sexta-feira, 20 de maio de 2022

Cantanhede Alunos da Escola Básica da Gesteira recebem a Biblioteca Municipal para ouvir Leituras a 3 vozes para crianças.

Os 16 alunos dos quatro anos de escolaridade da Escola Básica da Gesteira, do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, na Tocha, acompanhados pelo docente assistiram no passado dia 19 de maio a uma sessão de leitura promovida pela Biblioteca Municipal.

Sob o tema Leituras a 3 vozes, a iniciativa foi realizada por técnicas da instituição, que se deslocaram ao estabelecimento de ensino e aí desenvolveram as atividades de leitura direcionadas para os alunos das quatro turmas da EB1 do BB1 da Gesteira. Os contos apresentados foram Dez dedos dez segredos, de Maria Alberta Menéres, O príncipe com orelhas de burro, de Adolfo Coelho, As fadas verdes, de Matilde Rosa Araújo e O gigante egoísta, de Oscar Wilde, contos que integram as listas de obras das Metas Curriculares, da disciplina de Língua Portuguesa.

A atividade é uma das iniciativas que a Biblioteca Municipal desenvolve com regularidade junto dos estabelecimentos de ensino, particularmente em Jardins de Infância, Escolas Básicas e IPSS’s do concelho, com o propósito de promover junto da população, fomentar o gosto pelo livro e pela leitura e dar a conhecer os serviços da Biblioteca Municipal, descentralizando assim a oferta cultural.



Proença-a-Nova | IV BiodivSummit regressa a 22 de maio


A quarta edição do BiodivSummit regressa a 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta, no Auditório Mariano Gago. O tema é “Biodiversidade na era da Transição Climática e Digital”, constando desta programação três painéis distintos: Transição Digital e Climática; Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Humano.

Este fórum tem como objetivo refletir sobre os impactos e as oportunidades desta onda transformadora no nosso meio, nas nossas gentes e na nossa vida, com o mote: - O que o mundo faz por nós? O que nós podemos fazer pelo mundo?


A abertura e sessão de boas-vindas será da responsabilidade de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que aponta, tanto a Transição Climática, como a Transição Digital, como “instrumentos essenciais para a evolução do mundo em que vivemos, com vista a uma sociedade mais sustentável que protege as pessoas, a economia e o planeta, assente na educação e na capacitação das pessoas”. Na sessão inaugural, a intervenção do autarca será seguida de uma introdução ao tema, por José Tribolet, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico com - A importância do Ordenamento do Espaço Virtual para a Biodiversidade na Era da Transição Digital e Climática.

O moderador do primeiro painel será Jorge Lopes, Diretor de tecnologias, Brisa, do qual fará parte Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral da Incode 2030 e presidente do .PT, bem como Alexandre Videira, Vogal CA da MOBIE. O segundo painel, dedicado ao Desenvolvimento Sustentável, terá como moderadora Paula Guimarães, da empresa The Navigator Company, que irá contar com a presença de Fátima Reis, do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Carlos Marta, formador em agricultura sustentável, e ainda de Paulo Pereira, Diretor A23 Beira Interior. Por fim, o terceiro painel, no qual se propõe debater o Desenvolvimento Humano, estarão presentes, Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias, enquanto moderadora, acompanhada pelos oradores Pedro Barradas, da Associação ITS Portugal (Intelligent Transport Systems) e Joaquim Teixeira, da Fundação Champalimaud.

Nos três anos anteriores os temas escolhidos incidiram sobre “A origem das espécies e biodiversidade: bio humanidade como novo paradigma do século XXI” (2019), “A Água no Mundo e o Mundo da Água” (2020) e “Economia Viva”, tema da última edição, que procurou potenciar uma reflexão em torno da proteção e valorização do território.

A inscrição para assistir presencialmente à IV edição do BiodivSummit, é gratuita e obrigatória, devendo ser efetuada através da página online do BiodivSummit. O evento será também transmitido online, nas redes sociais do Município.

