quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Campanha para a Dádiva de Sangue “Outono 2022” Posto Fixo da ADASCA (Aveiro)

Começam a surgir dadores que são suspensos por causa das vacinas contra a gripe. No questionário, item 25 lá está a observação: No último mês tomou alguma vacina? No item 22 questiona: Tomou ou está a tomar medicamentos? Existem questões "mal formuladas", cujo propósito mais não servem do que confundir...

Enfim! Mais datas e horários no site www.adasca.pt

espaço agenda.

Partilhem, compareçam.

Sugerimos a consulta ao site www.adasca.pt espaço agenda, ainda a este link http://www.adasca.pt/como-dar-sangue

Mercado Municipal de Santiago, 1º Piso, Rua de Ovar, Bairro Social de Santiago
Aveiro
Tel.: 234 095 331

Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133

TAP: Sindicato dos Tripulantes de Cabine aprova pré-aviso de greve para dois dias em dezembro

O Sindicato dos Tripulantes de Cabine propôs esta quinta-feira dois dias de greve na TAP, marcados para o início de dezembro. A proposta foi aprovada e foi emitido um pré-aviso de greve, para os dias 8 e 9 de dezembro.
A proposta discutida previa uma paralisação dos tripulantes de cabine da transportadora aérea nacional para os dias 8 e 9 de dezembro e foi esta quinta-feira aprovada em assembleia geral.
Na passada semana, recorde-se o Sindicato Nacional Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) havia pedido uma assembleia geral para “debater o atual momento da empresa e apresentar as conclusões retiradas pela direção sobre a proposta de AE [Acordo de Empresa] enviada pela TAP, além de deliberar eventuais medidas a tomar – não descartando o recurso à greve”.
O sindicato irá tentar chegar a acordo com a transportadora aérea portuguesa até dia 6 de dezembro. Antes da paralisação está prevista a realização de nova assembleia geral, para avaliar a progressão das negociações entre o sindicato e a TAP.
A estrutura sindical justificou na altura o pedido de convocatória, que ocorreu esta quinta-feira, com os “sistemáticos atropelos” ao Acordo de Empresa em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência.
A isso, acrescentava o SNPVAC, somava-se a “falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes” e as “mais do que questionáveis decisões de gestão que acabam por ter um impacto direto e indireto” na vida destes trabalhadores.
A situação “culminou mais recentemente com a denúncia do Acordo de Empresa em vigor, acompanhado de uma proposta de AE inenarrável”, acrescentava o sindicato em comunicado.
O SNPVAC considera que desde o primeiro momento procurou “a via do diálogo, para tentar solucionar os vários diferendos e entendimentos antagónicos que têm surgido por parte da empresa nos últimos tempos”, argumentando que “ninguém pode acusar esta direção [sindical] de discursos incendiários, baseados em clichês populistas ou de sustentar as suas posições em meras demagogias, para satisfazer vontades momentâneas ou agendas pessoais”.
“Chega de faltas de respeito, incoerências e ilegalidades”, terminava o Sindicato dos Tripulantes de Cabine.

Pedro Zagacho Gonçalves

Federação Nacional dos Médicos marca greve para 18 novembro

 Já o Sindicato Independente dos Médicos considera "não haver espaço para decretar" uma paralisação quando estão a decorrer negociações com o Governo.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) emitiu um pré-aviso de greve para 18 de novembro, mas o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considera "não haver espaço para decretar" uma paralisação quando estão a decorrer negociações com o Governo.
A FNAM anunciou hoje que, com este pré-aviso, acompanha a greve dos trabalhadores da administração pública convocada pela Frente Comum para 18 de novembro, uma semana antes da votação final do Orçamento do Estado para 2023.
"Todos os médicos do setor público, com contrato de trabalho em funções públicas ou contrato individual de trabalho, estejam ou não sindicalizados, podem aderir à greve", adiantou a federação.
Segundo a estrutura sindical, entre as propostas da Frente Comum que a FNAM acompanha, "encontra-se o aumento real dos salários em 10%".
Para além das reivindicações da Frente Comum, a FNAM avança, de acordo com o pré-aviso, com a exigência própria de renegociação da carreira e das grelhas salariais, que contemple o regime de dedicação exclusiva opcional majorada, assim como de uma tabela de valorização específica do trabalho efetuado em serviço de urgência (SU).
Além disso, entre outras medidas, a FNAM pretende a revisão da metodologia de progressão na carreira, com extinção imediata do SIADAP para os médicos, a redução do tempo normal de trabalho no SU das 18 para as 12 horas, o redimensionamento da lista de utentes dos médicos de família e a criação do estatuto de desgaste rápido, risco e penosidade acrescidos para os médicos.
A federação defende ainda a reformulação dos incentivos à fixação de médicos em zonas e especialidades carenciadas, a revisão do Regime do Internato Médico e a definição de um conjunto de medidas que combata a existência de médicos indiferenciados e sem acesso à formação médica especializada.
Em comunicado, o SIM adiantou que, "à semelhança de situações anteriores", não emite pré-avisos específicos para greves convocadas pelas associações sindicais que integram as centrais sindicais, mas salientou que "todos os médicos, independentemente do seu vínculo contratual e da área de exercício profissional, podem aderir a esta greve".
"De referir que o SIM entende não haver espaço para decretar uma greve médica quando estão em curso procedimentos negociais com o Ministério da Saúde, cuja nova equipa tomou recentemente posse, e estando inclusive aprazada para o dia 09 de novembro reunião negocial para desenvolvimento do protocolo negocial existente", sublinhou o sindicato.
O SIM manifestou ainda a sua "compreensão e solidariedade" para com os motivos que levam os trabalhadores da administração pública a recorrerem a "esta última forma de luta laboral" e saudou "em especial os profissionais de saúde implicados".
Em 15 de outubro, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou a convocação de uma greve geral para dia 18 de novembro, uma semana antes da votação final do Orçamento do Estado para 2023.
A cimeira da Frente Comum decidiu realizar um plenário nacional de sindicatos frente à Assembleia da República, no dia 27 de outubro, pelas 11:00, dia da votação na generalidade do Orçamento do Estado, e marcar uma greve nacional dos trabalhadores da Administração Pública para o dia 18 de novembro, declarou em conferência de imprensa o coordenador Sebastião Santana.

