sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

CÂMARA DA COVILHÃ FINANCIA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE


Estão em fase de conclusão as obras no piso inferior do Centro de Saúde, destinadas à criação de espaços a afetar, em exclusivo, à avaliação de utentes com suspeita de contaminação por Covid-19, incluindo a criação de mais um gabinete médico e de uma sala de espera, com circuitos separados de entrada e saída para o exterior.

Esta intervenção resulta de um pedido de apoio feito pelo ACeS Cova Beira/ARS Centro à Câmara Municipal da Covilhã e enquadram-se no conjunto de medidas de salvaguarda da saúde pública e proteção da população, de forma a prevenir o contágio e a propagação do vírus SARS -CoV-2.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “este é mais um passo na resposta à pandemia, numa altura em que o Centro Hospitalar Cova da Beira está sob forte pressão e é necessário criar condições para mitigar o impacto da Covid-19”. O autarca sublinha ainda que “a autarquia está a fazer um grande, mas indispensável, esforço no sentido de contribuir para que os profissionais que estão na linha da frente possam exercer as suas funções cada vez melhor e com mais meios”.

A empreitada, suportada pelo Município, terá um custo de 21.545,24 € + IVA e prevê-se a sua conclusão no início de fevereiro.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ REFORÇA APOIO ÀS FAMÍLIAS CARENCIADAS


A Câmara Municipal da Covilhã não descura as suas responsabilidades sociais e continua a apoiar, com a ação e a discrição que se impõem nesta área, todos os habitantes do concelho que necessitam de ajuda, tanto mais no atual contexto de crise sanitária, económica e social.

No passado dia 22 de janeiro, em reunião do Executivo Municipal, foi aprovada a renovação do Protocolo de Apoio estabelecido com o Conselho de Zona das Conferências Vicentinas, para o ano 2021. Desde 2009, o Município da Covilhã tem vindo a apoiar o Conselho de Zona das Conferências Vicentinas, através de um Protocolo de Apoio destinado a ajudar as famílias com maiores vulnerabilidades e a combater os problemas sociais.

O protocolo agora renovado estabelece um aumento da verba anual para os apoios prestados pelas Conferências Vicentinas e para os pedidos de ajuda que chegam diretamente aos serviços de Ação Social do Município, seja no pagamento de despesas com fornecimento de água, luz, gás e medicamentos ou na área alimentar. Através deste instrumento, a Câmara Municipal da Covilhã e as Conferências Vicentinas, atualmente integradas no Movimento de Cidadania Ativa - Plataforma de Apoio Alimentar, apoiam 335 famílias, totalizando 859 pessoas, ao nível de alimentação.

Além do previsto neste protocolo, a Autarquia já tinha aprovado em outubro, por um período de 10 meses, um apoio extraordinário ao Conselho de Zona das Conferências Vicentinas, traduzido num reforço substancial do montante que mensalmente transfere para as mesmas.

Em complemento a este protocolo, o Município da Covilhã é também a entidade coordenadora do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), em colaboração com oito instituições parceiras. Antes da pandemia, eram apoiados no nosso território um total de 358 destinatários, tendo depois aumentado para os atuais 716 beneficiários.

O POAPMC é um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social. Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por fatores conjunturais (como a atual situação provocada pela covid-19), o Programa foi desenhado numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.

Mediante distribuições mensais a todos os beneficiários, o POAPMC visa diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco o bem-estar e a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis.

México | La Ciberseguridad Efectiva Nunca Llega En Una Caja

 


por Yesica Flores

En materia de protección digital, sólo pensar en términos de hardware es una decisión demasiado arriesgada. 

Abrir una caja que contiene un equipo nuevo, habrá que reconocerlo, es una acción emocionante; y por lo que sugiere la popularidad de los videos de unboxing, desempacar una mercancía, para miles de personas, es también un asunto al que no le falta espectacularidad. En una organización, cuando se recibe hardware nuevo para fortalecer la plataforma de ciberseguridad, no sería raro que las emociones también afloraran –“¡Por fin llegaron los firewalls que compramos! ¡Ya sáquenlos de las cajas!”, podría afirmar algún entusiasta colaborador. 
Sin embargo, en el ámbito empresarial, una estrategia de protección digital que incluye sesiones de unboxing recurrentes no es una buena noticia. 

Si sólo se dedica a acumular equipos de ciberseguridad en la red (firewalls, dispositivos UTM y otros appliances especializados), la organización está aceptando que su infraestructura local de conectividad es el lugar que debe proteger a toda costa; esto, al mismo tiempo, implica que las defensas deben enfocarse en la información que fluye por dicha infraestructura, así como en los dispositivos y las personas que se conectan directamente a ella. 

Dicha perspectiva, lamentablemente, tiene una falla crítica: el mundo empresarial ya no funciona así. Distintas innovaciones y tendencias –movilidad, servicios y aplicaciones de nube (pública y privada), trabajo remoto, modelos de Bring Your Own Device (BYOD; usa tu dispositivo personal), etcétera– han causado que buena parte de las actividades corporativas esenciales ahora se ejecuten fuera de los límites de la red de la organización. Y no sólo eso: también han detonado nuevos hábitos entre los usuarios, en los cuales la infraestructura de la compañía no es el entorno principal.

En un escenario de este tipo, atiborrar una red con hardware de protección digital, además de representar un gasto enorme, es una táctica poco eficiente. Para muchas organizaciones, reconocer este cambio de paradigma –la red corporativa ya no debe ser el foco de todos los esfuerzos de seguridad– no será sencillo. No obstante, para confirmar la evolución drástica del ambiente, basta con revisar algunos datos:

  • 55% del tráfico web es actualmente tráfico de aplicaciones y servicios Cloud.
  • 95% del aprovechamiento de la nube está fuera del alcance del equipo de TI de la organización.
  • 64% de los empleados ahora son trabajadores remotos –no están directamente conectados a un nodo de la red empresarial. Con la pandemia de Covid-19, este modelo laboral recibió un impulso del 148%.
  • Los usuarios no atienden límites: usan equipos de la empresa para fines personales o utilizan sus propios dispositivos para realizar tareas laborales. Esto ha generado situaciones particulares, por ejemplo: un aumento del 97% en el uso personal de dispositivos administrados por la organización -es decir, que una laptop sea propiedad de la empresa, no significa que el usuario no visite sitios de apuestas. 
  • Las visitas a sitios y aplicaciones de alto riesgo registran un aumento del 161%. Esto incluye a sitiosclaramente inapropiados (como los de contenido para adultos), pero también a diversas aplicaciones (muchas de ellas de supuesta productividad) a las que el usuario sube información de la compañía, sin tomar en cuenta riesgos de ciberseguridad. 

