de 35%, devido ao adiamento de intervenções programadas nos hospitais", explica o IPST. O apelo para dar sangue multiplica-se nas redes sociais, a propósito do Dia Nacional do Dador, que se assinalou anteontem.

O diretor da Imunohemoterapia do Hospital de Braga alerta para as necessidades que possam surgir das cirurgias de urgência, de pós-partos ou de politraumas: "Há doentes com Covid-19 com anemia que também vão precisar de transfusões. Precisamos de continuar a dar sangue", sublinha António Marques.

BRAGA ANTECIPA PROBLEMAS

Para já, o Hospital de Braga mantém-se autossuficiente e tem as reservas equilibradas para as próximas semanas, mas não se sabe até quando. Há dias em que a quebra nas doações ultrapassa os 50%. "Se as colheitas continuarem assim, vamos ter falta de sangue", assegura António Marques.

A dificuldade em encontrar locais abertos para as dádivas é um dos principais problemas com que se batem agora os promotores das ações móveis de colheita, segundo o presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue.

"A previsão é de que a situação [das reservas] se vá agravar até atingirmos o pico de Covid-19. Até porque há dadores que adoecem e outros têm receio de dar", diz Joaquim Silva. O cenário é "terrível", mas garante continuar a envidar esforços. As unidades móveis de colheitas estão interditas por não permitirem o distanciamento social e não terem sala de isolamento.

FEIRA: UM SÓ POSTO
"Estamos com muitas dificuldades em organizar as colheitas. O nosso calendário era anual e tudo foi alterado", queixa-se Albano Santos, presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira. Esta associação está agora a funcionar só com um posto fixo na cidade da Feira, aberto de quarta a sexta-feira, das 15 às 19 horas. "Este mês não está muito crítico, mas em abril deve ficar pior e as colheitas são precisas", sublinha Albano Santos. Na passada semana, sentiu já uma quebra nos dadores de pelos menos 50%, só naquela sede.

Nos centros de sangue e transplantação de Lisboa, Coimbra e Porto, passaram a estar abertos ao domingo os postos fixos de colheita.

O IPST mantém ativo o nível de alerta amarelo do plano de contingência da reserva nacional, que reforça o envio de SMS de convocatória de dadores ativos e alarga o horário das colheitas para haver agendamento prévio, de forma a "evitar-se o aglomerado de pessoas", explica . O IPST disponibiliza uma declaração no seu site para quem quiser sair para dar sangue durante o estado de emergência.

Alerta vermelho
O nível vermelho do plano de contingência é declarado quando as reservas de sangue não chegarem para mais do que três dias. O período de tempo entre dádivas é reduzido para dois meses.

4 dias é a reserva de sangue do tipo B-, de acordo com o site www.dador.pt, que monitoriza as dádivas diariamente. É a reserva mais baixa.
Mais de 10 dias - Os tipos 0+, B+, AB + e AB - apresentam a situação mais confortável, com reservas de sangue para mais de dez dias.
4 a 7 dias - os tipos O-, A+ e A- apresentam reservas de quatro a sete dias.

JN

As pessoa de Aveiro ou arredores que queiram doar sangue, podem dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA nos dias e horários indicados no cartaz acima. Podem aceder ao site  http://www.adasca.pt/



Pico da pandemia por COVID-19 adiado para o final de maio

O pico da pandemia por COVID-19 será adiado
A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este sábado, que o pico máximo da infeção por COVID-19 em Portugal “estará adiada para o final de maio”.
Na conferência de imprensa de atualização diária dos dados sobre a pandemia, a Ministra sublinhou que “isto indicia que as medidas de contenção que todos temos adotado, designadamente ficar em casa a não ser para ir trabalhar, estão a ser efetivas”.
Porém, Marta Temido alertou, “continuamos a estimar que venhamos a ter um número muito elevado de casos de infeção COVID”, o que “coloca uma enorme pressão sobre o sistema de saúde português”. Por isso, “temos que fazer o que está ao nosso alcance para enfrentar o melhor possível aquilo que nos espera”.
Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde explicou que “o pico da pandemia não vai ser um dia apenas, mas sim um planalto com casos semelhantes durante vários dias”.
Segundo a responsável ao que tudo indica “as medidas de contenção que foram tomadas a nível social, nomeadamente o distanciamento, estão, de facto, a abrandar a curva, o que era um dos grandes objetivos”.
“Temos de estar preparados para um número superior de casos, sendo que isso vai sempre depender do que conseguirmos baixar a pressão do vírus e do que o vírus vai contrariar, que é tentar infetar mais pessoas. É uma luta, um esforço diário do SNS, do sistema de saúde e da sociedade”, referiu Graça Freitas.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista hoje 6 408 casos de infeção por COVID-19, 140 óbitos associadas à doença e 43 pessoas recuperadas.

Fagar alerta para a correta deposição de resíduos

A Fagar alerta aos munícipes de Faro para manterem a via pública limpa, depositando os resíduos nos devidos contentores

Em comunicado, a Fagar denuncia que as suas equipas de recolha de resíduos se têm deparado com a “deposição de sacos de lixo junto aos contentores verificando que os contentores se encontram com capacidade disponível”.
Este comportamento contribui para promover a sujidade do espaço público e coloca sérios problemas de higiene, que se consideram ser de risco para a saúde pública, precisamente, num momento em que a questão da higiene e da saúde pública se mostram imperativas, o que a empresa considera pouco cívico por parte da população.
A Fagar apela ao “civismo e ao bom senso de todos” e ressalva que é “obrigatória a deposição dos sacos dentro dos contentores”.
É de frisar que os trabalhadores da Fagar continuam a assegurar a recolha de resíduos diariamente.