21 de Maio: Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade

 De acordo com um estudo realizado pela Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, 6 em cada 10 portugueses são obesos ou podem vir a sê-lo. Os dados divulgados pela DGS (2015), mostram que este problema é uma realidade logo a partir da infância, já que a prevalência do excesso de peso, na população portuguesa entre os 10 e os 18 anos é de mais de 30%, e a obesidade é de cerca de 8%.

O excesso de peso é um dos principais problemas de saúde pública. Afeta todas as faixas etárias e tem influência direta na longevidade e na qualidade de vida. A obesidade é um dos fatores de risco da diabetes, doenças cérebro-cardiovasculares, hipertensão arterial, doença osteoarticular disfunções sexuais, infertilidade e da generalidade dos cancros.

Tendo como propósito alertar para o problema da obesidade, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a "epidemia do século XXI", comemora-se a 21 de maio o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. Neste sentido, a Médis elaborou este artigo para chamar a atenção dos portugueses sobre esta doença.

Definição de obesidade

Esta doença tem na sua origem fatores metabólicos, genéticos, culturais e comportamentais. Esse processo leva o organismo a armazenar as calorias em forma de massa gorda, podendo ser um “gatilho” para várias doenças.

Tendo a proporção do nível da obesidade uma relação direta com a sua perigosidade, recomenda-se uma vigilância atenta do peso.

Diagnóstico

Realiza-se tendo como ponto de partida o recurso à análise do Índice de Massa Corporal (IMC). Este é um método de cálculo que resulta da divisão do peso pela altura elevada ao quadrado.

De acordo com a OMS, o excesso de peso acontece a partir de um IMC de 25, sendo que o quadro de obesidade é uma realidade quando o valor é igual ou superior a 30.

A classificação do IMC define-se pelos seguintes intervalos:

  • Baixo peso: inferior a 18,5 (Kg/m2)
  • Variação normal: entre 18,5 e 24,9 (Kg/m2)
  • Pré-obesidade: entre 25,0 e 29,9 (Kg/m2)
  • Obesidade Classe I: entre 30,0 e 34,9 (Kg/m2)
  • Obesidade Classe II: entre 35,0 e 39,9 (Kg/m2)
  • Obesidade Classe III: maior ou superior a 40,0 (Kg/m2)

Além disso, o diagnóstico de obesidade tem outros critérios de observação. Entre eles está a avaliação do histórico de saúde, nomeadamente da evolução do peso em função do padrão alimentar. Por outro lado, a existência de hábitos de exercício regular, medicação, o nível de stress a que se está sujeito ou o histórico familiar no caso de existir uma predisposição à obesidade.

Principais Causas

O excesso de peso pode derivar de questões genéticas, metabólicas, alterações hormonais e/ou culturais e comportamentais. Estes fatores levam a que o organismo não consiga libertar-se das calorias extra que acumula sob a forma de gordura. Este problema adensa-se caso se siga uma vida sedentária sem espaço para a prática regular de exercício físico e não se respeite um plano alimentar saudável.

 Fatores de risco

Por norma, o excesso de peso e a obesidade resultam de uma conjugação de fatores. Se alguns deles podem ser alterados através de uma mudança de estilo de vida, outros, como a idade, a genética e o histórico familiar, são imutáveis. Eis os nove mais comuns:

  1. Genética - Desempenha um papel decisivo na conversão dos nutrientes ingeridos em energia, bem como no processo da queima de calorias, durante a atividade física.
  2. Histórico familiar - Pode ter origem hereditária. Não apenas pela genética, mas também pela tendência de seguir os mesmos hábitos no que toca à alimentação e à atividade física.
  3. Idade - As alterações hormonais que ocorrem durante as várias fases da vida, aliado à falta de exercício regular, podem provocar um excesso de peso. Por outro lado, ao longo dos anos, dá-se uma diminuição da massa muscular, levando a um decréscimo do metabolismo, pelo se não controlarmos o que ingerimos de uma forma racional, aumentamos de peso.
  4. Sedentarismo - A inexistência de hábitos associados à prática de exercício físico regular aumenta a probabilidade de acumulação de calorias.
  5. Alimentação inadequada - Uma dieta desequilibrada, demasiado calórica e com um excesso de alimentos processados, assim como em proporções exageradas, contribui para o aumento de peso e obesidade.
  6. Problemas de saúde - As síndromes de Prader-Willi ou de Cushing podem favorecer quadros de obesidade. Além disso, os portadores de doenças como a artrite podem ser obrigados a diminuir a atividade física, o que levará provavelmente a um consequente ganho de peso.
  7. Medicação - Fármacos como alguns antidepressivos, anticonvulsivos, medicamentos para a diabetes, esteroides e beta bloqueadores podem propiciar o ganho de peso. A solução é equilibrar os efeitos secundários com atividade física, e o controle alimentar.
  8. Gravidez - Muitas mulheres não conseguem perder o peso que natural e necessariamente ganham durante a gestação. Este facto pode contribuir para o cenário de obesidade nas mulheres.
  9. Perturbações de sono - Não dormir de forma adequada provoca alterações hormonais que podem aumentar o apetite.