En dichas situaciones, el hardware de seguridad que está “amarrado” a la red no marcará una gran diferencia, ya que las amenazas se gestarán muy lejos de la empresa; por ejemplo: en la aplicación de nube de un tercero que, gracias a la temeridad de un empleado, termina por contribuir al robo de información sensible o le abre la puerta a un ciberataque de gran escala. Y en este sentido, vale la pena recordar que, el año pasado, la entrega de malware vía apps Cloud marcó un aumento del 63%.

Proteger los datos, el nuevo campo de batalla

El apego al hardware de seguridad en la red, afortunadamente, es una costumbre que las organizaciones pueden dejar atrás. Con una implementación de SASE (término que debe pronunciarse “sasy”), decirle adiós a dicho hábito es una posibilidad real. 

Definido y avalado por la consultora Gartner, este modelo de ciberseguridad, nativo de la nube, brinda las innovaciones que una empresa necesita para proteger eficientemente sus activos (tecnologías como Gateway web seguro –SWG–, Protección avanzada contra amenazas –ATP–, acceso remoto basado en Zero Trust –ZTNA–, Prevención de pérdida de datos –DLP–, entre otras), sin que esto conlleve a la acumulación de varios sistemas o appliances en la infraestructura de TI (una caja por cada herramienta). Además, dado que SASE es un modelo cloud, todas las capacidades se proveen como servicio, lo que también facilita su implementación y administración.

A la par de sus ventajas, SASE involucra un cambio de visión totalmente disruptivo. A diferencia de los modelos de protección que apuestan por el amontonamiento de hardware, SASE va más allá de las fronteras de la red: en la aplicación de medidas de ciberseguridad, acompañar a los datos en su viaje y tomar en cuenta el factor de contexto son dos tareas fundamentales para lograr los mejores resultados. En buena medida, esto implica reconocer la evolución tecnológica del ámbito corporativo y no conformarse con simplemente resistir cualquier ataque que llegue a la red.

En un entorno empresarial cotidiano, esta visión se materializa en acciones como: 

  • Nunca perder de vista el tránsito de la información. Las funciones de seguridad de SASE acompañan a los datos a cualquier lugar donde vayan. De esta forma, la compañía puede detectar información que sale de la infraestructura de TI corporativa; quién la está usando y en qué tipo dispositivo (personal o corporativo; tableta, computadora de la empresa, dispositivo móvil, etc.); hacia qué instancias se movió el contenido (se aprovechó en una aplicación corporativa o se manipuló en una app de nube pública. 
  • Medidas de seguridad aplicadas en el momento oportuno y en las circunstancias correctas. Al tener una visión puntual del recorrido de la información, una implementación de SASE facilita la definición de políticas que se basan en aspectos de contexto. A partir de múltiples criterios (como usuario y su ubicación, tipo de información, horario y día, clase de dispositivo, instancias a las que se quiere mover los datos, etc.), la empresa puede establecer las circunstancias exactas en que se debe aplicar una medida de seguridad. Esto también contribuye a que el desempeño de las aplicaciones no se vea afectado por cuestiones de protección digital -si el usuario o la sesión satisface las políticas, el rendimiento de una aplicación será óptimo.

Es hora de entender el cambio. Una empresa con múltiples equipos y appliances de seguridad en su red no es una organización mejor preparada para enfrentar a las amenazas digitales de hoy. Una defensa integral y eficiente no puede empaquetarse en una o 100 cajas. Si en el área de ciberseguridad de su empresa han programado una nueva sesión de unboxing, aproveche el momento para reflexionar: ¿estamos tomando una medida en beneficio de la organización o simplemente hacemos algo que se verá muy bien en la página de Facebook? 

Por Juan Manuel Luna El autor es director de Netskope para México, Centroamérica y el Caribe.

México | Cómo Entender Los Cambios De Los Clientes Durante La Pandemia Con Inteligencia Artificial

 


por Yesica Flores


Las nuevas tecnologías de IA y aprendizaje automático podrían ayudar a entender la manera en que el COVID está cambiando los hábitos de los clientes

A once meses del inicio de la pandemia, la “nueva normalidad” sigue siendo un concepto vago. El sentimiento de los consumidores y las puntuaciones de crédito han aumentado. Sin embargo, en Europa se han aplicado nuevos confinamientos, en Estados Unidos las reaperturas cambian todos los días y masas de clientes nuevos y existentes están adoptando un estilo de vida digital como nunca antes.

Cuando la incertidumbre ataca, ¿cómo pueden los bancos y los comercios utilizar la inteligencia artificial para reabrir exitosamente, conocer los cambios de los clientes durante la pandemia e interactuar con los clientes para satisfacer sus necesidades cambiantes? Este artículo nos explica cómo lograrlo.  

Los datos están cambiando

Al menos una cosa es cierta en la era del COVID: los datos están cambiando. La IA nos puede ayudar a entender mejor esos cambios.

Por ejemplo, la división de fraude de FICO lleva tiempo utilizando perfiles colaborativos y arquetipos de comportamiento, un constructo analítico en el cual los clientes se pueden agrupar en un número limitado de clústeres de comportamiento. Los comportamientos de las transacciones de un clúster se pueden analizar para determinar si un cliente en ese grupo se está comportando de manera normal o anormal. Esta técnica resulta útil para identificar las transacciones fraudulentas, además de ser muy valioso para conocer la forma en que los hábitos de gasto del cliente han cambiado, tal como ha sucedido durante la pandemia. Si un cliente siempre ha comprado sus productos electrónicos en Apple, pero recientemente adquirió una computadora en una tienda de descuento en línea, ¿esa compra podría atribuirse a un fraude, a una reducción de salario o pérdida del empleo, o a un gasto dentro de sus posibilidades?