Praias do Algarve encerradas devido ao COVID-19

Diversas autarquias encerram os acessos às praias
Diversos concelhos de toda a Região do Algarve adotaram como medida de prevenção para evitar a propagação por COVID-19 o encerramento de praias estacionamentos e zonas adjacentes, de modo, a dissuadir a população de realizarem passeios e outras atividades nestes locais.
A Câmara Municipal de Lagoa em articulação com as Uniões e Juntas de Freguesia e com o apoio da autoridade, procedeu, na passada sexta-feira, dia 27 de março, ao encerramento das praias do concelho. Esta medida tem como objetivo dissuadir a população de realizar passeias em zonas com tendência à formação de aglomerados de pessoas.
A autarquia de Portimão, em estreita colaboração com a Autoridade Local de Saúde, Bombeiros, PSP, GNR, Polícia Marítima e ISN, encerraram desde dia 28 de março o acesso às praias do concelho e zonas adjacentes.
A extensão de mais de oito quilómetros que vai da Praia da Rocha até à Ria de Alvor também foi encerrada, deixando de ser permitido circular seja para realizar passeios ou para realizar qualquer prática de atividade física.
Por sua vez, o concelho de Loulé decidiu condicionar os acessos às praias do Trafal, Loulé Velho e Almargem, assim como encerrar os parques de estacionamento nas zonas do litoral, em Almancil: no Garrão Nascente, Vale do Lobo, Quinta do Lago, Dunas Douradas, Ancão, e, em Quarteira, no Passeio das Dunas.
Com a aproximação da Páscoa, um período em que a Região do Algarve é destino de férias para milhares de portugueses, “por mais paradoxal que possa parecer estarmos a tomar estas medidas num concelho em que o turismo é determinante para a sua atividade económica, mas neste momento o mais importante são as condições de saúde dos nossos concidadãos. Acreditamos que as medidas hoje aprovadas irão contribuir para prevenir a propagação do novo coronavírus no concelho de Loulé”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.
Para evitar a propagação da pandemia de COVID-19, também, a Câmara Municipal de Albufeira interditou os acessos às praias do concelho. A autarquia referiu que os parques de estacionamento junto às praias estarão monitorizados por agentes de segurança.
“A partir de hoje, estão interditados os parques que dão acesso às praias Galé Oeste, Galé (estrada de acesso à praia), Evaristo, Castelo, S. Rafael, Arrifes, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água e Barranco”, anunciou a autarquia num comunicado.

Câmara do Porto não reconhece autoridade à DGS e rejeita cerco sanitário

Coronavírus: Câmara do Porto não reconhece autoridade à DGS e ...
A Câmara do Porto disse hoje que não aceita o cerco sanitário "absurdo" e "inútil" que está a ser equacionado pelas autoridades de saúde e anunciou que deixa de reconhecer autoridade à diretora geral da Saúde, Graça Freitas.
"Tal medida, absurda num momento em que a epidemia de covid-19 se encontra generalizada na comunidade em toda a região e país, não foi pedida pela Câmara do Porto, não foi pedida pela Proteção Civil do Porto e não foi pedida pela Proteção Civil Distrital. Nenhuma destas instituições e nenhum dos seus responsáveis, incluindo o presidente da Câmara do Porto foi contactado, avisado ou consultado pela Direção Geral da Saúde [DGS]", afirma a autarquia em comunicado.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que a medida está a ser equacionada entre as autoridades de saúde regionais, as autoridades de saúde nacionais e o Ministério da Saúde "e provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido".
Na conferência de imprensa diária para fazer o ponto da situação da pandemia de covid-19 em Portugal, Graça Freitas assegurou que a articulação entre as autoridades de saúde e as autoridades municipais desde logo, com a Câmara Municipal, com a Segurança Social e com a Comissão Municipal de Proteção Civil.
O município garante, contudo, ter sido surpreendido com o anúncio da diretora-geral da Saúde, e acrescenta que "caso a medida, inútil e extemporânea fosse tomada, tornaria impossível o funcionamento de serviços básicos da cidade, como a limpeza urbana (cuja maior parte dos trabalhadores não reside na cidade), como a recolha de resíduos (cuja LIPOR fica fora da cidade), como o abastecimento e acessos a dois hospitais centrais (Santo António e São João) estariam postos em causa".
A Câmara do Porto não pode, por isso, "concordar com uma medida dessa natureza, baseada em estatísticas sem consistência científica ou fiabilidade, emitidas diariamente pela DGS e cujas variações demonstram a sua falta de credibilidade. Muito menos faz sentido isolar uma cidade quando à sua volta a situação epidemiológica nos concelhos limítrofes é em tudo igual".
"Assim sendo, a Câmara do Porto deixa de reconhecer autoridade à senhora Diretora Geral da Saúde, entendendo as suas declarações de hoje como um lapso seguramente provocado por cansaço", declara o município em comunicado.
Luso

