quarta-feira, 8 de junho de 2022

Taxistas e motoristas TVDE envolvem-se em agressões em Viseu

Foi necessária a intervenção das autoridades.
Na cidade de Viseu aumentaram os casos de agressões entre motoristas de táxi e das plataformas digitais. No último incidente, foi necessária a intervenção das autoridades para repor a ordem pública.
Desde que as plataformas de transporte individual de passageiros chegaram a Viseu que se tem assistido a uma escalada de desentendimentos entre os motoristas destas operadoras e os taxistas.
No último episódio de violência, um taxista agrediu um motorista TVDE, o que levou à intervenção da PSP para restabelecer a ordem.
Os condutores de táxi defendem que deve existir uma fiscalização igual entre as duas modalidades de transporte de passageiros e lembram que a lei não permite a recolha de passageiros em parques dedicados a táxis. Os motoristas das plataformas respondem que o cliente é que escolhe o local onde quer ser recolhido.
Existem, neste momento, queixas apresentadas das duas partes.

SIC Notícias

Viu concentrações de algas na costa portuguesa? Deve fotografar e reportar em plataforma digital


Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) apelaram hoje para que sejam reportados os avistamentos de acumulações de algas que aparecem no mar e nas praias da costa portuguesa.

Os afloramentos de algas devem ser registados em fotografia e os dados submetidos através da plataforma digital “Algas na Praia”, com o preenchimento de um pequeno inquérito.

Em comunicado, a UAlg indicou que os dados permitem uma monitorização das concentrações e facilitam aos investigadores um conjunto de informações importantes sobre a origem, espécie, impactos e frequência das acumulações.

Segundo o investigador Rui Santos, citado na nota, “os registos que forem submetidos este ano, juntamente com os dados obtidos no verão do ano passado, vão permitir identificar as condições ambientais chave para a proliferação de algas e definir estratégias para remover e utilizar esta biomassa que dá à costa”.

Segundo a UAlg, no ano passado foram submetidos 96 registos através da plataforma, tendo os dados permitido identificar três zonas distintas de acumulação de algas na costa sul do Algarve.

"Entre Lagos e Olhos de Água (Albufeira) dominou a alga castanha (Rugulopterix okamurae), uma espécie invasora originária dos mares da Coreia/Japão, e entre Vilamoura e a Praia de Faro dominou a alga vermelha (Asparagopsis armata), uma espécie invasora originária da Austrália”, indicou a universidade.

Já entre a ilha da Armona (Olhão) e Vila Real de Santo António, proliferou a alga verde (Ulva sp.), uma espécie autóctone da costa portuguesa.

“É normal encontrarmos algas no mar e nas praias, mas, quando encontramos acumulações excessivas de algas, podemos estar perante fenómenos resultantes de excesso de nutrientes provenientes de efluentes urbanos ou da fertilização excessiva em agricultura”, alertam os investigadores.

As concentrações, adiantam, “podem ainda ser um fenómeno provocado por algas invasoras, as quais têm um impacto muito negativo nas espécies nativas da nossa costa”.

Alegam ainda que o crescimento excessivo das algas “pode prejudicar a biodiversidade, as pescas e a qualidade ambiental da praia”.

A partir das algas invasoras que se acumulam nas praias, os investigadores do CCMAR anunciaram que “procuram desenvolver um novo suplemento alimentar”, através do projeto NUTRISAFE.

De acordo com Dina Simes, responsável pelo projeto, citada no documento da UAlg, “algumas destas algas apresentam compostos com características anti-inflamatórias e de proteção vascular e pulmonar”.

Os compostos “podem ser utilizados em suplementos alimentares que permitem reduzir comorbidades comuns associadas ao envelhecimento e às doenças inflamatórias crónicas”, conclui a nota.

Fonte: MadreMedia/Lusa

ALEMANHA | Ataque ou acidente? Condutor abalroa transeuntes em Berlim


Um ato intencional ou um acidente resultante da perda de controlo do veículo ou de uma "emergência médica"? 
É a questão à qual tentam responder as autoridades na Alemanha, depois de um carro ter abalroado uma multidão numa rua movimentada do oeste da capital, Berlim, fazendo pelo menos um morto e mais de uma dezena de feridos, nove dos quais se encontram em estado grave.
O porta-voz da polícia de Berlim, Thilo Cablitz, explicou que o condutor "foi contra um grupo de pessoas, voltando depois para a estrada, antes de acabar finalmente encastrado na vitrina de uma loja mais adiante".
O condutor foi rapidamente detido por pessoas que se encontravam no local e entregue às autoridades, que o identificaram como um germano-arménio de 29 anos.
A vítima mortal é uma professora de 51 anos e os feridos graves são alguns dos estudantes que a acompanhavam.
O incidente teve lugar a curta distância do local onde, em 2016, Berlim foi palco de um atentado cometido com um camião por um tunisino de 24 anos, que matou 12 pessoas num mercado de Natal.

Fonte: euronews

Marinha Grande | SEGUNDA DOSE DE REFORÇO DA VACINA CONTRA A COVID-19

 
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que o Centro de Vacinação Covid-19 está a funcionar no Centro de Saúde, com entrada pela porta principal, ao sábado, das 09h00 às 13h00.

