domingo, 19 de novembro de 2023

Castelo de Vide | Padre João Maria Lourenço toma posse a 03 de dezembro


Um novo capitulo se vai abrir nas Paroquia de Castelo de Vide, de Póvoa e de Meadas e São Julião. Se não se registarem imprevistos, o Padre João Maria Lourenço vai tomar posse, no domingo três de dezembro, como Pároco das terras atrás designadas. A cerimónia está agendada para as 16.00 horas, na igreja Matriz de Castelo de Vide, durante a celebração de Missa.

Como tal, no domingo três de dezembro não vai haver Missas na Póvoa e em São Julião, nem a do meio-dia na vila.

O novo Pároco foi convidado, há perto de seis meses, pelo Sr. Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, para estes novos cargos, tendo aceitado o desafio. E passado algum tempo esteve em Castelo de Vide reunido com o Cónego Tarcísio Alves. Na quinta-feira, 16 de novembro ,voltou a estar na vila na parte da tarde, tendo reunido de novo com o ainda Pároco.

Fonte da Igreja adiantou que vai sair uma informação em que se convidam as várias comunidades a estarem presentes na Matriz, na tarde de três de dezembro, a fim darem as boas vindas ao Padre João Maria. E, certamente, para transmitirem também palavras de amizade para com o Cónego Tarcísio Alves.

Recorde-se que o Cónego Tarcísio há mais de duas décadas que desempenha as funções de Pároco de Castelo de Vide, Póvoa e Meadas e São Julião. E muito trabalho realizou, com melhorias evidenciadas, como a grande obra no telhado na Matriz da vila e a abertura do museu de arte sacra.

Em conversa informal, o ainda Pároco destas três terras referiu que, em devido tempo, expôs a sua situação ao Sr. Bispo, nomeadamente a idade (a 20 de novembro vai completar 85 primaveras) e as limitações que apresenta em termos de locomoção. E, como tal, pôs à disposição as funções de Pároco nas paróquias referidas.

Ao que sabemos, o ainda Padre de Castelo de Vide vai continuar a viver na vila e já se disponibilizou para colaborar em tudo o que puder e que lhe seja solicitado pelo novo Pároco.

Envido por José Rui Marmelo Rabaça

Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Vencedores do Festival CINANIMA 2023

 

Curta-metragem ‘Our Uniform’ vence festival de animação Cinanima
Já são conhecidos os vencedores da 47ª edição do Festival CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. O grande vencedor foi a curta-metragem ‘Our Uniform’, da iraniana Yegane Moghaddam. Destaque também para a curta-metragem ‘Quase me Lembro’, dos portugueses Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima. A gala de prémios que decorreu este sábado, no Centro Multimeios de Espinho, premiou ainda a Longa-metragem ‘Four Souls of Coyotte’, do realizador húngaro, Áron Gauder.

