sábado, 6 de fevereiro de 2016

Hora de Fecho: Como é que o orçamento vai mexer consigo?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ORÇAMENTO 2016 
É reformado? Tem uma empresa? Procura trabalho? Este texto é para si. Saiba o que o Orçamento pode trazer de novo às suas contas e à sua vida.
ORÇAMENTO 2016 
Nuno Garoupa, José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, Jorge Costa Paulo Trigo Pereira e André Azevedo Alves analisam as medidas do Orçamento. Isto vai correr bem - ou vai correr mal?
BRUNO DE CARVALHO 
Esteve só uma vez com Carrillo: acordaram a renovação, deram um aperto de mão e abraçaram-se. O presidente do Sporting diz que fez, pelo menos, oito propostas. A última em "meados de setembro".
TAP 
Acordo entre o consórcio Gateway e Governo foi assinado esta manhã. Para já será 50% para cada lado, mas a gestão e o plano estratégico será privado.
TAP 
Bloco de Esquerda considera acordo assinado entre o Estado e o consórcio Gateway um "avanço", mas um avanço "coxo" e quer o ministro do planeamento no Parlamento para falar sobre o assunto.
ALPES AUSTRÍACOS 
O incidente ocorreu no vale de Wattental, a cerca de 40 quilómetros de Innsbruck. Cerca de 12 pessoas ficaram soterradas e várias ficaram feridas.
ORÇAMENTO 2016 
Setor a setor, explicamos-lhe onde vai pagar mais e onde (com sorte) pode pagar menos e tudo aquilo que o Governo de António Costa quer fazer de diferente em relação a Passos.
ORÇAMENTO 2016 
Passos Coelho acusou o Governo socialista de andar a fazer "política da fanfarronice" que, segundo ele, vai fazer Portugal "andar para trás". A solução que defende é "atrair investimento estrangeiro".
ORÇAMENTO 2016 
Austeridade no Orçamento é sinónimo de aumento de impostos sobre o consumo. Vão render mais 700 milhões de euros. Mais de metade virá dos combustíveis. Governo promete aliviar se petróleo subir.
ORÇAMENTO 2016 
Três consultoras identificam as grandes mexidas nos impostos em 2016. Saiba tudo o que é necessário, de acordo com a PwC, a EY e a Conceito.
CARNAVAL 
O primeiro dia de desfiles no sambódromo do Anhembi ficou marcado pela chuva e por um apagão que atrasou o evento. Mas não faltou animação, cor e muito, muito samba. Veja aqui as imagens dos desfiles.
Opinião

João Marques de Almeida
O Governo abriu o conflito com a UE devido a uma análise errada do momento político europeu. Acreditou que a crise dos refugiados e o referendo britânico levariam Bruxelas e Berlim a fecharem os olhos

André Azevedo Alves
A vontade de poder a qualquer custo de Costa depois da derrota eleitoral colocou o PS, o governo e o país reféns da extrema-esquerda. Os efeitos desse preocupante arranjo começam a tornar-se evidentes

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Esconder a Vénus capitolina e outras estátuas clássicas, que são honra e glória da civilização europeia, foi uma atitude vergonhosa. Que respeito merece um país que não assume a sua cultura e valores?

Rui Ramos
António Costa segue a receita do Syriza: não consiste em reverter a austeridade, mas em encenar um confronto internacional em que os seus erros passem por patriotismo, e todas as críticas por traição.

