quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Inscrições abertas para voluntariado jovem «Eu sou Digital»

Um projeto na área da inclusão social que pretende ajudar as pessoas adultas a dar os primeiros passos online e a utilizar a internet.
Se tem entre 16 e 30 anos e interesse em ser voluntário/a, partilhar conhecimentos, ajudar as pessoas da sua comunidade, que nunca usaram ou não usam habitualmente internet, a integrarem-se neste mundo cada vez mais digital e fazer a diferença na comunidade, o IPDJ tem abertas as inscrições para jovens voluntários/as em qualquer centro «EU SOU DIGITAL - IPDJ» que funcionam nos serviços regionais do IPDJ em todas as capitais de distrito do continente.

Os/as voluntários/as têm direito a:

· Ação de sensibilização na área do voluntariado;
· Seguro de voluntário (acidentes pessoais e responsabilidade civil);
· Ressarcimento de despesas no valor de 12€.

Covilhã | CERIMÓNIA DE ASSINATURA DA TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA SAÚDE


Decorreu ontem no São Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia pública de assinatura dos autos de transferência de competências e recursos na área da Saúde. A cerimónia contou com a presença do titular da pasta da saúde, Manuel Pizarro e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O documento de transferência de competências prevê a participação no planeamento, na gestão e na realização de investimentos relativos a novas unidades de prestação de cuidados de saúde.

A transferência de competências segue um modelo de gestão de contínua articulação entre as Partes.

A ARS e o Município têm deveres e direitos de consulta e informação recíprocos, o Município é responsável pela operacionalização dos serviços de gestão, e a ARS é responsável pelo acompanhamento dos mesmos.

Para o Ministro da Saúde “ a cooperação nesta área é vital para a vida em sociedade” Manuel Pizarro sublinha que “ se há lição que aprendemos com a pandemia é que necessitamos de intensificar as parcerias entre as autarquias e o Serviço Nacional de Saúde.”

O valor total anual a ser transferido para o Município está definido no mapa do Fundo de Financiamento da Descentralização da Lei do Orçamento de Estado para 2023, sendo atualizado anualmente.

IEPF promoveu Sessão Informativa em Figueiró dos Vinhos relativa a Medidas de Apoio


A Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) recebeu, durante a manhã de hoje, uma Sessão de Informação referente a medidas de incentivo à contratação, promovida pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, no âmbito da estratégia de apoio à empregabilidade e à dinâmica empresarial.
Tendo por base a “Medida Compromisso de Emprego Sustentável” e “Medida Interior +” os participantes, representando empresas, IPSS’s e outras entidades empregadoras, tiveram oportunidade de obter informação relevante tendo em vista a apresentação de candidaturas através das quais podem obter apoio direto para a contratação de recursos humanos, essenciais à sua atividade.

Coimbra | 08 de fevereiro de 2023| 14h30 às 16h30. Embalagens sustentáveis para padarias e pastelarias em foco

Dirigido às empresas do subsetor dos produtos de padaria e pastelaria, o webinar conta, na qualidade de oradores, com a participação de Joana Faria, da FSC Portugal, de Marcelo Castanheira, Diretor de Marketing da Pack 4 Embalagem, Lda., de Pedro Cartaxo, Diretor Geral da Triponto Serviços Comerciais, Lda. e de Carolina Pereira, Diretora de Marketing da Novarroz – Produtos Alimentares, S.A. O debate é moderado por Pedro Dinis Gaspar, da Universidade de Aveiro.
A sessão de abertura e de encerramento, bem como a apresentação do projeto S4agro está a cargo de João Gândara, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, que coordena o projeto no IPC.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: forms.gle/cRh6oiJYonyW74Vy9.
“Embalagem Primária Sustentável no Subsetor dos Produtos Hortofrutícolas” e “Embalagem Primária Sustentável no Subsetor dos Produtos Lácteos” são os webinares que se seguem-se e ocorrerão nos dias 15 de fevereiro e 22 de fevereiro, respetivamente.
Todas as informações sobre o projeto S4agro em http://s4agro.pt.

IEPF promoveu Sessão Informativa em Figueiró dos Vinhos relativa a Medidas de Apoio

A Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) recebeu, durante a manhã de hoje, uma Sessão de Informação referente a medidas de incentivo à contratação, promovida pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, no âmbito da estratégia de apoio à empregabilidade e à dinâmica empresarial.
Tendo por base a “Medida Compromisso de Emprego Sustentável” e “Medida Interior +” os participantes, representando empresas, IPSS’s e outras entidades empregadoras, tiveram oportunidade de obter informação relevante tendo em vista a apresentação de candidaturas através das quais podem obter apoio direto para a contratação de recursos humanos, essenciais à sua atividade.





