quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Pedro Abrunhosa, Mimicat, The Black Mamba e Irma: Festival Dunas de São Jacinto com vários concertos gratuitos


De 25 a 27 de agosto em AveiroPedro Abrunhosa, Mimicat, The Black Mamba e Irma: Festival Dunas de São Jacinto com vários concertos gratuitos
Os seis concertos de bandas e artistas a solo são apenas alguns dos espetáculos e das atividades deste evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro.
O Festival Dunas de São Jacinto 2023, um evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e que se realiza de 25 a 27 de agosto, conta com vários concertos gratuitos ao longo dos três dias.
Irma será a primeira artista a pisar o palco da Praça Carlos Roeder, na sexta-feira, dia 25 de agosto, às 21h30. Após o concerto da cantora, que participou no Festival da Canção em 2021, seguem-se os The Black Mamba, que com a música “Love Is On My Side” representaram Portugal na Eurovisão há dois anos. Ayom, uma banda com membros do Brasil, Angola, Itália e Grécia, baseada em Barcelona, e cujo álbum de estreia, “Ayom”, foi gravado em 2019 em Portugal, também irá atuar no dia 25 de agosto, às 19h00, no Cais da Rampa.
No dia seguinte, 26 de agosto, é a vez de Mimicat, a artista portuguesa que venceu o Festival da Canção e representou Portugal este ano na Eurovisão, com a canção “Ai Coração”. O concerto da cantora, que recentemente lançou o single “Vais ter saudades”, está marcado para as 22h00, na Praça Carlos Roeder. Horas antes, pelas 19h00, no Cais da Rampa, terá lugar o concerto de Soraia Tavares, a artista que dá voz a Ariel na versão portuguesa do filme “A Pequena Sereia” e cujo álbum de estreia, “A Culpa é da Lua”, foi divulgado em maio.
O Festival Dunas de São Jacinto encerra com um concerto de Pedro Abrunhosa. O cantor, conhecido por canções como “Tudo o que eu te dou”, “Se eu fosse um dia o teu olhar”, “Não posso mais” e “Para os braços da minha mãe”, atua no dia 27 de agosto, pelas 18h00, na Praça Carlos Roeder.
De concertos de música a espetáculos aéreos, como exibições de voos acrobáticos, passando por iniciativas ambientais, culturais, desportivas e náuticas, serão várias as atividades gratuitas e para todas as idades na sétima edição do Festival Dunas de São Jacinto.
Serão três dias repletos de entretenimento e diversão, incentivando o convívio entre a população, os visitantes e as instituições e contando com um forte envolvimento de toda a comunidade neste evento que visa destacar todas as potencialidades de São Jacinto.
Consulte o programa completo em: https://www.festivaldunassaojacinto.pt/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

CAMPANHA DE VERÃO: JOVEM MARCA A DIFERENÇA! TORNA-TE DADOR DE SANGUE!

A dádiva de sangue é um acto de amor que salva vidas! A sua dádiva pode ser a esperança que alguém tanto precisa”. Faça parte dessa corrente de solidariedade.
-------------------------------------

JOVEM MARCA A DIFERENÇA! TORNA-TE DADOR DE SANGUE!” 

Este é o lema que a ADASCA mantém para o ano em curso . É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação neste Verão vai complicar-se.

Ao doar sangue, está ajudando a salvar vidas e proporcionando esperança para aqueles que estão em situações críticas. Uma única dádiva pode beneficiar até quatro pessoas, evidenciando o impacto positivo que cada indivíduo pode ter na sociedade. Além disso, a dádiva de sangue é um acto altruísta que proporciona uma sensação de realização pessoal e fortalece os laços comunitários. É importante realçar que todas as etapas da dádiva de sangue seguem rigorosos protocolos de higiene e segurança, garantindo a saúde tanto do dador quanto do receptor”. Mensagem da OMS.

Lembre-se: a dádiva de sangue é um gesto pela defesa da vida! 