Paulo Ferreira
Os resgates não mudam a essência dos países. A competividade, a estrutura das economias, a qualidade das instituições são muito mais determinantes para a pobreza ou prosperidade do que esses programas
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

VULCÃO SAKURAJIMA EM ERUPÇÃO A 50KM DE CENTRAL NUCLEAR



O vulcão japonês Sakurajima, a 50km da central nuclear de Sendai, entrou esta sexta-feira em erupção e lançou uma nuvem de cinzas de quase dois quilómetros de expansão.   
A erupção do Sakurajima ocorreu a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, que foi reactivada o ano passado, depois do grande tsunami e terremoto que atingiu o país em 2011 e causou a tragédia de Fukushima.
Kyushu Electric Power, que administra a central de Sendai, revelou já que não foi registado nenhum dano no local em consequência da erupção.
As imagens da estação estatal de televisão NHK mostram rios de lava a descer o vale de Sendai, mas as autoridades revelaram já que não há nenhum ferido registado no incidente.
Segundo as autoridades japonesas, citadas pela agência ANSA, a área circundante ao vulcão tem uma densidade populacional nula ou residual, uma vez que na região ocorrem centenas de pequenas explosões por ano.
Porém, dada a intensidade das explosões registadas esta sexta-feira, a Agência Meteorológica japonesa colocou a região em nível de alerta três – numa escala de cinco.
A última vez que o Sakurajima entrou em atividade foi em setembro de 2015.
O Japão possui mais de 100 vulcões activos, e o último que provocou grandes danos foi o Monte Ontake, que matou 57 pessoas numa estância turística em 2014.
 

CHINA ARRISCA FICAR DE COFRES VAZIOS A MEIO DO ANO


 
Wu Hong / EPA
Edifício sede do Banco Central da China, em Pequim
A economia chinesa continua em maré de dificuldades e os Bancos de Investimento internacionais não têm boas expectativas para o curto prazo. Há analistas que vêem as reservas do país a esvaziarem-se.
O Banco Popular da China tem actuado na economia, nomeadamente desvalorizando o yuan e usando as “almofadas financeiras” para injectar capital no sistema financeiro, de modo a tentar travar a onda de declínio.
Mas esta intervenção poderá, no curto prazo, ter consequências ainda mais graves para a economia chinesa, conforme vaticinam especialistas do Société Générale, um dos maiores bancos da Europa com sede em França.
Num relatório publicado nesta semana, a instituição alerta que as reservas nos cofres chineses podem evaporar-se em cerca de seis meses, o que colocaria a China à mercê dos investidores internacionais.
As reservas chinesas totalizavam 3,33 biliões de dólares (cerca de três biliões de euros) em Dezembro de 2015, segundo dados oficiais do país. Neste fim-de-semana, devem ser conhecidos os novos dados actualizados.
Contudo, a tendência de queda nas reservas, verificada desde 2014, faz temer o pior cenário.
“As reservas da China já caíram em 663 mil milhões de dólares [594 mil milhões de euros], desde meados de 2014, e um declínio maior desta escala começaria a enfraquecer seriamente a capacidade das autoridades chinesas controlarem a moeda e de mitigarem a futura balança de pagamentos”, alerta a representante do Société Générale para a economia chinesa, Wei Yao, citada pelo siteMarketWatch.
“Ao ritmo actual, o Banco Popular da China apenas conseguirá defender a moeda nacional por mais dois ou três trimestres“, avisa ainda a economista.
O estratega global do Société Générale, Albert Edwards, também citado pelo MarketWatch, estima que as reservas de moeda estrangeira caíram em cerca de 120 mil milhões de dólares só em Janeiro.
Este especialista vaticina que a queda deverá continuar nos próximos meses.
“Quando as reservas chegarem a 2,8 biliões de dólares [2,5 biliões de euros] – o que, a este ritmo, deverá levar apenas mais alguns meses – as reservas de moeda estrangeira cairão para baixo do nível mínimo recomendado pelo FMI”, salienta Albert Edwards.
Num cenário destes, o Banco Popular da China poderá ser obrigado a deixar o yuan flutuar livremente, perdendo a capacidade para defender o valor da moeda, o que será dramático para a economia do país mais populoso do mundo e, consequentemente, para a economia mundial.
ZAP

