sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Portalegre | 35 dadores de sangue no aniversário dos motard's

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA marcaram presença no 23.º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio. 

Na sede do grupo, no kartódromo de Portalegre, inscreveram-se, em boa hora, 35 pessoas, entre elas 15 mulheres.
Os presentes foram previamente sujeitos à avaliação de saúde e um deles não estava em condições de poder fazer a doação. Assim, angariaram-se expressivas 34 unidades de sangue total.

Doaram o precioso tecido humano, pela primeira vez, oito dos presenteso que muito nos satisfaz. Assim como retemos as seis inscrições disponibilizadas ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea.

O grupo aniversariante ofereceu o almoço convívio servido aos presentes.

Vale de Cavalos
A 15 de outubro temos encontro marcado na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos (Portalegre). Sábados, de manhã, acontecem as nossas colheitas.

JR

Barcelos | Receção ao Caloiro traz vida à cidade de Barcelos

 
A Associação Académica do IPCA dinamiza a Semana Académica de Receção ao Caloiro com mais uma edição do "IPCAliza-te 2022", que decorre de 19 a 22 de outubro, no Campus do IPCA, em Barcelos. 
 
O conceito “IPCAliza-te” surgiu com a direção fundadora da Associação Académica, em 2015, com o objetivo de denominar de forma original a integração dos novos alunos do IPCA. Desde então as direções sucessoras têm mantido o conceito já renomeado Portugal, principalmente na zona do Minho e Norte do país. 
 
A Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), Mariana Lima, apela aos colegas que se envolvam nestas atividades: “Enquanto estudantes estamos cá todos com um propósito: tirar o nosso curso superior. Sem desviarmos o nosso foco principal, planeamos esta semana para integrar os novos estudantes que chegaram a uma nova realidade e, por isso, queremos acolhê-los da melhor forma. E nada melhor do que os acolher em festa, com música, atividades solidárias, recreativas e culturais. IPCAlizem-se!!!”. 

A Missa do Caloiro abre esta semana académica no dia 16 de outubro, com a atuação do Coro Académico do IPCA e com as Monumentais Serenatas, com a atuação do Grupo de Fados do IPCA Gallus Gallus. No dia 17 decorre o Sarau Académico que conta com as atuações das tunas do IPCA (Tuna Académica do IPCA, Tuna Feminina do IPCA, Tuna Mista do IPCA). Ainda no âmbito académico, a tradicional latada volta a invadir a cidade de Barcelos. 

Ao longo da sua existência, este evento tem registado um aumento visível na adesão ao mesmo, tanto por parte dos estudantes do IPCA, como do público em geral que visita as Instalações do IPCA e a cidade de Barcelos, tendo como sua principal motivação o “IPCAliza-te”. 

O “IPCAliza-te 2022” promete proporcionar noites de espetáculos com muita animação na sua envolvente festiva, de 19 a 22 de outubro. Esta edição conta com artistas de renome, tais como os populares Sons do Minho; o animado grupo KalhamBeke; os energéticos Putz Grilla; os rappers portugueses Yuri NR5 e Lon3r Johny. Além destes artistas, o evento conta com vários Djs de renome tais como, Dj Mad-Z, Viktor Soul e o Dj On Fire. 

A pré-venda das pulseiras para o evento já se encontra disponível na sede dos Grupos Académicos. As pulseiras podem ainda ser adquiridas nos próprios dias na bilheteira que se irá encontrar na tenda académica que se encontra no Campus, e onde vai decorrer o IPCAliza-te, sendo acrescido 2€ ao valor da venda. 

O cartaz das atividades do IPCAliza-te ‘2022 encontra-se disponível para consulta nas redes sociais da AAIPCA, Facebook e Instagram. 

