terça-feira, 11 de outubro de 2022

Suspeitas de incompatibilidades: Câmara de Leiria anula contrato com marido de secretária de Estado

A Câmara Municipal de Leiria vai anular o contrato feito com a empresa do marido da secretaria de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
A decisão foi tomada depois do Polígrafo SIC ter denunciado esta segunda-feira o caso.
Em causa poderão estar incompatibilidades, uma vez que Rui Estevão Pedro é casado em comunhão de bens com um membro do Governo.
O único sócio da empresa em causa é um reconhecido especialista no sector e foi nessa qualidade que foi contactado pelo Município de Leiria”, garante a autarquia, em comunicado.
Na mesma nota, o município diz desconhecer a relação e revela que vai “(…) solicitar um parecer urgente à Procuradoria-Geral da República sobre a existência ou não de impedimento legal”.


SIC Notícias
Imagem: portugal.gov.pt

Barcelos | Plataforma digital proporciona melhores serviços aos estudantes

 Nove institutos politécnicos uniram-se para criar a plataforma SASocial que disponibiliza um software gratuito que ajuda os Serviços de Ação Social (SAS) do ensino superior a proporcionar melhores serviços aos estudantes. 

A plataforma SASocial é o resultado visível do trabalho dos SAS dos Institutos Politécnicos de Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, que motivados pela necessidade de modernizar os serviços prestados aos estudantes do ensino superior, decidiram avançar para o desenvolvimento de uma plataforma informática, constituída por 27 microserviços, que promete revolucionar a qualidade dos serviços sociais prestados aos estudantes. 
 
Esta plataforma foi desenvolvida a partir de quatro projetos (FI@SAS, +Social, SASocial Eixo Interior e SASocial) cofinanciados pelo Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), num investimento que na globalidade superou a 3,8 milhões de euros. À data atual estima-se que esta plataforma beneficie cerca de 48.000 estudantes, sendo de esperar que a curto prazo mais de 100.000 estudantes utilizem diariamente a plataforma SASocial. 
 
O SASocial é disponibilizado através das plataformas web, mobile, quiosques e tv’s e, tem como objetivo, disponibilizar o acesso a um leque alargado de serviços digitais suportados nas mais recentes tecnologias, com ganhos de comodidade e rapidez para a comunidade académica, tornando, assim, mais fácil aos estudantes aceder aos serviços e apoios disponibilizados e, dessa forma, contribuir para tornar o ensino superior cada vez mais acessível e inclusivo.  
 
A comunidade SASocial, tem disponível, desde o dia 1 de outubro de 2022, a possibilidade dos SAS de Instituições de Ensino Superior portuguesas se associarem a esta comunidade, sem qualquer custo, sendo que para isso apenas necessitam de descarregar a plataforma através da página www.sasocial.eu e solicitar o acesso ao repositório do software. 

Ana Teixeira

TECNOLÓGICA CELFINET INAUGURA INSTALAÇÕES NA COVILHÃ.


A empresa multinacional Celfinet inaugura no dia 13 de outubro um novo escritório na Covilhã, sediado no CIEC- Centro de Inovação Empresarial da Covilhã.

A Celfinet é uma empresa líder na indústria internacional de telecomunicações, fornecendo serviços de engenharia e operações de alto valor acrescentado para operadoras móveis, fixas e operadoras de infraestrutura para redes móveis.

A experiência prática acumulada em milhares de horas de projetos no planeamento estratégico/operacional e na implementação das várias tecnologias do 2G ao 5G – e também Open RAN, aliada ao conhecimento técnico de excelência da sua equipa engenharia, alavancou o desenvolvimento de uma linha de produto – totalmente desenvolvida in-house, focada na automatização de processos e otimização dos recursos físicos e lógicos das redes dos operadores móveis com vista à mais elevada eficiência operacional.

A Celfinet aposta no desenvolvimento de parcerias com instituições de ensino superior prestigiadas em Portugal, Espanha e Reino Unido, participando em vários consórcios internacionais para o desenvolvimento de tecnologia.

Conta atualmente com uma equipa de 300 colaboradores e tem representações em Portugal, Espanha e Reino Unido, com projetos na Europa, África, América do Sul, EUA e Ásia.

Marinha Grande | “GLASS FESTIVAL” COM CONCERTO DE JOÃO PEDRO PAIS E ANIMAÇÃO

 
A Zona Desportiva da Marinha Grande recebeu a primeira edição do Glass Festival, nos dias 7 e 8 de outubro, organizado pelo Município.

A Câmara Municipal faz um balanço muito positivo do evento, pelas condições do local escolhido para a sua realização e pela afluência de público.

O Glass Festival pretendeu assinalar o Ano Internacional do Vidro e foi realizado na mesma data e local onde esteve instalado o parque de assistência do Rallye Vidreiro, evento apoiado pela Câmara Municipal.
O evento pretendeu promover a cidade da Marinha Grande e o Vidro, atraindo público à cidade.
Durante os dois dias decorreram a Fun Zone, para o público infantil, com insufláveis, karts, bicicletas e jogos de tabuleiro gigantes. Em paralelo, estiveram carrinhas de street food e uma exposição de automóveis desportivos e antigos.

O ponto alto ocorreu na noite de sexta-feira, 7 de outubro, após a realização da prova Super Especial do Rallye Vidreiro, com a atuação do cantor João Pedro Pais, que contou com a presença de cerca de 14.500 pessoas.


Marinha Grande | PEÇA DE TEATRO “VIDRO E OUTROS ROCOCÓS” EM EXIBIÇÃO PARA AS ESCOLAS

A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou esta terça-feira, 11 de outubro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, as sessões de exibição da peça de teatro VIDRO E OUTROS ROCOCÓS, para os alunos do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

As escolas do AE de Vieira de Leiria, António Vitorino e Praia da Vieira, do AE Nascente, Albergaria, Amieira e Pilado e do AE Poente, Várzea e Guilherme Stephens, num total de três centenas de alunos, professores e pessoal auxiliar, assistiram ao espetáculo, que pretende dar a conhecer a história do Vidro e a história da Marinha Grande - profundamente interligadas - e a forma como o desenvolvimento desta indústria potenciou o crescimento e desenvolvimento desta cidade.