BES ANGOLA TRANSFERIU MILHÕES PARA A SAD DO SPORTING


 
Joanjo Aguar Matoses / Flickr
-
O BES Angola estava em descontrole total, quando foi nacionalizado em 2014, de acordo com dados apurados pela revista Sábado que reporta alegados “esquemas de Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho” que terão enviado milhões de euros para a SAD do Sporting, o governo de Angola e para offshores.
A revista nota que teve acesso a e-mails confidenciais que atestam como funcionava o BES Angola (BESA), antes de ter sido nacionalizado pelo presidente do país, José Eduardo dos Santos, em 2014.
Além disso, revela ainda as conclusões da auditoria especial feita pela Deloitte ao BESA, cruzando esses dados com o despacho de acusação do Banco de Portugal contra Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e outros ex-altos responsáveis do Banco.
Todas estas informações dão conta de um “cenário de descontrolo total no BESA”, refere a Sábado, frisando que “podem levar Ricardo Salgado e outros administradores do BES a responder por gestão danosa, infidelidade e branqueamento de capitais“.
Também Álvaro Sobrinho, o accionista maioritário da Sporting SAD que esteve à frente do BESA durante 10 anos, poderá ser alvo das mesmas acusações, de acordo com a publicação.

Transferências suspeitas de 13,7 milhões de euros

No seu tema de capa, na edição desta semana, a Sábado fala do BESA como “o Banco Sujo do BES” e nota que Ricardo Salgado e Álvaro Sobrinho “enviaram milhões para as suas offshores, para o Sporting e para o governo de Angola”.
Em concreto, são citadas transferências de 13,7 milhões de euros do BESA para a Sporting SAD, com cinco movimentos feitos em 2011 e em 2012.
A auditoria da Deloitte “nota a ausência de mecanismos de controlo do BES” quanto a estas movimentações financeiras, segundo a Sábado que refere ainda que o Banco de Portugal solicitou esclarecimentos, no âmbito das “dúvidas quanto a irregularidades no preenchimento das operações“, mas que não obteve qualquer resposta do BESA.
Quando questionado pelos responsáveis do BES, “Álvaro Sobrinho dizia que os colegas de Lisboa eram ignorantes e que tratava tudo com Ricardo Salgado”, escreve a Sábado.
A revista acrescenta que os e-mails trocados, durante anos, entre dirigentes do BES e do BESA evidenciam uma “guerra contínua e em que ninguém se entendia”.
No fim de contas, o “descontrolo total” no BESA terá levado o BES a perder “cerca de 5 mil milhões de dólares”.

Ricardo Salgado lamenta violação do segredo de justiça

Em nota enviada à Sábado, em resposta a estes dados, Ricardo Salgado “repudia a violação grosseira e selectiva do segredo de justiça“, acusando a revista de publicar “de forma descontextualizada partes da acusação do Banco de Portugal sobre o BESA, com o intuito de realizar na praça pública o habitual julgamento mediático sumário com absoluto desrespeito pelos princípios básicos do Estado de Direito”.
O ex-presidente do BES também critica o facto de não ter sido publicado “nenhum dos argumentos da defesa” que contestou “totalmente, com factos e provas, a acusação que lhe foi imputada”.
ZAP

