terça-feira, 17 de abril de 2018

Um morto em voo da Southwest Airlines que perdeu motor



Fonte:noticiasaominuto

Danos no avião obrigaram a aterragem de emergência em Filadélfia.

Um morto em voo da Southwest Airlines que perdeu motor
Uma pessoa morreu na sequência do voo da Southwest Airlines que aterrou de emergência esta terça-feira em Filadélfia, nos EUA.

Segundo adianta a CBS local, além da vítima mortal a registar, pelo menos sete outras pessoas tiveram de ser assistidas por ferimentos ligeiros.

A vítima mortal ainda foi hospitalizada em estado crítico mas acabou por não resistir aos ferimentos.

Foi já aberta uma investigação para apurar o que terá estado na origem dos problemas do voo Southwest Airlines Flight 1380 que partiu de Nova Iorque com destino a Dallas, mas teve de fazer um desvio durante o percurso, acabando por aterrar de emergência em Filadélfia.

Um dos motores do avião ficou destruído mas há relatos de danos também na fuselagem e numa janela do aparelho. A bordo do aparelho seguiam 143 passageiros e cinco tripulantes. 

Adam Thiel, responsável dos bombeiros em Filadélfia, adianta que os bombeiros responderam a um alerta de incêndio num motor e de fuga de combustível. Adiantou ainda que "os passageiros a bordo e os membros da tripulação e pilotos fizeram coisas incríveis sob circunstâncias muito difíceis".

Imagens nas redes sociais davam conta dos visíveis danos no motor do aparelho.

EYEWITNESS ACCOUNT: Check out this photo from Joe Marcus via twitter--a passenger on the Southwest Airlines Flight 1380 that just made an emergency landing in Philadelphia.

O Algarve deve ‘agarrar’ os turistas que gastam mais

O Algarve deve ‘atacar’ mercados turísticos que gastam per capita acima da média, como os dos Estados Unidos, França, Brasil e Canadá, de forma a melhorar as margens de lucro das empresas, defendeu o director-coordenador do Gabinete de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, Nuno Alves, no decorrer das Jornadas ”Economia do Barlavento em Debate”, promovidas pela AlgFuturo.
Outro desafio que o sector tem de assumir é o de tentar “fidelizar os clientes que valorizem o Algarve pelo que ele é e não pelo preço”. Essa é uma forma de se caminhar no sentido de esbater a sazonalidade, procurando-se que os hotéis e empreendimentos turísticos tenham condições para estar abertos ao longo de todo o ano e que os trabalhadores tenham emprego permanente garantido.
Este responsável referiu que, nos últimos anos, se fez um esforço importante para qualificar o sector e procurar criar condições para que os turistas escolham a região fora do período da época alta. Um dos instrumentos é o Programa 365 que promove a realização de espectáculos durante todo o ano, que já vai na sua segunda edição, e que tem corrido tão bem que até já foi estendido ao Alentejo. Também se tem trabalhado ao nível da formação dos recursos humanos, através da “dinamização das escolas de turismo”.
A diversificação da oferta tem sido, igualmente, fomentada, com a criação de mais de mil quilómetros de percursos pedonais e cicláveis,
Igualmente importante no sentido de fugir da ‘ditadura’ do sol e praia é fomentar o turismo cultural, o que passa pela manutenção e dignificação de muitos monumentos existentes na região. Um dos instrumentos que começou a ser utilizado para isso é o Programa Revive, através do qual são entregues à gestão privada imóveis que se encontram muito degradados.
No Algarve, já há quatro monumentos  na lista. São eles os Armazéns Pombalinos, em Vila do Bispo; o Forte de São Roque, em Lagos; o Forte de Santa Catarina, na Praia da Rocha, no concelho de Portimão e o Forte do Roque, em Tavira. A este propósito, Nuno Alves deixou a informação que o concurso para a concessão do Forte de Santa Catarina vai ser lançado muito em breve.
Textos relacionados:

Fonte: oalgarve

É o vencedor dos 130 milhões do Euromilhões desta terça-feira?

Eis a combinação vencedora.

É o vencedor dos 130 milhões do Euromilhões desta terça-feira?
Jogou no Euromilhões desta semana? Eis a chave vencedora desta terça-feira: 15, 27, 33, 39, 50 e estrelas 4 e 6.
Estão em jogo 130 milhões. É o feliz vencedor? 
Nota: Esta informação não dispensa a consulta do site oficial dos Jogos Santa Casa.