Desde 13 de novembro que a cidade de Espinho foi invadida pelo Cinema de Animação, com exibição de curtas e longas-metragens de várias partes do mundo.  A 47ª edição do Festival de Cinema culminou com a gala de sábado, que anunciou os premiados das várias categorias. O CINANIMA, organizado pela Nascente – Cooperativa de Ação Cultural, atribuiu o principal prémio foi para ‘Our Uniform’ da realizadora iraniana Yegane Moghaddam, com destaque a abordagem de “um tema sensível e complexo, com a ajuda de uma estética e técnicas de animação não convencionais e inovadoras. Uma história existente de que todos nós já ouvimos falar, mas que parece que não acreditamos”, destacou o painel de jurados desta categoria.  
Ainda na competição internacional de curtas-metragens, o Prémio Especial do Júri foi atribuído a ‘Family Portrait’, da realizadora croata Lea Vidakovic, “pela excelente abordagem artística e técnica que revela o cenário de um período histórico conturbado e o ambiente complexo dos laços familiares”. O Prémio Alves Costa para a melhor curta até oito minutos foi para ‘Island’, de Michael Faust, de Israel.  
Nas longas-metragens, o Grande Prémio Cinanima 2023 foi atribuído a ‘: ‘Four Souls of Coyotte’, um filme realizado por Áron Gauder, da Hungria. “O filme recorda-nos que os desafios que a Humanidade enfrenta são universais e que nós temos que encontrar o nosso lugar no grande círculo das criaturas. O uso do desenho à mão não deixa espaço a uma queixa clássica. A grande força do filme reside no claro simbolismo das imagens e na pureza da sua animação”, enfatiza o painel de jurados desta categoria. 
Na competição nacional, o Prémio António Gaio foi para a curta-metragem de Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima, ‘Quase me Lembro’, que convenceu “pela imagens e texturas subtis e sedutoras, o vencedor é um filme intrigante em que a voz-off e o som o tornam incrivelmente envolvente. Um pássaro, máscaras e o espaço dão ao público pistas visuais que ajudam a compreender a história”, sublinha o júri desta categoria. O prémio do público foi atribuído à curta-metragem ‘After A.D. (After Dad)’ do Americano Ethan Barrett. 
Henrique Neves, presidente da Nascente – Cooperativa de Ação Cultural, relevou a importância cultural do Festival para a cidade de Espinho e para o país, que desde dia 13 de novembro junta figuras ilustres do cinema de animação mundial. “Pelo seu 47º ano, o CINANIMA trouxe muitas obras da mais elevada qualidade de todo o mundo, dificultando mais uma vez a decisão do nosso júri”, explica Henrique Neves. “De destacar este ano, a capacidade destes filmes retratarem assuntos delicados e complexos e apresentá-los numa perspetiva inovadora. A animação é um mundo onde a imaginação não tem fronteiras, e esta edição apresentou-nos a realidade que muitas vezes queremos ignorar.”, conclui.  
A 47.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que começou em 13 de novembro, teve um total 130 filmes de 33 países em competição. Com a distinção do Grande Prémio CINANIMA 2023/Prémio Cidade de Espinho o filme ‘Our Uniform’, de Yegane Moghaddam, passa assim a integrar a corrida ao Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na categoria de melhor curta-metragem.  

Prémios CINANIMA 2023 

Grande Prémio CINANIMA 2023/Prémio Cidade de Espinho: ‘Our Uniform’ (Yegane Moghaddam, Irão) 
Prémio Especial do Júri: ‘Family Portrait’ (Lea Vidakovic, Croácia) 
Prémio para Melhor Curta-Metragem até 8 Minutos/Prémio Alves-Costa: ‘Island’ (Michael Faust, Israel) 
Prémio para a Melhor Curta-Metragem Mais de 8 até 16 Minutos: ‘The Garden of Heart’ (Olivér Hegyi, Hungria) 
Grande Prémio CINANIMA 2023 – Longa-metragem: ‘Four Souls of Coyotte’ (Áron Gauder, Hungria) 

Menções Honrosas  

Melhor Direção Artística: Skinned (Joachim Hérissé, França) 
Melhor Sonoplastia: ‘Telsche’ (Sophie Colfer, Ala Nunu, Polónia) 

Prémio Nacional  

Prémio António Gaio: ‘Quase me Lembro’ (Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima) 
Menção Honrosa Prémio António Gaio: ‘Sopa Fria’ (Marta Monteiro) 
Prémio Jovem Cineasta Português (+18 anos, até 30 anos): ‘Home’ (Filipa da Costa Gaspar) 
Menção Honrosa Jovem Cineasta Português: ‘Enxoval’ (Mariana Pardal Jacinto) 
Prémio Jovem Cineasta Português (-18 anos): ‘A princesa que venceu o medo’ (Associação de Ludotecas do Porto – Alunos do 2º ano da Escola EB de Costa Cabral) 
Prémio Jovem Cineasta Português Menção Honrosa: ‘My Cat's Life’ (Matilde Dionísio) 

Competição Internacional Obras de Estudante  

Grande Prémio CINANIMA 2023 – Filme de Estudantes/Prémio Gaston Roch: ‘Crab Day’ (Ross Stringer, Reino Unido) 
Competição Internacional de Estudantes, Menção honrosa: ‘Friendly Fire’ (Tom Koryto Blumen, Israel) 
Competição Internacional de Estudantes, Menção honrosa: ‘Pipás’ (Lili Tóth, Hungria)