UCC do Rovisco Pais completa 11 anos

A UCC do CMRRC- ROVISCO PAIS está de parabéns: está em atividade há onze anos!

Em maio de 2011 foi iniciada a prestação de uma nova tipologia de cuidados, com a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença, com 30 camas, especificamente direcionada para doentes Pós-Acidente Vascular Cerebral e Pós-Cirurgia do Aparelho Locomotor.
Entretanto, em junho de 2015 a unidade de Cuidados Continuados de Convalescença alargou a sua capacidade para 60 camas, face à pressão da procura deste tipo mais diferenciado de cuidados.

Administração Regional de Saúde do Centro alerta: “Proteja-se do calor!

Perante o previsível aumento das temperaturas extremas (máxima e mínima) nos próximos dias e, em especial, no fim-de-semana, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), no âmbito do plano de saúde sazonal/verão, em vigor desde 1 de Maio, recorda um conjunto de medidas básicas, visando proteger a sua saúde e dos seus.
Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.
Assim, nos dias de maior calor:
  • Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00.
  • No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.
  • Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
  • Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.
  • Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.
  • Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
  • Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
  • Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • Faça refeições ligeiras, à base de saladas.
  • Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).
  • Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.
  • Atendendo a que a época é propícia a viagens, recomenda-se ainda:
  • Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
  • Não feche completamente as janelas. Lembre-se que o Sol roda e que a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao Sol ao fim de algumas horas.
  • Planeie a sua viagem. Caso a sua viatura não disponha de ar condicionado, evite as horas de maior calor e viaje de noite. Não se esqueça de levar água engarrafada.
  • Reduza as atividades ao ar livre, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 16h00).
  • Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
  • Não consuma água de fontenários, mas apenas água da rede pública ou engarrafada.
Para informações adicionais, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda as seguintes fontes:
Direção-Geral da Saúde – este serviço de saúde pública de âmbito nacional disponibiliza material informativo, destinado à população em geral, no âmbito do Plano de Saúde Sazonal – Verão.
Centro de Atendimento do SNS 24 (808 24 24 24) – esta linha de apoio (custo de chamada local) fornece aconselhamento e orientação em saúde.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, no seu sítio institucional, informação relativa a temperaturas observadas e previstas no nosso País, bem como ao índice de raios ultraviolentas e à qualidade do ar.
António José Silva
Imagem: INEM

Covilhã | PERPETU(ARTE) MOSTRA TRABALHOS ARTÍSTICOS DOS ALUNOS DA ESCOLA CAMPOS MELO

A Câmara da Covilhã em parceria com a Escola Secundária Campos Melo tem patente, até ao dia 29 de maio de 2022, na Biblioteca Municipal, a exposição “Perpetu(arte)”.

Trata-se de uma exposição de trabalhos de expressão plástica, pelos alunos do 12º ano do curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, nas disciplinas de Oficina de Artes e Desenho da Escola Secundária Campos Melo.

A mostra, que reúne cerca de uma centena de trabalhos em acrílico, lápis, caneta e carvão, revela técnicas inovadoras de expressão e criatividade pessoal, o que confere uma grande qualidade artística aos trabalhos expostos.