Luxemburgo contabiliza 22 mortes e 1988 infectados

Covid-19: Luxemburgo contabiliza 22 mortes e 1988 infectados | LUX24
O Luxemburgo contabiliza 22 mortes e 1988 infectados por coronavírus Covid-19, revelou hoje, cerca das 15:00, a ministra da Saúde, Paulette Lenert, em conferência de imprensa.
É mais uma morte e 38 casos de infecção nas últimas 24 horas e em relação ao último balanço oficial apresentado ontem, pelas 17:30, na página do Governo.
Paulette Lenert revelou ainda que há actualmente 202 pessoas hospitalizadas (31 das quais em cuidados intensivos).
A ministra revelou ainda que do total de vítimas mortais, 11 morreram num hospital, 10 nos lares e uma em casa.
Paulette Lenert revelou ainda que até ao momento foram feitos 16.199 testes no país ao Covid-19.
LUX24

Covid-19: Plasma dos recuperados é esperança de tratamento

Sangue de doentes recuperados pode ser a chave para tratar a doença.
O plasma sanguíneo das pessoas que foram infetadas por Covid-19 e que recuperaram pode ser usado para combater infeções, diz o Guardian. Segundo o jornal britânico, o país já está a identificar possíveis doadores. 
A ideia é que, após a administração de soro sanguíneo obtido do sangue de pessoas que já recuperaram da doença, os doentes que ainda estejam a lutar contra a infeção consigam usar os anticorpos desenvolvidos pelos pacientes já recuperados. 
Mais detalhadamente, “o plasma de pacientes que recuperaram da Covid-19 conterá anticorpos que o seu sistema imunitário produziu no combate ao vírus. Esse plasma pode ser transferido para pacientes com sistemas imunitários debilitados, que estão a lutar para desenvolver os seus próprios anticorpos. A transfusão de plasma visa, portanto, fornecer anticorpos de um paciente recuperado para ajudar o corpo do doente a combater o vírus Covid-19”, explica um representante do Serviço Nacional de Saúde britânico, ao Guardian.

Notícias ao Minuto

Diretores do SEF demitem-se após detenção de inspetores por homicidio

Demissões no SEF após detenção de três inspetores por homicídio ...
O diretor e o sub-diretor da Direção de Fronteiras de Lisboa do SEF demitiram-se na sequência da detenção de três elementos do serviço por suspeitas de homicídio, anunciou hoje o organismo.
Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) confirma a detenção de três inspetores em funções no aeroporto de Lisboa por suspeita da prática do crime de homicídio e explica que no dia 12 ocorreu no Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT) do aeroporto de Lisboa um óbito de um cidadão estrangeiro.
Esta situação foi comunicada ao procurador-adjunto de turno junto do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa e à Inspeção Geral da Administração Interna, acrescenta.
Na nota, o SEV informa ainda que está desde o início a colaborar com as autoridades envolvidas na investigação e "tomou de imediato as medidas previstas em sede disciplinar", acrescentando que tanto o diretor como o subdiretor da Direção de Fronteiras de Lisboa cessaram funções com efeitos a partir de hoje.
De acordo com a Polícia Judiciária, os três homens "serão os presumíveis responsáveis da morte de um homem de nacionalidade ucraniana, de 40 anos, que tentara entrar, ilegalmente, por via aérea, em território nacional", no passado dia 10 de março.
O alegado crime terá sido cometido nas instalações do Centro de Instalação Temporária, no aeroporto de Lisboa, no passado dia 12, após a vítima ter supostamente provocado alguns distúrbios no local, acrescenta.
Lusa

COVID-19 - Torrestir reforça meios e capacidade de distribuição de produtos farmacêuticos e bens alimentares


Para dar resposta à actual situação epidémica causada pelo COVID-19 e em contexto de emergência nacional, o grupo Torrestir reforçou a sua capacidade de distribuição de produtos farmacêuticos e bens alimentares.

Através da sua subsidiária Torrespharma, faz entregas diárias nas farmácias, hospitais e clínicas, bem como entregas ao domicílio, disponibilizando os recursos necessários para que as operações de abastecimento de medicamentos se mantenham sem falhas. Também no que diz respeito aos bens alimentares e tendo em conta panorama actual, a Torrestir estendeu os seus serviços, passando a fazer entregas ao domicílio, onde se verifica uma necessidade acrescida.

Como explica Fernando Manuel Torres, administrador da Torrestir: «Vivemos um período inédito em que temos de nos reinventar rapidamente e é nossa missão garantir a entrega de bens que, neste momento, são cruciais para a população. Por isso, na Torrestir reforçámos os nossos serviços e frota, totalmente equipada para o efeito, cumprindo as boas práticas de distribuição de medicamentos e de produtos alimentares. Este é um esforço conjunto feito pelo universo Torrestir que contempla todo o território nacional».”


Novo Portal IPDJ


www.ipdj.gov.pt é o endereço deste novo portal - mais acessível, mais intuitivo, mais completo, mais navegável e mais interativo.
Reúne vasta informação relativa aos diversos programas que o IPDJ dinamiza, bem como apoios e campanhas nas áreas do Desporto e da Juventude. É uma ferramenta que deve explorar, uma vez que se trata do maior canal de informação oficial online destas duas áreas (Desporto e Juventude), tornando-se especialmente relevante a sua atualização, refrescamento e interação no momento que o país atravessa.
Visite-nos online e siga-nos -  www.ipdj.gov.pt .