Ana Teixeira

ORÇAMENTO MUNICIPAL 2023. MUNICÍPIO DE SILVES REÚNE COM POPULAÇÃO NAS FREGUESIAS

 O Município de Silves, pretendendo estimular a participação da população na elaboração do orçamento municipal para o ano de 2023 e procurando saber quais os seus anseios e prioridades, irá dinamizar de 20 de outubro a 03 de novembro, diversas sessões de auscultação dos munícipes, nas sedes de freguesias, de acordo com a seguinte calendarização:
 
20 de outubro (5.ª feira), 21h00 – Alcantarilha
24 de outubro (2.ª feira), 21h00 – Pêra
25 de outubro (3.ª feira), 21h00 – Algoz
26 de outubro (4.ª feira), 21h00 – Tunes
27 de outubro (5.ª feira), 21h00 – Armação de Pêra
31 de outubro (2.ª feira), 21h00 – São Bartolomeu de Messines
2 de novembro (4.ª feira), 21h00 – Silves
3 de novembro (5.ª feira), 21h00 – São Marcos da Serra
 
Com a realização dos encontros com a população local, é objetivo e estratégia da liderança autárquica, estreitar os laços de proximidade com as pessoas e as comunidades, partilhando responsabilidades, ideias e projetos, a par da promoção de uma gestão aberta e da valorização da Democracia Participativa.

Évora | Festival Artes à Rua apoia 14 novas criações artísticas

A chamada para novas criações artísticas do Festival Artes à Rua, aberta durante o Verão, recebeu 92 propostas, distribuídas pelas três categorias a concurso: artes performativas, artes visuais e projetos participativos e colaborativos. No total vão ser selecionados 14 projetos de artistas, criadores e agentes culturais cuja área de intervenção e participação artística se desenvolva no concelho de Évora. O júri, composto por três profissionais da área da cultura (Daniela Salazar, César Silveira e Susana Picanço), vai anunciar a decisão ainda durante o mês de outubro. As novas criações escolhidas vão beneficiar de um apoio de 100 mil euros a dividir pelo conjunto dos 14 projetos. 

Refira-se que o período de avaliação foi prolongado devido ao elevado número de propostas submetidas. Os resultados e os nomes dos artistas, criadores e agentes culturais com projetos selecionados serão comunicados, por correio eletrónico, a todos os participantes, e publicados os resultados nos canais de divulgação da Câmara Municipal de Évora. 

As 14 propostas selecionadas podem ser realizadas e apresentadas em equipamentos culturais do município eborense, em locais de espaço público, espaços de cultura e natureza até ao final do primeiro semestre de 2023, integrando a programação cultural da cidade.

Proença-a-Nova | Sérgio Catarino: “O objetivo é superar o recorde nacional novamente”

Sérgio Catarino, atleta e corredor proencense, vai participar na Backyard Ultra de Proença-a-Nova, organizada pela empresa Horizontes Turismo Desportivo, com circuito já delineado nas Moitas. Nesta prova irão estar presentes os 15 atletas portugueses com os melhores tempos dos últimos dois anos em qualquer Backyard.

O vencedor desta Backyard Ultra, que tem início marcado para as 13h00 do dia 15 de outubro, será automaticamente apurado para o Campeonato do Mundo nos Estados Unidos, onde irá representar Portugal. A corrida terá início simultâneo em outros 37 países, que também estarão presentes neste Campeonato do Mundo do próximo ano.

Para Sérgio Catarino os objetivos para a corrida estão bem traçados: “o objetivo, pelo menos o meu, é superar o recorde nacional novamente. O objetivo pessoal e que eu gostava mesmo de conseguir era fazer mais de 40. Para nós a prova (o verdadeiro desafio), vai começar no domingo, quando completarmos as 24 horas”. Recorde-se que os atletas portugueses que irão representar Portugal nesta Backyard tinham já batido o recorde nacional, subindo a parada para as 34 horas, anteriormente fixado em 19 horas.

A Backyard Ultra consiste em cada atleta percorrer 6.706 metros (que corresponde a uma volta), a cada hora que passa, realizando o maior número de voltas possível. Sérgio Catarino aponta que esta modalidade acaba por ser diferente das típicas competições em que participa: “na preparação para esta prova torna-se fundamental saber gerir o tempo e ainda mais importante aprender a correr devagar, para não acumular tanto desgaste, que é algo a que nós não estamos habituados. Os treinos não podem ser só correr, é preciso gerir a alimentação que vamos ter. Por exemplo, quando vou correr uma hora sei que tenho de levar comigo a quantidade de água e de hidratos de carbono que preciso de repor”.