A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de maio, podendo ser visitada, gratuitamente, nos dias úteis, entre as 10h00 às 18h30, na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Covilhã | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | O PODER DOS MUSEUS DA COVILHÃ


O Dia Internacional dos Museus, este ano com o tema das comemorações centrado no slogan “O Poder dos Museus”, foi assinalado no passado dia 18 de maio com diversas ações que decorreram nos museus do concelho da Covilhã.
Além de diversas visitas guiadas, o MUSEU DA COVILHÃ recebeu uma tertúlia sobre arte e cultura, com a participação do Professor Doutor António dos Santos Pereira, Comissário Científico do Projeto Museográfico deste espaço cultural.
Durante esta discussão informal, intitulada MC2 - Movimentos Culturais Coletivos, além do seu ponto de vista acerca do facto de que “tudo num museu se deve encontrar voltado para o futuro”, António dos Santos Pereira revelou a missão nuclear intuída no Museu da Covilhã e que se prende com o objetivo de o tornar “um Centro Vivo de Cultura com uma presença proativa junto de todos, particularmente dos mais jovens, mas devendo tornar-se recetor de espólios qualificados, que, não cabendo nas atuais instalações, devem apontar aos seus responsáveis um futuro projeto polinuclear que inclua áreas oficinais de património material e imaterial, de exposição e de animação cultural”.
A ação contou com a presença da vereadora da Cultura, Regina Gouveia, e de dezenas de espetadores.
O MUSEU DE ARTE SACRA, em parceria com a Associação Cultural Desertuna, assinalou o Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas e interpretativas pela cidade, no âmbito do programa cultural “Brasil na Covilhã”.
A iniciativa pretendeu promover e divulgar a história, a cultura e o património local junto da comunidade brasileira que nestes dias visita a cidade.
Estas visitas, desenvolvidas nos dias 18 e 19, vão de encontro com o trabalho formativo que tem vindo a ser desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra da Covilhã. O “poder” de contribuir para a preservação da cultura e do património artístico local; o “poder” de educar os diferentes públicos e alertar para a importância dos espaços museológicos; o “poder” de testemunhar a história e a identidade local que garantem uma sociedade civil informada e comprometida. Em suma, o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor para todos.
Também a GALERIA ANTÓNIO LOPES, que tem patente ao público a Bienal de Cerâmica Artística do Museu de Aveiro, até dia 26 de junho, recebeu diversas visitas à galeria e à exposição permanente.
O MUSEU DO QUEIJO, localizado em Peraboa, celebrou este Dia com a entrada de um novo queijo na loja do Museu: Queijo Pão, um queijo artesanal de excelência, de elevada qualidade e com matérias primas da nossa terra.

TRINTA DIAS REPLETOS DE ATIVIDADES ASSINALAM AS COMEMORAÇÕES DO “DIA DA CRIANÇA” NA COVILHÃ

 
O programa que assinala o “dia da criança” na Covilhã foi divulgado pela vereadora da cultura, Regina Gouveia, na conferência de imprensa que teve lugar ontem, na Biblioteca Municipal.
Trata-se de um programa repleto de atividades, direcionado para as cerca de 2.300 crianças que frequentam os jardins-de-infância e o 1º ciclo do ensino básico público e particular no concelho, e que irá abordar a temática “A Criança e o Ambiente”.
Segundo a vereadora da cultura “vamos ter um programa muito diversificado, com jogos didáticos de base cientifico-pedagógica, exposição sobre animais em extinção e oficinas de reciclagem e reutilização de matérias (…) com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a necessidade de mudar comportamentos em prol da sustentabilidade do planeta”.
O início das comemorações do “dia da criança” terá lugar no dia 1 de junho com a performance on-line da atriz joana Poejo e a música de José Araújo denominada “Vivaldi, o cão preocupado” seguida de comunicações, partilhas de várias experiências, instalação artística, histórias, jogos e oficinas no espaço C3D de acordo com o programa que se anexa.
As atividades que irão decorrer de 1 a 30 de junho na Biblioteca Municipal são gratuitas pelo que, as escolas interessadas em participar deverão efetuar a sua inscrição junto dos serviços responsáveis.