BLOQUISTAS E COMUNISTAS TORCEM NARIZ AO ORÇAMENTO E VÃO ENCOSTAR COSTA ÀS CORDAS


 
António Costa
António Costa
O projecto de Orçamento de Estado negociado pelo PS com a Comissão Europeia não agrada ao Bloco de Esquerda, nem ao PCP que prometem fincar o pé na defesa das suas bandeiras. E o PCP não confirma se vai aprovar ou não o documento.
“Este não é o orçamento do PCP”, diz sem subterfúgios o deputado comunista João Oliveira, em declarações citadas pelo jornal Público, notando o “distanciamento” e a “preocupação” do PCPcom algumas das medidas previstas no documento que já mereceu a aprovação da Comissão Europeia.
O PCP congratula-se com medidas como o fim das isenções de IMI para fundos imobiliários, o aumento da contribuição do sector bancário, a introdução de deduções fiscais por filhos e o regresso da cláusula de salvaguarda do IMI, mas queixa-se de outras opções, como o aumento dos impostos sobre os combustíveis.
Pelo meio, ficam as críticas ao “quadro de chantagem e ingerência exercido” pela União Europeia, conforme nota João Oliveira que não revela se o PCP vai votar favoravelmente o OE no Parlamento.
Do lado do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua coloca o partido do lado de António Costa, notando que “respeita o compromisso do Governo com Bruxelas”, “mas não nos peçam para não lutarmos pelas nossas bandeiras”, avisa.
Estes discursos fazem antever mais uma dura negociação de António Costa com os seus aliados no Parlamento. O primeiro-ministro deverá ter que fazer cedências, se quiser o seu apoio para aprovar um Orçamento que, contrariamente a que vinha antecipando, mantém o tom na austeridade.
Mariana Mortágua diz, também em declarações citadas pelo Público, que esta última versão do OE é “pior do que a primeira versão entregue a Bruxelas” e lamenta que “as pressões da Comissão Europeia, activamente auxiliadas pelos argumentos do PSD e do CDS em Portugal, pioraram este orçamento, prejudicaram o objectivo de repor rendimentos e tornaram a vida das pessoas mais difícil“.
Lamentando a “excessiva carga de impostos”, a deputada bloquista deixa antever que o seu partido vai tentar alterar algumas medidas na discussão do OE na especialidade, visando desagravar a carga para as famílias.
A discussão e votação do OE na generalidade está marcada para os próximos 22 e 23 de Fevereiro. O debate na especialidade vai ocorrer entre 24 de Fevereiro e 4 de Março.
ZAP

Jornalista vítima de assédio sexual em direto

Uma jornalista da estação pública belga, que estava na Alemanha a fazer uma reportagem sobre o Carnaval, revela que ficou "em choque" quando sentiu uma mão no seu peito, em pleno direto.
Uma repórter belga foi sexualmente assediada por dois homens, enquanto fazia uma emissão em direto no famoso Carnaval de Colónia, na Alemanha.
"Primeiro, eles estavam apenas a fazer caretas atrás de mim. Mas depois, uma mão pousou no meu peito e fiquei em choque", avançou Esmeralda Labye ao jornal "The Local", pouco tempo depois do incidente.
Mais tarde, a jornalista da estação pública belga (RTBF) partilhou mais detalhes com o"Daily Mail". "Um homem sussurrou ao meu ouvido 'Queres dormir comigo hoje?'. E consegui ver nas filmagens que a pessoa atrás de mim mimou uma cena obscena. À minha esquerda, consegui também ver um homem que fez uma asneira para a câmara. Muitas vezes, até. Pensei, logicamente, que não haveria problema, dada a elevada presença policial".
Entretanto, as autoridades alemãs já garantiram que estão a investigar o caso. Segundo o "The Local", a probabilidade de os dois suspeitos serem apanhados é bastante elevada, uma vez que foram filmados pelas câmaras.
Já foi enviado um pedido de desculpas à jornalista belga por parte da cidade de Colónia. Esta foi uma das regiões mais afetadas pela onda de assédios sexuais e assaltos registados na noite de Ano Novo. Por esse motivo, a polícia local decidiu duplicar o número de agentes de patrulha nas ruas para 2500.
Fonte e Foto: JN

Passos diz que Portugal não pode continuar “política da fanfarronice”