Los perfiles colaborativos cuentan una historia

Las tecnologías de creación de perfiles colaborativos de FICO traducen cada transacción en un evento o “palabra”, y todas las transacciones pasadas y actuales forman una “historia” figurativa. Esas historias traducen la información de cada transacción en una serie de comportamientos característicos de los clientes. Cada cliente tiene diferentes cargas estadísticas de comportamiento y, a medida que las transacciones nuevas agregan palabras a la historia, los comportamientos que describen al cliente cambian en consecuencia.

Cabe señalar que los arquetipos que se aprenden cambian con cada transacción, lo que proporciona una medición en tiempo real de la situación actual del cliente y sus comportamientos esperados. Durante la pandemia, en la que resulta fundamental conocer la trayectoria del cliente, los perfiles colaborativos ofrecen una mirada a las dificultades sin precedentes que los clientes podrían estar experimentando, tal como se muestra en sus complicadas trayectorias.

La IA da vida a los datos estáticos

Los cambios se pueden observar a través de un modelo de filtrado colaborativo basado en los arquetipos y comportamientos de las transacciones antes y durante el COVID, y luego ver la manera en que están mutando las cargas de los arquetipos de comportamiento del cliente. Los conocimientos obtenidos a partir de este ejercicio pueden ayudarnos a decidir cómo interactuar con los clientes de forma diferente; los algoritmos de detección de cambios nos indican si debemos comunicarnos con el cliente, y las cargas de los arquetipos nos permiten saber la mejor manera de hacerlo. 

Análogamente, por medio del filtrado colaborativo podemos saber de manera intuitiva qué personas han experimentado un impacto financiero mínimo debido al COVID y cuáles se han visto seriamente afectadas. La pandemia no ha convertido a los humanos en alienígenas —las personas siguen comprando alimentos, pidiendo comida a domicilio y pagando sus tarjetas de crédito—, pero sin duda el COVID está dando lugar a cambios importantes en los hábitos individuales de los clientes. ¿Cómo pueden los bancos y los comercios conocer esos cambios para entender e interactuar adecuadamente con ellos?   

Con el fin de cumplir ese objetivo, aplicar la IA para analizar los cambios en el comportamiento de las transacciones puede ser sumamente revelador, ya que aporta significado, color y vida a los datos estáticos que los modelos consideran, tales como los informes del buró de crédito o los archivos maestros de las cuentas de los clientes.  

Manténganse al tanto de mis ideas más recientes sobre la IA, el aprendizaje automático, el fraude y mucho más en Twitter @ScottZoldi.

Por:Scott Zoldi, Chief Analytics Officer de FICO

Despenalização da eutanásia aprovada no Parlamento com 136 votos a favor

 

Votação fez-se em três grupos para evitar aglomerados no hemiciclo. Cabe agora ao Presidente da República promulgar, vetar ou enviar a lei para o Tribunal Constitucional.

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, a despenalização da morte medicamente assistida, depois de uma tentativa de adiamento à última hora, e sem sucesso, feita pelo PSD.

O texto final foi aprovado com 136 votos a favor, provenientes de grande parte da bancada do PS, do BE, PAN, PEV, Iniciativa Liberal, 14 deputados do PSD e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Votaram contra 78 deputados: as bancadas do PCP, CDS e Chega e parte das bancadas do PSD e PS.

Registou-se também a abstenção de quatro deputados: dois do PS e dois do PSD.

PSD e PSD divididos

Na votação, o PSD, que tinha liberdade de voto, dividiu-se: 56 deputados votaram contra e 14 a favor, entre eles o líder do partido, Rui Rio.

No PS, uma larga maioria votou a favor da lei, mas nove deputados votaram contra, entre eles Ascenso Simões e José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto.

Face às regras sanitárias devido da epidemia de Covid-19, e para evitar que estejam demasiados deputados no hemiciclo ao mesmo tempo, a votação decorreu em três tempos, por grupos de deputados.

Assunto nas mãos de Marcelo

Aprovada, a lei segue, dentro de dias, para decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pode vetar, enviar para o Tribunal Constitucional, ou promulgar.

Se o Presidente promulgar a lei, Portugal será o quarto país na Europa, e o sétimo no mundo, a despenalizar a eutanásia.

A votação final global do diploma resulta de projetos do BE, PS, PAN, PEV e IL aprovados, na generalidade, em fevereiro de 2020, está agendada para a reunião plenária de hoje, depois de ter terminado a discussão e votação na especialidade, em comissão, já no mês de janeiro.

A lei prevê, nomeadamente, que só podem pedir a morte medicamente assistida, através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável.

Lusa / TSF

Bombeiros de Viana encontram carteira com 1.200 euros e devolvem-na à dona

 

Vítor Silva e Hugo Viana, dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, encontraram, no passado dia 21, na Rua Ernesto Roma, naquela cidade, uma carteira com 1.200 euros. Identificaram a proprietária a quem devolveram o achado. A visada fez questão de agradecer o gesto. E a direção dos bombeiros emitiu um voto de reconhecimento aos dois operacionais.

Quando encontraram a carteira, que também continha cheques, em plena rua, nas traseiras do cemitério de Viana, os dois operacionais indagaram junto de estabelecimentos das redondezas quem seria a dona. Acabaram por deixar o achado num talho, onde a mulher tinha estado pouco antes.

“Não tenho palavras para agradecer”, escreve Aurora Ferreira, no agradecimento dirigido aos bombeiros e publicado nas redes sociais.

“Eu teria de dar esse dinheiro à minha empresa, pois sou comercial e esse dinheiro era das cobranças do dia”, explica a mulher, enaltecendo que “ainda há gente muito séria”.