Dada a afluência da população, está a proceder-se à inoculação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos utentes agendados pelo Serviço Nacional de Saúde, sendo distribuídas 100 senhas, no local e em cada sábado, para regime de vacinação em casa aberta.

A vacinação de reforço está disponível para os cidadãos com 80 ou mais anos de idade, incluindo as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2.


Caldas da Rainha | Edital da Assembleia Municipal Extraordinária, que terá lugar a 14/Junho


Dr. José Luís de Carvalho Lalanda Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Municipal supra faz público, nomeadamente tendo em atenção o preceituado na Lei nº 75/2013 de 12 de Setembro, que no próximo dia 14 de Junho pelas 20:30 horas se realizará no Pequeno Auditório do CCC, uma Sessão Extraordinária que versará a seguinte Ordem de Trabalhos:

01 - APRECIAÇÃO DO Estudo apresentado pela Comunidade Intermunicipal do OESTE relativamente à prestação dos serviços hospitalares no Oeste – PARECER DA QUARTA COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Para constar se publica este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares de estilo do município.

Caldas da Rainha, 06 de Junho de 2022
O Presidente da Mesa da Assembleia,
(José Luís de Carvalho Lalanda Ribeiro, Dr.)




Reguengos de Monsaraz | Praia fluvial de Monsaraz distinguida pela Quercus com o galardão de “Qualidade de Ouro”

 
A Quercus distinguiu pela primeira vez a praia fluvial de Monsaraz com o galardão de “Qualidade de Ouro”. A praia de Monsaraz terá assim hasteada a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022 durante a época balnear, que vai decorrer de 10 de junho a 18 de setembro.

A Quercus reconheceu 441 praias com o galardão que atesta a qualidade da água balnear, analisada através dos dados oficiais dos últimos cinco anos para garantir maior rigor e segurança aos banhistas. De acordo com os critérios definidos este ano para a atribuição da distinção, a qualidade da água teve de ser excelente nas épocas balneares de 2017 a 2020 e as análises realizadas no ano passado tiveram de estar em consonância com os valores definidos na Diretiva relativa às águas balneares. O último critério de análise é não ter acontecido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.
 

A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.
 

Assim, a praia de Monsaraz terá este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2022, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Os veraneantes podem ainda usufruir de dois bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.
 

 Carlos Manuel Barão
 

Varíola-dos-macacos detetada em 29 países e já há transmissão comunitária, diz OMS

 O diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que já se confirmaram mais de mil casos de monkeypox, em 29 países, não endémicos, e avisou que em algumas zonas já há transmissão comunitária.
"Não há informação de qualquer morte nesses países, mas sim de muitos casos, não só entre homens que mantêm sexo com homens, mas também casos de transmissão comunitária e de mulheres infetadas”, sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.
O responsável da OMS mostrou preocupação com a propagação do vírus a grupos vulneráveis, como crianças e grávidas.
O diretor-geral da OMS pediu aos países que façam todos os esforços necessários para identificar todos os casos e contactos, com o objetivo de controlar o surto e impedir uma maior difusão do vírus.
Tedros Ghebreyesus recordou que durante todo este ano se registaram 1.400 casos suspeitos em África e 66 mortes e lamentou que a comunidade internacional só tenha prestado atenção ao vírus quando começou a afetar países ricos.
"Este vírus esteve a circular e a matar pessoas em África durante décadas, sem que a comunidade internacional lhe tenha prestado atenção, mas é preciso prestar atenção sanitária a estas zonas e acesso às ferramentas para poderem proteger-se”, acrescentou o diretor-geral da OMS, para insistir que o organismo não defende uma vacinação massiva para aqueles que não precisam.
Em Portugal, foram notificados 191 casos, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Administração Regional de Saúde do Centro alerta!

 O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro alerta para o previsível aumento das temperaturas extremas, com destaque para a intensidade da temperatura mínima. Os distritos de Castelo Branco e Viseu serão os mais afetados, com temperaturas máximas entre os 38º e os 40º. No dia 10 de junho, sexta-feira, prevê-se uma temperatura mínima de 25º para Castelo Branco e 20º para Viseu, reforçando o aviso da ARSC para a população se abster da exposição direta ao sol e da prática de atividades, profissionais ou de lazer, que exigem intenso esforço físico.
No âmbito do Plano de Saúde Sazonal/Verão, em vigor desde 1 de maio, a ARSC recorda um conjunto de medidas básicas, visando proteger a sua saúde e dos seus. Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados e crianças de tenra idade.