Passos Coelho acusou o Governo socialista de andar a fazer "política da fanfarronice" que, segundo ele, vai fazer Portugal "andar para trás". A solução que defende é "atrair investimento estrangeiro".
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, classificou, este sábado, o programa do Governo socialista de “política da fanfarronice” que já foi experimentada e que vai fazer Portugal “andar para trás”. Num encontro com militantes em Bragança, Passos Coelho afirmou que o atual Governo “não está a fazer aquilo que é preciso e que é devido”, observando que “em Portugal não vale a pena fazer” aquilo a que chamou “a política da fanfarrice”.
“Sai-nos muito cara a política da fanfarronice (…) na educação sempre que se quis um sistema mais facilitista e menos exigente, de andar a gastar dinheiro em coisas que não ajudam ao crescimento do país, a ideia de que o que temos é de agradar e distribuir dinheiro quando muitas vezes ficamos muitos anos a pagar esse dinheiro sem que ele possa gerar um emprego sustentável e riqueza”, declarou num discurso dirigido à plateia.
Para Passos Coelho, “tudo o que pareça indicar um regresso a esse modelo é andar para trás”, ressalvando que “não quer dizer que seja andar outra vez com um resgate, mas é andar para trás, não é andar na direção certa”.
O líder do PSD defendeu que Portugal precisa de crescer nos próximos anos e, se não há dinheiro, “não vale a pena andar com uma candeia à procura de uma solução mágica”.
A solução que defende é “atrair investimento estrangeiro para Portugal”, sublinhando que “devia haver um consenso transversal a todos os partidos para poder desenvolver uma estratégia nacional de captação de investimento externo”. Ainda assim, Passos Coelho não acredita que esta estratégia seja possível no atual cenário político.
“Acham que há algum investimento externo com dimensão que possa vir para um país cujo Governo depende de uma visão comunista ou leninista ou trotskista ou outro ‘ista’ qualquer que esteja instalada a governar?”, questionou.
Passos prosseguiu interrogando a plateia sobre se alguém sentiria confiança para dizer aos investidores externos: “venham cá investir, não receiam nos próximos cinco, dez, 15 anos, ninguém lhes vai nacionalizar as suas poupanças, ninguém vai nacionalizar os vossos investimentos, ninguém vai sobrecarregar cada vez com mais impostos aquilo que trouxerem para cá?”
“Acreditam que é possível convencer alguém lá fora a vir investir num país que cada vez mais depende daquilo que decide a CGTP ou o Comité Central do Partido Comunista ou o Bloco de Esquerda? Eu não acredito e creio que a maior parte das pessoas também não”, concluiu.
Passos Coelho afirmou que “só há um partido que tem uma vocação especial para garantir essas reformas e esse partido é o PSD e é, por isso, que se recandidata a presidente do partido, propondo-se concluir “aquilo que deixou a meio”.
Fonte: Lusa
Que se lixem as eleições!!!! Agora como é?
 Comentário: olha quem fala!

IRS à porta. Saiba como simplificar a entrega e não perder benefícios

A entrega do IRS mudou e implica mais atenção do contribuinte. A validação das facturas é um passo importante. Basta uma informação em falta para perder o benefício fiscal.
Para não perder no reembolso a que possa ter direito do IRS ou para abater o imposto a pagar, todos os contribuintes têm de confirmar se as suas despesas estão correctamente registadas no e-factura. Atenção: o prazo de validação termina já a 15 de Fevereiro.
A validação das facturas não pode ser vista como mais uma burocracia, inventada apenas para atrapalhar o contribuinte. O consumidor tem de entrar no portal das Finanças, procurar a sua página da e-factura e verificar a sua situação.
Caso tenha facturas “penduradas”, acrescente a informação. Basta clicar em "complementar informação facturas” e introduzir a informação sobre as facturas que estão incompletas.
Depois, associe a factura ao sector de actividade correspondente, como por exemplo: saúde, educação, habitação, lares, manutenção, reparação de automóveis e motociclos, alojamento, institutos de beleza e cabeleireiros. No final, não se esqueça de clicar em "guardar".
Quem tem actividade aberta (comercial ou de serviços) deve assinalar se a despesa está relacionada com o seu trabalho.
O contribuinte poderá encontrar facturas com diferenças entre o valor que registou e a factura comunicada pela empresa. Deve confirmar se o valor que inseriu está correcto. Em caso afirmativo, não faça nada, deverá ser a empresa a regularizar a situação, se se enganou, corrija na opção "alteração/correcção".
Quando detectar a ausência de registo de facturas deve introduzi-la manualmente. É simples: vá a "facturas" e seleccione "registar facturas". Depois, preencha os campos em falta: NIF do comerciante, tipo de factura, número, data de emissão, taxa de IVA e base tributável.
Mas não se precipite: os prestadores de serviços têm até ao dia 25 do mês seguinte para lançar as facturas, pelo que será normal não encontrar uma emitida no mês actual. Só a partir daquela data poderá considerar que a factura não foi devidamente lançada no portal e fazer o registo.
Além disso, algumas entidades têm até ao final de Janeiro para comunicar às Finanças os encargos pagos pelo contribuinte. É o caso das taxas moderadoras, propinas, encargos com lares e seguros.
Se inseriu manualmente as despesas gerais familiares no e-factura, guarde os comprovativos em papel. Em caso de divergências com o Fisco, será a única forma de provar a despesa declarada.
Fonte: rr.sapo.pt