Fonte: noticiasaominuto

Eu, Psicóloga | Crianças vítimas de violência passam a ter direito à escuta humanizada em processos judiciais


Crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência agora podem contar com novos mecanismos de proteção. Ao prestarem depoimentos tanto à Polícia quanto ao Poder Judiciário, elas obrigatoriamente deverão passar por um formato adaptado de entrevista. A medida entrou em vigor no dia 05/04 um ano depois da aprovação da Lei 13.431/2017 pelo presidente Michel Temer.

A partir de agora, menores de idade envolvidos em casos de violência prestarão depoimentos em ambientes reservados e, sempre que possível, terão de contar a história apenas uma vez. Além disso, as entrevistas deverão ser conduzidas por profissionais treinados para conversar com crianças, como psicólogos e assistentes sociais.

O objetivo é garantir que os fatos sejam esclarecidos, sem que seja necessário expor os pequenos a situações traumáticas ou estressantes. Antes da aprovação da lei, os menores testemunhavam em audiências tradicionais, na presença de juízes, promotores e advogados. Segundo o advogado Marcello Rodante, especializado em Direito de Família, era comum que crianças e adolescentes tivessem que depor, inclusive, na frente de seus agressores.

Vale lembrar que a Lei é direcionada para os executores das normas, ou seja, aos delegados, juízes e promotores que participam dos processos. “Essa medida é um passo importante porque envolve uma ética de cuidado que reforça princípios já estabelecidos na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  A partir de agora, as autoridades terão que olhar para os menores de uma forma especial e ouví-los com mais cautela”, afirma Marcello.

Segundo a psicóloga Carol Braga, especializada em cuidados com a família, a nova medida, se aplicada por profissionais capacitados, vai garantir proteção emocional aos menores: “A preocupação com a conduta das autoridades vai ajudar a evitar abordagens que exponham essas crianças e adolescentes e até mesmo gerem novos traumas”, explica.

Apesar de a medida já estar valendo, ainda faltam regras que especifiquem como ela será aplicada. Depois de a lei entrar em vigor, o poder público tem até 60 dias para fazer esse detalhamento. Já os Estados e os Municípios devem apresentar suas propostas em até 180 dias.

Porém, desde o ano passado, quando a lei foi aprovada pelo presidente Michel Temer, alguns estados têm se preparado em iniciativas independentes para atender as novas medidas. Em maio de 2017, por exemplo, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou uma sala adaptada para escuta humanizada de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O espaço fica no Fórum Clóvis Beviláquia, em Fortaleza.

Eu, Psicóloga | Depressão: 11 maneiras de apoiar quem sofre com a doença




Quando você pensa em alguém que sofre de depressão, pode imaginar alguém em casa, escondido embaixo das cobertas e incapaz de sair da cama. Mas nem sempre é assim. Pessoas que sofrem de depressão de alto funcionamento, um dos tipos da doença, são capazes de cumprir seus objetivos, manter uma rotina diária e parecem ter uma vida bem-sucedida, explica Charlene Sanuade, terapeuta clínica do CS Counseling and Therapy

Ou seja, a doença pode estar presente, mas de forma oculta. Fica difícil ajudar, demonstrar compaixão ou até mesmo reconhecer que a pessoa precisa de ajuda. Mas o apoio é absolutamente vital. Eis como reconhecer os sinais e ajudar quem sofre desse tipo de depressão, segundo os especialistas.

1. Eduque-se

Antes de tentar ajudar quem sofre de depressão de alto funcionamento, é melhor educar-se a respeito do assunto. "Parte da dificuldade desse tipo de depressão é que a pessoa em geral sofre em silêncio", diz Tanisha M. Ranger, psicóloga e proprietária da Insight to Action LLC.

"Por exemplo, a pessoa pode não estar se acabando de chorar nem ser um poço de tristeza e desespero, pelo menos na sua frente. Mas será que elas não são críticas implacáveis de si mesmas?", continua Ranger. "Parecem incapazes de sentir ou expressar alegria? São particularmente irritáveis? São perfeccionistas ou parecem incapazes de dar um tempo e relaxar? Todos esses são sinais de que elas podem estar lutando contra esse tipo de depressão particularmente insidioso."