Além de diferente das habituais provas de corrida, esta Backyard destaca-se das demais por ter pela primeira vez a Seleção Nacional Portuguesa a competir, que lhe atribui um quadro competitivo completamente diferente, na qual os tempos de todos os atletas contarão para o somatório final. “Numa prova normal quando alguém desiste ficamos aliviados, porque é menos um atleta em competição. Neste caso vamos ser uma equipa e queremos que os outros portugueses cheguem o mais longe possível”, completou o atleta.


Jornadas na Escola Superior de Educação de Viseu. Investigadores portugueses e brasileiros reunidos em Viseu para debater “O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís”

A 10.ª edição da JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário teve ontem início na Escola Superior de Educação de Viseu, onde decorre até sexta-feira.

Na sessão de abertura, o coordenador do grupo organizador do evento, salientou o papel da jornada na promoção dos estudos sobre o papel da espacialidade na literatura. “No universo da ficção não há nenhuma obra sem referência à espacialidade e há dez anos havia poucos estudos na área”, referiu Sidney Barbosa, acrescentando que uma década depois as investigações são tantas, que muitas vezes já nem é possível acrescentar.

O evento científico realiza-se desde 2013 e é promovido pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes. Na sessão de abertura, Fernando Alexandre, da comissão organizadora da JOEEL, recordou o primeiro congresso, quando ousaram “rasgar o espaço e fazer este percurso transatlântico”. O também docente da Escola Superior de Educação de Viseu afirmou que dez anos depois, continuam a “estudar e a acreditar no valor da palavra, convictos de que a literatura é a praça da grande cidade que é a língua, como manifestação da sua memória, excelência e criatividade”.

Também a presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, Cristina Azevedo Gomes, destacou a “oportunidade de estreitar parcerias e colaborações com o espaço brasileiro”, sublinhando a importância do evento para o espaço educativo e para os investigadores.

A X JOEEL decorre em formato presencial, e o tema central é “O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís”. Entre os dias 12 e 14 de outubro, um painel de oradores portugueses e brasileiros irá promover o debate em torno do espaço presente em obras inscritas no âmbito artístico, particularmente na literatura.

A JOEEL realiza-se no Brasil nos anos ímpares (com mudança de sede a cada nova edição) e em Portugal nos anos pares (sempre na cidade de Viseu), numa parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu.

Sobre o Grupo TOPUS

Tendo iniciado as suas atividades em novembro de 2012, o grupo TOPUS nasceu para preencher uma lacuna importante no que se refere à pesquisa do espaço ficcional na área dos estudos literários. Encontra-se cadastrado no Diretório de pesquisa do CNPq, com sede situada na Universidade de Brasília – UnB.

Marinha Grande | Workshop de teatro para crianças “Não há um planeta V”

 
No âmbito da comemoração do Ano Internacional do Vidro, a Câmara Municipal da Marinha Grande organiza o workshop de teatro para crianças “Não há um planeta V”, que tem lugar no Museu do Vidro, no dia 23 de outubro, das 10h30 às 12h45.

O workshop vai ser dirigido pela Associação Cultural Folhas Platónicas e pretende trabalhar a ideia de que é fundamental preservar o planeta Terra, abordando-se a sustentabilidade do vidro e a sua relevância. Em simultâneo, as crianças e jovens fortalecem a sua criatividade, aprendem técnicas de comunicação e aumentam a concentração, memória e capacidade de trabalhar em grupo.

A iniciativa tem participação gratuita, mas carece de inscrição através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt.

Castelo de Paiva | Gualter Rocha satisfeito com a temporada finda Banda Marcial de Bairros promove convívio e concerto de encerramento de época

 Um história de sucesso com 212 anos de existência
 
A exemplo de anos anteriores, a Banda Marcial de Bairros, em Castelo de Paiva, vai promover no próximo Domingo, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Sobrado, o seu Convívio e Concerto de Encerramento relativo à presente temporada, numa iniciativa marcada por uma salutar confraternização entre dirigentes, associados regente e músicos que integram a reconhecida filarmónica paivense, que já conta mais de dois séculos de existência.
 