Proença-a-Nova | Projeto BioAromas liis em destaque na iniciativa Governo Mais Próximo

 O projeto BioAromas liis – Laboratório de Inovação e Integração Social, a funcionar no Centro Ciência Viva da Floresta, foi visitado pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no dia 25 de janeiro no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo. Os dois governantes tiveram a oportunidade de visitar as recém-inauguradas instalações afetas ao projeto e acompanhar todo o processo de produção de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico que ocupa os dez jovens e adultos acompanhados pelo projeto.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, contextualizou esta resposta de inclusão social para maiores de 18 anos que resultou de uma candidatura aprovada ao Portugal Inovação Social, que terminará em maio deste ano, permitindo que os jovens e adultos se tornem “cidadãos ativos”. A ampliação do CCVFloresta foi um custo suportado na totalidade pelo Município, investimento que ascendeu aos 200 mil euros. O autarca sensibilizou os responsáveis presentes para a necessidade de haver avisos no próximo quadro comunitário de apoio para garantir a continuidade do projeto. “Fica o compromisso que a Câmara Municipal já assumiu: ainda que não haja aviso, a Câmara há de suportar o projeto até que o aviso se abra e se não abrir vamos fazer mais um esforço para que tenha sucesso, porque acreditamos no projeto”. Em representação do investidor social do BioAromas - o Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue - Virgílio Martins deixou o alerta para a necessidade de se pensar numa resposta social mais alargada, considerando que o suporte familiar poderá começar a falhar pela idade avançada de alguns dos cuidadores primários. “Cabe-nos a nós também antecipar essas situações, se queremos continuar com este projeto”, alertou.

Isabel Ferreira, que garantiu a existência de apoios no âmbito da estrutura de missão Portugal Inovação Social e da CCDR-Centro para projetos desta natureza, destacou o bom exemplo do BioAromas liis e até a oportunidade de os escalar para outros territórios. “Este é de facto um dos melhores exemplos que temos porque é um projeto de inclusão social, mas inovador, utilizando vertentes ligadas à ciência e ao conhecimento, relacionadas com as ervas aromáticas e que tem um aspeto muito importante que é a oportunidade de negócio que este projeto cria e que lhe dá alguma sustentabilidade”, referiu. Nuno Fazenda destacou igualmente o bom exemplo do BioAromas liis, em que “se pode promover inclusão, com economia e promoção dos produtos locais”, também uma mais valia para o sector do turismo considerando que as tendências “demonstram que os turistas querem autenticidade, contacto com a natureza e experimentar e experienciar”: visitando o CCVFloresta podem visitar o projeto, provar as infusões criadas e comercializadas com marca É Capaz e ainda levá-las para casa.

Acompanhando o ciclo das plantas aromáticas e medicinais, desde a sua plantação até à colheita, secagem e embalamento, Isabel Ferreira e Nuno Fazenda tiveram a oportunidade de ajudar os jovens e adultos nas suas tarefas diárias, que incluem ainda outros momentos que contribuem para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e sociais.

Silves | RUA DR. HENRIQUE GOMES EM ARMAÇÃO DE PÊRA SOFRERÁ CORTE DE TRÂNSITO ENTRE 31 DE JANEIRO E 17 DE FEVEREIRO

A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, decorrente da substituição dos contentores de resíduos urbanos por uma ilha ecológica subterrânea, a circulação de trânsito na R. Dr. Henrique Gomes em Armação de Pêra (inclusive garagens), será interditada ao trânsito entre 31 de janeiro e 17 de fevereiro.
 
A CMS agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, residentes e utentes da zona, pedindo desculpa pelos transtornos causados.

Câmara de Águeda premeia alunos “amigos do ambiente”. Crianças que participaram em atividades de sensibilização receberam um “kit” com diverso material didático

 A Câmara Municipal de Águeda entregou, esta semana, um “kit” com material didático a cerca de 260 alunos do concelho que participaram em atividades de sensibilização para a promoção do uso da bicicleta e outros meios suaves de mobilidade, quer nas suas deslocações de e para a escola, quer de forma lúdica ou desportiva.
“Procuramos incentivar as nossas crianças a usarem a bicicleta de uma forma regular, a ser este o seu meio de transporte para a escola, transmitindo-lhes que as suas escolhas no dia-a-dia têm reflexos na qualidade do nosso ambiente”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que acompanhou uma das sessões de entrega de “kits”, no Patronato Nossa Senhora das Dores, em Travassô.
 