É importante, no entanto, não tentar fazer o papel do terapeuta nem se considerar especialista. "Você pode entender as generalidades, mas as dificuldades de cada um são únicas", explica Ranger. "Educar-se sobre depressão significa entender o que seu amigo está passando. Esteja aberto a ouvir que você não compreendeu tudo e esteja disposto a descobrir o que a outra pessoa está sentido exatamente."

2. Ouça e não tente consertar nada

Tentar consertar as coisas é da natureza humana, mas talvez não seja isso o que seu amigo procura.

"A ânsia de 'consertar' os outros vem do nosso desejo de atenuar nossa própria inquietação ou ansiedade. Dê um passo atrás e deixe que a pessoa indique o caminho, no tempo dela", afirma Sanuade.

Lisa Hutchinson, conselheira de saúde mental em Middleborough, Massachusetts, diz que, se um amigo lhe confidencia o que está sentindo, é melhor deixar que ele fale, sem fazer julgamentos e evitando dar opiniões. "Ouvir dessa maneira vai permitir que seu amigo sinta sua empatia e encontre suas próprias soluções", diz Hutchinson.

Ash Nadkarni, psiquiatra associada e instrutora da Escola de Medicina da Universidade Harvard, acrescenta que também é importante reconhecer que uma solução que funcionou para você num cenário específico pode não ser necessariamente adequada para outros. "Todas as pessoas são diferentes", afirma ela.

3. Seja específico em seu apoio

Quando se oferecer para ser parte do sistema de apoio de uma pessoa com depressão de alto funcionamento, é importante explicar exatamente o que você está oferecendo.

"A depressão muitas vezes inclui a sensação de estar sobrecarregado e incapaz de tomar decisões", diz Cindy Adeniyi, conselheira que atua em Jonesboro, Geórgia. Adeniyi lida com depressão clínica há mais de 20 anos.

Em vez de dizer "me ligue se precisar de algo", seja mais específico. Ofereça-se para conversar ou diga: "Se precisar de alguém para te levar no médico, me avise no dia anterior que eu te levo", afirma Adeniyi.

4. Sugira programas divertidos para vocês fazerem juntos

A depressão isola e rouba a energia. Mas conectar-se com pessoas e participar de atividades divertidas ajuda a aliviar os sintomas da doença.

"Sugerir programas divertidos a dois pode fazer muita diferença", diz Adeniyi. Ela sugere um almoço, um filme ou uma caminhada. O que importa é a atenção individualizada.
"Se você convidar a pessoa como parte de um grupo maior, a tendência é que elas não apareçam, ou então não interajam com os outros", afirma ela.

5. Faça as perguntas certas

Quem sofre de depressão costuma ouvir perguntas como "O que você tem de errado?" e "Por que você não está feliz?", ou então frases como "Sua vida é incrível" ou "Supere!". Mas, segundo Erika Martinez , psicóloga baseada em Miami, usar esse tipo de comunicação só piora o estado de quem sofre de depressão. Em vez disso, ela sugere perguntar "O que está acontecendo?", "de que você precisa para se sentir melhor?" ou "Posso fazer alguma coisa para ajudar?"

6. Valide sentimentos

A principal coisa que queria que família e amigos tivessem feito é validar meus sentimentos", diz a YouTuber Cassandra Bankson, 25, moradora de San Francisco. Isso significa que você não pode menosprezar o que as pessoas queridas estão passando.

"Entendo que minha depressão, suas causas e seus gatilhos possam parecer irrelevantes, dramáticos demais ou desimportantes no contexto das vidas das outras pessoas. Mas, para mim, é tudo enorme", explica Bankson. "Quando parentes e amigos dizem: 'Não é nada demais', me sinto mal compreendida e me afasto ainda mais. Foi muito importante ver meus sentimentos validados, ouvir claramente que é OK tê-los e OK pedir ajuda."

7. Pequenos atos de gentileza

Apoiar envolve ter resistência. É importante manter-se firme e ao mesmo tempo dar ao amigo o espaço que ele precisa. Não deixe de procurá-los ou se oferecer para fazer companhia, talvez para cozinhar ou ajudar na arrumação da casa, sugere Nadkarni.

"Lembra quando você era pequeno e seus pais te preparavam um chá ou faziam sua comida favorita quando você estava pra baixo? Ajudar quem está deprimido em casa pode fazer muita diferença", explica ela.