Detida mulher suspeita de abusar sexualmente dos filhos

Mulher de 40 anos é acusada de abusar dos menores, juntamente com o pai das crianças.
Uma mulher de 40 anos foi detida por suspeitas de ter abusado sexualmente dos seus dois filhos menores, juntamente com o pai das crianças, no concelho de Cuba, distrito de Beja, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ indicou que a mulher foi detida, na quarta-feira, por elementos da Diretoria do Sul desta polícia, por existirem "fortes indícios da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças agravado".
Segundo a PJ, as alegadas agressões sexuais de que foram vítimas os filhos do casal, um rapaz de 06 anos e uma menina de 01 ano, ocorreram "em períodos distintos e em número não concretamente apurado".
Na investigação, referiu, foram recolhidos "vários elementos de prova, nomeadamente relatos das várias agressões sexuais perpetradas" pela detida, assim como "elementos indiciadores" da intervenção nas práticas por parte do pai das crianças.
De acordo com a PJ, o homem de 56 anos encontra-se presentemente sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica, no âmbito de um inquérito em que é suspeito da prática de crimes de perigo comum.
As agressões sexuais verificavam-se sempre em ambiente totalmente controlado pela ora detida e companheiro, residência de familiares, e sempre em ocasiões em que se encontravam sozinhos", adiantou.
A mulher detida vai agora ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
O inquérito é dirigido pelo Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Cuba.

Miguel Afonso e Samuel Costa suspensos pela FPF após denúncias de assédio sexual

O treinador e o diretor desportivo de futebol feminino terão ainda que pagar uma multa.
O treinador da equipa de futebol feminino do Famalicão, Miguel Afonso, e o seu diretor desportivo, Samuel Costa, foram suspensos pela Federação Portuguesa de Futebol. O castigo surge na sequência das denúncias de assédio sexual feitas por jogadoras.
No caso de Miguel Afonso, as denúncias remontam à altura que orientou a equipa do Rio Ave. Samuel Costa foi alvo de denúncias quando estava no Vitória de Guimarães.
Os castigos
Miguel Afonso foi suspenso por um período de 35 meses e terá que pagar uma multa de 5.100 euros. Já Samuel Costa enfrenta uma suspensão de 18 meses e uma multa de 3.060 euros.
Na origem das denúncias estão mensagens de telemóvel e outras enviadas através das redes sociais, em texto e áudio. A FPF concluiu que a condutas de ambos “vai para além da importunação típica do assédio sexual”, considerando que está também em causa a importunação e discriminação das vítimas.
Pratica uma infração disciplinar (...) o treinador que troca mensagens, numa rede social ou plataforma digital, com uma jogadora por si treinada, pedindo-lhe fotografias do seu corpo, sob a promessa de que ficará sob “segredo”, procurando perceber qual a sua orientação sexual”, considera a FPF.
Pratica uma infração disciplinar (...) o treinador principal de futebol que toca nas pernas de uma jogadora, levando esta a afastar a mão do treinador da sua perna e que ainda tenta tocar na zona das virilhas da jogadora, quando esta sofria aí de uma lesão, e que comenta com essa jogadora que estava com ‘boas coxas’ e ‘boas pernas’”.

SIC Notícias

Amaura atua pela primeira vez em Coimbra com a RUC

É já neste 4 de novembro, o concerto de Amaura no Salão Brazil, em celebração do 10º aniversário do Mellow, programa da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).
Amaura é uma das vozes essenciais da música Soul e R&B feita em Portugal, contando com atuações em grandes palcos, como foi o caso do concerto no NOS Alive 2022. Apesar disso, nunca atuou em Coimbra.
Agora, e a convite da RUC e do Mellow, o “erro” está corrigido. Amaura estreia-se em Coimbra amanhã, dia 4, pelas 22 horas, em concerto no Salão Brazil.
Com estreia a solo em 2019, com “EmContraste”, Amaura tem construído uma carreira com grande cunho pessoal na escrita e melodia da sua música. Com a edição do EP “Denso” pelo meio, prepara agora um novo disco, “Sub-Espécie”, do qual já conhecemos o single “Chakr a Sacro”. Sobre o novo trabalho, Amaura disse em entrevista ao Rimas e Batidas ser “uma fusão das minhas sonoridades de raiz com outras estéticas… no fundo, todas serão sub-espécies de mim”.
Os bilhetes estão à venda e têm um custo de 6€.

INVESTIGAÇÃO: Projeto SPRING lança bases para implementação de plano europeu de monitorização de polinizadores

 O estudo vem reforçar a necessidade urgente de implementação de uma metodologia de amostragem universal para monitorizar os insetos, essenciais, por exemplo, para a produção de alimentos.

Andrena foeniculae - © Albano Soares

Um ano de amostragens de polinizadores em Portugal, realizadas no âmbito do projeto internacional SPRING, permitiu descobrir várias espécies de interesse e com distribuição limitada e reforçar a necessidade urgente de implementação de uma metodologia de amostragem universal para monitorizar estes insetos, essenciais, por exemplo, para a produção de alimentos.

Liderado pelo centro alemão Helmholtz Centre for Environmental Research, em Portugal o projeto é coordenado por uma equipa de investigadores do Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e conta com a participação do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), da Associação BIOPOLIS – CIBIO, do Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa, do Município de Oeiras e da Universidade dos Açores.

O grande objetivo do SPRING é reforçar a capacidade de identificação taxonómica de insetos polinizadores dos Estados-membros em suporte à preparação do esquema de monitorização de polinizadores à escala Europeia (EU-PoMS).

No nosso país, a monitorização de polinizadores incide em 6 locais, 5 no continente e 1 no Arquipélago dos Açores. A implementação deste projeto piloto permite testar as metodologias básicas de monitorização de abelhas selvagens, borboletas e moscas-das-flores (ou sirfídeos), usando transectos padronizados, percorridos por cientistas e voluntários, e armadilhas coloridas (também designadas de “pan-traps”).

Segundo Sílvia Castro, investigadora da FCTUC, «a implementação de uma metodologia de amostragem universal à escala nacional e europeia vai seguramente levar a novas descobertas ao nível das espécies de insetos polinizadores e fornecer dados comparáveis de acompanhamento, até hoje inexistentes no nosso contexto».

Sónia Ferreira, investigadora na Associação BIOPOLIS – CIBIO enfatiza que «existem efetivamente ainda algumas espécies por descrever em Portugal e um número muito elevado de espécies sobre as quais sabemos muito pouco relativamente à sua biologia e ecologia».

Os insetos colhidos nas “pan traps” ainda estão a ser processados, mas as observações efetuadas nos transectos permitiram já encontrar várias espécies de interesse e com distribuição limitada. Albano Soares, entomólogo do Tagis, dá dois exemplos: «a Andrena foeniculae é um endemismo ibérico descrito pela primeira vez em 2020, ainda com poucos registos em Portugal e Espanha, e que já foi detetada durante os transectos. Também a espécie de abelha Lasioglossum buccale, contava apenas com três registos até à data em Portugal, e esta monitorização já permitiu detetá-la em novas localidades».