COMUNICADO: MUBi pede melhorias no projeto da Av. 25 de Abril

 A secção local da MUBi analisou o projecto para a Avenida 25 de Abril tendo encontrado pontos positivos e pontos com erros/deficiências. Apelamos a que estes erros sejam corrigidos sob pena de tornar a componente de mobilidade ciclável pouco viável e de aumentarem conflitos entre ciclistas, automobilistas e peões.

Recordamos [1] que a segurança dos mais vulneráveis deve conseguir-se através da seguinte hierarquia de prioridades:

  1. Redução do volume de tráfego motorizado.

  2. Redução da sua velocidade.

  3. Tratamento de interseções de forma a aumentar a segurança.

  4. Redistribuição do espaço viário, para a construção de passeios mais largos e vias dedicadas à circulação de bicicletas.

Este projecto apresenta medidas que aplicam alguns destes princípios:

  • Redistribuição do espaço viário com o aumento do espaço dedicado à bicicleta, através da redução do espaço destinado à circulação e estacionamento automóvel e não ao peão.

  • Redução da velocidade em frente à Escola José Estevão.

  • Indução da redução do estacionamento ilegal nomeadamente em frente à Escola José Estevão.

Para além disso, o projecto mantém as estruturas arbóreas o que consideramos positivo.

Infelizmente o projecto apenas aplica parcialmente os seguintes princípios:

  • Redução do volume de tráfego motorizado.

  • Tratamento de interseções de forma a aumentar a segurança.

  • Redução da sua velocidade na generalidade do percurso

Os locais de transição de tráfego segregado de bicicletas, em pistas dedicadas, para a coexistência com o tráfego motorizado, devem ser devidamente estudados em concordância com as recomendações da literatura técnica e garantir a segurança dos ciclistas. 

A melhor solução para a Av. 25 de Abril é opção pela redução do tráfego automóvel e respectiva velocidade evitando a necessidade de segregar os ciclistas. Sendo necessária a segregação, em meio urbano deverá optar-se por ciclovias unidirecionais. A opção por via ciclável bidireccional torna o tratamento das interseções essencial, sendo que este projecto apresenta graves erros/deficiências que não só não melhoram a comodidade de circulação nessa avenida como ainda diminuem a segurança.

Alguns dos erros/deficiências encontrados são:

  • No cruzamento com a Avenida da Oita, os ciclistas vindos da Avenida 25 de Abril em direcção à Escola Dr. Mário Sacramento terão que atravessar três vezes a faixa de rodagem (percurso apresentado na figura 1). 


Figura 1 - Percurso de ligação no sentido Av. 25 de Abril - Escola Dr. Mário Sacramento

Nesse mesmo cruzamento, devido ao sentido único, não há ligação ciclável desde a  Escola Dr. Mário Sacramento para as Avenidas 25 de Abril e da Oita, na ligação desta à Praceta João Sarabando. Para obviar este aspecto seria importante ter um contrafluxo ou permitir a circulação de bicicletas em ambos os sentidos.

  • Ao entrarem na Avenida da Oita em direção à Escola Dr. Mário Sacramento, os ciclistas terão que entrar numa via com uma área de Kiss and Ride. Pela experiência que se tem da Rua de Santiago (entrada da Escola João Afonso) onde os carros estacionam em segunda fila criando uma disposição semelhante à proposta, esta área representa um perigo para ciclistas. Para além disso, a criação desta área junto à entrada da escola facilita e incentiva a utilização do automóvel.

  • O cruzamento com a Avenida da Oita prevê a colocação de pinos na ciclovia que constituem um perigo para os ciclistas e peões.

  • A ligação com a rotunda da Sé não tem medidas físicas de acalmia de tráfego fundamentais para garantir a segurança de atravessamento e de entrada/saída da ciclovia bidirecional.

  • A ligação com a rotunda da Sé mantém assinalada a ciclovia nesta rotunda que é inadequada e insegura sendo por isso ignorada pela quase totalidade dos ciclistas que optam por se fundir com o tráfego automóvel. Deveriam ser tomadas medidas de acalmia do tráfego na rotunda ou de segregação efetiva eficaz ao contrário do que acontece atualmente.