O almoço de confraternização deve reunir cerca de 400 pessoas, entre associados, amigos e convidados, o presidente da Direcção, Gualter Rocha, considera que este é sempre um momento por todos desejado, depois de dois anos de interregno e depois de uma época de intensa actividade como foi este ano, com participação em festas e arraiais pelo país e em iniciativas municipais, procurando proporcionar um momento festivo a todos os seus componentes, aproveitando-se a ocasião festiva para homenagear pessoas que se distinguiram ao longo dos anos na colaboração e apoio à filarmónica.
O dirigente refere que, apesar de algumas incertezas em termos de realização de festas no inicio do ano, ainda consequências da pandemia que se registou, a temporada acabou por ficar acima das expectativas, porque tivemos uma boa participação e regressamos em força. destacando-se a presença na Festa do Senhor na Semana Santa, em Zamora-Espanha.
Gualter Rocha evidencia a importância de festejar a efeméride, porque há três anos que não se celebrava o aniversário, evidenciando o passado reconhecido e glorioso da Banda Marcial de Bairros, que soube impor-se graças a um assinalável crescimento técnico, agora com jovens e experientes músicos, ajudando a consolidar e a exaltar o mérito e o prestigio que esta banda musical orgulhosamente apresenta, e que, recorde-se, foi já distinguida pela Edilidade Paivense com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.
O programa festivo, que se realizará durante a manhã, vai contemplar uma romagem ao cemitério em homenagem de sócios e músicos já falecidos, um concerto comemorativo sob a regência do maestro Rui Sampaio, na Sala Multiusos da Escola Secundária de Castelo de Paiva, uma homenagem a músicos, sócios e individualidades que se destacaram no apoio e colaboração à filarmónica ao longo do ano, terminando com um almoço de confraternização, onde marcará presença o presidente da Câmara Municipal, José Rocha.
               
 
Carlos Oliveira

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS CELEBRA 8º ANIVERSÁRIO COM CONCERTO DOS CLÃ

 

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinala o 8º aniversário da sua reabertura, no dia 25 de outubro (terça-feira), pelas 21h30. A Câmara Municipal convida a população a assistir ao espetáculo, cujos bilhetes já se encontram à venda.

2020 marcou o regresso dos Clã aos discos, com o disco “Véspera”. Lançado em pleno confinamento, o nono trabalho da banda foi muito bem recebido pelo público, imprensa e crítica especializada.

O álbum alcançou, na primeira semana, o primeiro lugar no top de vendas da AFP e os temas Tudo no Amor, Sinais, Armário, Jogos Florais e Pensamentos Mágicos são presenças constantes nas rádios nacionais. “Véspera” conta com 10 canções originais com música de Hélder Gonçalves (Clã) e letras escritas por Arnaldo Antunes (que tem também uma participação especial no tema A Arte de Faltar à Escola), Aurora Robalinho, Capicua, Carlos Tê, Samuel Úria, Regina Guimarães e Sérgio Godinho.

Os Clã foram eleitos Melhor Grupo nos Play Prémios Música Portuguesa em 2021 e “Tudo no Amor” considerado Melhor Tema de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Ficha Artística |
Manuela Azevedo - Voz
Hélder Gonçalves - Guitarras e voz
Miguel Ferreira - Teclados e voz
Pedro Biscaia - Teclados
Pedro Santos - Baixo
Pedro Oliveira - Bateria
Desenho de som - Nelson Carvalho
Desenho de luz - Wilma Moutinho
Desenho cénico - Victor Hugo Pontes
Figurinos - Cristina Cunha e Victor Hugo Pontes

Preço: 10€
Bilheteira: bol.pt ou no Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Dois professores da ESAC no Grupo de Peritos sobre Incêndios Rurais

 
Joaquim Sande Silva e Pedro Bingre do Amaral, professores da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) fazem parte, a convite do Ministro da Administração Interna, do Grupo de Peritos em Incêndios Rurais que irá analisar a época de incêndios de 2022.
Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a constituição deste painel de peritos, que reúne 30 personalidades provenientes de vários centros de investigação do país, resulta "da necessidade de analisar a particular severidade e complexidade de alguns incêndios deste ano, que exigiram um acionamento excecional de meios de resposta".
O Grupo reuniu-se pela primeira vez no passado dia 21 de setembro, no MAI, com a presença de vários membros do Governo, incluindo o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e a Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Elvira Fortunato. Na reunião foi feita a apresentação dos membros do Grupo de Peritos, nomeado o Presidente e a Secretária e estabelecido um programa de trabalho.
O Grupo deverá apresentar a sua análise e conclusões sob a forma de relatório, tendo como base o trabalho da Subcomissão de Lições Aprendidas, subsidiária da Comissão Nacional para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, sob a égide da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). Neste momento estão a decorrer reuniões de trabalho para preparar o relatório, que deverá ser entregue ao Ministro da Administração Interna e ao Ministro do Ambiente e Ação Climática até 30 de novembro de 2022.