Homem que matou esposa e publicou fotos no Facebook é condenado a prisão perpétua

O americano, conhecido como "assassino do Facebook", por ter confessado o crime e publicado fotos do corpo da esposa na rede social, antes de entregar-se às autoridades, foi condenado à prisão perpétua em Miami.
Nesta sexta-feira, ficou conhecida a condenação de Derek Medina, 33 anos, que foi considerado culpado, em novembro passado, por ter assassinado a tiros a esposa, Jennifer Alfonso, em agosto de 2013, na cozinha da casa onde viviam.
O caso ganhou mediatismo porque, antes de entregar-se à polícia, Medina tirou fotos do corpo da esposa de 27 anos e publicou na sua página no Facebook, onde também publicou a confissão do crime.
Durante a audiência, Medina foi desafiador. "Eu não tive um julgamento justo e vou reagir", disse. "Só Deus sabe a verdade", acrescentou. "Eu sofro todos os dias, tenho saudades da minha filha", disse a mãe de Jennifer Alfonso, Carolyn Sabe.
Durante o julgamento, os advogados de Medina alegaram legítima defesa, ao garantir que o acusado disparou contra a esposa depois de anos de abuso e no meio de uma discussão em que a mulher estava a segurar uma faca. Mas o júri acreditou na versão dos promotores, que defenderam que o incidente ocorreu depois que Alfonso ameaçou separar-se, e destacaram a crueldade de Medina, que disparou oito tiros contra a mulher.
Fonte: AFP

UGT aplaude “fortíssima componente social” do Orçamento com luz verde de Bruxelas

O líder da UGT salientou hoje a "fortíssima componente social" da proposta de Orçamento do Estado 2016 (OE2016), lembrando que era algo a que os portugueses se tinham desabituado nos últimos anos.
Sublinhando que, à semelhança do anterior governo, também o atual executivo "está obrigado a manter compromissos com Bruxelas", Carlos Silva aplaudiu hoje as medidas presentes na proposta de OE2016 entregue na sexta-feira no parlamento.
"O Orçamento de Estado tem, acima de tudo, uma fortíssima componente social, que é algo a que nós já não estávamos habituados. O Governo anterior teve sempre uma opção clara, política e ideológica pela austeridade. Embora compreendendo que havia um conjunto de compromissos europeus a tentar atingir, este governo também está obrigado a manter compromissos com Bruxelas mas a verdade é que esses compromissos não deixam de merecer de Bruxelas algum alerta mas aprovam o orçamento, ou seja, dão-lhe luz verde", afirmou o secretário-geral da União Geral de Trabalhadores em declarações à Lusa.
Carlos Silva realçou assim a opção do atual governo "de dotar as famílias portuguesas de rendimentos, ou seja, pela via do consumo interno", uma medida que considera que agrada as famílias mas também as empresas que produzem para o mercado interno.
Sobre as medidas que dizem diretamente respeito aos trabalhadores da função pública, o líder da estrutura sindical sublinhou que apenas a redução para as 35 horas ainda não está resolvida, mas que aguarda que "nos próximos tempos seja retomada com os sindicatos".
A questão dos feriados "está ultrapassada" e a reversão dos salários - que é "extremamente importante" - será reposta até ao final do ano, concluiu.
A proposta de Orçamento do Estado para 2016 prevê um défice de 2,2% do PIB, um crescimento da economia de 1,8% e foi entregue após uma semana de intensas negociações entre Lisboa e Bruxelas.
O Governo começou por apresentar o esboço de orçamento a 22 de janeiro, prevendo um défice orçamental de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e um crescimento económico de 2,1%.
Face às críticas internas, da Unidade Técnica de Apoio Orçamental ou do Conselho de Finanças Públicas, e externas, como a Comissão Europeia, o documento apresentado na Assembleia da República sofreu bastantes alterações.
A Comissão Europeia considerou a aprovação do projeto orçamental de Portugal "positiva" para todos, mas advertiu que os riscos de incumprimento das regras orçamentais europeias "foram reduzidos, mas não eliminados", e prometeu reavaliar a situação portuguesa em Maio.
Fonte: Lusa