Nadkarni diz também que esses pequenos atos de gentileza são especialmente importantes para quem sofre de depressão de alto funcionamento porque essas pessoas estão acostumadas a cuidar de outros, mantêm altos níveis de controle e usam mecanismos de defesa como humor ou altruísmo para lidar com sentimentos negativos.

"Oferecer-se para cuidar de uma pessoa pode ajudá-la a tolerar uma eventual sensação de desamparo. E elas também entendem que não há nada errado em não estar no controle o tempo inteiro."

8. Não desista

Amy Ragan Kearns, 26, teve depressão depois da morte da mãe, em dezembro de 2016. Kearns, que mora em Nova York, disse ter sido importante contar com o apoio incondicional dos amigos e parentes.

"Mostre que a pessoa não está sozinha e que você sempre estará por perto", diz Kearns. "Simplesmente dar um oi e lembrar a pessoa de que você está pensando nela."
Kearns acrescenta que a parte difícil de viver com depressão de alto funcionamento é que ela não é um exemplo típico de pessoa que tem doença mental.

"Amigos e colegas do trabalho podem não reconhecer os sintomas, mostrar simpatia ou até mesmo acreditar que você tem depressão, pois não há sintomas tradicionais", diz ela. "Você não corresponde ao que a sociedade espera de uma pessoa deprimida – não falta no trabalho, não evita atividades sociais e assim por diante. Ter depressão não significa ter problemas na carreira ou não ser bem-sucedida em outras áreas da vida."

9. Não leve as mudanças de humor para o lado pessoal

Quem tem qualquer tipo de depressão pode se sentir para baixo sem motivos aparentes. É importante saber que essas alterações de humor não têm nada a ver com você.

"Achar que o humor ou o comportamento da pessoa tem relação com o que você fez ou deixou de fazer não ajuda e gera ressentimento de ambas as partes", diz Bianca L. Rodriguez, terapeuta e fundadora do You Are Complete. "Você acaba achando que está sendo punido, e a outra pessoa acha que você é egoísta e autocentrado."

10. Aponte sistemas de apoio externos

Por mais que você queira ajudar, nunca será capaz de dar todo o apoio que as pessoas precisam. "Você pode perguntar se seu amigo está fazendo terapia ou tomando remédios para entender se ela precisa ou quer algum tipo de tratamento profissional", diz Deborah J. Cohan, professora associada de sociologia da Universidade da Carolina do Sul, em Beaufort.

Como forma de incentivo, você também pode reiterar os benefícios da ajuda especializada. "Diga que você está preocupado com o bem estar da pessoa e que há muitas maneiras de obter ajuda hoje em dia, de coaching a meditação e até mesmo abordagens baseadas em nutrição", diz Teodora Pavkovic, psicóloga e life coach. Também é essencial incentivar as pessoas a pesquisar os vários tratamentos existentes, acrescenta ela.

11. Se você achar que a pessoa pode se agredir, fale

"É OK dizer para um amigo que está preocupado com o bem-estar dele", diz Lakiesha Russell, terapeuta licenciada do The Evolving Chair. Russell sugere formular um plano de ação com o amigo caso ele passe por uma crise aguda, deixando claro qual será o seu papel.


Ministro anuncia mais médicos e USF




O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deslocou-se à Extensão de Saúde de Vieira de Leiria, na segunda-feira, 16 de abril, para se inteirar das dificuldades sentidas pela população daquela freguesia no acesso aos cuidados de saúde primários, por falta de médicos.

A visita foi inesperada e obrigou a Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, a ausentar-se da reunião que decorria nos Paços do Concelho para se deslocar ao local.

O Ministro da Saúde reuniu na ocasião com a presidente da Câmara, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, o deputado à Assembleia da República António Sales, o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, um médico da respetiva Extensão de Saúde e um representante da Comissão de Utentes.

Nessa reunião o Ministro anunciou que no dia 2 de maio entrarão ao serviço mais um médico naquela Extensão de Saúde, mais dois médicos no Centro de Saúde da Marinha Grande e inicia funções a primeira Unidade de Saúde Familiar do Concelho.

Sublinhou ainda a necessidade de se encontrarem soluções em diálogo com a população, pedindo ao mesmo tempo que da parte desta e da Comissão de Utentes haja compreensão e tranquilidade de modo a que o clima de conflitualidade entre utentes e profissionais, que por vezes se faz sentir, não afaste potenciais candidatos nos diferentes procedimentos concursais para contratação dos mesmos.