Desmantelada rede de tráfico em Coimbra

A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, deteve duas mulheres e dois homens, com idades compreendidas entre os 32 e os 60 anos, por tráfico de drogas, no concelho de Coimbra, entre os dias 11 e 13 de outubro.
No decorrer de uma investigação que decorria há cerca de um ano, foi desencadeada uma operação policial para desmantelar uma grande e organizada cadeia de fornecimento de estupefacientes no distrito de Coimbra.
No decorrer da investigação foi possível apurar que os suspeitos procediam à venda do produto estupefaciente em vários locais do distrito de Coimbra e Lisboa, pelo que foram realizadas nove buscas, das quais cinco domiciliárias e quatro em veículos, que culminaram com a apreensão do seguinte material:
· 2 953 doses de cocaína;
· 1 043 doses de heroína;
· Cinco doses de cannabis resina;
· Uma dose de haxixe;
·  16 160 euros em numerário;
·  Três automóveis;
·  Uma balança de precisão;
· Material relacionado com armazenamento e corte de estupefaciente;
·  Mangueiras e recipientes utilizados em furtos de combustível;
·  Várias ferramentas e outros objetos em ferro.
Foi possível apurar ainda que um dos veículos apreendidos se tratava de um veículo que havia sido furtado, na cidade de Coimbra, no início do mês de outubro, e que será devolvido ao seu legítimo proprietário.
Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Coimbra, onde foi decretada a medida de coação de prisão preventiva a dois homens e uma mulher.
Esta operação contou com o reforço do Comando Territorial de Viseu, da Unidade de Intervenção (UI), da Direção de Investigação Criminal (DIC) e com a colaboração de elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP).



Anadia | Crescimento económico e produtividade em debate nas Conferências de Outono

O Ciclo das “Conferências de Outono” prossegue, no próximo dia 28 de outubro, no Cineteatro Anadia, com a análise do tema “Crescimento Económico e Produtividade”. os ex-secretários de estado do tesouro e das finanças e da saúde, respetivamente, Miguel Frasquilho e Óscar Gaspar, e a economista Sandra Maximiano serão os oradores da segunda conferência que será moderada pela diretora do jornal de negócios, diana ramos. o evento é promovido pelo município de Anadia, em parceria com a Fnway Consulting.

A produtividade é o fator-chave por detrás do crescimento económico. Os países ou regiões mais produtivos acabam por, em geral, ter níveis de crescimento económico, sustentavelmente mais fortes. Portugal, ao ficar para trás, coloca em causa o crescimento, a sustentabilidade demográfica e o combate à pobreza. Nesta conferência, procurar-se-á perceber que fatores conduzem a maior produtividade e, como tal, a uma maior dinamização da atividade.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória em:

ORADORES:
Miguel Frasquilho – economista, ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, ex-deputado da Assembleia da República, ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ex-chairman da TAP, presidente do Conselho Estratégico da FNWay Consulting, managing director for Southern Europe at CI&T

Óscar Gaspar – economista, ex-assessor económico do Primeiro-Ministro, ex-secretário de Estado da Saúde, membro do Conselho Estratégico da FNWAY, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, vice-presidente da União Europeia da Hospitalização Privada, vice-presidente do Conselho Geral e Vogal da Direção da Confederação Empresarial de Portugal

Sandra Maximiano – economista, professora do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, ex-pesquisadora da University of Chicago, ex-professora da Purdue University, vogal do Conselho Fiscal da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social

MODERADORA:
Diana Ramos – diretora do Jornal de Negócios


Quanto vai custar ao Governo a Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa?

O Governo já anunciou o valor que prevê gastar com a Organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em 2023.
O Governo estima gastar 36,5 milhões de euros na organização da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Portugal em agosto de 2023 com a presença do Papa Francisco.
Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou um reforço de 20 milhões de euros mais IVA para a organização da Jornada Mundial da Juventude.
Este reforço eleva a estimativa dos custos da responsabilidade do Governo para 36,5 milhões de euros.