A direção dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo fez um voto de reconhecimento a Vítor Silva e Hugo Viana, no qual “considera ser de inteira justiça tornar público o ato de honestidade de dois dos seus colaboradores, que, tendo encontrado uma carteira com avultada quantia de dinheiro, fizeram o possível por identificar a proprietária da mesma, a quem devolveram o dinheiro encontrado”.

“São exemplos destes que nos engrandecem e fazem ter orgulho na bandeira que ostentamos”, sublinha o voto de reconhecimento, que pretende “destacar” este “exemplo de dignidade, honestidade e espírito de solidariedade pelo próximo” dado pelos dois operacionais.

Hugo Viana e Vítor Silva

O Minho

Imagens: DR / AEIOU

"Évora Turismo para Todos"


No âmbito do projeto "Évora Turismo para Todos": avançam a bom ritmo as obras de nivelamento de passeios e de passadeiras de peões no Centro Histórico da cidade.

O projeto "Évora Turismo para Todos", que teve início no mês de dezembro de 2020, visa a criação de um percurso turístico inclusivo, no qual estão englobadas a maioria das atrações e alojamentos turísticos do Centro Histórico da cidade.

Tornar a circulação mais confortável para os munícipes e para quem nos visita, em especial para pessoas idosas ou de mobilidade condicionada, através do nivelamento de passeios e de passadeiras de peões, é o principal objetivo.
Recorde-se que o percurso a intervencionar tem início na Porta da Lagoa e desenvolve-se pela Rua Cândido dos Reis, Largo Luís de Camões, Rua do Menino Jesus, Rua do Colégio, Rua do Conde da Serra da Tourega, Porta de Moura, Rua e Largo da Misericórdia, Largo Álvaro Velho, Rua Miguel Bombarda, Rua da República, Praça de Giraldo, Rua 5 de Outubro, Largo do Marquês de Marialva, Praça de Giraldo, fechando o círculo novamente pela Rua João de Deus e Rua Cândido dos Reis.
Deixamos alguns registos da prossecução dos trabalhos e apelamos à melhor compreensão de todos os munícipes

para eventuais constrangimentos à circulação automóvel que, pontualmente, se possam verificar.

Barcelos | IPCA tem nova Pós-Graduação em Design Têxtil e Moda

                             

A Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem uma nova Pós-Graduação em Design Têxtil e Moda, desenvolvida em articulação com a têxtil Valérius.

Trata-se da primeira Pós-Graduação em Design Têxtil e Moda que visa a fundamental articulação com o universo empresarial estando este novo curso preparado para profissionais do Têxtil e da Moda.

Esta Pós-Graduação propõe o desenvolvimento de competências técnicas e criativas que promoverão a criação e desenvolvimento de projetos têxteis e moda por metodologias direcionadas ao mercado de trabalho. A reforçar esta importância, o contexto geográfico e social onde a ESD está inserida, bem como a experiência da criação e implementação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) em Design de Moda, proporcionaram diversas interações entre o ensino e a indústria do setor.

Esta formação terá lugar nas instalações da ESD, no Campus do IPCA em Barcelos e no Polo do IPCA em Braga. Pontualmente realizar-se-á sessões nas instalações das empresas parceiras.

A formação funcionará em regime pós-laboral dois dias por semana e ao sábado de manhã.

Toda a informação sobre o curso, incluindo a estrutura curricular disponível neste link: https://esd.ipca.pt/curso/design-de-textil-e-moda/

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 28 de fevereiro.

CEARTE organiza” talk´s online” sobre desenvolvimento de negócios no artesanato


O CEARTE está a realizar um conjunto de palestras por videoconferência, abertas ao público, intituladas “talk’s online” e que abordam diversos temas relacionados com o desenvolvimento de negócios no setor do artesanato.

Estas sessões, são gratuitas, têm carácter formativo e decorrem no âmbito das ações programa Crafting Business,- Apoio ao desenvolvimento do negócio - um programa Europeu do qual o CEARTE é parceiro, que se destina a empreendedores que pretendam iniciar uma atividade no setor criativo, em particular no artesanato e ainda a detentores de negócios emergentes que estejam interessados em desenvolve-los e em aceder ao mercado internacional.

Partindo do espírito criativo destes empreendedores e através de workshops dinâmicos, interativos e práticos e com o acompanhamento de consultores especializados o CEARTE orientará no desenvolvimento das competências de gestão, marketing, comercialização e outras que contribuirão para a criação, desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios e facilitarão o acesso aos mercados nacionais e internacionais.

A primeira dessas sessões decorreu ontem, sob a temática do Plano de Negócios, tendo como animador José Pedro Moura um empreendedor nato e uma grande fonte de inspiração! Licenciado em Bioquímica e com doutoramento em Cronobiologia, foi nas empresas, e longe da sua formação académica, que encontrou a realização profissional.

José Pedro Moura, contou a sua história de uma vida curta, mas muito atribulada, na montanha russa do empreendedorismo e partilhou, com base na sua experiência, os aspetos mais importantes para alcançar o sucesso. Desde a indústria farmacêutica aos produtos regionais, da intermediação financeira ao negócio de manuais escolares em segunda mão, do investimento milionário à insolvência, atingiu o sucesso, mas não sem antes falhar diversas vezes!

As próximas sessões serão sobre os temas: Marketing Digital; Business Angels; Design de Produto; Comercializar On-line; O Luxo; Cooperação no Sector, entre outros, sempre pelas 19 horas e via ZOOM, sem necessidade de inscrição. Tudo será divulgado nas redes sociais do CEARTE

Com estas sessões o CEARTE pretende capacitar melhor os produtores e promotores de empresas artesanais, nestes tempos em que se verifica um crescente interesse pelo saber fazer tradicional, pela produção manual, pela sustentabilidade, pela economia circular, pelos produtos com identidade cultural, mas estética contemporânea.

Temos que potenciar esta oportunidade, criando condições para a sustentabilidade e o desenvolvimento dos pequenos negócios na área dos recursos endógenos ou de projetos ancorados no Artesanato Regional assentes numa lógica de economia, e solidário considerando a importância estratégica dos mesmos para a fixação da população, para a coesão territorial e para a geração de rendimentos para os promotores e os territórios.

