terça-feira, 3 de agosto de 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AG: Cuomo assediou sexualmente várias mulheres, violou as leis estaduais e federais

 

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, cometeu vários atos de assédio sexual que violaram as leis federais e estaduais, incluindo os próprios regulamentos que ele assinou e promoveu após o movimento #MeToo, de acordo com um relatório muito aguardado e devastador emitido na terça-feira pelo procurador do estado General Tish James.

O relatório, divulgado depois que uma investigação foi iniciada em março, concluiu que as acusações de várias mulheres, muitas delas ex ou atuais funcionárias do estado, eram confiáveis.

As conclusões do relatório certamente reavivarão os pedidos de renúncia imediata do governador ou, caso ele se recuse a renunciar, seu impeachment.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/08/03 / ag-cuomo-sexually- harassed-multiple-women-break- state-and-federal-law-502274

Fonte: Político

Proença-a-Nova | Espaço “viagem no tempo” apresenta utensílios agrícolas de outras épocas


Durante o mês de agosto, a Biblioteca Municipal tem disponível, no espaço “viagem no tempo”, vários utensílios agrícolas, por exemplo arado de madeira, peneira, várias forquilhas, enxadões, podoa, serrote, um motor de rega ou uma pá com que se limpava a azeitona. Ainda que alguns possam ter utilidade atualmente, há outros que foram ultrapassados por maquinaria ligeira para uma maior rapidez no trabalho agrícola. “Os utensílios que hoje apresentamos refletem uma agricultura à base da força humana e animal, quão diferente da atual. O seu estado de desgaste demonstra-nos a sua contínua utilização até à exaustão, muitas mãos calejadas pegaram nos cabos para os acionar. Ao contrário dos tempos mais recentes, eram utilizados até já estarem completamente rotos”, refere Virgílio Dias Moreira, proprietário do espólio disponibilizado, recordando uma época em que ainda existiam muitas forjas nas aldeias do concelho, que construíam o utensílio adaptado a quem o usava, “conforme era destro ou esquerdino, alto ou baixo. Saber prepará-los era uma arte. Não eram todos os que sabiam encavar bem uma enxada, enxadão ou afiar um serrote”.

Saídos da arrecadação para o espaço da Biblioteca, o objetivo desta pequena exposição é mostrar aos utilizadores deste espaço uma realidade que nem todos conheceram, principalmente as gerações mais novas. “Muito se progrediu desde o tempo em que tiveram a sua época áurea. Hoje aqui estão para nos lembrarem que o degrau que ocuparam na sua época também foi necessário para chegar onde estamos hoje”, acrescenta Virgílio Dias Moreira.

Para além desta mostra, é ainda possível ver no Auditório Municipal, também até final do mês de agosto, a exposição de pintura de Helena Manso Lopes, intitulada “Personalidades”.


Viagem Piquenique em Movimento em Agosto 2021

 

Caros amigos e parceiros!

Дорогие друзья и члены нашей ассоциации!
Convidamos a participar no convívio  multicultural - Piquenique em Movimento 2021,
Viagem Piquenique em Movimento no Domingo dia 15 de Agosto 2021.

Concentração no lugar de costume as 8.00

Saída de Aveiro prevista para as 8.15 horas de manhã e chegada pelas 21.30 horas (aproximadamente)
Reserva de lugares de autocarro na sede da Associação.
Telefone-nos para esclarecer as dúvidas 912348810 ou 912348899 ainda 234347245 (dias úteis

Há mais informação no cartaz alusivo em anexo.

Conforme as medidas anti COVID em vigor, para participar no evento é necessária a apresentação de Certificado Digital COVID

ou de um autoteste rápido com resultado negativo (o material para o teste rápido será disponibilizado pela Associação).

Приглашаем вас на Пикник в путешествии
Наше путешествие запланировано на воскресенье 15 августа 2021 года,
сбор в 8.00, выезд в 8.15 утра, возвращение в 21.30 (ориентировочно).

На ваши вопросы мы сможем ответить по телефонам 234347245 (офис Ассоциации) и 912348899
Зарезервировать место в автобусе вы можете в офисе нашей ассоциации или по телефону.

Дополнительная информация в приложенном файле.

согласно действующим мерам анти COVID, для участия в поездке необходимо предоставить цифровой сертификат COVID

или экспресс-самотестирование с отрицательным результатом (материалы для экспресс-теста будут предоставлены Ассоциацией).


Com os melhores cumprimentos
Direção da Associação
С наилучшими пожеланиями
Дирекция Ассоциации
O Litoral Centro apoio o evento.