O espetáculo que estreou com lotação esgotada no passado dia 24 de setembro, divide-se em duas partes, trabalhados da seguinte forma:
Parte I
Contextualização - razões do surgimento da indústria do Vidro na Marinha Grande (referência ao Marquês de Pombal, a João Beare, ao Terramoto de Lisboa e aos irmãos Stephens e à criação da Real Fábrica de Vidros no séc. XIX)
Parte II A Marinha Grande como berço do Vidro, dos Moldes e da inovação tecnológica.

Este projeto surge na sequência da declaração das Nações Unidas que instituíram o ano de 2022 como Ano Internacional do Vidro e da vontade do Município da Marinha Grande, em se associar a esta efeméride, criando um conjunto de criações artísticas e pedagógicas, reforçando a importância que o vidro teve e tem na nossa história.

Foi neste âmbito que o Município desafiou a Companhia de Teatro à Solta a criar, produzir e apresentar no Teatro Stephens uma peça de teatro direcionada para o público em idade escolar e famílias, mas criado para agradar a miúdos e graúdos.

As duas sessões realizadas no dia 11 de outubro, foram amplamente participadas pela jovem plateia, que correspondeu de forma soberba aos desafios da Companhia de Teatro à Solta. Seguem-se duas sessões diárias nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Presidente do Município cabo-verdiano recebido nos Paços do Concelho. Cantanhede e Santa Cruz (Cabo Verde) vão cooperar e equacionam geminação

 

Os Municípios de Cantanhede e Santa Cruz (Cabo Verde) vão aprofundar a cooperação em diversos domínios, processo que se espera venha a culminar com a formalização de uma geminação entre as duas cidades. Esse desejo foi manifestado pelo presidente do Município de Santa Cruz (Cabo Verde), Carlos Alberto Silva, no encontro que teve esta terça-feira, 11 de outubro, com Helena Teodósio, nos Paços do Concelho.

Recorde-se que já em agosto passado, a vice-presidente daquele Município da Ilha de Santiago visitara Cantanhede, para conhecer o trabalho efetuado pela autarquia em diversos domínios.

Acompanhada do vice-presidente Pedro Cardoso e dos vereadores Célia Simões e Adérito Machado, a presidente da autarquia cantanhedense reiterou a disponibilidade para uma cooperação com Santa Cruz, em diversos domínios, à semelhança do que já sucede com outros municípios dos PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Estamos sempre abertos à cooperação em diversas matérias. Santa Cruz terá certamente a aprender com Cantanhede e vice-versa”, destacou Helena Teodósio, lembrando que “os Municípios não se devem fechar em si próprios”.

Já Carlos Alberto Silva referiu, a propósito, que foi o entusiasmo da sua vice-presidente depois da visita a Cantanhede que o motivou a fazer o mesmo. O autarca cabo-verdiano visitou diversas instituições locais, como o Biocant, INOVA, Ecocentro Municipal, Canil Municipal e Sociedade Columbófila Cantanhedense, mostrando-se surpreendido com o que viu e com vontade de replicar esses bons exemplos no seu município.

Cantanhede é um Município muito interessante, com gente disponível e com o qual queremos aprender boas práticas”, referiu Carlos Alberto Silva, que considera essencial aproveitar o know how em áreas como a cultura, desporto e economia.

O autarca cabo-verdiano deseja que “o laço de amizade entre os dois Municípios que, entretanto, nasceu, cresça e culmine com a geminação”.

Nesta receção ficou ainda acordada a troca de informações com vista ao estabelecimento de protocolos de cooperação em diversas áreas.



Planeta vai ficar tão quente que humanos não vão resistir em certas regiões

O planeta vai ficar tão quente que humanos não vão resistir em certas regiões. É o alerta da ONU e da Cruz Vermelha. 
As vagas de calor vão tornar-se tão extremas que a vida humana vai deixar de ser sustentável, em certas regiões do mundo. Prevê-se que as ondas de calor "excedam os limites fisiológicos" dos humanos no corno de África e no sudoeste asiático.
A conclusão é de um relatório publicado pelas Nações Unidas e pela Cruz Vermelha. O documento antecede a COP27 da ONU, que acontece no próximo mês, no Egito.
Martin Griffiths, Chefe de gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, afirma que são os países mais "frágeis" que vão ter de assumir os problemas e os "danos mortais" causados pelo calor extremo, quando são, de forma "clara" os "menos responsáveis pelas mudanças climáticas".
De acordo com Griffiths, "os países mais ricos têm recursos para ajudar os povos a adaptarem-se" ao calor, já os mais pobres "que não são responsáveis pelas vagas de calor torturantes, não têm esses recursos.".

Calor tirou a vida a 70 mil pessoas em 9 anos
O documento diz que entre 2010 e 2019 morreram mais de 70 mil pessoas devido a 38 vagas de calor.
A ONU a Cruz Vermelha alertam os países mais ricos para medidas imediatas de combate às alterações do clima, para evitar que o planeta fica mais e mais quente.
"O sistema humanitário não está equipado para lidar com crises desta escala por conta própria.", afirma o gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.
Uma das soluções apresentadas na conferência de imprensa de apresentação do relatório, foi a criação de abrigos de emergência contra o calor, uma espécie de 'bolha de ar condicionado', que sirva de escudo a que viva nestas regiões, que possam vir a ter temperaturas mortais, no futuro.

