quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Barcelos | IPCA tem candidaturas abertas a 14 cursos de mestrado

 Até ao dia 13 de outubro, o IPCA tem a decorrer as candidaturas a 14 cursos de Mestrado e Mestrado Profissional. 
Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Gestão do Turismo e Marketing Turístico são os cursos de mestrado que têm, neste momento, as candidaturas abertas. 
Já na área da gestão, os interessados ainda se podem candidatar aos cursos de Mestrado em Gestão das Organizações e em Contabilidade e Finanças da APNOR. Estes cursos, realizados no âmbito da APNOR – Associação de Politécnicos do Norte – e constituem uma proposta inovadora a nível nacional.  
Noutro regime diferente, encontram-se os mestrados profissionais que são lecionados em estreita ligação com as empresas da região. Têm a duração total de 1 ano: a componente letiva tem a duração de 1 semestre, e, no 2º semestre, os estudantes terão de aplicar os conhecimentos adquiridos num projeto aplicado de natureza profissional. 
Neste regime os candidatos têm ao dispor cursos na área da tecnologia em Cibersegurança Aplicada e Tecnologias de Apoio à Educação STEAM. 
Já na área da Gestão, os interessados podem candidatar-se aos cursos de Gestão Digital para Serviços Públicos, Gestão de Operações, Gestão Fiscal, Gestão para Executivos e Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. 
Na área do design o IPCA tem abertas candidaturas ao curso de Modelação 3D e Fabrico Aditivo. 
As candidaturas decorrem, exclusivamente online, até ao dia 13 de outubro. 
Toda a informação em ipca.pt/sa/candidaturas-2023-2024/
 
IPCA abre candidaturas a cursos de Pós-Graduação 
A pensar na formação ao longo da vida e para aqueles que já se encontram no mercado de trabalho, ou que se tenham acabado de formar, o IPCA tem abertas as candidaturas às pós-graduações. 
As candidaturas para este ano letivo decorrem até ao dia 22 de outubro para os seguintes cursos: 
Cibersegurança e Informática Forense 
Contabilidade de Gestão e Estratégia Empresarial 
Contabilidade Financeira Empresarial 
Design de Cerâmica e Olaria 
Design Têxtil e Moda 
Direito dos Registos e Notariado 
Fintech 
Investimentos Financeiros 
Gestão de Fundos Europeus 
Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) 
Transformação Industrial Sustentável 
 
 
Bolsas de Incentivo 
No âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, está prevista a atribuição de bolsas de incentivo para estudantes inscritos em vários cursos de Mestrados Profissionais e Pós-graduações. Cada curso poderá atribuir até ao limite de 6 bolsas de incentivo, distribuídas por três tipologias: Bolsas Mérito +, Bolsas Mulheres + e Bolsas Emprego +. 
A seriação dos beneficiários das bolsas de incentivo será definida de acordo com a respetiva lista de classificação e ordenação final dos candidatos ao curso. 
O valor das bolsas de incentivo corresponde a 50% do valor da propina, e, no caso das bolsas para estudantes desempregados, à totalidade da mesma. As bolsas de incentivo não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social. 

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação e Imagem (GCI)

Bloco questiona CMC sobre situação precária do Bairro de Celas

 A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda endereçou ao executivo da Câmara Municipal de Coimbra várias questões sobre a situação precária dos moradores das habitações camarárias do Bairro de Celas.

Várias famílias encontram-se, de momento, em situação de emergência habitacional no histórico Bairro Camarário de Celas, em Coimbra. Facto amplamente divulgado há muito tempo na comunicação social e que volta a ter destaque noticioso a nível nacional.

Assim, a Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda dirigiu ao Presidente da Câmara, José Manuel Silva, e à Vereadora Ana Cortez Vaz, responsável pelo pelouro da habitação da Habitação Social, as seguintes perguntas:
  1. Tem o executivo camarário conhecimento da situação atual do estado das casas intervencionadas ao abrigo da primeira e segunda fases do processo de reabilitação das habitações do Bairro de Celas?
  2. Qual o número de habitações com insuficiências estruturais no Bairro de Celas de que o executivo camarário tem conhecimento?
  3. Que medidas tenciona o executivo camarário tomar para encontrar uma solução definitiva para as famílias afetadas?
  4. Com que urgência tenciona o executivo camarário tomar essas medidas?
Partilhamos em anexo o documento integral enviado ao executivo camarário. Para mais informações contactar: 910772768 (Carolina Gomes).