Acesso www.adasca.pt

Apoio: Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/


Presidente da ANEPC visita bombeiros feridos – dia 24 de agosto

 O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, General Duarte da Costa, acompanhado pela Diretora Nacional de Bombeiros, Susana Silva, desloca-se amanhã, dia 24 de agosto, às 11 horas, em representação do Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, ao Hospital Padre Américo, em Penafiel, para visitar os Bombeiros, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Meã, feridos no incêndio que deflagrou em Teixeira e Teixeiró - Lugar de Casal, em Baião.

ENCERRAMENTO DA 6.ª Edição do JAZZ NAS ADEGAS COM MANOUCHE STATION

 A 6.ª Edição do JAZZ NAS ADEGAS, terá as duas sessões de encerramento já nos próximos dias 08 e 09 de setembro, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente. A adega que receberá estas sessões será a Quinta de Mata Mouros - Adega do Convento do Paraíso, em Silves, e o grupo que brindará o público com a sua música é MANOUCHE STATION.
Manouche Station, torna-se paragem obrigatória para descobrir os eternos temas do repertório do Jazz Europeu. A estação Manouche reproduz a sonoridade contagiante dos anos 20 e 30, prestando homenagem aos lendários músicos do Hot Club de France, como Django Reinhardt ou Stephane Grappelli, retratando o espírito boémio, de glamour e diversão que acompanhavam este estilo musical. A banda é composta por João Novais (Contrabaixo), Paulo Rosa (Guitarra “Petit Bouche”), Gonçalo Mendonça (Guitarra “ Petit Bouche”) e Filipe Santos (Violino).
Recordamos que este consagrado evento organizado pelo Município de Silves, que pretende impulsionar e promover a produção vitivinícola na região, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia, a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se à venda na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.
O evento destina-se a maiores de 18 anos.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 (Ext. 2743) | email: turismo@cm-silves.pt

MUNICÍPIO DE SILVES IRÁ PROCEDER À LAVAGEM DE RUAS NO DIA 26 DE AGOSTO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 O Município de Silves informa que irá proceder à lavagem das Ruas Dr. Manuel de Arriaga e Dr. José António dos Santos, em Armação de Pêra, no troço dos arruamentos mais conhecidos pela Rua das Lojas e dos Bares na baixa da Vila, no dia 26 de agosto, durante a madrugada, entre as 05h00 e as 08h00.
Por forma a possibilitar uma intervenção eficaz e eficiente dos serviços municipais, na execução das ações de lavagem das ruas, solicita-se que os estabelecimentos comerciais procedam à remoção do mobiliário urbano que integra a sua área de esplanada instalada no espaço público.
Estas operações de lavagem das ruas da iniciativa do Município de Silves visam contribuir para um melhor ambiente urbano.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta eventuais transtornos causados à população residente e/ou de férias, à qual pede a máxima compreensão, bem como a sua colaboração para manter Armação de Pêra mais limpa e salubre.

Proença-a-Nova afirma-se como destino de pedestrianismo

 

Entre janeiro e junho de 2023, participaram nos passeios pedestres do Município 790 caminheiros ao longo de um total de 60 quilómetros, aproximadamente, números que comprovam que Proença-a-Nova é um destino de pedestrianismo de excelência.

Desde 2003 que, de forma contínua, que os passeios pedestres do Município se realizam a cada terceiro domingo do mês e percorrem o concelho por trilhos e caminhos fora dos circuitos marcados, dando assim a conhecer outros locais desconhecidos, isto significa que a cada passeio há novos percursos para descobrir.

No ano em que se assinala a celebração das artes, os passeios têm promovido a passagem para dar a conhecer o património local e artístico: em janeiro, os caminheiros visitaram o Farol do Ventos, no Chão do Galego; em fevereiro, foi a vez de A Coroa, no Pergulho; em março, a passagem foi pelo Arco da Moita, nas Moitas; em abril, a visita foi ao Regolfo no Padrão; em maio, além dos cerejais, os pedestrianistas ficaram a conhecer o painel de Carlos Farinha, nos Montes da Senhora; e em junho, descobriram Uma janela para o território, nas Cimadas Cimeiras.