Acrópole de Atenas fecha ao público durante a tarde devido a onda de calor

O clima extremo deverá manter-se durante toda a semana, depois de as temperaturas terem atingido os 46 ºC na segunda-feira.

As autoridades gregas encerraram esta terça-feira a Acrópole e outros locais históricos ao público durante várias horas da tarde até sexta-feira, devido à onda de calor que afeta o país, considerada a mais grave em 30 anos.

O clima extremo deverá manter-se durante toda a semana, depois de as temperaturas terem atingido os 46 graus Celsius (ºC) na segunda-feira, ultrapassando o recorde registado em 1987, quando uma onda de calor do mesmo tipo provocou 1.300 mortos.

A Acrópole de Atenas, que está normalmente aberta no verão das 08h00 às 20h00, terá horário reduzido até sexta-feira, fechando ao público do meio-dia às 17h00.

A decisão foi tomada depois de a temperatura no solo da Acrópole ter atingido 55 ºC.

De acordo com a Proteção Civil grega, citada pela agência EFE, todos os sistemas de prevenção estão em alerta máximo, especialmente o controlo aéreo e terrestre das áreas onde podem ocorrer incêndios, embora o risco seja muito elevado na maioria das regiões do país.

Os bombeiros lutam há vários dias para extinguir um incêndio na ilha de Rodes, e após a evacuação preventiva de algumas aldeias tem sido possível evitar mais danos.

Também ocorreram incêndios nos últimos dias na região central da Grécia, onde foi registada a temperatura recorde de 46,3 ºC, na segunda-feira, na aldeia de Makrakomi.

O operador grego de distribuição de eletricidade anunciou que durante o dia de hoje, nas horas de mais calor, haverá cortes intermitentes de energia em algumas partes do país para evitar um apagão generalizado.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, apelou à população para limitar ao máximo o consumo desnecessário de eletricidade.

Mitsotakis admitiu na altura que a Grécia estava a viver a "pior vaga de calor desde 1987".

Em todo o país, foram criadas salas climatizadas, abertas todo o dia, para que pessoas mais vulneráveis se possam refugiar do calor.

Associação Médica de Atenas apelou ao público para levar a sério a onda de calor e exortou os cidadãos a não viajar durante as horas mais quentes, a beber muita água, a evitar beber bebidas alcoólicas e a tomar banho frequentemente com água morna.

Segundo os peritos, as condições meteorológicas são particularmente perigosas, especialmente porque as noites são extremamente quentes, com o termómetro próximo dos 30 ºC.

Nos meios de comunicação social de hoje, segundo a EFE, muitas pessoas recordam os horrores de 1987, quando uma onda de calor de 11 dias em julho deixou 1.300 mortos, a grande maioria na região de Atenas.

A grande diferença entre então e agora, sublinham os especialistas, é que nessa altura poucas casas tinham ar condicionado e não tinham sido criados pontos de arrefecimento.

Lusa

Portugal com 19 mortes, 2.076 novos casos e menos internamentos em enfermaria

Portugal regista hoje 19 mortes atribuídas à covid-19, 2.076 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão hoje internadas 945 pessoas com covid-19, menos 23 em relação a segunda-feira, 204 das quais em cuidados intensivos, mais uma nas últimas 24 horas.

A área de Lisboa e Vale do Tejo com 799 casos e a região Norte com 720 têm 73,1% do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.

As 19 mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (10), na região Norte (5) na região Centro (2), no Alentejo (1) e no Algarve (1).

Lusa


Desobstrução das linhas de água urbanas do concelho da Marinha Grande

 A Câmara Municipal da Marinha Grande está a executar a limpeza das valas e linhas de água urbanas do concelho da Marinha Grande, numa extensão total de 41,185km, no decorrer dos meses de agosto e setembro.

O objetivo da limpeza das linhas de água consiste na melhoria das condições de escoamento da água em situações normais e extremas, garantindo a minimização das situações de risco para pessoas e bens, em situações de cheia, valorizando o território e melhorando as condições de segurança e de qualidade de vida das populações.

Assim, a intervenção consiste na remoção da vegetação existente e de quaisquer outros resíduos que possam provocar obstrução à livre circulação de águas, bem como na proteção das áreas contra a erosão provocada pelas cheias.
A intervenção em aglomerado urbano é da responsabilidade das autarquias, sendo que, nos termos descritos na Lei da Água, fora dos aglomerados urbanos, é da competência dos proprietários a manutenção do bom estado de conservação e limpeza nas parcelas confinantes com os leitos e margens de águas públicas.