Assim, nos dias de maior calor:

  • Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00.
  • No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.
  • Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
  • Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.
  • Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.
  • Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
  • Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
  • Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • Faça refeições ligeiras, à base de saladas.
  • Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).
  • Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.
Atendendo a que a época é propícia a viagens, recomenda-se ainda:
  • Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
  • Não feche completamente as janelas. Lembre-se que o Sol roda e que a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao Sol ao fim de algumas horas.
  • Planeie a sua viagem. Caso a sua viatura não disponha de ar condicionado, evite as horas de maior calor e viaje de noite. Não se esqueça de levar água engarrafada.
  • Reduza as atividades ao ar livre, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 16h00).
  • Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
  • Não consuma água de fontenários, mas apenas água da rede pública ou engarrafada.
Para informações adicionais, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda as seguintes fontes:
Direção-Geral da Saúde – este serviço de saúde pública de âmbito nacional disponibiliza material informativo, destinado à população em geral, no âmbito do Plano de Saúde Sazonal – Verão.
Centro de Atendimento do SNS 24 (808 24 24 24) – esta linha de apoio (custo de chamada local) fornece aconselhamento e orientação em saúde.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, no seu sítio institucional, informação relativa a temperaturas observadas e previstas no nosso País, bem como ao índice de raios ultraviolentas e à qualidade do ar.

Morreu Fernando Pinto Monteiro, antigo procurador-geral da República

Tinha 80 anos.
O antigo procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, morreu esta quarta-feira aos 80 anos.
Fernando Pinto Monteiro exerceu o mais alto cargo da magistratura do Ministério Público entre 2006 e 2012. O seu nome foi proposto pelo Governo de José Sócrates e aprovado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva.
Um mandato de seis anos à frente da PGR que ficou marcado por polémicas, entre as quais os processos Casa Pia, “Apito Dourado” e “Envelope 9”. Após sair do cargo, o mesmo foi ocupado por Joana Marques Vidal.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Pinto Monteiro foi primeiro procurador da República e depois magistrado judicial, tendo subido até ao cargo de juiz Conselheiro no Supremo Tribunal de Justiça.
SIC Notícias

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Está patente na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, a exposição "José Saramago: Voltar aos passos que foram dados", disponibilizada pela Fundação José Saramago, em parceria com o Instituto Camões e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do escritor, Prémio Nobel da Literatura 1998.
A exposição é composta por 15 painéis, concebidos em função do trajeto pessoal e literário de José Saramago. Deve ser entendida como uma narrativa, constituída por uma seleção de textos da responsabilidade de Carlos Reis e Fernanda Costa e com desenho gráfico de André Letria. Trata-se de uma “viagem” orientada para a leitura e releitura de Saramago.

A exposição está patente ao público no átrio da entrada da Biblioteca Municipal, até 16 de novembro, dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento do escritor, e é acompanhada por uma mostra bibliográfica de obras do autor. Pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. A entrada é gratuita.

Homem detido por presumíveis crimes de violência doméstica e abuso sexual de crianças em Almada

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) pela presumível prática, reiterada, de crimes de violência doméstica, maus-tratos e abuso sexual de crianças, ocorridos na zona de Almada.

Segundo a PJ, os factos ocorreram em contexto familiar e as vítimas foram a companheira do detido, com a qual coabitava há aproximadamente três anos, e os três filhos desta, dois rapazes, de 12 e quatro anos, e uma menina de 10 anos, que foi alvo de diversos abusos sexuais por parte do agressor.
Na nota da PJ é ainda referido que o detido, de 65 anos, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações periódicas às autoridades e de “proibição absoluta de contactos com as vítimas”.
A detenção foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público na Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica do Departamento de Investigação e Ação Penal do Seixal.

Madremedia/Lusa

Uma tertúlia interactiva no Auditório Municipal. Município vai acolher esta semana 1º edição do “ Curtas em Castelo de Paiva “

 
A primeira edição do “ Curtas em Castelo de Paiva “, uma espécie de tertúlia com cinema, vai decorrer no próximo dia 9 de Junho, às 21h30, no espaço do Auditório Municipal, localizado na Rua Emídio Navarro, em Sobrado.
 
Em jeito de tertúlia interactiva, tipo reunião de família, Joel Dias e Tiago Gonçalves, vão orientar uma conversa bem humorada e interagir com o publico presente nesta iniciativa, e depois vão ser exibidas cinco Curtas Metragens, nomeadamente “Brilhante”, dos realizadores Bruno Stdrezk, Lucyanna Gonçalves, Maria Isabel Deus e Soo a Yoo, “ Dados “, do realizador Carlos Coelho Costa, “ Samanta: má ou santa “, do realizador Lourenço Vaz, “ Encontradouro “, do realizador Afonso Pimentel, e “ Reunião de família: o Adeus “, dos realizadores Joel Dias e Tiago Gonçalves.  
 
 A entrada para esta iniciativa é gratuita.

Carlos Oliveira

CASTELO DE PAIVA | Dois dias com muita animação musical. Sabariz/Paraíso acolheu XVII prova de vinhos e petiscos

 
Com organização a cargo da Associação Cultural de Sabariz, realizou-se no passado fim de semana, no principal largo daquela localidade da freguesia de S. Pedro do Paraíso, a XVII Mostra de Vinhos e Petiscos, um certame popular que registou boa adesão de visitantes e que voltou a contar com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
 
A abertura marcada para o inicio da tarde de Sábado, contou com os responsáveis da AC de Sabariz, do presidente da edilidade paivense José Rocha e elementos do Executivo Municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, e Joaquim Martins, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

José Teixeira, presidente da ACS de Sabariz, antes da ronda pelos espaços dos expositores, mostrou-se satisfeito por voltar a organizar este pequeno certame, que possibilita expôr o que este lugar e a freguesia tem de melhor, com a presença de vinhos de diversas quintas, boa gastronomia e muita animação musical, enquanto Almiro Moreira recordou a importância destes eventos para a projecção das localidades e a oportunidade de promover negócios e divulgar potencialidades.