No dia 17 de setembro, irá levar os caminheiros a visitar algumas das vinhas no concelho, em sobreira formosa, a 15 de outubro, um dos pontos do percurso será a obra Magma Cellar, nos Cunqueiros, e a 19 de novembro será visitada a Lenda, no Miradouro das Corgas. Para se inscrever nos passeios basta contactar o posto de turismo até à quinta-feira que antecede a data do passeio.

A 17 de dezembro deste ano, os passeios pedestres do Município chegam à marca dos 200 passeios, coincidindo com o temático NaTal Rota Gourmet, onde os participantes são convidados a caminhar e desfrutar da natureza, mas ao longo do percurso podem experimentar várias iguarias gastronómicas locais associadas ao período natalício. Em 2023, este passeio será ainda mais especial por assinalar o número 200 e que contará com animação acrescida e um programa festivo que inclui teatro, música, entre outras comemorações como o lançamento do site de Rotas do concelho de Proença-a-Nova.

Apesar dos incêndios que aconteceram no início de agosto e que destruíram parte da sinalética da Grande Rota da Cortiçada e dos Percursos de Pequena Rota, existem ainda outros que se mantem operacionais, bem como algumas das etapas da GR39. O PR1 – A história da paisagem, o PR7 – Rota dos Estevais, o PR8 – Caminho do Xisto da Figueira, e os trilhos de praia da Aldeia Ruiva, o Trilho da Praia da Fróia, o Trilho da praia do Malhadal e o trilho da Ribeira do Malhadal são alguns exemplos dos percursos disponíveis. Pode consultar todas as informações no site do Município.

Andreia Gonçalves

ANEPC envia SMS preventivo à população.

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acionou esta manhã o sistema de aviso preventivo por SMS para informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais e dos cuidados a ter.
 
Esta medida decorre da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho - do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro - para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (o qual representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro) em algumas zonas de Portugal Continental.
 
O SMS foi enviado pelas operadoras móveis com inicio às 09:00 horas. A mensagem da ANEPC, enviada em português e inglês, foi a seguinte:

  • Risco extremo de incendio rural. Não use fogo nos espaços rurais/florestaisSiga as recomendações das autoridades. Info: 800 246 246 ou www.prociv.gov.pt / ANEPC
  •  
  • High wildfire risk in Portugal. Don´t use fire in rural areas. Info +351 214 247 247 / www.prociv.gov.pt / ANEPC.
Importa esclarecer que se o telefone estiver desligado ou sem cobertura de rede a mensagem não é entregue.
 
O SMS não tem quaisquer custos para o utilizador e não requer qualquer adesão por parte do mesmo. Mais informação aqui.
 
A ANEPC recorda que nos dias de risco de incêndio Muito Elevado ou Máximo não é permitido:
  • Fazer queimadas extensivas sem autorização.
  • Efetuar queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia .
  • Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

Parecer favorável da Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede. Unidades Locais de Proteção Civil avançam em três freguesias