Anadia promove mais um “Concurso de poesia Letras da Primavera”


A Câmara Municipal de Anadia vai promover a 13ª edição do Concurso de Poesia “Letras da Primavera”, âmbito da celebração do Dia Mundial da Poesia (21 de março). A entrega dos trabalhos decorre entre 8 de fevereiro e 6 de março.

O tema é livre e apenas serão admitidos a concurso trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português, com um limite de um poema por autor. Os trabalhos poderão ser enviados por correio normal, via CTT, ou pelo email: geral@bm-anadia.pt, até 6 de março, ficando depois expostos no átrio da biblioteca, de 17 de março a 17 de abril. Durante este período, os poemas serão avaliados e sujeitos a votação pelos visitantes, mediante preenchimento de impresso próprio facultado pela biblioteca. Os dez poemas mais votados serão, posteriormente, avaliados por um júri de três elementos, nomeado pela Câmara Municipal de Anadia, que selecionará, por sua vez, os três vencedores desta edição.

O resultado será tornado público nos websites do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt) e da Biblioteca Municipal de Anadia (www.bm-anadia.pt), na página da rede social Facebook do Município, bem como através da comunicação social.

Os três trabalhos vencedores receberão prémios pecuniários no valor de 100 euros (1º lugar), 75 euros (2º lugar) e 50 euros (3º lugar), devendo a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se em julho, no âmbito do 13º aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia.

Apreendidos 22 quilos de pescado impróprio para consumo


A GNR de Aveiro, através do Posto de Ovar, apreendeu 22 quilos de pescado impróprio para consumo a um vendedor ambulante na localidade de Válega, Ovar, no dia 27 de janeiro.

No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda detetaram que um homem de 74 anos exercia a venda ambulante de pescado sem possuir a devida licença. Para além de não cumprir com as normas que regem a comercialização de pescado fresco, o homem transportava-o sem que fossem garantidas as condições higiossanitárias nem a devida refrigeração, motivos que levaram à apreensão dos 22 quilos de pescado e da viatura utilizada.

Foram elaborados três autos de contraordenação, e o pescado foi inspecionado pela Autoridade Veterinária da Câmara Municipal de Ovar, que o considerou impróprio para consumo, sendo o mesmo encaminhado para destruição.

COVID-19: Os dados desta sexta-feira

Os números oficiais da DGS…

Morreram, até agora, 11.886 pessoas em Portugal (+ 278 que ontem)
O número de infetados é de 698.583 (+ 13.200 que ontem)
Estão recuperadas 504.886 pessoas (+ 11.187 que ontem)
Estão internadas 6.627 (+ 82 que ontem), sendo 806 em UCI (+ 24 que ontem)

AVEIRO | DISTRIBUÍDOS 933 CABAZES ALIMENTARES A CRIANÇAS E JOVENS NECESSITADOS

215 Crianças do Pré-Escolar recebem mochila para acompanhamento à distância; Escola de Acolhimento recebe 20 Crianças na primeira semana 

No âmbito das várias medidas tomadas na última semana pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para gerir e lidar com a situação da suspensão das Atividades Letivas e Não Letivas presenciais nos Estabelecimentos de Ensino do Município, são entregues, esta sexta-feira, 29 de janeiro, 933 cabazes alimentares com 10 refeições cada um, aos alunos do Escalão A e Escalão B, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

São cerca de 9.330 refeições que a CMA continua a garantir às nossas Crianças e Jovens mais necessitados, em tempo de confinamento devido à Pandemia de Covid-19, garantindo a sua necessária nutrição, que têm na alimentação escolar um apoio fundamental ao seu bom desenvolvimento cognitivo e físico.

No mesmo contexto são também entregues 215 mochilas com materiais e atividades para as crianças do pré-escolar utilizadoras das Atividades de Animação e Apoio à Família em período de interrupção letiva, que terão acompanhamento online, por parte dos monitores deste serviço. Recordamos que este serviço está ao dispor de todas as famílias que já utilizavam o serviço de Apoio à Família e vai permitir assim que 215 Crianças continuem o seu desenvolvimento ao nível educativo, minimizando os impactos do confinamento.

Por fim, damos conta de que a Escola de Acolhimento em plena atividade desde segunda-feira – para receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes de trabalhadores de serviços essenciais, recebeu na sua primeira semana de atividade 20 Crianças, perspetivando-se que nos próximos dias este número venha a aumentar. em funcionamento na Escola e Jardim de Infância de Santiago

Castelo de Paiva | Auxílio municipal distribui-se por várias frentes

CASTELO DE PAIVA VOLTA A REFORÇAR MEDIDAS DE APOIO SOCIAL NO CONCELHO
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, desde o início desta pandemia que assola o País e o Mundo, tem vindo a realizar um trabalho de proximidade junto das várias entidades e da população, numa acção de apoio constante que passa pela protecção da saúde, pelo apoio social às famílias, e também no auxílio à economia local, com a criação de uma série de iniciativas municipais nas mais diversas áreas de actividade.

José Manuel Carvalho, vereador da Acção Social, refere que, na gestão municipal, ao longo dos Estados de Emergência já decretados pelo Governo, sentimos as principais dificuldades no quotidiano de todos os paivenses, e continuamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance, imbuídos num espírito solidário, para ajudar a nossa população, e manter a comunidade protegida, apoiada e com esperança de que, vamos conseguir ultrapassar, este momento difícil que estamos a viver.

Destaca ainda que, neste contexto, depois de uma série de iniciativas municipais realizadas ao longo do ano de 2020, a autarquia paivense tem agora a necessidade de reforçar diversas medidas de apoio, devidamente adequadas à situação actual e à realidade municipal, vivida em diversas frentes.

Assim, ao nível da alimentação, a autarquia vai continuar a disponibilizar refeições diárias aos alunos dos escalões A e B, durante o período de encerramento das Escolas, bem como a disponibilização de espaços escolares e recursos que assegurem a resposta aos educandos dos trabalhadores dos sectores essenciais que têm que manter a sua actividade profissional de forma presencial.