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda

Mestrados da Católica Porto Business School entre os melhores do mundo segundo ranking internacional

 Gestão, Finanças e Marketing são os três mestrados da Católica Porto Business School (CPBS) que estão agora entre os melhores do mundo, segundo o QS Business Master’s Rankings. Diversidade de estudantes e docentes, o impacto da investigação desenvolvida e o nível salarial atingido pelos graduados em início de carreira, foram os três indicadores em destaque.
Rui Soucasaux Sousa, diretor da Católica Porto Business School, explica a importância da distinção “nestes rankings só podem ser avaliadas as Escolas que possuam acreditação EQUIS (EFMD Quality Improvement System, da European Foundation for Management Development), AMBA (Association of MBAs) ou AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), como é o caso da CPBS.” Neste sentido, “estamos muito orgulhosos por este reconhecimento, uma vez que só um número limitado de escolas de negócios de excelência em todo o mundo pode integrar os seus mestrados nestes rankings.” Os QS Business Master’s Rankings estão entre os rankings mundiais mais influentes e distinguem os melhores programas de mestrado do mundo.
 
A entrada nos rankings QS é uma validação da aposta que temos feito no reforço ao nível dos docentes da Escola e demonstra também a qualidade dos alunos que concluem aqui os seus mestrados”, salienta o diretor adjunto para os Mestrados, Formação Executiva e Engagement da CPBS, Gonçalo Faria. E, refere ainda, “vai tornar os nossos programas ainda mais atrativos para os nossos futuros alunos”.
 
É a primeira vez que os Mestrados em Gestão, Finanças e Marketing da Católica Porto Business School são distinguidos pelos QS Business Master’s Rankings, um feito que Rui Soucasaux Sousa assume que “é ambição da Escola continuar a consolidar a reputação internacional dos seus programas.”
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE INICIA CONSTRUÇÃO DA CRECHE DA IVIMA

 O Município da Marinha Grande assinalou um marco importante para o concelho, com a assinatura do auto de consignação da construção da Creche da Ivima, que se realizou no dia 3 de outubro, nas instalações da antiga fábrica.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; do Diretor Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; dos Vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves; de membros da Assembleia Municipal das forças políticas do +MPM e PSD; do arquiteto autor do projeto, Francisco Marques; do empreiteiro, Rui Azinheiro; de outras entidades locais; e técnicos da Câmara Municipal.
Trata-se de uma obra esperada há muitos anos, que, agora, vai ter início, permitindo a criação de 6 salas para 84 crianças, dos 0 aos 3 anos, através de um investimento de 1.017.416,70€ (acrescidos de IVA), comparticipado em 812.700,00€ pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. A obra foi adjudicada à empresa Suzifil - Construções Lda, com um prazo de execução de 14 meses.
Na formalização da consignação da obra, o Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, referiu que “este executivo assumiu este equipamento social como prioritário, fez o projeto de arquitetura, elaborou a candidatura ao PRR (março de 2022) e estamos a consignar a obra. Por isso, este é momento muito especial para os marinhenses, que sentem a creche como um serviço fundamental para as suas vidas, para compatibilizarem o trabalho com a vida familiar”.
O Presidente acrescentou que “o projeto representa uma resposta social de enorme importância para as famílias do nosso concelho, vai permitir que as mães e pais deixem as suas crianças cuidadas e em segurança, vai criar vários postos de trabalho, dinamizar a economia local e alargar a nossa rede de equipamentos sociais”.
Aurélio Ferreira deixou um apelo ao Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, João Paulo Pedrosa, “para que numa fase mais adiantada do processo, venhamos a ter acordos de cooperação para as 84 crianças, porque eles significam efetivamente o apoio direto às famílias na gratuitidade desta resposta social”.
O Diretor João Paulo Pedrosa admitiu que “este é um momento muito feliz para a Marinha Grande, porque a resposta de creche é prioritária. Somos um concelho que não tem um conjunto muito grande de IPSS e, por essa razão, estes projetos são muito relevantes”.

Antiga fábrica convertida em Creche

O novo equipamento permite proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física; colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças. A creche da Ivima tem, também, como objetivos permitir o despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e proteção.