No final da visita, o representante da Comissão de Utentes deu conta aos populares ali reunidos das palavras do Ministro e a Presidente da Câmara assegurou que a Câmara continua a estar ao lado da população na defesa dos seus interesses, nomeadamente no que respeita aos cuidados de saúde primários.


Por qué comprar una ¿Por qué comprar una bicicleta eléctrica? ?

por Yesica Flores
 Las bicicletas eléctricas o e-bikes son los vehículos eléctricos con mejor compra en el planeta, y esto porque, a raíz de los altos precios en combustibles, muchos cosmopolitas están contemplando la oportunidad de cambiar su medio de transporte tradicional y de paso, mejorar su salud y su condición física.
Según un estudio de Navigant Research, en 2016 se vendieron 35 millones de este tipo de bicicletas, las cuales las convierte en un producto que ha ganado popularidad en pocos años. Las mismas estadísticas apuntan a que la industria tendrá un valor aproximado de $24.4 billones de dólares a nivel global por el año 2025. Aunque China y países de La Europa Occidental tienen en la actualidad los índices más altos de compra, la Región de América Latina está abriendo el panorama para incluir en sus favoritos esta innovadora y ecológica forma de transportarse.
Aunque el comienzo de este medio fue recibido con poca emoción gracias a sus grandes tamaños, en la actualidad la industria ha trasformado notablemente su apariencia física, dando como resultado modelos más ligeros, equipados con baterías de tipo ion de litio, que gracias a su composición han hecho de la bicicleta un cambio en cuanto al rendimiento y a la estética.
Muchas ciudades se están volviendo cada vez más amigables con los ciclistas, los cuales tienen carriles propios en avenidas importantes o incluso vías enteras en medio de camellones. La bicicleta es una perfecta dupla que junta ejercicio y transportación. La modalidad eléctrica es la indicada para distancias en las cuales se haría muy complicado pedalear tanto.
Hablando del tema económico, estos modelos eléctricos no difieren tanto del precio de una bicicleta clásica, y considerando que sus funciones son parecidas a las de una motocicleta, hay una gran diferencia en la cantidad inicial, sin considerar la constante carga de gasolina que la segunda implicaría.
En cuanto a su impacto ambiental, un estudio realizado por la Escuela de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos de la Universidad Politécnica de Madrid, asegura que un e-bike tiene una huella de carbono 16 veces inferior a la de un automóvil tradicional, y 6 veces menor que una motocicleta de 4 cilindros.
Linio te invita a explorar las comparaciones que han sufrido por su parecido a las motocicletas, y su desentono con las bicicletas tradicionales, las e-bikes están ganando poco a poco terreno como la mejor opción para hacer recorridos en ciudades concurridas y en distancias moderadas, como lo sería del trabajo a la casa, o de la escuela al gimnasio.
Fuentes: Movilidad Eléctrica, Navigant Research, Linio, Ciclosfera.