Vai manter também, a afectação de colaboradores municipais e garantia de transporte à equipa de Saúde Pública do ACES Vale do Sousa Sul, para trabalharem sob orientação funcional da Delegada de Saúde e no Programa Nacional de Vacinação.

Por outro lado, foi criada a linha específica de APOIO SOCIAL ( através do contacto 910 718 517 ) com uma equipa de apoio social constituída para o efeito e que integra técnicos do Município e voluntários das diversas áreas - incluindo técnicos de acção social, psicólogos, enfermeiros, etc - e que, em parceria com as IPSS e Juntas de Freguesia, darão apoio a idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias a quem que seja imposto o isolamento profilático, sem rectaguarda familiar e ou institucional, bem como apoio psicológico e social à população.

Haverá o reforço financeiro do Cheque Farmácia, com vista à eventual comparticipação nas despesas em medicação a famílias afetadas pelo COVID 19 que tenham enquadramento no âmbito do regulamento desta medida, assim como se vai registar um reforço financeiro e logístico da Loja Social com vista a garantir a atribuição de um apoio alimentar, a conceder durante o estado de emergência, a indivíduos e/ou a agregados familiares que devido à pandemia COVID 19 tenham enquadramento nesta medida.

Para além da suspensão da Feira Quinzenal e Feira Agrícola, de modo a evitar aglomerados nesta fase mais difícil da pandemia, em termos da Tarifa Social, a edilidade anunciou que, as facturas dos meses de Dezembro/2020, Janeiro e Fevereiro de 2021, se aplique o tarifário social previsto no respectivo regime tarifário, aos consumidores não domésticos (comércio e indústria) no âmbito da prestação do serviço de abastecimento de água, do serviço de saneamento de águas residuais urbanas, e do serviço de recolha e deposição de resíduos sólidos urbanos.

Ao nível do arrendamento comercial regista-se a redução de 50% do valor das rendas decorrentes do arrendamento comercial de instalações propriedade da Câmara Municipal, relativas aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2021.

As IPSS localizadas no território municipal vão poder contar com a atribuição de um apoio financeiro extraordinário, correspondente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2021, a distribuir em função das respostas sociais prestadas, número de funcionários e utentes afectos a cada uma das instituições, ao mesmo tempo que, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, também com esforço redobrado nesta fase pandémica, são contemplados com a atribuição de um apoio financeiro extraordinário correspondente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2021, contando ainda, a corporação de bombeiros com a cedência de material de protecção individual, a exemplo do que será realizado também junto das Instituições de Particulares de Solidariedade Social.

José Manuel Carvalho refere que, o ano de 2020 foi difícil, “ colocou-nos à prova a todos e, mais do que nunca, tivemos que provar a capacidade de resiliência, de sentido de responsabilidade e de comunidade. Tudo o que fizemos teve reflexo nas nossas vidas, mas também na vida daqueles que nos rodeiam “.

O responsável municipal evidencia a importância e a oportunidade destas medidas de apoio social, assumindo que a responsabilidade, dedicação e persistência, teve que ser novamente a marca da acção municipal, recordando que, “ o serviço público que prestamos, só faz sentido quando se procura resolver os problemas da pessoas, da comunidade, zelando para que todos tenham uma vida digna “, acreditando que, apesar de todas as dificuldades que se deparam há esperança de que vamos vencer esta batalha difícil, encarar o futuro com a proximidade que desejamos, com a vontade de que a rotina e normalidade, do qual fomos privados nos últimos tempos, voltará às nossas vidas .

Carlos Oliveira

Águeda | Centro de Juventude incentiva a desconfinar a mente

Ciclo de workshops online decorrerá entre os dias 2 e 5 de fevereiro e as inscrições estão abertas.

O Centro de Juventude de Águeda (CJA) promoverá, entre os próximos dias 2 e 5 de fevereiro, um ciclo de workshops gratuito e exclusivamente online, que convida a desconfinar a mente. Esta iniciativa, cujas inscrições estão disponíveis, divide-se em dois públicos diferentes, com seis temáticas destinadas a jovens (dos 13 aos 30 anos) e cinco para a população de uma forma global (podendo integrar também os jovens).

Entre os workshops para jovens está “Oficinas das Emoções: Porque o que sentes é importante!” (dia 2, entre as 11 e as 12 horas), que pretende ensinar a reconhecer a importância dos sentimentos e como expressá-los, bem como “Personaliza-te!” (dia 3, das 10 às 12 horas), que objetiva o desenvolvimento de competências pessoais, como a comunicação assertiva, negociação, empreendedorismo, criatividade e inovação.

“Oportunidades da Europa” (dia 3, das 14 às 16 horas) apresentará os tipos de projetos europeus em que os jovens podem participar gratuitamente, enquanto “Erasmus+ e CES, o que é isso?” (dia 4, das 11 às 12 horas), explica como viajar e conhecer jovens dos vários cantos da Europa e o que significa pertencer ao Corpo Europeu de Solidariedade.

Sabias que existem 11 objetivos para a Juventude que foram definidos por jovens? Dar a conhecê-los e como os atingir é a proposta do CJA para a oficina “Quais são os Objetivos para a Juventude?”, agendada para dia 4, das 15 às 16 horas.

“Adolescência: A ansiedade em tempos de pandemia” é o tema do último workshop deste ciclo destinado aos jovens, que decorrerá entre as 17 e as 19 horas do dia 5 de fevereiro e onde serão ensinadas estratégias práticas de controlo da ansiedade, um tema que se reveste de especial importância nos tempos e circunstâncias que todos vivemos.

Workshops para todos
Para o público em geral, o CJA preparou cinco temáticas, entre as quais se contam “Vem descobrir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (dia 2, das 15 às 16 horas), em que, para além de apresentar aqueles objetivos, explica como podemos ajudar o planeta a ser mais sustentável.