  • A ligação com a rotunda da Sé não tem uma solução segura permitindo a fusão do tráfego de bicicletas com o tráfego automóvel em direcção à rotunda da Sé.

  • A ciclovia vinda da Avenida de Santa Joana prevê a colocação de um pino no centro da mesma representando um perigo para os ciclistas.

Chamamos ainda a atenção para que:

  • A ciclovia bidirecional, para além de ser desaconselhada, tem uma largura pavimentada de 2.4 metros  quando a literatura diz que deverá ser entre 3 e 4.3 metros.

  • A distância de proteção ao estacionamento automóvel de 50 cm é inferior ao que ditam as orientações técnicas. No Documento Normativo para Aplicação a Arruamentos Urbanos, o Instituto da Mobilidade e Transportes indica a distância de segurança de 1 m ao espaço de estacionamento para automóveis

  • A largura apresentada para a ciclovia unidirecional de 1,20 m é, também, inferior ao que a literatura técnica determina.

  • A generalidade das passadeiras deveria ser sobrelevada de forma a induzir a moderação de velocidade do tráfego e ao mesmo tempo manter a continuidade dos percursos pedonais.

  • Tal como será feito na passadeira da Rua de Almeida Garrett, os passeios junto às passadeiras das ruas José de Lima e Dr. Manuel das Neves deveriam ser estendidos, diminuindo a extensão das passadeiras, aumentando a segurança dessas travessias e induzindo a moderação do tráfego que as atravessa.

  • Deveria ser evitada a utilização excessiva de pinos que diminuem a comodidade dos passeios e passadeiras para peões.

  • O acesso à Kiss and Ride da Rua de Almeida Garrett irá:

    • Induzir tráfego automóvel de atravessamento num bairro residencial. 

    • A viragem à esquerda para acesso a essa rua poderá provocar acumulação de tráfego obstruindo a visibilidade da passadeira.

    • Os automóveis que virem à esquerda para acesso a essa rua só irão ver o tráfego que venha na ciclovia na mesma direcção quando estiverem a 90º, ou seja, já a obstruir a via de sentido contrário.

  • Não existe ligação ciclável entre a Escola José Estevão e a Praceta do Infante que poderia ser um dos principais acessos em bicicleta à escola.

  • A ligação à Rua José Lima prevê a colocação de pinos que irão colocar ciclistas em perigo.

  • De forma a criar efeito de rede deveria ser criada uma ligação entre a Av. 25 de Abril e a Rua de Sebastião Magalhães Lima aproveitando a futura ligação entre o cemitério e o Glicínias que se encontra em construção.

  • O projeto não tem em conta a instalação da estação das BUGAs em frente à Escola José Estevão.


[1] MUBi (2020), Retirar tráfego automóvel e baixar velocidades na Rua Dr. Mário Sacramento, em Aveiro. 

https://mubi.pt/2020/12/10/retirar-trafego-automovel-e-baixar-velocidades-na-rua-dr-mario-sacramento-em-aveiro/

[2]  “A largura mínima pavimentada para uma pista ciclável bidirecional é de 3.0 m. Normalmente, esta largura pode variar entre 3.0 e 4.3 m, sendo os valores mais elevados aplicáveis em áreas com elevada utilização ou maior variedade de grupos de utilizadores (com velocidades de circulação diferentes).“ “A largura de uma pista ciclável bidirecional pode ser reduzida para 2,4 m quando estiverem reunidas as seguintes condições: 

  • O tráfego de bicicletas é previsivelmente baixo, mesmo em dias de maior procura ou durante as horas de ponta. 

  • Não é expectável a utilização da pista por peões. 

  • Os alinhamentos horizontal e vertical proporcionam oportunidades de ultrapassagem e existem zonas de descanso frequentes e bem dimensionadas. 

  • A pista não será submetida regularmente à passagem de veículos de manutenção que possam causar danos no pavimento, em particular junto aos seus limites.”

Instituto da Mobilidade e dos Transportes (2020), Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos, Fascículo III: Características geométricas para vias de tráfego não motorizado, p. 53.