O Município de Águeda defende uma aposta estratégica e sustentada nos meios suaves de mobilidade, implementando vários projetos que envolvem a comunidade educativa, como por exemplo o “Escolas com Pedal”, que sensibiliza precisamente os alunos e a comunidade escolar para a promoção e uma maior utilização da bicicleta, que é também parte da identidade aguedense. Uma das atividades mais participadas ao longo do ano pelas escolas prendeu-se com a Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, em que os alunos se deslocaram a pé ou de bicicleta, sensibilizando a comunidade para a necessidade de mudança de hábitos de mobilidade.
 
Promover uma maior consciência ambiental e proteger o planeta é um dos objetivos deste projeto que integra o “Pedal in Águeda”, um Programa Municipal de promoção e educação para a mobilidade suave que proporciona ao longo do ano várias atividades, nomeadamente a oportunidade de as crianças poderem aprender a andar de bicicleta ou a melhorar as suas competências, bem como saberem como circular na via pública em segurança.

Apuramento para o Campeonato Europeu de sub-17. Complexo da Tocha volta a receber seleção nacional de futebol feminino

 O Complexo Desportivo da Tocha volta a receber uma seleção nacional de futebol feminino, em mais um torneio de apuramento para um Campeonato da Europa.
Desta feita, trata-se da seleção nacional sub-17, que disputará na Tocha duas partidas relativas ao Torneio de Preparação para a Qualificação - Campeonato Europa Sub-17, prova que se realiza este ano na Estónia.
Assim, no dia 2 de fevereiro, a partir das 17h15, Portugal defronta a Islândia. Já no dia 5 de fevereiro, pelas 17h00, é a vez da seleção portuguesa defrontar a sua congénere da Finlândia.
Recorde-se que já em outubro passado, o Complexo Desportivo da Tocha foi palco de três jogos de futebol entre seleções femininas de sub-19, em encontros a contar para a ronda 1 de Apuramento para o Campeonato da Europa da categoria.
Esta é uma organização a cargo da Federação Portuguesa de Futebol em parceria com a Associação de Futebol de Coimbra e o Município de Cantanhede.

Concertos de Primavera estão de regresso a Anadia

André Sardet, Miguel Ângelo e Ana Bacalhau são os artistas convidados da edição 2023 dos “Concertos de Primavera” que terão lugar, nos meses de março, abril e maio, no Cineteatro Anadia.
O cantor e compositor André Sardet abre o ciclo de concertos, no dia 25 de março, pelas 21h00. O artista irá partilhar com o público os seus êxitos acumulados, ao longo de uma carreira de 25 anos, dedicados às canções. André Sardet é hoje um nome unanimemente reconhecido pela crítica e pelo público no panorama musical português.
O ciclo prossegue, no dia 15 de abril, com a atuação de Miguel Ângelo. O líder carismático de uma das maiores bandas pop portuguesas de sempre, Delfins, apresentando temas da sua carreira a solo, sem esquecer algumas das canções mais emblemáticas daquela banda.
O último concerto está agendado para 27 de maio com a atuação de Ana Bacalhau, considerada uma das mais talentosas e inovadoras cantoras da sua geração. Apresenta-se em formato acústico e intimista e interpreta temas dos seus trabalhos a solo, bem como algumas das grandes canções dos Deolinda, verdadeiros hinos de uma geração.
À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, os concertos serão acústicos e terão um formato intimista, possibilitando a interação com o público, num ambiente descontraído. Os artistas têm, assim, a oportunidade de partilhar, com a audiência, histórias e curiosidades associadas à composição de um tema ou a algum episódio memorável, sendo esta a matriz comum aos três "Concertos de Primavera".
Os bilhetes podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 19h30 às 23h00, e no dia de espetáculos, a partir das 14h00. Os ingressos para os espetáculos têm um custo de 14,00€ (1ª plateia), 12,00€ (2ª plateia) e 10,00€ (balcão e lugares para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas). Podem ainda optar pelo bilhete geral, com acesso aos três concertos, pelo valor de 35,00€, na 1ª plateia. Os ingressos encontram-se também disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), na Fnac, Worten e noutros postos BOL.