Já o presidente da Câmara Municipal elogiou a iniciativa e agradeceu a força de vontade dos dirigentes da ACS de Sabariz continuarem a promover este agradável evento, não deixando morrer esta bonita tradição e a oportunidade de se poder mostrar aquilo que este recanto paivense tem de melhor aos mais diversos níveis.

José Rocha sublinhou que, havendo vontade de se fazer, tudo se consegue, referindo que é bom que haja mais actividades pelo concelho, porque assim as pessoas têm a possibilidade de optar pelo que mais lhe interessa, ao mesmo tempo de evidenciou o trabalho voluntário de tanta gente, que dá o melhor de si por estas causas, que mostram a grandeza das colectividades e instituições locais, destacando a pujança do movimento associativo do concelho.  

Ao contrario da última edição, a organização cortou um dia ao certame, sendo que, a abertura oficial aconteceu no início da tarde de Sábado, realizando-se a habitual Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Tasquinha da Aldeia, e a actuação do Grupo de Concertinas  “ Os Amigos de Compostela “, concluindo-se com um périplo com as entidades convidadas, pelos espaços dos expositores presentes.

Durante a noite, houve animação musical, com uma actuação do Grupo “ Os Amigos de Melres “, seguindo-se um espectáculo com a Banda Nova Dança, e a presença do DJ Bruno Falcão pela noite fora.

No Domingo, o certame reabriu cedo para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante Tasquinha da Aldeia, que privilegiou pratos de carne arouquesa, seguindo-se a exibição do Grupo de Concertinas e Cantares de Nogueira de Regedoura, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada, sendo que, o resto da jornada foi preenchida com o tradicional bailarico popular com a actuação do Duo AndiMarc, com o encerramento da mostra a acontecer às 22 horas.

Carlos Oliveira

CASTELO DE PAIVA | No âmbito da Transferência de Competências. Ministra da Saúde assinou “Auto de Transferência” com Município de Castelo de Paiva cerimónia no ACES do Vale do Sousa

 
No âmbito do processo de Transferência de Competências para os municípios, a Ministra da Saúde assinou ontem os Autos de Transferência com os municípios de Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva, na região do Vale do Sousa, esperando que, até ao fim do mês, metade dos concelhos previstos assumam a transferência de competências nesta área dos cuidados de saúde. Nesta cerimónia, onde marcaram presença Carlos Nunes, do Conselho directivo da ARS Norte, e Fernando Malheiro do Conselho directivo do ACES Tâmega Vale do Sousa Sul, o município paivense esteve representado nesta cerimónia pela Vereadora Liliana Vieira, responsável pela área da saúde no Executivo Municipal.
Lembrando que, há " 201 municípios, no território continental, abrangidos pelo processo de descentralização de competências na área da Saúde", a Ministra Marta Temido disse, nesta sua deslocação ao Vale do Sousa, que " até à semana passada 40 municípios tinham assinado os seus autos de transferência ou estavam em vias de o fazer, e até ao final do mês de Junho temos a expectativa de que outros 60 municípios possam também assinar os seus autos ", perspectivou a governante.
Depois da cerimónia, em declarações aos jornalistas, a ministra admitiu que o Governo está "longe ainda do que é a meta", classificando o trabalho como "de negociação" e não "de imposição", recordando que " há sempre limitações financeiras em toda a gestão ", e que este processo foi feito " no sentido de ser neutral do ponto de vista financeiro ".
 Reconhecendo contudo, que " há casos em que as infra-estruturas de cuidados de saúde primários estão numa situação em que precisariam de investimento", Marta Temido disse que isso é algo que está a tentar ser articulado " com os investimentos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência [PRR]", acontecendo o mesmo com as viaturas dos serviços, manifestando o desejo de que o processo seja mais do que "a gestão do edificado, de viaturas, de alguns contratos de logística", chamando a atenção para a importância de elaboração das estratégias municipais de saúde, que podem e devem ser aprofundadas.

Na sua intervenção, a Vereadora Liliana Vieira realçou, “ o enorme desafio para os que agora, assumem a responsabilidade da gestão ao nível operacional e dos recursos humanos que são o rosto do SNS todos os dias e que reforça o papel do poder local junto da nossa população “, destacando que, “ ao Governo, pede-se atenção e disponibilidade e responsabilidade para acompanhar esta delegação agora oficializada “, evidenciando que, “ o pacote financeiro a transferir, não pode ser insuficiente para que os Municípios possam desempenhar na plenitude, todas as responsabilidades doravante assumidas “.

A responsável municipal sublinhou que, os investimentos em matéria de saúde, têm que ser uma constante, para que, “ cada vez mais, possamos prestar um serviço de proximidade e qualidade aos nossos cidadãos, sendo essa a missão que, motiva a trabalhar e pugnar cada vez mais pelo acesso digno à saúde “, consagrado na Constituição da República Portuguesa.