As linhas de água intervencionadas são a ribeira de Albergaria; ribeira do Tecelão, ribeira da Embra; ribeira das Bernardas; ribeira do Salgueiro; ribeira das Figueiras; ribeira do Forno da Telha; ribeira da Pedrulheira; ribeira das Gaeiras; ribeiras das Trutas; ribeira de Valdreanes; ribeira da Escoura, ribeira do Barqueiro, ribeira dos Talhões da Vieira e Ribeira dos Talhões da Praia da Vieira, e nas ribeiras da freguesia da Moita.

A desobstrução das linhas de água implica um investimento de 11.049,94€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

No terraço das Piscinas Municipais de Cantanhede: “4ªfeiras Clássicas” apresentam cine-concerto de “Metropolis”

As “4ªfeiras Clássicas” estão de regresso, amanhã, dia 4 de agosto, pelas 21h00, no terraço das Piscinas Municipais de Cantanhede com a apresentação, numa edição especial em formato de cine-concerto, da longa-metragem “Metropolis” (1927) realizada por Fritz Lang.

Esta iniciativa de índole cultural será realizada pela primeira vez ao ar livre e terá a particularidade de ser acompanhada pelos músicos Sylvain Barreto e João Toscano, que irão interpretar uma banda sonora original, de sua autoria, propositadamente preparada para o efeito.

Com organização conjunta da Associação fotografARTE, do Cineclube Bairrada e do Município de Cantanhede, o evento será apresentado, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero e conta uma história que se passa no ano de 2026, num mundo dominado por industriais ricos que governam a grande cidade de Metropolis a partir de arranha-céus, enquanto trabalhadores trabalham debaixo do solo sem parar para fornecer energia à cidade. No entanto, eis que o filho de um mestre da classe alta se apaixona por uma profetisa da classe baixa que previu a chegada de um salvador.

As “4feiras Clássicas" ocorrem desde 2016, habitualmente na primeira quarta-feira de cada mês, à noite, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, sendo esta a primeira vez que a sessão será realizada ao ar livre. A entrada é gratuita, estando a lotação limitada a 70 lugares sentados, num recinto previamente delimitado, com uso obrigatório de máscara, controlo de temperatura na entrada e orientação ordenada no processo de entrada e saída coordenados pela organização, com um rigoroso cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde.

Em Cantanhede, esta iniciativa tem ainda o apoio do Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima, Paróquia de Cantanhede, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 o alargamento das “4ªfeiras Clássicas” aos concelhos de Anadia, Mealhada e Águeda, com a firme intenção de expandir, a breve trecho, esta iniciativa cultural a outros concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.

Convenção Internacional de Dança passou por Ansião


Ansião acolheu, no passado sábado, a Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular, uma iniciativa da AFRLAE – Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, e da ESECS, do Instituto Politécnico de Leiria.

Foi na sede do Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge que decorreram os trabalhos, iniciados no dia anterior na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ansião, Cristina Bernardino, esteve presente no momento de abertura para agradecer a colaboração do CSCR de Alvorge e, muito especialmente, ao Rancho Típico de Alvorge, o único federado do concelho, que tem promovido a etnografia e o folclore, e para desejar que o evento devolva a esperança de, muito brevemente, se poder assistir ao folclore, uma oportunidade de respeitar e de lembrar os nossos usos e costumes.

O evento, também de caráter formativo, debruçou-se sobre Dança, Música, Etnografia, Património Material e Imaterial, pretendendo ser um momento de reflexão sobre a dança tradicional e popular e um espaço de partilha conjunta das experiências da arte e da cultura populares vividas pelos ranchos e dos resultados da investigação científica e de projetos e experiências inspiradores, nacionais e internacionais.

Houve ainda lugar a um pezinho de dança no baile tradicional/ oficina de dança, com música ao vivo pelo grupo AIRE, que encerrou os trabalhos.

São Pedro de Moel | Cosmos Azul e Mar exibe exposições “Expressões” e "Antes & Depois"

 O Cosmos Azul e Mar, localizado em São Pedro de Moel, abre ao público as exposições “Expressões” e "Antes & Depois”, na próxima sexta-feira, 6 de agosto, pelas 18h00. A entrada é gratuita.


Na Sala Azul, no rés-do-chão, vai estar patente a Exposição Coletiva “Expressões”. Trata-se de uma mostra de trabalhos que reflete diferentes olhares sobre S. Pedro de Moel, o mar e a natureza. Da objetiva de uma máquina fotográfica à mão que percorre a tela, o objetivo é o mesmo: captar o efémero, o momento que flui, embalado pelas ondas do mar, pelo sussurro do vento. De um encontro casual surgiu a ideia desta exposição. Cinco olhares, outras tantas expressões que tentam captar esse momento.