36 milhões de euros ainda não incluem certos custos
De acordo com o gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, estas contas não incluem ainda custos com segurança, mobilidade, saúde, entre outras, "uma vez que as inscrições para o evento abrem apenas nas próximas semanas e tudo dependerá do total de participantes".
Além desta verba do Governo, também a Câmara Municipal de Lisboa anunciou que prevê investir "mais de 30 milhões de euros" na Jornada Mundial da Juventude.

Jornada Mundial da Juventude vai acontecer em Lisboa em 2023
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

O que é a Jornada Mundial da Juventude?
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
A edição de 2023, que será encerrada pelo Papa Francisco, estava inicialmente prevista para este ano, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

SIC Notícias

Proença-a-Nova | 15ª Edição do Encontro de Escalada realiza-se a 29 e 30 de outubro

 

As Portas de Almourão voltam a receber mais uma edição do Encontro de Escalada. Habitualmente realizado no último fim-de-semana de outubro, o evento parte para a sua 15ª edição no ano de 2022, tendo ainda inscrições abertas para quem quiser participar.

Com um número limite fixado nos 100 participantes, há ainda sensivelmente metade das vagas por preencher, sem restrições de idade para participar, tanto mínima como máxima. As dormidas serão no parque de autocaravanas de Chão do Galego. Os interessados deverão enviar email para zepataleno@hotmail.com.

O encontro decorre na Serra das Talhadas, mais concretamente nos cinco setores existentes, com níveis de dificuldade entre III ao 7c+. Segundo José Santos, construtor da Via Ferrata da Serra das Talhadas e organizador do Encontro, “a Escola de Escalada, com 15 anos de existência, é o encontro com mais anos ininterruptos a nível nacional”.

No futuro, a pedido das populações de Carregais e Rabacinas, vão ser equipados três novos setores de Escalada. Com estas alterações está previsto que a Escola de Escalada irá ter brevemente mais de 100 vias de Escalada. “Mais uma oferta, mais Escalada, mais pessoas a visitarem estas localidades”, afirma José Santos, explicando a importância que a dinamização deste setor poderá desenvolver ainda mais o Turismo na região.



EX-VOTOS NA COVA DA BEIRA COVILHÃ ESTABELECE PARCERIA COM PENAMACOR, BELMONTE E FUNDÃO

O Município da Covilhã, através do Museu de Arte Sacra, apresenta a exposição “Ex-Votos na Cova da Beira”, que terá lugar de 15 de outubro a 26 de novembro.

Para o desenvolvimento de uma exibição desta envergadura e respetivo estudo do fenómeno religioso popular da Cova da Beira, o Museu de Arte Sacra da Covilhã estabeleceu uma parceria com o Museu Municipal de Penamacor, o Município de Belmonte e o Museu Arqueológico do Fundão.
No próximo sábado, dia 15 de outubro, pelas 14:30 horas, terá lugar a apresentação do projeto de estudos, a inauguração da exposição e o Colóquio “A Materialidade na Religiosidade Popular”, com comunicações de: Alberto Correia, historiador e museólogo reconhecido pelo trabalho que desenvolveu à frente do Museu Grão Vasco e pela criação de vários museus, entre eles o do Ex-voto; Padre José Dionísio, pároco no concelho da Covilhã que apresentará a forma como a igreja vê atualmente o ex-voto; André Oliveirinha do Museu Municipal de Penamacor e Carlos Madaleno, responsável pelo Museu de Arte Sacra da Covilhã. A moderação deste colóquio / debate será feita por Angel Espina, reputado investigador do Instituto de Investigações Antropológicas de Castilha e Leon de Salamanca.

Museu de Arte Sacra da Covilhã
Casa Maria José Alçada, Avenida Frei Heitor Pinto, CVL
Visitas: terça a domingo, 10:00-18:00

INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA MANHÃ DE 14 DE OUTUBRO, ENTRE AS 09H00 E AS 12H00, EM ALGUNS ARRUAMENTOS DE SB MESSINES

 
Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines”, o fornecimento de água será interrompido nas ruas Heróis de Mucaba, Dr. António da Costa Contreiras, José Rodrigues Martins e Dr. José Ventura Duarte, da referida localidade, entre as 09h00 e as 12h00, de dia 14 de outubro.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.