domingo, 3 de abril de 2022

Grandes bancos de Nova York querem trabalho presencial

 

O teletrabalho não trouxe os bens prometidos, mas males inesperados, como a ausência de privacidade no lar, a desconexão entre colegas e destes com os clientes, chefes e subalternos.

O presidente-executivo do banco Morgan Stanley, James Gorman, observa que trabalhar no escritório é importante para os jovens que aprendem as funções.

O CEO do banco Goldman Sachs, David Solomon, qualificou o trabalho remoto de “aberração”. No ambiente de trabalho há contatos espontâneos e vivos que transmitem o savoir faire profissional que o instrumento digital não é capaz de criar. Os seres humanos não são meras extensões da rede cibernética.

ABIM

Fogo em Vila Nova de Gaia coloca “habitações em risco”

Incêndio deflagrou numa zona de mato em Sandim.

Um incêndio numa zona de mato em Sandim, Vila Nova de Gaia, está a "colocar habitações em risco" e a ser combatido por 44 operacionais, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores daquele concelho do distrito do Porto.

Segundo a fonte, o alerta para o fogo na Rua de Castro foi dado às 13:12 e não se sabem as causas da sua origem.

"Neste momento estão a ser feitas manobras de proteção a habitações, o fogo está ainda bastante ativo"; adiantou a fonte.

No combate às chamas estão 44 operacionais e 14 viaturas.

Fonte: Renascença

Bundesliga: Bayern Munique pode perder jogo após atuar com 12 por erro nas substituições

O Bayern Munique arrisca perder os três pontos hoje conquistados diante do Friburgo, na 28.ª jornada da Liga alemã de futebol, já que atuou durante cerca de 20 segundos com 12 jogadores, devido a um erro durante as substituições.

Aos 86 minutos, o treinador dos bávaros Julian Nagelsmann decidiu trocar Kingsley Coman e Tolisso pelos suplentes Sule e Sabitzer, mas um deles, o francês Coman, não se apercebeu que tinha de sair do relvado e a partida foi reatada.

Passados vários segundos, o árbitro Christian Dingert, alertado pelo VAR, suspendeu o encontro, que esteve interrompido durante vários minutos, mas decidiu deixar terminar a partida, que o Bayern Munique venceu por esclarecedores 4-1.

Foi um pouco confuso, o número errado foi exibido [pelo quarto árbitro] para tirar Coman. São erros que acontecem, mas não há nada que afete a honestidade do jogo”, considerou Nagelsmann sobre a situação.

Ainda assim, segundo os regulamentos da Bundesliga, no caso de o Friburgo apresentar queixa, o Bayern Munique vai averbar uma derrota administrativa.

Em vésperas do duelo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, com o Villarreal, Goretzka abriu o marcador para os bávaros, aos 58 minutos, mas a equipa da casa empatou pouco depois (63) pelo recém-entrado Nils Petersen.

O avançado Serge Gnabry, que tinha entrado em jogo um minuto antes, colocou de novo os visitantes em vantagem (73), tendo o francês Kingsley Coman ampliado a vantagem aos 82 minutos, e Sabitzer fechado a contagem já em tempo de descontos, aos 90+6.

O Bayern Munique, que procura o 10.º título consecutivo, soma 66 pontos, mais nove do que o Borussia Dortmund, que é segundo e que foi hoje goleado em casa com o Leipzig, também por 4-1.

Madremedia/Lusa

Cantanhede assinala 40 anos do lançamento do ZX Spectrum com evento internacional, nos dias 23 e 24 de abril

O Museu LOAD ZX Spectrum vai assinalar os 40 anos do lançamento em Inglaterra do ZX Spectrum, com um evento de dois dias, no qual participam oradores internacionais, entre os quais familiares de Sir Clive Sinclair, o criador do computador que se tornou um ícone no início da década de 80 do século passado, despertando o interesse de muitos para a área das tecnologias. Esta data será assinalada com destaque em Portugal, país que teve um contributo muito relevante fruto do trabalho da antiga fábrica da TIMEX na Caparica nos anos 80 do século passado.