Euronews

Projeto ‘Jovem Autarca’ atrai estudantes para o exercício de uma cidadania ativa

 A Câmara Municipal de Pombal está a receber, até 28 de outubro, as candidaturas para a segunda edição do projeto “Jovem Autarca”. Uma iniciativa que pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.
Podem candidatar-se jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade que residam e frequentem escolas do concelho. Será aceite um máximo de 16 candidaturas, que deverão ser subscritas por, pelo menos, 50 apoiantes.
De entre outros requisitos, os candidatos terão de apresentar um manifesto eleitoral que cumpra o número mínimo e máximo de palavras (250-500) e um programa de ação, cujo montante de execução não exceda o orçamento estabelecido pelo Município de Pombal e que resulte na adoção de medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.
As eleições decorrerão nos estabelecimentos de ensino do concelho, sendo votantes todos os alunos que frequentem do 5º ao 12º ano de escolaridade.
Os três candidatos com maior número de votos compõem o “Executivo Jovens Autarcas”, sendo que o candidato com maior número de votos é designado “Jovem Presidente”, e os candidatos com o segundo e terceiro melhor resultados são designados “Jovens Vereadores”. Os restantes candidatos integram a “Assembleia de Jovens Autarcas”.
O mandato inicia-se com a tomada de posse, prevista para o início do mês de janeiro de 2023, e terá a duração de um ano, de forma a permitir ao jovem conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca.
O projeto “Jovem Autarca” pretende permitir aos jovens um nível de participação mais ativa nas políticas que norteiam o seu concelho, conferir -lhes a possibilidade de assumirem um papel de porta -voz desta franja populacional, de serem corresponsáveis pela gestão de um orçamento e de criarem sinergias para concretizar os projetos que idealizaram, constituirá, seguramente, um contributo fulcral para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

Município de Alvaiázere vai apoiar as Freguesias na execução de obras de repavimentação de vias em calçada em cerca de 200 mil euros..

Município de Alvaiázere apoia Freguesias na execução de obras de repavimentação de vias em calçada em cerca de 200 mil euros. 
As Freguesias são um elemento fundamental da estratégia de proximidade à população que entendemos ser essencial e que temos como máxima na gestão diária da autarquia. Como tal, e tendo por base a promoção da coesão territorial e do reforço do bem-estar dos alvaiazerenses, o Município de Alvaiázere assinou com as 5 Juntas de Freguesia contratos interadministrativos que permitem a pavimentação em calçada de muitos locais identificados nas várias freguesias do concelho. 
Este investimento do Município de cerca de 200 mil euros reflete a visão do Executivo Municipal de que as Juntas de Freguesia e os seus autarcas são parceiros estratégicos muito importantes no desenvolvimento do nosso concelho.

Évora | MOINHO DE VENTO DO ALTO DE S. BENTO, RECUPERADO E A FUNCIONAR, SERÁ INAUGURADO NO DOMINGO, 16 DE OUTUBRO

Completamente recuperado e em condições de exercer a sua função tradicional, o Moinho do Alto de S. Bento terá o seu programa de inauguração no próximo domingo, dia 16 de outubro. 

A recuperação do Moinho do Alto de S. Bento surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de dinamização deste local icónico da Cidade, onde pontua um Núcleo Museológico que, na sua atividade interativa permanente, tem vindo a exercer um importante função pedagógica dirigida particularmente à comunidade escolar do Concelho. 

Correspondendo a uma aspiração já antiga da população eborense, que desde há muito alimentou o sonho de recuperar os moinhos do estado de abandono e ruina a que foram votados durante décadas, a Câmara Municipal, consciente do potencial deste património etnológico e cultural, tomou a decisão de avançar com o projeto que agora acaba de concretizar. 

Assim, ainda em 1999, a Câmara Municipal de Évora e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), sob a coordenação científica do Professor Galopim de Carvalho, assinaram um protocolo para restauro de dois moinhos, que vieram a tornar-se centros interpretativos de geologia e florística. 

Mais tarde, em 2019, começam verdadeiramente as ações tendentes à recuperação de um dos moinhos para o exercício da sua função tradicional de moagem. Tendo como base inicial um estudo etnotecnológico realizado por especialistas, foi então possível avançar para o trabalho de recuperação propriamente dito. Tanto na construção como nos diversos componentes e mecanismos, foram utilizados materiais e técnicas que permitem preservar a forma tradicional de funcionamento. 

A recuperação deste moinho de vento para a sua função tradicional e histórica vem acrescentar uma importante vertente pedagógica ao Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, dado constituir um elemento identitário do local, com valor histórico, ambiental e sociocultural. O moinho recuperado e em funcionamento vem ainda enriquecer a panorâmica desta colina que marca a paisagem da Cidade. 

A inauguração, que terá início às 10h30 do próximo domingo, 16 de outubro, terá uma cerimónia oficial e uma componente cultural. A população está convidada para participar no evento, em que não faltará a observação do moinho em plena atividade e também a cozedura de pão no forno de lenha do Núcleo Museológico. Tudo isto enquadrado pelo espetáculo “A História do Pão” com a participação da comunidade educativa, cante alentejano e ainda visitas comentadas.

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVEU RÚBRICA “À CONVERSA COM… O POETA NERO” NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES

 
O Município de Silves promoveu, ontem, através dos serviços da Biblioteca Municipal, a iniciativa “À CONVERSA COM… O POETA NERO”, no Auditório da Escola Secundária de Silves.
Nesta iniciativa moderada pela professora Irene Ferreira, participaram cerca de 200 alunos do Ensino Secundário.
Os alunos ficaram a saber mais sobre o autor Nero, pseudónimo de Roberto Simões, e a obra OCEANO – O REINO DAS ÁGUAS.

COVILHÃ INAUGURA DIA 15 DE OUTUBRO MIRADOURO DOS PIORNOS

Está já disponível mais um elemento da nova Rede de Miradouros da Serra da Estrela. Com uma altitude de aproximadamente 1630 metros, o miradouro dos Piornos encontra-se implementado na vertente de um tor granítico, contando com uma paisagem única e inspiradora moldada por antigos glaciares.

A construção do miradouro, incidiu principalmente na adaptação às características do terreno, procurando diminuir o seu impacto no local. A nova varanda conseguiu assim, ser enquadrada na paisagem de forma harmoniosa e complementar. Um dos focos principais das infraestruturas foi a segurança e o conforto dos visitantes, culminando na alteração da estrutura antiga e dotando-a de elementos atrativos.
O miradouro é agora um ponto de observação para a Nave de Santo António e para o planalto ocidental, oferecendo uma visão icónica dos efeitos da glaciação na paisagem da Serra.