Portugal de novo em destaque no Festival Chantiers d’Europe em Paris

Portugal de novo em destaque no Festival Chantiers d'Europe em Paris
Portugal é novamente um dos países convidados do Festival Chantiers d'Europe, em Paris, que se vai realizar de 14 a 30 de maio, e que vai levar ao palco Camané, Tânia Carvalho, Pedro Penim, entre outros nomes.
O festival de dança, teatro e música vai juntar, também, artistas de Espanha, Itália, Grécia e Alemanha para valorizar "uma Europa dos artistas, alternativa às sempiternas abordagens económicas", de acordo com o diretor do Théâtre de la Ville, o lusodescendente Emmanuel Demarcy-Mota.
"A arte e a sua partilha parecem-nos, mais do que nunca, indispensáveis para reafirmar o nosso desejo de estar juntos, de construir, de questionar, pela força da arte, um território comum, inventivo e de reflexão", escreveu Emmanuel Demarcy-Mota no dossiê de imprensa enviado à Lusa.
O concerto inaugural "Lisbonne Paris", a 14 de maio, vai juntar Camané e a realizadora, atriz e cantora francesa Agnès Jaoui num "encontro com ares de fado", no Théâtre de la Ville-Espace Cardin.
A 14 e 15 de maio, também no Espace Cardin, a companhia Hotel Europa, que junta o português André Amálio e a checa Tereza Havlíková, vai apresentar o espetáculo "Portugal não é um país pequeno", que "relata, no presente, o passado político e colonial" do país que teve "500 anos de presença em África, nomeadamente em Angola e em Moçambique".
A 16 de maio, ainda no Espace Cardin, a coreógrafa Tânia Carvalho vai apresentar "Um Saco e uma Pedra - peça de dança para ecrã", com música do compositor Diogo Alvim, na qual "ela enfrenta um novo desafio: imagina uma peça de dança que decidiu viver a sua própria vida e escolheu antes o ecrã do que o palco para se desenvolver".
A 17 de maio, no Théâtre des Abbesses, Pedro Penim, do coletivo Teatro Praga, vai apresentar o espetáculo "before", descrito como um "atlas da melancolia" que confronta "um tiranossauro pré-histórico e um psicanalista pós-moderno dotado de ceticismo", num "diálogo acutilante e hilariante em que se encontra matéria para meditar sobre o futuro das civilizações e sobre as suas propensões para alimentar mitologias e fantasmas de impérios extintos".
A 21 e 22 de maio, no Espace Cardin, a Companhia de Música Teatral vai apresentar "Babelim", "um espetáculo interativo e lúdico", destinado às crianças dos 18 meses aos sete anos - "e aos adultos que as acompanham" - com "piano, voz, instrumentos inventados", a partir do termo "babelim" que "designa uma forma de comunicação baseada em sons, imagens e gestos que precedem a língua".
Ainda de acordo com o dossiê de imprensa, durante o mês de maio, o compositor Diogo Alvim vai estar em residência na Cité Internationale des Arts para criar 'Desk Job', "um trabalho de cruzamento entre a música eletrónica ao vivo e as artes visuais".
Fonte: Lusa


Bem-estar | Minicérebro humano é implantado no crânio de ratos

O Instituto Salk (EUA) acaba de publicar um artigo na revista Nature Biotechnology em que detalha um experimento que envolve implantar organoides cerebrais humanos nos cérebros de ratos. Esses modelos embrionários 3D do cérebro humano são criados a partir da estimulação de células-tronco, e possuem as características de um cérebro embrionário com até nove semanas de desenvolvimento.

Segundo os autores do relatório, esses ratos se comportaram exatamente como os ratos sem implante, e tinham também a mesma aparência, tirando uma pequena cobertura transparente em no crânio, que tampava o local em que o organoide do tamanho de uma lentilha havia sido implantado.
O experimento foi feito para entender como o cérebro humano se desenvolve no cérebro de outra espécie e também para testar se este tecido pode substituir regiões do cérebro que não se desenvolveram normalmente ou que foram danificadas.