O evento, que decorre nos dias 23 e 24 de abril no Museu LOAD ZX Spectrum e outros espaços da cidade de Cantanhede, integra palestras, conversas, competições e o lançamento do primeiro livro do Museu - os “Programadores Portugueses” -, da autoria de André Luna Leão.

Está já garantida a presença de oradores de Inglaterra, Brasil e Portugal, naquele que se antevê ser o maior evento dedicado ao ZX Spectrum realizado em Portugal no século XXI. Entre estes contam-se os inventores e empreendedores Crispin Sinclair e Grant Sinclair, filho e sobrinho de Sir Clive Sinclair, respetivamente. Serão igualmente intervenientes os famosos gémeos “Oliver Twins” – Phillip & Andrew (criadores da série de jogos “Dizzy” e outros jogos de Spectrum), Clive Townsend (criador da saga Saboteur), Jim Bagley (programador de jogos como Cabal e Midnight Resistance e membro da equipa do ZX Spectrum Next lançado em 2020) e Marcus Garrett (investigador/autor luso-brasileiro, co-fundador da Bitnamic Software). De Portugal participarão Miguel Guerreiro, (criador do esxDOS e membro ativo da demoscene de Spectrum), Filipe Veiga, (programador e co-fundador da Teknamic Software e editor da Revista Espectro) e Álvaro Lopes (especialista de eletrónica e criador da InterfaceZ).

Do painel de oradores fazem ainda parte André Luna Leão, (fundador do Planeta Sinclair, um dos blogs mais conceituados internacionalmente nesta área), João Diogo Ramos (co-fundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum) e Pedro Cardoso (vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede).

O evento será gratuito e visa dar o devido destaque ao computador e homenagear os seus criadores, mas sobretudo fomentar o convívio da comunidade.

Sobre o Museu LOAD ZX Spectrum

Inaugurado a 17 de outubro de 2020, o Museu LOAD ZX Spectrum resulta de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Associação Geração Spectrum que remonta a 2019. Único no mundo, o museu homenageia todos os empreendedores que disseminaram a presença dos computadores nas nossas casas, no que foi uma fase decisiva da revolução tecnológica.

O Museu LOAD ZX Spectrum apresenta um nível de detalhe único no estudo e apresentação das várias invenções de Sir Clive Sinclair e todos os que com ele, e um pouco por todo o mundo, contribuíram para o fenómeno mundial do ZX Spectrum. O espólio abrange computadores, periféricos, manuais livros e revistas, tanto da época como atuais, de Países como Inglaterra, Portugal, EUA, Espanha, França, Itália, Polónia, Egipto, Índia, Argentina ou Brasil.

MAIOR CONVENÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

Até domingo, 3 de abril, cerca de 700 pessoas de vários países, estão a participar em mais uma edição da LeiriaCon, a maior e mais antiga convenção de jogos de tabuleiro em Portugal, que decorre desde o dia 31 de março, no Hotel Cristal Resort and Spa, na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande.

O evento é organizado, desde 2007, pelo Projeto Spiel Portugal, um grupo de amigos da região de Leiria, que tem como grande paixão comum, os jogos de tabuleiro.
É essa mesma paixão que une os cerca de 700 participantes que, após dois anos de interregno devido à pandemia, se associaram a este evento, provenientes de Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Taiwan.
A vereadora da cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, marcou presença na LeiriaCon, tendo parabenizado a organização pela convenção e por juntarem tantas centenas de pessoas, de várias idades e gerações, à volta de uma mesa para jogar jogos de tabuleiro e para se divertirem.
Em representação da Spiel Portugal, Paulo Soledade, José Carlos Santos e Pedro Andrade enfatizaram a dimensão internacional do evento e explicaram que a edição de 2022 conta com a participação de convidados especiais, como designers-criadores de jogos nacionais e internacionais, apresentações de protótipos, torneios, seminários, workshops, lojas, sorteios, leilões e muito mais.