Por seu lado, Conceição Conde, da Divisão de Vigilância Preventiva e Fiscalização do Alentejo do ICNF, que está a testar a metodologia no Parque Natural da Serra de São Mamede, com o apoio do Tagis, afirma que «a diversidade, a importância dos insetos polinizadores e o desejo de os conhecer melhor são uma enorme motivação para continuarmos a participar no projeto SPRING».

Nos Açores, a monitorização está a cargo do Grupo de Biodiversidade dos Açores. Segundo o investigador Mário Boieiro, «a monitorização nos Açores permitiu analisar comunidades de polinizadores pouco diversas, mas com vários endemismos, sendo este o único local de todo o projeto SPRING representativo dos ecossistemas insulares».

Apesar de ainda se estar a dar os primeiros passos para o futuro plano de monitorização de polinizadores à escala europeia, «o envolvimento no projeto SPRING é extremamente importante para Portugal, pois, para além de contribuir com perspetivas diversas de implementação da metodologia, estimulará a formação de jovens entomólogos, tão necessários em Portugal», finaliza Sílvia Castro.

Concluído o primeiro ano de amostragens, os trabalhos de campo reiniciam em março de 2023, sendo que até lá irão decorrer várias ações de formação, assim como a identificação das amostras recolhidas em 2022. Além do processo de preservação e estudo das amostras, os participantes terão oportunidade de aprender a distinguir espécies de abelhas e de moscas-das-flores.

Cristina Pinto - FCTUC


Silves | A 07 de novembro: CASA MUSEU JOÃO DE DEUS REABRE AO PÚBLICO COM CONCERTO DE JAZZ COMEMORATIVO DOS SEUS 25 ANOS

 A Casa Museu João de Deus (CMJD), em SB Messines, reabrirá ao público no próximo dia 07 de novembro, após uma intervenção de fundo que a tornará mais funcional e moderna. A reabertura será assinalada com um concerto de jazz com o Trio Timewheel da Orquestra de Jazz do Algarve, às 18h30, iniciativa comemorativa dos 25 anos deste espaço cultural e que apresentará um repertório dedicado à linguagem jazzística, trabalhando temas mais icónicos de Wayne Shorter e Joe Henderson não deixando de parte os grandes Standarts do Jazz.
Este equipamento de referência, em homenagem ao ilustre poeta e pedagogo messinense João de Deus, reabrirá com um sem número de novidades e serviços, que tornarão este espaço ainda mais funcional e apelativo. De entre as novidades destaque, desde logo, para uma nova sinalética que chamará a atenção dos visitantes e utentes para a nova e discreta entrada deste espaço que, a partir deste dia, far-se-á pela rua do arco, tornando, assim, mais acessível o espaço de exposição permanente situado no 1.º piso deste edifício oitocentista, cujo percurso de visita passa a ser auxiliado pelas letras da Cartilha Maternal que orientarão e guiarão os seus visitantes.
 
Por outro lado, é de realçar que, ao longo de diversos meses, foram realizados diversos trabalhos de reabilitação e beneficiação do edifico e operacionalizados procedimentos de tratamento, preservação e salvaguarda do acervo documental e museográfico da casa, trabalhos que permitirão à CMJD apresentar novos espaços reorganizados e novos serviços, nomeadamente com a disponibilização, em suporte digital, de diversas obras existentes no seu acervo documental.
 
Também a zona de receção foi alvo de remodelação, passando aqui a funcionar não só os serviços de atendimento ao público mas, também, um espaço de loja, onde os visitantes poderão adquirir diversas publicações municipais e peças de merchandising alusivas ao poeta e pedagogo.
 
Adicionalmente, foram, ainda, criadas uma zona de coworking (destinada a utilização por todos os que necessitem de um espaço para trabalhar) e uma zona exclusiva de reserva dedicada ao espólio fotográfico da Casa Augusto / Augusto Pires Martins. Este novo espaço permitirá à CMJD ter um serviço semelhante a uma fototeca, disponibilizando - a todos os que pretendam recuperar memórias locais e os seus álbuns de família - milhares de negativos de fotografia com reportagens de casamentos, batizados e festividades registadas por este fotógrafo local, entre 1950 e 2001.
 
O embelezamento dos espaços exteriores (pátios) e a remodelação e modernização ao nível da sinalética dos espaços expositivos, das condições de acesso wi-fi, das zonas de trabalho e de iluminação das zonas expositivas, foram outras das intervenções que merecem ser alvo de visita a esta “nova” Casa Museu João de Deus.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES REÚNE JOSÉ CARLOS BARROS, MARCO MACKAAIJ E PAULO CORREIA EM TERTÚLIA À VOLTA DOS LIVROS

Tertúlia à volta dos livros” é o nome da iniciativa que reunirá amanhã, dia 04 de novembro, pelas 18h30, José Carlos Barros, Marco Mackaaij e Paulo Correia, na Biblioteca Municipal de Silves. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem entrada livre.

Estação”, “Pequeno-almoço com Billy” e “Ornitologia” são as obras centrais desta tertúlia, que juntará estes três autores em torno da sua poesia.

O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para o fornecimento de informação adicional.

+ sobre os autores

Marco Mackaaij (Países Baixos, 1970) vive em Portugal desde 1995. É professor de Matemática na Universidade do Algarve e escreve poesia em português. Antes de Pequeno-almoço com Billy, publicou dois livros de poesia, E se não for (2015) e Em Segunda Língua (2018), e uma plaqueta, Perdidos e Achados (2017), na editora CanalSonora. Tem poemas seus em revistas literárias e antologias portuguesas e traduziu poemas de vários poetas portugueses para revistas literárias neerlandesas.

Paulo Correia nasceu na Cova da Piedade em 1963. Editou entre outras obras Poesia insuflável (cinquenta bóias e uma pausa na insuflação), edição de autor, 2012, e Poesia insuflável 2, edição de autor, 2018, sob o pseudónimo Paulo da Ponte e com participação da fotógrafa Margarida Araújo. Participou na coletânea poética O Desejado – Robot Bimby (Companhia das Ilhas, 2015) e no fanzine NAU (diversos números, Caldas da Rainha). Fundou a revista literária Garanta (2017), tendo participado nos números 0 e 1. Escreve regularmente no Jornal de Monchique. Estreia-se na On y va com o livro de poesia Ornitologia.