“Este é um avanço técnico importante”, afirmou o neurocientista Michal Stachowiak, da Universidade do Estado de Nova York. O pesquisador usa os organoides cerebrais para estudar a esquizofrenia, e classifica esse estudo como “um importante passo inicial para utilizar organoides na medicina regenerativa”.
Quando pesquisadores do Instituto Salk descreveram brevemente seus experimentos em novembro de 2017 no encontro anual da Sociedade de Neurociência, outros pesquisadores levantaram questões sobre o que esses organoides humanos fariam com a inteligência, consciência e identidade dos ratos.
Desde a criação de organoides cerebrais humanos em 2013, cientistas esperam que essas estruturas funcionem melhor que animais de laboratório ou células que crescem em cultura para revelar como o cérebro humano se desenvolve, tanto em situação de normalidade quanto em situações anormais.
A necessidade de implantar os organoides em outros seres vivos é justificada por um obstáculo do desenvolvimento desses tecidos. Assim que eles crescem mais do que alguns milímetros, nutrientes e oxigênio não conseguem acessar as células mais internas. “Nas nossas mãos, os organoides param de crescem ao redor da quinta semana. Nós vemos a morte celular mesmo na parte externa dos organoides começando com 10 semanas, e isso se torna muito dramático com o tempo. Este é um obstáculo óbvio para estudos longos”, explica Fred Cage, pesquisador principal do artigo.
Para conseguir estudar o desenvolvimento fetal do cérebro por mais de um ou dois trimestres, os pesquisadores precisam que esses organoides vivam por mais tempo. A solução para o problema foi encontrada ao implantá-los no cérebro de ratos, já que neste ambiente eles têm tudo o que precisam para crescer e se desenvolver.
No experimento, os pesquisadores usaram organoides que tinham entre 31 e 50 dias e os implantaram nos cérebros de mais de 200 ratos. Para isso, foi necessário remover uma pequena quantidade de tecido cerebral, para criar espaço para o implante. Já que as células humanas haviam sido geneticamente projetadas para produzir proteína fluorescente verde, as pequenas bolinhas eram visíveis na cor verde através da tampinha transparente no crânio dos ratos.
Cerca de 80% dos implantes funcionaram. Entre duas e doze semanas, os organoides criaram mais neurônios, incluindo alguns encontrados em regiões específicas do córtex humano; células da glia e células-tronco neurais. Com 14 dias quase todos os organoides desenvolveram uma rica rede de vasos sanguíneos que carregam nutrientes e oxigênio, permitindo que eles sobrevivessem por 233 dias. Suas estruturas e maturação celular eram as de um recém-nascido.
Os organoides implantados também tinham axônios, a parte do neurônio responsável pela condução dos impulsos elétricos que parte do corpo celular até outro neurônio. Eles formaram sinapses tão fortes com os neurônios do rato que a atividade neural das duas espécies ficou sincronizada.
Mas os ratos com organoides humanos não apresentaram aprendizado melhor do que aqueles sem o implante. Os cientistas colocaram os ratos em plataformas circulares com 20 buracos ao redor da borda, gentilmente guiando-os para um buraco que dava para um túnel de fuga e depois deixando que eles fizessem o mesmo sozinhos para testar suas memórias. No primeiro dia de testes, os ratos com organoides humanos cometeram menos erros, mas o mesmo não foi observado no segundo dia.
“Nós estamos apenas arranhando a superfície” em termos de testes de comportamento, diz Gage. “Acho que é muito cedo para fornecer respostas sólidas para esta questão importante”. O teste do túnel de fuga também é bastante específico. “Não podemos excluir neste momento outros impactos comportamentais”, diz ele. [Statnews]