Liliana Vieira recordou que, em Setembro de 2010, o concelho de Castelo de Paiva viu-se confrontado com o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente, num município rural, com mais de 115 quilómetros quadrados, divididos por seis freguesias e com mais de 15 mil habitantes, que desde essa data, deixou de dispor de qualquer resposta em cuidados de saúde de primeira linha, após as 20 horas, esgrimindo vários argumentos para justificar a reabertura urgente, como uma população cada vez mais envelhecida, sujeita a morbilidades e doenças crónicas, num território disperso, de relevo irregular e acidentado, e não servido de acessos rodoviários rápidos – designadamente auto-estradas ou vias rápidas de ligação às mesmas, não existindo sequer um serviço de transportes públicos intermunicipais adequado, com ligações regulares às unidades hospitalares públicas mais próximas.

 A autarca lembrou ainda que, “ a população vê-se assim, obrigada a percorrer estradas irregulares e perigosas – nomeadamente os cerca de 20 quilómetros da EN 106, em Penafiel – para aceder ao serviço de urgência do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, unidade de referência para o concelho de Castelo de Paiva ou os cerca de 40 quilómetros da EN 222, para aceder ao centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, também esta unidade de referência para o concelho “, ao mesmo tempo que sublinha que, “ o concelho regista um crescimento substancial da sua actividade turística, com cerca de 270 dormidas anuais por 100 habitantes nas diferentes unidades hoteleiras disponíveis, algumas delas instaladas em locais de acesso remoto, assim como, apresenta actualmente, várias unidades fabris a laborar por turnos, para além das 20 horas, não tendo qualquer resposta em cuidados de saúde de primeira linha, caso algum incidente ocorra em contexto laboral “.

A responsável municipal aproveitou a presença da Ministra da Saúde, para reiterar a necessidade de ser reposto o Serviço de Urgência Básica em Castelo de Paiva, permitindo à população do concelho ter acesso a um primeiro nível de acolhimento e resposta a situações de urgência, cumprindo, não apenas com os princípios de equidade e solidariedade do Serviço Nacional de Saúde, mas também com os critérios técnicos que estão determinados pelo Sistema Integrado de Emergência Médica, evidenciando a vontade e disponibilidade do município para colaborar com todas as entidades responsáveis neste processo, para que este anseio se concretize numa realidade.

Relativamente à delegação de competências assumida, Liliana Vieira sublinhou a vontade de ter um papel mais activo, “ ultrapassando o papel de meros administradores de condomínio e assumindo responsabilidades que entendemos serem úteis e benéficas para a população, com a oportunidade de colaborar nas decisões de carácter funcional das unidades de saúde locais, tais como, o alargamento dos horários de funcionamento, mais valências disponíveis, melhores serviços e instalações “.

Nesta abordagem, a Vereadora da Saúde da edilidade paivense, recordou que, Castelo de Paiva é o único concelho do ACES Tâmega Vale do Sousa Sul que não têm em funcionamento, uma Unidade de Cuidados à Comunidade, considerando que a UCC é de extrema importância para o apoio e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de maior vulnerabilidade, daí pugnar pela regularização desta desigualdade, esperando que o Governo tenha um olhar mais atento para o concelho de Castelo de Paiva.
 
Carlos Oliveira

Cantanhede | Alunos da ETPC apresentam peça “Vem aí o Zé das Moscas” no auditório da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu, ontem, dia 7 de junho, um grupo de alunos do 10º ano, do Curso Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Técnico Profissional de Cantanhede para a representação da peça de teatro “Vem aí o Zé das Moscas”, de autoria do escritor António Torrado.

Assistiram a esta dramatização cerca de centena e meia de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade do Centro Escolar de Cantanhede, acompanhados pelos respetivos docentes.

Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, que assistiram à sessão, a oportunidade de apreciarem uma representação de um conto popular como “Vem aí o Zé das Moscas”, de António Torrado e, em simultâneo, divulgar uma das vertentes do Curso Técnico de Animação Psicossocial da ETPC, que os alunos e respetivos docentes preparam no decurso do ano letivo.

A peça “Vem aí o Zé das Moscas” terá nova apresentação no próximo dia 14 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, destinada a alunos da Escola Básica de Cantanhede sul.



BIBLIOTECA DE PRAIA PROMOVE LEITURAS ATÉ 31 DE AGOSTO NA PRAIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

 
O Município de Silves dinamiza entre 20 de junho e 31 de agosto, na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, o projeto anual BIBLIOTECA DE PRAIA, possibilitando que banhistas de todas as idades possam usufruir de livros e leituras à beira mar.
Neste espaço de promoção de hábitos de leitura, terá ao seu dispor, para além de uma vasta coleção de livros, jornais diários, revistas, bem como atividades de colorir e jogos lúdicos para os mais novos.
A Biblioteca de Praia funciona de, segunda a sexta-feira, entre as 10h00 às 13h00, junto ao espaço de animação desportiva de verão.
Mais informações sobre a iniciativa poderão ser recolhidas junto da Biblioteca através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

ALUNOS E PROFESSORES POLACOS RECEBIDOS NA MARINHA GRANDE

Um grupo de 15 alunos e 4 professores de uma escola da Polónia, acompanhados do professor José Soares, da Escola Secundária José Loureiro Botas, de Vieira de Leiria, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na manhã de quarta-feira, 8 de junho.