Portugueses saem ilesos de tiroteio em hotel em Dublin


O pugilista português, João Bento Algarvio estava ontem à tarde no Regency hotel, em Dublin, Irlanda, quando homens armados lá entraram aos tiros.  O ataque decorreu durante a pesagem para o 'Clash of Clans', um dos mais importantes eventos do boxe europeu, da World Box Organisation.
A confirmação é dada pelo próprio no Facebook. "Infelizmente fomos reconhecidos pelas más notícias. Mas vamos voltar ainda mais fortes. Agradecemos as mensagens de apoio", lê-se na página pessoal do pugilista.
Momentos de terror seguiram-se, com três pessoas atingidas a tiro. Os agressores estavam vestidos com uma indumentária parecida com a da polícia e armados com metralhadoras, de acordo com o Irish News.
Também a página de Pugilismo Universitário escreve: "Depois da cerimónia de pesagem, uns indivíduos foram até ao lobby do hotel para atacar os presentes. Há um morto e dois feridos graves. O nosso amigo João Bento saiu ileso do ataque e o evento foi cancelado".
A comitiva portuguesa - constituída por Bento' Algarvio', o preparador físico e personal trainer Ricardo Ferro e o fisioterapeuta Carlos Ferreira ficaram a salvo.
Ricardo Ferro disse ainda no seu Facebook: "A um passo do sonho tivemos sorte e sobrevivemos".
Fonte e Foto: noticiasaominuto

Mensagem Oficial para o 9º. Aniversário da ADASCA em 2016


Quando se decide comemorar um aniversário, quer seja de uma pessoa ou de uma instituição é porque existem razões de ordem pessoal para o fazer, ou de ordem social, como é o caso da ADASCA.

Hoje comemora-se o 9º. Aniversário da única Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro em paralelo com uma Colheita de Sangue aqui junto da sua Sede social e Posto Fixo. Os dadores são a são principal razão desta comemoração.

Fundador e Presidente da Direcção da ADASCA
Decorridos estes 9 anos, com imensos amargos de boca, com algumas derrotas à mistura, mas, também com alguns objectivos concretizados, sempre visando o melhor para os dadores de sangue quer sejam nossos associados ou outros que nos procuram ocasionalmente, na medida em que somos visitados por dadores das mais diversas localidades do Distrito, tais como de Estarreja, Albergaria, Ovar, Espinho, Esmoriz, Águeda, Oliveira do Bairro, Oiã, Anadia, Mealhada, Ílhavo, Vagos, Mira, Sever do Vouga, Talhadas do Vouga, Oliveira de Azeméis, Esmoriz, Ovar, até da figueira da Figueira da Foz, entre outras localidades. Estas visitas torna o peso das nossas responsabilidades ainda maior, dizendo-nos que não se deve brincar em serviço apesar de todos sermos voluntários.

Nestes nove anos de existência um pouco atribulada, com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Aveiro, como da União de Junta s de Freguesia da Glória e Vera Cruz conseguimos ter Sede e Posto Fixo a funcionar em pleno, devidamente equipados. É caso para dizer: a região de Aveiro está mais bem servida com a dinâmica que a ADASCA tem vindo a implementar na área da dádiva de sangue. Só não vê quem não quer. Resultados de uma séria e tenaz dedicação.