Vão ser exibidos cinco olhares, a mesma paixão, com as “Expressões” de:

Álvaro Pereira - Fotografia
Ana Cristina Luz – Aguarela
Ana Filipa Correia - Acrílico sobre tela
José Manuel Barbosa – Aguarela
Luísa Maria Lopes - Acrílico sobre tela.

Na Sala Mar e na Sala Cosmos, situadas no 1º andar do edifício, vai ser apresentada a exposição  de pintura de António Pedro intitulada "Antes & Depois, com vários trechos do Pinhal de Leiria, antes e depois do incêndio de 2017. As obras revelam a utilização de técnicas artísticas como aguarela, tinta da China e tinta da China aguarelada.


As exposições “Expressões” e "Antes & Depois" estão patentes no Cosmos Azul e Mar, de 6 a 18 de agosto, podendo ser visitadas no seguinte horário: segunda a sexta (exceto quintas-feiras) das 15h00 às 22h00; e ao sábado e domingo, das 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

Saltou (muito) mais do que todos os outros. Pedro Pichardo está na final do triplo salto

Um impressionante salto 'arrumou' com a qualificação do português — um sério candidato às medalhas. Na estreia em Jogos Olímpicos, Pichardo começou o concurso com 16,98 metros e arrebatou a liderança com o segundo salto, a 17,71 metros.

O português Pedro Pablo Pichardo qualificou-se hoje para a final do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 17,71 metros, na segunda tentativa da qualificação.

O atleta, de 28 anos, assegurou um dos lugares na final, marcada para quinta-feira, às 11:00 locais (03:00 em Lisboa). Recorde-se que avançavam para a final os atletas que conseguissem, pelo menos, 17,05 metros ou os 12 melhores, tendo Pichardo terminado a qualificação destacado no primeiro posto com um salto de 17,71 metros.

O turco Necati Er foi segundo (17,13), seguido do chinês Yaming Zhu (17,11), do cubano Cristian Napoles (17,08) e do argelino Yasser Mohamed Triki (17,05), enquanto Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, que este ano fixou em 18,07 o recorde do mundo em pista coberta, foi o 12.º e último repescado, com 16,83.

Numa prova sem o norte-americano bicampeão olímpico e quatro vezes campeão do mundo Christian Taylor, que sofreu uma rotura do tendão de Aquiles em maio, o seu compatriota Will Claye, prata em Londres2012 e no Rio2016, qualificou-se para a final no oitavo lugar, com 16,91.

Pedro Pablo Pichardo, nascido em Cuba, que se naturalizou português em 2017, cumpre a estreia em Jogos Olímpicos, numa competição em que participaram também, ainda que sem garantirem a qualificação, Nelson Évora, campeão em Pequim2008, e o estreante Tiago Pereira.

Pereira foi 16.º classificado e Évora despediu-se do atletismo com o 27.º lugar.

A final do triplo salto está marcada para quinta-feira às 11:00 locais (03:00 em Lisboa).

Lusa

Imagem: Sapo24

Disponível autoagendamento de vacinação para pessoas com 16 ou mais anos

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no 'site' na Internet da Direção-Geral da Saúde.

A possibilidade de os jovens a partir dos 16 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 surge uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária dos 18 ou mais anos.

Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 e, mais recentemente, dos 20 anos.

Em julho, a ministra da Saúde disse que jovens com idade inferior a 18 anos deveriam começar a ser vacinados contra a covid-19 na última semana de agosto, se o Governo conseguisse manter o plano de vacinação previsto.

"Aquilo que nós estimamos é seguirmos este plano que temos e com as quantidades de vacinas a continuarem a chegarem-nos conseguirmos abrir na última semana de agosto vacinação para os menos de 18 [anos]", adiantou Marta Temido, na ocasião, em entrevista à TVI.

De acordo com a governante, a vacinação nos menores de 18 só seria possível só se fossem cumpridos os planos de vacinação.

"Neste momento, sabemos qual é o nosso contexto. Temos uma vacina que já tem uma indicação clara para os mais de 16 anos, temos um plano de vacinação que vai até aos 18 anos e continuamos apostados em proteger aqueles que são mais vulneráveis à doença grave e ao internamento", afirmou, ressalvando que o início do ano letivo não está em causa.

Lusa

Nelson Évora falha final do triplo salto na despedida

O português Nelson Évora ficou-se hoje pela qualificação para a final do final do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com 15,39 metros, na despedida competitiva do campeão em Pequim2008.