 
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede deliberou, por unanimidade, dar parecer favorável às propostas das freguesias de Murtede, Ançã e Cordinhã, para criação das respetivas Unidades Locais de Proteção Civil.
O parecer da Comissão foi efetuado tendo por base o entendimento unanime de que o envolvimento dos cidadãos no conhecimento dos riscos com que convivem constitui uma ferramenta indispensável para a prevenção e minimização dos efeitos de acidentes graves e catástrofes, sendo que esta dimensão preventiva da proteção civil, assente no cidadão, potencia a oportunidade de implementar estratégias preventivas que não estejam dissociadas das estratégias reativas.
As juntas de freguesia têm, nos termos da lei, o dever de colaborar com o Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito das suas atribuições e competências, próprias ou delegadas, designadamente através da promoção de ações em matéria de prevenção e avaliação de riscos e vulnerabilidades, sensibilização e informação pública e apoio à gestão de ocorrências, podendo deliberar a existência de unidades locais de proteção civil, mediante parecer vinculativo da Comissão Municipal de Proteção Civil.
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que presidiu à reunião na qualidade de Autoridade Municipal de Proteção Civil, destacou a importância e oportunidade da criação das unidades locais de proteção civil no concelho de Cantanhede na medida em que “as autarquias de freguesia e as Unidades Locais de Proteção Civil são importantes e imprescindíveis estruturas do Sistema de Municipal de Proteção Civil”, reforçando-o não só enquanto estruturas operacionais de proximidade implantadas nas freguesias e profundas conhecedoras das vulnerabilidades da sua área territorial, mas também enquanto “estruturas de promoção do conhecimento das populações face aos riscos e indutoras da dimensão preventiva e da cultura de segurança, que se pretende consolidar no concelho de Cantanhede”.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede deliberou ainda, também por unanimidade, emitir parecer no sentido de informar as restantes juntas de freguesia para a pertinência em deliberar a criação e existência de unidades locais de proteção civil, na medida em que a importância da componente da prevenção na construção de comunidades mais seguras e resilientes, através do envolvimento dos cidadãos e da comunidade, permite ampliar o conhecimento dos riscos e das medidas de autoproteção de modo a prevenir ou a mitigar os seus efeitos.

Paulo Cardantas

Liga MEO Surf: Somersby alia o surf e diversão com momentos de relax


Waversby Round distingue os surfistas com as melhores performances no round 3
O prémio Waversby Round é uma das novidades da Liga MEO Surf 2023 que premeia a melhor performance desportiva no round 3 em cada etapa, numa disputa mista entre a divisão masculina e feminina, e procurando assim encontrar a melhor prestação numa das fases mais competitivas de cada etapa da 1ª divisão do surf português.

Waversby Round 2023 - Vencedores
Figueira da Foz – Frederico Morais – 15,35 pontos
Porto e Matosinhos – Vasco Ribeiro - 14,60 pontos
Ericeira – Afonso Antunes - 14,35 pontos
Ribeira Grande – Francisca Veselko - 12,75 pontos

Além dos desempenhos dos surfistas nesta fase da competição, a Somersby alia os momentos de relax, de diversão e de convívio tão típicos da comunidade do surf e que habitualmente acontecem após um dia de competição ou uma sessão de free surf acompanhados de uma sidra fresquinha.

Nas quatro etapas já realizadas houve sempre vencedores diferentes o que espelha bem o importante incentivo da marca sendo que todos os surfistas dão o seu melhor para vencer este prémio paralelo.

Afonso Antunes – Top 4 da Liga MEO Surf
“O prémio Waversby tem sempre um bom significado para nós, atletas. Claro que o nosso objetivo nos campeonatos é chegar à final e ganhar, mas este prémio no Round 3 também nos dá um boost não apenas de incentivo dentro de água para nos tornarmos mais competitivos uns com os outros mas também financeiramente é uma boa ajuda. E agora que estou sem patrocínio ainda soube melhor. É um bom incentivo para puxarmos ainda mais uns pelos outros.”

Francisca Veselko – Líder da Liga MEO Surf
“Para mim significa superação nas condições de mar nessa ronda, que premeia quem se destaca. Assim sendo, é muito importante porque promove surf de alto nível em detrimento de surf seguro e suficiente para passar heats.”

A próxima disputa pelo prémio Waversby Round acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2023, que se realiza de 27 a 29 de Outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.

Vasco Ribeiro – Marketing Manager da Somersby Portugal
“É impossível dissociar Somersby do mundo do surf. A marca tem procurado estar cada vez mais próxima desta modalidade, juntando-se aos melhores surfistas nacionais e à Liga com maior notoriedade de Portugal. Somos, desde 2017, a sidra desta competição, com a missão de sermos a marca que junta amigos e familiares aos praticantes do surf e o que já construímos em conjunto deixa-nos muito satisfeitos e orgulhosos. Afinal, Somersby é uma bebida leve e refrescante, perfeita para partilhar em momentos de convívio e de descontração numa praia, enquanto se assiste às diferentes etapas deste campeonato."

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.




Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Afonso Antunes e Francisca Veselko ação e pódio, Ambiente Somersby. (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)