Obra realizada por Vasco Espinhal Otero vai estar em digressão. Filme “Epopeia Gandareza” vence em festival na Índia

 

O filme “Epopeia Gandareza”, realizado por Vasco Espinhal Otero e produzido por Cabra Cor de Rosa/Cineclub Bairrada, foi selecionado para a competição oficial do festival de cinema indiano “Sittannavasal International Film Festival”, na categoria de “Melhor Longa-metragem Internacional - Best International feature film”.

A obra foi também selecionada para a competição oficial do “Aakruti-My Creation International Film Festivall”, na categoria de “Live Action”, festival de cinema que também se realizou naquele país.

Recorde-se que o filme teve a sua estreia oficial no Festival de Cinema de Avanca em julho de 2022, tendo sido um dos três finalistas na categoria “Longa-metragem – Competição Avanca”. Anteriormente, havia sido selecionado para a competição oficial do “Black Cat Award International Film Festival”, festival de cinema que se realizou na Bolívia em novembro passado.

A conceção de “Epopeia Gandareza” foi iniciada em 2016, de forma independente, e terminada cinco anos depois. Com a duração de cerca de uma hora, enquadra-se numa fusão de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental e documental.

Nesta epopeia, o espetador adota a visão de um narrador divino ou extraterrestre, vindo dos confins do Cosmos e do início microscópico da vida, que chega ao nosso planeta até chegar à região da Gândara, em Portugal.

Epopeia Gandareza” estará em exibição noutros festivais, salas e cineteatros do país e do estrangeiro. Em breve, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora, com o filme, pelo projeto Cabra Cor de Rosa.

Candidaturas para o Concurso EUROSCOLA decorrem até 28 de fevereiro

«Prevenir a Corrupção: Uma causa de todos!» é o tema deste ano

O prazo de candidaturas para o Concurso EUROSCOLA termina a 28 de fevereiro. Podem concorrer todas as escolas que também participam no Programa Parlamento dos Jovens 2022/2023.

O Concurso Euroscola visa selecionar, a nível nacional, as escolas que irão representar Portugal nas sessões Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Cada escola candidata-se, com dois/duas alunos/as do 10º ou 11º ano, com um trabalho escrito abordando o tema anual em discussão. Posteriormente a abordagem é apresentada oralmente perante um júri.

O IPDJ é a entidade organizadora do Euroscola em Portugal, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e as Direções Regionais de Juventude das Regiões Autónomas, com a colaboração da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira.

Os vencedores do Concurso Euroscola nacional ganham uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, passando um dia como membros do Parlamento Europeu.

Mais informações consultar:






Reguengos de Monsaraz assinou protocolos de transferência de competências da ação social

 O protocolo que formalizou a transferência de competências da ação social para o Município de Reguengos de Monsaraz foi assinado no dia 20 de janeiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O ato decorreu durante a reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e teve a presença de José Ramalho, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “as pessoas são o foco de toda esta ação e que o objetivo do município, nesta fase, é fazer com que os utentes do serviço não sintam a mudança. Foi com muita satisfação que ouvi as palavras do diretor da Segurança Social ao considerar este momento como histórico e ao manifestar a sua total disponibilidade para acompanhar o processo de transição nos primeiros tempos”, afirmou a autarca.
Na reunião do CLAS foi também assinado o protocolo de colaboração entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz para manter o funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) nesta instituição particular de solidariedade social. Durante a reunião foi ainda apresentada a Equipa para a Prevenção da Violência Contra os Adultos, o NACIR – Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz e o Plano Municipal para a Igualdade e a Não Descriminação “Reguengos + Igual”.
 
O CLAS é constituído por 29 entidades públicas e privadas com intervenção direta ou indireta na área social.


 Carlos Manuel Barão
 

Homem ataca igrejas no sul de Espanha e mata um sacristão

Um ataque a várias igrejas no sul de Espanha fez um morto e vários feridos. Homem terá gritado “Alá” e usado uma espécie de catana.
Uma pessoa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas esta quarta-feira num ataque em igrejas em Algeciras, no sul de Espanha, depois de agredidas com uma arma branca por um homem que já foi detido, segundo as autoridades espanholas.
O homem dirigiu-se a pelo menos duas igrejas no centro de Algeciras e, com gritos de "Alá", atacou várias pessoas com uma arma semelhante a uma catana, tendo uma delas, um sacristão, morrido, segundo autoridades espanholas e relatos divulgados pelos meios de comunicação social.
Outra das pessoas atacadas, um padre, ficou ferido com gravidade, segundo as mesmas fontes.
O ataque ocorreu por volta das 20:00 locais (19:00 em Lisboa) e, segundo o Ministério Público espanhol, está a ser investigado como "alegadamente terrorista".