“Oficina das Emoções: O que dizem as suas emoções” (dia 2, das 17 às 18 horas) abordará, também para um público mais alargado, a gestão dos sentimentos. Para dia 3, das 16 às 18 horas, as técnicas do CJA vão explicar os vários tipos de currículos e como é importante escrever uma boa carta de motivação (“CV & Carta de Motivação – Dicas úteis”).

Seguir-se-á, no dia 4, entre as 10 e as 12 horas, o workshop “Torna-te empreendedor”, que visa apresentar algumas das oportunidades de financiamento que existem e através das quais as pessoas se podem tornar empreendedores.

“Confinamento? É tempo de criar emoções positivas! Dicas para manter a estabilidade emocional em tempos de crise” é o tema do último workshop (dia 4, das 17 às 18 horas) que, tal como para os jovens, aborda a ansiedade e stress emocionais, apresentando algumas dicas e estratégias para as ultrapassar.

As inscrições para todos estes workshops, de ambos os públicos, estão disponíveis em https://forms.gle/o71s3RDFvtsqsFZT6. Os interessados poderão ainda aceder ao evento criado na página de Facebook do CJA.

Alunos dos escalões A e B do concelho de Reguengos de Monsaraz recebem as refeições em casa


Alunos dos escalões A e B do concelho de Reguengos de Monsaraz recebem as refeições em casa.

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz está a assegurar as refeições aos alunos dos escalões A e B durante a interrupção letiva presencial. A autarquia contactou todos os alunos destes escalões de acordo com a listagem fornecida pelo Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, tendo sido identificados até hoje 66 alunos para receberem as refeições em casa.
A sinalização de novos estudantes que necessitem deste apoio será atualizada diariamente consoante as indicações dos agregados familiares. A distribuição das refeições é assegurada pela câmara municipal e pelas juntas de freguesia do concelho.

Centenária Feira dos Pinhões 2021 em edição especial online


A Centenária Feira dos Pinhões irá realizar-se nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, numa edição diferente da que esta tradição secular nos habituou e para a qual o Município de Ansião preparou um programa diversificado ainda que em formato digital.

Entendeu a autarquia assinalar esta tradição que remonta ao ano de 1623 com uma aparição junto à Fonte Santa, no lugar de Constantina, e veio a dar origem a uma romaria que evoluiu para uma feira com o formato até agora adotado, reafirmando o seu reconhecido valor cultural e identitário do Concelho de Ansião.

De forma simbólica, os pinhões marcarão presença no Mercado Municipal no dia 30, sendo toda a restante programação apresentada através dos vários canais digitais do município - Portal, Facebook e Youtube.

A abertura desta edição contará com mensagens do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, e do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a que se seguirá o lançamento de uma plataforma online para venda de produtos endógenos e artesanato do concelho, criada com o objetivo de promover os produtos e os produtores locais.

A festa continuará com o documentário “Feira dos Pinhões – A Origem”, pela historiadora Cláudia Santos, numa retrospetiva que revisitará os vários séculos de existência da Feira, e a peça “Um Quadro da Antiga Feira dos Pinhões”, pelo Grupo de Teatro Olimpo.

No dia 31, somos convidados a sentar-nos “À Mesa com o Rei Pinhão”, para um showcooking com o Chef António Alexandre e, para terminar, a cantarmos ao desafio com o Rancho Típico de Alvorge.

Desta forma, o formato digital manterá e permitirá levar aos quatro cantos do mundo o sentido cultural, o dinamismo económico, a promoção da riqueza local e a valorização da marca "Ansião Coração de Sicó".


Investigação ao acidente com Alfa Pendular em Soure concluída até julho


O organismo que investiga acidentes ferroviários espera concluir até julho a investigação ao descarrilamento do comboio Alfa Pendular, na vila de Soure, distrito de Coimbra, que provocou dois mortos e 44 feridos, há exatamente meio ano.

Em resposta enviada à agência Lusa, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) diz que "tenciona publicar o relatório final da investigação no prazo de até um ano após o acidente [31 de julho], conforme as práticas recomendadas internacionalmente".

O descarrilamento do comboio Alfa Pendular, com 212 passageiros a bordo, provocou, em 31 de julho de 2020, dois mortos (os trabalhadores que seguiam no veículo de conservação de catenária - VCC) e 44 feridos, oito dos quais graves.

O comboio seguia no sentido sul-norte com destino a Braga e o descarrilamento deu-se após o Alfa Pendular abalroar um VCC, que entrara na via, segundos antes, junto à localidade de Matas.

Na resposta enviada à Lusa, o GPIAAF acrescenta que a "investigação envolve, neste momento, diversos fluxos paralelos".

Este organismo destaca a "análise da informação recolhida da simulação do acidente", que realizou no local com um VCC similar ao envolvido no desastre, e "a análise do comportamento estrutural e de sobrevivência dos veículos ferroviários envolvidos".

A "análise das componentes relevantes do 'Sistema de Gestão da Segurança' do gestor da infraestrutura ferroviária, incluindo as disposições relativas à análise e controlo do risco da circulação de veículos de manutenção em linhas abertas à exploração e ao processo de análise, e introdução de melhorias relativo a ocorrências com este tipo de veículos no passado", são outros dos pontos a ter em conta pela investigação.

O GPIAAF refere que tem procedido também "à recolha de informação em diversos países estrangeiros quanto às práticas utilizadas no controlo do risco na circulação de veículos de manutenção em via aberta à exploração".

Esta entidade pública recorda que, de acordo com informação recebida do Instituto de Mobilidade Terrestre (IMT), enquanto autoridade nacional de segurança ferroviária, "as entidades responsáveis, [nomeadamente a Infraestruturas de Portugal - IP], em cumprimento das respetivas obrigações, tomaram nos dias seguintes ao acidente diversas medidas cautelares por forma a eliminar a repetição das circunstâncias em que o acidente ocorreu".

Tais circunstâncias, lembra o GPIAAF, foram identificadas na Nota Informativa por si publicada, um dia após o acidente.

No documento, este organismo revelou que o veículo de conservação de catenária (VCC), no qual seguiam duas pessoas, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte, tendo sido abalroado pelo comboio Alfa Pendular.