Esta intervenção visa potencializar a visitação à Serra da Estrela, através da valorização do enquadramento paisagístico da região.

O novo Miradouro dos Piornos vai ser inaugurado no próximo dia 15 de outubro, com uma caminhada até ao local e uma visita à Varanda dos Pastores.

Proença-a-Nova | Parque Santa Margarida recebe Eco Festival a 22 de outubro

 

O Eco Festival das Artes e dos artistas do Pinhal chega a Proença-a-Nova, ao Parque Santa Margarida, no dia 22 de outubro, no âmbito do projeto Resina.pt - Programação Cultural em Rede no Pinhal Interior Sul - que pretende levar projetos culturais a cinco concelhos do Pinhal Interior Sul em cinco dias distintos.

Com programação surpresa e revelada no próprio dia pelo projeto, o evento tem início marcado para as 15h00 e a garantia de que trará uma mistura de música e ainda conversas flagrantes, sempre num ambiente descontraído, com músicos, moderadores e intervenientes ainda por anunciar.

Ainda que a programação não seja conhecida, sabe-se que nas anteriores edições fizeram parte do cartaz nomes como Sérgio Godinho, Carlão, Júlio Pereira e David Fonseca, bem como outras participações de relevo, adequadas ao Município em que o projeto estava inserido nesse mesmo dia.

O Eco Festival das Artes e dos artistas do Pinhal assume-se como um festival l intermunicipal, inclusivo e multigeracional, focado na sensibilização para a preservação do meio ambiente e na pertinência da proteção da floresta e do ordenamento do território no Pinhal.

O projeto RESINA.PT - Programação Cultural em Rede no Pinhal Interior Sul, é cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, e levado a cabo pela Pinhal Maior e os Municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Sertã e Vila de Rei.

Proença-a-Nova | Procura pelo Laboratório de vinhos do CCVFloresta manteve-se elevada em 2022

A escassa precipitação que se fez sentir entre o inverno de 2021 e verão de 2022 não se fez sentir na procura pelos serviços do Laboratório Vinhos do CCV Floresta, segundo dados apresentados pelos próprios responsáveis.

Catarina Antunes, responsável pelo laboratório, afirma que, apesar da escassa precipitação ao longo do ano, “o CCVFloresta não sentiu quebra na procura de produção, o que não significa que o vinho seja de melhor ou pior qualidade”. A responsável informa ainda que “durante esta época, de 1 de agosto até ao dia 10 de outubro de 2022 foram efetuadas análises a 1 295 amostras e registaram-se 43 novos clientes”, números que confirmam a tendência de crescimento positivo.

Segundo Catarina Antunes, não só não existe uma quebra como até se conseguiram superar os números de clientes relativamente ao ano anterior: foram realizados 95 controlos de maturação (93 na época anterior), 759 análises a mostos frescos (730 na época anterior), 91 análises a vinho branco e 350 a vinho tinto.

Quanto ao volume, a responsável diz também não sentir qualquer quebra nesse sentido: enquanto na época anterior foram analisados 272 554 litros, por esta altura em 2022 contam-se já 300 495 litros de mosto.

O laboratório do CCVFloresta tem já contabilizado nos seus registos 28 743 análises de vinhos desde 2012, ano em que foi iniciada esta atividade. Este laboratório efetua análises a mostos não fermentados, acompanhando e controlando também todas as fases deste processo, desde a maturação das uvas, controlo de mostos frescos e consequentes análises para garantir uma melhor conservação do vinho.

Com o passar dos anos o laboratório foi recebendo cada vez mais clientes, registando-se neste momento mais de 2000 fichas de cliente. Com um número de clientes crescente e a estender-se para lá dos limites do Município, o CCVFloresta pretende continuar o trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos de existência.


Proença-a-Nova | Primeiro livro de Sandra Inácio Tavares apresentado no seu concelho de origem

Aberto para sempre o corpo de mais uma estação” é o título do primeiro livro de Sandra Inácio Tavares, autora com raízes em Proença-a-Nova, mais concretamente na aldeia de Sarzedinha, que foi apresentado na Casa das Associações no dia 8 de outubro perante família e amigos. João Lobo, presidente da Câmara Municipal, salientou a moldura humana que acompanhou esta iniciativa e que, não sendo uma multidão, mostra a importância que as artes têm para a sociedade, neste caso na forma de literatura, “seja ela em poesia, como é o caso hoje da Sandra, seja em prosa. Foram inúmeras as publicações de autores que tivemos entre nós num período largo de tempo e, se serve para alguma coisa, o municipalismo serve para traduzir aquilo que é a arte junto das populações”, destacou o autarca que mostrou a disponibilidade para acolher a apresentação do romance quando este for editado. João Lobo referiu ainda o importante pilar “que suporta de forma diferenciada a sociedade” - a educação e a aposta do Município em iniciativas culturais como a dinamização do Prémio Literário Pedro da Fonseca que incentiva à criação literária precisamente nas categorias de prosa e poesia.

Editado pela «Ases da Literatura», o livro “Aberto para sempre o corpo de mais uma estação” está dividido em quatro partes, as estações do ano, com as quais se podem encontrar paralelismos com a essência humana. “Este livro saiu-me mesmo das entranhas porque todo ele ou em todo ele perpassa as emoções e a emotividade, em todo ele eu vou buscar um bocadinho de mim para dar aos outros”, referiu Sandra Inácio Tavares. Agradecendo ao Município a iniciativa de apresentar o livro e ao público pela sua presença, a autora falou sobre o processo criativo que lhe demorou quase dois anos e que implicou deixar de fora os poemas mais autobiográficos. Desta forma, a obra cumpre o seu propósito de dizer coisas diferentes a quem a lê. “Espero que cada um de vocês tenha oportunidade de se encontrarem com este livro e que consigam ver também pedacinhos da vossa própria vida aqui trespassado porque é disso que se trata”. Sandra Inácio Tavares refere que será fácil esta identificação porque “no fundo é a história de cada um de nós, porque efetivamente toda a gente na vida teve sonhos, toda a gente os perdeu, toda a gente na vida alcançou vitórias e conquistas”.