José Carlos Barros (Boticas, 1963) é licenciado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora e vive no Algarve, em Vila Nova de Cacela. A sua atividade profissional tem sido exercida nos domínios do ordenamento do território e da conservação da natureza. Foi diretor do Parque Natural da Ria Formosa. É autor, entre outros, dos livros de poesia Uma Abstracção Inútil, Todos os Náufragos, Teoria do Esquecimento, Pequenas Depressões (com Otília Monteiro Fernandes) e As Leis do Povoamento (editado também em castelhano). Com Sete Epígonos de Tebas venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2009. Em 2003 estreou-se na prosa com O Dia em Que o Mar Desapareceu. Venceu vários prémios literários (com destaque para o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, que lhe foi atribuído duas vezes) e os seus textos poéticos estão publicados em vários países. O Prazer e o Tédio foi o seu primeiro romance, seguido de Um Amigo Para o Inverno (Casa das Letras, 2013), com o qual foi finalista do Prémio LeYa em 2012. “As Pessoas Invisíveis”, terceiro romance do escritor venceu a mais recente edição do Prémio LeYa, em 2021. Os seus livros mais recentes (poesia) são os seguintes: O Uso dos Venenos, ed. Língua Morta (2ª edição, 2018), A Educação das Crianças, ed. Do Lado Esquerdo Editora, 2020, Estação – Os Poemas< do DN Jovem, 1984-1989, ed. On y Va, 2020, e Penélope Escreve a Ulisses, Edições Caixa Alta, 2021.

IPO de Coimbra - 17.º Simulacro no âmbito da prevenção de incêndios


O IPO de Coimbra levou hoje, a cabo, pelas 11:00 horas, o seu 17.º exercício no âmbito da prevenção de incêndios.
O “incêndio” deflagrou no serviço de especialidades cirúrgicas 2, situado no Piso 2 do Edifício de Radioterapia, tendo se testado a eficácia das Medidas de Autoproteção – Plano de Emergência e a articulação entre as entidades internas e externas.
O simulacro consistiu no combate ao incêndio que deflagrou no secretariado clínico do serviço, obrigando à evacuação de um ferido inanimado e quatro doentes acamados.
Neste exercício de simulação de incêndio, para além das equipas internas, estiverem presentes as seguintes entidades: Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Brasfemes, Polícia de Segurança Pública e INEM. O exercício contou, ainda, no papel de observadores com o serviço municipal de proteção civil de Coimbra e a Administração Regional de Saúde do Centro.
O IPO de Coimbra reconhece "a mais valia destes exercícios de simulacro na formação e treino dos profissionais da instituição, bem como, na articulação entre as equipas internas e as entidades externas."
O sucesso do simulacro realizado "deve-se ao envolvimento das equipas e das entidades referidas às quais o IPO de Coimbra agradece."

 

Filme realizado por Vasco Espinhal Otero. “Epopeia Gandareza” selecionado para Festival de Cinema na Bolívia

 

O filme “Epopeia Gandareza”, realizado por Vasco Espinhal Otero e produzido por Cabra Cor de Rosa/Cineclub Bairrada, foi selecionado para a competição oficial do “Black Cat Award International Film Festival”, festival de cinema que se realiza em La Paz, capital da Bolívia. A seleção foi feita entre milhares de candidaturas que o festival recebeu, sendo que o certame decorre de 11 a 15 de novembro deste ano, no continente sul-americano.

Esta é uma das mais prestigiadas mostras da sétima arte da América do Sul, atraindo anualmente milhares de espectadores e autores de múltiplos países.


Recorde-se que o filme teve a sua estreia oficial no Festival de Cinema de Avanca em julho último, tendo sido um dos três finalistas na categoria “Longa-metragem – Competição Avanca”.

A conceção da obra “Epopeia Gandareza” foi iniciada em 2016, de forma independente, e terminada cinco anos depois, sendo a sua duração de cerca de uma hora, enquadrando-se numa fusão de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental e documental.

Nesta epopeia, o espectador adota a visão de um narrador divino ou extraterrestre, vindo dos confins do Cosmos e do início microscópico da vida, que chega ao nosso planeta. Aí vislumbra a sua magnífica fauna e flora. De seguida, depara-se com a obra humana, conhecendo, por acaso, o passado e presente da cultura da região da Gândara, em Portugal…

O filme contou com edição de imagem por Paulo Fajardo, Vanessa Rodrigues e Samuel Filipe, grafismos de Vanessa Rodrigues, design de Célia Oliveira, Vanessa Rodrigues e Diogo Marques, imagens drone por João Amorim, som e produção musical por Sylvain Barreto e uma banda sonora criada pelo projeto Cabra Cor de Rosa com participação de 17 músicos: Vasco Espinhal Otero, Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador, Vasco Carvalho, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, José Miguel Pires, Carlos Pilu, Gonçalo Quintas, Judite Gonçalves, Leonor Pires, Mateo Silva Santos, Matilde Silva Santos, Vicente Pessoa.

Epopeia Gandareza” estará em exibição noutros festivais, salas e cineteatros do país e estrangeiro. Brevemente, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine-concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora, com o filme, pelo projeto Cabra Cor de Rosa.

Vencedores do Amyris Innovation BIG Impact Award anunciados a 12 de novembro. Conferência “Think Big in Biotecnology” desafia o Mundo à Bio-inovação

 “Acelerar a bio-inovação, agora!” é o tema da quarta edição do “Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology”, um evento organizado pela Católica Porto Alumni Biotecnologia e pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa. Neste evento, que se realiza já a 12 de novembro em formato online, serão anunciados os vencedores do Amyris Innovation BIG Impact Award, o concurso de Inovação em Biotecnologia promovido em parceria com a Amyris Inc, o seu principal patrocinador.
Destacar e discutir a importância de se preparar terreno para a inovação de base biológica é um dos grandes objetivos do “Think Big in Biotechnology Forum” que se propõe a criar sinergias entre a Biotecnologia e outras áreas, a desenvolver um pensamento crítico, a promover ideias inovadoras e a criar um espaço seguro para um debate aberto que fomente um crescimento saudável.
 
A 4ª edição do “FIB: Think Big in Biotechnology”, que se realiza na manhã de 12 de novembro, vai dividir-se em dois grandes temas. O primeiro sobre “Acelerar a Bio-inovação” contará com a participação de Delfim Ferreira (analista da McKinsey and Co), de Luís Marques (CEO da Cell4Food), de Maria João Maia (CEO da Corium Biotech), e de Sérgio Silva (CTO da Adapttech). O segundo painel, que se vai centrar no tema “Discutir a última geração em inovação biotecnológica”, contará com a presença de Benedita Chaves (LIPOR), de John Melo (CEO da Amyris), e de José Fernando Pinto dos Santos (professor da INSEAD e professor catedrático convidado da Universidade Católica no Porto).
 