O GPIAAF acrescentou que o VCC "do gestor da infraestrutura [IP] tinha marcha estabelecida para a sua deslocação entre o Entroncamento e Mangualde", era tripulado por dois trabalhadores (as duas vítimas mortais) e "não iria realizar quaisquer trabalhos no decurso da sua viagem".

Também o Ministério Público anunciou, poucos dias após o descarrilamento, que iria investigar o acidente.

Lusa

Primeiro aeroporto para drones irá nascer em Coventry



Anunciado como o primeiro aeroporto de drones do mundo, o "Air One" está mais próximo de se tornar realidade depois de receber um financiamento de 1,2 milhões de libras (cerca de 1,35 milhões de euros) do governo do Reino Unido. O projeto será desenvolvido na cidade inglesa de Coventry e deverá estar concluído até novembro.

Ricky Sandhu, é o fundador da Urban Air Port e o homem que sonhou com este projeto. Sublinha que "temos aeroportos para aviões, estações ferroviárias para comboios e estradas para os automóveis. Esta nova forma de mobilidade urbana aérea também vai precisar das suas próprias infraestruturas de apoio. Os passageiros terão necessidade de um sítio onde possam chegar, reservar os voos, esperar pelas ligações... é preciso criar uma infraestrutura para este tipo de mobilidade."
O aeroporto destina-se a drones de carga e táxis aéreos mas ainda é necessário ultrapassar a legislação atual, que não prevê a circulação aérea de veículos autónomos. Ainda assim, a empresa responsável pelo projeto mostra-se confiante e tem prevista a construção de mais de duas centenas de infraestruturas semelhantes no mundo inteiro no prazo de cinco anos.

Bruno Sousa / Euronews

Município assume gestão dos SLAT de Anadia e Sangalhos


Ao abrigo do diploma da transferência de competências no domínio da Gestão do Património imobiliário público sem utilização, a Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua última reunião de executivo, propor à tutela a aceitação da gestão dos antigos edifícios dos Serviços de Luta Antituberculosa (SLAT) de Anadia e de Sangalhos.

É pretensão da autarquia instalar no edifício de Anadia, o Centro de Emergência e Socorro do INEM, atualmente localizado no Anadia Sports Center. Em Sangalhos, o espaço será vocacionado para o associativismo, formação e para instalação de caixa multibanco.

Face ao avançado estado de degradação em que se encontram os imóveis, o Município irá fomentar a respetiva recuperação, conservação e utilização, de forma a dotá-los das mínimas condições de utilização, permitindo assim a fruição pública destes espaços e um uso mais eficiente dos recursos.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera que “esta é uma oportunidade para realizar uma intervenção naqueles edifícios, de forma a preservar a edificação, criando as condições condignas para a sua utilização, bem como a história e a memória que os mesmos encerram na função que tiveram”, acrescentando que “a requalificação dos edifícios será suportada pela autarquia”.

A autarca lamenta ainda que este processo “se arraste há décadas e que só agora haja permissão para a intervenção e gestão”, tendo recordado que “a proposta de aquisição que foi outrora apresentada tarda na sua concretização”, assegurando que “a autarquia irá manter esta pretensão de forma a que os edifícios possam, futuramente ser incluídos no património do Município”.

Jorge Jesus infetado com o novo coronavírus


O Benfica informou, em comunicado, que o treinador Jorge Jesus está infetado com o novo coronavírus.

"O Benfica informa que Jorge Jesus apresenta um quadro clínico de infeção respiratória provocado por SARS-CoV-2", lê-se na nota do clube publicada no site e partilhada através da rede social Twitter.

No comunicado, explica-se ainda que "apesar de nas últimas duas semanas o treinador ter acumulado sete testes negativos, exames complementares de diagnóstico efetuados durante o dia de ontem no Hospital da Luz indiciaram um comportamento típico de infeção originado pelo novo coronavírus".

O treinador terá procedido à realização imediata de um primeiro teste rápido – que deu igualmente negativo –, e de um PCR cujo resultado positivo foi conhecido já durante a madrugada.

O clube informou ainda que "Jorge Jesus vai estar em isolamento nos próximos dias, com o corpo clínico do Benfica a acompanhar o seu estado de saúde, que se encontra estável".

O Benfica reconheceu tratar-se de “um caso atípico, de índole rara”, ressalvando que “há contudo evidência de situações similares em que, apesar de sucessivos testes negativos, o vírus é detetável somente ao fim de alguns dias, com o evoluir da infeção respiratória e o agravamento dos sintomas”.

A confirmação surge depois da vitória do clube frente ao Belenenses SAD, por 3-0, para a Taça de Portugal de futebol, da qual o treinador esteve ausente.

O clube tem registado recentemente um elevado número de casos de infeção pelo novo coronavírus no plantel profissional, que afastou 10 jogadores da receção ao Nacional, na segunda-feira, para a 15.ª jornada da I Liga.

Madremedia

Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores

Com a publicação do Orçamento de Estado para 2021, foi criado o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT).

O AERT destina-se a garantir rendimentos a quem está em situação de desproteção económica causada pela pandemia da doença COVID-19.

Sendo a situação de desproteção económica verificada através de condição de recursos é imprescindível a atualização do seu agregado familiar, dos seus rendimentos e dos rendimentos do seu agregado junto da Segurança Social.

Como fazer para pedir o apoio

Para pedir o AERT deve através da Segurança Social Direta:

    1. Atualizar o seu agregado em Família/Agregados e Relações Familiares. Consulte o Manual de preenchimento aqui

    2. Atualizar os rendimentos de 2020 do seu agregado familiar em Família/Rendimentos e Património. Consulte o Manual de preenchimento aqui

    3. Atualizar os seus rendimentos de trabalho de 2019, desde que não tenham sido declarados na Segurança Social, em Família/Rendimentos e Património.

Depois de atualizar os dados identificados nos pontos 1, 2 e 3 deve aguardar a disponibilização do formulário online na Segurança Social Direta, em Emprego/Medidas Covid-19.

Para mais informações, consulte o portal da Segurança Social em www.seg-social.pt