--------------------------

“Esta plataforma tecnológica, Portal IPDJ, insere-se no esforço do Governo em promover a digitalização e modernização dos serviços públicos. Este foi um grande desafio para o IPDJ, ciente da importância que os conteúdos digitais e da necessidade de garantir competentes e eficazes formas de interação digital com os seus parceiros, convictos de que as pessoas, os processos e tecnologia são três vetores indissociáveis e que, cada vez mais, os/as cidadãos/cidadãs valorizam processos que lhes permitam resolver problemas em sua casa ou local de trabalho, desobrigando-as a deslocações desnecessárias.

É, pois, com redobrado regozijo que, volvidos quase nove anos sobre a fusão dos extintos Instituto Português da Juventude e Instituto do Desporto de Portugal, o IPDJ lança, agora, o Portal IPDJ, projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que congrega, não só, os serviços digitais oferecidos nas grandes áreas de missão do Desporto e da Juventude,  como também um repositório de informação institucional útil para o público em geral que se apresenta como âncora para os serviços digitais prestados, modernizando o funcionamento e a imagem do Instituto, ao mesmo tempo que reduz encargos administrativos e processuais, em alinhamento com as medidas Simplex+.

Em suma, o grande objetivo deste Portal é a criação de uma plataforma de serviços digitais integrados com outros organismos da administração pública que promova uma cultura de maior proximidade no âmbito da atividade desportiva e programas da área da juventude, quer sejam prestados diretamente quer sejam prestados através de parceiros privilegiados como as federações desportivas, associações de juventude, associações de estudantes, autarquias, empresas e outros organismos.

Estamos convictos de que com esta ferramenta estaremos a aumentar a eficiência e eficácia da atividade, prestando um melhor serviço aos/às cidadãos/cidadãs. Este é o nosso objetivo principal e reconhecemos a prestimosa colaboração de todos quantos estiveram envolvidos diretamente neste processo, bem como a todos em geral que serão fornecedores de informação relevante para honrarmos o nosso desígnio comum de servir Portugal.

Em simultâneo, face à situação atual de distanciamento social muitas famílias estão confinadas ao espaço das suas casas. Neste contexto, promotor de uma redução dos níveis de atividade física e potenciador de comportamentos sedentários, é fundamental promover um conjunto de ações que potenciem a prática de atividade física em casa. #SERATIVOEMCASA é o mote desta campanha.

#SERATIVOEMCASA será o lema geral que enquadra uma série de vídeos para estimular as famílias, no seu todo, ou segmentos desta, a manterem-se ativos neste período de recolhimento social.
Sob o tema #SERATIVOEMCASA vão surgindo conteúdos que se segmentam em 2 subtemas (sem prejuízo de posteriormente se abrirem outros):
Brincar em família
Ser ativo não tem idade (adultos, adultos sedentários, idosos ativos, idosos fragilizados e outras populações com outras limitações).”


Conselho Diretivo do IPDJ

Fundação Alibaba e Fundação Jack Ma doam máscaras, testes e roupas de proteção a Portugal para apoiar no combate ao COVID-19


  • A entrega que contém material médico destinado a Portugal chegou a Liège no dia 27 de março
  • É a mais recente de várias iniciativas anunciadas pela Fundação Alibaba e pela Fundação Jack Ma para apoiar a Europa

Lisboa e Hangzhou, 30 de março de 2020 - A Fundação Alibaba e a Fundação Jack Ma, criadas pelo fundador da tecnológica Alibaba Group, Jack Ma, avança com a doação de máscaras, testes de despiste e de diagnóstico e roupas de proteção ao Sistema Nacional de Saúde de Portugal para apoiar no combate ao COVID-19.

O voo de mercadorias preparado com os materiais médicos partiu de Hangzhou, na China, e chegou ao Hub eWTP da Alibaba no aeroporto de Liège, na Bélgica, para seguir viagem para Portugal. O eWTP Hub Belga contribuiu para o transporte eficiente de mercadorias a nível internacional durante esta crise, e a Cainiao Network, o ‘braço direito’ de logística da Alibaba, aumentou o número de voos de carga para cinco por semana, durante este período.

O esforço de ajuda foi ainda possível graças à estreita cooperação com a Embaixada de Portugal em Pequim, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com as autoridades de saúde Portuguesas, cuja ação foi crucial para permitir uma rápida resposta e a entrega dos equipamentos médicos doados.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias, que esteve envolvido neste processo, considera este donativo “um ato de solidariedade que reforça a sólida parceria entre a Fundação Jack Ma, a Fundação Alibaba e Portugal, e reflete os elevados valores que representam os mesmos.”

Esta doação está entre uma série de iniciativas de ajuda da Fundação Alibaba e da Fundação Jack Ma para apoiar as áreas do Mundo mais afetadas pela crise do Covid-19, disponibilizando e fornecendo vários tipos de materiais médicos à Ásia, Estados Unidos, África, e Europa. As Fundações estão também a financiar a pesquisa e o desenvolvimento das opções de tratamento do vírus Covid-19 na China, no Peter Doherty Institute for Infection and Immunity (Austrália) e na Columbia University (EUA). São esperadas mais doações nos próximos dias e semanas.