Anualmente o FIB pretende mostrar e demonstrar, através de testemunhos reais, que a biotecnologia é uma área transversal a todos os sectores de atividade e que Portugal está na vanguarda, mas que ainda há muito para fazer”, referem Hugo Choupina e Anabela Veiga, da Católica Porto Alumni Biotecnologia, membros da organização do FIB 2022. “A Escola Superior de Biotecnologia forma centenas de estudantes todos os anos que vão abraçar esta área, pelo que sermos uma parte integrante deste Fórum é para nós essencial, como motor de debate e de transformação,” afirma Ana Leite Oliveira, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e membro da organização do FIB 2022.
 
Nesta edição do evento vão ser anunciados os vencedores do Amyris Innovation BIG Impact Award, o Concurso de Inovação em Biotecnologia promovido pela Católica Porto Alumni Biotecnologia, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia e a Amyris Inc, como seu principal patrocinador. O concurso vai já na 2ª edição e pretende a promoção da inovação em Biotecnologia como motor fundamental do desenvolvimento económico e visa promover novos processos, tecnologias ou serviços que sejam, simultaneamente, comercializáveis e sustentáveis, com um grande impacto positivo e mensurável na sociedade.
 

PATRÍCIA GOMES

4 ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA COMPETIRAM NO TRAIL LONGO NO CIRCUITO DISTRITAL DE TRAIL RUNNING DE COIMBRA

 

Terminada recentemente a época de Trail Running, em que o foco principal esteve nas provas pertencentes ao Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra (CDTRC), promovido pela ADAC - Associação Distrital Atletismo de Coimbra e no qual participaram os atletas que defenderam as cores da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que estiveram envolvidos em provas de estrada, corta-mato e trail. 

No Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra, na vertente de Trail Longo, a Secção de Ar Livre e Aventura da Associação sedeada na cidade de Cantanhede, competiu neste circuito distrital com 4 atletas, que completaram o número mínimo de provas exigido para ser considerado finisher.
Colectivamente a equipa de Columbófila, classificou-se na 9ª posição da classificação geral, estando representada coletivamente em 7 provas do referido circuito, mas com atletas na totalidade das 10 provas.

No setor feminino completaram o circuito Ana Caçoete, que alcançou no final a 4ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão de F40, tendo a atleta Otília Costa, alcançado o 8 º lugar na geral feminina e 3ª posição no escalão F40.

No setor masculino Nuno Coelho, alcançou o 3º lugar no escalão M45 e Nuno Ribeiro, o 10º lugar no escalão M40 e foram os atletas finishers.

Destaque para os pódios de Ana Caçoete, Otília Costa e Nuno Coelho e para Nuno Ribeiro, que entrou no Top10 do seu escalão.

Parabéns a todos os atletas que se empenharam nesta época, não só aos finishers mas também a todos os outros que deram o seu contributo. 

Agradecimentos especiais a todos os apoiantes e patrocinadores.

Óptica Loisas Lentes Zeizz

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Martins

Streetsport Animação Turística

MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



Consumidores de Reguengos de Monsaraz que entreguem resíduos recicláveis vão ter descontos na tarifa de resíduos urbanos

 
O Município de Reguengos de Monsaraz está a implementar um projeto que vai compensar os consumidores que entreguem os resíduos recicláveis, atribuindo valores de desconto por cada quilo de material entregue. O projeto visa sensibilizar a população para a importância das boas práticas ambientais relacionadas com a reciclagem de resíduos e destina-se a todos os consumidores do concelho que queiram entregar os resíduos recicláveis no local destinado para o efeito, onde será efetuada a sua pesagem e assim possam beneficiar de um desconto na fatura mensal dos resíduos urbanos.

Este projeto enquadra-se nos princípios que definem um sistema PAYT (Pay As You Throw) em que cada utilizador paga conforme o lixo indiferenciado que produz, podendo reduzir a tarifa do serviço de recolha e tratamento de resíduos urbanos se efetuar a reciclagem e adotar boas práticas ambientais. Assim, qualquer consumidor com contrato de fornecimento de água celebrado com o Município de Reguengos de Monsaraz pode usufruir de descontos se entregar os resíduos recicláveis, nomeadamente embalagens de plástico e metal, papel, cartão e vidro.
A entrega e pesagem dos resíduos recicláveis realiza-se no Terminal Rodoviário de Reguengos de Monsaraz, onde o depósito vai funcionar de terça-feira a sexta-feira das 13h às 19h e ao sábado entre as 8h e as 14h, exceto feriados. Os resíduos deverão ser entregues exclusivamente a granel, excluindo-se a entrega em sacos fechados.

As embalagens devem ser previamente esvaziadas do seu conteúdo, os resíduos de cartão e papel deverão estar limpos ou com um grau de sujidade muito reduzido e devem ser espalmados para ocuparem o menor espaço possível no contentor. Não são aceites embalagens contaminadas ou que tenham contido substâncias perigosas.

Por cada quilo de papel e cartão que seja entregue pelos consumidores será atribuído o valor de 0,10 euros até um máximo de 150 quilos por ano, permitindo uma redução anual até 15 euros na fatura dos resíduos urbanos. Às embalagens de plástico e metal será dado 0,15 euros por cada quilo que seja entregue, num máximo de 120 quilos por ano por consumidor, representando uma poupança máxima anual de 18 euros.

O quilo de vidro será faturado a 0,05 euros até um máximo de 80 quilos por ano, o que poderá significar um crédito até 4 euros. O crédito deixa de ser atribuído quando o consumidor atingir os valores máximos por tipo de reciclável entregue.

Carlos Manuel Barão 

CP prolonga até 31 de dezembro a campanha experimental e reforça a oferta na Linha do Minho em janeiro

A CP – Comboios de Portugal tem verificado que, nos últimos três meses, a Linha do Minho tem registado um aumento significativo de passageiros, por isso, decidiu alargar a sua campanha experimental e excecional, em que os bilhetes adquiridos para os comboios InterRegionais nesta linha são válidos para as duas classes, até ao próximo dia 31 de dezembro.
Com isto, a CP pretende que os passageiros possam continuar a usufruir e experimentar os diferentes níveis de conforto e comodidades proporcionadas pelas renovadas carruagens Arco que, desde o passado dia 28 de julho, asseguram o serviço InterRegional da Linha do Minho.
Cada uma das composições deste serviço é formada por três carruagens Arco, que oferecem 190 lugares sentados + 1 PMR (pessoa com mobilidade reduzida), distribuídos por uma carruagem de 1ª classe (56 lugares), por uma carruagem de 2ª classe (80 lugares) e por uma carruagem bar (24 lugares + 1 PMR). A composição dispõe ainda de espaço para acomodar oito bicicletas e 30 lugares.