Sónia Martins, amiga da autora, falou precisamente sobre alguns dos momentos de identificação que a leitura da obra provocou, associando a cada uma das estações uma palavra chave: primavera – inocência; verão – amor; outono – definhamento; e inverno – morte. Na sua perspetiva, “estas estações são vividas muitas vezes numa mesma vida e o inverno não significa necessariamente um fim, porque nesse fim há sempre uma semente da promessa da primavera, tal como a natureza tão sabiamente nos mostra”. Incentivou ainda a que descubram o livro e que o leiam mais do que uma vez pois a cada leitura há novos significados e sentidos que se revelam.

Em breve, este livro de poesia estará disponível para ser requisitado na Biblioteca Municipal, nos seus polos e ainda na Bibliomóvel.

Programa de acolhimento aos novos estudantes no Instituto Piaget está de volta

 
Programa “Mentoring the Future” põe em prática dinâmica colaborativa entre alunos de anos mais avançados (mentores) e caloiros (mentorados)
 
Na semana em que o Instituto Piaget começa a receber nos seus vários polos académicos os estudantes que ingressarão no primeiro ano, ultimam-se os preparativos para a receção aos “caloiros”. No Campus de Viseu, o programa “Mentoring the Future” está de volta e ainda mais interessante.
 
Desenvolvido com o apoio do SAPE – Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e da Associação de Estudantes do Instituto Piaget de Viseu (AEIPV), o “Mentoring the Future” é um programa voluntário de acolhimento, integração e vivência solidária no Ensino Superior de estudantes para estudantes.
 

Na prática, os estudantes de anos mais avançados (mentores), em regime de voluntariado, com o seu conhecimento, experiências e vivências académicas acompanham os novos alunos (mentorados) no seu processo de integração.
 
As áreas de intervenção multiplicam-se: desde questões mais básicas, como horários de autocarros, partilha de boleia, aulas, regulamentos internos e cantina até outras questões que se apresentam mais complexas para quem acaba de ingressar no Ensino Superior, tudo pode ser tratado nesta dinâmica colaborativa entre mentor e mentorado.
 

Os objetivos são também claros: promover, através do apoio interpares, a integração e o desenvolvimento académico, pessoal e social; prevenir o insucesso e abandono escolar; e promover o desenvolvimento de competências transversais.
 
Para poderem realizar cabalmente as suas funções, aos mentores é garantida uma formação inicial de capacitação, reuniões mensais de acompanhamento, documentação de monitorização de atividades, apoio constante do SAPE para dúvidas ou dificuldades, e atividades de apoio à relação. A avaliação qualitativa do seu desempenho é da responsabilidade de dois psicólogos.
 
No ano letivo 2021/2022, participaram como mentores 21 estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget e do ISEIT de Viseu, a quem foi entregue um certificado de participação. Este ano, os mentores têm um aliciante extra: o resultado da sua participação voluntária no “Mentoring the Future” irá aparecer como referência integrada no Suplemento ao seu diploma de licenciatura.
 
Luís Fonseca

Torres integra rede Aldeias de Portugal

A aldeia de Torres, na Freguesia de Vilarinho do Bairro, recebeu, no passado dia 9 de outubro, o Certificado “Aldeias de Portugal”, numa cerimónia que decorreu durante a Festa do Bunho e do Junco. O Certificado foi entregue pela representante da ATA – Associação de Turismo de Aldeia, Maria da Saúde Inácio, ao presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, legítimo representante da aldeia, tendo a presidente da Câmara Municipal Município, Maria Teresa Cardoso, recebido uma lembrança alusiva ao momento.
A atribuição do Galardão “Aldeias de Portugal” à aldeia de Torres, resultou de uma candidatura apresentada pelo Município de Anadia e pela Freguesia de Vilarinho do Bairro, aprovada no âmbito da Ação 10.3 “Atividades de Cooperação dos GAL”, da Medida nº10 – Leader, do PDR 2020.
A coordenadora do Grupo de Ação Local Aveiro Sul, Carmo Ambrósio, sublinhou que a entrega deste Certificado “é um reconhecimento público” da aldeia de Torres, considerando que “hoje é o primeiro dia de um processo que tem de continuar”, em que vai ser necessário “um trabalho conjunto, nomeadamente da comunidade e das associações”. Anunciou que o próximo passo “é construir o plano de valorização da aldeia para que possa ser ainda mais atrativa do ponto de vista turistico. Um processo que tem de envolver toda a freguesia e todo o Município”.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, a entrega deste Certificado “é um grande orgulho” tanto para a Freguesia de Vilarinho do Bairro como para a aldeia de Torres. Deixou um agradecimento público à população de Torres, à Associação Recuperar Torres e aos Amigos da Lagoa de Torres que “deram um grande contributo” para o andamento deste processo. “Sem a sua ajuda o processo seria, certamente, muito mais complicado”, adiantou.
Dinis Torres considerou que a atribuição deste Certificado “aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”. Aproveitou o momento para dar a conhecer algum do trabalho que, entretanto, já está a decorrer, em parceria com o Município de Anadia, designdamente a requalificação de alguns recantos da aldeia, como o Largo da Cuba e a Fonte da Cuba, bem como a elaboração do percurso pedestre “Rota da Lagoa de Torres”, que terá uma extensão aproximada de 10 kms.
O autarca agradeceu também a aposta que o Município fez na Freguesia de Vilarinho do Bairro e, em especial na Aldeia de Torres para desenvolver este processo.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, referiu que “é com muito agrado que estamos aqui a testemunhar este momento histórico para a aldeia”. “Esta aposta na aldeia de Torres foi também uma forma de reconhecer todo o trabalho que tem vindo a ser feito pelas associações e pela valorização daquilo que é o património cultural e histórico. São valores que também queremos preservar, mas só é possível avançar com este desiderato se pudermos contar com a Freguesia e com o povo, para manter vivas estas tradições e toda esta história”, afirmou a autarca.
Maria Teresa Cardoso reiterou “a enorme responsabilidade” da atribuição do Galardão, tanto para a Câmara Municipal, como para a Freguesia e, obviamente para a Aldeia de Torres que “se sentirá mais motivada e empenhada para continuar este trabalho de valorização das nossas terras e gentes”.
A rede “Aldeias de Portugal” pretende ser uma montra das boas práticas no desenvolvimento rural, promovendo a preservação do património, as boas práticas ambientais, a inclusão social, a melhor utilização dos recursos locais, a exploração de novos usos para recursos e técnicas locais, o trabalho em cooperação interna nas aldeias, dentro da rede e também de cooperação internacional para o desenvolvimento rural. A rede promove a busca de uma identidade rural que complementa o urbano, apostando aí como fator de diferenciação e captação de fluxos e residentes.