A Fundação Jack Ma e a Fundação Alibaba publicaram e distribuíram um manual onde são detalhados os principais dados e as melhores práticas do Primeiro Hospital Afiliado, Zhejiang University School of Medicine, para o tratamento de pacientes do Covid-19: https://covid-19.alibabacloud.com/


LÚCIA AMARAL

PNDpT - Prolongamento do prazo de candidatura


Atendendo à atual situação vivida foi decidido superiormente o prolongamento do período de candidaturas ao PNDpT até ao dia 19 de abril. 

O PNDpT é uma medida de âmbito estrutural que visa apoiar programas desportivos que promovam a generalização da prática desportiva, de âmbito informal, recreativa ou competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e desenvolvimento integral dos cidadãos e da sociedade em geral. 

Na edição de 2020 do Programa Nacional de Desporto para Todos é feito um reforço na aposta em programas que promovam os valores éticos em contexto desportivo, como a igualdade, a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade e a cooperação, bem como em programas que promovam a mobilidade ativa e a promoção da atividade física em contexto laboral. 

Nesta edição é também dada continuidade ao apoio a programas desportivos que valorizem a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a igualdade de género e a proteção dos direitos humanos.

São destinatários aos apoios a prestar pelo PNDpT: 
- As entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham no seu objeto o desenvolvimento da prática desportiva, designadamente: 

federações desportivas, clubes, associações, coletividades, entre outras organizações cujo objeto social compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.

Como apresentar a candidatura
Submeter a candidatura através de formulário próprio para o efeito, disponível em: http://candidaturas.ipdj.pt/

- Os documentos requeridos para completar a candidatura ao PNDpT são obrigatórios no processo online de candidatura. 

Prazo (prolongado) 
Até ao dia 19 de abril. 
Quaisquer informações adicionais podem ser esclarecidas
Mais informações sobre o PNDpT 

BarcelosEstudante do IPCA cria aplicação para pedir medicamentos às farmácias


Chama-se Rui Fernandes, frequenta o Mestrado em Engenharia Informática, e criou a aplicação Farmaemcasa, que pretende afastar os portugueses das farmácias nesta altura critica que o País atravessa.

Rui Fernandes, fundador da We Make It , refere que o objetivo desta aplicação é servir "as pessoas que estão em casa e necessitam de algum medicamento ou produto farmacêutico". Através da aplicação, a pessoa pode "fazer o pedido", assim que o mesmo estiver pronto "pode fazer o levantamento na farmácia". Em alguns casos em que as farmácias façam entregas ao domicílio evita que em nenhum momento "a pessoa tenha que sair de casa".

O objetivo é impedir as habituais filas nas farmácias portuguesas, situação que tende a agravar-se com o aumento de contágios da Covid-19 e com as novas regras de atendimento nestes espaços.

No desenvolvimento da aplicação estiveram envolvidos outros estudantes do IPCA: Sérgio Cruz, Bruno Silva, José Rocha e Luís Macedo.

A aplicação está já disponível para Android e iOS e pode ser descarregada sem qualquer custo associado:

Ana Teixeira

DESASSOMBRO

  • Péricles Capanema
De há muito noto entristecido (e inconformado), a palavra Cristandade de tantas fulgurações vem sendo empurrada de lado. No amplo palacete das ideias, está jogada para desvão pouco iluminado, quase nunca visto e visitado.
Trágico, Cristandade não pode ser escorraçada do debate público. Nada apresenta ou fez de infamante; a mais, tem frescor, fulgura de luz dourada; tem justificação doutrinária sólida e enormes realizações históricas. Contudo, essa é a verdade, hoje causa constrangimentos e assim, parece, seria melhor que não frequentasse a sala, permanecesse discreta na cozinha, meio escondida, junto com vassouras e rodos. Sua presença brilhante em locais de destaque atrapalharia a fluidez normal das conversas, dificultaria aproximações entre os convivas habituais.
Ali na sala e nas partes principais da residência conversam entre si conceitos como conservadorismo, valores cristãos, raízes cristãs, valores nacionais, integridade, bons costumes, herança judaico-cristã, filosofia perene, preservação da família. Gente do bem, como se vê. Cristandade, não. O máximo que a regra naquele olimpo admitiria seria a sociedade laica, vitalmente cristã, para lembrar a famosa formulação maritainista.
Platonicamente, Cristandade ainda pode se considerar amiga de todos os convivas mencionados, tem com eles relações antigas, parentesco. Por isso, por enquanto, fica na área de serviço, esperando a hora de sair sem ruído pela porta da cozinha. Se resistir, é congruente, seria expulsa, a coligação dos incomodados já não mais a toleraria.
Cristandade antes era recusada em particular pelos bad boys. Mas agora vem sendo empurrada de lado por pessoas respeitáveis, com serviços prestados, que têm um ponto em comum: não querem ouvir falar de Cristandade, nem estar em sua companhia, o silêncio a circunda. Quem já padeceu o ostracismo, sabe que é impiedoso, minucioso e feroz.
*   *   *
Folheava o mensário “Catolicismo” (nº 831), quando dei de cara com: “Cristandade – solução para o vazio da nossa sociedade niilista”. Li de novo. Era aquilo mesmo, a Cristandade apresentada como solução social para nossos dias. Li de novo. Não havia dúvida. Fui para o autor, John Horvat II. Lembrei-me, já havia lido livro dele “Return to Order” [capa ao lado] e publicado comentário a respeito sob o cabeçalho: “A coragem das definições” (está desde 26-8-2017 em meu blog periclescapanema.blogspot.com).
“Return to Order” provocou-me de imediato uma exclamação: “Meu Deus, que coragem!”. Daí o título do comentário: “A coragem das definições”, de onde recolho: “Existe também a fortaleza do intelectual, dela se trata aqui — o amor à objetividade o obriga por vezes a gravar no papel, conscientemente, palavras que destruirão o êxito profissional e até a nomeada social. Acontece então, a escravidão à verdade o atira sem volta no ostracismo. O pior dos erros é acertar sozinho contra muita gente, constatava amargo e risonho Agripino Grieco. Desbravador arrojado, chegou ao topo do morro, de lá descreveu panoramas novos. Horvat correu riscos — o primeiro, a incompreensão; o segundo, o isolamento. Quis assim. Assoma nítido o desassombro, em especial quando demole barreiras fincadas pelas batidas tiranias das modas do pensamento”.
John Horvat veio ao encontro de minhas angústias. Repetindo em “Cristandade – solução para o vazio da nossa sociedade niilista” a coragem intelectual já evidenciada em “Return to Order”, tratou com desassombro a situação que descrevi acima de forma sobretudo metafórica. Criou até um ferrete, um slogan para indicar a exclusão de Cristandade do debate público: o Anything But Christendom Syndrome, a síndrome do ABC — a síndrome do “Qualquer coisa vale, menos a Cristandade”, doença composta de várias manifestações associadas a uma condição mórbida critica. Tal enfermidade afunda suas raízes em velhos preconceitos liberais, que distorcem a natureza da sociedade cristã, observa ele.
Horvat desafia, desbrava e encurrala. Cordial, seguro, traz de volta para o centro do debate o que a patrulha havia expulsado. Ele, um norte-americano, começa sua justa assim (vou utilizar o original inglês, está na rede): “Graves problemas morais estão destruindo nosso país”. Continua, muitos descrevem bem os problemas, erram nas soluções. Outros, sem analisar causas, propõem soluções inócuas. Outros ainda sugerem saídas de mínimo esforço. A única solução real é o retorno à Cristandade, diz [vai explicar depois].
Observa, todos no debate, na esquerda, no centro e na direita, só não admitem debater uma solução: a Cristandade. É o debate inquinado pela síndrome “Qualquer coisa vale, menos a Cristandade”. Contaminou tanto o campo temporal como o religioso.
Explica como conservadores e direitistas estão com medo de tocar no assunto: “Existem cristãos que de fato desejam a moral com base no Decálogo. Mas não a ousam propor porque parecem esmagadoramente numerosos as pessoas e meios de divulgação contrários. A Cristandade está muito distante da sociedade presente; não é prático propô-la. Para eles, não há chance de vencer. E assim se tornam pacientes da síndrome do ‘Qualquer Coisa vale, menos a Cristandade’. Os cristãos volteiam em torno de todos os assuntos ligados a Cristandade, mas ninguém ousa pronunciar a palavra”.
Por falta de espaço, não vou tratar aqui da refutação que faz aos que chama de “liberais radicais” e “moderados radicais”. A recusa de todos eles em admitir sequer a ideia de Cristandade denota, escreve Horvat, “uma rigidez tirânica, enraizada no materialismo”.
Chega à parte final do artigo: “Como nossos problemas são morais, nossas soluções devem ser morais”. Mostra que a Cristandade é solução natural, postos o Direito Natural e a moral da Igreja, que estão conformes à natureza humana. E daí a maior felicidade e harmonia social, para cristãos e não-cristãos, encontram-se numa atmosfera de civilização cristã. Refuta falsidades, entre as quais a da imposição da Fé — a Fé é um dom sobrenatural, não pode ser imposto. E pontua: tais falsidades estão sendo vociferadas em ambiente convulsionado em que uma coligação anti-Cristandade vem impondo a pauta de que tudo vale, menos a Cristandade. E nas forças da investida estão satanismo, promotores agenda LGBT+, defensores da pauta transgênero, incentivadores das blasfêmias.
Em resumo, os tempos estão maduros para debater a Cristandade. Sua defesa precisa ser feita abertamente, sem desculpas e com entusiasmo. Trabalho de esclarecimento, em primeiro lugar, a maioria nem sabe o que é a Cristandade. Sem tal debate, a sociedade continuará a afundar na anarquia e no libertarianismo. “Como nossos problemas são morais, as soluções devem ser morais”. E finaliza: “Precisamos urgentemente de uma civilização cristã. Essa é uma proposta que deve, pelo menos, ser tomada em consideração”. De novo, felicitações.
ABIM


COVID-19 – Prazo de entrega de formulário para Medidas de Apoio Excecional à família

Caro/a senhor/a,

No âmbito das medidas de apoio excecional às famílias, informamos que o período para requerer o respetivo apoio, através da Segurança Social Direta, decorre de 30 de março a 9 de abril.

Para aceder ao formulário para pedir o "Apoio excecional à família para Trabalhadores Independentes e Serviço Doméstico", clique aqui .

O pagamento do apoio será feito obrigatoriamente por transferência bancária, pelo que deve registar e/ou verificar se o seu IBAN está atualizado na Segurança Social. Para o efeito, aceda aqui.