Ministro da Cultura realça papel de nova ‘app’ para mapear a Arte Contemporânea

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou que a aplicação «Portugal Contemporary Art Guide», agora lançada, vai permitir a «democratização» do acesso às artes.
O Ministro falava durante o lançamento desta nova ferramenta, em Lisboa, que permite mapear toda a arte contemporânea a nível nacional e que funciona como agenda, guia e mapa. Trata-se de uma aplicação gratuita para Android e iOS, criada pela editora Contemporânea, com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).
Pedro Adão e Silva destacou o papel «integrador» e de «espaço de conhecimento mútuo» desta aplicação, por possibilitar que os portugueses conheçam o que é feito em Portugal ao nível da arte contemporânea, mas também mostrar lá fora - e a quem visita o País - «o que é feito cá».
«Temos um território e um panorama na arte contemporânea muito interessante que ganha em ser integrado e em ganhar uma nova visibilidade», afirmou, sublinhando que a «democratização do acesso à cultura» é um dos principais objetivos deste Governo.
O Ministro disse ainda que Portugal tem «um problema de obstáculos de acesso, sociais e geográficos» e essa distância «tem de ser contrariada», pelo que a criação da RPAC e a aquisição de obras de arte contemporânea para a Coleção do Estado – que vai ter um primeiro momento expositivo em março, em Foz Côa - são «instrumentos fundamentais para levar ao País o que se faz em arte contemporânea», a que se junta agora esta nova ferramenta.
«A aplicação corresponde a um instrumento de integração dessas dinâmicas, que têm depois uma outra componente no programa de apoios sustentados. Nos concursos de apoios sustentados para as artes visuais, a dotação para este quadriénio, que se inicia em 2023, triplicou face ao quadriénio anterior e isso mostra a importância e o compromisso que temos com a arte contemporânea», afirmou Pedro Adão e Silva.
A «Portugal Contemporary Art Guide» pode ser descarregada gratuitamente a partir de hoje e disponibiliza em tempo real e em constante atualização toda a produção artística contemporânea existente no País.
Na aplicação é possível encontrar informação sobre artistas, exposições e coleções, incluindo os vários equipamentos expositivos, fundações, bienais e espaços independentes sem fins lucrativos.

COVID-19: Governo confirma nova reunião com Infarmed

Mariana Vieira da Silva avançou a informação durante o "briefing" do Concelho de Ministros desta quinta-feira.
“O Governo tem continuado a fazer o acompanhamento e está neste momento a avaliar a marcação de uma nova reunião onde se possa fazer o ponto de situação sobre a evolução da doença” afirma a ministra. “Nos próximos dias/horas haverá condições de anunciar a data”.
Na passada sexta-feira, a DGS (Direção-Geral da Saúde) divulgou, o boletim atualizado, no qual afirmou que  Portugal registou 7.753 novos casos da Covid-19, tendo sido registadas 47 mortes e um pequeno aumento nos internamentos. Esses números confimaram um aumento de 489 novos casos. Quanto aos internamentos, na passada 2ª feira estavam hospitalizadas 478 pessoas, mais 13 do que na semana anterior, 35 dos quais (mais 3) nas unidades de cuidados intensivos.

Multinews

Extensão de saúde de Marinha das Ondas faz “esclarecimento” sobre palavras de Santana Lopes

 

"No seguimento da notícia publicada no v/órgão de comunicação social do passado dia 1 de novembro de 2022 sobre os sucessivos atrasos na entrada em funcionamento da Extensão de Saúde da Marinha das Ondas, proferidas pelo Executivo do Município da Figueira da Foz, convém esclarecer o seguinte:
O projeto de arquitetura da Extensão de Saúde da Marinha das Ondas é da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), tendo sido entregue, em devido tempo, ao Município da Figueira da Foz para execução da obra.
Como protocolado, cabe ao Município da Figueira da Foz executar e fazer a gestão de obra do espaço em causa, executando o projecto apresentado pela ARS Centro e que segue as normas e legislação em vigor para o edificado na área da saúde. Os pedidos de alteração referidos pelo Executivo da Figueira da Foz são desconhecidos pela ARS Centro e não foram por esta instituição solicitados, ou sequer aprovados e/ou verificados do cumprimento normativo a que estão sujeitos.
Pelo que, a ARS Centro não se revê nas acusações do Sr. Presidente da Câmara da Figueira da Foz relativas aos atrasos de execução da obra decorrente de alterações solicitadas por outros que não Administração Regional de Saúde do Centro, desconhecendo, aliás, a existência dessas mesmas alterações e se são conformes ao normativo legislado."

Imagem: CM Fig. da Foz


46% dos portugueses estão dispostos a tornar as suas compras diárias mais sustentáveis

Preço é a principal barreira à compra de produtos sustentáveis
Quando se trata de dar prioridade à sustentabilidade ambiental, segundo o estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022, quase metade dos portugueses inquiridos procuram fazê-lo nas compras relacionadas com as despesas diárias e mercearias (46%). Analisando as respostas por faixa etária, conclui-se que são os inquiridos dos 18 aos 44 anos os que estão mais dispostos a tornar as suas compras diárias mais sustentáveis (média de 51%), assim como os residentes nas Áreas Metropolitanas do Porto (54%) e de Lisboa (50%).
Já 31% dos entrevistados dão mais prioridade à sustentabilidade na compra de grandes e pequenos eletrodomésticos, sendo visível uma discrepância na primazia dada pelos inquiridos do Centro, em que apenas 15% dizem dar prioridade à sustentabilidade nesta categoria, e os inquiridos das regiões Norte e Sul (36% respetivamente).
Relativamente à priorização da sustentabilidade no que toca à mobilidade, por exemplo, através da escolha de veículos elétricos ou híbridos, 22% dos portugueses inquiridos dizem fazê-lo, principalmente, os mais novos (28%), com os inquiridos dos 65 aos 74 anos a admitir que a sustentabilidade não é, de todo, uma prioridade para eles nesta categoria (68%).
Já 21% dos portugueses dão prioridade à sustentabilidade nos investimentos a longo-prazo, como remodelações, colocação de painéis solares, entre outros, observando-se uma diferença significativa entre as opiniões dos inquiridos que residem na zona do Porto (39%) e aqueles que residem na zona de Lisboa (7%).
Principais barreiras para o consumo sustentável
Apesar de serem muitas as pessoas que tencionam adotar um consumo mais sustentável, existem ainda algumas barreiras que não possibilitam essa transição imediata. O estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável revela isso mesmo ao concluir que a grande barreira à compra de produtos sustentáveis é o preço. Isto é unânime, em todas as categorias – na mobilidade (67%), nos grandes e pequenos eletrodomésticos (66%), nos investimentos a longo prazo (65%) e nas despesas diárias e de mercearia (62%).
Contudo, existem algumas exceções. Por exemplo, em produtos sustentáveis mais dispendiosos, o possível retorno futuro que estes possam ter é o principal motivador de compra deste tipo de produtos (42%). Já 29% dos inquiridos indicam que o seu principal motivador de compra de produtos ambientalmente mais sustentáveis é o facto de o produto ser um investimento a longo prazo e 21% mencionam o facto de poderem ter apoio financeiro para a sua aquisição.
Metodologia
 O inquérito quantitativo Observador Cetelem Consumo Sustentável foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas e semi-fechadas com a duração máxima de 12 minutos. O trabalho de campo decorreu entre 28 de setembro e 13 de outubro.
Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 600 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