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/ANO%202019/PENSE-2020/F_III_12-03-2021_assinado.pdf 


[3]  "No caso das faixas e pistas cicláveis adjacentes a faixas de estacionamento de viaturas motorizadas, é recomendável reservar uma faixa com 1 m de largura, para prevenir a ocorrência de colisões, por abertura intempestiva das portas, e atropelamentos de ocupantes de veículos motorizados recém-saídos dos mesmos.

Instituto da Mobilidade e dos Transportes (2020), Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos, Fascículo III: Características geométricas para vias de tráfego não motorizado, p. 48.

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/ANO%202019/PENSE-2020/F_III_12-03-2021_assinado.pdf 


[4] "as larguras operacionais mínima e recomendável para acomodar a deslocação de um ciclista são de 1,2 m e 1,5 m, respetivamente. Dada a elevada probabilidade da presença de obstáculos (contínuos ou pontuais) na envolvente das pistas cicláveis (postes, muros, árvores, sinalização vertical, etc.), a largura mínima pavimentada de pistas unidirecionais é de 1,75 m, sendo recomendável uma largura de 2,0 m

Instituto da Mobilidade e dos Transportes (2020), Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos, Fascículo III: Características geométricas para vias de tráfego não motorizado, p. 53.

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/ANO%202019/PENSE-2020/F_III_12-03-2021_assinado.pdf 


Joana Espadinha actua em Castelo de Paiva no âmbito do “ Festival Inventa”. Um evento onde se inventa a cultura de um país


A cantora portuguesa Joana Espadinha vai actuar em Castelo de Paiva no âmbito da actividade “ Música em Cena “, integrada na programação do Festival Inventa, com concerto agendado para o dia 19 de Junho ( 18 horas ) no acolhedor espaço do Parque das Tílias, em Sobrado.

Trata-se de um ciclo de concertos em que a palavra é o elemento central. Uma programação artística que promove a exaltação da língua portuguesa, convidando a música a elevar a escrita. Uma proposta de programação exclusivamente de música produzida em Portugal e cantada em português, uma premissa permite aos músicos prepararem um espectáculo em que a valorização das palavras e dos acordes criam momentos únicos de empatia e conexão entre a paisagem e o património.

Apresenta uma selecção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical português, valorizando a palavra como expressão artística multidisciplinar. Uma celebração dos cantautores, dos poetas e dos escritores musicais, complementando com a performance a solo e o espectáculo intimista, criando momentos raros de fruição entre a música, o poema e a paisagem.

O Recorde-se que, o Festival INVENTA propõe-se a provocar o território do Douro, Tâmega e Sousa, a sua população, os seus turistas e visitantes no biénio 2021/2022, privilegiando a realização de actividades culturais e artísticas em espaços naturais, paisagísticos e patrimoniais da região. A rede de programação cultural materializa-se pela realização de eventos integrados em oito actividades programáticas nucleares, conectadas entre si e descentralizadas nos territórios parceiros da rede – 14 municípios. A programação responde a um fio condutor artístico comum, a um eixo programático no património arquitectónico, natural ou paisagístico e a um grupo de projectos artísticos em itinerância em cada ciclo programado

Carlos Oliveira

Projeto Life Stop Cortaderia vence prémios Natura 2000


O projeto LIFE Stop Cortaderia, que conta com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Município de Vila Nova de Gaia na qualidade de entidades portuguesas parceiras, é o vencedor da 6ª edição dos Prémios Natura 2000, na categoria de "benefícios socioeconómicos".

Os vencedores foram anunciados no passado dia 17 de maio, tendo o júri, que atribuiu este prémio por unanimidade, destacado na candidatura "Social inclusion and managing of alien invasive species" o empoderamento das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, através da eliminação de uma planta invasora, neste caso a erva-das-pampas (Cortaderia selloana), bem como o caráter inspirador para a Europa que a aliança entre as instituições que integram o projeto e entidades sociais representa para a recuperação dos espaços Natura 2000.

Toda a informação sobre o projeto LIFE Stop Cortaderia em http://stopcortaderia.org/. Mais detalhes sobre a atribuição do prémio disponíveis aqui.