Não temos a menor dúvida que presentemente a ADASCA é a associação que mais resultados têm alcançado em termos de dádivas de sangue, se tivermos em conta que não nos é permitido deslocarmos às restantes Freguesias que compõem geograficamente o Concelho de Aveiro, nem sequer ao interior do Campus Universitário para ali realizarmos sessões de colheitas. O posso e mando são reflexos de puro autoritarismo.

 Em tempos ainda nos deslocávamos à Freguesia de S. Jacinto, agora apenas nos resta a Freguesia de Cacia, quanto às restantes nem pensar, por força do proteccionismo doentio  existente em torno de uma associação congénere,  sediada num Concelho limítrofe,  o que não deixa de ser no mínimo ridículo ou surrealista.

Não foi fácil conduzir os destinos desta associação até este dia. A geografia de sessões de colheitas para Aveiro está há anos prisioneira de interesses. Quem conhece as actividades desta associação sabe que não estamos a alegar nada que não corresponda à verdade. Vícios adquiridos e implementados no terreno como se alguém fosse o dono disto tudo.

Não há um sim, sem um senão: nunca foi feito tanto em prol dos dadores e por sua vez em prol da dádiva no Concelho de Aveiro, desde que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro surgiu no ano de 2006, por estranho que possa parecer, contra a vontade de algumas pessoas recheadas de boas intenções, que procuraram colocar-se ao projecto.

A colagem a interesses estranhos, esquisitos, entram-nos pelos olhos adentro, só lamento que os dadores não abram os olhos, continuem a deixar-se levar com palmadinhas nas costas. Será que não sabem distinguir quem lhes quer bem, quem procura fazer tudo para que a nossa dignidade seja respeitada na íntegra? Não deixa de ser estranho. A mim incomoda-me profundamente. Assim me exprimo porque ainda dou sangue, tendo efectuado a última dádiva no pretérito dia 27 de Janeiro.

De vez enquando perguntam-me: “doar sangue no Posto Fixo da ADASCA ou noutra associação qualquer não é tudo para o mesmo”? É. Mas, não é tudo o mesmo. Como o Benfica não é o Porto, nem o adepto do Porto não vai pagar as cotas no Benfica. Convém recordar que a ADASCA nesta data congrega cerca de 3671 dadores associados de pleno direito. Sendo este o seu património mais valioso.

Esta exposição dava pano para mangas. Repito: abram os olhos, e procurem saber quem está na vossa retaguarda a defender reposição das taxas moderadoras nos hospitais públicos e não só, quem dá a cara e os ouvidos por vós enquanto outros se fazem de “raposas manhosas” para não ficarem mal vistos.

Lendo a edição do CM do dia 12 de Janeiro, página 11 deparo-me com um texto que resulta da leitura de uma sentença pelo juiz Bráulio Alves contra um funcionário do estado que prevaricou e diz o seguinte: “Nós, que servimos o estado, temos o dever de isenção, rigor e disciplina superior ao das outras pessoas”. Faltam estes atributos a alguns funcionários do CST de Coimbra.

Finalmente, e por falar do CST de Coimbra é tempo de introduzir outra orgânica a nível de recursos administrativos, onde o dialogo, a cooperação e a aproximação se façam sentir como factores motivacionais nas relações humanas, deixando de ser um centro de promoção de conflitos como deixa transparecer para o exterior.

Esta é uma das nossas sérias preocupações que daremos conta em reunião no dia 10 do corrente com o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Araújo, como ainda a preocupação que nos assiste pela nomeação do novo presidente do conselho directivo do IPST, na medida em que o actual tem deixado muito a desejar, a partir do momento de nos adjectivou de terroristas de sangue e de sindicalistas.

QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER!

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


Aveiro, 6 de Fevereiro de 2016-02-06