A comitiva foi acolhida pelo presidente da Câmara; pela chefe de gabinete, Patrícia Jorge; e pelo chefe da Divisão de Educação, Pedro Jerónimo, no âmbito do intercâmbio do projeto Erasmus + “Language - Robotic”, que decorre de 7 a 14 de junho.
O grupo pertence à Escola Podstawowa nr 2 im. Marii Konopnickiej w Sycowie, da Polónia, e vai permanecer no Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria para participar num "Campo de Aprendizagem” relacionado com a robótica e a aprendizagem da língua inglesa.

Aveiro | ATIVADO O PARQUE CANINO DO CANAL DE SÃO ROQUE

Cidade de Aveiro com três Parques Caninos 

Está concluído e ao dispor dos Cidadãos, o novo Parque Canino, junto ao Canal de São Roque, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro, de 58.000€, realizado pela empresa ASO.

Situado junto à ponte e à frente do Centro Comunitário da Vera Cruz, no espaço que medeia a vedação da autoestrada, esta nova infraestrutura conta com elementos recreativos com escadas, barreiras de salto, uma prancha e um túnel. A infraestrutura do Parque Canino é composta ainda por uma vedação de segurança, caixa sanitária, zona de estar para as pessoas que acompanham os animais e iluminação pública.

Este é o terceiro Parque Canino construído pela CMA, depois do investimento realizado em 2019 de implementação da primeira infraestrutura deste tipo no Município, localizado na zona da Forca – Vouga, junto à Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e da construção do Parque Canino do Parque Aventura – Fonte do Meio, em Esgueira.

Com um parque desta tipologia a Nascente da Cidade (Forca-Vouga), um segundo a Norte (Parque Aventura – Fonte do Meio) e outro a Poente (Canal de São Roque), a CMA procura aumentar a oferta de zonas de recriação animal, a mais cidadãos, já que passam a existir três polos para o efeito, em zonas diferentes da Cidade.

A política municipal dedicada aos “Animais de Companhia”, cuja apresentação pública aconteceu em julho de 2018, para além da informação e sensibilização para o bem-estar dos animais de companhia, prevê o investimento na criação de algumas infraestruturas de acordo com o definido no anterior mandato autárquico (2017/2021) e que tem o devido seguimento no atual (2021/2025).

OBRA DE QUALIFICAÇÃO DA AVENIDA 25 DE ABRIL

 

A obra de requalificação da Avenida 25 de abril, tem como objetivo primordial a valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes.
Com a evolução da execução dos trabalhos, limitados pelo aparecimento de um excessivo enraizamento superficial e pela evidente degradação das árvores, tornou-se objetivamente necessária a reavaliação do parque arbóreo, dando continuidade ao trabalho de auditoria, avaliação e monitorização fitossanitária desenvolvido no final de 2020 (cujas medidas foram implementadas em 2021) pela empresa Tree Plus em estreita ligação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Do trabalho desenvolvido pode concluir-se uma evolução negativa, sendo que, na sua maioria, as árvores ali existentes “apresentam uma condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques. Os cortes de grande secção estão na origem no desenvolvimento de cavidades de gravidade variável. Estas lesões associadas ao desenvolvimento de agentes bióticos – sobretudo fundos do lenho, colocam em sério risco muitas das árvores avaliadas”.
Desta forma e ponderando a avaliação do risco de segurança para as pessoas, em particular para as crianças, jovens, moradores e utilizadores diários da Avenida 25 de abril, complementada pela boa gestão e sustentabilidade dos investimentos que a Câmara Municipal desenvolve na utilização dos recursos financeiros de que dispõe, num horizonte de médio e longo prazo, iremos proceder ao abate de aproximadamente metade dos choupos-brancos existentes na referida Avenida, plantando uma nova espécie compatível e adaptada ao espaço público (Liquidâmbar).
A requalificação da Avenida 25 de abril representa um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor aproximado de 1,4 milhões de euros, que será executado pela empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda com um prazo previsto de 540 dias.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.


Dia dos Arquivos: cápsula do tempo revelada aos estarrejenses

A Câmara Municipal de Estarreja assinala o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, com a exposição “Cápsula do Tempo”, no Átrio dos Paços do Concelho de Estarreja. Um conjunto de peças deixadas pelos nossos antepassados em 1922 foram restauradas e serão agora apresentadas aos estarrejenses.
 
O Auto de Inauguração do Monumento aos Heróis da Grande Guerra, o cartaz das Grandiosas Festas de Estarreja, duas cédulas de papel-moeda e um conjunto de sete moedas, emitidas pela República Portuguesa, de 1, 2, 4, 5, 10 e 20 centavos, dos anos de 1915, 1918, 1919, 1920 e 1921, foram encerrados num recipiente de vidro que foi enterrado na base do Monumento aos Heróis da Grande Guerra, inaugurado em junho de 1922. Essa efeméride, onde pontificou, entre outras altas individualidades, o Prof. Egas Moniz, coincidiu com as celebrações das Festas Antoninas do Concelho de Estarreja, ocorridas a 16, 17 e 18 de junho desse ano.
 