SIC Notícias

Prisão preventiva para suspeito de ameaçar Marcelo

O suspeito, detido por alegadamente ameaçar matar o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tem antecedentes criminais.
Depois de ser presente a um juiz foi decretada ao suspeito de ameaçar o Presidente da República a medida de coação mais grave: a prisão preventiva, que será cumprida no estabelecimento psiquiátrico de Caxias.
A PJ deteve esta terça-feira um homem suspeito de ameaçar de morte o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O diretor da Judiciária confirmou, posteriormente, que o homem tem antecedentes criminais associados a criminalidade violenta e já tinha sido condenado anteriormente.
O homem terá enviado, em outubro, uma carta para a Casa Civil em que alegadamente exigia o pagamento de um milhão de euros para não matar o Presidente. Nessa carta, estaria a indicação da conta bancária para onde deveria ser feita a transferência e uma bala.
Desde então, a carta foi sujeita a perícias no Laboratório de Polícia Científica. Entretanto, foi possível identificar o suspeito e proceder à sua detenção. A PJ esclarece, em comunicado, que o homem é "suspeito da prática dos crimes de coação agravada, de extorsão na forma tentada e de detenção de arma proibida".
Suspeito é ex-militar e é considerado perigoso
Segundo o que a SIC apurou, trata-se de um ex-militar, considerado perigoso, antigo funcionário da Segurança Social e que sofre de problemas psicológicos.
Há quatro anos, ameaçou outras altas figuras do Estado: a Procuradora-geral da República, Lucília Gago, e até o próprio Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária.
Acabou condenado em 2020. Em casa, tinha uma lista com dados pessoais de magistrados, polícias e outras entidades que ameaçava divulgar caso não fossem pagos 500 mil euros.

Portugal vai enviar veículos de combate Leopard 2 para Kiev

Portugal tem 37 carros de combate Leopard 2 de última geração. MNE Gomes Cravinho não adianta quantos serão exportados para apoiar as forças ucranianas no terreno.
O ministro português dos Negócios Estrangeiros adiantou esta quarta-feira que Portugal vai enviar quatro veículos de combate Leopard 2 para as forças ucranianas, mas pouco depois o seu gabinete deu o dito por não dito.
Em declarações à SIC Notícias, à margem de um evento em Castelo Branco, João Gomes Cravinho indicou que alguns dos 37 carros de combate Leopard de última geração de Portugal serão enviados para a Ucrânia, sem especificar quantos.
Questionado sobre quando é que os veículos serão enviados, Gomes Cravinho destacou que "primeiro os militares ucranianos precisam de receber formação" para poderem usar este equipamento militar "tecnologicamente muito evoluído".
"Depois disso há aspetos logísticos que precisam de ser combinados com os aliados, portanto, vai demorar dois ou três meses, mas o importante é que está assumido este compromisso. É uma alteração muito importante do panorama e acredito que seja um apoio muito significativo para a Ucrânia", explicou o chefe da diplomacia portuguesa.
O importante é que estamos a contribuir para que a Rúsia tenha uma derrota estratégica e isto é muito importante, porque se não for esse o caso, a ordem internacional ficará muito fragilizada."
Sobre a logística de enviar estes Leopard 2 para o território ucraniano, Gomes Cravinho explicou que se trata de um grande desafio.
"No passado, houve transporte por comboio até Espanha para exercícios com Espanha. Não sei exatamente como vai ser feito, mas imagino que seja parcialmente por comboio para Espanha e depois eventualmente de navio e depois novamente de comboio. É um desafio que vai ser trabalhado com todos os aliados que contribuem para esta capacidade."
Pouco depois destas declarações, o gabinete do ministro Gomes Cravinho disse que o anúncio do envio dos veículos de combate foi um "lapso", prometendo mais esclarecimentos para breve.
“Não há nenhuma decisão sobre o envio de carros de combate portugueses para a Ucrânia. Participámos no esforço coletivo de apoio à Ucrânia, temos dado a nossa contribuição de forma muito generosa e, no aspeto humanitário, Portugal tem vindo a contribuir sempre de acordo com as suas possibilidades e as necessidades ucranianas", disse.
Esta manhã, o chanceler alemão, Olaf Sholz, confirmou que também Berlim irá enviar Leopard 2 para as forças da Ucrânia, num total de 14, confirmando uma notícia avançada ontem pela revista Der Spiegel.
A decisão foi comunicada na sequência de semanas de intensos debates entre os aliados e de pressões sobre a Alemanha para enviar Leopard 2 para reforçar o combate às forças russas na Ucrânia.
Ministra da Defesa diz que "faltam acertar detalhes"
A ministra da Defesa, Helena Carreiras, não confirmou esta quarta-feira o envio de tanques à Ucrânia, avançando apenas que “estão a ser avaliadas as diferentes modalidades” e que “falta acertar detalhes” para a oferta de Leopard 2.
“Estamos a consultar os nossos parceiros e a avaliar a situação, através de diferentes modalidades para ajudar a Ucrânia”, disse em declarações a jornalistas no mesmo evento em Castelo Branco, acrescentando que não se trata apenas do envio dos tanques, mas também da formação associada aos equipamentos e da manutenção dos mesmos.
A ministra indicou ainda que foi recebida uma carta há dois dias, com um pedido formal de ajuda da Ucrânia, através da cedência de equipamentos militares.