INSTALAÇÃO DAS ILUMINAÇÕES DE NATAL PARA O “BOAS FESTAS EM AVEIRO” 2022 / 2023

 

Considerado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) como um contributo muito importante para estimular a economia e o comércio local nesta altura do ano, teve início na presente semana a instalação da iluminação de Natal em vários pontos da Cidade de Aveiro, operação que integra a edição 2022 / 2023 do “Boas Festas em Aveiro” que se inicia no dia 1 de dezembro próximo.

Utilizada também numa lógica de promoção turística e de atração de novos visitantes a Aveiro, a instalação da iluminação de Natal é um investimento da CMA de 150.000€, que está a ser executado pela empresa Castros – Iluminações Festivas S.A..

A CMA vai também proceder à instalação da grande Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova, este ano com novas cores e dinâmicas.

II – AVEIRO AUMENTA EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA PÚBLICA

 Instaladas mais 2500 luminárias LED 

Dando continuidade ao seu programa de substituição de luminárias de vapor de mercúrio e sódio, em fim de vida útil, a E-Redes (antiga EDP Distribuição), concessionária da Câmara Municipal de Aveiro para a gestão da rede de iluminação pública, instalou durante o ano 2022 aproximadamente 2500 luminárias LED no Município de Aveiro, atingindo assim a taxa de cobertura de 60% de substituição, num processo acordado e articulado entre ambas as entidades que vai ter continuidade rumo ao objetivo próximo dos 100% de cobertura LED no Município de Aveiro.

O recurso à tecnologia LED assenta na sua maior eficiência energética, durabilidade dos equipamentos e, não menos importante, em razões de sustentabilidade ambiental, com redução de consumo e consequentemente diminuição da fatura de energia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Filipa Saldanha junta-se ao Crédito Agrícola para liderar a área de Sustentabilidade

O Crédito Agrícola anuncia a contratação de Filipa Saldanha para o cargo de Diretora de Sustentabilidade, uma das áreas com maior relevância estratégica para o Banco, ao abrigo da qual ficará responsável pela definição da estratégia, incluindo a transformação do modelo de negócio, em linha com a visão assumida publicamente pelo banco de se tornar uma “referência em Sustentabilidade no mercado nacional”.
Sobre o novo desafio profissional, Filipa Saldanha, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Crédito Agrícola, afirma que “assumo a missão do Grupo de servir o propósito mais elevado do sistema financeiro, o de fazer crescer uma economia competitiva e acelerar o progresso social, em coerência com os limites planetários e com os princípios de uma sociedade justa. A priorização de critérios ESG em todas as unidades de negócio do Grupo e a relação próxima que tem com as comunidades locais são alguns dos fatores que conferem ao Grupo CA o potencial único de trabalhar soluções inovadoras para os desafios sociais e ambientais mais prementes da sociedade portuguesa, enquanto catalisa uma economia mais sustentável. É com enorme entusiasmo e sentido de compromisso que me junto à equipa Crédito Agrícola, estando convicta que é uma excelente oportunidade de criar um impacto transformacional na nossa sociedade.” 
Filipa Saldanha tem dedicado a sua vida profissional à área da sustentabilidade com a visão de que os setores empresarial e financeiro podem desempenhar um papel decisivo na redefinição do modelo de crescimento das sociedades contemporâneas, conjugando fins lucrativos, proteção ambiental e bem-estar social.
Antes de se juntar ao Crédito Agrícola, desempenhava funções na Fundação Calouste Gulbenkian como Diretora-Adjunta do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, tendo a seu cargo todos os projectos e parcerias de sustentabilidade da Fundação relativos à ação climática, transição energética justa, valorização e proteção do oceano e produção e consumo sustentáveis.
Licenciada em Economia pela Texas A&M University Corpus Christi e Mestrado de Investigação em Economia na NOVA School of Business and Economics, Filipa Saldanha iniciou a sua carreira como economista no Harte Research Institute (EUA), no qual participou em projetos de economia ambiental, tendo passado pelo IESE Business School (Espanha) em projetos nas áreas de macroeconomia e finanças, e pela COTEC Portugal como consultora financeira, onde foi responsável pela análise financeira do relatório “Blue Growth for Portugal”

Conferência junta especialistas para debater futuro de Pombal

 “Pombal: um concelho de futuro” é o tema da conferência que o Município de Pombal realizará em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e o jornal ECO, especializado em economia e empresas.
A iniciativa, aberta à população em geral e com entrada gratuita, terá lugar a 10 de novembro no mini-auditório do Teatro-Cine de Pombal. Iniciando desta forma as celebrações do Dia do Município – Festas de São Martinho.
O evento contará com a participação de vários oradores, especialistas de referência nas diversas áreas, que irão abordar temas como a mobilidade, a transição digital e o desenvolvimento económico.
Os trabalhos, moderados por António Costa, diretor do ECO, iniciar-se-ão, às 15 horas, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão. Seguir-se-á a participação de Fernando Nunes da Silva, Professor do Instituto Superior Técnico, que abordará “A mobilidade amiga do ambiente”, enquanto o administrador da NÓS, Manuel Ramalho Eanes, intervirá sobre “A transição digital e o 5G em Pombal”.
“A captação de investimento a nível local” é o tema que será abordado pelo economista Pedro Reis, ex- presidente do AICEP, e por Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures.
Antes da sessão de encerramento, que estará a cargo de Paulo Batista Santos, primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, terá lugar o painel “Pombal: uma smart city”, com as participações de Miguel Castro Neves, da NOVA IMS, e Bruno Curto Marques, Senior Manager, Government & Public Sector, Consulting Services, EY.