As peças foram confiadas ao Arquivo Municipal após descobertas aquando de uma intervenção no arranjo do obelisco e sua envolvente. Ao completar-se um século desses eventos, recuperaram-se os documentos dessa pedra fundacional que, depois de submetidos a cuidadosa intervenção, são agora devolvidos à fruição do público. É um processo ainda em curso dado o estado de conservação em que se encontravam os materiais.
 
Já a partir desta quinta-feira, dia 9, e até ao fim do mês de junho, os estarrejenses terão a oportunidade de apreciar o cartaz das Festas, as cédulas de papel-moeda e as moedas. O Auto de Inauguração do Monumento será, logo que terminem os trabalhos de intervenção, igualmente exposto.
 
A celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 junho) pretende alertar e consciencializar a comunidade para o valor e importância do Arquivo Municipal. Afinal, é o garante de uma informação fidedigna e fundamental para a boa governança e para a preservação da memória individual e coletiva.

Carla Miranda

Aveiro | Café de Ciência “Será o envelhecimento reversível?”

 
Na próxima quinta-feira, 9 de junho, às 15h00, acontece online mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”. Bruno Bernardes de Jesus, investigador do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, é o convidado desta conversa sobre os avanços da ciência na compreensão do processo de envelhecimento.
 
O envelhecimento é um processo biológico complexo para o qual contribuem diferentes fatores. A nível biológico, o envelhecimento é caracterizado por uma disfunção progressiva das células e tecidos. Compreender como envelhecemos tem-nos permitido desenhar diferentes estratégias para responder ao aumento expressivo das doenças associadas à idade. Em particular, temos olhado cada vez mais para o envelhecimento como um processo plástico, passível de ser acelerado ou revertido.
 
Este Café de Ciência acontece em formato online e tem participação livre. Mais informações disponíveis aqui
 
Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto "Comunidades Saudáveis", financiado pela Ciência Viva.

Holograma traz cultura para todos até Arouca

É com o mote de fazer chegar a cultura a todos os públicos que a Casa da Música dinamiza a iniciativa “Holograma da Casa da Música na Área Metropolitana do Porto”. Uma segunda Casa da Música que chega ao auditório da Loja de Turismo de Arouca, entre 9 e 13 de junho, depois de ter percorrida 15 dos 17 concelhos da Área Metropolitana.
 
Com uma vertente comunitária e pedagógica, o projeto descentraliza o trabalho desenvolvido no seio do seu Serviço Educativo, aplicando-o junto de grupos minoritários ou socialmente desfavorecidos. Em Arouca, os utentes da AICIA – Associação para a Integração de Crianças Inadaptadas de Arouca, que apoia cidadãos com deficiência e as suas famílias, irão integrar o espetáculo comunitário “Amor Fora da Caixa”, com atuações em agenda a 9 de junho (16h00) e 12 de junho (17h00).
 
A par de sessões dirigidas à comunidade escolar, o programa contempla momentos abertos a todos os públicos. Dia 11 de junho, às 21h30, é a vez dos Novos Talentos da Casa da Música brindarem o público com o concerto “CORSAGE”. No dia seguinte, à mesma hora, sobem ao palco os “Solistas da Casa”. Com foco no público infantil, estão ainda em cartaz as apresentações de “A Rolha da Garrafa do Rei de Onde?”, a 11 de junho (10h00 e 11h30), e de “Bosque dos Sons”, a 12 de junho (10h00 e 11h30).
 
Todos os espetáculos têm entrada gratuita, sujeitos à lotação do espaço, sendo a entrada no auditório feita pela ordem de chegada.

Dois em cada três caloiros universitários estão tristes e deprimidos mais de uma vez por mês

A especialista lembrou a necessidade de haver psicólogos nas universidades.