Joana Azevedo Viana/RR

Revelado projeto para altar-palco para as Jornadas Mundiais da Juventude

A construção da estrutura vai custar à Câmara de Lisboa mais de quatro milhões de euros.
Foi, esta quarta-feira, apresentado o projeto para o altar-palco onde o Papa Francisco irá celebrar a missa das Jornadas Mundiais da Juventude. O projeto irá custar à Câmara Municipal de Lisboa mais de 4,2 milhões de euros.
O altar-palco responde a um conjunto de requisitos impostos pela Fundação JMJ. Tem três plataformas, com uma altura de nove metros, o que permite a todos os peregrinos poderem ver à distância. Terá ainda capacidade para 2.000 pessoas. Além disso, contará com dois elevadores - para pessoas com mobilidade reduzida - e uma escadaria.
A autarquia analisou as melhores propostas apresentadas por quatro empresas, tendo selecionado a empresa que apresentou a "melhor propostas em todas as fases do procedimento. O preço base de construção do altar-palco foi definido em 4,24 milhões de euros.
Além do altar-palco, o projeto da Câmara de Lisboa inclui ainda a criação do Parque Urbano Tejo-Trancão. Trata-se de um investimento total de 21,5 milhões de euros, dois quais, de acordo com a autarquia, 19 milhões são “investimento para o futuro”.
Neste projeto está incluída a recuperação do Aterro Sanitário de Beirolas, a criação de uma rede de saneamento, abastecimento de água e de energia para a zona e a construção de uma ponte de ciclovia sobre o Rio Trancão.

Promotores internacionais interessados no palco da JMJ
O vice-presidente da câmara de Lisboa confirma que há promotores de “grandes eventos internacionais” que já manifestaram interesse no altar-palco que será construído para JMJ. Filipe Anacoreta Correia sublinha que a autarquia teve “a preocupação" de que os investimentos fossem aproveitados no futuro e beneficiassem a cidade.
A nossa preocupação foi aproveitar e potenciar o investimento para o futuro e estamos certos que foi essa a opção certa”, afirma o vice-presidente na sessão de apresentação do projeto.

SIC Notícias
"A nossa preocupação foi aproveitar e potenciar o investimento para o futuro"

Alemanha: Dois mortos e cinco feridos em ataque com faca em comboio

Duas pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas num ataque à facada ocorrido dentro de um comboio que seguia de Kiel para Hamburgo, na Alemanha, esta quarta-feira à tarde.
O caso ocorreu quando o comboio estava na pequena localidade de Brokstedt. Segundo o Bild, um dos feridos está em estado crítico e corre risco de vida.
Um passageiro com uma faca que seguia em viagem de Kiel para Hamburgo no expresso regional feriu pelo menos cinco pessoas e matou outras duas”, explicou o porta-voz da polícia federal alemã.
As autoridades adiantam que, logo após o ataque, o suspeito foi detido. Segundo fonte do Ministério do Interior, o atacante tem entre 25 e 40 anos.
A polícia adianta que o homem que levou a cabo o ataque também ficou ferido, tendo sofrido cortes nas mãos, que as autoridades garantem ter sido autoinfligidos. O homem foi levado para o hospital para ser tratado, mas está sob vigilância policial.
A idade correta do autor do ataque não pode ser consultada pelas autoridades no local já que o seu visto de residência, que tinha com ele quando levou a cabo os esfaqueamentos, estava manchado com sangue, que não permitia a sua leitura.

Pedro Zagacho Gonçalves/Multinews