A Segurança Social
Nota: por razões de segurança, é importante que confirme que acede ao sítio da Segurança Social Direta, utilizando as suas credenciais pessoais e intransmissíveis, e que confirme, ainda, que a sua barra de endereços do navegador indica um endereço seg-social.pt.

Misericórdia de Pampilhosa da Serra “isola-se” para proteção dos seus utentes!


A Misericórdia de Pampilhosa da Serra preocupada com a situação do País face à entrada na fase de mitigação da Covid-19, e numa perspetiva de reduzir a possibilidade de contágio dentro da Instituição, avançou com a implementação de turnos semanais acordados com as colaboradoras que aceitaram trabalhar em regimes de permanência nas respostas sociais ERPI e UCCI, durante 7 dias, sendo rendidas por outras equipas que se mantém em isolamento nas suas habitações. 

No caso da ERPI-sede e devido à ausência de condições de acolhimento de todas as equipas, as mesmas irão pernoitar na Residência de Estudantes, cedida pela Autarquia de Pampilhosa da Serra. As restantes equipas permanecerão nas instalações das respostas sociais face à existência de condições para o efeito. 

A situação que o País atravessa exige que valores como a solidariedade, a coragem e a união se imponham para um bem comum, protegendo a população mais vulnerável, os nossos seniores! 

A Mesa Administrativa gostaria de manifestar o seu profundo apreço para com as colaboradoras que puderam aceitar este desafio, priorizando o cuidado dos Utentes e sacrificando as suas vidas pessoais. O nosso OBRIGADO!

CONCELHO DE TORRES VEDRAS COM CENTRO DE TESTES À COVID-19

O concelho de Torres Vedras contará, a partir da próxima terça-feira, 31 de março, com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes serão realizados todos os dias, de forma gratuita, estando sujeitos a prescrição por parte do médico do Centro de Saúde de Torres Vedras na Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC), com posterior marcação para data e hora específicas.

Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).

Consoante os critérios de gravidade, os profissionais de saúde da Linha SNS 24 poderão indicar que o doente suspeito de COVID-19 se deve dirigir para avaliação médica a uma das Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC) do Concelho - no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras - ou que permaneça no seu domicílio em auto-cuidados.

Note-se que os testes estão sujeitos a critérios clínicos de prioridades definidos pela Norma nº4/2020 da Direção Geral de Saúde bem como a critérios epidemiológicos por forma a quebrar cadeias de transmissão. A prioridade estabelecida para o teste à COVID-19 é a seguinte:

1. Doentes com critérios de internamento hospitalar;
2. Recém-nascidos e grávidas;
3. Profissionais de saúde sintomáticos;
4. Contactos sintomáticos de casos confirmados;
5. Doentes com comorbilidades, nomeadamente com DPOC, asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna ativa, ou estados de imunossupressão;
6. Doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença;
7. Doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades identificadas acima.

A Proteção Civil de Torres Vedras apela à população em geral para que se mantenha em casa, cumprindo o isolamento social voluntário.

Apela-se para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades.

Polícia Judiciária detém quatro homens por homicídio qualificado


A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública de Porto Salvo e Oeiras, localizou, identificou e deteve quatro homens, de idades compreendidas entre os 20 e 30 anos, fortemente indiciados pela prática, em coautoria, de um crime de homicídio qualificado.

Os factos ocorreram na noite da passada sexta-feira, na via pública, no concelho de Oeiras, quando os presumíveis autores, na sequência de desavença anterior mantida por um deles com a vítima, a agrediram fisicamente e lhe desferiram um golpe de arma branca, o qual provocou a sua morte.

A vítima era um homem, de 27 anos, e foi atingida no tórax, acabando por falecer no local, enquanto os autores se colocavam em fuga.

Um dos detidos já foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

Os restantes serão presentes, hoje, a primeiro interrogatório judicial, no qual serão sujeitos às medidas de coação processual adequadas.

TRABALHO|PRECARIEDADE Alerta de apoio aos trabalhadores de empresas de trabalho temporário

Nas empresas de grandes grupos financeiros há muitos trabalhadores de empresas de trabalho temporário e outsourcing que estão a ser despedidos por se encontrarem numa situação precária.

O Partido Ecologista «Os Verdes» interpelou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social com um conjunto de questões sobre o «que está a ocorrer com vários trabalhadores de empresas de trabalho temporário e de outsourcing», nomeadamente no que respeita «à implementação e adoção de medidas de contingência à Covid-19», no sentido de «evitar que as empresas tomem medidas distintas para com os trabalhadores subcontratados, expondo-os a eles e às suas famílias a maior risco.

O PEV quer também saber se os «trabalhadores de empresas de trabalho temporário e de outsourcing estão a ser abrangidos por medidas de contingência adequadas» que reduzam o risco de infecção, «em particular nos centros de contacto que continuam em funcionamento», e se o Governo «tem conhecimento da discriminação que está a ocorrer» com estes trabalhadores, quanto à «adopção de medidas de contingência».

Face ao aumento do número destes trabalhadores em empresas de «grandes grupos financeiros, de telecomunicações, de seguros, de energia, entre tantos outros», numa situação de precariedade, «com salários e direitos muito reduzidos, em comparação com os quadros das empresas», o PEV alerta para o facto de haver empresas «a discriminar os trabalhadores que desempenham actividade através de empresas subcontratadas».