Aos 37 anos, e três meses depois de ter sido operado ao joelho esquerdo, Nelson Évora não foi além de 15,39 e dois saltos nulos, falhando a qualificação para a final, reservada para quem saltar pelo menos 17,05 metros ou para os 12 melhores.

Nelson Évora chegou aos seus quartos Jogos Olímpicos, depois do ouro em Pequim2008, do sexto lugar no Rio2016 e do 40.º posto em Atenas2004, tendo 15,93 metros como melhor marca do ano.

O campeão da Europa em pista coberta, em 2015 e 2017, e ao ar livre, em 2018, tem como recorde pessoal 17,74 metros, alcançados em Osaka, no Japão, onde se sagrou campeão do mundo, em 2007.

No concurso olímpico do triplo salto participam ainda os estreantes Pedro Pablo Pichardo, já qualificado para a final, e Tiago Pereira.

Fonte: Lusa 

Imagem: RTP

Fidelcastrismo sem Fidel Castro

A polícia cubana reprime as manifestações contra a ditadura, em Havana no dia 13 de julho último.

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Segundo relatório que a Comissão Especial sobre Cuba apresentou à Associação Interamericana de Imprensa, reunida [em 1969] em Washington, Fidel Castro, premido por insucessos econômicos e diplomáticos de várias ordens, cogitou — para continuar no poder — mudar sua política em relação à América latina, propondo a esta um regime de coexistência pacífica.

Segundo aviso dado pela irmã de Fidel, Juanita Castro, à referida Comissão, o comunismo cubano, apoiado em “manobras de alguns setores norte-americanos e latino-americanos” empenhados em impedir ou pelo menos retardar a libertação do povo cubano do marxismo, pensaria até mesmo, para aliviar a situação, em derrubar o periclitante ditador, substituindo-o por algum outro líder vermelho.

Como é fácil ver, essa mudança propiciaria, fora de Cuba, a impressão de que o comunismo já não é tão feroz na Ilha. Essa impressão, por sua vez, criaria um clima favorável à coexistência. E a coexistência, afrouxando as tensões que estrangulam o comunismo cubano, proporcionaria a este uma sobrevida.

Assim, com Castro ou sem Castro, é para a coexistência, forçosamente velhaca e dolosa, que caminharia a Cuba vermelha.

____________

(Excertos do artigo de Plinio Corrêa de Oliveira na “Folha de S. Paulo”, em 9-11-1969)

Fernando Pimenta… de bronze!

O canoísta Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a terceira medalha obtida por atletas portugueses, depois do bronze do judoca Jorge Fonseca e da prata da atleta Patrícia Mamona.

No Sea Forestt Waterways, duas horas depois de ter feito o melhor registo olímpico de sempre na distância, Pimenta foi terceiro classificado na regata das medalhas, com o tempo de 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, que o desalojou como recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).

Depois de uma falsa partida, Pimenta passou em primeiro aos 250 metros mas perdeu a liderança pouco depois.

Kopasz segurou a liderança a meio da prova, com o canoísta português a passar já em segundo aos 500m e aos 750m.

No fim ficou a dúvida: prata ou bronze? Mas pouco antes de cruzar a meta, Fernando Pimenta deixou escapar o segundo lugar para o outro húngaro, Adam Varga.

Esta é a segunda medalha para o canoísta de Ponte de Lima que, juntamente com Emanuel Silva, já tinha conquistado a prata em K2 1.000 (Londres2012).

No Rio2016, Fernando Pimenta foi ainda quinto classificado em K1 1.000 metros e sexto em K4 1.000 metros. Nas olimpíadas do Brasil, o luso assumiu a liderança da prova no arranque, porém acabou por perder lugares até cair para quinto, atribuindo essa quebra de rendimento ao facto de ter apanhado algas no seu leme, que prejudicaram o seu desempenho.

O atleta de Ponte de Lima torna-se assim o primeiro português a conquistar duas medalhas olímpicas desde Fernanda Ribeiro — na história olímpica nacional é o quinto a consegui-lo.

Carlos Lopes obteve a prata nos 10.000 metros em Montreal1976 e o ouro na maratona em Los Angeles1984, Rosa Mota conquistou o bronze em Los Angeles1984 e o ouro em Seul1988, ambos na maratona, Fernanda Ribeiro foi campeã dos 10.000 metros em Atlanta1996 e bronze em Sydney2000 e o cavaleiro Luís Mena Silva arrebatou duas medalhas de bronze em desportos equestres, em Berlim1936 e em Londres1948.

Madremedia

Imagem: Público