Proteção Civil de Cantanhede ministra ações para primeira intervenção em incêndios rurais. Freguesias constituem equipas de voluntários

Numa altura em que se aproxima o período crítico de fogos florestais, o Município de Cantanhede aposta nas ações de sensibilização para generalizar uma cultura de responsabilidade estruturada em torno de um conhecimento efetivo das normas de segurança necessárias à salvaguarda e preservação do espaço florestal. Uma dessas medidas passa pela dinamização de equipas de voluntários para a primeira intervenção no combate a incêndios rurais.

A primeira ação decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e reuniu mais de meia centena de pessoas, tendo em vista a constituição das equipas de primeira intervenção de combate a incêndios rurais nas freguesias de Febres, UF Covões e Camarneira, Cadima, Ançã, UF Portunhos e Outil, Sanguinheira, UF Vilamar e Corticeiro de Cima e Ourentã.

Ministrada pelo coordenador municipal da Proteção Civil, Hugo Oliveira, e pelo 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Nuno Carvalho, a ação incidiu sobre diversas matérias relacionadas com os incêndios rurais e especialmente sobre métodos de extinção e atuação em primeira intervenção, situações de perigo, regras de segurança e prática de manuseamento e utilização dos Kits de Primeira Intervenção, oferecidos em 2019 pela Câmara Municipal de Cantanhede às juntas de freguesia.

O vereador Adérito Machado esteve presente na ação, agradecendo às juntas de freguesia a disponibilidade e o interesse em colaborarem com a Câmara Municipal na implementação deste projeto comum de defesa da floresta contra incêndios e de construção de comunidades mais seguras e resilientes. “As freguesias têm um papel crucial na defesa da nossa floresta, quer pela sua proximidade aos cidadãos, quer pelo grande conhecimento que têm do território. A par disso, melhor do que ninguém sabem mobilizar as comunidades e consolidar uma cultura de segurança”, salientou.

David Carmo e Ricardo Horta chamados à seleção nacional

Fernando Santos estreia o central do Braga em chamadas à seleção principal. Horta já tem uma internacionalização, mas é a primeira vez que entra nas escolhas do atual selecionador.
Lista de convocados
Guarda-redes:

-Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício;
Defesas:
-Dalot, Cancelo, Danilo, David Carmo, Domingos Duarte, Pepe, -Nuno Mendes e Raphael Guerreiro;
-Médios:
-Moutinho, Palhinha, Rúben Neves, Bernardo Silva, Bruno -Fernandes, Matheus Nunes, Vitinha, William Carvalho e Otávio;

Avançados:
Gonçalo Guedes, Rafael Leão, Ricardo Horta, André Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
Portugal enfrenta a Espanha, em Sevilha, dia 2 de junho; recebe, em Alvalade, a Suíça, dia 5 de junho, e a República Checa, dia 9; e finaliza esta primeira ronda de jogos da competição no dia 12, em Genebra, de novo, frente à Suíça.
Os últimos dois jogos da fase de grupos da Liga das Nações estão agendados para setembro.

Mira prepara-se para receber o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem

De 21 a 27 de maio, o Parque de Campismo Municipal de Mira, na Praia de Mira, volta a receber o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE).
O ENEE 2022 irá reunir cerca de 2000 estudantes e enfermeiros de todo o País, que durante uma semana irão partilhar experiências num programa diversificado que contempla Workshops, conferências, Showroom Floor, desporto, sunset’s, espetáculos musicais e muita animação.
O Município de Mira tem procurado atrair este tipo de eventos para o território por considerar que têm grande impacto na economia local, principalmente nos períodos fora da época alta. “O elevado número de participantes irá dinamizar o comércio local em geral, nomeadamente a restauração e a hotelaria”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Mira, que dá as boas vindas a Mira a todos os estudantes e profissionais de enfermagem, esperando que “disfrutem do evento e das caraterísticas naturais e únicas do território”.
Está praticamente tudo pronto para receber em Mira mais uma edição do ENEE, que se espera que seja um sucesso em todos os sentidos.

Fonte: Mira Oline