Como exemplo, aponta um dos casos denunciados à Autoridade para as Condições do Trabalho. «Após a eventual infecção pela Covid-19 de um trabalhador, por precaução, os restantes com vínculo à empresa foram enviados para casa, em regime de teletrabalho, enquanto os colegas que trabalham no mesmo local, mas através de uma empresa de outsourcing, mantiveram a sua actividade nas respectivas instalações», denuncia.

«Os Verdes» sublinham ainda o facto de «muitos dos trabalhadores de empresas de trabalho temporário e outsoursing estarem a ser despedidos por se encontrarem numa situação precária».

abrilabril

Conheça as 5 maiores pandemias da história

Policiais de Seattle vestindo máscaras cirúrgicas durante a pandemia de 1918 (Foto: Wikimedia Commons)
O coronavírus não é o primeiro causador de pandemias mundiais. Relembre outras doenças que mudaram os rumos da história da humanidade

LETÍCIA RODRIGUES*29 MAR 2020 - 09H45 ATUALIZADO EM 29 MAR 2020 - 09H45

A pandemia do novo coronavírus está causando medo em todo o mundo — é não é para menos. O vírus causador da Covid-19 já infectou mais de 500 mil pessoas em centenas de países, com milhares de casos mortais. 

O cenário é semelhante ao que já aconteceu em outros momentos da humanidade, em que doenças se espalharam pelo mundo e causaram estragos. Conheça as principais pandemias que assolaram o planeta.

1. Peste bubônica
A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis e pode se disseminar pelo contato com pulgas e roedores infectados. Seus sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos na virilha, na axila ou no pescoço. Outros sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. A doença é considerada, historicamente, a causadora da Peste Negra, que assolou a Europa no século 14, matando entre 75 e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia. No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de 450 milhões de pessoas para 350 milhões.
Os médicos que tratavam a Peste Negra eram chamados de Médicos da Peste (Foto: Wikimedia Commons)

2. Varíola
A doença atormentou a humanidade por mais de 3 mil anos. O faraó egípcio Ramsés II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luís XV da França tiveram a temida “bixiga”. O vírus Orthopoxvírus variolae era transmitido de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias. Os sintomas eram febre, seguida de erupções na garganta, na boca e no rosto. Felizmente, a varíola foi erradicada do planeta em 1980, após campanha de vacinação em massa.

3. Cólera
Sua primeira epidemia global, em 1817, matou centenas de milhares de pessoas. Desde então, a bactéria Vibrio cholerae sofre diversas mutações e causa novos ciclos epidêmicos de tempos em tempos e, portanto, ainda é considerada uma pandemia.

Sua transmissão acontece a partir do consumo de água ou alimentos contaminados, e é mais comum em países subdesenvolvidos. Um dos países mais atingidos pela cólera foi o Haiti, em 2010. O Brasil já teve vários surtos da doença, principalmente em áreas mais pobres do nordeste. No Iêmen, em 2019, mais de 40 mil pessoas morreram devido à enfermidade..

Os sintomas são diarreia intensa, cólicas e enjoo. Apesar de existir vacina contra a doença, ela não é 100% eficaz. O tratamento é à base de antibióticos.

4. Gripe Espanhola
Acredita-se que entre 40 e 50 milhões de pessoas tenham morrido na pandemia de gripe espanhola de 1918, causada por um vírus influenza mortal. Mais de um quarto da população mundial na época foi infectada e até então presidente do Brasil, Rodrigues Alves, morreu da doença, em 1919. O vírus veio da Europa, a bordo do navio Demerara. O transatlântico desembarcou passageiros infectados no Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro.

Os sintomas da doença eram muito parecidos com o atual coronavírus Sars-CoV-2, e não existia cura. Em São Paulo, a população foi atrás de um remédio caseiro feito com cachaça, limão e mel. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, foi dessa receita supostamente terapêutica que nasceu a caipirinha.

Fonte: revistagalileu

Isso que você está vendo é o coronavírus "matando" células humanas


Por Natasha Romanzoti, em 29.03.2020

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (NIAID, na sigla em inglês) fez imagens microscópicas do Sars-CoV-2, o coronavírus que causa COVID-19, “matando” células humanas.
De acordo com os cientistas, elas foram feitas com o material coletado de um paciente norte-americano infectado, no momento em que as suas células entraram em apoptose, um processo conhecido como morte celular.
As fotos são coloridas digitalmente. Nelas, tudo que são “pontinhos” representa o vírus, enquanto a estrutura maior é a célula humana.

Contaminação

Como é possível notar, o vírus é muito pequeno quando comparado às células do nosso corpo. Suas estruturas são muito mais simples.
Apesar disso, o vírus possui o que os cientistas chamam de proteínas spike, capazes de se ligar à membrana celular de um hospedeiro. Em última análise, o vírus comanda a célula, obrigando-a a replicar seu material genético.
Isso ocorre tantas vezes até que, eventualmente, a célula fica sobrecarregada e morre, causando uma “inundação” de material genético do vírus no organismo – que por sua vez leva à contaminação de novas células.

Prevenção

Além do isolamento pela maior parte possível do tempo e do distanciamento físico de outras pessoas, especialistas recomendam lavar a mão com água e sabão com frequência, não tocar os olhos e cuidar bem da saúde e da alimentação para evitar pegar o vírus. [RevistaGalileuCatracaLivre]

hypescience