Programa Festivais Acessíveis

Turismo acessível
​​​​​​​​​​​​​​​​​O Programa “Festivais Acessíveis” é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do  Instituto Nacional para a Reabilitação que visa promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais de largo espectro que apresentem condições que permitem a acessibilidade e inclusão – com idênticas condições de conforto, segurança e autonomia – de todos os públicos sem exceção, incluindo pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial e cognitivo, ou ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida se apresentam transitoriamente condicionadas, como grávidas, crianças e seniores.
Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos do Programa All for All do Turismo de Portugal de continuar a incentivar a existência de oferta turística e cultural para todos, neste caso, através de manifestações culturais nas áreas das artes de rua, artes performativas, artes plásticas, cinema, dança, literatura, música e teatro, as quais contribuem para a captação de fluxos de turistas nacionais e internacionais para todo o território, ao longo do ano, dinamizando as economias locais.
O Programa contempla, ainda, a atribuição anual do Prémio “Festival + Acessível”, que pretende distinguir o evento mais acessível do conjunto dos festivais que se candidatam expressamente ao prémio em cada ano.
Os promotores podem ser entidades públicas ou privadas e as candidaturas ao Programa têm de ser feitas três meses antes do início de cada Festival.
As entidades interessadas em candidatar o seu Festival devem consultar o Regulamento constante do Despacho n.º 11448/2022, de 26 de setembro, assim como o Manual de Apoio à Candidatura, que contém informação detalhada sobre o preenchimento do Formulário de Candidatura, documentação disponível na área “Documentos”.
A submissão da candidatura é realizada através do preenchimento e assinatura do Formulário, que deverá ser acompanhado pelos documentos comprovativos solicitados.
Toda a documentação deverá ser enviada em formato .Zip ou via Wetransfer para o email  info.allforall@turismodeportugal.pt, respeitando as indicações referidas no Manual de Apoio à Candidatura.
As questões sobre o Programa podem ser enviadas para o email info.allforall@turismodeportugal.pt​.

 

Lisboa recebe pela primeira vez Fórum de Investimento da Agência Espacial Europeia

A 22ª edição do Fórum de Investimento da Agência Espacial Europeia (ESA) vai decorrer no Palácio da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, no próximo dia 31 de Outubro, pelas 14h30. O evento, que este ano se estreia na capital, insere-se nas atividades programadas pelo ESA Space Solutions Portugal no âmbito da WEB SUMMIT 2022.
O ESA Investor Forum visa promover oportunidades de investimento relacionadas com o espaço e ligar startups e scaleups da rede da Agência Espacial Europeia (ESA) com investidores internacionais. A iniciativa conta com a presença das startups mais promissoras da Europa, que utilizam tecnologia espacial. 10 startups terão a oportunidade de se apresentar em formato pitch. O evento inclui, ainda, um momento de cocktail para promover o networking entre os participantes, empresas e investidores.
O Fórum de Investimento da ESA é uma iniciativa conjunta da ESA e do Instituto Pedro Nunes (IPN), sediado em Coimbra, responsável pela gestão do Centro de Incubação de Negócios da ESA em Portugal.
A participação no ESA Investor Forum carece de inscrição prévia, em:
Mais informações sobre o evento e sobre o programa, em:

Imagem: Guia de Destinos

Águeda | Câmara desenvolve programa educativo para trabalhar competências emocionais nas crianças

 Programa de educação não formal já resultou em dois manuais de intervenção e conteúdos digitais e em breve surgirão outros dois

A Câmara Municipal de Águeda desenvolveu uma AEC (Atividade de Enriquecimento Curricular), com base no projeto Emoaction – Emoção em Ação, em parceria com a Psientífica, que está a ser implementada desde 2016 nas escolas do Município de Águeda e que procura responder às preocupações dos agrupamentos de escolas do concelho, no que respeita a questões comportamentais dos alunos.
“Entendemos que a educação não formal tem um peso muito relevante na construção do indivíduo como um todo, pelo que apostamos neste tipo de intervenções diferenciadoras, implementadas com cuidado e zelo profissionais, e que podem constituir pontos de viragem na atitude das crianças e jovens e ser um sério contributo para a melhoria do seu desempenho académico”, defendeu Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda.
O Emoaction é, assim, um programa de intervenção comunitária que se traduz no desenvolvimento de competências socio-emocionais em crianças e jovens, desde o pré-escolar ao ensino secundário, com base nos 5 pilares de inteligência emocional (autoconhecimento, autocontrolo, motivação, empatia e competências sociais) e que são desenvolvidas com recurso a metodologias de educação não-formal (jogos, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento e mindfulness, bem como meditação ou outras).
Após duas candidaturas à Portugal Inovação Social para os anos letivos 2020/2021 e 2022/2023, ambas aprovadas, foi possível alargar e melhorar o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto educativo, de onde resultaram, até ao momento, dois manuais de intervenção (1.º CEB, e 2.º e 3.º CEB) e cinco vídeos pedagógicos (“João Emoção, à procura das emoções”).
Até fevereiro do próximo ano, serão ainda produzidos mais dois manuais, um para uma intervenção no Ensino Pré-escolar e outro para o Ensino Secundário, bem como conteúdos digitais.
De referir que, no ano letivo 21/22, desde o pré-escolar até ao 3.º Ciclo, o projeto desenvolvido pelo Município e dinamizado em parceria com a Psientífica envolveu um total de 90 turmas e 1.547 crianças.
Em breve, serão iniciadas as sessões de desenvolvimento de competências emocionais no Ensino Secundário e a produção de conteúdos digitais, estando ainda prevista a realização de um evento final de divulgação de resultados da iniciativa.
Até ao momento, e tendo em conta quer a adesão dos alunos quer as reações resultantes, esta é uma ferramenta de atuação que tem surtido um efeito muito positivo, com docentes, diretores de turma e comunidade escolar a demonstrarem a sua satisfação. “As crianças gostaram muito; reagiram muito bem às sessões”, dizia um dos professores do Jardim de Infância de Águeda, que após observar a intervenção pedagógica, replicou as técnicas usadas.
“Emoção em ação é top, gostei muito das aulas, aprendi a ter calma e a tornar-me uma pessoa melhor”, disse um aluno da Escola Professor António Graça, numa declaração que evidencia como este projeto pode influenciar positivamente o comportamento das crianças.