Filme “Epopeia Gandareza” selecionado para Festival de Cinema na Bolívia

 O filme "Epopeia Gandareza", realizado por Vasco Espinhal Otero e produzido por Cabra Cor de Rosa / Cineclub Bairrada, foi selecionado para a competição oficial do "Black Cat Award International Film Festival", festival de cinema que se realiza em La Paz. A seleção foi feita entre milhares de candidaturas que o festival recebeu, sendo que o certame decorre de 11 a 15 de Novembro deste ano, no continente sul-americano.
Esta é uma das mais prestigiadas mostras da sétima arte da América do Sul, atraindo anualmente milhares de espectadores e autores de múltiplos países.
Recorde-se que o filme teve a sua estreia oficial no Festival de Cinema de Avanca em Julho do presente ano, tendo sido uma dos 3 finalistas na categoria “Longa-metragem – Competição Avanca” do Festival de Cinema de Avanca.
A conceção da obra “Epopeia Gandareza” foi iniciada em 2016, de forma independente, e terminada cinco anos depois, sendo a sua duração de cerca de uma hora, enquadrando-se numa fusão de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental e documental.
Nesta epopeia, o espectador adota a visão de uma narrador divino ou extra-terrestre, vindo dos confins do Cosmos e do início microscópico da vida, que chega ao nosso planeta. Aí vislumbra a sua magnífica fauna e flora. De seguida, depara-se com a obra humana, conhecendo, por acaso, o passado e presente da cultura da região da Gândara, em Portugal…
O filme contou com edição de imagem por Paulo Fajardo, Vanessa Rodrigues e Samuel Filipe, grafismos de Vanessa Rodrigues, design de Célia Oliveira, Vanessa Rodrigues e Diogo Marques, imagens drone por João Amorim, som e produção musical por Sylvain Barreto e uma banda sonora criada pelo projeto Cabra Cor de Rosa com participação de 17 músicos: Vasco Espinhal Otero, Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador, Vasco Carvalho, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, José Miguel Pires, Carlos Pilu, Gonçalo Quintas, Judite Gonçalves, Leonor Pires, Mateo Silva Santos, Matilde Silva Santos, Vicente Pessoa.
“Epopeia Gandareza” estará em exibição noutros festivais, salas e cine-teatros do país e além-fronteiras. Brevemente, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine-concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora, com o filme, pelo projeto Cabra Cor de Rosa.

Jair Bolsonaro: O “direito de ir e vir” deve ser respeitado

Em vídeo publicado no Facebook, Jair Bolsonaro pede que os manifestantes não percam "a legitimidade" e desbloqueiem as estradas do país.
Manifestando-se pela "liberdade de ir e vir", o ainda Presidente do Brasil afirmou que tal direito está assegurado na Constituição do país e que, para além disso, o ato de fechar estradas, já está a começar a afetar a economia do Brasil.
Desde a publicação dos resultados oficiais da Eleição de Domingo, onde saiu vencedor o candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva, milhares de camionistas e apoiantes do atual Presidente, têm bloqueado estradas em praticamente todos os Estados brasileiros e saído às ruas nas maiores cidades, para pedir aos militares que intevenham, a fim de evitar a subida ao poder de Lula, marcada para o primeiro dia de 2023.

INVESTIGAÇÃO: Plataforma desenvolvida na Universidade de Coimbra permite prever efeito da combinação de fármacos para tratar o cancro

 

O desenvolvimento de resistência farmacológica no cancro é uma problemática comum que resulta de uma variedade de fatores, como por exemplo, da sobre-exposição a fármacos anticancerígenos.
Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) desenvolveram uma nova plataforma online, Synpred, capaz de utilizar algoritmos do campo da inteligência artificial para prever combinações de fármacos anticancerígenos.
Atualmente, o desenvolvimento de resistência farmacológica no cancro é uma problemática comum que resulta de uma variedade de fatores, como por exemplo, da sobre-exposição a fármacos anticancerígenos. Irina Moreira, líder do estudo, investigadora do CNC-UC e docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), explica que, «na área clínica, o problema da resistência a fármacos é minimizado administrando, não um, mas uma combinação de fármacos com efeito sinérgico, isto é, fármacos que em conjunto reforçam a ação um do outro, aumentando a sua eficácia e reduzindo efeitos secundários». Porém, perceber «quais as combinações farmacológicas que operam de forma segura e eficaz, além de ser complexo, é um processo altamente dispendioso e demorado», acrescenta a investigadora.
Para dar resposta a este problema, a equipa de Irina Moreira desenvolveu a plataforma Synpred com o objetivo de antecipar a resposta biológica da combinação de fármacos anticancerígenos. A investigadora esclarece que, no desenvolvimento do modelo de previsão, «foram utilizados dados de farmacologia de compostos com potencial atividade anticancerígena e dados de base biológica, entre outros, respeitantes a linhas celulares de vários tipos de cancro bem caracterizados. Depois, utilizou-se uma panóplia de algoritmos computacionais, gerando, no final, métodos combinados com uma capacidade de previsão melhorada».
Ao contrário de outros métodos existentes, o Synpred explora seis modelos diferentes para caracterizar as combinações de fármacos com efeito sinérgico, avaliando qual o melhor para incluir no desenvolvimento deste tipo de modelos de previsão.
O estudo, publicado na revista GigaScience, pretende criar condições para substituir a administração de elevadas doses de fármacos anticancerígenos, por concentrações reduzidas de pares de fármacos mais específicos, evitando potenciais efeitos secundários do uso desta medicação por tempo prolongado, como o desenvolvimento de resistência farmacológica. «O Synpred é altamente específico, e permitiu verificar, por exemplo, a importância do tipo de tecido celular (pele, pulmão, etc.) como fator determinante nas combinações de fármacos com efeito sinérgico», sublinha Irina Moreira.
Esta nova tecnologia representa um avanço na área, constituindo uma plataforma pública interativa que pode ser utilizada de forma intuitiva, através do website.
Para além de Irina Moreira, a equipa contou com os investigadores António Preto, Pedro Matos-Filipe e Joana Mourão, também investigadores do CNC-UC. O trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através do projeto “Aplicação de Deep Learning ao processo de investigação de novas drogas anticancerígenas”.

O estudo está disponível aqui.
*Da esquerda para a direita - António Preto, Irina Moreira e Joana Mourão