Por Juliana Blume, em 17.04.2018
hypescience



La experiencia de realidad virtual de Ready Player One tiende un puente entre la ciencia ficción y la realidad

por Yesica Flores
 Con la ayuda de Sansar y HTC Vive, la nostalgia del futuro de Ready Player One se convierte en la realidad de hoy, en la experiencia de realidad virtual (VR), el en el Taller y el Sótano de Aech.
Ready Player Onela exitosa novela de ciencia ficción de Ernest Cline, adaptada para la pantalla grande por Steven Spielberg, tiene lugar en una futuro distópico en el que los personajes interactúan en un entorno virtual con un mundo de cultura pop del pasado. Con el desarrollo acelerado de la realidad virtual (RV), estos dos mundos se encuentran en la realidad actual con la ayuda de Sansar Studios y HTC Vive.
Ready Player One sigue el viaje de Wade Watts, un adolescente en el año 2044 que se conecta al OASIS, un universo de RV socialmente conectado en el que puede escapar de su sociedad problemática. Aquí, busca un huevo de Pascua que dejó escondido el creador del OASIS antes de su muerte, quien tenía afinidad por la cultura pop de los años 80.
“Creo que se convirtió en una lectura obligatoria para aquellos que trabajaban en productos de realidad virtual” señaló Ryan Hoopingarner, director ejecutivo de mercadotecnia de realidad virtual en HTC. Se utilizaron los lentes de realidad virtual HTC Vive durante la filmación, para ayudar a Spielberg, a su equipo y al reparto, a entender cómo interactuarían los personajes en las escenas.
Dado a que el OASIS sirve como sociedad virtual en el mundo de Ready Player One, hizo sentido para Intel asociarse con Sansar — la extensión de realidad virtual de Linden Labs que creó la plataforma innovadora Second Life — para implementar un entorno envolvente en el mundo real.
“Cuando vimos cómo funcionaba el espacio como el lugar de reunión de los gunters (cazadores de huevos de Pascua) en el libro y la película, nos dimos cuenta que construir el taller de Aech en la plataforma Sansar lo haría cobrar vida de una forma muy convincente,” manifestó Lisa Watts, Directora de Mercadotecnia de Realidad Virtual de Intel.
Para generar emoción por la película, Sansar creó una experiencia de realidad virtual explorando el taller virtual, que servía de lugar de reunión, de Aech, el mejor amigo de Wade.
Aun cuando la ambientación de la película está repleta de colores deslumbrantes y de increíbles escenarios de imágenes generadas por computadora (CGI, por sus siglas en inglés), el Taller de Aech  es el que proporciona un trampolín social y un paraíso de nerdscomprensible. Lleno de elementos nostálgicos como la cápsula espacial EVA de la película 2001:Una Odisea del Espacio, el robot del Gigante de Hierro, e incluso el automóvil del papá de Cameron en Todo en un Día— este lugar de reunión de realidad virtual conecta el OASIS con el mundo real.
Creando un mundo realista
Para el taller de Aech, Sansar tomó los elementos reales construidos por Industrial Light and Magic — la vanguardia de los efectos visuales de Hollywood. El equipo de Sansar estudió en los cuadros renderizados de la película terminada para iluminación, pistas sobre el diseño real del espacio y el ambiente general, para mapear una experiencia de realidad virtual a escala de sala, que fuera fiel a la película, y además permitió que los usuarios exploraran el entorno.
“Retamos a Sansar Studios a que construyeran el taller a tiempo para compartirlo con el mundo en la Exposición de Electrónica de Consumo (CES) 2018”, precisó Watts, y agregó que el equipo se basó en las tecnologías más recientes para hacerlo posible. “La cantidad de datos que necesitaban procesarse y renderizarse era considerable, y le dimos al equipo sólo cinco semanas para que terminaran de construir todo”.
Como las tomas del taller sirven para un fin específico en la narrativa de Ready Player One, Sansar tuvo que desarrollar un espacio lógico que armonizara con las partes de CGI de la historia, al tiempo que le brindaran al usuario una sensación natural.
“Tuvimos que construirlo a 360 grados completamente, mientras que, en la película, sólo lo preparan y pulen para que corresponda al ángulo exacto de la toma, como fue planeado por Spielberg y su equipo,” explicó Jason Gholston, titular de Sansar Studios.
Una forma en que lo logra Sansar es a través de la imitación de escala. Por ejemplo, la bicicleta de Pee Wee Herman, ofrece un punto de referencia del tamaño y la dimensión que puede entender la mayor parte de las personas.
“Al asegurar que la bicicleta estuviera realmente detallada, que la altura de los escalones corresponda a la estructura típica de los escalones para un ser humano — de repente uno se siente inmediatamente como si estuviera en un espacio que tiene una escala humana realista. Eso verdaderamente ayuda a vender la ilusión de que estás en otro lugar”.
Memes de películas clásicas
El taller cierra brechas generacionales, ya que los jugadores exploran y hablan sobre una colección de referencias cinematográficas clásicas en un nuevo medio que refleja la tecnología del futuro imaginado en Ready Player One.
“Lo divertido es tan solo estar en el espacio y deleitarse con todos estos vehículos de ciencia ficción clásicos, bajo la premisa de que fueron coleccionados o recreados por este personaje ficticio, Aech,” puntualizó Gholston.
Agregó que las personas con frecuencia se hacen preguntas entre sí para ver si pueden identificar todo lo que hay en el cuarto, mientras exploran el escondite híper realista de tótems ficticios. Desde la pistola láser clásica de los años 80, a las refacciones del robot del Gigante de Hierro, hasta el torpe ED-209 de RoboCop, el taller hace que las películas clásicas cobren vida para los aficionados.
“Realmente es un lugar magnífico para explorar y reunirse. Para eso se diseñó”, manifestó.
Para Hoopingarner de HTC, la película es una oportunidad de mostrar a un público general lo que la realidad virtual nos depara para el futuro de la tecnología y la comunicación interactiva. Pero, también es una película sobre un conjunto de aficionados, comentó.
“Nos asociamos para mostrarle a las personas cómo las cosas que aman pueden existir en la realidad virtual,” dijo Hoopingarner.
“Nadie va a adoptar una nueva tecnología sólo por el bien de la misma, pero si entienden cómo la realidad virtual los puede ayudar a valorar las cosas que ya aprecian en la vida, es ahí donde impacta ese punto de conversión.”
La experiencia de Reader Player One de Sansar y Vive se trata de llevar a las personas a espacios a los que normalmente no podrían ir, ya sean reales o imaginarios. Los espectadores no tienen que ser Ernest Cline ni Steven Spielberg, ni un aficionado de los videojuegos, para que esta idea los intrigue.
Los espectadores pueden bajar el Taller de Aech para su computadora personal y Vive en Sansar StudiosReady Player One se estrenó en cines el 30 de marzo en México.