 

Campanha “Compre em Águeda” é para continuar

 Anúncio foi feito, hoje, numa sessão simbólica de entrega dos vales a alguns dos vencedores da campanha deste ano
 

A Câmara Municipal de Águeda entregou hoje, no Salão Nobre do Município, numa sessão simbólica com alguns dos vencedores da Campanha “Compre em Águeda”, vales de 100 e 200 euros que poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até final de novembro. Os restantes vencedores vão ser contactados pelos serviços camarários para que a entrega dos vales possa ser efetuada.
A sessão contou com a presença de Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, e dos vereadores Marlene Gaio e Vasco Oliveira, que congratularam os vencedores e desejaram que continuem a consumir no comércio local.
“A forte adesão a esta campanha que realizamos há três anos, por parte quer dos estabelecimentos comerciais quer de consumidores, é uma evidência clara da importância que tem para o incentivo ao nosso comércio”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que “uma das grandes riquezas das cidades é o comércio tradicional”.
Esta campanha, a par dos grandes eventos anuais que o Município promove, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal, são “grandes investimentos que pretendemos continuar a fazer, porque dinamizam a cidade, o comércio, a hotelaria e demais atividades, impulsionando a nossa economia”.
Um forte investimento que, frisou Edson Santos, é para manter: “Vamos continuar com esta campanha, que tem vindo a trazer benefício para todos: comércio e famílias”.
Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda, salientou precisamente o duplo objetivo desta campanha, o de “incentivar o comércio local e o de dar um apoio às famílias que têm aqui um valor que podem utilizar nos estabelecimentos comerciais e adquirir bens de que necessitem”.
Refira-se que foram atribuídos 250 vales (50 de 200 euros e 200 de 100 euros), no valor total de 30 mil euros, distribuídos em vales de compras, que só poderão ser utilizados nos estabelecimentos do comércio local do Concelho de Águeda, aderentes à iniciativa e até ao dia 30 de novembro.

As reações à apresentação do Orçamento de Estado para 2023

Presidente da República e alguns Partidos já se pronunciaram
Livre queria "ajudar as pessoas a gastar menos". Para já, voto não é favorável

Rui Tavares, do Livre, aponta que "responsabilidade orçamental e social não são a mesma coisa que consolidação orçamental". O deputado aponta que o país está numa fase "que pode ser de pré-recessão" e que, apresentar um Orçamento de consolidação acaba por ser apresentar um documento "pró-cíclico".
"Em 2011 e 2012, a consolidação orçamental feita num momento errado gerou uma espiral recessionária", argumento que, lembra Rui Tavares, o PS também apresentou nesse momento.
Com a Europa num momento crítico, o Livre defende ser preciso "investir no que possa ajudar as pessoas a gastar menos", citando como exemplo o transporte escolar ou a renovação das casas para poupar na energia. As empresas devem também receber um "apoio a sério" para enfrentar os preços energéticos.
O partido seguiria, garante, a estratégia de "apoiar primeiro as pessoas", pelo que o documento "não garante um voto favorável à partida". O partido quer ver uma "mudança estratégica" para mudar a sua posição e espera agora pela discussão no Parlamento.
O Livre está, ainda assim, disposto a discutir medidas noutros setores e introduz na discussão aspetos como o passe ferroviário nacional.

IL promete analisar "em detalhe" o OE2023 para "descascar todas as camadas de maquilhagem" do Governo
No rescaldo da conferência de imprensa para o OE2023, apresentado por Fernando Medina, Carla Castro, da Iniciativa Liberal, afirmou que o documento apresentado pelo executivo português "não é o orçamento que o país precisa", e "não é o orçamento do crescimento".
"Vamos analisar em detalhe um documento importante e complexo, mas também porque é importante descascar todas as camadas de maquilhagem que o Governo põe", conclui.

"Pura maquilhagem política." Chega assinala que "no imediato não há nada de novo"
Pelo Chega, Filipe Melo assinala que a proposta de Orçamento é "francamente insuficiente, principalmente ao nível fiscal" e acusa o Governo de não refletir, nesse aspeto, as mudanças necessárias como a "redução do IVA nos bens alimentares ou dos impostos sobre os combustíveis".
As propostas apresentadas a Medina no sentido de isentar de tributação os subsídios de férias e Natal "foram uma vez mais ignoradas".
O Chega defende que as medidas introduzidas pelo executivo "terá um impacto reduzido e circunstancial" apenas a partir do segundo semestre, "mas no imediato não há nada de novo".
"Não é um Orçamento de crescimento, é um Orçamento de estagnação, que já vimos o PS apresentar várias vezes" e "quem vive com dificuldades, no curto e médio prazo, vai continuar a sentir as mesmas dificuldades", critica. "É um orçamento de propaganda e pura maquilhagem política."
O grupo parlamentar do Chega e Ventura "vão optar naturalmente por não aprovar o Orçamento", comenta Filipe Melo.