A Creche é construída no centro urbano da Marinha Grande, no edifício emblemático da Ivima, que tem vindo a ser alvo de recuperação e requalificação no qual se encontram outras respostas sociais. A utilização gradual dada a este espaço, à qual se vai juntar a funcionalidade da creche, permite devolver à população, um dos ícones mais perenes da nossa história e memória coletiva.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO DECORRERÁ DE 10 DE OUTUBRO A 20 DE NOVEMBRO

 O Município de Silves informa que, entre os dias 10 de outubro e 20 de novembro, irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:
» Freguesia de Armação de Pêra – 10, 11, 12, 13, 16 e 17 de outubro
» União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra | Pêra – 18, 19 e 20 de outubro
» União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha – 23, 24 e 25 de outubro
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz – 26, 27 e 30 de outubro
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes – 31 de outubro, 2 e 3 de novembro
» Freguesia de Silves – 6, 7, 8, 9, 10 e 13 de novembro
» Freguesia de São Bartolomeu de Messines – 14, 15, 16 e 17 de novembro
» Freguesia de São Marcos da Serra – 20 de novembro
 
Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios, estabelecimentos comerciais e afins) a efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço e salvaguarda da saúde pública e controlo e redução de exposição a pragas urbanas.

Estudante de Mestrado da ESAC premiada pela Sociedade Científica de Suinicultura

 A estudante do Mestrado em Engenharia Agro-Pecuária (MEAP) da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Mariana de Jesus Leal, foi premiada no Concurso de 2023 da Sociedade Científica de Suinicultura, para trabalhos de dissertação do 2º Ciclo – Mestrado, no ano letivo de 2021/2022.
O trabalho, intitulado “Avaliação de Técnicas e Práticas de Indução de Cios em Porcas Núliparas”, decorreu sob orientação do Médico Veterinário José Júlio Alfaro Cardoso Carreira da Cunha e da Professora da ESAC, Maria Rosa Rebordão, e coorientação do Professor desta mesma instituição de ensino superior, Roberto Costa, tendo ficado classificado em 3º lugar no concurso.
 
Isabel Silva

Estudo da UC mostra que introdução de IA na Física Solar melhora conhecimento dos processos físicos da atmosfera solar

 
Um estudo da autoria de Ricardo Gafeira, investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço, mostra que a introdução de técnicas de Inteligência Artificial (IA) na área da Física Solar irá permitir melhorar o conhecimento dos processos físicos complexos da atmosfera solar.
Esta investigação, que pode ser consultada no artigo “Machine learning in solar physics”, publicado na revista Living Reviews in Solar Physics, pretende mostrar o grande potencial de aplicação da IA na física solar, ao nível da otimização de cálculos, identificação de padrões e estruturas em imagens, redução de dados, previsão de eventos, entre outros.

«A aplicação da IA na física solar tem o potencial de melhorar a compreensão dos processos físicos complexos que ocorrem na atmosfera solar, permitindo a identificação de padrões e tendências que até hoje não foram possíveis identificar com as técnicas tradicionais. Utilizando estas técnicas podemos agora analisar grandes quantidades de dados provenientes de observações solares, tanto por telescópios terrestres, como por satélites que observam em permanência a nossa estrela mãe», revela Ricardo Gafeira.

De acordo com o investigador, a introdução destas técnicas irá permitir aumentar o conhecimento nos processos físicos fundamentais que ocorrem na atmosfera solar e como varia a sua atividade ao longo do tempo, bem como melhorar a compreensão de eventos explosivos, como as explosões solares, que podem afetar enormemente o ambiente da Terra. Poder prever a ocorrência destes eventos bastante prejudiciais para a nossa sociedade é crucial para resiliência da nossa sociedade cada vez mais tecnológica.

Além disso, refere ainda o investigador da FCTUC, «a inteligência artificial pode ajudar a compreender melhor o funciomento interno do Sol, permitindo aprofundar o conhecimento dos especialistas e possibilitar a proposta de modelos mais complexos para os explicar. Por fim, a aplicação destas técnicas permite automatizar e otimizar a análise do grande volume de dados que os telescópios solares produzem, reduzindo a necessidade de trabalho manual e aumentando a eficiência», conclui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Lousada | Casa da Cultura da Lixa recebe a exposição Pedra a Pedra em outubro

 A Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na cidade da Lixa, Felgueiras, recebe a exposição de fotografia “Pedra a Pedra”, de Egídio Santos, entre os dias 6 e 31 de outubro, de segunda a sábado.
A mostra reúne 30 imagens do património cultural, móvel e imóvel, dos 12 concelhos dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega abrangidos pela Rota do Românico.

Esta exposição itinerante esteve já patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, no Museu Municipal de Penafiel e no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, e segue, agora, para a Casa da Cultura da Lixa e, em novembro, para a Biblioteca Municipal de Felgueiras.

A imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (em Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses) foi já distinguida com uma menção honrosa na categoria Fotografia sobre Património, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor. Fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.
O projeto “Pedra a Pedra”, que incluiu também a edição de um livro do mesmo autor com 190 fotografias, enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 3 — Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

António Coelho
Planeamento e Comunicação