Cerca de dois terços dos caloiros universitários sentem-se triste e deprimidos mais de uma vez por mês, mas têm resistência em procurar ajuda psicológica, segundo um estudo a que a Lusa teve acesso.
“Os jovens têm resistência em recorrer ao apoio psicológico. Apesar de a pandemia ter diluído um pouco o estigma em relação à saúde mental, ainda continuam a relacionar isso com o ser fraco e precisar de ajuda“, disse à Lusa Margarida Gaspar de Matos, uma das investigadoras envolvidas neste trabalho.
A especialista diz que os dados deste primeiro estudo com estudantes à entrada do ensino superior, recolhidos entre março e maio de 2021, mostram que a tutela tem de tomar medidas, “sobretudo porque não há psicólogos nos cuidados de saúde primários”.
“Se [estes alunos] tiverem de ir ao privado, a consulta custa 90 euros (…) e não é toda a gente, que está com uma mesada da família, que consegue pagar“, disse a responsável, que é psicóloga clínica.
Embora referindo que a situação “não é uma calamidade”, diz que implica que a tutela do ensino superior tome “grandes medidas no sentido do apoio a estes jovens”.
Em declarações à Lusa, a especialista lembrou a necessidade de haver psicólogos nas universidades, sublinhando que “as universidades não se vão substituir aos serviços de saúde, mas é preciso fazer um primeiro acompanhamento e uma referenciação dos casos que sejam mesmo graves“.
Segundo o estudo, que está enquadrado no Projeto HOUSE-Colégio F3, da Universidade de Lisboa (UL) – abrangeu 1.143 alunos universitários do 1º ano, que estudam em Lisboa mas vêm de todo o país -, mais de metade (65,9%) dizem sentir-se tristes ou deprimidos, irritados (73,2%) e nervosos (67,7%) pelo menos uma vez por mês. No entanto, há uma parte destes caloiros que entraram na faculdade no ano da pandemia que quase todos os dias se sentem tristes ou deprimidos (12,9%), irritados (11,8%) e nervosos (20,4%).
Quando questionados sobre a frequência com que recorrem a determinados profissionais de saúde, a maioria (79,3%) disse que nunca ou raramente vai ao psicólogo, um pouco mais de metade refere que vai regularmente ao dentista (50,7%). Ao nutricionista dizem recorrer 88,9%, a um profissional de planeamento familiar 86,3%, ao fisioterapeuta 77,6% e ao ortopedista 81,3%.
“É verdade que este estudo envolveu alunos de faculdades da Universidade de Lisboa — que agora já estarão no 2º ano -, mas não temos razão alguma para pensar que os outros caloiros são diferentes destes“, frisou a investigadora.
Margarida Gaspar de Matos lembrou ainda que outros trabalhos já indicavam que a situação em termos de saúde mental nos jovens em anos de transição de ciclos de ensino era cada vez pior à medida que avançavam nos estudos e que este trabalho mostra que a situação, “não sendo uma calamidade, precisa de uma resposta”.
A investigadora dá o exemplo da rede nacional RESAPES — de psicólogos que trabalham nos serviços apoio psicológico no Ensino Superior –, que sugeriram já medidas que “ficavam muito baratas”, como o trabalho em rede.
“Por exemplo, teria de ser a tutela do ensino superior a por todos estes psicólogos a trabalhar em rede, para conseguirem teleapoiar-se e referir casos uns para os outros, perceber, com a teleconsulta, em que sitio público determinado jovem pode ser apoiado e encaminhá-lo”. “[A pandemia] trouxe-nos um conjunto de recursos e temos de pensar como podemos otimizar o apoio a estes miúdos”.
O estudo, que será apresentado ma quinta-feira, na reitoria da UL, mostra ainda que um pouco mais de metade (59,3%) destes “caloiros da pandemia” dormem menos de oito horas por dia durante a semana e, ao fim de semana, a situação inverte-se e 54,6% dizem dormir mais de oito horas.
Margarida Gaspar de Matos chama ainda a atenção para o facto de os dados recolhidos parecerem indicar que os consumos de substâncias e álcool estar a diminuir, mas recorda: “Os dados foram recolhidos durante o confinamento, com bares fechados e eles em casa das famílias, o que dava pouco para consumir droga e álcool”.
A maioria dos jovens menciona já ter bebido álcool uma vez ou mais na vida (86,6%) e nos últimos 30 dias cerca de metade consumiu álcool uma vez ou mais (48,8%). A especialista alerta igualmente que os próprios universitários consideram que “deve haver um boom de consumos daqui para a frente”.
“Aliás, há estudos, por exemplo do SICAD, que indicam que o consumo de medicação psicotrópica está a aumentar. É preciso ver também que, não podendo (…) regular as emoções, muitos recorreram a tranquilizantes e antidepressivos”, apontou. “Não é uma catástrofe, mas quando o stress se torna crónico as forças deixam-nos. E isto está mesmo a precisar de uma ação”, sublinhou.

SIC Notícias

Homicídio nos festejos do título do FC Porto: Marco “Orelhas” e mais oito pessoas detidas

PJ diz que foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliária.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, Marco “Orelhas”, número 2 dos Super Dragões, e mais oito pessoas no âmbito da morte de um homem de 26 nos festejos do título do FC Porto, a 8 de maio, na cidade do Porto.
Em comunicado, a PJ informa que foi possível recolher indícios de que os suspeitos detidos “atuaram em conjugação de esforços nas agressões que provocaram a morte do jovem”.
A Polícia Judiciária diz que foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliária e foram ainda apreendidos elementos de prova, que vão agora ser analisados.
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório antes de conhecerem as medidas de coação.

ADVOGADO DE TRÊS DOS ARGUIDOS DIZ QUE DETENÇÕES NÃO FORAM SURPRESA MAS “CONFUNDIU-SE O TRIGO COM O JOIO”
Carlos Duarte, advogado de três dos arguidos, confessa que as detenções não foram uma surpresa e que são “fruto da pressão mediática”.
“Na nossa opinião confundiu-se o trigo com o joio. Trouxeram arguidos que não têm rigorosamente nada a ver com os factos em causa”, diz o advogado.

SIC Notícias