PAN acusa Governo de querer ser "o bom aluno de Bruxelas" com ajuda de "excedentes orçamentais"
Inês Sousa Real, do PAN, começa por referir que o Orçamento do Estado de 2023 "não é um orçamento de viragem para o país".
"Por um lado, apresenta medidas insuficientes para fazer face à inflação que tem galopado e atingido as famílias e empresas", começa por explicar, e "por outro lado, apresenta medidas demasiado otimistas, e até irrealistas".
A líder do PAN afirma que o mais recente documento do executivo português demonstra que "o Governo quis ser o bom aluno de Bruxelas e quer fazer brilharetes com excedentes orçamentais ao invés de fazer uma aposta nos serviços essenciais", dando o exemplo do Serviço Nacional de Saúde.

"Quem trabalha vai perder mais de um mês de salário por ano"
Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, pergunta ao Governo "qual é a estabilidade das pessoas", "onde está o compromisso com a recuperação dos rendimentos" e "que confiança podem os pensionistas ter" no executivo, aproveitando assim os três "lemas" apresentados pelo executivo quando apresentou o documento.
"Quem trabalha vai perder mais de um mês de salário por ano", assinala a deputada bloquista, que ataca as "contas certas" do Governo como um razão do executivo para limitar aumentos de salários e de pensões ao mesmo tempo que dá uma "borla fiscal" aos patrões, um "cheque em branco que atira para o futuro e para quem há de vir o custo de uma medida orçamental".
O OE2023 é "desequilibrado e não garante nenhuma atualização salarial". Questionada sobre o sentido de voto do partido, a deputada devolve a pergunta aos jornalistas: "O que fariam?"

"Contas certas? Essas só mesmo para os grupos económicos"
Por parte do PCP, Paula Santos considera que o OE2023 é um documento que demonstra que o Governo "se submete aos ditames da União Europeia, aqueles que são os critérios do euro e às cedências por parte dos grupos económicos".
"Contas certas? Essas só mesmo para os grupos económicos, que são os únicos que beneficiarão das medidas que estão a ser propostas pelo Governo", afirmou a deputada comunista.
Para o PCP, o Orçamento do Estado de 2023 "não dá esperança para o futuro".

Proposta "mais forte e mais robusta". PS considera que OE2023 não "deixa ninguém para trás"
A fechar as reações dos partidos nas galerias da Assembleia da República, a deputada do PS, Jamila Madeira, afirma que o OE2023 "dá resposta aos problemas às preocupações dos portugueses".
A deputada socialista considera o documento a proposta "mais forte e mais robusta", e que não "deixa ninguém para trás".
"É um orçamento que traduz estabilidade, mas também prudência, face à conjuntura internacional", mas que faz com que Portugal se mantenha "em rota de convergência com a União Europeia", explicou.

Inflação? Previsões do Governo são "otimistas" e Marcelo promete "estar atento"
Sobre as críticas pelo lado do crescimento da inflação, Marcelo diz que o governo tem uma leitura "relativamente otimista" ao "achar que vai começar a descer". A posição do próprio é a de que "ninguém tem certezas", até porque há países em que já começou a descer e outros em que não.
Ao pensar que vai descer, o Governo "não vai tão longe no aumento de salários públicos e privados", sendo que no caso dos primeiros iria "desequilibrar claramente mais as contas públicas".
"Este equilíbrio acaba por não agradar a gregos nem a troianos", pelo que o Governo "faz a navegação possível à vista".
O Orçamento "parte de uma situação com folga em 2022, gere-a sem correr muitos riscos partindo do princípio de que a situação vai evoluir favoravelmente" quanto ao aumento dos preços. Assim, a gestão do Governo vai ainda permitir "ir ajustando, semana a semana e mês a mês com a tal navegação à vista".
"Tenho de reconhecer que as previsões do Governo são mais otimistas do que as que eu tinha. Não há nada como esperar para ver se o Governo tem razão. Se tiver, eu reconheço essa razão, se não tiver razão, naturalmente estou atento, com alguma parte do meu pessimismo", avisou também.

CDS-PP afirma que portugueses "vão continuar a perder poder de compra"
​​​​​​​O CDS-PP considerou esta segunda-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 "agravará ainda mais os problemas conjunturais e estruturais da economia" e defendeu que os portugueses "vão continuar a perder poder de compra".
"As famílias portuguesas vão continuar a perder poder de compra e veem a sua carga fiscal aumentada significativamente com a não atualização dos escalões de IRS em 2022, com a inflação esperada de 7,4%", refere o presidente do CDS-PP.

Taxar lucros excessivos "era um problema simbólico, nem tanto económico"
Questionado sobre a satisfação com a taxa sobre os lucros excessivos, o Presidente da República refere que "era um problema simbólico, nem tanto económico" referente a que "havendo, por ventura, setores que beneficiaram mais do que normalmente beneficiariam", era importante "ficar claro que deviam pagar mais alguma coisa a pensar na coletividade".
É "politicamente importante e corresponde à visão que tenho da vida e do mundo. Não sou liberal, sou social-cristão num partido que nasceu social-democrata e se afirma social-democrata e agora tem de representar todos os portugueses".

Crítica da oposição em Portugal é a mesma que "em toda a Europa"
Sobre o acordo de rendimentos, politicamente "é um sucesso para o Governo", que conseguiu reunir os parceiros e, do ponto de vista económico e social, é uma forma "muito curiosa e talentosa de satisfazer algumas reivindicações imediatas", com medidas concretas, estabelecendo "metas tendenciais no que ultrapassa 2023".
"É muito concreto no imediato e bem-intencionado no médio prazo, mas o médio prazo hoje é longuíssimo prazo", alerta também o Presidente da República.
Sobre as críticas da oposição, Marcelo diz serem "o que se espera que a oposição diga", tanto no curto como no médio prazo. "É a crítica que em toda a Europa as oposições estão a fazer aos governos quanto aos orçamentos: queríamos mais no imediato e, quanto ao médio prazo, do que foi prometido vamos ver se vai ser cumprido", explica.

TSF